Caldeirão da Bolsa

spread e TAE e afins

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por sequeira » 14/5/2008 16:14

Se existe um banco que lhe dá melhores condições, para 2 anos, a taxa fixa do que a taxa variável... dá que pensar! Nunca pensei que isso existisse já neste momento em Portugal...

Já agora, qual o custo de, daqui a 2 anos, alterar o regime da taxa?

Por dar que pensar.. é que pus aqui este post á espera das reacções do pessoal mais entendido nas taxas da euribor ...

Quanto ao banco é o BES , quanto ao custo por acaso não perguntei se tinha.. deve ter ..
um abraço e bons negócios

Sequeira

Registado: 11/9/2007 10:22

por goncalonr » 14/5/2008 15:03

sequeira Escreveu:Boa noite

À uns meses atras decidi mudar de casa como tal agora ando na fase de ir aos bancos (não a muitos!)e fazer simulações. Hoje (no caso ja foi ontem mas isso não vem ao caso) ao fazer uma simulação foi me dada a uma proposta para fazer á taxa fixa e fiquei supreendido! da me uma mensalidade mais baixa cerca de 30 €!/mês! não é muito mas ao fim dum ano são 360€ o que ja fica a ser alguma coisa!! no curto prazo é bom e no longo prazo ?? alguem me aconselha ! o prazo minimo para fixar é 2 anos depois posso negociar outra vez ... ou continua fixo ou mudo para variavel..

Ontem tambem pus a questão da taxa fixa ou variavel mas ninguem me respondeu ... poderá ser outra vertente a levar em conta!
alguem ajuda ???

Fixar a taxa significa, para si, não correr risco de taxa de juro. Tudo depende da sua expectativa:
- Se acha que as taxas vão subir, financie-se a taxa fixa e aplique a taxa variável;
- Se acha que as taxas vão descer, financie-se a taxa variável e aplique a taxa fixa.

Se existe um banco que lhe dá melhores condições, para 2 anos, a taxa fixa do que a taxa variável... dá que pensar! Nunca pensei que isso existisse já neste momento em Portugal...

Já agora, qual o custo de, daqui a 2 anos, alterar o regime da taxa?
Invista na família! Ela é o melhor que a vida lhe pode dar.

www.outofthebox.com.pt

Registado: 29/11/2007 3:39

Taxa fixa ou variável

por joao bravo » 14/5/2008 14:22

Estou exactamente com a mesma questão !! Pelo que constatei fala-se que as Euribor's não deverão variar de forma muito substancial ao longos dos próximos 4 anos.
Tendo em conta o número de anos típico de um empréstimo >35 anos a taxa fixa deverá ser a mais segura e será mais barata caso Euribor venha a subir ao longo do empréstimo e vice-versa. Se opção for variável terá maior risco no entanto se a taxa vier a descer o empréstimo sairá mais barato e vice-versa.

Registado: 20/1/2007 2:00

por sequeira » 9/5/2008 0:12

Boa noite

À uns meses atras decidi mudar de casa como tal agora ando na fase de ir aos bancos (não a muitos!)e fazer simulações. Hoje (no caso ja foi ontem mas isso não vem ao caso) ao fazer uma simulação foi me dada a uma proposta para fazer á taxa fixa e fiquei supreendido! da me uma mensalidade mais baixa cerca de 30 €!/mês! não é muito mas ao fim dum ano são 360€ o que ja fica a ser alguma coisa!! no curto prazo é bom e no longo prazo ?? alguem me aconselha ! o prazo minimo para fixar é 2 anos depois posso negociar outra vez ... ou continua fixo ou mudo para variavel..

Ontem tambem pus a questão da taxa fixa ou variavel mas ninguem me respondeu ... poderá ser outra vertente a levar em conta!
alguem ajuda ???
um abraço e bons negócios

Sequeira

Registado: 11/9/2007 10:22

por salvadorveiga » 8/5/2008 17:00

rui_e90 Escreveu:
a TANB refere-se aos juros do capital em si... uma vez que para credito habitação há muitos outros custos (comissao de abertura, estudo, avaliação do imovel, seguros, etc) os bancos são obrigados a calcular uma taxa que englobe todos esses custos de modo a podermos comparar facilmente varias modalidades entre os varios bancos...

Então a opção é escolher a TAE mais baixa ainda que a mensalidade possa ser ligeiramente superior?

obrigado

a mensalidade não será mais baixa se a TAE for superior...se vires o banco popular oferece uma TANB mais baixa... e pode parecer a' primeira vista que seja "mais barato" contudo as comissões, seguros etc... fazem "ecanrecer" o emprestimo...o que conta olhar é a TAE, mas não descurando as outras partes a TANB spread etc... (pa ver se podes ter melhorias, atraves de seguro numa seguradora a' escolha etc...) quanto mais baixa a TAE mais barato será o emprestimo no final

Registado: 12/3/2008 22:06

por rui_e90 » 8/5/2008 16:54

a TANB refere-se aos juros do capital em si... uma vez que para credito habitação há muitos outros custos (comissao de abertura, estudo, avaliação do imovel, seguros, etc) os bancos são obrigados a calcular uma taxa que englobe todos esses custos de modo a podermos comparar facilmente varias modalidades entre os varios bancos...

Então a opção é escolher a TAE mais baixa ainda que a mensalidade possa ser ligeiramente superior?

obrigado

Registado: 1/5/2007 9:40

Re: spread e TAE e afins

por salvadorveiga » 8/5/2008 16:10

rui_e90 Escreveu:Boas,
Estou a iniciar a construção de uma casa e necessito de financiamento. Iniciei esta semana a consulta a alguns bancos para fazer simulações mas é tudo um pouco confuso.

Por exemplo no bpi dá a seguinte simulação:
Spread: 0,29% -Indexante: Euribor 6 meses: taxa nominal(5,085 %).TAE (com encargos): 5,221 %
Mensalidade 975,68

No banco popular:
Spread: 0,29% -Indexante: Euribor 6 meses: taxa nominal(5,152%).TAE (com encargos): 6,849%
Mensalidade 984,61€

Posso concluir que o spread não é assim tão importante!!

A TAE mais elevada do banco popular deve-se aos seguros? Não consigo perceber!!

Não percebo a diferença na taxa nominal e na TAE.
Isto torna a escolha difícil.

Se alguém tiver experiência nestas escolhas agradecia uma opinião.

Cumprimentos.

Registado: 12/3/2008 22:06

por CerealKiler » 8/5/2008 15:56

Boas :mrgreen:

O spread continua a ser muito importante, mas tão ou mais importante é saber se o banco exige determinados produtos (crosselling) e quais. Muitas vezes dão por um lado e tiram por outro (seguros, cartões pagos, aplicações mal remuneradas...)

O melhor conselho é fazer o seguro fora do banco, na larga maioria dos casos é MUITO mais barato.

Quanto ao banco a escolher, e porque é para muitos anos, digo eu, convém analisar outras situações, como as vantagens da conta ordenado, serviços gratuítos, etc.

Registado: 1/4/2008 17:29

spread e TAE e afins

por rui_e90 » 8/5/2008 15:40

Boas,
Estou a iniciar a construção de uma casa e necessito de financiamento. Iniciei esta semana a consulta a alguns bancos para fazer simulações mas é tudo um pouco confuso.

Por exemplo no bpi dá a seguinte simulação:
Spread: 0,29% -Indexante: Euribor 6 meses: taxa nominal(5,085 %).TAE (com encargos): 5,221 %
Mensalidade 975,68

No banco popular:
Spread: 0,29% -Indexante: Euribor 6 meses: taxa nominal(5,152%).TAE (com encargos): 6,849%
Mensalidade 984,61€

Posso concluir que o spread não é assim tão importante!!

A TAE mais elevada do banco popular deve-se aos seguros? Não consigo perceber!!

Não percebo a diferença na taxa nominal e na TAE.
Isto torna a escolha difícil.

Se alguém tiver experiência nestas escolhas agradecia uma opinião.

Cumprimentos.

Registado: 1/5/2007 9:40

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: latbal, PAULOJOAO, Phil2014 e 68 visitantes