Caldeirão da Bolsa

Michelin

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mr. share » 14/5/2008 16:45

vendi hoje esta menina!! vem ai o dividendo e eu não quero apanhar com a dupla tributação

Registado: 29/11/2007 10:48

por mr. share » 13/5/2008 20:59

ljbk Escreveu:
mr. share Escreveu:sinceramente não percebo qual é a vossa preocupação...

se abrir em gap a ordem não é executada, não vendo e dp? qual é o problemas de não vender?

alguma vez tendo em conta o exemplo do gap da michelin se eu estivesse dentro antes do gap, iria vender logo a correr dp do gap?

so se eu fosse maluco, se isso acontesssse iria reforçar e nunca vender...

Mas é isso mesmo que lhe estamos a dizer.
Se só vai utilizar stops com vendas com valor fixo não há ganhos CERTOS !

O facto de dizer que por ter caido em gap o leva a reforçar significa que acha que não pode cair mais ou que vai voltar acima e fechar o gap.
Mais uma vez, aconselho-o a ver o caso recente da FTE ou do Carrefour onde pode ver que normalmente a queda continua.
Por exemplo no caso da Michelin, o suporte nos 58 Euros tambem pode quebrar ...
Mas isso leveria a um debate mais longo: porquê e como utilizar stops.

BN,
ljbk.

siceramente continuio sem perceber o que esta a tentar dizer... é porque o que acaba de dizer são coisas tão basicas, e regras basicas inicias que não percebo...

alguns exemplos:

"Por exemplo no caso da Michelin, o suporte nos 58 Euros tambem pode quebrar ..."

a serio? ai pode?

"O facto de dizer que por ter caido em gap o leva a reforçar significa que acha que não pode cair mais ou que vai voltar acima e fechar o gap.
Mais uma vez, aconselho-o a ver o caso recente da FTE ou do Carrefour onde pode ver que normalmente a queda continua."

a serio? ai pode?

acho que estamos a divergir por onde não devemos..

por favor vamos continuar a comentar apenas o grafico da michelin sim?

ok obrigado

por ljbk » 13/5/2008 19:44

mr. share Escreveu:sinceramente não percebo qual é a vossa preocupação...

se abrir em gap a ordem não é executada, não vendo e dp? qual é o problemas de não vender?

alguma vez tendo em conta o exemplo do gap da michelin se eu estivesse dentro antes do gap, iria vender logo a correr dp do gap?

Mas é isso mesmo que lhe estamos a dizer.
Se só vai utilizar stops com vendas com valor fixo não há ganhos CERTOS !

O facto de dizer que por ter caido em gap o leva a reforçar significa que acha que não pode cair mais ou que vai voltar acima e fechar o gap.
Mais uma vez, aconselho-o a ver o caso recente da FTE ou do Carrefour onde pode ver que normalmente a queda continua.
Por exemplo no caso da Michelin, o suporte nos 58 Euros tambem pode quebrar ...
Mas isso leveria a um debate mais longo: porquê e como utilizar stops.

BN,
ljbk.

Registado: 25/11/2005 11:15

por mr. share » 13/5/2008 18:51

sinceramente não percebo qual é a vossa preocupação...

por ljbk » 13/5/2008 17:45

salvadorveiga Escreveu:
mr. share Escreveu:só trabalho com stop em condições normais!! esse gap deve se aos maus resultados apresentados o que é bem diferente da evolução da cotação diariamente.

quanto ao dia de hoje tudo normal, esta aproximar-se dos 61.30€ devagarinho

falar após o acontecimento é facil, quem te garante que amanha nao existe um gap down ? ou daqui a 1 semana? É isso que é necessario perceber...dizeres que so trabalhas com stops em condiçoes normais nao percebi...o que pode parecer normal agora amanha ja nao o é na cotação...
Esotu a dizer isto pa alertar obviamente, pode ser raro, mas é uma hipotese que se tem de considerar e nao podemos dizer que temos DE CERTEZA ja' certas mais valias porque possivel como ja vimos mesmo com stop profit acabarmos com prejuizo ;)

Alias, não há melhor exemplo que a propria Michelin.
Vamos imaginar que no dia 16 de Abril tinha comprado a 62.50 Euros.
Chegamos ao dia 28 de Abril com um fecho nos 66.75.
Tendo os titulos numa posição longa, tem e bem uma ordem de venda de stop-loss activa nos 64.90 Euros activada na chegada aos 65 Euros, pensado que já ganhou pelo menos: 64.90 - 62.50 - despesas = 2.4 - despesas ou seja mais de 3.5%.
No dia seguinte o titulo abre nos 60.35 Euros, logo a sua ordem de venda a 63.90 é colocada no sistema onde ainda estaria hoje porque nunca mais houve negocios a 63.90.
No caso de ter optado por um stop com venda ao melhor, teria vendido a 60.35 Euros com uma perda de cerca de 3.5% em vez de um ganho semelhante.

Para alem disso, os gaps tambem podem acontecer no intraday nomeadamente nos titulos pouco liquidos: uma venda ao melhor limpa todas as ofertas de compra, o preço passa do patamar do stop, as ordens de venda dos stops com são colocadas mas nem todos os valores podem ter sido negociados e a venda ao melhor do stop efectua-se a um preço ridiculo ou a ordem a preço fixo pode ficar no sistema sem que venha a ser satisfeita porque o preço mergulhou.

Resumindo, os stops são muito importantes mas não garantem DE CERTEZA um ganho.

BN,
ljbk.

por salvadorveiga » 13/5/2008 17:29

mr. share Escreveu:só trabalho com stop em condições normais!! esse gap deve se aos maus resultados apresentados o que é bem diferente da evolução da cotação diariamente.

falar após o acontecimento é facil, quem te garante que amanha nao existe um gap down ? ou daqui a 1 semana? É isso que é necessario perceber...dizeres que so trabalhas com stops em condiçoes normais nao percebi...o que pode parecer normal agora amanha ja nao o é na cotação...
Esotu a dizer isto pa alertar obviamente, pode ser raro, mas é uma hipotese que se tem de considerar e nao podemos dizer que temos DE CERTEZA ja' certas mais valias porque possivel como ja vimos mesmo com stop profit acabarmos com prejuizo ;)

Registado: 12/3/2008 22:06

por mr. share » 13/5/2008 17:21

só trabalho com stop em condições normais!! esse gap deve se aos maus resultados apresentados o que é bem diferente da evolução da cotação diariamente.

Anexos
michelin.bmp
michelin.bmp (1.37 MiB) Visualizado 1244 vezes

por salvadorveiga » 13/5/2008 0:44

mr. share Escreveu:existe sempre diferença entre o preço stop e o preço de venda e ´q claro que eu não ponha margem de 0.01 ou 0.02€

mr share, penso ainda nao teres percebido... pelo que me deu a entender do que disseste neste ultimo post.

O facto de teres uma stop nao te garante nada, se acção abrir em baixa (gap down) o teu stop é activado...caso o stop dê uma ordem de venda ao mercado estas dependente daquilo que a cotaçcao for...

Dando exemplo do grafico imagina que neste caso, ja tinhas a acçao a algum tempo e resolveste por um stop loss nos 66.6 €. No dia a seguir ela abriu nos 60 €, se a tua stop fosse ao mercado vendias imediatamente a 60 € por isso provavelment terias pejuizos... agora a ordem stop tinha uma ordem limite de venda a 65 €, uma vez que a cotaçao apos o gap down ainda nao foi aos 65 €, estavas dentro ainda com as acçoes
Anexos
MICHELIN.png
MICHELIN.png (20.4 KiB) Visualizado 1277 vezes

por mr. share » 12/5/2008 22:47

existe sempre diferença entre o preço stop e o preço de venda e ´q claro que eu não ponha margem de 0.01 ou 0.02€

por rsacramento » 12/5/2008 22:43

mr. share Escreveu:(...)

não esta enganado. as ordens stop tem um valor para o stop e outro para a venda!! sendo obrigatoriamente transacionada dentro desses valores

imagina este cenário:
tens a acção X que hoje fecha a 100; pelas tuas contas pões um stop a, digamos, 95 (stop loss, com trigger a 95)
amanhã, a acção abre a 80, vem por aí abaixo, sempre, e fecha a 70.
ok, vendeste a 80, mais ou menos, mas se tivesses uma ordem de venda a preço fixo, digamos a 95, estavas entalado - não tinhas vendido e estavas dentro a ... 70!

Registado: 29/11/2007 12:50

por ljbk » 12/5/2008 22:35

mr. share Escreveu:
ljbk Escreveu:
mr. share Escreveu:não tenho pressa, + 2% já estão assugurados

Nunca esquecer que os stops nada garantem no caso de aberturas em gap.
Dependendo das instituições, o stop coloca uma ordem a preço fixo ou ao melhor. Se for ao melhor e houver uma abertura em gap no sentido inverso ao desejado, a ordem irá ser executada imediatamente podendo levar a perdas elevadissimas.
É claro que num titulo muito liquido, a probabilidade de tal acontecer é baixa.

BN,
ljbk.

não esta enganado. as ordens stop tem um valor para o stop e outro para a venda!! sendo obrigatoriamente transacionada dentro desses valores

No caso das ordens stop com ordens de venda com valor minimo, quem garante que o preço vai voltar a esse preço ?
Exemplo num caso longo:
- stop nos 58 Euros com ordem de venda com preço minimo de 57 Euros;
- abertura em gap nos 56.50 Euros;
- preço continua por aí abaixo;
Só irá vender se o preço voltar aos 57 Euros o que poderá nunca mais acontecer, logo nada está garantido.
Mas como disse, a probabilidade de tal acontecer num titulo muito liquido é baixa mas não é nula como o mostra o exemplo da FTE há poucas semanas quando se soube do interesse pela Telia Sonera (salvo erro): no dia 15/4 fechou acima dos 22 mas no dia seguinte abriu em gap down e nunca mais la voltou por perto estando ainda hoje um gap por fechar e a cotação cerca dos 20.70 .

BN,
ljbk.

por mr. share » 12/5/2008 22:14

ljbk Escreveu:

Dependendo das instituições, o stop coloca uma ordem a preço fixo ou ao melhor. Se for ao melhor e houver uma abertura em gap no sentido inverso ao desejado, a ordem irá ser executada imediatamente podendo levar a perdas elevadissimas.

BN,
ljbk.

por ljbk » 12/5/2008 21:50

BN,
ljbk.

por salvadorveiga » 12/5/2008 19:21

rsacramento Escreveu:parece-me que estão a falar de coisas diferentes: enquanto que mr. share traça a resistência pelos mínimos de meados de abril, salvadorveiga traça pelo máx intraday de 29

nao eu pelo menos tracei o diario... os valores que eu disse nao foram os correctos porque vi o grafico e depois esquecime dos valores mas rondam por ai...

o gap down que falava que podia dar resistencia é nos 61 ou 62.2 (depende se considerarmos o maximo ou nao - sinceramente nao sei o q se deva considerar)

ahh ok ja percebi o que querias dizer.. ele nao considerou o GAP mas sim os minimos de abril ;)

por mr. share » 12/5/2008 19:13

são coisas de centimos...

o que entressa é que ela souba... :P

por rsacramento » 12/5/2008 19:00

parece-me que estão a falar de coisas diferentes: enquanto que mr. share traça a resistência pelos mínimos de meados de abril, salvadorveiga traça pelo máx intraday de 29

Registado: 29/11/2007 12:50

por mr. share » 12/5/2008 18:30

sim, passando os 61.30€, pode voltar a tocar na superfice do canal (69€) fechando o gap...

não tenho pressa, + 2% já estão assugurados

por salvadorveiga » 12/5/2008 18:16

ela esta com forte resistencia ali nos 62 € +/- na zona do gap down..penso eu que servirá de resistencia neste momento, se o quebrar poderá fechá-lo...

por mr. share » 12/5/2008 18:12

dia tranquilo... ja tenho novamente um stop aberto com 2% de ganhos
Anexos
michelin.bmp
michelin.bmp (1.37 MiB) Visualizado 1415 vezes

por vold » 9/5/2008 18:30

está a ter um comportamente semelhante à LOREAL.. depois dos resultados negativos abriu um gap, andou uns tempos em cima do suporte e depois arrancou para o fechar.

pode ser que esta tenha um comportamento parecido. não as tenho

Registado: 29/11/2007 14:23

por salvadorveiga » 9/5/2008 17:40

grao a grao...enche a galinha o papo ja dizia o outro...hoje houve muita coisa q veio por ai abaixo... felizmente o q eu detenho veio por ai acima

por mr. share » 9/5/2008 16:47

mais um dia em que veio testar o suporte e reage muito bem... tenho que agradeçer a todos aqueles que ajudaram este titulo a vir ao suporte pk aproveitei para entrar novamente... :)
Anexos
michelin.bmp
michelin.bmp (1.37 MiB) Visualizado 1499 vezes

por mr. share » 9/5/2008 10:55

poix isso tb é verdade... hoje ninguem deve estar muito contente com os seus investimentos

por salvadorveiga » 9/5/2008 10:00

mr.share, hoje parece tar tudo com uma força vendedora terrivel...

Nos meus paineis axo que nem uma se safa...tou a espera de entrar na deutsche boerse novamente

por mr. share » 9/5/2008 9:08

voltei a comprar...

esta com uma força vendedora terrivel, mas penso que o suporte ira aguentar outra x, vamos ver....

penso tb que a noticio dos resultados já foi absorvida

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: latbal, PAULOJOAO, Phil2014 e 68 visitantes