Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renovaveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 4/6/2008 20:18

lcaldei, já estás a especular que foi isso que fez a acção cair. Mas digo-te que todas as acções podem ser pressionadas pelas posições curtas. Todas. Ou seja, podes justificar as quedas na Europa toda com este género de argumentos.

Aliás, o facto das Bolsas europeias terem caido hoje parece que nem sequer importa no meio disto tudo.

Viva as teorias da conspiração! É tão mais fácil...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Bullion » 4/6/2008 20:18

As vendas a descoberto não podem nem devem ser consideradas manipulações de mercado.
Mas no caso presente, é muito desprestigiante pra a EDP que as acções que colocou à disposição dos Institucionais, sejam usadas no primeiro dia, desde o primeiro minuto, de forma agressiva, para fazer descer a cotação.
Pode sempre dizer-se que é o mercado a funcionar, mas no caso presente,quando isso resulta de empréstimos feitos pela própria "dona" da empresa e no primeiro dia de negociação,isso é no mínimo estranho.

Registado: 31/7/2006 14:54

Re: Meu deus!!

por Manequim » 4/6/2008 20:12

Larama Escreveu:carrancho, os meus parabens pela tua analise, axo que acabaste por dizer tudo aquilo que eu quereria dizer..

É inacreditavel a falta de informação e as barbaridades ditas neste tópico.. Isto sim, é a economia popular e bancaria a funcionar. La porque a Ren deu dinheiro, a galp também não quer dizer que a EDP tretas de, no 1o dia de negociação! Ah e tal, o petroleo ta caro, venha o vento...

Se a malta se informa-se não dizia metade das estupidezes que diz... O Ulisses se tivesse a questionar "motivos" não tinha mãos a medir. Dos varios anos que acompanho silenciosamente o caldeirao, hoje foi a prova que a massa e a ignorancia destroem o mercado, e o capital...

mil milhoes de euros por uma empresa com meia duzia de anos, uns projectos avaliados em milhoes muitos deles ainda careçem de aprovação nos respectivos paises, em parecerias com a sonae e outras tantas empresas, unidades de producao ainda a 50%( ainda a pouco tempo deu na RTP2 um programa sobre a martifer e o consorcio a que pertence a EDPr), situadas nos quase moribundos estaleiros navais de viana do castelo....

Eu creio que a EDp renovais será uma boa opcao no longo prazo, pois tem grande potencial de gerar lucro para os accionistas.. Mas para quem tem alguns anos disto, e se informa, conhece a empresa e tem acompanhado o mercado ultimamente, NUNCA entraria numa OPV a estes preços, com um PER destes, baseado num futuro lucro que virá a acontecer, pelos projectos em carteira e umas tantas tretas que impingem para vender..

Quem ta a esfregar as maozinhas sao os bancos, que mais uma vez ganharam milhoes com comissoes de subscricao e outras tantas tangas...

E mais uma tanga lançada aos leões : tanto na caixa geral de depositos, como no millennium, nao se paga abertura de processo nenhum! Quando compras accoes a credito estas ficam cativas, sendo que, quando vendes uma tranche, ou o lote completo, o pagamento do credito efectua-se de imediato, nem chegando a malta a ver o carcanhol na conta!

Informem-se antes de Investirem ,conhecam os produtos, ou começem a reflorestar o pais que pode ser que de mais gueta, limpar as matas e fazerem pelletes! pelo menos prestam um servico publico, e ainda ganham uns trocos!

Nao existem almoços gratis, e espero que quem pensava que era so assinar uns papeis, ter umas accoes e ganhar uns trocos que aprenda que o mercado tem sempre razao!!

Quem esperou que o mercado decidisse o valor da acção agora sim, pode ponderar começar a encher-se delas, dentro da sua logica de investimento e baseado nos seus principios, na sua analise e nas suas expectativas futuras.

Um abraço para o Ulisses e para o JAS, que realmente sao das pessoas que mais admiro neste estranho mundo economico!

Abraços

No mínimo, desagradável a forma como expuseste a situação, uma vez que, em relação às opções de investimento, cada uma toma as suas, de acordo com as suas expectativas e até parcos conhecimentos.

Na minha opinião, não gostei de ler o que escreveste, muito menos as palavras com erros ortográficos, esses sim lamentáveis e mais básicos.

Peço desculpa a todos os foristas por esta mensagem, mas achei que tinha que ser escrita.
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

por lcaldei1 » 4/6/2008 20:10

Isso assim dito até parece fácil e será o que vou fazer amanhã. Tenho é que ligar ao Mexia para me arranjar uns milhões de acções para mandar a cotação abaixo....

Claro! e podes ter a certeza que a dança do fogo vai continuar até eles terem de as comprar e reporem o empréstimo.

Com que custo para o preço da acção?

...muito caro para quem ficar a assistir por dentro.

Registado: 18/2/2008 9:13

Re: Meu deus!!

por MNFV » 4/6/2008 20:09

Ó Larama, quem melhor que as casas de investimento para definir um preço? O mercado composto por eles?

Eu subscrevi e pensei o seguinte: este é o preço justo (dito e pago pelas casas de investimento) com um desconto de 15-20% (segundo se dizia).

Com certeza pequei por preguiça ao não ler as letras pequenas (estava escrito? nas entrelinhas? deve ser legal concerteza)em que o Mexia diz que pode emprestar acções para as mesmas casas ganharem dinheiro no 1º dia quando anunciava em letras garrafais que só começavam a negociar na 6ª.

São relativismos morais como este (é legal, concerteza que é (os advogados deles devem saber melhor que ninguém), as pessoas têm que se informar, não é senão ainda são pisadas) que fazem deste mundo um lugar mais selvagem.

Registado: 28/12/2007 17:02

por carrancho » 4/6/2008 20:08

É obvio Marco, os valores que apresentei não pretendem por em causa o que dizes, mas reforçar. :wink:

Eu comprei a 7,68 com venda a 7,79... já tive alguma sorte e a posição era pequena claro. Nessa recuperação esperava que fosse aos 7,82 pelo menos, ter colocado a ordem a 79 foi sorte pois fez o máximo a 80. Portanto um centimo acima do minimo e um centimo abaixo do máximo desse movimento. A ideal de 2,32% era uma compra a 7,76 com venda a 7,94 que dá para ver pelo gráfico que era mesmo preciso muiiiiitttaaaaa sorte e para posições de grande quantidade seria mesmo impossivel.

Abraço,

Carrancho

PS- as linhas horizontais marcam apenas a minha entrada e saida e a da tal situação ideal.
Anexos
edpr.bmp
edpr.bmp (645.52 KiB) Visualizado 4532 vezes
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Manequim » 4/6/2008 20:03

MarcoAntonio Escreveu:
jovem1976 Escreveu:agora este emprestimo é de facto estranho!!!alguem consegue explicar os contornos deste emprestimo???

O empréstimo é o mecanismo necessário para se puder shortar acções (só assim se pode vender algo que não se comprou, que não se detém).

Um institucional (ou um particular, quando isso é possível) recebe de empréstimo xis acções. Isto pode requerer uma margem, uma garantia.

Agora, que detém estas acções emprestadas, pode vende-las.

Mais tarde terá de as recomprar e assim que o fizer, devolve as acções a quem lhas emprestou.

Se o activo descer, lucra. Se o activo subir, tem prejuízo.

Isso assim dito até parece fácil e será o que vou fazer amanhã. Tenho é que ligar ao Mexia para me arranjar uns milhões de acções para mandar a cotação abaixo....

:mrgreen:
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

por MarcoAntonio » 4/6/2008 19:59

lcaldei1 Escreveu:Se tiver força para suster a cotação até que valor 8 euros? eles só compram mais caro se o valor for acima desses valores certo?

Compram mais caro se a cotação for acima do valor a que venderam. E agora vendas houve a muitos valores (entre 8.06 e 7.65 euros).

Se alguém shortou por exemplo a 7.80, fora comissões e despesas, perde se forem recompradas acima de 7.80 euros.

lcaldei1 Escreveu:Pelo que estou aqui a ler trata-se de uma grande manipulação, (...)

Não é manipulação coisíssima nenhuma.

Com um diabo, quando vai para o lado que se quer está tudo bem, quando vai para o outro então é manipulação.

Não é manipulação, é o mercado a funcionar.

A Bolsa não acabou hoje. Quem shortou pode ganhar ou perder. E quem está longo, idem, idem, aspas, aspas...

E venha quem venha a ganhar, é o mercado a funcionar. São os investidores no seu todo (pequenos e grandes) que decidem. E não é manipulação se A estiver certo e B errado ou vice-versa.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 4/6/2008 19:56

rasteiro, já reparaste que em cerca de metade dos teus posts tu falas de manipulação, de tubarões, etc...? Nada é natural para ti.

E pergunto-te eu: Se acreditas que isto é um mercado manipulado, em que os tubarões fazem o que querem de ti, por que andas tu a navegar nestes mares?

Por mim, repito o que disse já milhares de vezes ao longo dos 5 anos e meios de Caldeirão: Enquanto os investidores continuarem a atirar as culpas dos seus insucessos para terceiros não estarão em condições para terem sucesso nos mercados.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem poder....

por rasteiro » 4/6/2008 19:53

Ou seja quem não tiver contraido empréstimo aconselho a não vender.
à que esquecer a EDPR. por umas semanas ou meses, porque enquanto estes senhores TUBARÕES, não estiverem satisfeitos, eles fazem o que quizerem com a cotação da acção.
Por isso muita calma, e não vender, que esta menina ainda vai dar muitas alegrias ao pessoal.

ABRAÇOS

Registado: 29/11/2007 12:24

Meu deus!!

por Larama » 4/6/2008 19:50

carrancho, os meus parabens pela tua analise, axo que acabaste por dizer tudo aquilo que eu quereria dizer..

É inacreditavel a falta de informação e as barbaridades ditas neste tópico.. Isto sim, é a economia popular e bancaria a funcionar. La porque a Ren deu dinheiro, a galp também não quer dizer que a EDP tretas de, no 1o dia de negociação! Ah e tal, o petroleo ta caro, venha o vento...

Se a malta se informa-se não dizia metade das estupidezes que diz... O Ulisses se tivesse a questionar "motivos" não tinha mãos a medir. Dos varios anos que acompanho silenciosamente o caldeirao, hoje foi a prova que a massa e a ignorancia destroem o mercado, e o capital...

mil milhoes de euros por uma empresa com meia duzia de anos, uns projectos avaliados em milhoes muitos deles ainda careçem de aprovação nos respectivos paises, em parecerias com a sonae e outras tantas empresas, unidades de producao ainda a 50%( ainda a pouco tempo deu na RTP2 um programa sobre a martifer e o consorcio a que pertence a EDPr), situadas nos quase moribundos estaleiros navais de viana do castelo....

Eu creio que a EDp renovais será uma boa opcao no longo prazo, pois tem grande potencial de gerar lucro para os accionistas.. Mas para quem tem alguns anos disto, e se informa, conhece a empresa e tem acompanhado o mercado ultimamente, NUNCA entraria numa OPV a estes preços, com um PER destes, baseado num futuro lucro que virá a acontecer, pelos projectos em carteira e umas tantas tretas que impingem para vender..

Quem ta a esfregar as maozinhas sao os bancos, que mais uma vez ganharam milhoes com comissoes de subscricao e outras tantas tangas...

E mais uma tanga lançada aos leões : tanto na caixa geral de depositos, como no millennium, nao se paga abertura de processo nenhum! Quando compras accoes a credito estas ficam cativas, sendo que, quando vendes uma tranche, ou o lote completo, o pagamento do credito efectua-se de imediato, nem chegando a malta a ver o carcanhol na conta!

Informem-se antes de Investirem ,conhecam os produtos, ou começem a reflorestar o pais que pode ser que de mais gueta, limpar as matas e fazerem pelletes! pelo menos prestam um servico publico, e ainda ganham uns trocos!

Nao existem almoços gratis, e espero que quem pensava que era so assinar uns papeis, ter umas accoes e ganhar uns trocos que aprenda que o mercado tem sempre razao!!

Quem esperou que o mercado decidisse o valor da acção agora sim, pode ponderar começar a encher-se delas, dentro da sua logica de investimento e baseado nos seus principios, na sua analise e nas suas expectativas futuras.

Um abraço para o Ulisses e para o JAS, que realmente sao das pessoas que mais admiro neste estranho mundo economico!

Abraços
Dizem que há para aí quem use umas meretrizes... - Edgar Cardoso

Registado: 26/4/2007 7:16

por lcaldei1 » 4/6/2008 19:47

Grande banhada isto do empréstimo de acções, não fazia a minima ideia que podia ser feito.

Se houve muita procura ao empréstimo por parte dos institucionais, é porque detectaram um interesse desmedido por parte dos pequenos investidores nestes primeiros dias que não vai ter seguinte.

Lógico que a procura não tem sequência, 47M acções assim como em outras OPV será sempre volume para cair drásticamente nas próximas sessões.

Quem shorta, vai ter de recomprar as acções.

Se estiver errado e o mercado tiver força para suster a cotação e puxa-la para cima, então vão ter de as recomprar mais caro e registam prejuízo.

Se tiver força para suster a cotação até que valor 8 euros? eles só compram mais caro se o valor for acima desses valores certo?
Mas tem o mercado actual força para contrariar as descargas de acções aos preços que já atingiram hoje? A resposta é NÃO, os pequenos investidores já se retrairam com o dia de hoje.

Pelo que estou aqui a ler trata-se de uma grande manipulação, com tendência de baixa, que só poderá ser invertida depois de os institucionais fazerem a recompra para devolução à EDP, o que tem de acontecer a que data?(a devolução das acções emprestadas).

Registado: 18/2/2008 9:13

por Laribau » 4/6/2008 19:43

já pensaram nos Hedge Funds?
Compram, dá, dá..., não dá vende !

:wink:

Registado: 29/11/2007 3:40

por MarcoAntonio » 4/6/2008 19:40

Obviamente não se pode estar a olhar para os pivot, especialmente tratando-se de grandes quantidades. Se isso já é dificil para um pequeno investidor (que vende a sua pequena posição de um momento para o outro mas ainda assim requere uma pontaria dos diabos, então num grande investidor é ainda mais difícil).

O valor que eu adiantei é realista. Não interessa se era 1% ou 1.2 ou 0.9%, mas andaria nessa ordem de valores.

Ora, afirmou-se aqui que compraram bastante mais barato. Eu pergunto então a quanto se as variações intraday no sentido positivo foram desta ordem de grandeza e foi o primeiro dia em Bolsa!
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por CerealKiler » 4/6/2008 19:40

Ou seja, as acções andaram de mão em mão, com grande liquidez. Será a casa Morgan (não me lembro da denominação toda) a "controlar" o mercado ? como vinha publicado...?

Registado: 1/4/2008 17:29

por carrancho » 4/6/2008 19:36

carrancho Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
...
tendo havido duas pequenas recuperações intradiárias que daria quanto muito uma margem da ordem dos 1%?

Fiz 1,43% era possível pouco mais.

Por acaso era possível bastante mais, na 1ª recuperação era possível realizar 2,32% menos comissões... mas era preciso ter uma sorte dos diabos lol

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por MarcoAntonio » 4/6/2008 19:31

mnfv Escreveu:Marco, estava-me a referir à EDPR, mas erradamente referi EDP, meti tudo no mesmo saco. Peço desculpa.

E sim, são 8 * 210 = 2480€ que eles têm meus.

Ah, bom. Isso é outra coisa.

A EDP Renováveis encaixou esse dinheiro e é exactamente o que é suposto acontecer, ora essa.

O dinheiro foi para a empresa da qual te tornaste accionista (ou por outra, na qual compraste uma participação neste processo de Aumento de Capital).
Imagem

Administrador Fórum

por MNFV » 4/6/2008 19:25

Marco, estava-me a referir à EDPR, mas erradamente referi EDP, meti tudo no mesmo saco. Peço desculpa.

E sim, são 8 * 210 = 2480€ que eles têm meus.

Sobre o empréstimo, valor marginal não pode ser... quem olhase para as ordens durante o dia percebia que não podiam ser os pequenos nem os médios investidores a negociar.

Quanto à EDP, claro que como acionista da EDPR perde valor a curto prazo, mas não está minimamente preocupada.

Nunca insinuei que a EDP estive a ganhar nesta sessão, já ganhou quando vendou a parte respectiva aos institucionais a 8€ e lá emprestou umas para eles negociarem quando (moralmente)não podiam.

De qq forma se a EDP estivesse a ganhar com isto lógicamente não ia para as contas.

MarcoAntonio Escreveu:Quais 2900 euros?

As condições do empréstimo não sei mas por certo é um valor marginal nos montantes negociados em Bolsa e de resto, se a EDP beneficiou alguma coisa isso há-de reflectir-se nas suas contas. Ora, para já o mercado não está a assumir nenhum encaixe na EDP tanto mais que a cotação hoje caiu.

Se achas que a EDP está a encaixar algo de relevante e a ganhar com este negócio, é simples: compra EDP.

De qq das formas parece-me evidente que não está e o mercado parece achar o mesmo.

por patacas » 4/6/2008 19:23

Hoje aconteceu exactamente o mesmo com a Renovables em Espanha

Registado: 3/4/2008 11:50

por MarcoAntonio » 4/6/2008 19:18

Quais 2900 euros?

As condições do empréstimo não sei mas por certo é um valor marginal nos montantes negociados em Bolsa e de resto, se a EDP beneficiou alguma coisa isso há-de reflectir-se nas suas contas. Ora, para já o mercado não está a assumir nenhum encaixe na EDP tanto mais que a cotação hoje caiu.

Se achas que a EDP está a encaixar algo de relevante e a ganhar com este negócio, é simples: compra EDP.

De qq das formas parece-me evidente que não está e o mercado parece achar o mesmo.
Imagem

Administrador Fórum

por MNFV » 4/6/2008 19:14

Para começar tem 2900€ meus, depois tem a dos institucionais, que concerteza negociaram bem este emrpéstimo para meter 8€ por acção.

MarcoAntonio Escreveu:
mnfv Escreveu:Bela negociata da EDP que já tem a guita no bolso, agora tomem lá umas acções emprestadas e divirtam-se.

Que guita é que a EDP tem no bolso?

por MarcoAntonio » 4/6/2008 19:10

mnfv Escreveu:Bela negociata da EDP que já tem a guita no bolso, agora tomem lá umas acções emprestadas e divirtam-se.

Que guita é que a EDP tem no bolso?
Imagem

Administrador Fórum

por carrancho » 4/6/2008 19:09

MarcoAntonio Escreveu:
...
tendo havido duas pequenas recuperações intradiárias que daria quanto muito uma margem da ordem dos 1%?

Fiz 1,43% era possível pouco mais.
Abraço,
Carrancho

por MNFV » 4/6/2008 19:07

Se me emprestassem uns milhões de acções eu também vendia hoje para as ir buscar mais abaixo umas semanas a seguir para depois as devolver.

Bela negociata da EDP que já tem a guita no bolso, agora tomem lá umas acções emprestadas e divirtam-se.

Claro que estava no contrato, mas escusavam de anunciar que os institucionais só entravam em jogo no dia 6. É má fé!!!
Editado pela última vez por MNFV em 4/6/2008 19:11, num total de 1 vez.

por MarcoAntonio » 4/6/2008 19:07

jovem1976 Escreveu:agora este emprestimo é de facto estranho!!!alguem consegue explicar os contornos deste emprestimo???

O empréstimo é o mecanismo necessário para se puder shortar acções (só assim se pode vender algo que não se comprou, que não se detém).

Um institucional (ou um particular, quando isso é possível) recebe de empréstimo xis acções. Isto pode requerer uma margem, uma garantia.

Agora, que detém estas acções emprestadas, pode vende-las.

Mais tarde terá de as recomprar e assim que o fizer, devolve as acções a quem lhas emprestou.

Se o activo descer, lucra. Se o activo subir, tem prejuízo.
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, Majestic-12 [Bot], nbms2012, PacoNasssa, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, Ze nabo e 70 visitantes