Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ALERTA: Esquema Piramidal-Modelo das 8 bolas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tonando » 15/5/2008 22:03

tonando Escreveu:Peço desculpa. Ficou enorme!!!
Vou apagar.

Ok. Agora está melhor.
Bons Negócios
Tó Nando

Registado: 29/11/2007 13:56

por tonando » 15/5/2008 21:50

Peço desculpa. Ficou enorme!!!
Vou apagar.
Bons Negócios
Tó Nando

por tonando » 15/5/2008 21:49

Deixo uma cópia do esquema.
Anexos
bola.jpg
bola.jpg (27.7 KiB) Visualizado 7272 vezes
Editado pela última vez por tonando em 15/5/2008 22:02, num total de 4 vezes.
Bons Negócios
Tó Nando

por MCMAD1977 » 15/5/2008 21:41

Se não estou em erro este teve origem na Argentina. :mrgreen:

Registado: 25/2/2008 17:23

por MarcoAntonio » 15/5/2008 21:40

Não sei, não te consigo precisar (também não estou assim tãaaao dentro dos esquemas para saber todos os detalhes). Mas que Espanha é um lugar-comum quando se começa a falar de Esquemas deste género, é...

Sei que um esquema do género deste (da abertura deste tópico) teve origens em Espanha e ouvi falar já de pessoas que iam a Espanha para as ditas "reuniões".

E depois, há o caso da Afinsa (fundado por um português e sediada em Espanha, tendo-se propagado imenso). E há também pelo menos o caso de uma "agência de férias" para aí há uns 30 anos que foi uma ocorrência tipo Afinsa, de grandes proporções e que na altura até envolveu políticos e tudo, ainda no tempo de Franco salvo-erro, mas que era um ponzi e totalmente fraudulento).

Sei portanto que do lado de lá da fronteira, ao longo dos anos, tem havido muito esquema deste género. Alguns de grandes proporções...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por fnabais.ferro » 15/5/2008 21:34

Já agora Marco António, o que eu ouvi dizer foi que em espanha isto deu bronca (sinceramente não pesquisei). E que depois alguns dos que implementaram em Espanha vieram para cá começar o mesmo. Sabe se tem alguma ponta de veracidade estas informações?

Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por MarcoAntonio » 15/5/2008 21:29

Fnabais, há uma primeira vez para tudo (incluindo para ouvir falar de algo que já existe há muito tempo). Portanto, é natural que te tenha parecido inovador...

Eu só estava a discordar de uma coisa: que estas ocorrências fossem um reflexo do estado do país, pelas duas razões que apontei.

Aliás, Espanha é bastante "fértil" em esquemas do género e a mesma Espanha é usada para imensa coisa como exemplo de um país que está à nossa frente.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 15/5/2008 21:20

acintra Escreveu:Caro Marco António,
denoto um certo rancor em relação a estes produtos. será que já entraste em algum e não correu como pretendias?

Naturalmente tenho uma aversão a esquemas/fraudes.

Contudo não entendo o propósito da pergunta...

Entendes que é preciso cair-se numa fraude para se ter o direito de ter aversão ou por outro lado achas que quem já caiu numa fraude não tem o direito de ter aversão?

Em qualquer um dos casos parece-me uma pergunta totalmente despropositada. Parece mais um ataque do que outra coisa (à qual eu podia responder com outras perguntas do género dirigidas a ti mas naturalmente não o fazer porque não é a minha forma nem de estar no forum nem de debater estes assuntos).

Mas lá por isso respondo-te: não, nunca entrei num esquema destes (piramide/multinivel/ponzi/whatever). Naturalmente conheço montes de casos de pessoas que entraram.

acintra Escreveu:No caso de o MMN ser um serviço em vez de um produto, já mudas de opinião?

O que disse serve para qualquer coisa (produto ou serviço).

acintra Escreveu:Ou seja se for um serviço de apoio, divulgação e ajuda, mas pago claro, em vez da obrigação de compra de um produto?

Quanto se paga pelo serviço dentro do "esquema"? Qual é o preço do serviço no mercado? Quem consome o serviço e como funcionam as remunerações? De onde provém o dinheiro?

É isto que interessa e não se é um serviço ou um produto.
Imagem

Administrador Fórum

por fnabais.ferro » 15/5/2008 21:12

Caro Marco António,

O que eu pensava ser inovação foi mesmo a forma descarada como é feito o esquema!!! Mas pelo que me diz, parece mesmo que até mesmo este modus operdandi já é antigo. :mrgreen:

Falta de informação minha!!! :oops: Também em meados da década de 90 ainda andava eu a pensar entrar para faculdade e na altura tinha de fazer contas complicadissimas só para poder comprar um macito de tabaco e ir beber uns copos à noite para Almada Velha!!! :mrgreen:

Fora de brincadeiras, aproveito para prestar a minha homenagem e o meu muito obrigado aos excelentes admins deste fórum e ás participações valiosas de todos os intervenientes.

Cumprimentos e BN,

por artista_ » 15/5/2008 21:11

Acho que uma boa forma de distinguir um esquema piramidal de MML é pensar se as pessoas compram pelo produto ou pelo acesso ao sistema, no primeiro caso será MML no segundo é apenas uma pirâmide...

No fundo acabam por ser todos "pirâmides" mas uns têm um produto interessante para vender e aproveitam esse tipo de sistemas para venderem mais e melhor... nos casos em que o interesse do sistema está apenas no lucro que ele pode gerar e o produto não tem qualquer interesse (pelo menos ao preço e/ou da forma que ele nos é "impingido") estaremos perante um sistema piramidal sem qualquer outro interesse...

Ou seja, pirâmides são todos só que uns são muito mais perigosos e gananciosos que outros...

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MCMAD1977 » 15/5/2008 20:56

Marco António. Ninguém disse que era inovação. Tens razão quando dizes que o esquema é o mesmo, agora a forma como está a ser feito á descarada em Portugal e o nr de pessoas que está a envolver é que o torna num «barómetro» para mim...

por MarcoAntonio » 15/5/2008 20:53

Fnabais, mas como eu já referi e outros participantes também, não é inovação, já há esquemas desses há bastante tempo...

Eu discordo totalmente que seja um reflexo do estado do país porque eu fui abordado para um esquema destes em plena década de 90 (o período mais prósperos do país na sua história recente) e porque eles passam-se também lá por fora há várias décadas. Nem sequer são invenção nossa e também não são de agora.
Imagem

Administrador Fórum

por fnabais.ferro » 15/5/2008 20:47

Exactamente crdias.Qd me falaram nisto pela 1ª vez há pouco mais de 1 mês atrás, a grande inovação, pensei eu, foi mesmo o modo como é feito. Cada um já sabe que é para entrar com dinheiro e nada mais. Não há cá produtos a encobrir e etc ...

A verdade também é que mais tarde ou mais cedo vai ter de rebentar e muita gente vai ser afectada!!! Não digo que não me tenha sentido tentado com os lucros absurdos (800% se não me engano), mas também não precisei de pensar muito para decidir logo a não entrar. Acho que há muito mais a perder que a ganhar!!!

Cumprimentos e BN,

por MarcoAntonio » 15/5/2008 20:41

Não, o esquema é o mesmo.

O perfil dos participantes é que é diferente...

Este é mais descarado, é pouco elaborado a tentar disfarçar a piramide enquanto que os outros esquemas gastam mais energias a disfarçar o esquema de coisa legítima. Mas as bases, os fundamentos, são os mesmos.

Mas mesmo quanto a isso, este não tem nada de inovador, eu já conheço esquemas desses assim há uma data de anos (e até já me convidaram para um ao que eu recusei categoricamente). Estes normalmente são mais "secretos" e praticados em grupos mais fechados precisamente porque são muito mais descarados.

Mas no fundo é sempre a mesma coisa, assente nos mesmos princípios.
Imagem

Administrador Fórum

por acintra » 15/5/2008 20:40

Caro Marco António,
denoto um certo rancor em relação a estes produtos. será que já entraste em algum e não correu como pretendias?
Acho que a D. branca não tem a ver com o MMN, nem a Afinsa são situações e produtos diferentes.

No caso de o MMN ser um serviço em vez de um produto, já mudas de opinião?
Ou seja se for um serviço de apoio, divulgação e ajuda, mas pago claro, em vez da obrigação de compra de um produto?
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por MCMAD1977 » 15/5/2008 20:35

Este esquema das 8 bolas nao tem nada, mesmo nada que se compare com Dona Branca, Afinsa, etc etc. A grande maioria dos intervenientes no esquema sabe «para o que vai»...

por MarcoAntonio » 15/5/2008 20:31

crdias Escreveu:O facto de isto estar acontecer «perto» de nós já diz bem do nível de dificuldades que o país atravessa...

Não concordo porque estes esquemas existiram desde sempre, existiu sempre (em Portugal e lá por fora) pelo menos um grande esquema a decorrer.

Agel, Herbalife, Amway, etc (escrevi como quem recua no tempo).

E outros como a Dona Branca já há uns 20 anos atrás (que era um ponzi nem mais nem menos, uma piramide das mais simples que há) e por aí adiante entre outros esquemas mais pequenos e secretos eu nos últimos 20 anos ouvi sempre falar-se destes esquemas (ora um, ora outro, uns mais secretos outros mais badalados, etc).

E ainda podemos juntar a Afinsa que já corria há uma data de anos e estourou o ano passado.

E mais o PIPS que estourou há uns dois anos...

Pelo meio passamos por períodos de relativa prosperidade (como a década de 90) e lembro-me bem de uma data de esquemas que corriam na altura.

E lá por fora é igual, pelo menos desde a década de 20 ou 30 nos Estados Unidos que estes esquemas se popularizaram e nunca mais desapareceram. Ora vem, ora vai-se outro...

Infelizmente as piramides vieram para ficar porque são um esquema de sucesso que encontram sempre combustível para carburar, as fragilidades do espírito humano: a ganância, o desejo de dinheiro fácil, as amizades (ou o "uso e atropelo" das amizades) e muita ignorância à mistura.
Imagem

Administrador Fórum

por MCMAD1977 » 15/5/2008 20:16

O facto de isto estar acontecer «perto» de nós já diz bem do nível de dificuldades que o país atravessa...

por tonando » 15/5/2008 19:36

Boa tarde.

Epá, ainda bem que alguém colocou aqui este alerta e li mais opiniões sobre este assunto.

Eu fui convidado por um amigo para este esquema precisamente. Ao príncipio não valorizei e disse-lhe que nem pensar pois não tinha o montante disponível para se poder entrar na bola - 10.000,00€.
Isto foi 2/3 semanas atrás.

Entretanto, na semana passada fui a uma reunião, para esclarecimento (todas as semanas fazem essas reuniões) e fiquei mesmo tentado a entrar. Tanto que ía fazer uma sociedade com mais 3 pessoas e assim entravamos cada um com 2.500,00€ e o valor final (80.000,00€) seria distribuido pelos 4 (20.000,00€ a cada um).

Sinceramente pareceu-me uma coisa que até podia resultar! Ainda por cima vi nessa reunião 2 pessoas a inscreverem-se, portanto 20.000,00 passaram de mãos - os dois novos que entraram e fecharam o circulo exterior (8 pessoas) deram o dinheiro à pessoa que estava no centro.

A dificuldade que eu vi nisto é a tal obrigação de cada membro novo ter de "convencer" 2 pessoas a entrar no esquema, a assim sucessivamente.

Sinceramente, se realmente isto acontecer a bola vai funcionando e as pessoas vão passando do circulo exterior para o seguinte até se chegar ao centro e abandonar (ou voltar ao príncipio).

Testemunhei um caso de 2 pessoas que entraram em sociedade em Janeiro de este ano e chegaram ao centro no final de Março - cada um recebeu 40.000,00.

Um deles insvestiu esse dinheiro em várias bolas (sociedades com outras pessoas em várias posiçoes) e, segundo ele, no espaço de 2/3 meses essas "bolas" onde está investido vão fechar todas (vai chegar ao centro) e o possível lucro é de 320.000.00€!!!

Por acaso este 3ª feira passada não pude estar presente na reunião, mas se fosse era para entrar com o dinheiro.

Se calhar.... estou com menos valias na sonae.sgps mas acabei de poupar 2.500,00€ :?

Ainda bem que li isto.

Abraço.
Bons Negócios
Tó Nando

por MarcoAntonio » 15/5/2008 19:16

Já agora, para o negócio ser legítimo, a venda de produtos a pessoas fora da rede tinha de superar as remunerações correntes (tinha de entrar na piramide mais do que o que ela está a consumir). É matemática elementar...

Contudo, nestes casos, o que verificamos sempre é que os consumidores são quase exclusivamente (digamos 99.9%) os próprios participantes do "sistema". Não há vendas para fora, os compradores são pessoas que são arrastadas para o esquema. Portanto, a piramide está a consumir-se a ela própria, não há magia, não há dinheiro a brotar do chão...

Enquanto existirem membros a entrar em quantidade/percentagem suficiente, o crescimento da piramide (a entrada de dinheiro fresco) vai disfarçando e suportando o sistema.

Mas quando tal não é possível (o que é uma questão de tempo e pode durar décadas) a piramide implode!
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 15/5/2008 19:11

Um Multinível não é mais do que uma Piramide disfarçada por forma a poder passar "legalmente" (pelo menos em alguns países ou pelo menos durante algum tempo) e também por forma a poder passar mais facilmente por coisa legítima junto das vítimas.

No entanto, há que salientar que são esquemas, não passam disso. E que nalguns casos conseguem ainda ser piores porque obrigam ao consumo de um produto (completamente banal, para não dizer inútil) a um preço exorbitante.

Isto e muito mais está explicado no tópico da Agel que coloquei acima (e noutros que já passaram por aqui).

Os produtos são uma fachada, nada mais.
Imagem

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 15/5/2008 19:08

Em princípio não será, embora haja quem o defenda. Desde que não se prometa aos clientes rendimentos e apenas a venda dos produtos, sendo os comerciais apenas remunerado por essas vendas (e claro, pelas vendas dos seus sub-vendedores).

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por acintra » 15/5/2008 19:02

Segundo percebo o marketing multi-nivel, será um "trabalho comercial" de angariação de consumidores de um produto ou serviço e que é comissionado através da rede que se consegue montar.
No caso de usufruir do produto e ser comissionado por angariação de clientes não é um esquema piramidal. Ou é?
Nota: Não estou envolvido em nenhum, mas gostava de perceber mais sobre o MMN e a sua aceitação.
O verdadeiro MMN não tem remuneração garantida, depende do trabalho de cada um.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por Ulisses Pereira » 15/5/2008 18:32

A maior parte deles sim. Mas os que não têm remunerações garantidas têm condições para não o serem. Todos os que têm remuneração garantida acima das taxas de mercado são claramente esquemas piramidais.

UM abraço,
Ulisses

P.S. Limpaesgotos, já é o segundo tópico hoje onde colocas um post completamente desajustado do que se está a falar...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 15/5/2008 18:30

A AGEL, a piramide da moda neste momento, foi aqui discutida no Caldeirão neste tópico:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Google [Bot], icemetal, iniciado1, josehenry400, Masterchief e 329 visitantes