Sou um especulador sem coração
15 mensagens
|Página 1 de 1
Pensamento do dia:
Tem coracao aquele que confessa nao ter coracao.
Pensamento extrapolado:
Nao tem muito Cerebro aquele que pensa ter demais...
Pensamento extrapolado:
Nao tem muito Cerebro aquele que pensa ter demais...

- Registado: 22/4/2003 23:12
Crómio Escreveu:Olá meus amigos!
Está na altura de fazer uma actualização acerca deste meu negócio.
O que se passou até agora é de breve descrição, e infelizmente quase ilógico, passo a explicar:
Quando entrei neste fundo, que tinha uma correlação elevada com o preço do crude, o Oil estava a 134 USD.
Neste momento cota a 144 UDS.
Portanto valorização de 7,46%
O fundo à minha entrada cotava 50,07 USD
Neste momento vale 48,31 USD
Portanto com uma desvalorização de -3,52%
Ora aqui está uma evolução do produto que passou de correlação positiva para negativa.
Porquê?
Talvez porque este fundo não investe só em futuros do Oil e também em empresas do ramo energético.
Conclusão:
Vou fechar este negócio com o rabinho entre as pernas, sair de fininho e sem ganir muito.
Devo ter aqui cometido um erro na escolha do produto, e ainda por cima nem sequer fiz hedge cambial, mas isso é outra história e nem me afectou praticamente nada (por acaso...).
Em futuros directamente não considero entrar, pois a alavancagem é muito elevada, ando aqui a tentar explorar uns CFD's na plataforma da Saxo, e peço alguma ajuda a quem souber mais disto.
Não é que esteja com muita vontade de entrar longo agora, mas quem sabe daqui a um retracement ou dois, não me passa outra coisa mázinha pela cabeça...
Um abraço para todos
PS: Ou então os tipos do fundo são uma cambada de aldrabões, chupistas e ladrões...
Ola Crómio, eu nao ando ha mais tempo que tu nos mercados apenas desde março (garnde altura pa entrar ahn?) mas como tinha capital diminuto resolvi dedicar-me a CFD's e até agora estou super satisfeito com a versatilidade do produto...
Se tiveres duvidas, posso tentar ajudar...
Olá meus amigos!
O que se passou até agora é de breve descrição, e infelizmente quase ilógico, passo a explicar:
Quando entrei neste fundo, que tinha uma correlação elevada com o preço do crude, o Oil estava a 134 USD.
Ora aqui está uma evolução do produto que passou de correlação positiva para negativa.
Porquê?
Talvez porque este fundo não investe só em futuros do Oil e também em empresas do ramo energético.
Conclusão:
Vou fechar este negócio com o rabinho entre as pernas, sair de fininho e sem ganir muito.
Devo ter aqui cometido um erro na escolha do produto, e ainda por cima nem sequer fiz hedge cambial, mas isso é outra história e nem me afectou praticamente nada (por acaso...).
Em futuros directamente não considero entrar, pois a alavancagem é muito elevada, ando aqui a tentar explorar uns CFD's na plataforma da Saxo, e peço alguma ajuda a quem souber mais disto.
Não é que esteja com muita vontade de entrar longo agora, mas quem sabe daqui a um retracement ou dois, não me passa outra coisa mázinha pela cabeça...
Um abraço para todos
PS: Ou então os tipos do fundo são uma cambada de aldrabões, chupistas e ladrões...
Porquê?
Conclusão:
Um abraço para todos

There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Opá, crómio, eu espero que tu ganhes dinheiro porque gosto de ti... mas não resisto a dedicar-te este artiguinho
O artigo é particularmente rico na forma como explica a ligação entre a crise financeira e as subidas nas commodities: dada a situação de crise no mercado mais tradicional (o de activos financeiros), os gestores tendem a refugiar-se em classes de activos com um trend já definido. Essa corrida de refugio gera a tal bola de neve de investimentos massivos em commodities. O facto de haverem muitos investidores em petróleo terá perpetuado a subida do mesmo (e a subida das outras commodities, agrícolas incluídas). Por sua vez, a subida do petróleo perpetua o aumento de custos de outras commodities....
Fonte é o herald tribune

O artigo é particularmente rico na forma como explica a ligação entre a crise financeira e as subidas nas commodities: dada a situação de crise no mercado mais tradicional (o de activos financeiros), os gestores tendem a refugiar-se em classes de activos com um trend já definido. Essa corrida de refugio gera a tal bola de neve de investimentos massivos em commodities. O facto de haverem muitos investidores em petróleo terá perpetuado a subida do mesmo (e a subida das outras commodities, agrícolas incluídas). Por sua vez, a subida do petróleo perpetua o aumento de custos de outras commodities....
Fonte é o herald tribune
Some funds look vulnerable to an oil price dip
By Matthew Robinson
Reuters
Friday, May 30, 2008
NEW YORK: Pension funds and other investors who rushed into oil through commodity indexes this year chasing big returns as other asset classes tanked could face steep losses if prices fall from record highs.
An avalanche of cash has rolled into commodities through simple long-only indexes this year, feeding the record-setting oil rally some experts say could be a bubble that is becoming more vulnerable to shifts in supply and demand fundamentals.
A sell-off in oil could spell big losses for the pension funds, municipal funds, college funds, unions and other groups that jumped out of equities-market plays and into the indexes, but have little experience or flexibility to deal with fundamental changes in commodities.
"A lot of the accounts that have moved into commodities over the last 8-12 months clearly don't belong in this forum," said Peter Beutel, president of Cameron Hanover.
"It means that when this market turns, these people are going to get hurt, and they are going to get hurt badly, and there will be tons of lawsuits because they have no understanding how quickly commodities markets can turn and leave them in the dust," he explained.
While many in the energy sector, such as U.S. Energy Secretary Sam Bodman, argue that fundamentals are driving oil's rally, others say investment in commodity indexes has pushed prices beyond what supply and demand may justify, contributing to the 30 percent price rise over $130 per barrel this year.
"We are seeing the classic ingredients of an asset class bubble," said Edward Morse, chief energy economist for Lehman Brothers. "Financial investors tend to 'herd' and chase past performance, comforted by the growing analytical conclusion that markets are tightening, and new flows, in turn, drive prices higher."
Indexes such as the giant S&P GSCI and DJ-AIG offer investors a passive way to own a basket of commodities futures including oil, gasoline, metals and grains.
They sell front-month futures and buy second-month contracts, allowing them to make money when oil prices rise across the curve, particularly when front-month prices are higher than second-month prices.
Investors, exiting asset classes hit by the global credit crunch, have sought to cash-in on a six-year rally that has sent oil prices up sixfold to $135 a barrel this month as supplies struggled to meet rising demand from such emerging economies as China and India.
Some experts say much of the 30 percent rise in oil prices since the start of this year may owe a lot to the inflow of new money, and that fundamentals may not justify current prices.
Demand from big consumer nations like the United States has already faltered, and moves by some Asian countries to cut fuel subsidies could clip usage further. Prices could also fall with a significant rebound in the U.S. dollar, after weakness in the greenback sent speculators into oil.
"These are institutional investors who have said we have looked at all the things we can invest in and we decided it's commodities," said Sarah Emerson, director of Energy Security Analysis Inc.
"They are buying and holding and then buying more and holding more, and the physical market doesn't discipline them," she added.
Investment under commodities indexes has ballooned from around $70 billion at the start of 2006 to $235 billion in mid-April, about $90 billion of which has come from fresh financial flows with the rest coming from gains in the underlying commodities, according to Lehman Brothers.
Analysts said that while speculators such as hedge funds, which can be long or short markets, are frequently blamed for driving up prices, it may actually be pension and college funds investing money for average citizens that are helping cause fuel and food riots around the globe.
"Professional speculators are seen as the bad guys and pension funds are seen as the good guys, but it's pension funds that are the bad guys," said Olivier Jakob of Petromatrix.
Camisa Roxa Escreveu:mas para alguns "experts" que aparecem na tv parece que os especuladores só compram e não vendem!
Não será bem isso! Num país em que desde sempre tudo foi e ainda é tutelado pelo estado (já no tempo do Salazar), existe muito pouca noção sobre o que é o mercado livre - tenho colegas bem formados, inteligentes e - curiosamente - consumistas, para quem falar no livre mercado é como falar do Diabo numa sacristia. Acha-se sempre que sobre tudo deve estar a asa protectora do estado, a intervir "para sanar injustiças".
A generalidade das pessoas tem a noção que o preço do petróleo (tal como o preço dos bens na mercearia) é fixado pelos malvados senhores poderosos deste mundo (tal como um hipotético patrão malvado da mercearia). "E o povo que aguente". Junte-se a isto, uns pózinhos de demagogia e ressabiamento da esquerda face ao capitalismo ocidental (órfã pós-"queda do muro"), e temos o caldo de cultura perfeito para distorcer-se a opinião pública.
Ninguém imagina que o preço num mercado livre resulta de uma coisa tão simples como isto: alguém vendeu a esse preço porque houve alguém que o pagou. Se ninguém houvesse para o pagar, o preço pura e simplesmente, caia. Há mecanismo mais perfeito que este?
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
welcome to the dark side of the force
é excelente reler esses textos
que eu saiba todos os que tentaram fazer o "corner" dos mercados implodiram todos, até o Jesse Livermore que tentou isso no milho há quase 100 anos
acho piada a outra coisa: um especulador compra para vender certo? assim tanto faz subir o preço quando está do lado da procura a comprar como o faz descer quando está do lado da oferta a vender
mas para alguns "experts" que aparecem na tv parece que os especuladores só compram e não vendem!

é excelente reler esses textos
que eu saiba todos os que tentaram fazer o "corner" dos mercados implodiram todos, até o Jesse Livermore que tentou isso no milho há quase 100 anos
acho piada a outra coisa: um especulador compra para vender certo? assim tanto faz subir o preço quando está do lado da procura a comprar como o faz descer quando está do lado da oferta a vender
mas para alguns "experts" que aparecem na tv parece que os especuladores só compram e não vendem!

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Crómio Escreveu:E daí talvez ainda me venham a agradecer ter entrado no crude, é O sinal que a bolha vai rebentar!

Essa lembou-me de algo que já me tinha esqucido, tenho um amigo meu que não percebe nada disto (por acaso agora está a tirar gestão no Iscte) mas de vez em quando compra uma coisa ou outra em OPV (foi à ren e agora vai à EDPr.. na Galp felizmente não quis e comprei eu no nome dele

Acabei de me lembrar que ele não investiu mais, e só voltou a comprar acções na Ren (já as vendeu) e agora vai comprar EDPr... se for tão bom indicador como em 2000 isto ainda tem muito que cair!
Crómio Escreveu:Cada um escolhe a sua ilusão e então se virem TVI como quem respira...

Crómio Escreveu:Um Abraço e já agora o que acharam dos anexos?
Olha só li agora a primeira parte, custa-me muito ler textos muito grandes, e ainda pior se forem em inglês... o que ele diz tem a ver com o que eu disse no comentário anterior, ele não tem por objectivo manipular nada, sabe perfeitamente que isso é impossível, e tem de negociar em mercados que não sejam demasiado pequenos para a sua dimensão! é algo que pode servir de exemplo para muitos dos que aqui vêm e que pensam que os grande manipulam os mercados, eles até os podem fazer subir durante algum tempo, levam-nos lá acima e depois vendem a quem?? a ninguém, ficariam mais entalados que qualquer outro...
um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Pata-Hari Escreveu:Crómio, será que o mercado vai fazer de ti o exemplo perfeito do especulador sem coração que serve para demonstrar que os especuladores também perdem?!
Sim.
Poderá ser um exemplo perfeito disso e um exemplo perfeito daqueles que entram na bolha mesmo, mesmo antes de estoirar.
Já me aconteceu isso na bolha dos 19.5 na Galp (perdi), na bolha da China (quase perdi) e agora na bolha do crude...
E daí talvez ainda me venham a agradecer ter entrado no crude, é O sinal que a bolha vai rebentar!
LOL
Oh lcaldeir1,
Andas a ver se é mesmo verdade isso do contra indicador... olha que ainda posso fazer o pessoal ganhar um dinheirão... acho que depois deste post os puts no crude já estão a ir por ai acima...
artista,
Hà umas semanas sabia menos que sei agora...
Por isso não tenho nem penso em ter peso de consciência.
Cada um escolhe a sua ilusão e então se virem TVI como quem respira...
Um Abraço e já agora o que acharam dos anexos?
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Re: Sou um especulador sem coração
Crómio Escreveu:Só podemos ter uma certeza na vida: Tudo muda, nada é eterno.
E como tal, venho apresentar a minha última mudança, que foi progressiva e culminou numa atitude que há algumas semanas consideraria reprovável.
Olá Crómio, não percebo porque é que isso seria reprovavel, não estão a fazer nada de mal, acho que a palavra "especulação" é muitas vezes associada a "manipulação" e uma coisa não tem nada a ver com a outra... eu fico é de boca aberta quando ás vezes vejo pessoas a dizer que o que está a fazer subir o preço do crude são os especuladores?! se não ouvesse razões mais fortes e fundamentais para eles subir há muito que os especuladores se tinham colocado do lado da venda... eles apenas vão com o mercado, obviamente que no limite ajudam a extremar os movimentos mas não são eles que os comandam!
um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Sou um especulador sem coração
Ora Vivam,
Só podemos ter uma certeza na vida: Tudo muda, nada é eterno.
E como tal, venho apresentar a minha última mudança, que foi progressiva e culminou numa atitude que há algumas semanas consideraria reprovável.
Adquiri umas quantas unidades de participação no Schroder ISF Global Energy.
Este fundo é um daqueles fundos onde se especula com todo o despudor o crude, quer investindo em empresas do sector, quer investindo directamente em futuros de crude.
A vida é assim mesmo, um dia estamos num lado, outro dia noutro.
Nas discussões acerca do assunto, tenho assistido com atenção aos factos e argumentos apresentados e não tenho dúvida que o mercado tem de funcionar livremente.
Encontrei pessoas que me surpreenderam pela positiva, e confesso que uma das razões que me fizeram definitivamente mudar de opinião acerca do assunto foi a forma radical e fracamente argumentada de defensores do não à especulação.
Basicamente: investi num fundo do sector energético.
-------------
Dentro deste contexto futurista, deixo-vos um excerto muito interessante do livro Market Wizards do Schwager numa parte da entrevista a Bruce Kovner.
Um retrato simples e curto mas elucidativo e delicioso.
Desfrutem.
Um Abraço e Bons Negócios.
Só podemos ter uma certeza na vida: Tudo muda, nada é eterno.
Adquiri umas quantas unidades de participação no Schroder ISF Global Energy.
Este fundo é um daqueles fundos onde se especula com todo o despudor o crude, quer investindo em empresas do sector, quer investindo directamente em futuros de crude.
A vida é assim mesmo, um dia estamos num lado, outro dia noutro.
Nas discussões acerca do assunto, tenho assistido com atenção aos factos e argumentos apresentados e não tenho dúvida que o mercado tem de funcionar livremente.
Encontrei pessoas que me surpreenderam pela positiva, e confesso que uma das razões que me fizeram definitivamente mudar de opinião acerca do assunto foi a forma radical e fracamente argumentada de defensores do não à especulação.
Basicamente: investi num fundo do sector energético.
-------------
Dentro deste contexto futurista, deixo-vos um excerto muito interessante do livro Market Wizards do Schwager numa parte da entrevista a Bruce Kovner.
Um retrato simples e curto mas elucidativo e delicioso.
Desfrutem.
Um Abraço e Bons Negócios.
- Anexos
-
- 1.PNG (74.74 KiB) Visualizado 1918 vezes
-
- 2.PNG (102.5 KiB) Visualizado 1913 vezes
-
- 3.PNG (80.61 KiB) Visualizado 1904 vezes
-
- 4.PNG (74.77 KiB) Visualizado 1901 vezes
Editado pela última vez por Crómio em 30/5/2008 23:20, num total de 3 vezes.
William Bernstein
William Bernstein
15 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Caelito Telles, cali010201, carlosdsousa, Google [Bot], iniciado1, jjlefty, joao garcao, latbal, malakas, Masterchief, PAULOJOAO, Raizes, trilhos2006, yggy e 157 visitantes