Caldeirão da Bolsa

Acções a entrar e a sair às pinguinhas...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SOLIS » 9/5/2008 15:37

Já agora não queres dizer qual e o banco?

Registado: 29/11/2007 13:30

por otar48 » 9/5/2008 15:30

Ulisses,

A falha da explicação da situação que apresentei deve ser minha, mas dou-te um exemplo.

Pelo stream do banco verificas que, passados alguns segundos, a ordem de venda de 1000 acções que o banco enviou para a Euronext, entrou no sistema, correcto?

Após duas horas o banco informa-te que o negócio número x de 20 acções se realizou e aparece no registo na tua conta. 15 minutos depois surge o mesmo número do negócio com as 20 acções no site da Euronext. OK.

Qual o teu pensamento a partir deste momento?
Todos os negõcios seguintes ao preço estipulado vão para a tua conta até perfazer as 1000 acções, certo?

Entretanto, decorrem novos negócios de 30,40,50 acções, todos numerados (informa o site da Euronext) e nada.
Passados mais uns minutos lá te entra mais um de 30,etc. No final do dia venderam-se àquele preço, após iniciares a tua venda, 30000 acções e apenas conseguiste vender 500.

À noite comparo a hora e o número dos negócios registados na Euronext e os do meu banco e, surpresa das surpresas , confirmo que não vendi a totalidade.

Espero que me tenha feito entender.

Um abraço

otar
"A separação entre o passado, o presente e o futuro é apenas uma ilusão , ainda que persistente"
Einstein

Registado: 16/8/2005 17:44

por Ulisses Pereira » 9/5/2008 14:40

otar, desculpa ainda não ter percebido exactamente a qtua questão. Vê se pervcebi bem:

Tens uma ordem de venda e essa ordem começa a ser executada às 10 horas (se sim, como sabes que é a essa hora que começou a ser executadda?) e que depois o restante da ordem não é executada?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por otar48 » 9/5/2008 14:24

Ulisses,

Nunca me apercebi da situação que referes.
Mas neste caso a situação é diferente.

Repara que começa o primeiro negócio, por exemplo, às 10 H e depois ao mesmo preço seguem-se n negócios ao mesmo valor que dariam e sobravam para satisfazer totalmente a minha ordem de bolsa. Ao fim do dia a ordem não está realizada na globalidade .

A pergunta que faço é esta:
É possível (provável)que isso aconteça durante três dias em três ordens diferentes? Quem será responsável? O sistema da Euronext a falhar ou o Banco? Ou as regras são outras?

Estive a acompanhar em simultãneo, sempre a partir do momento em que se iniciava a primeira transação, o site da Euronext e no final do dia a operação não estava completa.
De notar que são ordens com algumas dezenas de milhares de acções.
Mais, tenho tudo registado, ordens do banco e da Euronext para comparar.
A situaçao parece-me grave, especialmente quando prevemos que a acção vai descer e não conseguimos vender vendo todos os outros traders a ultrapassarem-nos. Do género de, de vez em quando, apanharmos mais um negóciozito ao longo de todo o dia. A quem me hei-de dirigir?

Fibonacci,
A questâo nao está em comparar os negócios do banco e da Euronext ao fim de 15 ou 20 minutos mas sim ao fim do dia.

Agradeço a ambos a ajuda.
Abraços
otar
"A separação entre o passado, o presente e o futuro é apenas uma ilusão , ainda que persistente"
Einstein

por Fibonacci » 9/5/2008 12:24

otar,

Não confundas o que o feed do teu banco consegue mostrar ao cliente com o que realmente se passa no mercado, onde há regras muito concretas.

É muito possível que não vejas todos os trades a passarem no feed do teu banco, independentemente de qual seja. Mas eles passam no mercado.

No site da Euronext consegues ver, com um delay de 15 minutos (acho eu), todos os trades que foram efectuados a uma determinada hora. No entanto, em real time, poucos são os bancos que conseguem disponibilizar isso aos clientes.
Devido a limitações tecnológicas, os bancos têm um tipo de batch que olha, de x em x segundos, para os últimos movimentos num títulos e apresenta-os aos clientes. No entanto, no intervalo desse tempo, podem haver outros negócios.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por Ulisses Pereira » 9/5/2008 12:16

otar, uma vez que há aspectos na tua descrição que não ficaram claros, deixa-me colocar-te uma pergunta para tentar clarificar o que te sucedeu:

Alguma vez tiveste uma ordem de compra ao preço X e a acção negociou a um preço inferior sem que tenhas comprado?

Alguma vez tiveste uma ordem de venda ao preço Y e a acção negociou a um preço superior sem que tenhas vendido?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Acções a entrar e a sair às pinguinhas...

por otar48 » 9/5/2008 10:07

Ando nisto já há alguns anitos e nunca me tinha apercebido de que era possível a seguinte situação:
As ordens de bolsa de acções logo após o início do primeiro negócio, neste caso na nossa praça, para a satisfação total do pedido processam-se ao acaso e não continuamente.
Nos últimos dias estive atento à sequência temporal dos negócios de uma determinada acção e quando iniciava, por exemplo, a primeira venda, após estar na fila, os negócios seguintes não eram registados pelo meu banco embora de vez em quando lá aparecesse um ou outro.
Num caso de compra passei para o dia seguinte quando em condições normais a ordem teria sido totalmente satisfeita nesse mesmo dia. Mais grave, aconteceu no dia seguinte na venda em que também após o primeiro negócio e depois de se efectuarem dezenas deles áquele preço no fim do dia apenas me calharam meia dúzia não se realizando totalmente a ordem. No dia seguinte tive que vender mais barato.
Como calculam isto cria ansiedade e desconfiança.
Já vos aconteceu? Como procederam? ...e resultados dessas diligências.
Um abraço.
Otar
Einstein

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: latbal, PAULOJOAO, Phil2014, Purificaçao, zulu404 e 64 visitantes