Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renovaveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por lcaldei1 » 4/6/2008 21:53

Claro que não é de esperar de qualquer gestor de carteiras, ( que não é o caso do Marco ) que venha a público ou com clientes alertar para as possíveis manipulações de mercado, senão, enfraqueciam toda a legitimidade e competêcias para trasacionar nos mercados.

Eu não acredito em bruxas...mas que as há, há! E hoje foi um dia de bruxas na bolsa, até o fecho que tudo indicava retoma foi conduzido para fechar a fazer minimos, condicionando aínda mais as aberturas de amanhã.

Se foram emprestadas 150M acções não percebo a relutância em aceitar que se desvalorizou para depois comprar mais baixo, na altura de repôr.

Por mim só gostaria de saber qual o dia da reposição das acções agora emprestadas para a EDPR por forma a perceber o comportamento da acção depois de saldados os empréstimos.

Afinal depois desse momento só há interesse em valorização da cotada e não em afundar o barco.

Registado: 18/2/2008 9:13

por TP1 » 4/6/2008 21:39

Larama Escreveu:Se te serviu a carapuça, fico contente!
E tao ofensivo quanto dizer que vai abrir em gap up para os 12! Depois de todas as asneiras que andaram a dizer nos ultimos dias, eu nem falaria, ou ficava rouco.
É a minha opinião, nao gostas, nao comentas, agora tenho tanto direito a "chamar de estupido a uns milhares de pessoas" como alguem dizer que amanha é que vai ser, ou que 10 euros são so um começo.
Respeitem a opinião dos outros para poderem ser respeitados, visto que foi fundamentada e não se baseou em mandar umas postas para o ar!

So uma pergunta, porque nao estou para ler todo o topico. Tu disseste alguma coisa semelhante ao que estas a dizer agora, antes do fecho do dia de hoje?

Registado: 30/11/2007 21:13

por joperi » 4/6/2008 21:39

A onde anda o Morgan Stanley, e o que anda a estabilizar... :lol: :lol: :lol:

Morgan Stanley vai estabilizar EDP Renováveis na Bolsa
A EDP renováveis vai ter um agente estabilizador para os primeiros dias em bolsa.No prospecto da oferta, a EDP revela que a Morgan Stanley vai ser o agente estabilizador das acções depois destas serem admitidas à negociação, a 4 de Junho.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

A EDP renováveis vai ter um agente estabilizador para os primeiros dias em bolsa.No prospecto da oferta, a EDP revela que a Morgan Stanley vai ser o agente estabilizador das acções depois destas serem admitidas à negociação, a 4 de Junho.

Habitual neste tipo de operações, este banco de investimento vai estabilizar o preço das acções da renováveis, num "valor superior aquele que poderia de outro modo resultar do funcionamento do mercado".

Este período de estabilização durará 30 dias e poderá não ser utilizado, caso a evolução dos títulos seja favorável. "Uma vez iniciadas as operações de estabilização poderão ser interrompidas a todo o momento", sendo que "o agente de estabilizador não pretende divulgar as condições de qualquer operação de estabilização, para além dos termos e condições legalmente exigidos".

Registado: 29/11/2007 4:34

por MarcoAntonio » 4/6/2008 21:33

marath Escreveu:(...) como tu e o Marco António que provavelmente gerem muitos milhares de euros em carteiras e tem carteiras pessoais avultadas.
(...)

Pela parte que me toca, isto não é verdade.

Os meus investimentos em Bolsa sempre foram modestos e não faço gestão de carteiras de terceiros.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Pata-Hari » 4/6/2008 21:31

inacio, quais fundamentais? precisas de explicar o que queres dizer, senão ficaremos exactamente na mesma.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por inaciobarreto » 4/6/2008 21:29

Aconselho a não venderem. bons fundamentais.

Registado: 29/11/2007 3:55

por marath » 4/6/2008 21:26

Ulisses Pereira Escreveu:Manequim, mas quais anjinhos? Desde quando as acções no primeiro dia a negociar só caem nessas condições que estão a descrever? Há milhares de exemplos pelo mundo fora.

Mais... se fosse garantia que as acções subissem, era tão fácil. Mas tão fácil.

Lamento que os investidores continuem em procurar bodes expiatórios sempre que o mercado toma um rumo diferente do que eles previram.

Eu, o Marco e a Marta, como administradores deste espaço, podíamos nem meter a colher neste género de questões. Mas nunca deixaremos cair a vertente pedagógica que o Caldeirão sempre teve.

Porque, acreditem, enquanto estiverem preocupados com este ou aquele tubarão e a justificar os nossos erros de previsão com esta ou aquela situação, estamos a fazer tudo menos contribuir para o nosso crescimento como investidores.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,

Eu não sou trader profissional como tu e o Marco António que provavelmente gerem muitos milhares de euros em carteiras e tem carteiras pessoais avultadas. Naturalmente escuto atentamente a vossa opinião mas... será tudo assim tão limpinho?

Há padres pedófilos. Há juízes corruptos. Há Instituições de Solidariedade que lucram com os Etíopes esfomeados. Há médicos a lucrar desenfreadamente com moribundos, etc, etc, etc. O Mundo é um lugar com muitos pontos negativos. E o mercado Português? É o Paraíso?

Não me parece, e não compreendo o vosso fundamentalismo na defesa de certos movimentos do mercado.

Então se o Sr CEO EDPr sabia que ia emprestar milhões de acções aos especuladores não deveria ter alertado o mercado? Porque sabiam os TUBARÕES(caçadores) desse facto e as perdizes não? E a conversa de que a EDPr é melhor que a REN? E o tal preço no intervalo superior...que era certinho e deixou de ser? E o tal lugar na capitalização bolsista no PSI?Porque é que em vez de dizer mentiras não disse a única verdade que realmente importava ouvir de um responsável honesto de uma das maiores empresas Portuguesas? Demais sabia o Sr. CEO o que estava a fazer.

Milho...milho para as perdizes.

Registado: 22/9/2007 13:24

por Larama » 4/6/2008 21:07

Não comprei, e ainda fiz um pouco mais, disse a todos os que conhecia que me questionaram em relação a OPV, para não subscreverem, muito devido ao estado do mercado actual, mas também pelo valor da OPV, PER, etc (já mais do que debatidos por aqui).
Não gosto muito de aumentos de capital dissimulados e este, frisando mais uma vez, na minha opinião, para não ferir as susceptibilidades dos que ao que parece ficaram desmotivados, foi apenas mais 1.

Espero que tenham retirado algo de positivo com o que se passou hoje.
Dizem que há para aí quem use umas meretrizes... - Edgar Cardoso

Registado: 26/4/2007 7:16

por lcaldei1 » 4/6/2008 21:06

Não domino isto dos shorts, quando (em que data?) é que as acções agora emprestadas tem de retornar à casa mãe?

Registado: 18/2/2008 9:13

por scpnuno » 4/6/2008 21:03

Lá vou eu fazer uma coisa que detesto, citar-me a mim própria (isto tem assim uma ar de coiso-e-tal-não-me-toques, que francamente não gosto)
Mas acho que o que disse ao fim da manhã continua actual e pode ser que agora, com o mercado fechado e mais alguma serenidade, ajude alguém. Espero eu

Abraços

scpnuno Escreveu:Ao ler os dois topicos sobre a EDPR que existem, fico com a certeza que, mais uma vez,há quem esteja a aprender da pior maneira (mas que deve ser a unica que funciona) - a sentir na carteira.

Tudo o que tem sido dito centenas de vezes aqui, que na bolsa não há certezas, que quem as tem (ou julga ter) tem meio caminho andado para um desaire, que rentabilidades passadas não garantem rentabilidades futuras, que a "morte quando vem trás sempre uma desculpa", tudo isso está a ser demonstrado pela EDPR e por quem entrou a pensar ter encontrado a "arvore das patacas".

Tenho muita pena de todos quantos estão ser prejudicados pelo comportamento da EDPR, acreditem, não tenho prazer nenhum no mal dos outros, muito pelo contrário. Mas ninguém diga que não foi avisado. O Ulisses e o Marco (entre muitos outros) têm feito um esforço enorme por alertar toda a gente, desde os aumentos de capital ás OPS, que não há "dinheiro facil" e que na bolsa já está tudo descoberto.

Por favor, que isto sirva de exemplo e ensinamento a quem está dentro e fora. Que possam reflectir no valor dos conselhos e da ajuda que é dada neste forum. E, especialmente, que aprendam a proteger o vosso capital, porque a bolsa é eterna, o capital não.

Abraço a todos e boa sorte

Apenas acrescento que foi anexado aos tubarões o fantasma das acções emprestadas. Alerto apenas que shorts não existem exclusivamente da EDPR, existem em tudo quanto mexe e, se for caso disso, devem ser pesados na equação da decisão de entrada ou não. Não é um fantasma, não é uma aldrabiçe. É um instrumento.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por EuroVerde » 4/6/2008 21:03

Muito antes de tudo isto eu disse que nem que me pagassem eu subescrevia acções da Ranováveis. :roll:

Registado: 29/11/2007 11:19

por Manequim » 4/6/2008 21:00

Larama Escreveu:Se te serviu a carapuça, fico contente!
E tao ofensivo quanto dizer que vai abrir em gap up para os 12! Depois de todas as asneiras que andaram a dizer nos ultimos dias, eu nem falaria, ou ficava rouco.
É a minha opinião, nao gostas, nao comentas, agora tenho tanto direito a "chamar de estupido a uns milhares de pessoas" como alguem dizer que amanha é que vai ser, ou que 10 euros são so um começo.
Respeitem a opinião dos outros para poderem ser respeitados, visto que foi fundamentada e não se baseou em mandar umas postas para o ar!

Bem, pelo teu humor, começo a pensar que compraste umas quantas. :mrgreen:

Deixa-te lá de picardias. É que chamar estúpido a uns milhares de pessoas não é bem a mesma coisa que dizer que amanhã a EDPr vai estar a 12 (o que também não muito inteligente, isso é verdade).

Passando à frente, se amanhã cotar a 8..."porreiro, pá" :mrgreen:

Por hoje chega, amanhã há mais.

Abraços e BN
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

por carrancho » 4/6/2008 20:57

Larama, obrigado pelas palavras mas não são merecidas, no máximo fiz contra-análise nestes dias tentando desmontar os pressupostos errados em que muitos se baseavam e nas certezas que tinham.

Se as expectativas deles tivessem resultado, quase nenhum teria aprendido alguma coisa, eu corria o risco de ganhar uma boa quantidade de inimigos e seria o bombo da festa certamente. Assim, pode ser que alguns tenham conseguido tirar alguma mais valia para os seus conhecimentos.

Chegou o momento de separar o joio do trigo, quem tiver capacidade de perceber onde errou pode sobreviver neste mundo, quem insistir no erro atribuido a culpa a terceiros... tem os dias contados!

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por MarcoAntonio » 4/6/2008 20:55

Vamos por um pouco de calma nisto. Há que ter cautela com os termos utilizados e na forma como se descreve os outros investidores, um pouco de diplomacia pelo menos é importante.

Eu não posso deixar de dizer que todo este "ruído" e todas estas teorias (muitas, há que dizê-lo, com base em desinformação e tenho estado a chamar a atenção para muitos dessas lacunas) deve-se ao facto de estar tudo a contar com uma coisa e ter saído outra.

Ora, insisto, isto é o mercado a funcionar.

Eu devo dizer que nunca disse se achava que a EDPr ia fazer isto ou aquilo no primeiro dia. Simplesmente porque sempre achei que a incerteza era enorme (tendo em conta, especialmente, os momentos que o mercado atravessa). Quando tal me foi perguntado, eu recusei-me a responder...

O que fiz foi salientar uma série de coisas que foram ditas como "havia uma garantia e que as acções iam estar seguras" (o que não é verdade mas passou por aqui e eu dei-me ao trabalho de desmentir) e ainda outras coisas como nas IPO sobe sempre no primeiro dia e ainda comparativos com situações anteriores recentes. Dei-me ao trabalho de chamar a atenção que não se deviam fazer essas analogias, até porque os mercados atravessavam momentos diferentes.

Insisto, nunca disse o que ia a acontecer na EDPR, simplesmente porque nunca tive uma forte convicção de que ia acontecer isto ou aquilo.

Contudo, tais tipos de certeza, apesar de desmistificados, passaram por aqui repetidamente.

O nosso papel aqui foi e continua a ser pedagógico. Naturalmente, num dia em que as coisas sairam pela culatra à maior parte dos pequenos investidores, o que estes querem ouvir é a confirmação de que sim senhor, isto está tudo manipulado.

Não é manipulação. É o mercado. É mesmo assim...

E termino como comecei: não entrem em guerras e agressões mutuas porque não interessa a ninguém. Estamos aqui para partilhar, para aprender e para trocar informação e opiniões de forma salutar.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Larama » 4/6/2008 20:51

Se te serviu a carapuça, fico contente!

por Manequim » 4/6/2008 20:49

Ulisses Pereira Escreveu:Manequim, mas quais anjinhos? Desde quando as acções no primeiro dia a negociar só caem nessas condições que estão a descrever? Há milhares de exemplos pelo mundo fora.

Lamento que os investidores continuem em procurar bodes expiatórios sempre que o mercado toma um rumo diferente do que eles previram.

Eu, o Marco e a Marta, como administradores deste espaço, podiamos nem meter a colher neste género de questões. Mas nunca deixaremos cair a vertente pedagógica que o Caldeirão sempre teve.

Porque, acreditem, enquanto estiverem preocupados com este ou aquele tubarão e a justificar os nossos erros de previsão com esta ou aquela situação, estamos a fazer tudo menos contribuir para o nosso crescimento como investidores.

Um abraço,
Ulisses

Tudo bem Ulisses, eu percebo o que dizes.

Eu só acho é que, andámos a acompanhar a cotação/negociação e a comentá-la aqui, mas não me lembro de alguém ter dito que as acções eram emprestadas pela EDP....aliás, acho que li isso numa intervenção, mas até acho que era na brincadeira. Afinal...

Em relação a culpados da descida? Acho que foram todos os que negociaram, cada um com as suas armas, mas que isto não foi muito claro, essa ninguém me tira, porque senão, porque é que a notícia dessa situação só sai depois do encerramento de mercado?
Recuperar

Re: Meu deus!!

por ftomas » 4/6/2008 20:47

Manequim Escreveu:
Larama Escreveu:carrancho, os meus parabens pela tua analise, axo que acabaste por dizer tudo aquilo que eu quereria dizer..

É inacreditavel a falta de informação e as barbaridades ditas neste tópico.. Isto sim, é a economia popular e bancaria a funcionar. La porque a Ren deu dinheiro, a galp também não quer dizer que a EDP tretas de, no 1o dia de negociação! Ah e tal, o petroleo ta caro, venha o vento...

Se a malta se informa-se não dizia metade das estupidezes que diz... O Ulisses se tivesse a questionar "motivos" não tinha mãos a medir. Dos varios anos que acompanho silenciosamente o caldeirao, hoje foi a prova que a massa e a ignorancia destroem o mercado, e o capital...

mil milhoes de euros por uma empresa com meia duzia de anos, uns projectos avaliados em milhoes muitos deles ainda careçem de aprovação nos respectivos paises, em parecerias com a sonae e outras tantas empresas, unidades de producao ainda a 50%( ainda a pouco tempo deu na RTP2 um programa sobre a martifer e o consorcio a que pertence a EDPr), situadas nos quase moribundos estaleiros navais de viana do castelo....

Eu creio que a EDp renovais será uma boa opcao no longo prazo, pois tem grande potencial de gerar lucro para os accionistas.. Mas para quem tem alguns anos disto, e se informa, conhece a empresa e tem acompanhado o mercado ultimamente, NUNCA entraria numa OPV a estes preços, com um PER destes, baseado num futuro lucro que virá a acontecer, pelos projectos em carteira e umas tantas tretas que impingem para vender..

Quem ta a esfregar as maozinhas sao os bancos, que mais uma vez ganharam milhoes com comissoes de subscricao e outras tantas tangas...

E mais uma tanga lançada aos leões : tanto na caixa geral de depositos, como no millennium, nao se paga abertura de processo nenhum! Quando compras accoes a credito estas ficam cativas, sendo que, quando vendes uma tranche, ou o lote completo, o pagamento do credito efectua-se de imediato, nem chegando a malta a ver o carcanhol na conta!

Informem-se antes de Investirem ,conhecam os produtos, ou começem a reflorestar o pais que pode ser que de mais gueta, limpar as matas e fazerem pelletes! pelo menos prestam um servico publico, e ainda ganham uns trocos!

Nao existem almoços gratis, e espero que quem pensava que era so assinar uns papeis, ter umas accoes e ganhar uns trocos que aprenda que o mercado tem sempre razao!!

Quem esperou que o mercado decidisse o valor da acção agora sim, pode ponderar começar a encher-se delas, dentro da sua logica de investimento e baseado nos seus principios, na sua analise e nas suas expectativas futuras.

Um abraço para o Ulisses e para o JAS, que realmente sao das pessoas que mais admiro neste estranho mundo economico!

Abraços

No mínimo, desagradável a forma como expuseste a situação, uma vez que, em relação às opções de investimento, cada uma toma as suas, de acordo com as suas expectativas e até parcos conhecimentos.

Na minha opinião, não gostei de ler o que escreveste, muito menos as palavras com erros ortográficos, esses sim lamentáveis e mais básicos.

Peço desculpa a todos os foristas por esta mensagem, mas achei que tinha que ser escrita.

Manequim desculpa aproveitar o que escreves-te, mas realmente esse Senhor "larama" "passou-se"... quem é ele para chamar largos milhares de pessoas de estúpidos?
Aqui sim, DEVERIA a moderação funcionar... pois má educação, pensava que não tinha lugar neste fórum.

Registado: 28/6/2004 14:25

por Larama » 4/6/2008 20:40

manequim, nem me vou dar ao trabalho de responder a isso, creio que não o mereces

por SMALL2007 » 4/6/2008 20:39

Eu tinha para aí 10 amigos que queriam pagar os copos no próximo fim-de-semana à conta dos primeiros minutos da EDPr.

A todos disse que normalmente a história não se repete sempre.

Eu não entrei (mas tb não entrei na Galp nem na REN portanto não sou grande exemplo) mas ao ver a descida de hoje....entrar no fim da sessão não me parece mal!
Afinal serei eu quem irá pagar os copos, parece-me.
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

Re: O pessoal fala......fala.....

por carrancho » 4/6/2008 20:31

carrancho Escreveu:
rasteiro Escreveu:Mas o resto é conversa.
Então a procura está já aquase a 75xa oferta, e é só pessoal aqui a dizer mal desta oferta, outros a dizer que é muito cara, enfim.
Então e os grandes que vão comprar milhares?
Se nos calharem umas 300 400, da primeira fase já muito bom.
Continuo a dizer que não tem perigo estas acções, e dia 040608, vamos ver quem tem razão, e muitos a lastimarem-se de não terem ido.
Na minha maneira de ver o que o pessoal tém medo é do valor da privatização com que elas vão para a bolsa, mas se aprocura está nestes valores, ainda vai haver muita gentinha GRAUDA, a querer comprar logo na abertura ao melhor, e penso que vai haver uma procura maior do que a oferta.
Vão ser os pequenos a venderem as suas 300 a 400 no primeiro dia e milhares de institucionais a com prarem milhões, por isso as nossas vão logo ser engolidas em segundos.
É claro que não vão ser como a MARTIFER,~mas que vai dar alguma coisa vai.

ABRAÇOS..... :wink:

Muitas certezas... meio caminho andado para se dar mal!

Como é obvio, quem acredita que tem potencial para se valorizar entra, quem não acredita fica de fora, nesta e em qualquer outra. Depois ainda há os como eu, não faço a minima, não tenho uma opinião formada lógicamente fico de fora.

Como é obvio, os grandes também perdem.

Com os mecanismos finaceiros que os bancos disponiblizam, a procura do publico em geral a mim diz-me muito pouco. A procura excede sempre a oferta neste tipo de operação e não é um indicador que para mim tenha validade. Não é isso que me vai fazer entrar. Já a procura institucional pode dizer alguma coisa, mas se elas desvalorizarem, quem agora tem tanta certeza que isso não pode acontecer, vai dizer que são os mesmos grandes que estão a pressionar a cotação para conseguirem comprar mais, mais barato... enfim!

Ninguem compra acções que não acredite possam valorizar... mas muitos vendem a perder e nem sempre vendem mal. Eu já vendi muitas vezes a perder, porque simplesmente os pressupostos que me levaram a entrar sairam furados. Aqui não é diferente.

Há tantos casos de operações idênticas que correram mal que desprezar essa possibilidade no minimo não é sensato, ainda para mais quando se diz ter certezas baseados em nada, ou pior, em pressupostos errados.

Abraço,

Carrancho

O que coloquei a bold, foi o que disse no dia 28, creio, e é o que agora se está a verificar... a culpa nunca é "nossa", é mais fácil arranjar o tal culpado, vulgo Tubarão.

Assim, fica dificil a evolução enquanto investidor!!! :roll:

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Ulisses Pereira » 4/6/2008 20:27

Manequim, mas quais anjinhos? Desde quando as acções no primeiro dia a negociar só caem nessas condições que estão a descrever? Há milhares de exemplos pelo mundo fora.

Eu, o Marco e a Marta, como administradores deste espaço, podiamos nem meter a colher neste género de questões. Mas nunca deixaremos cair a vertente pedagógica que o Caldeirão sempre teve.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por ptmasters » 4/6/2008 20:25

Não foram tubarões! Foram atuns :lol:

PS: não acrescentei nada de útil, mas é apenas para quebrar o gelo :) Está tudo muito "irritado" com este primeiro dia.

Eu comprei as minhas na OPS com o objectivo de constituir "poupança-reforma", portanto ainda tenho muitos anos para avaliar se valeu a pena 8-)

1 ab e bn

PS2: vejam o lado positivo, pelo menos o PER baixou :roll:
Editado pela última vez por ptmasters em 4/6/2008 20:30, num total de 1 vez.
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por Larama » 4/6/2008 20:24

mnfv, o intervalo de subscrição de uma acção em OPV e dado pelas informacoes prestadas pela entidade que propoe a OPV, e analisada pela entidade financeira que efectua a operação.

Se acreditas assim tanto nos preços definidos pelas entidades financeiras, então devias começar a comprar acções pelos Price Targets, pois sao as mesmas instituições financeiras que os lançam, e depois ves se deves acreditar ou não!

Todos nos temos a nossa maneira de analisar uma empresa, sendo que existem parametros unanimes por todos.
Para mim, fora a analise tecnica e o conhecimento da empresa, o valor intrinseco de algo é fundamental na minha decisao de investimento. E creio que a EDPr, assim como a martifer, serão boas opções no futuro.

A BP este ano tem investimenos bilionarios em Paineis Solares e em tecnologia, assim como a Shell e a Total em energias alternativas também. É um mercado em franca expansão, com muito a crescer, mas sempre relembrando que, por directiva comunitaria, apenas uma % da energia total produzia pode ser efectuada por formas nao continuas de produção, que é o caso das eolicas, assim como as solares! creio que é 25 a 30% da energia total disponivel na rede!
Quando se ouve as noticias à que ler os artigos, que investigar como se faz, como é que sao realizados os concursos de parques eolicos!
A iberdrola a uns anos nem era conhecida em portugal,e desde que o trocas do socrates chegou ao governo, a iberdrola ja ganhou em parceria com outras empresas, bastantes MW de produção em solo nacional, possui uma participação consideravel na Galp e agora anda virada para as barragens! Sera que é pelo seu velho amigo Pina Moura que também se sabe mexer? Mais teorias da conspiração para um topico mais que conspirado!

A que investir calmamente, com base naquilo que acreditas, aprendendo sempre algo mais todos os dias! E esta entrada da EDPr, que ate a CMVM teve de pedir explicações sobre quem mandava, nao foge a regra!
Todos os dias aprendemos algo

Abraço

Re: Meu deus!!

por MNFV » 4/6/2008 20:22

Manequim, permite-me que concorde contigo.

Manequim Escreveu:No mínimo, desagradável a forma como expuseste a situação, uma vez que, em relação às opções de investimento, cada uma toma as suas, de acordo com as suas expectativas e até parcos conhecimentos.

Registado: 28/12/2007 17:02

por Manequim » 4/6/2008 20:21

Epá, mas estamos armados em anjinhos????
Recuperar

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Doreen, Google [Bot], IX Hispana, PacoNasssa, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, Ze nabo, zulu404 e 66 visitantes