Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic - Compras pela net fora UE

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por carf2007 » 24/1/2012 22:58

o Vestido deve ficar entre +- 170 ~ 180€
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por rpmt » 24/1/2012 22:27

Até agora tudo o que tenho mandado vir da China não tenho tido problemas.
Na Alfandega apresentas o documento de quanto pagas-te e depois os imposto são sobre esse valor.
Depois de entrar na Alfandega no meu caso tenho conseguido levantar na hora.

:lol:

Registado: 14/11/2006 17:47

por Azul10 » 24/1/2012 22:24

Sim, já comprei vários livros e DVDs na Amazon por exemplo.

A questão é que aquele vestido é de um estilista em particular e não se arranja cá, pelo que ela me disse há uns dias, e como o vestido agora está com 60% de desconto e tem o tamanho era uma boa oportunidade e acima de tudo seria um presente que ela não estaria à espera de receber.

Lembrei-me de perguntar numa costureira e mandar fazer à medida mas perdia-se o efeito surpresa, ela teria que estar lá por causa das medidas. Para além disso como as mulheres ligam muito a estas coisas das marcas/estilistas também nesse ponto não seria o mesmo.

Registado: 4/10/2010 11:29

por MarcoAntonio » 24/1/2012 22:13

E não o encontras na União Europeia, mesmo que um pouco mais caro?

Dentro da União Europeia só se pagam portes de envio, não há taxas (como possivelmente já sabes).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Azul10 » 24/1/2012 22:07

Pois, eu tenho lido muito na net mesmo em foruns com pessoas a falarem das suas experiências só que é tudo muito aleatório.

Há pessoas que nem foram notificadas pela alfândega e receberam as coisas em casa pelo correio, pelo que li não são inspeccionadas todas as encomendas, é algo aleatório.

Outras pessoas pagaram cerca de 40% do valor da compra entre IVA e taxas, enquanto que outras no mesmo tipo de artigos (ambos vestuário) pagaram apenas 10% do valor, o que é inferior ao IVA e é uma transacção não isenta! Sendo que os mesmos não conseguiram explicar o porquê da discrepância.

Gostava de oferecer a peça porque é uma coisa que não se encontra cá, apenas e só por isso, mas também não estou disposto a pagar, como já, li 40% em taxas.

Pelo que me tenho apercebido é tudo demasiado complexo e com pena minha não devo comprar pois não estou disposto a comprar um artigo sem saber, pelo menos aproximadamente, o preço que terei que pagar por ele.

por MarcoAntonio » 24/1/2012 21:44

Eu não tenho experiência pessoal de encomendar coisas de fora da União Europeia mas pelo que sei, a aplicação das taxas é meio discricionária (esse texto inclusivamente não é claro, diz "poderá" não diz que irá mesmo beneficiar).

Há ainda um outro tópico aqui no forum sobre o tema e há casos/relatos de pessoas que tiveram de pagar taxas sobre coisas bastante baratas (tipo uma lampada led).

Portanto, tem bem atenção a isso não vás ter uma surpresa...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por carf2007 » 24/1/2012 21:01

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

por carf2007 » 24/1/2012 20:57

Azul10 Escreveu:Antes de mais desculpem estar a recuperar um tópico antigo ainda por cima sendo um off-topic mas não conheço ninguém com experiência no ramo e queria ver se me davam uma ajuda.

Queria comprar uma peça de roupa em específica para oferecer num aniversário para o próximo mês.
A loja é nos states por isso a única solução passa por encomendar pela net.
Mas como nunca fiz compras pela net em países fora da UE queria saber qual o valor que posso estar a contar de taxas.
O artigo em questão custa 120€ com mais 10€ de portes.

Fui ao site da ATA e encontrei esta informação mas não fiquei totalmente esclarecido.

A partir de que valor são aplicados direitos aduaneiros e o IVA

A partir de € 150 ou € 45, consoante a remessa seja de uma empresa para um particular ou de particular para particular, respectivamente. Se o valor global da remessa for igual ou inferior àqueles montantes a mesma poderá beneficiar do regime de franquias aduaneiras estabelecido pelo Regulamento (CEE) n.º 1186/2009 do Conselho, de 16 de Novembro (capítulos V e VI).

Para aplicação da isenção do IVA, as mercadorias objecto de remessas não podem exceder o valor global de € 22 (n.º 1 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro).

Por outro lado, não beneficiam da isenção do IVA as mercadorias objecto de venda por correspondência (p.e. Internet) (n.º 2 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro)."

Pelo que interpreto com a compra é de valor inferior a 150€ estou isento de taxas, no entanto como é superior a 22€ tenho que pagar o IVA.
Será isso?

Iva pagas de certeza. E é melhor contar com mais algumas taxas de alfandega, nomeadamente despesas com os CTT(CTT Expresso).

por Azul10 » 24/1/2012 19:49

Antes de mais desculpem estar a recuperar um tópico antigo ainda por cima sendo um off-topic mas não conheço ninguém com experiência no ramo e queria ver se me davam uma ajuda.

Queria comprar uma peça de roupa em específica para oferecer num aniversário para o próximo mês.
A loja é nos states por isso a única solução passa por encomendar pela net.
Mas como nunca fiz compras pela net em países fora da UE queria saber qual o valor que posso estar a contar de taxas.
O artigo em questão custa 120€ com mais 10€ de portes.

Fui ao site da ATA e encontrei esta informação mas não fiquei totalmente esclarecido.

A partir de que valor são aplicados direitos aduaneiros e o IVA

A partir de € 150 ou € 45, consoante a remessa seja de uma empresa para um particular ou de particular para particular, respectivamente. Se o valor global da remessa for igual ou inferior àqueles montantes a mesma poderá beneficiar do regime de franquias aduaneiras estabelecido pelo Regulamento (CEE) n.º 1186/2009 do Conselho, de 16 de Novembro (capítulos V e VI).

Para aplicação da isenção do IVA, as mercadorias objecto de remessas não podem exceder o valor global de € 22 (n.º 1 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro).

Por outro lado, não beneficiam da isenção do IVA as mercadorias objecto de venda por correspondência (p.e. Internet) (n.º 2 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro)."

Pelo que interpreto com a compra é de valor inferior a 150€ estou isento de taxas, no entanto como é superior a 22€ tenho que pagar o IVA.
Será isso?

por ferradura » 9/10/2011 22:33

Muito obrigado !
_urbanista_ Escreveu:
ferradura Escreveu:Vivas,
se eu comprar algum artigo via EBAY, ou seja num leilão (e se vier dos EUA) e por isso em segunda mão, também pago IVA e estou sujeito às alfandegas ?

Obrigado

Se tiveres o azar de o que comprares parar na alfandega para verificação tens que pagar as taxas. E se já comprates, aconcelho-te a pedires ao expedidor que envie por US Post porque quando ca chegar se parar na alfandega é desalfandegado pelos ctt e fica mais baratos nas taxas que cobram por esse serviço porque se vier por exmplo pela UPS cobram-te uma taxa de 30 ou 40 euros só pelo serviço ou vai lá tu desalfandegar...

Registado: 5/4/2010 21:14

por _urbanista_ » 9/10/2011 22:15

ferradura Escreveu:Vivas,
se eu comprar algum artigo via EBAY, ou seja num leilão (e se vier dos EUA) e por isso em segunda mão, também pago IVA e estou sujeito às alfandegas ?

Obrigado

Se tiveres o azar de o que comprares parar na alfandega para verificação tens que pagar as taxas. E se já comprates, aconcelho-te a pedires ao expedidor que envie por US Post porque quando ca chegar se parar na alfandega é desalfandegado pelos ctt e fica mais baratos nas taxas que cobram por esse serviço porque se vier por exmplo pela UPS cobram-te uma taxa de 30 ou 40 euros só pelo serviço ou vai lá tu desalfandegar...

Registado: 29/6/2009 12:38

por ferradura » 9/10/2011 22:09

Vivas,

Obrigado

Registado: 5/4/2010 21:14

por V. » 13/5/2008 1:48

tiagopt Escreveu:
Aneis de esmeraldas/Rubis/etc para mulher... Os tipos enviam o anel junto com caneta e um papel e escrevem gift, tudo num envelope. Na verdade, a caneta é uma oferta :-) Nunca tive problemas... Mas nao fui eu que lhes pedi este expediente... foram
eles que o fizeram sem saber.

Já agora, e se não é indiscrição, isso foi onde?

No Ebay... Por vezes há liquidaçoes judiciais no Ebay... Vale apena. :-)
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

Registado: 3/12/2007 11:13

por carf2007 » 12/5/2008 20:02

Uma vez mais, a alfândega não deixa passar, por exemplo, que um objecto de €500 seja declarado por um valor inferior; €50, €100 ou algo assim.

Isso é tudo muito relativo. Já mandei vir dos EUA uma torneira Grohetherm 3000, que aqui custa cerca de 480 €, encontrei à venda numa Loja(real) por 200 USD (cerca de 130 €), nova, com factura , tudo impecavel, passadas 3 semanas recebi pelos CTT Expresso ( acompanhada da factura da alfandega ), sem problemas nenhum.

Afinal nos EUA tambem há SALDOS, PROMOÇOES, LIQUIDACÕES etc ... ou nao ?

por tiagopt2 » 12/5/2008 13:50

Aneis de esmeraldas/Rubis/etc para mulher... Os tipos enviam o anel junto com caneta e um papel e escrevem gift, tudo num envelope. Na verdade, a caneta é uma oferta :-) Nunca tive problemas... Mas nao fui eu que lhes pedi este expediente... foram

Já agora, e se não é indiscrição, isso foi onde?

Registado: 24/11/2007 23:02

por tiagopt2 » 12/5/2008 13:49

Chegamos logo acordo, pois eu vendia-lhes pelo valor que eles diziam valer. :-)
:P :) :mrgreen:

Por acaso estava a pensar mandar vir uns livros, mas depois de tudo o que foi dito fiquei com algum receio... Existe mais alguma forma de mandar vir coisas em dólares sem pagar impostos? Eu costumo comprar na base das Lajes, através de umas pessoas amigas. Mas só material electrónico, livros eles não têm :roll:

Registado: 24/11/2007 23:02

por V. » 12/5/2008 13:35

Camisa Roxa Escreveu:
V. Escreveu:Depende do peso e volume.

Quando compras coisas leve e com pouco volume, apresentadas como gifts, nao há crise nem pagas imposto.

não é bem assim: há 2 anos mandei vir do ebay 1 cartão memory stick de Hong Kong, uma coisa minúscula, na embalagem apenas vinha a minha morada, não vinha qualquer referência a transacção comercial

no entanto 1 mês depois de estar retido na alfândega enviam-me 1 carta para eu enviar cópia da factura do memory stick! ou abriram a embalagem ou são bruxos!

O que eu já comprei e

Nao deu problemas:

Problemas:

1- Comprei uns livros na amazon.com, nunca tive problemas (e comprei mais de 40 livros) até que um dia, dois deles, pesados para burro, ficaram retidos na alfandega mas sem me avisarem... Reclamei na Amazon a falta de entrega, activaram o seguro, e passdo 5 dias recebi os novos livros... Passado um mes recebi os antigos (ou melhor, carta dos correios para levantar os livros e pagar os impostos)... Falei com a Amazon, que disse para ficar também com estes livros (pois os custo de envio eram caros).

2- Um amigo meu nos EUA ofereceu-me uma caixa de livros e DVD's e pagou ele os impostos devidos. So que o valor declarado do livro era inferior ao da capa do livro. Ficou preso na alfandega... Bom, dessa vez armei tamanha confusao, que a alfandega desbloqueou tudo rapidamente, mas tive a ajuda da DHL. Isto porque, os livros enviados eram do proprio autor, pelo que o custo dos livros (oferta) era inferior à capa. O mesmo com os DVD's.

3- Comprei um quadro... Declarado pelo preço real e com factura correcta, pois servia de certficado para o mesmo. A Alfandega, decidu dar uma de peritos de arte e diziam que o quadro valia mais dinheiro... Chegamos logo acordo, pois eu vendia-lhes pelo valor que eles diziam valer. :-) Trouxe o quadro sem pagar mais, mas foi chato.
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

por Onorio » 12/5/2008 12:36

Ora bem como costumo mandar vir varias coisas posso dizer as minhas experiencias.
Valores até 20 euros estao isentos de qq taxa, valores superiores sao taxados aos tais 21% + taxas alfandegarias e imposto de selo.
Normalmente(no meu caso) pago cercade 20€ de taxas por cada 60€ de compras.

Cmpts

Registado: 4/3/2008 23:31

por Camisa Roxa » 12/5/2008 12:15

V. Escreveu:Depende do peso e volume.

Quando compras coisas leve e com pouco volume, apresentadas como gifts, nao há crise nem pagas imposto.

não é bem assim: há 2 anos mandei vir do ebay 1 cartão memory stick de Hong Kong, uma coisa minúscula, na embalagem apenas vinha a minha morada, não vinha qualquer referência a transacção comercial

no entanto 1 mês depois de estar retido na alfândega enviam-me 1 carta para eu enviar cópia da factura do memory stick! ou abriram a embalagem ou são bruxos!
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por curvedair » 12/5/2008 12:02

carf2007 Escreveu:Já fiz algumas dos EUA, (devido ao cambio ser bastante favoravel), no entanto realmente fica umas 3 a 4 semanas na alfandega, e temos que pagar o iva ( +21%) e mais algumas taxas alfandegarias que variam com o tipo de artigo.

Convem sempre que possivel pedir ao vendedor, para que faça acompanhar a mercadoria de uma factura de menor valor(espero que as finanças não leiam isto).

Abraços.

Os senhores da Alfândega, sabem o valor das mercadorias que por lá passam. Se supeitarem que a declaração não é a correcta, "aborrecem" o expedidor e o destinatário e colocam mais uns "penalties" em cima de todas daquelas taxas.

Se por um lado livros não pagam direitos alfandegários, câmeras digitais (por exemplo) pagam!...

Pegando no mesmo exemplo, se uma câmara digital de €500 aparecer por lá, é possível e provável que seja necessário a intervenção de um despachante oficial. Que por sua vez irá levar mais uns euros pelo seu serviço.

Uma vez mais, a alfândega não deixa passar, por exemplo, que um objecto de €500 seja declarado por um valor inferior; €50, €100 ou algo assim. Tentar fazer isso tem um nome e sabemos qual é esse nome.

Por outro lado, pedir uma factura com um valor inferior ao valor de compra a qualquer empresa respeitável, dá direito a um não redondo e ao estabelecimento de uma má relação comercial.

É claro também que surgirá sempre alguém a contar que uma vez num caso, numa situação,conseguiu ou fez acontecer em que importou qualquer coisa fora de série e não pagou um cêntimo. Pois, caso fantático... mas a regra, não é essa.

Registado: 19/4/2007 0:49

por pasil74 » 12/5/2008 11:53

Boas

Eu faço importações em pequena escala vindas da china e tem sido tudo muito rápido tanto com DHL UPS ou TNT, os impostos a pagar são as taxas, que dependem de artigo para artigo e o iva, o resto sao papeis da burocracia existente.
Normalmente as encomendas vindas da china demoram-me 3 a 4 dias para chegarem á minha mão, em minha casa. São desalfandegadas no Porto e vem para Vila Real.
O cuidado maior a ter é com o codigo CIF, pois se nao vier este codigo na factura o mais certo é pagar iva sobre um valor estipulado por eles (alfandega)pelo transporte, que ja esta pago por quem compra.

por exemplo uma compra de 30kg no valor de 500usd já com portes cá paga-se a taxa de importação depende do artigo + o iva do valor convertido em euros e caso não venha o CIF paga-se iva sobre cerca de 600€ que é o valor que eles estipulam de transporte.

Gatonagem eu sei mas já me tem acontecido.

Registado: 7/12/2007 0:29

por V. » 12/5/2008 11:31

Depende do peso e volume.

Quando sao coisas pesdas... Bom, ai pagas e bem, para alem do que disse o camisa roxa, fica detido na alfandefa uma porrada de tempo.

Aconselho a usar DHL, pois eles "controlam" a alfandega e sao rapidos a desalfandegar.

Há uns tempos comprei dois livros, grandes e pesados nos EUA... Demorarm 6 meses a desalfandegar... Antes disso, já tinha comprado outros.
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

por carf2007 » 12/5/2008 11:31

Já fiz algumas dos EUA, (devido ao cambio ser bastante favoravel), no entanto realmente fica umas 3 a 4 semanas na alfandega, e temos que pagar o iva ( +21%) e mais algumas taxas alfandegarias que variam com o tipo de artigo.

Convem sempre que possivel pedir ao vendedor, para que faça acompanhar a mercadoria de uma factura de menor valor(espero que as finanças não leiam isto).

Abraços.

por Camisa Roxa » 12/5/2008 10:59

dou-te um conselho: não arrisques fora da UE pois isso fica-te na alfandega uma série de tempo e depois tens de pagar os impostos todos
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

Off-topic - Compras pela net fora UE

por mandachuva » 12/5/2008 10:35

Gostaria de saber se alguém sabe ou tem experiência dos entraves alfandegários quando se compra algo fora da UE.

Sei que vindo dos EUA há problemas com alguns artigos (e agora com o dólar a 1,5 :( !).

E da ásia? Tenho visto uns sites que vendem material electrónico da asia a preços muito convidativos. Depois de confirmar a sua segurança a única coisa que me prende é saber se há algum problema com a recepção da encomenda e ter de pagar taxas que tirem a mais-valias.

Registado: 2/5/2006 14:21

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, josehenry400 e 292 visitantes