Sinais de preocupar
Manequim Escreveu:pasil74 Escreveu:Eu vou dar um exemplo de mercadoria que eu vendo, não são produtos de 1ª necessidade mas com isto quero mostrar 2 coisas:
Baterias de arranque para automóveis.
em abril de 2007 comprava um determinado modelo de baterias a 18€ vendia a 25€ isto valores sem iva que eu vou falar, pois eu vendo para revenda.
agora em maio essa mesma bateria custa-me 30€ e vendo-a por 36€
o aumento é grande cerca de 67% e não é das que aumentou mais mas o meu lucro na venda teve de descer para metade se quizer vender, o gásoleo agora a aumentar mais de 20% vou ter de aumentar o preço de venda se elas não descerem mas nunca nunca mais ganho o que ganhava á um ano atrás.
por isso não se preocupem se precisarem de comprar baterias para os vossos automóveis vos pedirem o dobro do que pagariam á um ano atras.
Agora posso citar um exemplo de um artigo que se gasta gastante e ainda ontem fiquei chocado, talvez nem á 1 ano o Óleo Fula custava 1,09 na pior das hipoteses, ainda á 2 semanas dei por 1 litro 1,79 ontem estava a 1,99, isto sempre no mesmo Hiper.
Acham isto normal?????
Ah, e eu também deixo mais dinheiro no supermercado com menos coisas e acho que para quem faz compras percebe o que estou a dizer sem precisar de exemplos!!!
Epá, ó pasil, desculpa lám mas explica-me como se eu fosse muito burro: comé que o teu lucro desceu para metade se antes compravas a 18 e vendias a 25 e agora compras a 30 e vendes a 36? parece-me que a diferença é de um eurito apenas (18%)
Talvez eu me tenha expressado mal mas como tu dizes são 18% menos. é que antes eu tinha margem de perto 40% e agora tenho de 20% a diferença é de metade como podes ver em percentagem e isto nesta é 1 euro nouras é muito mais em media tive de baixar a minha margem para metade em percentagem, claro, com as despesas a subir não a baixar.
- Registado: 7/12/2007 0:29
carrancho Escreveu:Oh Elias, e quem já comprava produtos "brancos" faz o quê... fica preto né?!?!![]()
Carrancho,
Nota que todos os exemplos dados dizem respeito a produtos de marca.
Ainda não apareceu ninguém a queixar-se do aumento do preço dos produtos brancos.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Isto é de preocupar, não querem renumerar as pessoas, temos licenciados com ordenados de 500 eur, a chamada geração dos 500eur, depois querem que se tenha filhos, que se comprem casas, carros, etc
Hoje criar um filho com condições dignas não é facil, requer muita disponibilidade de tempo e um bom orçamento todos os meses ...
http://www.negocios.pt/default.asp?Sess ... tId=318357
População portuguesa com crescimento natural negativo pela primeira vez em 90 anos
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt
A taxa de natalidade em Portugal voltou a cair, em 2007, pelo terceiro ano consecutivo, enquanto a taxa de mortalidade aumentou. Comportamentos que levaram a taxa de crescimento natural da população portuguesa a cair pela primeira vez desde 1918, ano em que se registou uma epidemia de gripe pneumónica.
A população residente em Portugal, a 31 de Dezembro de 2007, foi estimada em 10.617.575 indivíduos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estística (INE).
A evolução demográfica em 2007 caracteriza-se por um crescimento de 18.480 indivíduos na população residente em Portugal, em consequência de um crescimento natural negativo (-1.020) e de um abrandamento do crescimento migratório (19.500).
Paralelamente ao abrandamento do ritmo de crescimento migratório da população, 0,18% contra 0,26% em 2006, verificou-se um decréscimo da taxa de natalidade, um aumento da taxa de mortalidade e a manutenção da taxa de mortalidade infantil.
A taxa de natalidade caiu para 9,7%, contra 10% em 2006. De acordo com os dados do INE, em 2007 registaram-se 102.492 nados vivos de mães residentes em Portugal, valor 2,8% inferior ao verificado em 2006 (105 449).
Associado a esta redução do número de nascimentos, verifica-se também o declínio do índice sintético de fecundidade, para 1,3 crianças por mulher, o valor mais baixo em Portugal. Este indicador traduz o número médio de nados vivos por mulher em idade fecunda e ficou muito abaixo dos valores de cerca de 3 crianças por mulher na década de 60 (início do período em análise), ou de 2,1 crianças por mulher – considerado o valor mínimo para assegurar a substituição de gerações e que foi observado no início dadécada de 80.
Já a taxa de mortalidade aumentou para 9,8 por cada mil habitantes, contra 9,6 em 2006. O número de óbitos atingiu os 103.512, no ano passado.
A taxa de mortalidade infantil manteve-se em valores abaixo dos 3,5 óbitos de crianças com menos de 1 ano por mil nados vivos.
Mulheres residentes em Portugal têm menos filhos e mais tarde
Paralelamente à redução da fecundidade, desde o início da década de 80 do século XX que a idade média das mulheres residentes em Portugal ao nascimento de um filho não cessa de aumentar, atingindo os 30,0 anos em 2007 (29,9 anos em 2006).
Tendência semelhante se verifica relativamente à idade média ao nascimento do primeiro filho, que em 2007 foi de 28,2 anos (28,1 anos em 2006).
Em resultado dos fluxos imigratórios verificados nos últimos anos, parte dos ascimentos ocorridos em território nacional reportam-se a mães de nacionalidade estrangeira residentes em Portugal.
Entre 2002 e 2007, verifica-se um peso crescente do número de nados vivos de mães de nacionalidade estrangeira residentes em Portugal. Em 2007 registaram-se cerca de 9 887 nados vivos de mães de nacionalidade estrangeira (7 690 em 2002), representando 9,6% do total de nados vivos de mães residentes em Portugal (6,7% em 2002).
Envelhecimento da população acentuou-se
A redução da natalidade e o aumento da longevidade resultam na manutenção da tendência de um duplo envelhecimento da população residente em Portugal, sendo evidente, entre 2002 e 2007, o estreitamento da base e o alargamento do topo da pirâmide etária, conclui o INE.
Entre 2002 e 2007 a proporção de jovens (dos 0 aos 14 anos de idade) decresceu de 15,8% para 15,3% da população residente total e o peso dos indivíduos em idade activa (dos 15 aos 64 anos de idade) também se reduziu, passando de 67,5% para 67,2%.
Já a importância relativa da população idosa (com 65 ou mais anos de idade) aumentou de 16,7% para 17,4%.
Em resultado das alterações da estrutura etária da população verifica-se que, no mesmo período, o índice de envelhecimento aumentou, passando de 105 para 114 indivíduos com 65 ou mais anos de idade por cada 100 indivíduos com menos de 15 anos de idade.
Cumprimentos.
Hoje criar um filho com condições dignas não é facil, requer muita disponibilidade de tempo e um bom orçamento todos os meses ...
População portuguesa com crescimento natural negativo pela primeira vez em 90 anos
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt
A taxa de natalidade em Portugal voltou a cair, em 2007, pelo terceiro ano consecutivo, enquanto a taxa de mortalidade aumentou. Comportamentos que levaram a taxa de crescimento natural da população portuguesa a cair pela primeira vez desde 1918, ano em que se registou uma epidemia de gripe pneumónica.
A população residente em Portugal, a 31 de Dezembro de 2007, foi estimada em 10.617.575 indivíduos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estística (INE).
A evolução demográfica em 2007 caracteriza-se por um crescimento de 18.480 indivíduos na população residente em Portugal, em consequência de um crescimento natural negativo (-1.020) e de um abrandamento do crescimento migratório (19.500).
Paralelamente ao abrandamento do ritmo de crescimento migratório da população, 0,18% contra 0,26% em 2006, verificou-se um decréscimo da taxa de natalidade, um aumento da taxa de mortalidade e a manutenção da taxa de mortalidade infantil.
A taxa de natalidade caiu para 9,7%, contra 10% em 2006. De acordo com os dados do INE, em 2007 registaram-se 102.492 nados vivos de mães residentes em Portugal, valor 2,8% inferior ao verificado em 2006 (105 449).
Associado a esta redução do número de nascimentos, verifica-se também o declínio do índice sintético de fecundidade, para 1,3 crianças por mulher, o valor mais baixo em Portugal. Este indicador traduz o número médio de nados vivos por mulher em idade fecunda e ficou muito abaixo dos valores de cerca de 3 crianças por mulher na década de 60 (início do período em análise), ou de 2,1 crianças por mulher – considerado o valor mínimo para assegurar a substituição de gerações e que foi observado no início dadécada de 80.
Já a taxa de mortalidade aumentou para 9,8 por cada mil habitantes, contra 9,6 em 2006. O número de óbitos atingiu os 103.512, no ano passado.
A taxa de mortalidade infantil manteve-se em valores abaixo dos 3,5 óbitos de crianças com menos de 1 ano por mil nados vivos.
Mulheres residentes em Portugal têm menos filhos e mais tarde
Paralelamente à redução da fecundidade, desde o início da década de 80 do século XX que a idade média das mulheres residentes em Portugal ao nascimento de um filho não cessa de aumentar, atingindo os 30,0 anos em 2007 (29,9 anos em 2006).
Tendência semelhante se verifica relativamente à idade média ao nascimento do primeiro filho, que em 2007 foi de 28,2 anos (28,1 anos em 2006).
Em resultado dos fluxos imigratórios verificados nos últimos anos, parte dos ascimentos ocorridos em território nacional reportam-se a mães de nacionalidade estrangeira residentes em Portugal.
Entre 2002 e 2007, verifica-se um peso crescente do número de nados vivos de mães de nacionalidade estrangeira residentes em Portugal. Em 2007 registaram-se cerca de 9 887 nados vivos de mães de nacionalidade estrangeira (7 690 em 2002), representando 9,6% do total de nados vivos de mães residentes em Portugal (6,7% em 2002).
Envelhecimento da população acentuou-se
A redução da natalidade e o aumento da longevidade resultam na manutenção da tendência de um duplo envelhecimento da população residente em Portugal, sendo evidente, entre 2002 e 2007, o estreitamento da base e o alargamento do topo da pirâmide etária, conclui o INE.
Entre 2002 e 2007 a proporção de jovens (dos 0 aos 14 anos de idade) decresceu de 15,8% para 15,3% da população residente total e o peso dos indivíduos em idade activa (dos 15 aos 64 anos de idade) também se reduziu, passando de 67,5% para 67,2%.
Já a importância relativa da população idosa (com 65 ou mais anos de idade) aumentou de 16,7% para 17,4%.
Em resultado das alterações da estrutura etária da população verifica-se que, no mesmo período, o índice de envelhecimento aumentou, passando de 105 para 114 indivíduos com 65 ou mais anos de idade por cada 100 indivíduos com menos de 15 anos de idade.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Elias Escreveu:
Ora bem, todos estes produtos são de marca. Mas todos eles têm produtos brancos equivalentes (isto é, de marca própria), que custam 30 ou 50% menos.
Agora eu pergunto a todos os que intervieram com os seus exemplos: porque é que não compram produtos "brancos", pagando apenas metade do preço?
1 abraço,
Elias
Oh Elias, e quem já comprava produtos "brancos" faz o quê... fica preto né?!?!

Bem, eu não faço as compras... só as levo do carro para casa (tipo burro de carga), mas o que sei é que o volume/peso das compras é o mesmo, mas o peso das compras no Cartão de Crédito aumentou!!!
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Aqui fica uma breve lista dos produtos de supermercado já mencionados neste tópico:
uma dúzia de ovos de 1ª marca
atum bom petisco
arroz agulha surinam
café Delta Ouro
óleo Fula
Leite Agros
Ora bem, todos estes produtos são de marca. Mas todos eles têm produtos brancos equivalentes (isto é, de marca própria), que custam 30 ou 50% menos.
Agora eu pergunto a todos os que intervieram com os seus exemplos: porque é que não compram produtos "brancos", pagando apenas metade do preço?
1 abraço,
Elias
uma dúzia de ovos de 1ª marca
atum bom petisco
arroz agulha surinam
café Delta Ouro
óleo Fula
Leite Agros
1 abraço,
Elias
pasil74 Escreveu:Eu vou dar um exemplo de mercadoria que eu vendo, não são produtos de 1ª necessidade mas com isto quero mostrar 2 coisas:
em abril de 2007 comprava um determinado modelo de baterias a 18€ vendia a 25€ isto valores sem iva que eu vou falar, pois eu vendo para revenda.
o aumento é grande cerca de 67% e não é das que aumentou mais mas o meu lucro na venda teve de descer para metade se quizer vender, o gásoleo agora a aumentar mais de 20% vou ter de aumentar o preço de venda se elas não descerem mas nunca nunca mais ganho o que ganhava á um ano atrás.
por isso não se preocupem se precisarem de comprar baterias para os vossos automóveis vos pedirem o dobro do que pagariam á um ano atras.
Agora posso citar um exemplo de um artigo que se gasta gastante e ainda ontem fiquei chocado, talvez nem á 1 ano o Óleo Fula custava 1,09 na pior das hipoteses, ainda á 2 semanas dei por 1 litro 1,79 ontem estava a 1,99, isto sempre no mesmo Hiper.
Acham isto normal?????
Ah, e eu também deixo mais dinheiro no supermercado com menos coisas e acho que para quem faz compras percebe o que estou a dizer sem precisar de exemplos!!!
Epá, ó pasil, desculpa lám mas explica-me como se eu fosse muito burro: comé que o teu lucro desceu para metade se antes compravas a 18 e vendias a 25 e agora compras a 30 e vendes a 36? parece-me que a diferença é de um eurito apenas (18%)
Recuperar
[quote="limpaesgotos
Desde o tempo do outro senhor (aquele que depois abandonou o barco), que isto não anda nada bom. E quem paga os erros dos governantes é sempre o mesmo, quem trabalha ... A continuar assim, começo a acreditar numa revolução !
Cumprimentos[/quote]
Eu acho é que só falta escolher a musica e ligar o rádio!
Mas acho que desta vez tem de ser com Marlin Mason acho que dá mais Pica
Fica a sugestão
Desde o tempo do outro senhor (aquele que depois abandonou o barco), que isto não anda nada bom. E quem paga os erros dos governantes é sempre o mesmo, quem trabalha ... A continuar assim, começo a acreditar numa revolução !

Cumprimentos[/quote]
Eu acho é que só falta escolher a musica e ligar o rádio!
Mas acho que desta vez tem de ser com Marlin Mason acho que dá mais Pica

Fica a sugestão
pasil74 Escreveu:Boas
Por aqui no interior tenho que dizer que se nota e bem, porquê???
1º as Senhoras professoras quase que se matam para arranjarem boleia umas com as outras.
2º as casas que se vê que estão habitadas e tem uma cartaz muito bonito a dizer vende-se.
3º as pessoas já trazem o lanchinho para o almoço, andam agora de dieta para o verão!!!
4º as pessoas já desesperam por ver o sol brilhar para andarem a pé, pois Transportes Publicos ainda estão congelados, aqui não foram os passe, que eu tenho que pagar para os lisboetas e tripeiros, andarem com eles agora congelados.
5º cada vez mais o "contrabando" de combustiveis vindos de oleos queimados quer vindos de espanha.
6º a cada vez maior procura de empregos na Construção Civil em Espanha, diz-se que já serão 120.000 no pais vizinho, o que é certo é que eu já rezo para que Deus os proteja nas viagem, pois aqui morreriam á fome e infelizmente muito estão a morrer nas estradas.
7º muitos negócios pequenos a fechar porque aqui não se ganha nada. O estado cada vez mais nos leva tudo e só dá a quem não trabalha e tem bom cabedal para trabalhar.
Por isso e por ver este sinais de miséria eu acho que devemos é continuar a fazer festa e ter esperança na Selecção Portuguesa e não ligar á crise do pais vamos mas é todos comprar uns LCDs gigantes a prestações para ver a bola o resto que se lixe, á gentinha pior que nós em África, e na china, vamos mas é ver o Euro que isso é que nos dá a razão de viver deixem lá os governantes nos lixarem á brava, não lixem é a Selecção, façam caravanas a apitar muito quando ganharmos e depois digam que ta mau o gasoleo tá caro!!!!
Tenham vergonha LUTEM pelo que realmente nos interessa e mandem a Fo.. Lixar a bola.
Se para a bola todos juntos podemos ser campeoes, porque nao todos juntos podemos mudar o pais como se mudou em 1974, mas não pode ser com cravos, tem de ser é com espinho de Rosa!!!

Cumprimentos
Cumprimentos.
Boas.
Tenho por aqui lido que a crise nas bolsas é originada
pela saída dos grandes investidores (e não só) para outros mercados, entre estes o do crude e os dos cereais.
Então em que ficamos?, vai se investir aí como refúgio,
os produtos sobem e depois gritamos que estamos a ser roubados.
Os bombeiros não devem acender incêndios,podem não conseguir apagá-los.
keijas
Tenho por aqui lido que a crise nas bolsas é originada
pela saída dos grandes investidores (e não só) para outros mercados, entre estes o do crude e os dos cereais.
Então em que ficamos?, vai se investir aí como refúgio,
os produtos sobem e depois gritamos que estamos a ser roubados.
Os bombeiros não devem acender incêndios,podem não conseguir apagá-los.
keijas
- Registado: 17/5/2008 19:41
Eu vou dar um exemplo de mercadoria que eu vendo, não são produtos de 1ª necessidade mas com isto quero mostrar 2 coisas:
Acham isto normal?????
Acham isto normal?????
... um exemplo... que não servirá de referência, mas...
... em casa sempre consumi café Delta Ouro.
Custo anterior 3,89 €
Custo actual 4,67 €
Como por vezes vou para o Alentejo dava um salto ao Carrefour de Badajoz, onde o preço era de 1,99 €/UN.
Praticamente a metade do preço praticado em Portugal (3,89€).
Comprava cerca de 20 UN e ainda abastecia na bomba do hiper com mais 8% de desconto nos combustiveis.
Neste momento desconheço os preços pois este ano ainda lá não fui.
BN
Custo anterior 3,89 €
Custo actual 4,67 €
Como por vezes vou para o Alentejo dava um salto ao Carrefour de Badajoz, onde o preço era de 1,99 €/UN.
Praticamente a metade do preço praticado em Portugal (3,89€).
Comprava cerca de 20 UN e ainda abastecia na bomba do hiper com mais 8% de desconto nos combustiveis.
Neste momento desconheço os preços pois este ano ainda lá não fui.
BN
Cubriclas Escreveu:Aproveitando o titulo deste tópico
O cartoon é excelente, tb já tinha visto, mas não é só a Galp...
Já em relação a preços, aqui fica mais um exemplo: pacote de café aqui há pouco tempo....1,89 EUR; ontem, o mesmo pacote 2,65 EUR

O que vale é que o tio belmiro oferece 50% no cartão e assim comprei uns quantos. É aproveitar nestas alturas, tal como quando a bolsa está a saldos (só que o café é mais barato).
Abraço e haja paciência!
Recuperar
Paulo Moreira Escreveu:Arroz agulha surinam era de 0.69 no início de Março deste ano, agora está um pouco acima de €1 (1.0#€, não me recordo do último dígito mas apostaria em 4 ou 8).
o arroz é dos produtos que mais subiram nos mercados mundiais. Mas um produto não é representativo da totalidade do cabaz.
Cubriclas Escreveu:Como TOC que sou, as diferenças no preço dos bens são sentidas ao nivel do sismo mais imperceptivel.Sei que para um mesmo cabaz acabo por gastar em média mais 10 a 15% do que gastava no fim do ano passado.
Então e comparando o fim do ano passado com o fim do ano anterior?
Obrigado a todos os que contribuíram com exemplos.
Eu também tenho alguns em casa que vou procurar para colocar aqui.
De qualquer forma, deixo uma achega: os preços de cada produto variam muito de um mês para outro ou mesmo de uma semana para outra, sem que isso signifique necessariamente aumento de preço. Por vezes o preço baixa para escoar o stock.
É um pouco como as acções, temos de olhar para a "big picture" eliminando o ruído do intraday.
1 abraço,
Elias
Eu também tenho alguns em casa que vou procurar para colocar aqui.
De qualquer forma, deixo uma achega: os preços de cada produto variam muito de um mês para outro ou mesmo de uma semana para outra, sem que isso signifique necessariamente aumento de preço. Por vezes o preço baixa para escoar o stock.
É um pouco como as acções, temos de olhar para a "big picture" eliminando o ruído do intraday.
1 abraço,
Elias
No fim do ano passado lembro-me perfeitamente de comprar atum da marca Bom Petisco a 0,94 euros. Este ano quando aumentou de preço passou a custar 1,08 euros. Perguntei à minha mãe se também tinha havido aumento de preço desta forma exponencial (vive noutra zona do país e o supermercado é outro) e o custo actual é o mesmo e o incremento foi parecido.
- Registado: 4/7/2006 19:54
Re: Sinais de preocupar
Elias Escreveu:goncalonr Escreveu:Meu caro, costuma fazer as compras regulares de supermercado? Eu faço... a subida de preços nos últimos 2 a 3 meses tem sido inacreditável! Nunca tinha visto subida tão grande em tão pouco tempo para determinados bens...
Gonçalo,
Tens números concretos que possas apresentar para exemplificar a situação que descreves?
1 abraço,
Elias
Claro! E acho que tens razão, ouço imensas pessoas a queixar-se que gastam mais mas depois não sabem porquê!
Um pequeno exemplo: há bem pouco tempo, uma dúzia de ovos de 1ª marca custava +/- € 1,2. Hoje, a mesma dúzia de ovos fica por quase € 1,8!
Podia dar mais exemplos, perfeitamente. Quer individual, quer globalmente, estimo que as minhas compras mensais de supermercado estão hoje 25% a 30% mais caras que no início do ano.
Abraço a todos.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, Eduardo R., Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, Investor Tuga, joao garcao, latbal, lito, malakas, Manchini888, maturidade, O Magriço, PMP69, Sinedrio, tami, trilhos2006, ze couves, zorro2009 e 168 visitantes