Já não compensa ir atestar a Espanha?...
Jiboia Cega Escreveu:Marco, mais uma vez, a minha ideia desde o início não é discutir preços, nunca foi. A minha ideia é tão só o facto da Galp praticar preços iguais em todos os seus postos em Portugal e em Espanha diferenciá-los, inclusive na mesma cidade. Já te perguntaste porquê?
Jiboia, já quase me perdi na discussão (embora saiba bem o que disse) porque nós já quase não estamos a discutir nada.
Os números que interessam discutir eu já os apresentei, em Portugal os preços são iguais em todo o lado e fora os impostos são quase iguais aos melhores preços que apresentaste (de Badajoz e Madrid) e nas que são diferentes, são diferentes para cima. Isto é, qnd vês grandes diferenças em Espanha (tipo a 1.27 em Madrid) são sítios onde está a ser vendida mais cara do que em Portugal...
É isto que interessa, se os preços são todos iguais em Portugal mas próximos dos valores baixos em Espanha, interessa para quê? É caso para dizer bem-dita cartelização!
Porque é que as políticas são diferentes?
Porque são países diferentes, com estruturas diferentes, com comportamentos do Estado diferentes face aos produtos pretolíferos.
Convém recordar que ainda há meia dúzia de anos atrás os preços eram fixos em Portugal e estipulados pelo Estado e era o ISP que variava por forma a servir de almofada às variações do crude, uma medida que até na fase final da governação do A. Guterres foi bastante criticada e que promovia uma estabilidade artificial no preço da gasolina nos postos de abastecimento.
Entretanto passamos para um sistema semi-liberalizado, o ISP passou a ser um valor fixo actualizado anualmente, etc.
O que é que interessa discutir?
A mim só me interessa discutir quanto eu estou a pagar (antes dos impostos e depois dos impostos) e como isso se reflecte na nossa economia.
Antes dos impostos diz-me quanto as empresas do sector estão a cobrar ao consumidor (e se portanto há algum efeito de cartelização mensurável e a conclusão é que não há nada de relevante) e depois dos impostos a quanto me sai realmente já incluindo a fatia do estado.
O que é impressionante é a quantidade de tempo que se perde a discutir isto. Os preços antes dos impostos em Portugal e em Espanha são praticamente iguais e as diferenças/variações ao longo dos anos têm sido "peanuts". No entanto há posts e mais posts sobre isso e teorias da conspiração e mais "cartéis" e mais não sei quê...
A diferença de preço entre Portugal e Espanha explica-se na sua quase totalidade pela diferença da carga fiscal e o resto são "peanuts".
Fora os impostos, têm sido quase iguais nos dois países, mais centimo menos centimo. Por vezes até mais barata em Portugal...
Aconselho a ver o gráfico que coloquei no tópico "petróleo" que tem 4 anos (48 meses) de histórico do gasóleo antes dos impostos quer em Portugal quer em Espanha e bem como a evolução do preço do crude em euros.
As pessoas queriam a gasolina/gasóleo mais barata, eu compreendo isso. Mas perde-se tempo a disparar em todas as direcções e a maior parte do tempo a disparar na direcção errada.
O crude tem subido brutalmente, nada a fazer, a GALP não tem culpa e o Governo/Estado também não...
A carga fiscal em Portugal sobre os combustíveis é das mais pesadas da Europa e tem subido (ao passo que em alguns países, incluindo a Espanha, não tem subido). A GALP não tem culpa disso. O Governo é que é responsável pelo ISP e pelo IVA.
E também digo o seguinte: no dia em que o Estado/Governo baixar o ISP e o IVA, vai procurar compensar a receita noutro lado qualquer. Não haja ilusões... ou lá se vai a meta do déficit. Ele tem de entrar por algum lado e se não é através da gasolina, há-de ser através de outra coisa qualquer.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Jiboia Cega Escreveu:Marco,
Se o que conta é o que efectivamente pagamos pelo produto então é inequívoco que pagamos muito menos em Badajoz do que em Portugal. Eu não estou a discutir a diferença de preços entre Portugal e Espanha.
Se vamos discutir uma eventual cartelização e respectivos efeitos no consumidor, temos de comparar os preços antes dos impostos, naturalmente.
Marco, mais uma vez, a minha ideia desde o início não é discutir preços, nunca foi. A minha ideia é tão só o facto da Galp praticar preços iguais em todos os seus postos em Portugal e em Espanha diferenciá-los, inclusive na mesma cidade. Já te perguntaste porquê?
MarcoAntonio Escreveu:
E o que eu quero transmitir é que a GALP pratica o mesmo preço em Portugal em todos os postos e que esse preço é quase igual aos valores mais baixos em Espanha.
É isso que interessa se vamos discutir se os consumidores estão a ser prejudicados ou não.
Pelo facto de serem iguais em todo o lado eu não me sinto prejudicado dado que a GALP cobra sensivelmente o mesmo que em Badajoz ou em Madrid nas bombas baratas. A dita "cartelização" é feita por baixo. Logo não há problema, continuem assim.
Para mim não é. Os preços da gasolina em Portugal, como tu tão bem explicaste noutros tópicos, não têm a ver com os de Espanha porque os impostos são diferentes, os países são diferentes, etc.
Segundo o dicionário da Porto Editora:
- Cartelização, acordo entre várias empresas comerciais e industriais de um dado sector que tem por fim obter ou defender o monopólio em determinado mercado.
É isto que se passa em Portugal com a Galp e a BP? É.
Os monopólios são bons para o consumidor? Não porque lhes retiram possibilidade de escolha ou a limitam.
É isto que eu tenho tentado explicar, não se é justo o preço ser mais caro que em Espanha, antes ou depois de impostos.
Até amanhã.
Jibóia
Jiboia Cega Escreveu:Marco,
Se o que conta é o que efectivamente pagamos pelo produto então é inequívoco que pagamos muito menos em Badajoz do que em Portugal. Eu não estou a discutir a diferença de preços entre Portugal e Espanha.
Se vamos discutir uma eventual cartelização e respectivos efeitos no consumidor, temos de comparar os preços antes dos impostos, naturalmente.
São esses valores que têm de ser discutidos e comparados.
Jiboia Cega Escreveu:Marco,
O que eu quero transmitir é que a Galp pratica o mesmo preço em todos os postos em Portugal e em Espanha, seja a cidade pequena ou grande, não o faz.
E o que eu quero transmitir é que a GALP pratica o mesmo preço em Portugal em todos os postos e que esse preço é quase igual aos valores mais baixos em Espanha.
É isso que interessa se vamos discutir se os consumidores estão a ser prejudicados ou não.
Quanto ao resto que entretanto introduziste, eu também a maior parte das vezes não abasteço na GALP (como de resto já tinha dito).
Eu estava a discutir o tópico que introduziste sobre a política de preços em que em Espanha variam substancialmente e em Portugal são iguais em todo o lado. O resto já não tem nada que ver com isso...
Pelo facto de serem iguais em todo o lado eu não me sinto prejudicado dado que a GALP cobra sensivelmente o mesmo que em Badajoz ou em Madrid nas bombas baratas. A dita "cartelização" é feita por baixo. Logo não há problema, continuem assim.
Já onde eu abasteço e se uso talões ou não, é outra história. Mais de metade das vezes abasteço ou em bombas que têm mais barato uns centimos ou com talões de desconto. Por vezes também abasteço na GALP ao preço normal (talvez 20% das vezes).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:
Jiboia, o que interessa é o que efectivamente pagamos pelo produto.
Ora, em (todo o) Portugal a GALP cobra pela gasolina sensivelmente o mesmo que cobra em Badajoz. As contas estão atrás e está mais do que demonstrado...
Marco,
Se o que conta é o que efectivamente pagamos pelo produto então é inequívoco que pagamos muito menos em Badajoz do que em Portugal. Eu não estou a discutir a diferença de preços entre Portugal e Espanha. Isso está explicado pela diferença de impostos, portanto para mim esta questão está arrumada.
MarcoAntonio Escreveu:Quanto aos postos, achas mesmo que vale a pena estar a discutir isso?
Eu falei de postos com mais afluência (agora vamos ficar a discutir se são todos os de Lisboa/Madrid ou quantos são?) e se vamos entrar nesses pormenores, eu também abasteço em postos BP (uma das acusadas) com talões de desconto de 6 centimos por litro.
Marco,
O que eu quero transmitir é que a Galp pratica o mesmo preço em todos os postos em Portugal e em Espanha, seja a cidade pequena ou grande, não o faz.
´
MarcoAntonio Escreveu:A mim a única coisa que me interessa é esta: fora os impostos, a GALP cobra-me sensivelmente o mesmo que em Badajoz.
Como consumidor não me sinto prejudicado pela suposta "cartelização".
Como não podes deixar de pagar os impostos da gasolina, é óbvio que pagas mais em Portugal, mas como disse atrás esta questão está sobejamente falada.
Eu como consumidor sinto-me prejudicado pois preferia abastecer numa marca portuguesa, mas deixei de o fazer porque felizmente tenho alternativas mais baratas. A Repsol, a Agip e a Esso são algumas das que têm preços mais baixos sem precisares de qualquer talão e isso agrada-me.
A cartelização está tão patente que a AdC deu luz verde à compra da Agip pela Galp, uma das que faz preços mais baixos e vai deixar de fazer.
Jiboia Cega Escreveu:Eu não disse isso. O que eu disse foi que a Galp deveria fazer concorrência às outras gasolineiras que baixam os preços, mas não o faz porque tem uma posição dominante, ao contrário de Espanha.
Jiboia, o que interessa é o que efectivamente pagamos pelo produto.
Ora, em (todo o) Portugal a GALP cobra pela gasolina sensivelmente o mesmo que cobra em Badajoz. As contas estão atrás e está mais do que demonstrado...
As diferenças que vês em Espanha são "para cima" quando comparadas com os preços praticados em Portugal. A GALP "devia" vender a gasolina em Espanha 28 centimos mais barata (é essa a diferença fiscal). Ora, a GALP vende a gasolina em Badajoz 29 centimos mais barata e em Madrid apenas 20 centimos mais barata.
Ou seja, efectivamente vende-a mais barata qnt muito 1 centimo nuns lados e cerca de 8 centimos mais cara noutros.
Isto é o que interessa...
Quanto aos postos, achas mesmo que vale a pena estar a discutir isso?
Eu falei de postos com mais afluência (agora vamos ficar a discutir se são todos os de Lisboa/Madrid ou quantos são?) e se vamos entrar nesses pormenores, eu também abasteço em postos BP (uma das acusadas) com talões de desconto de 6 centimos por litro.
A mim a única coisa que me interessa é esta: fora os impostos, a GALP cobra-me sensivelmente o mesmo que em Badajoz.
Como consumidor não me sinto prejudicado pela suposta "cartelização".
MarcoAntonio Escreveu:Ou seja, o que tu sugeres faria com que a gasolina continuasse praticamente ao mesmo preço por todo o país (eventualmente mais barata 1 centimo por litro) e uns 6 ou 7 centimos mais cara em Lisboa.
Eu não disse isso. O que eu disse foi que a Galp deveria fazer concorrência às outras gasolineiras que baixam os preços, mas não o faz porque tem uma posição dominante, ao contrário de Espanha.
E isso não quer dizer que o preço nas grandes cidades fosse mais caro que no resto do país. A própria Galp vende gasolina em Madrid tão ou mais barata que em Badajoz.

É apenas uma questão de concorrência limpa...
- Anexos
-
- Galp MAD BJZ.JPG (96.85 KiB) Visualizado 2669 vezes
Ou seja, o que tu sugeres faria com que a gasolina continuasse praticamente ao mesmo preço por todo o país (eventualmente mais barata 1 centimo por litro) e uns 6 ou 7 centimos mais cara em Lisboa.
Eu nem vivo em Lisboa e não seria dos mais afectados por isso mas prefiro o actual porque 1 centimo para mim não faz diferença nenhuma...
Eu prefiro o sistema praticado em Portugal onde temos em todo o país a Gasolina sensivelmente aos preços de Badajoz (fora os impostos)!
Eu nem vivo em Lisboa e não seria dos mais afectados por isso mas prefiro o actual porque 1 centimo para mim não faz diferença nenhuma...
Eu prefiro o sistema praticado em Portugal onde temos em todo o país a Gasolina sensivelmente aos preços de Badajoz (fora os impostos)!
MarcoAntonio Escreveu:Mas Jiboia, os preços em Portugal estão cartelizados... por baixo.
Marco,
Por baixo ou por cima, estão cartelizados e isso é mau para o consumidor.
MarcoAntonio Escreveu:Nessa comparação só se chega a uma conclusão: em Madrid a GALP ganha mais (porque em Badajoz ganha sensivelmente o mesmo que ganha em todo Portugal).
Essa liberdade de preços é "prejudicial" porque as grandes variações que existem são "para cima".
A conclusão que interessa retirar daqui é que a Galp em Espanha pratica preços diferenciados porque como não domina o mercado é obrigada a tentar ganhar quota, em Portugal como tem domínio avassalador, é-lhe indiferente.
Em Madrid o nível de vida é mais alto, a maioria dos produtos são portanto mais caros, logo é normal que assim seja para a gasolina.
Para que fique claro o que eu disse: repara bem que a diferente carga fiscal justifica uma diferença de ~28 centimos entre Portugal e Espanha.
Se em Madrid só está 20 centimos mais barata do que cá, então isso quer dizer que aí estão a cobrar 8 centimos a mais.
Já em Badajoz temos a gasolina mais barata uns 29 centimos do que cá, praticamente a diferença fiscal.
Logo, a "cartelização" que existe é feita por baixo...
Se em Madrid só está 20 centimos mais barata do que cá, então isso quer dizer que aí estão a cobrar 8 centimos a mais.
Já em Badajoz temos a gasolina mais barata uns 29 centimos do que cá, praticamente a diferença fiscal.
Logo, a "cartelização" que existe é feita por baixo...
Para resumir, se em Portugal houvesse essa liberdade de preços o que ocorreria era o seguinte: em bastantes bombas ias ter o combustível mais barato 1 ou 2 centimos (do que actualmente) e noutras poucas de graaande afluência (tipo em Lisboa ou Porto) ias ter o combustível mais caro uma data de centimos.
Mas Jiboia, os preços em Portugal estão cartelizados... por baixo.
Nessa comparação só se chega a uma conclusão: em Madrid a GALP ganha mais (porque em Badajoz ganha sensivelmente o mesmo que ganha em todo Portugal).
Essa liberdade de preços é "prejudicial" porque as grandes variações que existem são "para cima".
Nessa comparação só se chega a uma conclusão: em Madrid a GALP ganha mais (porque em Badajoz ganha sensivelmente o mesmo que ganha em todo Portugal).
Não critico o aumento dos preços dos combustíveis, embora não goste. Mas critico a cartelização que existe em Portugal por parte da Galp e da BP, entre outras.
Se alguém me indicar duas estações da Galp em Portugal com preços diferentes no mesmo dia para o mesmo combustível sem recorrer a talões e promoções, avise-me.
Entretanto apresento um exemplo da mesma Galp em Espanha acerca do preço da gasolina 95 em duas cidades diferentes.
Fonte oficial: http://geoportal.mityc.es/hidrocarburos/eess/#
Para reflectir...
Se alguém me indicar duas estações da Galp em Portugal com preços diferentes no mesmo dia para o mesmo combustível sem recorrer a talões e promoções, avise-me.
Entretanto apresento um exemplo da mesma Galp em Espanha acerca do preço da gasolina 95 em duas cidades diferentes.
Fonte oficial: http://geoportal.mityc.es/hidrocarburos/eess/#
Para reflectir...

- Anexos
-
- Preço da gasolina 95 numa estação de serviço da Galp em Badajoz
- Galp Badajoz.JPG (47.82 KiB) Visualizado 2690 vezes
-
- Preço da gasolina 95 numa estação de serviço da Galp em Madrid
- Galp Madrid.JPG (16.96 KiB) Visualizado 2692 vezes
Ed Escreveu:
Existe um site melhor que esse como já tinha colocado num post atrás, para ver os valores dos combustiveis em espanha:
http://geoportal.mityc.es/hidrocarburos/eess/
é oficial do ministerio da industria e comercio espanhol e tem todos os postos de abastecimento de espanha, podendo inclusive procurar-se os mais baratos. Isto é serviço publico.
Efectivamente, este site é mesmo serviço público...
Já enviei este exemplo espanhol para a AC há anos, desde 2004, mas nunca me responderam.
Enfim, cá temos de ser nós a procurar, lá são os vendedores obrigados a colocarem os seus preços na net...
E bastava uma simples busca para sabermos os preços mais baixos.
Enfim, era só mais uma medida que impulsionaria a pouquíssima concorrência que cá temos....
Mas, quando é o NOSSO GOVERNO o maior beneficiado com os aumentos dos preços, não há muito a dizer...
Apenas, que são uns GFDP...(sorry

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
ftomas Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Já agora, deixo aqui um site Espanhol onde podem consultar os preços da gasolina em Espanha para os diversos locais, um pouco semelhante ao "nosso" maisgasolina.com...
http://www.elpreciodelagasolina.com/badajoz/95/
Estes são os preços em Badajoz que variam actualmente entre 1.16 e 1.21 euros (praticamente o valor que disse atrás e ainda nem tinha ido consultar).
A quantidade de desinformação que corre por aí fora nos combustíveis é a meu ver surreal. É impressionante a quantidade de vezes que se vê má informação que nuns casos deriva de falta de atenção e objectividade e noutros casos, estou em crer dada a magnitude da coisa, é intencional.
Parece haver uma contra-informação concertada para fazer crer a opinião pública que os preços em Portugal não estão bem, que se passa algo de estranho e que a culpa é de um complot ou da Galp.
PEla enésima vez, a diferença dos preços deve-se a 99% à carga fiscal. Nada mais, o resto é fabulação, é mito, é distracção e nalguns casos é mal intencionado....
Desde preços da gasolina em espanha completamente errados (ou pelo menos enganadores) a mails que correm por aí com valores históricos do petróleo completamente errados, é uma coisa impressionante.
Já agora, com base nestes números, a comparação justa entre os preços em Espanha e Portugal para a Gasolina 95 não chega sequer aos 30 centimos!
E também, no sentido de esclarecer o mais possível, esses 30 centimos devem-se quase na totalidade à carga fiscal pois o preço base difere entre Portugal e Espanha na ordem de 1 centimo. O ISP em Portugal é de 0.583 euros por litro e em Espanha é de 0.396 euros por litro. Em cima de todos estes valores cá cobram-se 21% de IVA e lá cobram-se 16% de IVA...
Acrescentaria que muito poucos fazem esta desmistificação que os Marco António fez, mesmo aqueles que têm e/ou teriam a responsabilidade de informar.
Eu na Galp com 200 pts descontam-me 0.05€ + talão continente 0.05€ + 0.05€ talão galp, logo dá 0.15€ no gasóleo, portanto fica o gasóleo mais barato que no posto mais caro de Espanha.... isto é informação?
O ISP e Portugal é alto...mas na UE quantos são os Países que o têm mais alto?
Agora que eu o queria gasoleo mais baixo... claro...
Penso é que a culpa não é da galp nem do estado (na evolução).... mas do petróleo, e se calhar nem é de quem o produz....
já repararam na evolução do mercado de futuros de petróleo.....vejam quanto transaccionava há 10 anos e agora...se calhar está-se a formar uma bolha... que espero que rebente depressa... de preferência ao mesmo tempo que a dos cereais....
Ou então... estou a delirar![]()
![]()
![]()
- Registado: 28/6/2004 14:25
MarcoAntonio Escreveu:Já agora, deixo aqui um site Espanhol onde podem consultar os preços da gasolina em Espanha para os diversos locais, um pouco semelhante ao "nosso" maisgasolina.com...
Estes são os preços em Badajoz que variam actualmente entre 1.16 e 1.21 euros (praticamente o valor que disse atrás e ainda nem tinha ido consultar).
A quantidade de desinformação que corre por aí fora nos combustíveis é a meu ver surreal. É impressionante a quantidade de vezes que se vê má informação que nuns casos deriva de falta de atenção e objectividade e noutros casos, estou em crer dada a magnitude da coisa, é intencional.
Parece haver uma contra-informação concertada para fazer crer a opinião pública que os preços em Portugal não estão bem, que se passa algo de estranho e que a culpa é de um complot ou da Galp.
PEla enésima vez, a diferença dos preços deve-se a 99% à carga fiscal. Nada mais, o resto é fabulação, é mito, é distracção e nalguns casos é mal intencionado....
Desde preços da gasolina em espanha completamente errados (ou pelo menos enganadores) a mails que correm por aí com valores históricos do petróleo completamente errados, é uma coisa impressionante.
Já agora, com base nestes números, a comparação justa entre os preços em Espanha e Portugal para a Gasolina 95 não chega sequer aos 30 centimos!
E também, no sentido de esclarecer o mais possível, esses 30 centimos devem-se quase na totalidade à carga fiscal pois o preço base difere entre Portugal e Espanha na ordem de 1 centimo. O ISP em Portugal é de 0.583 euros por litro e em Espanha é de 0.396 euros por litro. Em cima de todos estes valores cá cobram-se 21% de IVA e lá cobram-se 16% de IVA...
Acrescentaria que muito poucos fazem esta desmistificação que os Marco António fez, mesmo aqueles que têm e/ou teriam a responsabilidade de informar.
Eu na Galp com 200 pts descontam-me 5cts + talão continente 5cts + 5 cts talão galp, logo dá 15 cets no gasóleo, portanto fica o gasoleo mais barato que no posto mais caro de Espanha.... isto é informação?
O ISP e Portugal é alto...mas na UE quantos são os Países que o têm mais alto?
Agora que eu o queria gasoleo mais baixo... claro...
Penso é que a culpa não é da galp nem do estado (na evolução).... mas do petróleo, e se calhar nem é de quem o produz....
já repararam na evolução do mercado de futuros de petróleo.....vejam quanto transaccionava há 10 anos e agora...se calhar está-se a formar uma bolha... que espero que rebente depressa... de preferência ao mesmo tempo que a dos cereais....
Ou então... estou a delirar

- Registado: 28/6/2004 14:25
MarcoAntonio Escreveu:Já agora, deixo aqui um site Espanhol onde podem consultar os preços da gasolina em Espanha para os diversos locais, um pouco semelhante ao "nosso" maisgasolina.com...
Existe um site melhor que esse como já tinha colocado num post atrás, para ver os valores dos combustiveis em espanha:
http://geoportal.mityc.es/hidrocarburos/eess/
é oficial do ministerio da industria e comercio espanhol e tem todos os postos de abastecimento de espanha, podendo inclusive procurar-se os mais baratos. Isto é serviço publico.
- Registado: 21/3/2003 18:01
Re: Já não compensa ir atestar a Espanha?...
Vejam estas pérolas do JN! Concordo com o Marco que circula alguma informação errada acerca dos preços da gasolina mas um Jornal e de Negócios tem por obrigação saber fazer jornalismo, de facto!
Ciudad Rodrigo fica exactamente a 31km de Vilar Formoso, ou seja, não há niguém a viver em Portugal a menos de 30km dessa cidade. O que os jornalistas não dizem é que 100 metros após a fronteira há uma vila chamada Fuentes de Oñoro em que o preço da gasolina é o mesmo que em Ciudad Rodrigo...
20 km?? Ou seja, só compensa aos espanhóis??
Como já alguns disseram, também não foi contabilizada a compra de outros produtos, como gás, medicamentos e outros que contribuem para que a poupança seja maior.
No fim de semana passado estava na zona de Portalegre e aproveitei para ir encher o depósito de gasolina na fronteira. A diferença foi mesmo de 31 cêntimos, o que resultou numa poupança de 55x0,31 = 17,05 €.
JN Escreveu:
Se vive a 30 quilómetros de Ciudad Rodrigo, ou Badajoz, não perca tempo a ir abastecer o depósito ao lado de lá da fronteira. Se o fizer, já está a perder 3,30 euros, no caso de um carro a gasolina 95 com uma capacidade para 50 litros, e 9,80 euros num veículo a diesel. Isto depois de descontado o consumo e o desgate da viatura.
Ciudad Rodrigo fica exactamente a 31km de Vilar Formoso, ou seja, não há niguém a viver em Portugal a menos de 30km dessa cidade. O que os jornalistas não dizem é que 100 metros após a fronteira há uma vila chamada Fuentes de Oñoro em que o preço da gasolina é o mesmo que em Ciudad Rodrigo...
JN Escreveu:Na verdade, o negócio de ir encher o depósito a Espanha só compensa, no caso de Ciudad Rodrigo e Badajoz, a quem viver a pouco mais de 20 quilómetros do posto de abastecimento e tiver um carro a gasolina.
20 km?? Ou seja, só compensa aos espanhóis??
Como já alguns disseram, também não foi contabilizada a compra de outros produtos, como gás, medicamentos e outros que contribuem para que a poupança seja maior.
No fim de semana passado estava na zona de Portalegre e aproveitei para ir encher o depósito de gasolina na fronteira. A diferença foi mesmo de 31 cêntimos, o que resultou numa poupança de 55x0,31 = 17,05 €.

Já agora, deixo aqui um site Espanhol onde podem consultar os preços da gasolina em Espanha para os diversos locais, um pouco semelhante ao "nosso" maisgasolina.com...
A gasolina em Espanha não está a esse preço.
O preço médio/normal anda pelos 1.15~1.20 euros.
Não sei se esse valor é verídico (se está actualizado, etc) nem quantas bombas há a esse preço (se é que há) mas cá em Portugal também se encontra gasolina mais barata 5 a 10 centimos. Ora, não se pode comparar os preços mais caros de cá com os preços mais baixos de lá...
Quanto muito podia-se comparar os preços mais baixos de cá com os mais baixos de lá.
De qq das formas, o artigo original não está a contabilizar apenas a gasolina (o único custo quando se utiliza o carro não é da gasolina, na verdade por kilometro o custo real é quase o dobro embora este valor seja bastante variável). Há custos com óleo, desgaste de pneus e do resto da viatura...
Por outro lado, não quero com isto dizer que concordo com o artigo original porque da mesma forma que há outros custos na deslocação, também há outras coisas que se podem adquirir em Espanha a preços mais baixos (em grande parte devido ao IVA ser bastante mais baixo e ainda nalguns produtos específicos).
Por isso, para quem souber aproveitar bem a viagem, tenha tempo e prazer em fazê-la, ainda compensa bem para muito boa gente. Até para bem mais do que 20/30Km de distancia...
O preço médio/normal anda pelos 1.15~1.20 euros.
Não sei se esse valor é verídico (se está actualizado, etc) nem quantas bombas há a esse preço (se é que há) mas cá em Portugal também se encontra gasolina mais barata 5 a 10 centimos. Ora, não se pode comparar os preços mais caros de cá com os preços mais baixos de lá...
Quanto muito podia-se comparar os preços mais baixos de cá com os mais baixos de lá.
De qq das formas, o artigo original não está a contabilizar apenas a gasolina (o único custo quando se utiliza o carro não é da gasolina, na verdade por kilometro o custo real é quase o dobro embora este valor seja bastante variável). Há custos com óleo, desgaste de pneus e do resto da viatura...
Por outro lado, não quero com isto dizer que concordo com o artigo original porque da mesma forma que há outros custos na deslocação, também há outras coisas que se podem adquirir em Espanha a preços mais baixos (em grande parte devido ao IVA ser bastante mais baixo e ainda nalguns produtos específicos).
Por isso, para quem souber aproveitar bem a viagem, tenha tempo e prazer em fazê-la, ainda compensa bem para muito boa gente. Até para bem mais do que 20/30Km de distancia...
Pelas minhas contas:
Se na Galp a gasolina Sc está a 1,474€ e em Espanha está a 1,078€, num deposito com 55 litros a diferença é de 21,78€, o que a dividir por 1,078€ me dará para 20,20 litros. No caso da minha viatura ter um consumo de 8 litros aos cem kilometros esses 20,20 litros poderei andar cerca de 250 kilometros, ou seja a distância de Aveiro a Tui ( julgo eu )
ou de Viseu a Vilar Formoso; Portimão a Ayamonte; Vendas Novas a Badajoz; Grandola a Rosal de la Frontera. Resumindo quase a totalidade do território, neste meu calculo não inclui os descontos habituais nos postos ( tipo Galp/Continente ou Repsol/FCP ). A meu ver a forma de protesto mais adequada nesta situação era a seguinte: Irmos todos a Espanha abasteçer ao fim de semana durante um mês, nem que para isso ficassemos a perder uns trocos, mas sempre dava para comprar-mos uns chocolatitos ou um presunto e dava para espairecer a mona que ser Tuga ás vezes cansa. Um abraço a todos
Se na Galp a gasolina Sc está a 1,474€ e em Espanha está a 1,078€, num deposito com 55 litros a diferença é de 21,78€, o que a dividir por 1,078€ me dará para 20,20 litros. No caso da minha viatura ter um consumo de 8 litros aos cem kilometros esses 20,20 litros poderei andar cerca de 250 kilometros, ou seja a distância de Aveiro a Tui ( julgo eu )
ou de Viseu a Vilar Formoso; Portimão a Ayamonte; Vendas Novas a Badajoz; Grandola a Rosal de la Frontera. Resumindo quase a totalidade do território, neste meu calculo não inclui os descontos habituais nos postos ( tipo Galp/Continente ou Repsol/FCP ). A meu ver a forma de protesto mais adequada nesta situação era a seguinte: Irmos todos a Espanha abasteçer ao fim de semana durante um mês, nem que para isso ficassemos a perder uns trocos, mas sempre dava para comprar-mos uns chocolatitos ou um presunto e dava para espairecer a mona que ser Tuga ás vezes cansa. Um abraço a todos
- Registado: 1/3/2008 13:15
No E'Leclerc (julgo que é assim que se escreve) abasteci a 1,399,mas com as compras dão um cupão de + 5 cts de desconto. Abasteci 50 E na bomba (gasolina 95) e recebi 1,10de volta com o cupão.
Além disso costumo abastecer gpl numa bomba de marca branca que é abastecida pela BP em que o gpl custa menos 0,17 cts !!!!!! e mesmo assim o dono ganha dinheiro
Além disso costumo abastecer gpl numa bomba de marca branca que é abastecida pela BP em que o gpl custa menos 0,17 cts !!!!!! e mesmo assim o dono ganha dinheiro
- Registado: 29/11/2007 10:28
silvaxico Escreveu:Sempre deve ser mais perto do que ir a Espanha...O Grupo Os Mosqueteiros vai baixar os preços do gasóleo e gasolina sem chumbo 95 octanas nos postos de abastecimento aderentes, nos dias 16, 17 e 18 de Maio, revela em comunicado.
«Durante estes três dias, nos postos de abastecimento do Grupo, o preço do gasóleo estará fixado nos 1,249 por litro e o preço da gasolina sem chumbo 95 octanas nos 1,349 euros por litro», salienta.
De acordo com o documento, o grupo «inverte assim a tendência do mercado, contribuindo para a poupança dos portugueses nos combustíveis. Esta acção insere-se na política do grupo de oferecer durante todo o ano preços inferiores face aos preços de referência do mercado, procurando que os seus postos de abastecimento sejam os mais baratos da região onde se encontram inseridos».
Esta acção será comunicada através de uma campanha publicitária televisiva, que irá para o ar a partir de sexta-feira.

Nem de propósito, o meu depósito já anda a pedir mais há uns dias e tenho umas comprinhas para fazer

Se isto continua assim, a Galp e a Bp vão ter de arranjar uma estratégia. Depois de se ganharem hábitos (como o de atestar ao fazer umas comprinhas), nunca mais ninguém lá volta a atestar, mesmo que a tendência inverta
Sempre deve ser mais perto do que ir a Espanha...
O Grupo Os Mosqueteiros vai baixar os preços do gasóleo e gasolina sem chumbo 95 octanas nos postos de abastecimento aderentes, nos dias 16, 17 e 18 de Maio, revela em comunicado.
«Durante estes três dias, nos postos de abastecimento do Grupo, o preço do gasóleo estará fixado nos 1,249 por litro e o preço da gasolina sem chumbo 95 octanas nos 1,349 euros por litro», salienta.
De acordo com o documento, o grupo «inverte assim a tendência do mercado, contribuindo para a poupança dos portugueses nos combustíveis. Esta acção insere-se na política do grupo de oferecer durante todo o ano preços inferiores face aos preços de referência do mercado, procurando que os seus postos de abastecimento sejam os mais baratos da região onde se encontram inseridos».
Esta acção será comunicada através de uma campanha publicitária televisiva, que irá para o ar a partir de sexta-feira.
- Registado: 30/11/2007 21:12
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, darkreflection, IX Hispana, josehenry400, latbal, m-m, malakas, Musus, navaldoc, niceboy, nunorpsilva, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, SalvaFP, trilhos2006 e 283 visitantes