Comprar casa ou arrendar?
Lion_Heart Escreveu:O preço das casas tem sido negativamente influenciado pela actual situação económica um pouco por todo o mundo, nomeadamente em Portugal, onde o valor das mesmas caiu 4,8% no terceiro trimestre em termos homólogos, avança o estudo elaborado pela Knight Frank, representada pela Worx em Portugal.
Segundo a mesma fonte, nos EUA verificou-se uma das maiores quedas anuais (16,3%). Já o Reino Unido apresenta um “forte decréscimo anual [10,2%] e trimestral [4,6%]”.
O estudo realça ainda que Espanha, “embora apresente resultados negativos, não atinge os números de Portugal. Ou seja, a queda anual do valor das casa no país vizinho é de 2,7%, enquanto em Portugal é de 4,8%. Em termos trimestrais, o preço das casas caiu 1,9% no nosso país e 1,3% em Espanha.
Relativamente às maiores quedas, de sublinhar a Letónia que tem um decréscimo anual de 24,1%.
O Dubai é o país onde se tem verificado um maior crescimento no valor das casas (76,1% em termos homólogos e 15,7% em termos trimestrais.
in www.negocios.pt
Pessoalmente, tenho muitas dúvidas sobre estes números. A KF nunca emitiu nenhum índice, logo a opinião de que o mercado desceu x% é com base em quê? Qual a base? Tamanho da amostra? E Espanha só desceu 2,7%?! Existem estatísticas oficiais que apontam para descidas muito superiores...
Nos tempos que correm, números colados a pastilha elástica dá nisto...
O preço das casas tem sido negativamente influenciado pela actual situação económica um pouco por todo o mundo, nomeadamente em Portugal, onde o valor das mesmas caiu 4,8% no terceiro trimestre em termos homólogos, avança o estudo elaborado pela Knight Frank, representada pela Worx em Portugal.
Segundo a mesma fonte, nos EUA verificou-se uma das maiores quedas anuais (16,3%). Já o Reino Unido apresenta um “forte decréscimo anual [10,2%] e trimestral [4,6%]”.
O estudo realça ainda que Espanha, “embora apresente resultados negativos, não atinge os números de Portugal. Ou seja, a queda anual do valor das casa no país vizinho é de 2,7%, enquanto em Portugal é de 4,8%. Em termos trimestrais, o preço das casas caiu 1,9% no nosso país e 1,3% em Espanha.
Relativamente às maiores quedas, de sublinhar a Letónia que tem um decréscimo anual de 24,1%.
O Dubai é o país onde se tem verificado um maior crescimento no valor das casas (76,1% em termos homólogos e 15,7% em termos trimestrais.
in www.negocios.pt
in www.negocios.pt
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
scotch Escreveu:À cerca deste assunto,estive na última semana a ver uns apartamentos para arrendar na freguesia da Reboleira, na Amadora.Ambos T1 com kitchnet e cerca de 45m2.
Um em significativo mau estado, pediam 380Eur, outro em melhor estado pediam 350Eur.Quer um quer outro em edificios da década de 70.O de 350Eur a cerca de 5 min da estação da CP, o de 380Eur a cerca de 10 min.
Qualquer um deles sem qualquer extra,como por exemplo gás canalizado!
Qual a vossa opinião à cerca do valor dos arrendamentos?
Eu não aluguei porque nenhum deles ía de encontro às minhas expectativas.Qualquer um necessitava de obras de melhoramentos.
O proprietário do apartamento de 380Eur, ainda tinha a opção da venda por 55.000Eur, o que ficaria por uma prestação de 270Eur durante 5 anos.Subindo depois para 313Eur.
Como não faz parte dos meus planos constituir familia no médio/longo prazo e enquanto as condições dos apartamentos para arrendar se mantiverem iguais a estes que visitei, concluo que será melhor comprar.
Na comprar, sempre tenho maior margem de negociação e depois posso recuperar a casa ao meu gosto.
O pensamento está correcto, a conclusão parece-me errada. Se não perspectiva constituir família, então deve arrendar. A não ser que, por qualquer motivo de crença, não queira de todo constituir família!
É que se quer, mais tarde ou mais cedo isso vai acontecer, logo o prazo de permanência na actual casa é curto (se calhar, menos de 5 anos). Assim, compensa mais arrendar - acho que já postei aqui sobre este tema, como o prazo de permanência afecta a decisão de compra/arrendamento.
Um abraço a todos.
Boas.
Considero que, actualmente, a melhor solução é arrendar casa, com excepção se descobriram a casa das vossas vidas. Os modos de vida alteram-se muito hoje em dia, e aquilo que hoje é uma certeza, amanhã é uma dúvida perinente. Vender casas não está fácil, sobretudo nos suburbios...
Qunato ao valor da renda na Reboleira, parece-em um bocado, e falo com experiência na matéria. Talvez o prémio de risco esteja alto, face á população alvo da zona...
Ainda assim, e caso considere que vai permanecer um prazo estimado de 1 ano ou mais, poderá negociar o valor da renda...
Dou apenas um exemplo:
350x12=4200 Euros/ano.
Tente se aproximar mais dos 3500 euros/ano, com pagamento integral das 12 rendas, garantindo que a actualização para os anos seguintes será feita com base na média desse valor... vá acrescentando condições, tais como as obras que são necessárias fazer.
Para um senhorio, garantir 12 meses de renda é, hoje, extraordinário....
Cumprimentos,
Nandor
Considero que, actualmente, a melhor solução é arrendar casa, com excepção se descobriram a casa das vossas vidas. Os modos de vida alteram-se muito hoje em dia, e aquilo que hoje é uma certeza, amanhã é uma dúvida perinente. Vender casas não está fácil, sobretudo nos suburbios...
Qunato ao valor da renda na Reboleira, parece-em um bocado, e falo com experiência na matéria. Talvez o prémio de risco esteja alto, face á população alvo da zona...
Ainda assim, e caso considere que vai permanecer um prazo estimado de 1 ano ou mais, poderá negociar o valor da renda...
Dou apenas um exemplo:
350x12=4200 Euros/ano.
Tente se aproximar mais dos 3500 euros/ano, com pagamento integral das 12 rendas, garantindo que a actualização para os anos seguintes será feita com base na média desse valor... vá acrescentando condições, tais como as obras que são necessárias fazer.
Para um senhorio, garantir 12 meses de renda é, hoje, extraordinário....
Cumprimentos,
Nandor
----
Quem não quer perder, o melhor é não arriscar...
Quem não quer perder, o melhor é não arriscar...
- Registado: 25/10/2008 20:03
scotch Escreveu:Como não faz parte dos meus planos constituir familia no médio/longo prazo e enquanto as condições dos apartamentos para arrendar se mantiverem iguais a estes que visitei, concluo que será melhor comprar.
Na comprar, sempre tenho maior margem de negociação e depois posso recuperar a casa ao meu gosto.
A única desvantagem em comprar é que se precisares de vender nos próximos anos vais ter dificuldade em o fazer sem perder dinheiro porque o mercado não está famoso... tens de fazer algumas contas para veres quantos anos precisas de ficar com toda a certeza nesse apartamento para valer a pena comprá-lo!
Não te esqueças também que ao comprares tens mais despesas, o IMI e o condomínio são certas, depois tens de lhe acrescentar obras de conservação/reparação!
Boa sorte
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
À cerca deste assunto,estive na última semana a ver uns apartamentos para arrendar na freguesia da Reboleira, na Amadora.Ambos T1 com kitchnet e cerca de 45m2.
Um em significativo mau estado, pediam 380Eur, outro em melhor estado pediam 350Eur.Quer um quer outro em edificios da década de 70.O de 350Eur a cerca de 5 min da estação da CP, o de 380Eur a cerca de 10 min.
Eu não aluguei porque nenhum deles ía de encontro às minhas expectativas.Qualquer um necessitava de obras de melhoramentos.
O proprietário do apartamento de 380Eur, ainda tinha a opção da venda por 55.000Eur, o que ficaria por uma prestação de 270Eur durante 5 anos.Subindo depois para 313Eur.
Como não faz parte dos meus planos constituir familia no médio/longo prazo e enquanto as condições dos apartamentos para arrendar se mantiverem iguais a estes que visitei, concluo que será melhor comprar.
- Registado: 23/2/2008 0:35
map,
obrigado pelas suas palavras. espero que tenha lido bem o meu ultimo post... o mercado está a descambar...
eu neste momento estou 100% alocado... a vantagem de não escolher apenas uma imobiliária é a de que como neste momento está tudo mau... eles esforçam-se mesmo muito... e vária a concorrer é o melhor.
já agora muitas imobiliárias já fecharam as portas também...
abraço
obrigado pelas suas palavras. espero que tenha lido bem o meu ultimo post... o mercado está a descambar...
eu neste momento estou 100% alocado... a vantagem de não escolher apenas uma imobiliária é a de que como neste momento está tudo mau... eles esforçam-se mesmo muito... e vária a concorrer é o melhor.
já agora muitas imobiliárias já fecharam as portas também...
abraço
- Registado: 19/4/2005 11:11
pvg80713 Escreveu:já aqui disse que sou proprietário e que invisto no imobiliário e tenho casas arrendadas.
ontem estive com aquele que para mim é um grande construtor e proprietário e dono de uma grande loja de materiais de construção.
A visão dele é : não se vende nada ! algumas casas caras... e pouco mais. cara quer dizer vários milhoes.
aquela casa de 1 milhão de euros, já não se vende !
estou a perder dinheiro todos os dias e não dá para pagar os ordenados...
não se consegue arrendar, tem que se baixar os valores e as condições.
e já tive que dizer a um inquilino, que levava lá a casa 20 brasileiros e ucranianos se ele nao abandonar a casa imediatamente uma vez que não paga a renda.
a minha experiencia ainda não é péssima mas é preocupante. muitos inquilinos já me pagam ao dia 20 e, penso que vai piorar...
Olá pvg
Andei e ando "enrolado" com 2 imóveis para vender desde à 2 anos e decidi-me a alugar um deles muito pela sua experiência que partilhou neste tópico.
Consigo aprendi alguns truques por forma a seleccionar clientes e optei por meter numa imobiliária para serem eles a mostrar com as minhas condições.
Não sei se tive sorte ou se foi bem "trabalhado",pelo que numa altura muito dificil do mercado,porque não opta por uma imobiliaria para
efectuar a angariação.
A ideia com que fiquei,foi que quem procura uma imobiliaria sabe que vai pagar mais e não se importa!
cumps e boa sorte
já aqui disse que sou proprietário e que invisto no imobiliário e tenho casas arrendadas.
ontem estive com aquele que para mim é um grande construtor e proprietário e dono de uma grande loja de materiais de construção.
A visão dele é : não se vende nada ! algumas casas caras... e pouco mais. cara quer dizer vários milhoes.
e já tive que dizer a um inquilino, que levava lá a casa 20 brasileiros e ucranianos se ele nao abandonar a casa imediatamente uma vez que não paga a renda.
a minha experiencia ainda não é péssima mas é preocupante. muitos inquilinos já me pagam ao dia 20 e, penso que vai piorar...
Eu li a notícia na versão impressa e a leitura que faço é que o proprietários estão cada vez mais a enterrarem-se.
Eles devem-se julgar iguais aos bancos!Assim não vão a lado nenhum.O nicho de mercado que recorre ao arrendamento, não tem de todo possibilidades de contrair um crédito à habitação,pelos entraves colocados pela banca.
Se os proprietários também vão colocar os mesmos entraves, ao mesmo nível, vão ficar com as casas devolutas, até chegarem ao ponto em que muitas estão no centro de lisboa.
Mas já existem proprietários que não conseguindo vender por um preço minimo, e ja tendo uma despesa com outra casa, estão dispostos a alugar!
Mais vale alugar do que ter duas prestações,e a casa vazia!
Depois parece-me que o mercado esta a começar a inverter:a procura pela compra está a diminuir e pelo arrendamento está a aumentar.De qualquer das formas as casas velhas e mal conservadas não têm saída.
Eles devem-se julgar iguais aos bancos!Assim não vão a lado nenhum.O nicho de mercado que recorre ao arrendamento, não tem de todo possibilidades de contrair um crédito à habitação,pelos entraves colocados pela banca.
Se os proprietários também vão colocar os mesmos entraves, ao mesmo nível, vão ficar com as casas devolutas, até chegarem ao ponto em que muitas estão no centro de lisboa.
Mas já existem proprietários que não conseguindo vender por um preço minimo, e ja tendo uma despesa com outra casa, estão dispostos a alugar!
Mais vale alugar do que ter duas prestações,e a casa vazia!
Depois parece-me que o mercado esta a começar a inverter:a procura pela compra está a diminuir e pelo arrendamento está a aumentar.De qualquer das formas as casas velhas e mal conservadas não têm saída.
29 Setembro 2008 - 00h30
In Correio da Manhã
Habitação: Senhorios apertam condições a candidatos
Mais difícil arrendar casa
Os proprietários estão a exigir garantias bancárias em vez de fiadores para novos contratos de arrendamento, precavedo-se assim contra calotes.
"Os senhorios estão a ser mais exigentes e as garantias bancárias dão mais segurança", confirmou ao Correio da Manhã António Marques, da Associação Nacional de Proprietários, explicando que em caso de incumprimento os proprietários sabem que conseguem receber. Por outro lado, também pedem frequentemente "a declaração de IRS de forma a certificarem-se dos rendimentos", adiantou ainda António Marques.
"Os senhorios pedem garantias bancárias e os bancos, por seu turno, asseguram que os clientes têm forma de cumprir com as obrigações pedindo-lhes garantias", explicou ao nosso jornal fonte bancária.
Estas garantias pedidas pelos proprietários têm a duração de seis meses e podem ser accionadas pelos senhorios nos casos em que o inquilino deixa de pagar a renda.
Raquel Oliveira
In Correio da Manhã
Habitação: Senhorios apertam condições a candidatos
Mais difícil arrendar casa
Os proprietários estão a exigir garantias bancárias em vez de fiadores para novos contratos de arrendamento, precavedo-se assim contra calotes.
"Os senhorios estão a ser mais exigentes e as garantias bancárias dão mais segurança", confirmou ao Correio da Manhã António Marques, da Associação Nacional de Proprietários, explicando que em caso de incumprimento os proprietários sabem que conseguem receber. Por outro lado, também pedem frequentemente "a declaração de IRS de forma a certificarem-se dos rendimentos", adiantou ainda António Marques.
"Os senhorios pedem garantias bancárias e os bancos, por seu turno, asseguram que os clientes têm forma de cumprir com as obrigações pedindo-lhes garantias", explicou ao nosso jornal fonte bancária.
Estas garantias pedidas pelos proprietários têm a duração de seis meses e podem ser accionadas pelos senhorios nos casos em que o inquilino deixa de pagar a renda.
Raquel Oliveira
Puxei este post, porque passado 4 meses da ultima mensagem sucederam-se acontecimentos que no médio prazo poderam alterar o mercado de arrendamento.
Se os bancos já desconfiam quando emprestam entre si, imagine-se quando é para emprestar a particulares!
Já desde há muito tempo que o mercado imobiliario(compra/venda) está em queda.Existem inclusivé apartamentos novos em venda já lá vão 2 anos.A oferta é maior que a procura!
No entanto no arrendamento sucede-se algo semelhante à compra.Ninguém quer apartamentos velhos,mal conservados!
Será que vai surgir um mercado de arrendamento de apartamentos novos?Em que os construtores/promotores constroem com o objectivo de arrendar!
Neste momento mais do que saber o que é mais compensador no longo prazo, é saber o que é mais facil no imediato!Comprar ou arrendar?
Se os bancos já desconfiam quando emprestam entre si, imagine-se quando é para emprestar a particulares!
Já desde há muito tempo que o mercado imobiliario(compra/venda) está em queda.Existem inclusivé apartamentos novos em venda já lá vão 2 anos.A oferta é maior que a procura!
No entanto no arrendamento sucede-se algo semelhante à compra.Ninguém quer apartamentos velhos,mal conservados!
Será que vai surgir um mercado de arrendamento de apartamentos novos?Em que os construtores/promotores constroem com o objectivo de arrendar!
Neste momento mais do que saber o que é mais compensador no longo prazo, é saber o que é mais facil no imediato!Comprar ou arrendar?
pvg80713 Escreveu:novo conselho ao pedrom,
aprende a fazer tu e a tua namorada (esposa) as reparações e pinturas. vais te divertir, poupar uma pipa de massa e apreder o valor destes trabalhos. E vais ser INDEPENDENTE !
e por fim, talvez o maior e talvez unico conselho que posso dar a todos :
pedrom, experimente não pagar a casa !
sim... ficar com ela completamente de borla !
voce licitou a casa à CGD... peça o dinheiro todo emprestado à ....CGD... veja nos sites da ERA ou da REMAX, quanto custa alugar uma casa igual á sua...
alugue a sua ( com cuidado... )
Parabéns você acaba de ganhar uma casa à BORLA!
repita, repita...
(não é completamente linear, para mim não foi nas primeiras...)
Neste momento estou a beira de fazer um negócio com uma rentabilidade significativa sem sequer o passar pelo meu nome.
Tenho hipótese de o alugar ou de ir viver para lá dependendo do negócio que tenho em mãos com o meu.
Tenho ainda hipótese de o vender ao meu irmão sem ganhar nada, mas depende dele!!!
O negócio que fiz foi bom mas não para qualquer pessoa pois é preciso ter uma visão do que se pode fazer com a matéria prima que se tem...!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
novo conselho ao pedrom,
aprende a fazer tu e a tua namorada (esposa) as reparações e pinturas. vais te divertir, poupar uma pipa de massa e apreder o valor destes trabalhos. E vais ser INDEPENDENTE !
voce licitou a casa à CGD... peça o dinheiro todo emprestado à ....CGD... veja nos sites da ERA ou da REMAX, quanto custa alugar uma casa igual á sua...
repita, repita...
repita, repita...
pedrom Escreveu:pvg80713 Escreveu:dia 31 na Batalha e dia 1 em Lisboa a EuroEstates vai fazer um leilão da Caixa Geral de Depósitos.
Um T3 deste leilão foi ganho por mim. Foi um optimo negócio, além de precisar de umas reparações e pintura.
parabens pedrom
só agora vi. ainda bem que aproveitaste, pensei que ninguem me ligava nenhuma...
conselho a quem quer arrendar :
arranje um amigo num banco !
antes de arrendar pergunte ao seu amigo para ele ver na base de dados de ocorrencias do Banco de Portugal se os seus futuros inquilinos lá estão... se estão não alugue. pague um almoço ao seu amigo... o que ele fez não é ... lá muito legal... mas para que servem os amigos.
fbatista72 Escreveu:Talvez esteja aqui a resposta a muitas perguntas:
http://www.nytimes.com/2007/04/10/busin ... APHIC.html

Muito giro, bem apanhado. No fundo, como tenho dito: Valo Residual e tempo.
Talvez esteja aqui a resposta a muitas perguntas:
Boas,
se me permite algumas dicas:
É importante saber o preço de mercado do imóvel,fora desse preço é muito dificil vender a não ser que o imóvel tenha algo que o diferencie da maralha.Como encontrar esse preço?efectue busca na internet por tipologias identicas na zona e compare preço m2.Atenção a factores de valorização como orientação solar,vista,acabamentos.
Depois de ter uma "ideia" do preço contactar imobilaria e confirmar.
A opção por venda directa está cada vez mais em desuso,mas a opção é sempre do proprietário!
Atenção que se o imóvel fôr mesmo bom e optar por imobiliaria e esta vier com a "tanga" da exclusividade pode sempre forçar a anulação dessa clausula a troco por exemplo de placa dessa mesma imobiliaria!
cumps
se me permite algumas dicas:
É importante saber o preço de mercado do imóvel,fora desse preço é muito dificil vender a não ser que o imóvel tenha algo que o diferencie da maralha.Como encontrar esse preço?efectue busca na internet por tipologias identicas na zona e compare preço m2.Atenção a factores de valorização como orientação solar,vista,acabamentos.
Depois de ter uma "ideia" do preço contactar imobilaria e confirmar.
A opção por venda directa está cada vez mais em desuso,mas a opção é sempre do proprietário!
Atenção que se o imóvel fôr mesmo bom e optar por imobiliaria e esta vier com a "tanga" da exclusividade pode sempre forçar a anulação dessa clausula a troco por exemplo de placa dessa mesma imobiliaria!
cumps
...desculpem a pergunta , mas tambem vou por o meu apartamento á venda e não percebo nada do assunto , alguém sabe de um site onde possa "aprender" ou pelo menos ficar minimamente informado da papelada da casa que tenho que ter ? já li por aí que tenho que ter o BI da casa ?!?!
tenho a escritura e a caderneta predial e pouco mais , alguem sabe , onde posso obter mais infomações ???
não queria entrar pela imobiliária adentro sem ter algumas noções e papeis , se topam que sou um tótó na materia , ainda me "lixam" mais...
obrigado...
tenho a escritura e a caderneta predial e pouco mais , alguem sabe , onde posso obter mais infomações ???
não queria entrar pela imobiliária adentro sem ter algumas noções e papeis , se topam que sou um tótó na materia , ainda me "lixam" mais...
obrigado...
...Better to Fight for something, than Live for nothing !!!
o faroleiro Escreveu:Se for útil para alguém aqui está um modelo: http://www.gestaodocondominio.pt/print.php?sid=357
não sei é se esta actualizado, mas parece-me correcto.
Engraçado, é exactamente o contrato que a minha senhoria me deu!

- Registado: 27/4/2007 13:28
Se for útil para alguém aqui está um modelo: http://www.gestaodocondominio.pt/print.php?sid=357
Ave Caesar! Morituri te salutamus.
o faroleiro Escreveu:pvg80713, o que fazes quando não pagam a renda?
Desculpa a pergunta.![]()
Tens algum modelo de contrato de arrendamento que possas disponibilizar![]()
Obrigado
Faroleiro,
a figura do fiador é fundamental. Se não pagam ligas ao fiador a avisar... normalmente resulta.
Eu tenho tido muita sorte... e não tenho tido que avançar com processos... mas sim é pura sorte.
Lá está,... mais vale não alugares a alugares com problemas... portanto a regra de ver o IRS do inquilino mais a do fiador é fundamental.
depois sugiro seres sócio da associação lisbonense de proprietários, teem advogados a que podes recorrer à borla ( eu ainda não precisei... mas sei que um dia vou precisar).
por ultimo, deixo mais um aviso à navegação... casas de 500 euros por mes alugam-se imediatamente, tal como as de mais de 1000... mas no meio destes valores começa a haver muita oferta, e algumas dificuldades.
começo a pensar que este mercado vai ficar muito saturado...
abraço a todos
editad...
os contratos de arrendamento que faço são standard e pode comprar em muitas papelarias...
Acho que é relevante realçar aqui alguns aspectos que os colegas forenses têm realçado:
- O imobiliário, e especialmente o sector da habitação, tem muito de emocional. Para mim, enquanto profissional desta área, não me estranha nada alguém oferecer mais 10% ou 20% que o "Valor de Mercado";
- Um casa num 3º andar do nº X da Av. Y pode não ter nada a ver com o 3º Andar do nº W da mesma Av. Y. Isto é uma das características mais importante do imobiliário - não é fungível;m
- Estes aspectos justifica que mesmo nos tempos que correm, ainda se fazem negócios que por vezes as pessoas não entendem;
- É verdade que para muitas pessoas, principalmente das classes baixa, média-baixa e média, as coisas estão complicadas: elevada alavancagem (que adiciona a outros créditos pessoais e ao consumo), elevada oferta de imóveis similiares e baixa procura. Não esquecer que as prestações de créditos não deveriam exceder os 30% a 35% do rendimento mensal disponível. Façam as contas...
- As mediadoras querem lá saber de incentivos! Elas querem é imóveis que se vendam rapidamente, com o menor esforço possível para encaixar a comissão. O mediador é um velocista por natureza, já o investidor/promotor é um maratonista...
- Aqui apanha-se um gap importante do mercado, entre mediadores e promotores/investidores;
- Volto a frisar, a decisão entre arrendar e comprar é secular, tem argumentos válidos de lado a lado mas o mais importante, continuo a dizer, tem a ver com prazo e expectativas futuras. O imobiliário tem elevado Valor Residual, ao contrário da maior parte dos activos.
Abraço a todos.
- O imobiliário, e especialmente o sector da habitação, tem muito de emocional. Para mim, enquanto profissional desta área, não me estranha nada alguém oferecer mais 10% ou 20% que o "Valor de Mercado";
- Um casa num 3º andar do nº X da Av. Y pode não ter nada a ver com o 3º Andar do nº W da mesma Av. Y. Isto é uma das características mais importante do imobiliário - não é fungível;m
- Estes aspectos justifica que mesmo nos tempos que correm, ainda se fazem negócios que por vezes as pessoas não entendem;
- É verdade que para muitas pessoas, principalmente das classes baixa, média-baixa e média, as coisas estão complicadas: elevada alavancagem (que adiciona a outros créditos pessoais e ao consumo), elevada oferta de imóveis similiares e baixa procura. Não esquecer que as prestações de créditos não deveriam exceder os 30% a 35% do rendimento mensal disponível. Façam as contas...
- As mediadoras querem lá saber de incentivos! Elas querem é imóveis que se vendam rapidamente, com o menor esforço possível para encaixar a comissão. O mediador é um velocista por natureza, já o investidor/promotor é um maratonista...
- Aqui apanha-se um gap importante do mercado, entre mediadores e promotores/investidores;
- Volto a frisar, a decisão entre arrendar e comprar é secular, tem argumentos válidos de lado a lado mas o mais importante, continuo a dizer, tem a ver com prazo e expectativas futuras. O imobiliário tem elevado Valor Residual, ao contrário da maior parte dos activos.
Abraço a todos.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1 e 138 visitantes