Comprar casa ou arrendar?
Tb não me parece q haja melhor opção entre as duas, caberá a cada um estabelecer os seus objectivos, e para cada caso a melhor opção pode ser obviamente diferente. Com uma valorização constante do mercado imobiliário, é mais fácil concordar q a compra pode ser o melhor, mas se não for assim já é discutível.. mas é claro q 30 anos a pagar um empréstimo ou 30 anos a pagar renda, na 1ª opção sempre se fica com alguma coisa no fim..
Mas acho q é importante ter em conta q mt gente, principalmente quem tem vida estabilizada(pessoal e profissional) em determinado local, nem sempre vê a compra de casa como um investimento em termos de rentabilidade ou valorização. O objectivo pode ser apenas adquirir o seu "canto" p passar uns longos anos e não tanto fazer um bom negócio.
Imaginemos q vejo um terreno ou moradia num local e com as características q me parecem ideais p essa pretensão. Até posso estar disposto a pagar mais 10-20% do q o valor de mercado, pq o meu objectivo é simplesmente "ter" esse bem específico para o longo prazo. Se passados 5-10 anos o valor de mercado for metade do q paguei, tds dirão q foi um péssimo negócio, mas eu posso não ver assim, pq não estou interessado em vender... mas sim em continuar a "ter" esse bem em minha posse(e posso ver isso cm um gde "negócio"). Pode não ser a melhor opção p a conta bancária, mas pode ser o mais saudável para a mente
.
Para quem não se veja nessa estabilidade, pretenda fazer da compra de casa tb um negócio, ou tenha imensas opções semelhantes no local onde pretenda viver, é lógico q a opção anterior não terá cabimento. A melhor opção tem mesmo de ser personalizada a cada um de nós.
Mas acho q é importante ter em conta q mt gente, principalmente quem tem vida estabilizada(pessoal e profissional) em determinado local, nem sempre vê a compra de casa como um investimento em termos de rentabilidade ou valorização. O objectivo pode ser apenas adquirir o seu "canto" p passar uns longos anos e não tanto fazer um bom negócio.
Imaginemos q vejo um terreno ou moradia num local e com as características q me parecem ideais p essa pretensão. Até posso estar disposto a pagar mais 10-20% do q o valor de mercado, pq o meu objectivo é simplesmente "ter" esse bem específico para o longo prazo. Se passados 5-10 anos o valor de mercado for metade do q paguei, tds dirão q foi um péssimo negócio, mas eu posso não ver assim, pq não estou interessado em vender... mas sim em continuar a "ter" esse bem em minha posse(e posso ver isso cm um gde "negócio"). Pode não ser a melhor opção p a conta bancária, mas pode ser o mais saudável para a mente

Para quem não se veja nessa estabilidade, pretenda fazer da compra de casa tb um negócio, ou tenha imensas opções semelhantes no local onde pretenda viver, é lógico q a opção anterior não terá cabimento. A melhor opção tem mesmo de ser personalizada a cada um de nós.
Um abraço,
B.B.
B.B.
tmms Escreveu:pvg80713 Escreveu:Terrenos a baixar de preço ? eu não vejo, nada disso.
Se estiveres disponível para investir em imobiliário nesta fase força porque há promotores que te vedem (terrenos e não só) a cerca de 40/50% abaixo do preço.pvg80713 Escreveu:Mas se continuares sempre como inquilino à espera, vais acabar por pagar a casa ao proprietário
Isso é o que menos me preocupa. Do ponto de vista financeiro estou a fazer um excelente negócio. É que eu faço as contas (a tudo!) e todos os meses a minha poupança aumenta estando como estou. Se estivesse EXACTAMENTE no mesmo imóvel mas o tivesse comprado com recurso a crédito bancário os meus custos eram consideravelmente superiores.
Se acrescentares a isso ainda o facto de não ter qualquer preocupação com pagamentos de IMI, condomínio, seguros (excepto recheio por opção), reuniões de condomínio, juros ao banco, aumentos euribor, obras, etc.
Nunca me senti tão bem como agora. Numa palavra, sinto LIBERDADE. A mesma sensação é partilhada pela minha mulher. Estamos os dois a adorar a experiência que, como já disse, foi uma OPÇÃO totalmente livre e consciente e não uma NECESSIDADE.
Só para te situar estou a residir numa zona excelente da cidade de Lisboa onde um T2 com 80 m2 e menos de 5 anos custa mais de 200 mil euros. Como um T2 não satisfaz as minhas necessidades (futuras) em termos de habitação recuso-me a alimentar esta bolha.
E nota que não defendo nem comprar nem arrendar. O que defendo é que nos devemos ajustar à conjuntura. Já fui proprietário, sou inquilino e não tenho a menor sombra de dúvida que voltarei a ser proprietário. Quando, não sei. Estou à espera, tranquilamente. Uma coisa é certa, quanto mais espero melhor a minha condição negocial com os bancos no futuro.
Abraço,
Tiago
Penso exactamente o mesmo!!!!
Já agora quanto pagas de renda por esse t2?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Olá tmms,
Eu sou um leigo na matéria e obviamente não sou a pessoa mais indicada para falar do assunto... enfim meti uma "colherada"
Ainda assim na minha zona os terrenos não estão a descer, antes pelo contrário, mas é bem capaz de haver alguns bons negócios que se fazem devido á conjuntura|
um abraço
artista
Eu sou um leigo na matéria e obviamente não sou a pessoa mais indicada para falar do assunto... enfim meti uma "colherada"

Ainda assim na minha zona os terrenos não estão a descer, antes pelo contrário, mas é bem capaz de haver alguns bons negócios que se fazem devido á conjuntura|
um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
mapaman Escreveu:Penso que durante esse tempo vai perder oportunidades únicas de compra.
Para que não restem dúvidas vou reformular então: se eu à data de hoje for ver um imóvel do meu agrado (tudo me agrada excepto o preço) e o vendedor pedir X e eu oferecer X/2 e o vendedor aceitar o X/2 então eu estarei comprador à data de hoje.
Como não estou com muita vontade de ser insultado pelos proprietários que, legitimamente, pensam que são donos de uma coisa muito valiosa (mas não são), eu prefiro esperar que outros façam isso (o que está a acontecer desde há cerda de dois anos a esta parte!) e depois cá estarei para comprar sem ter que discutir (muito) o preço.
Agora tem razão, sei de muito boas compras que estão a ser feitas. Mas por cada boa compra são insultados umas 25 vezes primeiro...

mapaman Escreveu:o grande problema é a falta de hábitos de poupança que permita em poucos anos baixar o emprestimo para níveis razoáveis,agora,querer que o banco empreste o $$$ para a casa ,para o carro,para a mobilia e ainda para contrato compra/venda é que não dá!
100% de acordo. O único bem que eu aceito pagar a crédito é, obviamente, um imóvel.
mapaman Escreveu:Tenho dois imóveis à venda e garanto que a crise está em força.
É bom não esquecer que existe uma coisa que se chama preço de mercado,ditado pela oferta/procura e que quando os nossos imóveis baixam de preço os dos outros tambem baixam!
Exactamente isso. A questão é mesmo essa. Os (poucos) compradores que estão no mercado estão a fazer baixar consideravelmente os preços. Ou seja, os preços de venda continuam os mesmos (estagnados ou com baixas ligeiras) mas os negócios EFECTIVAMENTE realizados estão a fazer-se muito abaixo dos preços pedidos inicialmente.
Como é óbvio é apenas uma questão de tempo... Eu, sinceramente, não consigo entender como é que há casais em inicio de vida a comprar casa nesta fase. Vão ficar presos a esses imóveis até os filhos irem para a faculdade, mas enfim... são opções.
Até já parecem um colega aqui do caldeirão que parecer ter o dom de conseguir entrar sempre longo nos máximos das sessões.

Abraço,
Tiago
Crómio,
tu eras claramente uma pessoa que devia arrendar, porque fazes parte do grupo alvo do arrendamento, ou seja pessoas que podem necessitar de mobilidade.
Repito que não vejo terrenos a baixar em nenhumas circunstancias em nenhum lado. Os dois locais que melhor conheço, Cascais e Algarve... não param de subir...
abraço
tu eras claramente uma pessoa que devia arrendar, porque fazes parte do grupo alvo do arrendamento, ou seja pessoas que podem necessitar de mobilidade.
Repito que não vejo terrenos a baixar em nenhumas circunstancias em nenhum lado. Os dois locais que melhor conheço, Cascais e Algarve... não param de subir...
abraço
- Registado: 19/4/2005 11:11
leasing imobiliário e renting
Crómio Escreveu:tmms,
Tenho de concordar contigo, neste momento estou arrependido de ter comprado casa.
[...]
Em relação à liberdade, eu que o diga, tive de recusar um convite o ano passado para trabalhar em Inglaterra
[...]
Enfim... se soubesse o que sei hoje e tal...
[...]
Entretanto o artista colocou um post ao que tenho a acrescentar: a casa é minha, daqui a 37 anos e depois de a ter pago 3 vezes e meia...
Olá Crómio,
A tua descrição é um exemplo vivo da forma como terminei o meu último post.
Se me é permitido, um conselho: pede uma avaliação REAL ao teu imóvel. Vale mais saber a verdade, por muito que custe, do que viver na ilusão.
E uma outra sugestão:
no mundo em que vivemos temos de ser muito, e cada vez mais, flexíveis. Se, por exemplo, a minha mulher algum dia receber um convite para ir trabalhar para outro país (altamente provável, na minha opinião, dado a carreira que está a fazer) nós temos tudo organizado para, caso ela deseje aceitar, podermos ir no mês seguinte.
Hoje em dia existem produtos financeiros que ainda são um pouco desconhecidos no nosso país que nos permitem gerir a nossa vida com muito maior flexibilidade. Dou apenas dois exemplo: o leasing imobiliário e o renting (no caso dos veículos automóveis).
Uma das grandes vantagens do leasing imobiliário é que tu és inquilino do banco e tens, entre muitas outras vantagens, a faculdade de sub-locação do imóvel a terceiros. Ou seja, podes fazer LEGALMENTE aquilo que muitas pessoas fazem de forma ILEGAL correndo sérios riscos.
Abraço,
Tiago
"Estou à espera há 4 anos e esperarei ainda os anos que forem necessários. Só serei novamente comprador quando os preços baixarem consideravelmente."
Penso que durante esse tempo vai perder oportunidades únicas de compra.Já referi num post anterior que quem compra escolhe,quem aluga sujeita-se ao que existe no mercado.Vivo no algarve e pessoalmente penso que este é O momento para comprar.O problema não é o crédito nem o spread nem os juros,o grande problema é a falta de hábitos de poupança que permita em poucos anos baixar o emprestimo para níveis razoáveis,agora,querer que o banco empreste o $$$ para a casa ,para o carro,para a mobilia e ainda para contrato compra/venda é que não dá!
Tenho dois imóveis à venda e garanto que a crise está em força a julgar pelo numero de visitas mas continuo vendedor,pois oprtunidades de compra é todos os dias.É bom não esquecer que existe uma coisa que se chama preço de mercado,ditado pela oferta/procura e que quando os nossos imóveis baixam de preço os dos outros tambem baixam!
cumps a todos
Penso que durante esse tempo vai perder oportunidades únicas de compra.Já referi num post anterior que quem compra escolhe,quem aluga sujeita-se ao que existe no mercado.Vivo no algarve e pessoalmente penso que este é O momento para comprar.O problema não é o crédito nem o spread nem os juros,o grande problema é a falta de hábitos de poupança que permita em poucos anos baixar o emprestimo para níveis razoáveis,agora,querer que o banco empreste o $$$ para a casa ,para o carro,para a mobilia e ainda para contrato compra/venda é que não dá!
Tenho dois imóveis à venda e garanto que a crise está em força a julgar pelo numero de visitas mas continuo vendedor,pois oprtunidades de compra é todos os dias.É bom não esquecer que existe uma coisa que se chama preço de mercado,ditado pela oferta/procura e que quando os nossos imóveis baixam de preço os dos outros tambem baixam!
cumps a todos
Olá Artista,
Os detalhes não devem ser tratados em público, presumo. Reafirmo, contudo, que existem actualmente condições muito interessantes para investidores (que compram em quantidade) que estão a entrar no mercado imobiliário numa perspectiva de médio/longo prazo.
Eu, por acaso, discordo do timming pois acho que o pior ainda está para vir... Mas são opiniões. Contudo, como é evidente, aos preços que se estão a fazer alguns negócios mesmo que o pior da crise venha daqui a 4 ou 5 anos esses investidores não vão perder dinheiro porque estão a comprar muito bem. É só uma questão de esperar algum tempo.
Ao ler esta frase fico com a sensação que não entendeste bem a minha posição: "Já fui proprietário, sou inquilino e não tenho a menor sombra de dúvida que voltarei a ser proprietário."
Também já o disse no meu primeiro post neste tópico (e concordo contigo) que este é um assunto para o qual não existe uma resposta certa ou errada.
Depende de n factores, do contexto, etc. Eu não defendo nem a compra, nem o aluguer. Defendo que cada um (cada família) se deve de ajustar às condições do presente e à conjuntura (nacional e internacional, naturalmente).
No limite, defendo que é preferível venderes uma casa a perder algum dinheiro do que ficares preso a um imóvel durante anos. Eu posso estar relativamente disposto a hipotecar um apartamento a um banco mas não estou disposto a hipotecar a minha vida (e da minha família) a um apartamento. Faço-me entender?
Abraço,
Tiago
artista Escreveu:Aqui pergunto o mesmo que o pvg, onde estão esses terrenos 40/50% mais baratos?!
Os detalhes não devem ser tratados em público, presumo. Reafirmo, contudo, que existem actualmente condições muito interessantes para investidores (que compram em quantidade) que estão a entrar no mercado imobiliário numa perspectiva de médio/longo prazo.
Eu, por acaso, discordo do timming pois acho que o pior ainda está para vir... Mas são opiniões. Contudo, como é evidente, aos preços que se estão a fazer alguns negócios mesmo que o pior da crise venha daqui a 4 ou 5 anos esses investidores não vão perder dinheiro porque estão a comprar muito bem. É só uma questão de esperar algum tempo.
artista Escreveu:e no final do contrato a casa não é tua, vais ter de arrendar outra...
Ao ler esta frase fico com a sensação que não entendeste bem a minha posição: "Já fui proprietário, sou inquilino e não tenho a menor sombra de dúvida que voltarei a ser proprietário."
Também já o disse no meu primeiro post neste tópico (e concordo contigo) que este é um assunto para o qual não existe uma resposta certa ou errada.
Depende de n factores, do contexto, etc. Eu não defendo nem a compra, nem o aluguer. Defendo que cada um (cada família) se deve de ajustar às condições do presente e à conjuntura (nacional e internacional, naturalmente).
No limite, defendo que é preferível venderes uma casa a perder algum dinheiro do que ficares preso a um imóvel durante anos. Eu posso estar relativamente disposto a hipotecar um apartamento a um banco mas não estou disposto a hipotecar a minha vida (e da minha família) a um apartamento. Faço-me entender?
Abraço,
Tiago
tmms,
Tenho de concordar contigo, neste momento estou arrependido de ter comprado casa.
Dois meses depois de a ter comprado desvalorizou 5,5% e nem sei quanto valerá agora, mas certamente não a consigo vender pelo mesmo preço que comprei...
Na minha zona tenho todas as 5 moradias que me rodeiam ainda por vender (há 3 anos), sem dúvida que tenho tranquilidade mas só depois de estarem todas vendidas poderei pensar em vender a minha por um preço satisfatório.
Em relação à liberdade, eu que o diga, tive de recusar um convite o ano passado para trabalhar em Inglaterra, já que teria que alugar lá uma casa e continuar a pagar esta cá... uma oportunidade de carreira em condições substancialmente melhores do que em Portugal perdida...
Este ano também tive que recusar uma bela oportunidade em Portugal pois fazer 180Km por dia e ter que adquirir viatura própria também não dava... por causa da casa.
Conclusão: jovens, se querem liberdade não comprem casa.
Entretanto o artista colocou um post ao que tenho a acrescentar: a casa é minha, daqui a 37 anos e depois de a ter pago 3 vezes e meia...
Um abraço
Dois meses depois de a ter comprado desvalorizou 5,5% e nem sei quanto valerá agora, mas certamente não a consigo vender pelo mesmo preço que comprei...
Na minha zona tenho todas as 5 moradias que me rodeiam ainda por vender (há 3 anos), sem dúvida que tenho tranquilidade mas só depois de estarem todas vendidas poderei pensar em vender a minha por um preço satisfatório.
Em relação à liberdade, eu que o diga, tive de recusar um convite o ano passado para trabalhar em Inglaterra, já que teria que alugar lá uma casa e continuar a pagar esta cá... uma oportunidade de carreira em condições substancialmente melhores do que em Portugal perdida...
Este ano também tive que recusar uma bela oportunidade em Portugal pois fazer 180Km por dia e ter que adquirir viatura própria também não dava... por causa da casa.
Conclusão: jovens, se querem liberdade não comprem casa.
Um abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
tmms Escreveu:pvg80713 Escreveu:Terrenos a baixar de preço ? eu não vejo, nada disso.
Se estiveres disponível para investir em imobiliário nesta fase força porque há promotores que te vedem (terrenos e não só) a cerca de 40/50% abaixo do preço.
Aqui pergunto o mesmo que o pvg, onde estão esses terrenos 40/50% mais baratos?! Olha por aqui se baixassem 10% já não era mau, e ainda assim têm subido nos últimos anos... eu até tenho um e já muitos mo quiseram comprar, eu não vendo sobretudo porque mais seguro que aquilo não há...
tmms Escreveu:pvg80713 Escreveu:Mas se continuares sempre como inquilino à espera, vais acabar por pagar a casa ao proprietário
Isso é o que menos me preocupa. Do ponto de vista financeiro estou a fazer um excelente negócio. É que eu faço as contas (a tudo!) e todos os meses a minha poupança aumenta estando como estou. Se estivesse EXACTAMENTE no mesmo imóvel mas o tivesse comprado com recurso a crédito bancário os meus custos eram consideravelmente superiores.
Se acrescentares a isso ainda o facto de não ter qualquer preocupação com pagamentos de IMI, condomínio, seguros (excepto recheio por opção), reuniões de condomínio, juros ao banco, aumentos euribor, obras, etc.
Nunca me senti tão bem como agora. Numa palavra, sinto LIBERDADE. A mesma sensação é partilhada pela minha mulher. Estamos os dois a adorar a experiência que, como já disse, foi uma OPÇÃO totalmente livre e consciente e não uma NECESSIDADE.
Só para te situar estou a residir numa zona excelente da cidade de Lisboa onde um T2 com 80 m2 e menos de 5 anos custa mais de 200 mil euros. Como um T2 não satisfaz as minhas necessidades (futuras) em termos de habitação recuso-me a alimentar esta bolha.
E nota que não defendo nem comprar nem arrendar. O que defendo é que nos devemos ajustar à conjuntura. Já fui proprietário, sou inquilino e não tenho a menor sombra de dúvida que voltarei a ser proprietário. Quando, não sei. Estou à espera, tranquilamente. Uma coisa é certa, quanto mais espero melhor a minha condição negocial com os bancos no futuro.
Aqui, como já disse, a opção depende de muitas variáveis e não me parece sequer que se possa considerar uma opção como a mais correcta... tu dizes que tens menos despesas, sim mas a tua renda sobe ao longo dos anos e no final do contrato a casa não é tua, vais ter de arrendar outra...
um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
pvg80713 Escreveu:Terrenos a baixar de preço ? eu não vejo, nada disso.
Se estiveres disponível para investir em imobiliário nesta fase força porque há promotores que te vedem (terrenos e não só) a cerca de 40/50% abaixo do preço.
pvg80713 Escreveu:Mas se continuares sempre como inquilino à espera, vais acabar por pagar a casa ao proprietário
Abraço,
Tiago
Terrenos a baixar de preço ? eu não vejo, nada disso.
quanto aos bancos... sei que continuam a emprestar, como antigamente... sempre houve regras de endividamento e de avaliação, que agora pode estar um pouco mais apertada... se me disseres que o pessoal está um pouco pior... e sim estes são candidatos a arrendar.
os sinais sobre a crise do imobiliário, são contraditórios. Há quem diga que o pior já passou e outros que ainda está para vir. Uma coisa vos digo, já há 20 anos o Japão entrou na maior crise de sempre do imobiliário, falava-se que iria contagiar... Agora os EUA...
Sim há muita casa à venda e os preços estão a baixar.
Mas se continuares sempre como inquilino à espera, vais acabar por pagar a casa ao proprietário
Cumprimentos
quanto aos bancos... sei que continuam a emprestar, como antigamente... sempre houve regras de endividamento e de avaliação, que agora pode estar um pouco mais apertada... se me disseres que o pessoal está um pouco pior... e sim estes são candidatos a arrendar.
os sinais sobre a crise do imobiliário, são contraditórios. Há quem diga que o pior já passou e outros que ainda está para vir. Uma coisa vos digo, já há 20 anos o Japão entrou na maior crise de sempre do imobiliário, falava-se que iria contagiar... Agora os EUA...
Sim há muita casa à venda e os preços estão a baixar.
Mas se continuares sempre como inquilino à espera, vais acabar por pagar a casa ao proprietário
Cumprimentos
o faroleiro Escreveu:não te esqueças da malta, que neste momento é muita, a quem os bancos não emprestam porque não têm fiadores ou dinheiro para dar de entrada e outras garantias.
Faroleiro, e isso é apenas a ponta do iceberg.
Posso dizer-te com conhecimento fundamentado (não é uma opinião pessoal) que os compradores com capitais próprios que estão neste momento no mercado imobiliário às compras fazem ofertas para iniciar negociações na ordem dos 50% do valor de venda, quando não mesmo ofertas inferiores.
E isto mesmo relativamente a terrenos. Não sei se me faço entender...
Tens casos, alguns inclusivamente noticiados pela comunicação social, de compra de apartamentos em massa a promotores que depois são recolocados no mercado a preços 20 a 30% inferiores aos praticados anteriores para serem vendidos (e são vendidos).
Abraço,
Tiago
pvg80713 Escreveu:quem aluga casas ?
Estudantes, trabalhadores deslocados, malta em situação de divórcio (não pode comprar casa), malta com dinheiro não declarado em IRS e portanto não pode pedir empréstimo.
Eu sou, actualmente, inquilino POR OPÇÃO e não me enquadro em nenhuma dessas categorias.
Conheço outras pessoas (famílias) que, como eu, não se enquadram nessas categorias e também são inquilinas por opção.
Será que as mentalidades (afinal) estão a mudar e há quem não veja, não queira ver ou não consiga ver? Deixo para reflexão.
pvg80713 Escreveu:quanto a dizerem que estão à espera de grandes descidas no Imobiliário, em Portugal... nunca vi. Pode acontecer.... mas nunca vi...
Estou à espera há 4 anos e esperarei ainda os anos que forem necessários. Só serei novamente comprador quando os preços baixarem consideravelmente.
Abraço,
Tiago
Pvg, não te esqueças da malta, que neste momento é muita, a quem os bancos não emprestam porque não têm fiadores ou dinheiro para dar de entrada e outras garantias.
Já ouvi historias de pessoal a vender casa, que vão lá várias pessoas a querer comprar, com tudo combinado e os bancos não emprestam
Já ouvi historias de pessoal a vender casa, que vão lá várias pessoas a querer comprar, com tudo combinado e os bancos não emprestam
Ave Caesar! Morituri te salutamus.
do ponto de vista do proprietário...
quem aluga casas ?
Estudantes, trabalhadores deslocados, malta em situação de divórcio (não pode comprar casa), malta com dinheiro não declarado em IRS e portanto não pode pedir empréstimo.
quanto a dizerem que estão à espera de grandes descidas no Imobiliário, em Portugal... nunca vi.
Pode acontecer.... mas nunca vi...
volto a repetir o seguinte :
Nós os Portugueses somos..... 16 milhões...!
Não somos 10 !
Assim é natural que haja sempre em Portugal muitas casas, apartamentos etc de Emigrantes fechadas... muitas mesmo...
Os emigrantes não as querem vender e muito menos alugar, apenas as querem fechadas.
um abraço a todos
quem aluga casas ?
quanto a dizerem que estão à espera de grandes descidas no Imobiliário, em Portugal... nunca vi.
Pode acontecer.... mas nunca vi...
volto a repetir o seguinte :
Nós os Portugueses somos..... 16 milhões...!
Não somos 10 !
Assim é natural que haja sempre em Portugal muitas casas, apartamentos etc de Emigrantes fechadas... muitas mesmo...
Os emigrantes não as querem vender e muito menos alugar, apenas as querem fechadas.
um abraço a todos
Re: Comprar casa ou arrendar?
pedrom Escreveu:O objectivo deste tópico é ajudar a dar dar resposta à seguinte questão: Comprar casa ou arrendar?
Caro Pedrom,
A questão que colocas não tem uma resposta simples e linear. Nem, sequer, uma resposta "correcta". Tudo é relativo e depende de n factores.
Posto isto, e para não repetir muitos dos argumentos que já foram aqui introduzidos pelos participantes anteriores, acrescento apenas o seguinte:
Eu já fui proprietário, vendi o meu imóvel ainda em boa altura (2004) e, desde então, estou em casa arrendada à espera. Só estarei novamente comprador quando o mercado de usados na grande Lisboa cair cerca de 40%/50% e o novo cerca de 20%/25%.
Penso que já não falta muito, a ver pelo cenário em Espanha. E se olhares para algumas zonas do nosso país penso que tens a confirmação. Olha, por exemplo, para o preço dos usados em Braga, actualmente a terceira maior cidade do país.
Abraço e bons negócios (mobiliários e imobiliários),
Tiago
rosario Escreveu:goncalonr Escreveu:- Não seria uma 2ª mediação. Não se limitaria às ofertas existentes, pode ir buscar coisas que não estejam activamente no mercado;
- O vendedor é que paga a comissão à mediadora que detém o imóvel. Quem procura o imóvel recebe honorários de quem pediu para procurar. Esta é uma situação que existe há já muitos anos, por exemplo, nos USA. Cada parte paga a sua parte da comissão;
- Este serviço pode sempre ser complementado com uma análise estruturada e independente da situação real do mercado que esteja a ser "procurado"...
Ou seja, se eu quisesse uma casa numa determinada zona essa pessoa ia falar com os moradores dessa zona para ver se eles vendiam a casa.
Eu, além de pagar a comissão da imobiliária teria que pagar uma quantia por esse serviço.
Agora diga-me uma coisa... as imobiliárias não podem fazer esse tipo de serviço?
Se eu quiser comprar uma casa que não esteja à venda terei que desembolsar muito mais do que se ela estiver, num tempo de crise acha esse serviço viável?
Eu próprio como comprador posso ir falar com os donos das casas e tentar que me vendam a casa, não pagando nada a imobiliérias ou outros serviços... desde que se tenha dinheiro pode-se comprar tudo.
Esse serviço era muito bom para juntar aos serviços de uma imobiliária, em separado não estou a ver quais as vantagens.
Repetindo-me um pouco, já que outros forenses colocaram mais ou menos as mesmas questões:
- Quem paga a comissão da mediadora é o proprietário, portanto não há duplicação de comissões! Quem procura paga pelo serviço, quem vende paga à outra parte. Os serviços são distintos e isto só ocorre quando estamos perante um imóvel que está nas mãos de uma mediadora. Se não for esse o caso, apenas paga quem procurou e não quem vendeu. Volto a frisar, isto passa-se com toda a frequência nos USA;
- Juntando este serviço a uma mediadora perde-se credibilidade e isenção. Que interesses vai o mediador defender? Os do proprietário, que quer vender ao preço mais elevado possível, ou os do comprador que quer comprar ao preço mais baixo possível e o imóvel mais próximo daquilo que pretende?
- Em tempos de crise, os preços seriam mais elevados para imóveis que não estão no mercado - não seria obrigatoriamente assim, há quem queira vender mas ainda não tenha vencido alguma inércia ou não queira colocar em mediadoras (esta situação ocorre cada vez mais). Como em todos os mercados, é preciso saber onde estão as melhores oportunidades.
Considero mesmo que é em tempos de crise que uma especialização, um "fly to quality" faz sentido. Obviamente, nem todos teriam a capacidade nem o interesse em pagar por um serviço deste tipo. E volto a frisar: não é o mesmo que mediação, nem deve ser. Haveria claramente - como o há em n casos - um enorme conflito de interesses.
Vocês têm sido fantásticos nas críticas! Obrigado a todos!
goncalonr Escreveu:- Não seria uma 2ª mediação. Não se limitaria às ofertas existentes, pode ir buscar coisas que não estejam activamente no mercado;
- O vendedor é que paga a comissão à mediadora que detém o imóvel. Quem procura o imóvel recebe honorários de quem pediu para procurar. Esta é uma situação que existe há já muitos anos, por exemplo, nos USA. Cada parte paga a sua parte da comissão;
- Este serviço pode sempre ser complementado com uma análise estruturada e independente da situação real do mercado que esteja a ser "procurado"...
Ou seja, se eu quisesse uma casa numa determinada zona essa pessoa ia falar com os moradores dessa zona para ver se eles vendiam a casa.
Eu, além de pagar a comissão da imobiliária teria que pagar uma quantia por esse serviço.
Agora diga-me uma coisa... as imobiliárias não podem fazer esse tipo de serviço?
Se eu quiser comprar uma casa que não esteja à venda terei que desembolsar muito mais do que se ela estiver, num tempo de crise acha esse serviço viável?
Eu próprio como comprador posso ir falar com os donos das casas e tentar que me vendam a casa, não pagando nada a imobiliérias ou outros serviços... desde que se tenha dinheiro pode-se comprar tudo.
Esse serviço era muito bom para juntar aos serviços de uma imobiliária, em separado não estou a ver quais as vantagens.
pedrom Escreveu:goncalonr Escreveu:mapaman Escreveu:boas novamente,
não me parece que existam por ai muitos imóveis para venda que não estejam referenciados em imobiliarias ou com placa própria,acontece é que cada vez mais a venda directa está a perder força,não porque as imobiliarias façam maravilhas mas sim porque cada vez é mais dificil vender!
Se fôr à procura de um imóvel com uma caracteristica especifica,género localização,vista ou outra qualquer, mais não está do que a fazer um trabalho de mediação.O que está à venda está referenciado seja com placa,internet,jornal etç.
cumps
Ok, certo. E acha que é fácil de encontrar? Acha que os mediadores mostram ou têm para vender aquilo que queremos comprar? Acha que os mediadores não têm interesse comercial na venda?
Mais do que encontrar algo que não esteja no mercado(isto foi só um exemplo), penso mais na forma como o mercado está estruturado e no tipo de serviço que todos nós recebemos das empresas de mediação: muito pouco ou nada personalizado, assente exclusivamente no sucesso da venda (não importa o que se vende, o que interessa é vender)... então e nós que procuramos? Ninguém nos liga?!
Na minha opunião penso que esse serviço seria uma segunda mediação, ou seja essa pessoa iria juntar todas as ofertas de todas as imobiliárias interessadas e iria escolher e informar o cliente das várias soluções, ou seja pagava o serviço a essa pessoa e a comissão à imobiliária.
De qualquer forma existem sites que já juntam todos os imóveis das imobiliárias interessadas claro!!!
Várias questões importantes que focou:
- Não seria uma 2ª mediação. Não se limitaria às ofertas existentes, pode ir buscar coisas que não estejam activamente no mercado;
Obrigado a todos pelas vossas valiosas opiniões!
artista Escreveu:goncalonr Escreveu:Ok, certo. E acha que é fácil de encontrar? Acha que os mediadores mostram ou têm para vender aquilo que queremos comprar? Acha que os mediadores não têm interesse comercial na venda?
Mais do que encontrar algo que não esteja no mercado(isto foi só um exemplo), penso mais na forma como o mercado está estruturado e no tipo de serviço que todos nós recebemos das empresas de mediação: muito pouco ou nada personalizado, assente exclusivamente no sucesso da venda (não importa o que se vende, o que interessa é vender)... então e nós que procuramos? Ninguém nos liga?!
O que dizes seria uma empresa a que as pessoas se dirigem para dizer o que querem e a que preço, e depois eles procuram, é isso? tipo "quero um T3 com vista em Almada que tenha vista para o rio e que custe no máximo 100 mil euros..."
Se é isto pergunto, as imobiliárias não o fazem?
um abraço
artista
Experimente pedir isso a uma imobiliária para ver quando e se tem uma resposta

As mediadoras ligam aos clientes quando percebem que rapidamente vão vender, senão... basta ver quanto ganha um mediador. Em alguns casos, nem ordenado tem, ganha apenas a comissão, logo porque é que ele há-de perder tempo com um cliente que sabe com o qual vai perder muito tempo???
goncalonr Escreveu:mapaman Escreveu:boas novamente,
não me parece que existam por ai muitos imóveis para venda que não estejam referenciados em imobiliarias ou com placa própria,acontece é que cada vez mais a venda directa está a perder força,não porque as imobiliarias façam maravilhas mas sim porque cada vez é mais dificil vender!
Se fôr à procura de um imóvel com uma caracteristica especifica,género localização,vista ou outra qualquer, mais não está do que a fazer um trabalho de mediação.O que está à venda está referenciado seja com placa,internet,jornal etç.
cumps
Ok, certo. E acha que é fácil de encontrar? Acha que os mediadores mostram ou têm para vender aquilo que queremos comprar? Acha que os mediadores não têm interesse comercial na venda?
Na minha opunião penso que esse serviço seria uma segunda mediação, ou seja essa pessoa iria juntar todas as ofertas de todas as imobiliárias interessadas e iria escolher e informar o cliente das várias soluções, ou seja pagava o serviço a essa pessoa e a comissão à imobiliária.
De qualquer forma existem sites que já juntam todos os imóveis das imobiliárias interessadas claro!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
goncalonr Escreveu:Ok, certo. E acha que é fácil de encontrar? Acha que os mediadores mostram ou têm para vender aquilo que queremos comprar? Acha que os mediadores não têm interesse comercial na venda?
O que dizes seria uma empresa a que as pessoas se dirigem para dizer o que querem e a que preço, e depois eles procuram, é isso? tipo "quero um T3 com vista em Almada que tenha vista para o rio e que custe no máximo 100 mil euros..."
Se é isto pergunto, as imobiliárias não o fazem?
um abraço
artista
Eu finalmente decidi-me a colocar a minha casa numa imobiliária para venda, mas o certo é que das 3 visitas que fizeram até agora ainda não me deram feed-back dos "compradores", ou seja, se até ao final da semana não disserem nada vou anular o contrato de mediação e meto um papel nas janelas com o meu nº, pelo menos se lá tiver que ir mostrar a casa a alguém fico logo a saber o que acharam e se estão realmente interessados ou não.
mapaman Escreveu:boas novamente,
cumps
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 139 visitantes