Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Hedginggggg. Será que isto é chinês?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Bullet23 » 28/5/2008 23:04

Provavelmente está na hora de alguns dos que aqui escrevem, darem o exemplo e porque não tornarem-se empresários?
Será que são só os gestores Portugueses é que estão descontentes com a subida do Ouro Negro? Isto não é um problema mundial? Será que os pescadores ou armadores do Canadá andam no mercado de futuros?
Será que fazendo como diz o Ulisses não estaria a alimentar ainda mais esta subida dos preços?
Tudo perguntas às quais eu não sei responder.

Quanto ao debate. Acho que foi bom, alguma transparência. Estou farto de debates à porta fechada, acho que outros partidos deveriam seguir a mesma estratégia.

Registado: 27/5/2008 12:02

por Dwer » 28/5/2008 22:20

Pata-Hari Escreveu:ah, pois é dwer, esses especuladores sem alma.... pois, é melhor fazeres já uma vaquinha para pagar para os especuladores crueis e sem moral pararem de fazer subir o crude.

uh.... quem faz hedging não é considerado especulador. É commercial. Estava a referir que uma acção que faz todo o sentido, a um determinado nível, como o dono de uma frota de taxis se cobrir com futuros de gasoleo, a um nível global poder ser contraproducente para o próprio.

"If we all go for the blonde and block each other, not a single one of us is going to get her. So then we go for her friends, but they will all give us the cold shoulder because no one likes to be second choice. But what if none of us goes for the blonde? We won't get in each other's way and we won't insult the other girls. It's the only way to win. It's the only way we all get laid."

John Nash (A Beautiful Mind)

get it?
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por karnuss » 28/5/2008 22:20

Muito bom, caro Ulisses! A verdade é para ser dita, doa a quem doer...

Com sua licença, irei "plagiá-lo" no meu blog :)

Registado: 14/3/2008 22:37

por NGRO » 28/5/2008 22:08

E porque não?

Se existe regulamentação no sentido de criar mínimos anuais de horas de formação para os colaboradores das empresas, porque não tb para os srs. empresários?

Já agora e que tal criar a "empresa na hora + 1 semana de formação" e "obrigar" todas as pessoas que constituem uma nova empresa a passar por um processo formativo?

Não deveriam os detentores do capital serem tb detentores de conhecimento suficiente para delinear estratégias de sucesso?

Registado: 29/11/2007 11:02

por Branc0 » 28/5/2008 22:04

Eu não vi o debate mas sei que há mais do que um economista a candidatar-se à liderança do PSD... ironias?

Como de costume estão mais interessados em vender promessas e ilusões à custa de todos do que apontar soluções para os problemas.

E claro... a grande parte dos empresarios portugueses nem nunca ouviu falar de hedging a não ser que tenha sido mesmo num restaurante chinês :(
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por SirPatrickBateman » 28/5/2008 21:58

Não nos esqueçamos que a maioria do tecido empresarial português (nome pomposo, como gostam de chamar) é constituido em grande parte por empresas familiares.

Ora, hedging é mesmo chinês.... e quando não é, e se fala mais em português, do género de "cobertura de risco"... já sabem o que é, mas o tema é ainda muito pouco aprofundado.

O governo tem que por mão nisto (gosto tanto desta expressão :mrgreen: ), e apoiar formação na área da gestão... mas o problema é que o dono da empresa familiar nem sequer pensa que precisa de formação.

Gostaria de ver, uma OBRIGATORIEDADE de gestores de PME's de empresas familiares (que estão bem identificadas) em frequentarem cursos/formação relacionada com Risco (conceito global)!

Isso sim, seria inteligente.

Registado: 6/11/2002 16:28

por Pata-Hari » 28/5/2008 21:56

ah, pois é dwer, esses especuladores sem alma.... pois, é melhor fazeres já uma vaquinha para pagar para os especuladores crueis e sem moral pararem de fazer subir o crude.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por scpnuno » 28/5/2008 21:56

Com a divulgação mediática que a "bolsa" e os "mercados" têm tido, presumo que haverá muitos empresários (dos tais) a ler o caldeirão.

Este topico do Ulisses já deve ter provocado telefonemas frenéticos para os respectivos gestores de conta a mandar comprar de imediato "aí uma duzia de Hedgiiinnngs chineses, daqueles que são recomendados no Caldeirão para tapar a subida do crude no futuro"

E (com o perdão dos gestores de conta presentes) haverá gestores espantados e estremunhados a garantir "logo de manhã trato disso, que de momento não tenho acesso ás cotações dos hedgings chineses - quer cobrir o futuro próximo do brent ou o futuro longinquo do crude?" (isto enquanto procura frenetiamente na net os ditos cujos)

Lindo serviço, Sr. Ulisses! Amanhã abrem os noticiários a dizer "a queda do crude foi provocada por um artigo de um conhecido analista no Caldeirão de Bolsa...."
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por NGRO » 28/5/2008 21:50

Sábias palavras...mas o problema estrutural da educação da generalidade dos nossos empresários inviabiliza esse tipo de estratégia de redução do risco.

Quem sabe se esta próxima geração...

Registado: 29/11/2007 11:02

por Quico » 28/5/2008 21:40

Ulisses:

Estás a falar chinês para a maior parte da realidade empresarial portuguesa! :wink:

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Dwer » 28/5/2008 21:35

Cá em Portugal não sei, mas o recurso ao hedging é um dos factores da cavalgada do crude. Posições longas com rollover permanente.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Ulisses Pereira » 28/5/2008 21:34

Exactamente. E coragem pública para se assumir isso?

Beijo,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Pata-Hari » 28/5/2008 21:32

O que nos traz de volta para o problema muito bem levantado pelo branc0. Se quem gere as empresas não se protege destes riscos, porque se deveria pensar em sermos nós (quem paga impostos) a sponsorizar isso? não faria mais sentido deixar que essas empresas sejam substituidas naturalmente pelas empresas que conseguem fazer a gestão do risco?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Hedginggggg. Será que isto é chinês?

por Ulisses Pereira » 28/5/2008 21:27

Estou a assistir ao debate dos candidatos à liderança do PSD e esta discussão sobre o apoio que se deve dar aos sectores mais dependentes dos combustíveis fez-me ter vontade de escrever sobre algo que ando há semanas para escrever.

Como é que é possível que empresas de grande dimensão não façam cobertura de risco? Se eu tenho uma empresa de camionagem com um volume de negócios de milhões de euros e em que a esmagadora parte dos meus custos vem de combustível, não é lógico que se faça a cobertura do risco de variação dos preços de combusíveis? Aquela pequenina percentagem que teriam que gastar no mercado de futuros não lhes garantia uma vida tranquila, sem estes riscos de falência que tantos dizem que correm? E as companhias de aviação? E as grandes companhias de pesca?

A verdade é que o que costuma acontecer é o seguinte. O Crude está a 30 e quando atinge os 60, alguém dentro da empresa se lembra de dizer: "Isto está complicado, deviamos ter feito uma cobertura no mercado de futuros. Só que agora já subiu tanto vamos fazer a cobertura de risco na pior altura. Esqueçam". E depois o crude duplica de valor e a empresa diz que corre o risco de fechar portas...

O mesmo que digo para o crude, digo para as empresas exportadoras em relação à valorização brutal do euro face ao dólar. Quantas exportadoras estão em grandes dificuldades devido a esta valorização do euro. E cobertura cambial, é só para os livros?

Não deixa de ser curioso ver o mundo inteiro a culpar o mercado de futuros (e os seus especuladores) pela subida meteórica do preço do crude e depois esquecerem-se que uma das razões pelas quais foi criado o mercado de futuro foi mesmo para fazer esta cobertura cambial.

Estranho mundo este.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Aqui_Vale, Bing [Bot], caganixo7, goncaladas, Google Adsense [Bot], icemetal, jmmalmeida, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, trilhos2006, TTM62, VALHALLA e 262 visitantes