Caldeirão da Bolsa

off-topic: recuperadores de calor

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pedrom » 5/6/2008 17:05

ferca Escreveu:Apenas um pequeno pormenor: os recuperadores gastam lenha e esta deve se dos combustíveis mais caros do mercado...

Se a quiseres dada só tens de a ir buscar onde te posso indicar. :wink: Atenção que não está preparada para chegar e carregar senão tinha o forum todo a vir aqui buscar lenha!!!! :mrgreen:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por pedrom » 5/6/2008 17:02

CerealKiler Escreveu::mrgreen: e ainda abates no IRS. (por enquanto)

Se não tiveres a pagar a casa em prestações pois as despesas não são comulativas!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por rosario » 5/6/2008 14:09

Caro Petar,

O que eu estava a referir não eram paineis fotovoltaicos, mas sim paineis solares térmicos.

Funcionam com um líquido circulante no seu interior que por sua vez vai aquecer a água doméstica.

Faça uma experiência, quando fôr à rua coloque a mão em cima da chapa de um carro, se estiver quente então os paineis solares térmicos funcionam mesmo aí :wink:

Depois se tiver interesse tem que pedir que lhe elaborem um projecto com custos e potências para poder avaliar.

Registado: 27/9/2007 14:33

Petar...

por msoares36 » 5/6/2008 13:39

Existe esta alternativa também, pellets ...
~
Tem várias vantagens relativamente á lenha, desde logo ocupação de menos espaço, maior poder calorifico, igualmente ecologico, preços mais competitivos que electrico, gaz e gasoleo...

http://a-universidade-do-pellet.blogspot.com/

http://www.novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=44

Um abraço.

Soares

Registado: 3/12/2002 19:50

por petar » 5/6/2008 13:35

Tá mau. Tivemos uns dias bons em Maio mas agora já deve ter acabado practicamente até ao próximo ano. É assim :roll:

Mas estive a ler e dizem que mesmo assim se consegue produzir electricidade com paineis solares aqui (não sei se se consegue aquecer água mas usando os novos modelos de paineis fotovoltaicos consegue-se gerar energia electrica).

Como vivo num apartamento e não sei até quando, não vou investir por agora nisso...
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes

Registado: 5/11/2002 17:43

por rosario » 5/6/2008 13:31

Caro Petar,
Nem umas horinhas por dia de sol?!

por petar » 5/6/2008 12:38

rosario Escreveu:
habanero04 Escreveu:
rosario Escreveu:Caro Petar,

Já pensou numa solução de áquas quentes solares com ligação para os aquecedores?

Não tenho a certeza mas acho que isso não tem potência suficiente para aquecimento central. Para aquecer água para duche sim, e mesmo assim tem uma resistência eléctrica ou a gás que compensa quando necessário a falta de sol ou para atingir determinada temperatura.

Depende do sistema montado, pode ter até 90ºC nos radiadores, é quase água a ferver lá dentro, o que é mais que suficiente para aquecer.

O sistema solar terá que ter um apoio, tal como diz, mas que só será activo quando fôr necessário e como para aquecimento central é um circuito fechado, a temperatura mantêm-se por mais tempo.

Uma coisa importante que se tem que fazer é uma relação de custos, há sistemas mais baratos, mas que ao longo dos anos não amortizam o investimento como o solar.

Rosário,
Pelos vistos não notaste que junto ao meu Avatar eu tenho Bruxelas. E aqui não há Sol :wink:
eheh

por rosario » 5/6/2008 11:46

habanero04 Escreveu:

Já pensou numa solução de áquas quentes solares com ligação para os aquecedores?

Não tenho a certeza mas acho que isso não tem potência suficiente para aquecimento central. Para aquecer água para duche sim, e mesmo assim tem uma resistência eléctrica ou a gás que compensa quando necessário a falta de sol ou para atingir determinada temperatura.

Depende do sistema montado, pode ter até 90ºC nos radiadores, é quase água a ferver lá dentro, o que é mais que suficiente para aquecer.

O sistema solar terá que ter um apoio, tal como diz, mas que só será activo quando fôr necessário e como para aquecimento central é um circuito fechado, a temperatura mantêm-se por mais tempo.

Uma coisa importante que se tem que fazer é uma relação de custos, há sistemas mais baratos, mas que ao longo dos anos não amortizam o investimento como o solar.

por ferca » 5/6/2008 11:41

Apenas um pequeno pormenor: os recuperadores gastam lenha e esta deve se dos combustíveis mais caros do mercado...

Registado: 4/12/2007 13:41

por habanero04 » 5/6/2008 11:20

Registado: 8/11/2007 17:14

por rosario » 5/6/2008 11:13

Caro Petar,

por nunofaustino » 5/6/2008 11:04

existem varias marcas nacionais a fabricar este tipo de produtos. A que eu conheço melhor é a Chama (mas há mais).

Um conselho... não compres com base exclusivamente no preço de custo, e fala com amigos para ver a opinião que eles têm sobre os recuperadores de calor que têm em casa. Há alguns recuperadores que parecem caros, mas como gastas muito menos lenha para aquecer a divisão acabam por ser mais baratos no longo prazo.

Um abr
nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por redhot » 5/6/2008 10:53

Peço desculpa, estáva-me a referir a ACUMULADORES de calor.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por redhot » 5/6/2008 10:49

Em termos de custos operacionais, muitíssimo mais barato que aquecimento central a gás natural.

O aquecimento central a gás natural é tão caro em termos de despesas mensais com gás que muito pessoal que o têm desliga-o e põem uns radiadores a óleo...
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por petar » 4/6/2008 21:13

obrigado a todos!
P

por CerealKiler » 4/6/2008 18:59

:mrgreen: e ainda abates no IRS. (por enquanto)

Registado: 1/4/2008 17:29

por Quico » 4/6/2008 17:38

cax Escreveu:os nacionais são os Fogo-Montanha.

www.fogo-montanha.com

...ou isso! :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por cax » 4/6/2008 17:36

os nacionais são os Fogo-Montanha.

www.fogo-montanha.com

Registado: 27/11/2006 20:22

por Quico » 4/6/2008 17:32

E já agora opta por uns made em Portugal. Há uns bastante bons: simples, robustos e baratos. Tenho um. Penso que se chamam Calor Montanha.
(Se a administração achar que esta mensagem deve ser apagada por ser publicidade, esteja à vontade. Eu compreendo).
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por cax » 4/6/2008 17:30

Eu instalei o recuperador de calor na minha lareira vai para dois anos e estou super contente.
É mais limpo, mais eficiente, e tem outra apresentação.
Contudo recomendo os electricos. São um pouco mais caros sem duvida, mas permite uma melhor gestão do calor, poupas lenha, são mais rápidos no aquecimento. As vantagens a meu ver compensam de longe o investimento inicial.
O recuperador tem outra vantagem, dá para descontar no IRS.
Um abraço.

Registado: 27/11/2006 20:22

por Camisa Roxa » 4/6/2008 17:26

eu tenho um com ventoinhas e é excelente
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por habanero04 » 4/6/2008 17:26

Estava com o dedo no gatilho... :lol:

Também depende do tamanho da sala que pretendes aquecer. Por 550€ já arranjas um porreiro dos normais com borboleta, se optares por um com ventilador fica-te mais ou menos por 900/1000€.

por petar » 4/6/2008 17:21

Foste rapido!

Brigados Habanero

por habanero04 » 4/6/2008 17:18

Se vale a pena? vale. É muito melhor do que ter uma lareira aberta, poupas na lenha e é muito mais limpo. Os que têm ventilador distribuem melhor o calor e são mais rápidos a aquecer uma divisão, mas têm o inconveniente de ser muito mais caros.

off-topic: recuperadores de calor

por petar » 4/6/2008 17:11

Um topico muito off a todos os niveis...

Estou a pensar em por um recuperador de calor na minha lareira. Mas estava a ver se escolhia um sem ventiladores electricos (apenas utilizando calor de convexao, porque nao tenho pontos de luz perto e mesmo os que possa utilizar serao sem fio de terra e nao me sinto muito seguro disso). Algum de vos tem/teve um recuperador deste tipo? Vale a pena?

Obrigado pela ajuda.

P

PS: desculpem nao acentuar mas o teclado nao permite... :oops:

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carvman, Google [Bot], Heldroo, iniciado1, Investor Tuga, latbal, macau5m, malakas, MarketGodzilla, Mmmartins, Mr.Warrior, MR32, PMP69, trilhos2006, TTM62 e 195 visitantes