Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FXTRADER2008 - Tópico unico do campeonato

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Cubriclas » 22/5/2008 22:35

O problema é que a tabela ocupa mais que o tamanho do proprio monitor... :roll:
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

por Crómio » 22/5/2008 22:20

mas costumavas colocá-los com tamanho bom...
fazes printscreen (prt scr), e depois fazes paste no paint.
depois seleccionas o rectângulo de corte e fazes o corte da imagem.
fazes copy do rectangulo seleccionado.
abres nova imagem...
fazes paste.
gravas a imagem e pronto

se calhar há melhores formas de fazer mas é assim q faço.

Um Abraço
Anexos
imagem1.PNG
imagem1.PNG (58.05 KiB) Visualizado 2154 vezes
imagem2.PNG
imagem2.PNG (12.7 KiB) Visualizado 2153 vezes
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Cubriclas » 22/5/2008 21:46

Crómio Escreveu:Cubriclas, peço-te para que reduzas as imagens que colocaste, pois torna-se muito difícil ler as mensagens assim.

Crómio se é em relação aos quadros eu não faço a minima como se faz para reduzir pois também sinto algum desconforto em colocar assim... :oops:

Re: Re

por Thunder » 22/5/2008 20:50

Cem pt Escreveu:Obrigado, amigo Trovão!

Eu é que agradeço o tempo e conhecimentos partilhados da tua parte :P
Para mim é sempre um prazer trocar opiniões, pois afinal de contas é para isso que o caldeirão serve.

Cem pt Escreveu:Depois, bem, depois e se tiveres regras claras que estejam numa base do tipo "follow the trend" onde é inevitável começar a acumular uns bons cobres a prazo, ir subindo o posicionamento de risco proporcionalmente ao capital disponível já ganho fazem todo o sentido.
Mas isso é um tema muito vasto!

É esta a intenção no jogo e na conta real. Aumentar de forma muito suave e gradual a exposição ao mercado, mas sem entrar em "maluqueiras" que ponham a perder o que foi tão arduamente conquistado.

E para quem não leu o teu artigo na altura, cá fica um trabalho de casa para o fim-de-semana (este é daqueles que não custa fazer :mrgreen: )

A bomba atómica do Money Management

Um abraço pra ti 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

Re

por Cem pt » 22/5/2008 19:54

Thunder Escreveu:Olá Cem 8-)

Vou tentar responder as perguntas feitas.

Eu não uso nenhum sistema de trading. Os meus conhecimentos de AT e de indicadores são muito rudimentares para eu construir um sistema. E já agora também não percebo nada de programação.
Faço trades de duração temporal que varia entre horas e 2 a 3 semanas, basicamente baseado em suportes e resistências. Uso eventualmente indicadores como o ADX, RSI, MACD. Uso também por vezes em movimentos de maior amplitude os valores de Fibo (meramente como valores de referência).

O meu MM tem como ponto essencial a protecção do capital. Caso a rentabilidade no concurso comece a ser superior a 10% começo a dar mais um "cheirinho" no acelerador :mrgreen: . Coloquei como teto máximo nesta fase inicial do concurso uma alavancagem máxima de 3 vezes (tal qual faço na minha conta real) a qual tenho respeitado. A soma das posições normalmente varia entre os 150 mil e 200 mil. Momentaneamente estive nos 300 mil o tal teto voluntariamente imposto.
Tenho implementado também uma forte componente de controle do número de trades. Fiz até agora 11 trades (que já se encotram encerrados) e tenho 2 posições em aberto. Tenho também centrado a atenção nos pares que conheço com maior detalhe, precisamente para evitar o overtrading.
A perda máxima por posição normalmente não será superior a 3%. Se tiver outras posições em simultâneo não colocarei em risco mais do que 5 a 6% da carteira.

Cem gostaria de ter o teu feedback, pois gosto bastante de ler os teus pontos de vista, como aquele super artigo sobre a bomba atómica do MM. Gostei mesmo muito do artigo :clap: :clap:
MM é sem dúvida a área em que sinto que mais tenho que evoluir.

Amigo Cubriclas , obrigado pela força :P Tu vais a dar-lhe bem! :mrgreen: Parabéns por estares com o melhor sharpe. Continuação de boa sorte :!: :mrgreen:

Um abraço a todos 8-)

Obrigado, amigo Trovão!
Quis com as perguntas feitas procurar saber o motivo por trás de qualquer abertura de posição de risco dos traders em geral.
É certo que mais ninguém respondeu mas por conhecimento do passado admito que menos de 10% dos especuladores usem algum conjunto de regras ou plano de trading que faça sentido na coerência das ordens executadas.
Na maioria dos casos creio que as pessoas se limitam a olhar, ver se há mexidas num determinado título e quando sentem que há um arranque momentâneo, toca a entrar! O certo é que nestas situações ou deixam stops protectivos um pouco abaixo da entrada, que na maioria das vezes são accionados e não proporcionam os lucros esperados, ou procuram sair logo que vêem que o movimento falhou e aí normalmente a porta de saída é um pouco ingrata porque parece muito pequenina quando muitos pretendem sair ao mesmo tempo com a cotação a baixar muito rapidamente...
Fazer trading só a olhar para o ecran do computador, sem regras claras à partida, é algo que a mim me faz muita impressão. Daí a razão de gostar de saber qual a motivação ou se a negociação é encarada tipo jogo...
Quanto ao money management acho que frisaste muito bem: a regra número 1 é preservar sempre o capital existente o mais possível, para isso usar alavancagens baixas q.b. é essencial. Depois, bem, depois e se tiveres regras claras que estejam numa base do tipo "follow the trend" onde é inevitável começar a acumular uns bons cobres a prazo, ir subindo o posicionamento de risco proporcionalmente ao capital disponível já ganho fazem todo o sentido.
Mas isso é um tema muito vasto!
Abraço, obrigado e boa sorte.
Cem

Registado: 4/3/2008 17:21

por Crómio » 22/5/2008 19:39

Cubriclas, peço-te para que reduzas as imagens que colocaste, pois torna-se muito difícil ler as mensagens assim.

Obrigado
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Thunder » 22/5/2008 18:07

Olá Cem 8-)

Vou tentar responder as perguntas feitas.

Eu não uso nenhum sistema de trading. Os meus conhecimentos de AT e de indicadores são muito rudimentares para eu construir um sistema. E já agora também não percebo nada de programação.
Faço trades de duração temporal que varia entre horas e 2 a 3 semanas, basicamente baseado em suportes e resistências. Uso eventualmente indicadores como o ADX, RSI, MACD. Uso também por vezes em movimentos de maior amplitude os valores de Fibo (meramente como valores de referência).

O meu MM tem como ponto essencial a protecção do capital. Caso a rentabilidade no concurso comece a ser superior a 10% começo a dar mais um "cheirinho" no acelerador :mrgreen: . Coloquei como teto máximo nesta fase inicial do concurso uma alavancagem máxima de 3 vezes (tal qual faço na minha conta real) a qual tenho respeitado. A soma das posições normalmente varia entre os 150 mil e 200 mil. Momentaneamente estive nos 300 mil o tal teto voluntariamente imposto.
Tenho implementado também uma forte componente de controle do número de trades. Fiz até agora 11 trades (que já se encotram encerrados) e tenho 2 posições em aberto. Tenho também centrado a atenção nos pares que conheço com maior detalhe, precisamente para evitar o overtrading.
A perda máxima por posição normalmente não será superior a 3%. Se tiver outras posições em simultâneo não colocarei em risco mais do que 5 a 6% da carteira.

Cem gostaria de ter o teu feedback, pois gosto bastante de ler os teus pontos de vista, como aquele super artigo sobre a bomba atómica do MM. Gostei mesmo muito do artigo :clap: :clap:
MM é sem dúvida a área em que sinto que mais tenho que evoluir.

Amigo Cubriclas , obrigado pela força :P Tu vais a dar-lhe bem! :mrgreen: Parabéns por estares com o melhor sharpe. Continuação de boa sorte :!: :mrgreen:

Um abraço a todos 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Re

por Cem pt » 22/5/2008 15:20

Só por curiosidade:
Alguém neste concurso segue regras que resultem de ordens de sistemas de trading ou é mais o feeling e a emoção do momento a ditar as decisões?
Alguém está a pensar seguir neste concurso algum método de money management?
Não sendo trading real que estão a executar, há sempre a tentação de alavanacr excessivamente a posição fazendo overtrading. Nessa base que drawdown consideram adequado para o vosso risco neste concurso? E se fosse trading real que limite de alavancagem usariam?
Desde já os meus agradecimentos pelas respostas, desejando a todos boa sorte e que consigam retirar bons ensinamentos com estas experìências úteis.
Bons negócios a todos.
Cem

Registado: 4/3/2008 17:21

por Cubriclas » 22/5/2008 9:48

Thunder Escreveu: tem cumprido com rigor os objectivos estabelecidos.

Só por ler este bocado só posso acreditar que estás no bom caminho: disciplina!
Força Thunder alquimista! :mrgreen: :wink:

por Thunder » 22/5/2008 1:34

Bom aqui vai mais um update da minha gestão.

Este Alquimista único no mundo (pois consegue transformar ouro em latão :mrgreen: ) tem cumprido com rigor os objectivos estabelecidos.

:arrow: Não exagerar na alavancagem (as posições assumidas simultaneamente nunca ultrapassaram os 300 mil e mesmo assim por curtos períodos).
:arrow: Não forçar trades fora dos pares inicialmente estabelecidos.
:arrow: Não entrar em overtrading.

Esta semana fiz um pequeno trade longo no EURUSD onde fui buscar cerca de 110pips. Continuo com o trade que trazia da semana passada (curto no USDJPY) ao qual adicionei mais um curto (AUDJPY) que talvez encerre durante o dia de amanhã, conforme o mercado accionista se comporte. O objectivo destas duas posições será aproveitar um eventual alívio nos pares de carry-trade em resposta a uma eventual continuação de correcção nos mercados accionistas. A desmultiplicação da alavancagem é de 2 vezes.

Estou disponível para debater o tema com os interessados :P

Um abraço a todos e boa sorte 8-)

fxtrader2008

por mgoncalves53 » 19/5/2008 12:57

Aquela regra, que lembra o “regime de condicionamento industrial”do
antigamente, aplicada ao “Foreign Exchange” parece que não existe escrita em lado
nenhum (leia-se não a encontrei)…
As respostas do cubriclas a perguntas do género: que aconteceu ao ICHIH4R4?
… e ao MG-PT?
Invariavelmente vem a resposta confusa e pouco esclarecedora:
“Anomalias detectadas.” que indicia que essas regras não foram escritas….

Uma resposta correcta e esclarecedora, seria do género:
“Quem não cumpre as regras salta fora!”

O que me leva a concluir que eu desconhecia as regras porque elas não foram escritas em lado nenhum.

Para concluir o caso, apraz-me dizer que: definir regras escritas, nos locais próprios, que
se coadunam com a estratégia do administrador do jogo, está mal, (mas aceitam-se
porque o administrador é rei todo poderoso), defini-las depois do jogo começar é
inacreditável!

Com os melhores cumprimentos,

MG-PT

Registado: 4/5/2008 3:02

por Cubriclas » 17/5/2008 12:58

Após 6 semanas de campeonato...
Anexos
6_semana.jpg
6_semana.jpg (246.51 KiB) Visualizado 1499 vezes

por Cubriclas » 10/5/2008 18:25

Ao fim de 5 semanas de campeonato eis a classificação geral:
Anexos
5_semana.jpg
5_semana.jpg (246 KiB) Visualizado 1588 vezes

por Thunder » 9/5/2008 12:13

Bom, cá vai um update sobre as minhas posições...

Encerrei o short sobre o EURCZK que trazia praticamente desde o início do concurso. Definitivamente não estou ainda talhado para trades de longo prazo. Por enquanto ainda sou um humilde swing-trader :mrgreen: Quem sabe um dia na minha carteira real e num cenário pós bear-market eu entre num par de carry-trade. Ou com umas acções ao estilo Warren Buffett :mrgreen: (daquelas para casar). Por enquanto humildimente admito que ainda não tenho a disciplina para tal :oops:
A posição no valor de 30000 USD foi fechada, causando uma perda de 0,2% na carteira.

Para tentar explorar o rally que assistimos nos últimos tempos abri uma posição longa no AUDJPY (segunda feira, salvo erro). Usei a minha alavancagem mais elevada até agora no concurso.... 2,5 vezes. Fechei a posição com lucro na quarta ao almoço com alguns sinais de falta de força dos mercados accionistas. E tal como prometido com o rally feito pelo DOW e SP500 e simultaneamente pelo USD, achei que seria o momento correcto de shortar o USDJPY, no qual entrei na quarta por volta do almoço. A alavancagem foi também de 2,5 vezes (250000 USD).

Vamos ver se a sessão accionista é bem vermelhinha para ajudar o JPY a ganhar força :mrgreen:

Um abraço e boa sorte para todos 8-)

por Cubriclas » 7/5/2008 7:40

Eis a classificação e desempenhos ao final de exactamente 1 mês de campeonato. :wink:
Anexos
campeonato_1mes.jpg
campeonato_1mes.jpg (244.79 KiB) Visualizado 1692 vezes

por cacau63 » 5/5/2008 22:27

Cubriclas ,obrigado pele rapidez da resposta mas sei que a minha ordem estava bem colocada pois fui verificar na activity se quiser posso lhe dar o meu username e a minha password para verificar.

Registado: 5/4/2008 22:54

por Cubriclas » 5/5/2008 22:11

Cacau, não faço a minima ideia. Nunca tive problemas com ordens stop-loss ou stop-profit. Sempre funcionaram. Não coloco de lado a possibilidade de ter havido algum engano na colocação da ordem stop, pensares que colocaste a x valor e teres colocado a y valor como também não coloco de lado a hipotese de ter havido um erro na plataforma (embora acredite menos)
A pergunta podes tentar fazer no chat deles "live help" https://fxtrade.oanda.com/your_account/ ... g_platform pois da minha parte é complicado estar a imaginar possibilidades para o que terá acontecido.
Abraço.

por cacau63 » 5/5/2008 21:54

Cubriclas,podia-me ajudar a perceber o que se passou com o meu trading.
Logo de manha comprei EUR/USD a 1,5494 coloquei uma ordem de stop a 1,5440,logo a seguir às 3 horas o par veio a baixo da minha ordem de stop e não fez a ordem, agora a noite o par anda por volta de 1,5490 e entre as 9 e as 9.30 fecharam-me a posição. Gostaria de saber o que aconteceu não conheço esta plataforma da OAONDA sera que so fazem as ordens que estão colocadas muitas horas depois?

Obrigado.

Registado: 5/4/2008 22:54

por Cubriclas » 4/5/2008 19:25

Sempre que houver suspeita de algo irregular tentarei contactar o participante em causa para verificar a conta.
Confirmados os indicios...em definitivo: case closed! :wink:

fxtrader2008

por mgoncalves53 » 4/5/2008 18:31

Parece-me uma desculpa esfarrapada...

Pelos vistos precisava mesmo de pertencer ao seu "clube" ou seja pelo menos frequentar os mesmos foruns que o senhor para descobrir as regras particulares do administrador do jogo além das regras impostas pela plataforma Oanda.

Porque, para essas regras particulares existem locais próprios nos "contests" para elas serem anunciadas. Era só criar mais um anúncio no mesmo sítio onde escreveu aquela treta de ser um jogo para "todos" os portugueses e brasileiros.

Recapitulando, para cumprir as suas regras deveria:

1 - Criar uma conta nova com 100000
2 - Nada de "Add or Remove Funds"

Se assim é acho-a uma regra "infantil" simplesmente porque é uma regra que o administrador não consegue controlar com rigor. Por isso, vou aqui, abster-me de comentar os defeitos e as virtudes desta regra, mas sendo uma regra que o administrador não pode controlar com rigor parece-me pouco séria e sendo assim o próprio jogo será pouco credível dado que o administrador quer impôr uma regra que para o seu cumprimento carece dos instrumentos necessários para fiscalizar o seu cumprimento.

É evidente que no meu caso se passo de um "Portfolio Return" de 10% para 20000% qualquer um vê que isso só é possível se remover fundos da conta (mas para se remover fundos da conta e continuar a jogar é necessário criar estrutura para esse efeito.), eu porque desconhecia a regra acrescentava e retirava fundos quando a minha estratégia o recomendavam.

Apesar do incidente desejo sinceramente boa sorte a todos os participantes (ex-colegas) do fxtrader2008 e que se divirtam.

Para terminar gostaria de dizer ao senhor Cubriclas que participar em muitos jogos não significa necessariamente ter muita experência, participar num jogo não "custa" muito, bastam alguns minutos para a inscrição e depois de tempos a tempos espreitar como vão as coisas, ao passo que gerir uma conta exige algum tempo e dedicação.

Com os melhores cumprimentos,

MG-PT

Re: FxTrader2008

por Cubriclas » 4/5/2008 9:10

mgoncalves53 Escreveu:
Qual foi a regra do jogo que eu violei?
Para participar no jogo precisava pertencer ao seu clube?

Como o mgoncalves é um jogador bem experimentado em tudo que é concursos da oanda (pois de momento está em vários em simultaneo) estava com um volume transacionado dezenas de vezes superior ao 2º mais transacionado que indicia que não começou com 100000 nem lá andou perto.
Para participar no jogo apenas tem de iniciar com 100000 sem acrescentos ou deduções de capital. Mesmo que o quisesse contactar para verificar se estaria tudo em ordem não conseguiria pois não o encontraria em qualquer forum onde anunciei o campeonato... :(
A próxima classificação sairá no dia 7, exactamente um mês depois de ter iniciado o campeonato.
Quanto a quem está a treinar continuação de um bom campeonato pois começaram todos da mesma linha de partida.
Case closed. :wink:

FxTrader2008

por mgoncalves53 » 4/5/2008 3:28

Cubriclas,

Eu fui expulso, por V.Exa, do jogo FXtrader2008 porque?
Qual foi a regra do jogo que eu violei?
Para participar no jogo precisava pertencer ao seu clube?

Display Name no fxtrader2008: MG-PT
Display Name no fxtrader2008: Mango

por Cubriclas » 1/5/2008 23:44

Anomalias detectadas. O campeonato deve ser limpo e transparente. Se um dia estamos com -115% e exactamente no dia seguinte passamos para 7500% algo está errado. Peço a password e username de acesso para verificar se está tudo correcto e esta é dada por várias vezes e falsa então confirma-se que algo está errado e actua-se.
Somos todos portugueses e brasileiros e vamos continuar com um campeonato que se deseja competitivo com os nossos objectivos de aprender com os erros.
Abraço!

por Pato-Bravo » 1/5/2008 22:34

[quote="Cubriclas"]Eis a classificação do campeonato 23 dias após o inicio da maratona![/quote]

Então Cubriclas conta lá tudo! O que raio terá acontecido ao ***ICHIH4R4*** que com 1600% de retorno desapareceu desta última listagem?

Será mais uma manobra "transparente" deste mercado do Forex...

Atenção patos!
Quack

Registado: 14/11/2004 21:12

por Thunder » 1/5/2008 22:19

Cubriclas mais uma vez parabéns pela iniciativa :)

Muito do pessoal do caldeirão está bem classificado :clap:
E tu também estás em grande! :mrgreen:

Aqui o Alquimista é que parece uma mula empacada :mrgreen:

Bom vou descrever um bocadinho aquilo que ando a fazer (que até agora não tem sido grande espingarda :mrgreen: ) :

No meu trading real gosto de tomar posições de muito curto a curto prazo. E o meu pão com manteiga são os futuros do SP500, embora as vezes vá dar umas colheradas em FX (sempre a curto prazo).
Assim sendo estou a usar este jogo com um treino para alguns trades de médio prazo. Tenho um curto no EURCZK. E entrei longo no EURUSD a uns dias atrás... sendo stopado hoje ao quebrar os 1,55
Os trades ganhadores foram trades no EURJPY e AUDJPY, sendo trades de curto prazo, que fazem mais o meu estilo e refletem um mercado em que estou mais "treinado" (os mercados de acções).
Para além desses pares irei usar também o USDJPY e EURTYR, se aparecerem oportunidades.

Assim sendo vou limitar-me a 6 "pares" e manter sempre as alavancagens baixas (até agora usei entre 0,4vezes até 1,30 vezes)

Vou também esperar por uma possível ida do EURUSD aos 1,50xx para nova entrada longa...
E quem sabe uma ida do SP500 aos 1440 para um curto no USDJPY :-k

.... Quem sabe? :P

Um abraço a todos e continuem com os bons rendimentos... CALDEIREIROS RULEEEEEZZZ !

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CORTIÇA, Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, PacoNasssa, PAULOJOAO e 113 visitantes