Caldeirão da Bolsa

Vou comprar um estruturado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TheNewDerivativesMan » 19/5/2008 10:19

Olá,

Um produto estruturado com vencimento em 8 anos, capital garantido e 110% de participação tem a minha seguinte interpretação:

1. Taxa de juros: Euribor swap a 8 anos está a 4,5%
2. Volatilidade média do Eurostoxx50 a longo prazo anda por volta dos 20% (com um intervalo entre 13% e 29%)
3. Dividend yield do índice mais ou menos 3,5%

Um investimento de 100€ em 8 anos equivale a 70€ hoje (ou 70%). (Se investir 70€ hoje a 4,5% ficaria com 100€ em 8 anos...sem considerar impostos).

Uma opção sobre o Eurostoxx com strike a 100%, vencimento a 8 anos e uma volatilidade de 20% custaria 19%. Para uma participação de 110% preciso comprar 1,1 opção, sendo o custo 1,1 x 19% = 20,9%.

O custo total da estrutura seria assim:
70% (o depósito a prazo a 8 anos) +
20,9% (o custo de 1,1 opções a 19%)
= 90,9%

O investidor paga 100% se subscrever o produto (isto estou eu a assumir, não sei se realmente é assim). Feito as contas, o banco tem uma margem bruta de 9,1% para um produto de 8 anos.

Em outras palavras, considerando as valorizações do mercado para riscos como inflação esperada, variedade do Eurostoxx esperada, o produto com uma participação de 110% deveria custar 90,9%. Posto de outra forma, este produto se não tivesse nenhuma margem deveria ter uma participação de 150%.

Agora para alguém conseguir este valor justo deveria conseguir um depósito com rendimento líquido de 4,5% a 8 anos e ter a possibilidade de comprar uma call option sobre o Eurostoxx a 8 anos com uma volatilide implícita de 20%. Ninguém vai conseguir. Só se alguém ter 20,000,000€ para investir, aí eu faço o mesmo produto com uma participação de 120%.

Conclusão:
A estrutura é simples, é verdade, não há nada a saber e não há muito para se esconder margens (se o produto for realmente assim como descrito, não li o prospecto).

Mas há melhores produtos por aí. Eu prefiro umas estruturas que se chamam Discount Certificate com barreira e investi em algumas, como por exemplo sobre o BNP, vencimento 1 ano, rentabilidade máxima de 13,3% (se o BNP fechar acima de 78€ no vencimento ou nunca ter tocado na barreira de 45€ durante a vida do estruturado). Risco, tem sim, mas menos que investir directamente na acção.

Cumps
DM

Registado: 30/4/2008 9:22

por tivor » 18/5/2008 23:22

Boa Noite!

Já leio/frequento o forum ha uns tempos.. Penso que é o meu 1º post.. Sou dos arredores de Aveiro City...

Já agora deixo aqui um dos produtos que decidi investir este mês... Acho engraçado.. Tb tem acesso a dprazo..

http://www.cgd.pt/solucoes_investimento ... pecial.htm

Dps digam o que acham do produto...

CPZ

Registado: 28/8/2007 17:17

por V. » 18/5/2008 4:42

tatanka Escreveu:Ha, se tivesses dito TB, tinha percebido :wink:

Optimista no sentido de "custo de oportunidade". Lembrei-me de umas trocas de mensagens que tivemos sobre proteccao cambial, em que defendias os CFD's com a sua alavancagem.

Confesso que tenho de ler algo mais sobre o tal "custo de oportunidade".

Abraço e bfds.

Custos de oportunidade são os custos de algo em termos de oportunidade renunciada, ou seja é a medida dos proveitos que se poderiam obter se escolhesse a aplicação renunciada. Dito de outra forma, é o valor mais alto dos proveitos que renunciados pela escolha de um determinada opção que impede o usufruto de proveitos que outras opções poderiam proporcionar. in Wikinveste

Mas referia-me mais concretametne ao Custo de Capital (KE);

Ke=Rf+Beta(Rp-Rf)

Rf=Risk free Rate
Beta= Covarancia do activo(subjacente no caso - historico) com o mercado a dividir pelo sigma ao quadrado do mercado: B=Cov(Ra;Rm)/Sigma^2Rm
Rp= Risk premium rate; sendo Rp=Xrp.Rrp+(1-Xrf)Rf.
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

Registado: 3/12/2007 11:13

por tatanka » 17/5/2008 12:35

Ha, se tivesses dito TB, tinha percebido :wink:

Optimista no sentido de "custo de oportunidade". Lembrei-me de umas trocas de mensagens que tivemos sobre proteccao cambial, em que defendias os CFD's com a sua alavancagem.

Confesso que tenho de ler algo mais sobre o tal "custo de oportunidade".

Abraço e bfds.

Registado: 29/11/2007 13:44

por V. » 17/5/2008 3:41

tatanka Escreveu:Tens sempre uma visao muito optimistica da coisa...
Desculpa a ignorancia, o que queres dizer com OT?

Obrigaçoes do Tesouro.

As Obrigações do Tesouro (OT) constituem o principal instrumento utilizado pelo Estado português para satisfazer as suas necessidades de financiamento.

As OT são valores mobiliários de médio e longo prazo, cuja emissão se efectua através de operações sindicadas, leilões ou por operações de subscrição limitada (tapping) e que podem ser emitidas com:

prazos entre 1 e 50 anos;

com ou sem cupão (cupão zero);

taxa de juro fixa;

amortizáveis no vencimento pelo seu valor nominal e

possibilidade de destaque de direitos (stripping
- normalmente consideradas como taxas livres de risco, uma vez que o risco de default do estado é tendencialmente mais baixo que um DP.

Optimista porque? Eu nem digo que é bom ou mau, porque nem sequer estudei o produto. Apenas comentei que o que hoje parece muito dinheiro, amanha pode nao ser... Apenas isso. :-)
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

por tatanka » 17/5/2008 3:34

Tens sempre uma visao muito optimistica da coisa...
Desculpa a ignorancia, o que queres dizer com OT?

por V. » 17/5/2008 3:29

MarcoAntonio Escreveu:
V. Escreveu:O custo de capital nao é a inflacçao... ;-) É um pouco mais... :-)

Os valores, como disse, são muito arrendondados e não passam de uma estimativa. Nem sabemos ao certo qual vai ser o valor da inflação.

Por isso a melhor maneira é pensarmos no custo de oportunidade... Para isso pegamos em OT's a oito anos... :-)
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

por tatanka » 17/5/2008 3:18

Parece-me um excelente estruturado.
A grande vantagem é o capital garantido.
A enorme desvantagem são os 8 anos. Depende tb um pouco das penalizações em caso de resgate antecipado.

Parabéns por teres apresentado um estruturado interessante e simples de compreender, ao contrario de muitos que são vendidos na nossa praça.

Bom fds.

por MarcoAntonio » 17/5/2008 3:14

V. Escreveu:O custo de capital nao é a inflacçao... ;-) É um pouco mais... :-)

Os valores, como disse, são muito arrendondados e não passam de uma estimativa. Nem sabemos ao certo qual vai ser o valor da inflação.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por V. » 17/5/2008 3:03

Quanto aos efeitos da inflacçao:

Vamos supor um capital inicial de 100€.

Se passados oitos anos valesse:

1- 133€ na verdade, ao valor presente, considerando uma inflacçao de 3%, signfica que esses 133€ valeriam 104€

2- 210€ na verdade, ao valor presente, considerando uma inflacaçao de 3%, signfica que esses 210€ valeriam 165€.

No entanto, se consideramos o custo do capital, nos 6% (um muito pequeno premio em cima de uma risk free rate - OT a 8%) entao teriamos

1- 133€ = 83.44€

2- 210€ = 131.75€

A minha unica questao é:

O Estruturado fixa o valor mais alto batido pelo indice ou é o valor do indice no vencimento? É que se for o primeiro caso, optimo, se for o segundo comporta um risco signficativo.
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

por V. » 17/5/2008 2:50

MarcoAntonio Escreveu:Convém esclarecer que 110% da variação e a variação mais 10% não é a mesma coisa.

Para valorizações pequenas, o factor 1.1 torna-se muito pouco relevante (imaginemos que valoriza 10%, então o produto paga 11% o que diluido em 8 anos é muito pouco).

Já agora aqui fica números muito redondos uma perpsectiva para 3 cenários diferentes:

O índice não valoriza - Paga 0% (cerca de -3% anual contando o efeito da inflacção).

O índice valoriza 30% - Paga 33% (~3.7% anuais, perto da inflacção, ou seja, +/- break even).

O índice valoriza 100% - Paga 110% (~9.7% anuais).

Penso que é importante contabilizar/comparar com a inflacção dado que é um produto que não é móvel, é um investimento a prazo e um prazo que para a maior parte das pessoas é bastante significativo.

O custo de capital nao é a inflacçao... ;-) É um pouco mais... :-)
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

por The Mechanic » 17/5/2008 2:32

scpnuno
Pata, faz um favor ás almas e da proxima anuncia que vais comprar uns sapatos!!!

Sempre quero ver os comentários!!

São 2:20 da madrugada, por amor de Deus!!
Estruturem-se (comprando estruturados, gratuitamente ou pagando propinas)
O Socrates é que fuma e o pessoal é que fica "passado"

Sim . Uns sapatos estruturados , com salto de alto risco e cunha de 5% em relação à sola , com um prazo de ano e meio , na melhor das hipóteses e warrant de uma semana , "depois já não dá pra devolver ".

Isso é que era de mulher...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por scpnuno » 17/5/2008 2:21

Pata, faz um favor ás almas e da proxima anuncia que vais comprar uns sapatos!!!

Sempre quero ver os comentários!!

São 2:20 da madrugada, por amor de Deus!!

Estruturem-se (comprando estruturados, gratuitamente ou pagando propinas)

O Socrates é que fuma e o pessoal é que fica "passado"

Bom fim de semana
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por atomez » 17/5/2008 2:17

Estruturado com grande maturidade, vende-se.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por gato_vadio » 16/5/2008 23:42

A mim não me apanham mais em estruturados.

Registado: 15/10/2007 23:22

por TP1 » 16/5/2008 23:09

Fibonacci Escreveu:
TP1 Escreveu:Fibo,

Onde está o link com o produto de que falavas? Fiquei curioso, queria ver, mas já cá não está... :cry:

Acabei por tirar porque não consigo linkar...

É o Escolha Livre, um Unit Linked do BEST... Para quem gosta de gerir alguns fundos de investimento, permite um ganho fiscal interessante. E a gama de fundos disponíveis é interessante.

Fibo

Obrigado!

Registado: 30/11/2007 21:13

por Fibonacci » 16/5/2008 23:07

TP1 Escreveu:Fibo,

Onde está o link com o produto de que falavas? Fiquei curioso, queria ver, mas já cá não está... :cry:

Acabei por tirar porque não consigo linkar...

É o Escolha Livre, um Unit Linked do BEST... Para quem gosta de gerir alguns fundos de investimento, permite um ganho fiscal interessante. E a gama de fundos disponíveis é interessante.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por TP1 » 16/5/2008 23:00

Fibo,

Registado: 30/11/2007 21:13

por Pata-Hari » 16/5/2008 22:21

Não, por favor poupa-me... .já vejo estruturados que chegue todos dias e já aqui expliquei várias vezes como são montados :wink: (embora tu sejas imbativel nos detalhes que dás e nas explicações detalhadas dos cálculos a fazer bem como nos back-tests)

Quanto ao tal unit linked, não conheço a oferta do BEST mas conheço esse produto de outro banco, do BPI. Parece que experiencia nesse banco é que a clientela não gosta deles: querem sempre escolher fundos que não constam das hipoteses de fundos investiveis o que torna o produto demasiado caro para o manterem. A ideia é fantástica mas a prática parece mostrar que não resulta eles neste momento já não o comercializam a não ser com fundos da casa.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Fibonacci » 16/5/2008 22:11

Pata-Hari Escreveu:falhas do teu raciocinio:

1a e fundamental: fiscal. Com a lei actual, os meus 110% podem ser líquidos. Não consegues fazer isso com a tua mistura caseira nem na parte do DP nem na parte da opção, provavelmente. Além de que exige esforço e trabalho adicional.

Já estou a considerar a fiscalidade no DP. Estou a retirar os 20%. No derivado é que estou a ignorar... mas teria margem...

Pata-Hari Escreveu:2. Tens também aqui o efeito que mencionaste de fixação de taxa. Como não tenho expectativas para o futuro apesar destas taxas serem historicamente relativamente baixas, I can take these. Pode até acontecer que desçam e fico com uma opção de aplicação sem risco acima de taxas à borlix. Se subirem, posso correr esse risco e, em caso de me aperceber que a minha opção não irá a lado algum vender a aplicação e partir para taxa.

Com o peso certo consegues, desde já, negociar isso com o banco. Mas tens razão, não é acessível a qualquer um.
Mesmo assim, poderia ter feito as contas sem juros compostos e mesmo assim dava margem mais que suficiente para o derivado.

Pata-Hari Escreveu:3. E sim, encontrar o derivado pode não ser simples, é provavelmente mais caro e é muito mais trabalhoso pelo que descreveste (gestão de alavancagem, rollovers, you name it).

A nível particular é uma treta, sem dúvida. Dá para fazer com warrants mas dá trabalho. Mas usando a paridade de 100 ou mesmo 200 para 1 habitual e a maturidade mais longa deve dar para manter a exposição global baixa e reduzir os rollings. Mas dá trabalho, claro que sim.

Mas é claro que é um óptimo produto para investir, esquecer e ir buscar quase o dobro na maturidade. Como poupança é óptimo.
Se quiseres, começo a enviar-te alguns que me aparecem para depois chateares o teu gestor de conta ;)

O que fiz acima foi, como é meu hábito, dar uma ideia de como é que uma instituição o faz (DP a garantir o capital e derivado a garantir o desempenho "prometido").
Eles ganham uma margem? Sim. Ainda bem! Se não ganhassem, eu desconfiava. Aliás, se não ganhassem, nem mostravam isto aos clientes e continuavam na velha estratégia de pagar DPs a 2% e DO a 0%... aí sim, o ganho era todos deles... assim, o ganho deles garanto-vos que é menor e beneficiam muito mais os clientes!

Cumps,

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por MarcoAntonio » 16/5/2008 22:07

E podes sempre comprar umas acçõezinhas do Banco também...
:wink:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 16/5/2008 22:04

Buzzo, a oferta não é "ganhadora". Podes ganhar e podes perder...

Em 8 anos o efeito da inflacção não é de desprezar e à partida será de 30% ou mais. Por isso, caso o índice não suba (ou suba muito pouco) perdes efectivamente dinheiro.

Quanto à outra questão, é óbvio que o Banco providencia um serviço e espera lucrar com ele (portanto o Banco tem necessariamente uma expectativa de rendibilidade nestes produtos maior do que a que oferece aos clientes). Nem podia ser de outra forma!

O que tens de avaliar é se o produto é adequado para ti, não és obrigado a subscrever nenhum serviço. Se consegues fazer melhor com o teu dinheiro obviamente não faz sentido subscreveres o serviço. Se não consegues ou não tens tempo ou não tens disponibilidade/pachorra, então escolhes aquele(s) que achas que são os melhores produtos/serviços.
Imagem

Administrador Fórum

por Buzzzo1 » 16/5/2008 22:00

Ok, Obrigado!

Desejo entao muita saude para esse estruturado, e claro para ti tambem! :)

buzzzo1

Registado: 16/12/2007 3:51

por Pata-Hari » 16/5/2008 21:56

deixaste várias.

Por acaso tenho, têm havido excelentes estruturados com espantosas rentabilidades E garantia de capital. E até têm existido interessantes pelo factor taxa de juro MESMO quando a opção por detrás tem valor ZERO.

Como em tudo, é preciso entender e saber escolher o que se compra e apostar nas ideias certas (e esta sim, é a parte complexas). Não culpes o mensageiro/vendedor por escolhas de investimento pobres. O comprador é quem decide. O trabalho do vendedor é, em primeiro lugar, oferecer escolha. A consultoria de investimentos já é um serviço adicional.
Editado pela última vez por Pata-Hari em 16/5/2008 22:03, num total de 1 vez.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Buzzzo1 » 16/5/2008 21:50

Pata-Hari a questao que deixei foi:
Tens ideia do que tem acontecido a todos essas " ofertas ganhadoras" providenciadas pelos bancos?

Buzzzo1

Registado: 16/12/2007 3:51

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], GaussSLB47, iniciado1, LCRLCR, nickforum, PAULOJOAO, rg7803 e 113 visitantes