Caldeirão da Bolsa

Complacencia, complacencia, demasiada complacencia?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

VIX atinge novo minimo!!

por Eagle Eye 2002 » 16/5/2008 9:05

Bom dia,

O VIX atingiu ontem novo minimo e encontra-se num canal descendente de curto prazo com uma inclinacao forte, talvez demasiado forte...

Demasiada complacencia ou indicador avançado de uma verdadeira fase bull?

Farei uma actualizaçao da minha analise no fim de semana mas a conclusao continua a sera mesma...
Esperar (de fora) ate haver confirmaçao bear ou bull.

O mercado tera sempre razao, eu so de vez em quando...

Um abraço,
Eagle Eye

Registado: 5/1/2008 22:22

Estaremos nos em Janeiro 2001 ou em Abril 2003?

por Eagle Eye 2002 » 27/4/2008 20:32

Mais uma semana, e a questao continua valida: estara o VIX a ser um indicador avançado de mais uma fase bull ou apenas a transmitir-nos o sinal obvio… complacencia, complacencia, demasiada complacencia?

Estaremos nos em Janeiro 2001 ou em Abril 2003? (ver grafico em anexo)

O meu objectivo nao e especular sobre o futuro. Nao preciso, preciso sim de paciencia, muita paciencia para esperar que o mercado me indique o caminho.

Para aqueles que estao desesperados com o dedo no gatilho ou que ja tomaram posicoes fortes com medo de perder o comboio, especialmente os mais jovens, deixo uma perspectiva simples que resulta da anailse do grafico em anexo.

Se estamos em « Janeiro de 2001 » o limite estara no maximo nos 1435 / 1440. Se estamos em « Abril 2003 » vale a pena esperar a quebra dos 1435 / 1440 e nao se precipitar. O potencial de subida que se segue e mais do que suficiente para esquecer os 3% de alto risco que se pode ganhar ate aos 1440. Se o VIX se limitou a entrar numa fase de lateralizacao comprar agora representa potencialmente uma menos-valia muito frustrante.

Quem esta actualmente no mercado pode « pagar par ver » e deixar os lucros correrem com um stop claro no caso dos bears voltarem a « pegar » no mercado.

Na minha opiniao esta aposta potencial nos 1440 so deve ser feita pelos traders de curto prazo.

Dito isto, continuo a pensar na Abby Joseph Cohen… :twisted:

Mas o mercado tera sempre razao, eu so de vez em quando...

Um abraço,
Eagle Eye
Anexos
SPX vs VIX.pdf
(91.8 KiB) Transferido 202 Vezes

Complacencia, complacencia, demasiada complacencia?

por Eagle Eye 2002 » 19/4/2008 13:47

Estara o VIX a ser um indicador avançado de mais uma fase bull ou apenas a transmitir-nos o sinal obvio… complacencia, complacencia, demasiada complacencia?

No primeiro caso temos um potencial de 3 a 4% de subida até aos 1435 / 1440, maximo no curto prazo e talvez mesmo a medio prazo, antes de prosseguir para voos mais altos.

No segundo caso, temos duas hipoteses :
1. Os shorts ja sairam do mercado, o « firing power » dos bulls esta a esgotar-se, o profit taking (distribuiçao) esta previsto para começar lentamente na proxima semana e os bears estao a preparar-se para dar mais uma estocada certeira.
2. A festa dos bulls ainda nao acabou totalmente e os bears vao deixar os bulls levarem o SPX no maximo ate aos 1435 / 1440; ao ritmo a que o VIX esta a descer, este seria o cenario mais simpatico e lucrativo para os bears…

Temos portanto um cenario de ida aos 1435 / 1440 que e compativel com as perspectivas dos bulls e dos bears. Mas antes disso temos um VIX que nos indica que ha pouco medo no mercado, mas ha muita ganancia… e isso e perigoso!

E verdade que o canal ascendente do VIX foi quebrado em baixa e estamos agora nos 20 (bem visto AC Investor Blog!). Mas se analisarmos o bear market 2000-2003 tambem encontramos no inicio um canal ascendente (no entanto, bem menos inclinado) que foi quebrado… e que se transformou num canal lateral que fazia sempre minimos por volta dos 20… A famosa complacencia que alimenta o Bear!

Quem esta actualmente no mercado pode « pagar par ver » e deixar os lucros correr com um stop claro no caso dos bears voltarem a « pegar » no mercado. No entanto, o upside parece-me limitado a 4%.

Para quem esta a espera duma quebra em alta clara dos 1390 ou entrou recentemente apostando na ida aos 1440 e preciso estar muito atento ao risco « dowside » que é muito elevado… 10%. Na minha opiniao esta entrada so deve ser feita pelos traders de curto prazo.

Dito isto, apetece-me fazer uma previsao de medio e longo prazo bullish : A Abby Joseph Cohen foi « despedida » no dia do « bottom » (17/03/2008)!

Mas o mercado tera sempre razao, eu so de vez em quando...

Um abraço,
Eagle Eye
Anexos
S&P + VIX Monthly.png
S&P + VIX Monthly.png (18.62 KiB) Visualizado 785 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GaussSLB47, iniciado1, LCRLCR, nickforum, PAULOJOAO, rg7803 e 109 visitantes