Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Deixem-se de fatalismos!!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Boa noite e bons sonhos!

por Eagle Eye 2002 » 15/5/2008 21:31

Eheheheh, eu so vinha ver se aparecia o habitual post do ptmasters com a newsletter do D. Nichols e acabei por criar esta confusao.

Queria agradecer ao Scotch, fnabais.ferro, Ulisses, Presa 35, salvadorveiga, LTCM, curvedair, tiagopt, rics (parabens pelo post de 2005), TP1, Dwer, Zroof e ao Razao Pura (um grande abraço) pelas excelentes contribuiçoes!!

Eu continuarei a colocar aqui noticias positivas e peço-vos que contribuam tambem.

Cada dia que começa temos a possibilidade de iniciar uma nova vida sem fatalismos, ate amanha,
Eagle Eye

Registado: 5/1/2008 22:22

por Cubriclas » 15/5/2008 21:18

Cali, subscrevo o que disse! :wink:
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

mplos

por Razao_Pura » 15/5/2008 21:15

Olha querem ver.... a gasolina está pela hora da morte? pois está, e então? andem de bicicleta.... andem de autocarro, de metro, façam vaquinhas com os colegas para ir para o trabaho e não levarem tantos carros. Pois, é uma chatice, dá muito trabalho e é muito mais cómodo continuar a andar com o carrinho e largar 40 ou 50 broas de cada vez que vou ao posto de abastecimento e depois tenho que me queixar. Claro que tenho que me queixar. A vida está cara.
Eu queria-me rir era se o Euro não estivesse a valer o que vale, onde é que nós ja estavámos todos?
....
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

Portugal

por Razao_Pura » 15/5/2008 21:09

Portugal, já dizia um emissário aos romanos que cá o mandaram saber que povo habitava a Lusitânia, e dizia o homem, há lá um povo muito estranho que não governa nem se deixa governar.

Bem, antes de mais este post é mesmo feito à medida do meu avatar intervir.
Primeiro quero deixar um abraço ao Eagle que tem andado desaparecido dos foruns nos ultimos anos mas que foi um companheiro assiduo na net nos primeiros foruns em que naveguei e onde também tive o previlégio de conhecer outros amigos que por aqui andam.
Quanto ao tema da discussão eu própria já me tenho perguntado muitas vezes que raio é que nós não temos, como povo, como país, que não nos permite ascender à excelência, que é onde devíamos estar com as condições naturais e com a hisória de descobrimentos que tivemos.
Porque é que não conseguimos explorar a nossa sociedade como meio organizado de individuos para atingir fins comuns e sermos todos mais "ricos"? A nossa natureza como povo talvez explique isso, ou talvez não.
Pegando em um ou dois pontos do que foi escrito devo dizer o seguinte:
- A educação é uma área em que regredimos muito e um dos factores que nos tem feito perder competitividade como país E agora digo eu, e a educação é só na escola? As políticas de educação dos Governos são más, são cada vez piores, e a educação que se dá em casa, e o papel participativo dos pais e encarregados de educação jnto das escolas a exigir qualidade no ensino, onde é que está? Devia ser maior o empenhamento dos cidadãos individualmente e tudo começa em casa.
Outro exemplo é o do envolvimento na política, nem todos temos que ser políticos para termos voz na socidedade e para mudarmos algo. Acho que os portugueses ainda não descobriram que se se associarem cinco mil ou cem mil para uma causa comum conseguem fazer coisas importantes. Há algo que está mal na tua rua, no teu bairro, na tua escola, na tua cidade, o que é que podes fazer para mudar isso a quem te podes juntar? Petições, associações, mexam com a sociedade, não se limitem a viver à sombra do paternalismo do Estado que esses tempos já lá vão. Ajam em vosso interesse. Sejam empreendedores e acima de tudo não se calem, exijam, reivindiquem mas façam a vossa parte. Sejam cidadãos participativos e tenham a plena consciência que estão a educar os vossos filhos para serem os portugueses do futuro.
Fiquem bem.
R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por carrancho » 15/5/2008 20:55

Eagle Eye 2002 Escreveu:Aos meus amigos que continuam a enganaram-se de topico... Aqui e para os proactivos,criativos e optimistas :wink:

Aqui é para users do caldeirão, é feio querer escrever o que se quer e não aceitar opiniões diferentes. Pessoalmente prefiro os proactivos, criativos, realistas...

Make lemonade out of lemmons, ora ai esta um grande desafio... De que serve criticar? A carteira fica mais cheia, a vida mais simples ou mais bela?

Agora uma bela solucao, realista, que traz algum valor acrescentado para alguem, isso sim. Mas e preciso coragem para pensar, sair do pantano intelectual. Pensem na personagem publica da historia da humanidade que mais admiram.. Que fazia ela ou ele? A sua caracteristica principal era ser um critico?

Enfim, vivam o vosso potencial e ajudemos outros a atingir o deles... nao e esse um dos nossos objectivos quando trocamos impressoes neste forum...

Pensem em grande e olhem para o ceu e nao para o abismo!

Olhar para o ceu quando se está perto do abismo não me parece lá muito sensato! Se há quem tem como objectivo conseguir dos Portugueses todo o seu potencial são os governantes e esses têm falhado complectamente os seus objectivos de há muito a esta parte. Aliás, não só falham os seus objectivos como dificultam a realização de quem faz tudo para alcançar os seus pessoais

Um abraço de esperança,
Eagle Eye

Eu talvez contribua mais para a economia portuguesa que voce.

Talvez sim, talvez não, esta frase prova alguma coisa?!?!?

Por falta de oposição/critica governantes como o Hitler chegaram onde vimos, as pessoas olharam para o ceu até este lhes cair em cima.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por pvg80713 » 15/5/2008 20:51

ok... uma coisa positiva.....

estou preocupado com os mais novos que podem não ter as mesmas possibilidades que eu tenho.

e vejo o programa : Liga dos Ultimos
porque são as pessoas que mais vejo em média em Portugal.

abraço a todos
Editado pela última vez por pvg80713 em 15/5/2008 20:56, num total de 1 vez.

Registado: 19/4/2005 11:11

Caro Cali

por Eagle Eye 2002 » 15/5/2008 20:29

Eu talvez contribua mais para a economia portuguesa que voce.

Espero que nao esteja a chamar rato aos mais de 5 milhoes de portugueses que vivem fora de Portugal. Prefiro que seja so a mim...

Agora que ja foi longe demais deixo-lhe a possibilidade de se corrigir se quizer.

Um abraço,
Eagle Eye

por Zroof » 15/5/2008 20:17

Pata-Hari Escreveu:zroof, o pessoal do caldeirão não tem que ter a sua vida escrutinada porque simplesmente não são figuras que voluntáriamente se candidatam a lugares públicos para representar os portugueses. Logo, esse comentário é descabido.

Essa parte do "post" como é evidente, é uma ironia.
O que eu pretendo dizer é que não é possível encontrar políticos perfeitos, num país de pessoas imperfeitas.
Já Diógenes na antiguidade, saía de dia de lanterna acesa em busca do Homem -Perfeito. Resta dizer que ele foi discípulo de um discípulo de Sócrates. :mrgreen: ,o que quer dizer, se a história se repetir que não vamos lá nem daqui a duas gerações.
Como dizia o Almada;"Isto não vai lá mudando de Governo, o melhor é mudar a população.

P.S.- Desculpem mas o meu Avatar hoje está muito bem disposto! E deu em filósofo...

Registado: 30/1/2008 1:50

por Eagle Eye 2002 » 15/5/2008 20:15

Aos meus amigos que continuam a enganaram-se de topico... Aqui e para os proactivos,criativos e optimistas :wink:

Make lemonade out of lemmons, ora ai esta um grande desafio... De que serve criticar? A carteira fica mais cheia, a vida mais simples ou mais bela?

Agora uma bela solucao, realista, que traz algum valor acrescentado para alguem, isso sim. Mas e preciso coragem para pensar, sair do pantano intelectual. Pensem na personagem publica da historia da humanidade que mais admiram.. Que fazia ela ou ele? A sua caracteristica principal era ser um critico?

Enfim, vivam o vosso potencial e ajudemos outros a atingir o deles... nao e esse um dos nossos objectivos quando trocamos impressoes neste forum...

Pensem em grande e olhem para o ceu e nao para o abismo!

Um abraço de esperança,
Eagle Eye
Editado pela última vez por Eagle Eye 2002 em 15/5/2008 20:17, num total de 1 vez.

por MCMAD1977 » 15/5/2008 20:11

Uma classe que podia desde já deixar-se de lamentações era os professores. :wink:

Despediam-se e tomavam iniciativa privada ao nível de investimento, uma vez que segundo eles estão constantemente a ser enxovalhados pela classe politica.

Registado: 25/2/2008 17:23

por Cali » 15/5/2008 20:09

Estava a ler o Eagle Eye, e a pensar naquela celebre imagem de os ratos são os primeiros a abandonar o navio. O que este caso tem de hilariante, é que este rato safou-se em boa altura, num dos poucos botes salva-vidas, e agora grita para os que afundam com o navio: "vá lá! animem-se! Lutem! Estrebuchem! É só um buraquito de 50 metros no casco! Vão lá tapá-lo, que ainda se safam! Não conseguem? Então não refilem! Façam como eu: atirem-se á agua! O quê...? Não tem botes? Improvisem! Sejam proactivos!"

Ó Eagle... com o devido respeito, um gajo que bate no peito, advogando o positivismo, o construtivismo, o espirito de inconformismo, para logo a seguir me dizer que está fora do país há anos, e que recomenda aos insatisfeitos que façam como ele e deixem afundar o navio onde nasceram, eventualmente com a familia lá dentro... não passa de um rato... com sorte !
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por fnabais.ferro » 15/5/2008 20:00

pvg80713 Escreveu:eagle,
fnabais,
obrigado por ter dado exemplos. Mas parece pouco, pelo menos a mim. Eu só queria que os meus dois filhos (16 e 12) consigam ser autónomos... não tenham empregos castradores frustrantes e infelizes.
abraço

Caro pvg,

É esse o objectivo de todos os pais. O minha única opinião nesse particular, apesar de ainda não ter a experiência pessoal nesse campo (infelizmente), é incentivar os seus filhos e estimulá-los a seguirem áreas de estudo que se enquadrem nas necessidades actuais não só de Portugal mas também a nível mundial, pois cada vez mais estamos num mercado global.

Visto que os nossos governantes não se preocupam muito em limitar os números clausus dos cursos sem saída profissional e com mercados saturados, acho que tem que ser da iniciativa dos pais ajudar os filhos a escolher áreas onde o mercado de trabalho tenha efectivamente necessidades. Lógico que nem sempre é fácil acredito.

Em relação a parecer pouco, é o meu contributo pessoal e positivo que tenho para este tópico pois é essa a sua intenção. Se cada um de nós tentar dar um exemplo acredito que poderemos encontrar muitas coisas positivas por aqui. Que pelo menos sirva para contrapor com as quedas de hoje e com as noticias pessimistas que inundam todos os noticiários neste dia.

Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por pvg80713 » 15/5/2008 19:44

eagle,
Reditus é o exemplo claro de uma péssima empresa Portuguesa. Da ultima vez que olhei para o Balanço tinha 30 milhões negativos de resultados acumuladas.
E todos os anos acrescenta.
cumprimentos

editado :

fnabais,
obrigado por ter dado exemplos. Mas parece pouco, pelo menos a mim. Eu só queria que os meus dois filhos (16 e 12) consigam ser autónomos... não tenham empregos castradores frustrantes e infelizes.
abraço

Registado: 19/4/2005 11:11

Re: ATITUDE

por dvck » 15/5/2008 19:43

Cubriclas Escreveu:
TP1 Escreveu: Anyway, estás a meter Galp... :wink:

Mas não estou a pagar o preço que a Galp quer!! 1.474€(na Galp) - 1.349€(na repsol das antas) na gasolina 95 dá uma diferença por litro de 12 centimos e meio! É muito dinheiro para quem não nada nele!
Se é como dizes então ir à Repsol ou a outra onde a gasolina for mais barata não vai prejudicar a Galp pois é ela que abastece todas! Ainda bem! Já durmo mais descansado!
Abraço! :wink:

Como já aqui foi dito, a BP e a Repsol são os maiores clientes da GALP.

No outro dia tive a fazer umas contas:
- em Maio do ano passado o barril de petróleo custava 65 USD e o câmbio anda nos 1,35 - ou seja um barril de petróleo custava cerca de 48 €.
- em Maio deste ano o barril de petróleo custa 120 USD e o câmbio anda nos 1,55 - ou seja um barril de petróleo custa hoje cerca de 77 €.

Num ano o barril de petróleo subiu, em euros, mais de 65%. O preço dos combustíveis aumentou 65%? Não me parece. Acham que a GALP tem outra alternativa? Ao contrário das outras petrolíferas com a cadeia de valor completa que estão a beneficiar com o aumento do preço petróleo (tipo BP, TOTAL), a GALP é fortemente prejudicada com esta escalada uma vez que a produção própria é ainda residual e tem de importar quase a totalidade das necessidades de petróleo do país. As margens de refinação diminuem e o consumo também diminui. Portanto acho que é importante desmistificar o "mito" de que a GALP é que está a ganhar com o preço do petróleo.
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

por Pata-Hari » 15/5/2008 19:39

zroof, o pessoal do caldeirão não tem que ter a sua vida escrutinada porque simplesmente não são figuras que voluntáriamente se candidatam a lugares públicos para representar os portugueses. Logo, esse comentário é descabido.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Kennedy

por Zroof » 15/5/2008 19:26

Parafraseando Kennedy:

"Não perguntem o que o País deve fazer por Vocês ,mas o que Vocês podem fazer pelo País".

Eu queixo-me
Dos que se queixam
Mas é só negrume
É só queixume
Tudo isto é triste
Tudo isto é fado

P.S.- Onde é que eu já vi escrever desta maneira? :shock:

P.S.- Gostava de ver o cidadão comum com a sua vidinha escrutinada como a dos Políticos! De certeza que só escapava eu e o "pessoal" aqui do Caldeirão! :P

P.S.- Este tópico peca por prematuro, porque toda a gente sabe que o “astral” do Caldeirão só melhora a partir dos 11400 pontos…

Registado: 30/1/2008 1:50

Re: Aos meus amigos que se enganaram de topico...

por Dwer » 15/5/2008 18:17

carrancho Escreveu:
Eagle Eye 2002 Escreveu:Aos meus amigos que se enganaram de topico...
Aqui e para os proactivos,criativos e optimistas 8-)

Para os outros tem ao vosso dispor o post "um pais perto do abismo", para ti tb Patinha... :!:

PS: E eu que so ca vinha a procura da newsletter do David Nichols (um dos nossos)... :lol:

Um abraço,
Eagle Eye

Proactivo é também criticar o que está mal, não será? Uma critica fundamentada até pode ser sinal de criatividade.

No caldeirão creio que se pretende o debate. Se nos posts colocados só pode intervir quem estiver de acordo com o autor isto perde o interesse, ou temos dois posts sobre as mesmas cotadas... num só escreve quem diz que é sempre a subir e outro onde só dizem que é sempre a descer.

Abraço,

Carrancho

Bem observado.
Estaria completamente de acordo se ao 'criticar o que está mal' adicionasses 'e apontar como estaria bem' assim como 'propondo um caminho para lá chegar'.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Cubriclas » 15/5/2008 18:09

TP1 Escreveu: Anyway, estás a meter Galp... :wink:

Mas não estou a pagar o preço que a Galp quer!! 1.474€(na Galp) - 1.349€(na repsol das antas) na gasolina 95 dá uma diferença por litro de 12 centimos e meio! É muito dinheiro para quem não nada nele!
Se é como dizes então ir à Repsol ou a outra onde a gasolina for mais barata não vai prejudicar a Galp pois é ela que abastece todas! Ainda bem! Já durmo mais descansado!

por TP1 » 15/5/2008 18:00

Cubriclas Escreveu:
TP1 Escreveu: Querem boicotes, façam ás estrangeiras.

Então eu volto atrás! Ia meter 50 litros na repsol das antas a 1.349 mas então prefiro ir à galp meter na mesma os 50 litros e pagar 1.474! Temos de ver que é uma empresa portuguesa em dificuldades com centenas e centenas de milhoes de euros em lucros mas que no entanto tem de aumentar para biliões para poder ter uma sustentabilidade a 500 anos! É portuguesa e como tal prefiro gastar 1.474*50 litros= 73.7€ em vez dos 1.349*50 litros=67.45€ que pagaria na repsol das antas! Esta diferença de 6 euros num abastecimento é para dar a Portugal pois antes de olhar para os meus bolsos tenho de olhar pelo meu país e por quem tem lucro que nunca mais chega ao fim! Eu como faço uma média de 4 abastecimentos mensais prefiro dar 25 euros ao meu país! :mrgreen: :mrgreen:
Boicote a quem mexe com o mercado: Galp e BP!

Lê novamente o que disse! Anyway, estás a meter Galp... :wink:

Registado: 30/11/2007 21:13

por Cubriclas » 15/5/2008 17:58

TP1 Escreveu: Querem boicotes, façam ás estrangeiras.

Então eu volto atrás! Ia meter 50 litros na repsol das antas a 1.349 mas então prefiro ir à galp meter na mesma os 50 litros e pagar 1.474! Temos de ver que é uma empresa portuguesa em dificuldades com centenas e centenas de milhoes de euros em lucros mas que no entanto tem de aumentar para biliões para poder ter uma sustentabilidade a 500 anos! É portuguesa e como tal prefiro gastar 1.474*50 litros= 73.7€ em vez dos 1.349*50 litros=67.45€ que pagaria na repsol das antas! Esta diferença de 6 euros num abastecimento é para dar a Portugal pois antes de olhar para os meus bolsos tenho de olhar pelo meu país e por quem tem lucro que nunca mais chega ao fim! Eu como faço uma média de 4 abastecimentos mensais prefiro dar 25 euros ao meu país! :mrgreen: :mrgreen:
Boicote a quem mexe com o mercado: Galp e BP!

p.s- até acrescentei os postos na minha assinatura :mrgreen: :mrgreen:

por TP1 » 15/5/2008 17:45

Cubriclas Escreveu:
TP1 Escreveu:Resolver os problemas de Portugal fazendo um boicote á Galp. Fantástico!!! Ora, cá está a linha de pensamento que não deixa o País desenvolver-se! A Galp é uma super empresa Portuguesa, da qual todos nos devemos orgulhar.

Não preciso perguntar onde trabalha! Então como é uma super-empresa portuguesa vamos deixar a sua empresa ir aos nossos bolsos? A Galp vai ter que baixar os preços quando aparecerem campanhas como as do grupo dos mosqueteiros etc etc
Para a semana vou à repsol das antas encher o deposito pois a gasolina 95 sem chumbo está a 1.349 Porque raio vou à galp pagar 1.47? Quer subsidiar o meu abastecimento?
E para que não se esqueçam de visitar o site e ver da vossa zona: http://www.maisgasolina.com/combustivel-mais-barato/13/

Uma empresa está em dificuldades, os trabalhadores decidem fazer greve. Verdadeiro tiro no pé! Só vão piorar.
Eu acho que devemos tentar meter gasolina o mais barato possivel, agora, tentar fazer um boicote á Galp, é um disparate. A Galp é uma empresa Portuguesa que emprega muitos Portugueses. Querem boicotes, façam ás estrangeiras. De qq maneira meter gasolina em Portugal, é meter gasolina Galp.
Porque não falam na carga fiscal? Já repararam que o IVA é aplicado percentualmente. O litro sobe, imediatamente a receita aumenta. Porque não exigimos, uma receita fixa do iva nos combustíveis?
Não, não trabalho na Galp... :roll:

por Cubriclas » 15/5/2008 17:27

TP1 Escreveu:Resolver os problemas de Portugal fazendo um boicote á Galp. Fantástico!!! Ora, cá está a linha de pensamento que não deixa o País desenvolver-se! A Galp é uma super empresa Portuguesa, da qual todos nos devemos orgulhar.

Não preciso perguntar onde trabalha! Então como é uma super-empresa portuguesa vamos deixar a sua empresa ir aos nossos bolsos? A Galp vai ter que baixar os preços quando aparecerem campanhas como as do grupo dos mosqueteiros etc etc
Para a semana vou à repsol das antas encher o deposito pois a gasolina 95 sem chumbo está a 1.349 Porque raio vou à galp pagar 1.47? Quer subsidiar o meu abastecimento?
E para que não se esqueçam de visitar o site e ver da vossa zona: http://www.maisgasolina.com/combustivel-mais-barato/13/

por TP1 » 15/5/2008 17:12

Mastergest Escreveu:Bom dia a todos,

Para sermos optimistas é preciso agir, por exemplo, boicotar as Bombas da Galp.(Objectivo:Redução do preço do fuel)

Ninguém mete fuel na Galp durante 1 semana, optando pela concorrência mais barata. Ao fazer isto de certeza que haverá um ajuste mais justo do preço.

O problema está no "deixa andar" típico do português, CHEGA! Vamos fazer algo por nós próprios e contrariar as coisas que estão erradas de uma forma inteligente.

As coisas só são permitias porque há consentimento.

Outro exemplo mais complexo mas para reflectir:
Entrevista de emprego: vão 1000 candidatos para o cargo, na entrevista encontramos 50 a dizer: se me der 400€ já está bom!!!!!(assisti a uma situação destas)Claro que o cargo que estava para ser remunerado por 600€, vai ser ocupado por um elemento dos 50 que apenas quer 400€, a empresa dá-lhe 500€ e ele ainda agradece !!! Agora se dos 1000 todos pedirem 650€, a empresa não tinha alternativa,igualava ou cobria!

O cerne da questão, está na falta de valorização pessoal.

Se existe algo errado, vamos confrontar o porquê, se assim não for, a geração dos nossos filhos vai passar um mau bocado.

Abraço

Resolver os problemas de Portugal fazendo um boicote á Galp. Fantástico!!! Ora, cá está a linha de pensamento que não deixa o País desenvolver-se! A Galp é uma super empresa Portuguesa, da qual todos nos devemos orgulhar. Não se esqueça tb, que é a Galp que abastece todos os postos.
Não é fácil para ning, mas meter a cabeça na areia, não é solução. Vou continuar a lutar e a trabalhar por uma vida melhor, não terei tempo para me andar a lamentar...

por Cubriclas » 15/5/2008 16:14

Camisa, eu só critico o caso do rendimento minimo estar em parte a ser utilizado por quem não deve. No resto concordo com o habanero!
Pesconde...mui bien! :wink:

por pesconde » 15/5/2008 16:12

Na minha opinião, nós até somos bons.
Fartamo-nos de descobrir meio mundo, mas houve sempre quem fosse mais esperto do que nós e por isso ficamos reduzidos a meia dúzia de Kms.

Temos tido muito azar, descobrimos e os outros ficaram-nos com tudo o que era nosso.

Enquanto nós perdíamos terreno, outros países ( leiam-se Inglaterra e Holanda a título de exemplo) conseguiam crescer, tornando-se boas potências económicas - não precisaram de andar a descobrir se a terra era redonda ou não:

1- obrigavam à produção interna - levando a que apenas fossem compradas as matérias primas;
2- tinham incentivos à produção e manufactura interna - aumentando as exportações e o crescimento de riqueza interna.

Foram criadas condições para valorizar o produto fabricado no próprio país, penalizando com elevadas taxas os produtos oriundos de outros países.

Aqui no nosso país... nós compramos tudo – sejam matérias primas, seja já o bacalhau demolhado.

A evolução natural das coisas em Portugal, tem tendência bearish por nascença – por isso é que o Fado = Destino é só nosso e de mais ninguém.

Veja-se este caso concreto que ilusta bem o meu ponto de vista:
A construção do Palácio Nacional de Mafra.

Foi construído durante o reinado de D. João V,
o trabalho começou a 17 de Novembro de 1717 com um modesto projecto para abrigar 13 frades mas o ouro do Brasil começou a entrar nos cofres portugueses.
D. João e o seu arquitecto, iniciaram planos mais ambiciosos.
Não se pouparam a despesas.
A construção empregou 52 mil trabalhadores e o projeto final acabou por abrigar [b]330 frades, um palácio real, umas das mais belas bibliotecas da Europa, decorada com mármores preciosos, madeiras exóticas e incontáveis obras de arte.
A magnifica basílica foi consagrada no 41.º aniversário do rei, em 22 de Outubro de 1730, com festividades de oito dias. – grande farra.
Como se vê na história, estes esbanjamentos são próprios da nossa natureza.

Agora, ainda falando nas construções megalómanas ( da ponte e do aeroporto) já não há o ouro do Brazil, mas há o ouro da U E.

(...)

Mas animem-se que ainda temos um trunfo na manga.
Resta-nos ainda o 5º império.
Como os dias andam de chuva, pode ser que o el rei d. Sebastião venha aí dar uma maozinha.

È preciso é acreditar.
There is no fear without some hope, and no hope without some fear. ”
— B. Spinoza

Registado: 29/10/2007 20:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], rg7803 e 139 visitantes