Caldeirão da Bolsa

To STOP or not to STOP!?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 24/5/2008 15:29

fico, acho complicado fazer comentários dado que apenas contas os resultados de uma estratégia aplicada a três trades. Aparentemente a estratégia tem potencial para gerar outros trades ganhadores mas não nos dás dados para poder comentar verdadeiramente ...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

To STOP or not to STOP!?

por Fipo » 24/5/2008 15:02

Sou um pequeno (pequenino!) investidor, no que a negociações em bolsa diz respeito.
Sempre que comprei acções fi-lo com uma perspectiva de médio/longo prazo. Obviamente que no curto prazo se dada cotação cavalgar para norte desenfreadamente vender e realizar mais-valias é sempre uma boa opção!

Resolvi criar este tópico pois o tema é muitas vezes abordado noutros, por vezes com alguma polémica.
Nunca usei STOPs (se é que sei sequer o seu significado correcto, suponho que seja o mesmo que stoploss).

Resolvi criar uma história de uma negociação virtual, usando STOPs, agradecia que comentassem e/ou corrigissem qualquer falha no meu raciocínio, pois além de pequeno investidor também estou "verdinho"!!
Vamos ignorar comissões bancárias e de corretagem, para facilitar. Imaginemos então:

"O Sr K decidiu investir 5000€ em acções. Após alguma AT, AF, notícias, PT (dos fidedignos, claro!! :lol: ), etc optou por uma empresa cotada a 5€. Achou que no espaço de 1-2 anos podia obter uma rentabilidade de 30%. Tudo apontava para o despontar deste título, portanto comprou 1000 acções. Como estratégia apontou para os 6,50€, definindo um STOP de 10%.
Passadas 2-3 semanas a cotação desce, atingindo o valor de 4,5€. Vendeu, assumiu as perdas e ficou com 4500€ (e uma perda de 500€).
No mês seguinte, nova revisão do PT ( :twisted: ), etc, etc, e o papel desce aos 4€! O Sr K voltou a entrar aplicando os 4500€. Tinha agora 1125 acções.
De novo o mercado pressiona, e a cotação volta a rumar a sul atingindo os 3,6€. Mais uma vez o Sr K vendeu, realizando 4050€ (e já perdia 950€). As quedas continuaram, e voltou a entrar a 3€ ficando agora com 1350 acções.
Os mercados acalmaram, as notícias melhoraram, os touros avançaram... enfim passado 1 ano e meio a cotação da empresa chegou aos 6,5€!!! O Sr K vendeu as 1350 acções e realizou 8775€, com uma mais-valia de 3775€"

CONCLUSÂO
*Não usando STOPs o investimento teria de facto rentabilizado 30%. Bom.

*Usando STOPs a rentabilidade sobe para os 75%. Fabuloso!!

*O lucro usando STOPs, neste caso, é 150% superior ao lucro não usando os mesmos!!

Esta história (e não passa disso) vale o que vale. è sempre fácil opinar a posteriori. No entanto parece-me óbvio que uma estratégia com STOPs é sem dúvida uma boa opção. O conforto é maior nas perdas, e a satisfação maior nos ganhos.
Se anteriormente disse que nunca os usei, creio que está na hora de repensar e passar a usar.

De qualquer modo, e dado o meu amadorismo, gostava dos comentários, criticas, conselhos, etc dos ilustres forenses.
Um abraço, bons negócios.
Fipo

Registado: 12/2/2008 13:39

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Artur Jorge, Bing [Bot], Cem pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Investor Tuga, Jonas74, latbal, lito, malakas, Manchini888, maturidade, O Magriço, PMP69, tami, trilhos2006 e 176 visitantes