Caldeirão da Bolsa

Michelin

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mr. share » 8/5/2008 20:31

bom, os meus stop´s foram activados...

fiquei com pena de sair, mas aquilo começou logo mal pela manha e activou o meu stop, bem sei que sai com mais valia, mas queria continuar neste titulo.. :(

e agora estou naquela fase, em que tenho a convicção que o titulo vai continuar a subir mas não abatecer entrar a preços superiores aqueles que já entrei á 2 dias... :(
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: xxx

por Elias » 8/5/2008 17:48

pedromrsl Escreveu:Este papel está mesmo muito apetecível quanto ao aspecto técnico…, hoje parece estar a corrigir da subida de ontem, sofrendo também o recuo geral…., encontrando uma relativa resistência ali entre o 59.9-59.95


Sim, reagiu junto ao suporte, mas tem uma resistência forte nos 69 euros, não me parece que tenha forças para passar esse nível, pelo menos para já...
Nota também que o limite inferior do gap, nos 62 euros, pode actuar como primeira resistência.
A acção não me parece especialmente interessante de momento.

pedromrsl Escreveu:O que eu gostava mesmo de saber era se o Mr. Share tem mais informações da empresa que possa partilhar connosco.


esta deixo para o Mr. Share.

pedromrsl Escreveu:Outra coisa…., aquele gap que se pode ver no gráfico há uns dias atras deve-se ao quê em concreto? Pagamento de dividendo?


Penso que teve a ver com resultados. Repara no volume brutal.

Deixo aqui uma notícia do dia 29 (em francês) e um gráfico actualizado.

1 abraço,
Elias


Michelin voit son cours sévèrement sanctionné (-10% à 60,1E) après la publication de ses trimestriels (et l'émission d'un 'warning' lié à la flambée des matières premières): le titre ouvre un 'gap' baissier sous les 66,75E (la MM100) et matérialise un 'avalement baissier' de la totalité des gains engrangés depuis le 17 mars dernier (et un plancher de 60,02E en clôture).
Le titre se retrouve en-dessous de son support oblique ascendant moyen terme (61,6E) mais la tendance haussière peut encore être sauvegardée (à condition de clôturer au-dessus des 61,5E).
Si tel n'était pas le cas, Michelin pourrait rechuter sur 59,5E (plancher de clôture du 11 février) puis 56,5E ('fixing' d'ouverture du 22 janvier).


Fonte:
http://www.abcbourse.com/Marches/michel ... 3_MLp.aspx
Anexos
ml.PNG
ml.PNG (29.46 KiB) Visualizado 1522 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por pedromrsll » 8/5/2008 16:52

Viva foristas...
E a michelin, senhores?
Alguem me pode responder às questões que fiz supra?

Agradecido
BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 290
Registado: 18/1/2008 0:07

por Elias » 8/5/2008 16:16

vold Escreveu:a carne é um produto alimentar básico, tal que, como o peixe, só tem iva de 5%..


Se vamos usar os 5% de IVA como critério, então os pacotes de batatas fritas com sal, as fraldas descartáveis, as natas e os espectáculos também deverão ser considerados produtos (ou serviços) básicos.
Penso que usar apenas os 5% de IVA não é um bom critério.


vold Escreveu:se dizes que não existe recessão


Em parte alguma escrevi que não existia recessão.
Eu apenas perguntei de que recessão estávamos a falar.
Uma recessão é definida como dois trimestres consecutivos de diminuição do PIB.
Venham daí os números e depois falaremos.

vold Escreveu:e dizes que se pode deixar de comer carne, não vejo efeito mais claro de uma recessão..


O facto de um determinado produto ficar mais caro ou até muito mais caro não significa que haja recessão.

vold Escreveu:isto é offtopic mas pronto, fiquei chocado com o deixar de comer carne, adoro carne :mrgreen:


Ninguém neste tópico escreveu que era preciso deixar de comer carne. Eu próprio não escrevi tal coisa. Acho que cada um tem o direito de comer o que lhe apetecer e não recrimino ninguém por fazer as suas opções alimentares.
Apenas escrevi que em minha opinião a carne não deve ser considerada um produto básico, nada mais.


Paionense Escreveu:nutrição já entra um bocado grande na minha área e a carne é de um alimento essencial com nutrientes que não se encontram noutros alimentos. O complexo B, deriva quase exclusivamente dos produtos animais como a carne.


Paionense, não sei se és nutricionista, mas ser trabalhas na área certamente sabes que aquilo que escreves é tudo menos consensual.

O consumo excessivo de carne (em particular de carnes vermelhas) é prejudicial para o organismo.

Existem inúmeros sites na net sobre este assunto, deixo apenas um link que me pareceu bastante interessante:
http://www.florbelamendes.net/index.jsp ... icle_id=34

Dado que és especialista no tema, poderás dizer-me se concordas com o que ali se refere.


Paionense Escreveu:Quando dizes que a carne era um luxo há muitos séculos atrás? Quando?


A minha afirmação referia-se à carne de bovino (peço desculpa por não ter sido claro).
O consumo de carne de bovino era uma raridade até há 200 anos atrás e disparou a partir do século XIX.
A carne de bovino, para além de ser em elemento relativamente recente na alimentação humana, não é saudável, muito menos nas enormes quantidades com que é consumida actualmente.
Adicionalmente, os bovinos requerem um espaço vital tão grande, que "roubam" imenso terreno que podia ser usado para outros fins. Todas as pessoas que reclamam contra os biocombustíveis e o espaço que eles retiram a outras culturas deviam ter consciência que, sempre que vão ao Mac Donalds comer um hamburguer ou a um restaurante comer um belo bife estão a contribuir para aumentar a produção de bovinos, o que por sua vez se reflecte no preço dos cereais. E não estou só a falar dos cereais para alimentação humana, mas sim dos cereais que são usados para alimentar... bovinos :roll:
Isto já para não falar na enorme pressão que a criação de bovinos exerce sobre o ambiente, mas isso é outra discussão.

Paionense Escreveu:A nossa alimentação, como raça humana, iniciou-se pela carne embora sejamos omnivoros. Os próprios vegetarianos mais radicais, que não comem nada que venha de origem animal, têm de tomar suplementos com vit. B (B12) pois não a conseguem obter por outro método qualquer.


Concordo em parte com o que referes, embora seja bom lembrar que o homem primitivo era caçador-recolector (esta última parte refere-se naturalmente ao consumo de vegetais); recordo também que a dieta mediterrânica sempre teve uma grande componente de cereais e outros vegetais.
E também é de referir os milhões de hindus que não comem qualquer tipo de carne.

Para não prolongar mais esta discussão, gostaria apenas de referir o seguinte: eu não sou contra o consumo de carne (seja ela de bovino, de galinha ou de outro animal qualquer). Acredito que cada um é livre de fazer as suas escolhas. Mas também acredito no mercado. E os movimentos dos mercados reflectem as escolhas de todos nós: as minhas, as tuas e as de todos os outros.
Cada um consome aquilo que quer e lhe apetece. Não se pode é querer que toda a gente possa consumir carne (ou qualquer outro produto) nas quantidades que lhe apetecer e que isso não tenha qualquer impacto nos preços. Todos sabemos que a realidade é bastante diferente.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Paionense » 8/5/2008 13:32

vold Escreveu:
Elias Escreveu:
A carne não é um produto alimentar básico. Durante muitos séculos a carne era um luxo e que só em tempos relativamente recentes passou a fazer parte da alimentação de muitas famílias (para não dizer, da grande maioria, no caso português). Mas isso não faz da carne um produto alimentar básico. As pessoas comem carne porque querem e não porque precisem.



Elias, posso concordar contigo em muitos aspectos da analise técnica, mas nutrição já entra um bocado grande na minha área e a carne é de um alimento essencial com nutrientes que não se encontram noutros alimentos. O complexo B, deriva quase exclusivamente dos produtos animais como a carne. Quando dizes que a carne era um luxo há muitos séculos atrás? Quando? Desde sempre o homem, mesmo o mais pobre teve animais que matava para subsistir. A nossa alimentação, como raça humana, iniciou-se pela carne embora sejamos omnivoros. Os próprios vegetarianos mais radicais, que não comem nada que venha de origem animal, têm de tomar suplementos com vit. B (B12) pois não a conseguem obter por outro método qualquer.

Abraço
JP
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 954
Registado: 28/6/2007 16:26
Localização: Figueira da Foz

por vold » 8/5/2008 13:24

Elias Escreveu:
A carna não é um produto alimentar básico. Durante muitos séculos a carne era um luxo e que só em tempos relativamente recentes passou a fazer parte da alimentação de muitas famílias (para não dizer, da grande maioria, no caso português). Mas isso não faz da carne um produto alimentar básico. As pessoas comem carne porque querem e não porque precisem.



a carne é um produto alimentar básico, tal que, como o peixe, só tem iva de 5%.. se dizes que não existe recessão e dizes que se pode deixar de comer carne, não vejo efeito mais claro de uma recessão..

isto é offtopic mas pronto, fiquei chocado com o deixar de comer carne, adoro carne :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 720
Registado: 29/11/2007 14:23
Localização: oeiras

por Elias » 8/5/2008 12:11

mnfv Escreveu:Se lesses o expresso desta semana vias que todos os produtos alimentares básicos subiram na ordem dos dois digitos percentuais, e que vem ai as consequencias para a carne e afins.


A carna não é um produto alimentar básico. Durante muitos séculos a carne era um luxo e que só em tempos relativamente recentes passou a fazer parte da alimentação de muitas famílias (para não dizer, da grande maioria, no caso português). Mas isso não faz da carne um produto alimentar básico. As pessoas comem carne porque querem e não porque precisem.

mnfv Escreveu:Se para nós o pão subir 30% é peanuts para uma familia africana que vive a base de farinhas no limiar da fome pode não ser.


O pão, o pão, sempre o exemplo do pão... mas que peso tem o pão no orçamento das famílias? Quanto gastas em pão por mês?
Se queres falar do preço dos alimentos, penso que a única forma correcta de analisar a questão não é olhar para o preço do alimento A ou do alimento B, mas sim fazer um cabaz de produtos e analisar a evolução do preço total desse cabaz. Aí sim, teremos uma análise bem feita. Penso que o INE faz esse tipo de análise (mas desconheço em pormenor a composição dos cabazes e os critérios usados para definir a sua composição).

mnfv Escreveu:Quanto à crise, não preciso de numeros, o comportamento dos mercados financeiros desde julho a março diz tudo (anticipam 6 meses os ciclos economicos, né?).


O mercado financeiro vive de expectativas e não de resultados. As expectativas do mercado quando à performance da economia podem vir a concretizar-se ou não. Aliás basta ver que em períodos de guerra (aqueles em que muita gente mais sente a crise) é quando os mercados sobem mais e que os lucros de muitas empresas mais aumentam.
De qualquer forma, mesmo dando de barato que o mercado antecipa sempre os ciclos económicos, então que comentário fazes às fortes subidas dos últimos dois meses?

1 abraço,
Elias

P.S. - Não respondeste à minha pergunta inicial e por isso coloco-a aqui novamente:
Sabes dizer-me quando foi a última vez que não estivemos em crise? Diz-me por favor um momento de que te lembres em que a situação não era de crise.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MNFV » 8/5/2008 11:56

Elias,

Se lesses o expresso desta semana vias que todos os produtos alimentares básicos subiram na ordem dos dois digitos percentuais, e que vem ai as consequencias para a carne e afins.

Se para nós o pão subir 30% é peanuts para uma familia africana que vive a base de farinhas no limiar da fome pode não ser.

Quanto à crise, não preciso de numeros, o comportamento dos mercados financeiros desde julho a março diz tudo (anticipam 6 meses os ciclos economicos, né?).

Bons negócios
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1184
Registado: 28/12/2007 17:02

por pedromrsll » 8/5/2008 11:04

Viva foristas…
Bom…, deixem lá a crise, pois a divergência parece-me ao nivel do seu conceito e não da realidade….
Este papel está mesmo muito apetecível quanto ao aspecto técnico…, hoje parece estar a corrigir da subida de ontem, sofrendo também o recuo geral…., encontrando uma relativa resistência ali entre o 59.9-59.95
O que eu gostava mesmo de saber era se o Mr. Share tem mais informações da empresa que possa partilhar connosco.
Outra coisa…., aquele gap que se pode ver no gráfico há uns dias atras deve-se ao quê em concreto? Pagamento de dividendo?
Muito obrigado desde já

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 290
Registado: 18/1/2008 0:07

por Elias » 8/5/2008 11:00

mnfv,

Nestas coisas a memória é geralmente muito curta.
Sabes dizer-me quando foi a última vez que não estivemos em crise? Diz-me por favor um momento de que te lembres em que a situação não era de crise.

Mas respondendo às tuas perguntas:

mnfv Escreveu:já ouviste falar da bolha do preço dos alimentos que pode por em causa a sobrevivência de muita gente?

Disseste bem... pode pôr.
É uma hipótese. É uma tentativa de explicação.
Não quer dizer que venha a acontecer.
Vamos falar de números: cá em Portugal, sabes dizer-me que alimentos aumentaram assim de forma tão explosiva?

mnfv Escreveu:E da crise de petroleo?

Crise para mim significa escassez. Não me parece que haja escassez de petróleo.
O preço aumenta mas o consumo praticamente não diminui (caiu 3 ou 4% em parte devido à fuga para o mercado espanhol)

mnfv Escreveu:da inflação?

Estamos com uma inflação de 3%. Isso é crise?
Se não houver inflação, aí sim, o mercado pode entrar numa profunda depressão (ou se preferires, numa grande "crise")

mnfv Escreveu:da crise do imobiliario?

Essa não posso levar a sério.
Ainda há pouco ouvi na TSF dizer que saiu um estudo a dizer que nos últimos 10 anos se construiu mais em Portugal que em Espanha ou em França.
Crise? Qual crise? 8-)

mnfv Escreveu:da crise de crédito?

A crise de crédito é a única com a qual concordo. Houve empresas do sector financeiro que sofreram com isso. Mas atenção: isso para mim não é sinónimo de crise generalizada.

mnfv Escreveu:E da recessão dos EUA e possivelmente com um gap da UE?

Qual recessão? Apresenta-me números, sff. Qual o valor do PIB?

mnfv Escreveu:É tudo na cabeça das pessoas?

Até me apresentares números concretos, responderei afirmativamente a esta questão. Se me demonstrares que estou errado, cá estarei para dar a mão à palmatória.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MNFV » 8/5/2008 10:50

Elias,

já ouviste falar da bolha do preço dos alimentos que pode por em causa a sobrevivência de muita gente?

E da crise de petroleo? da inflação? da crise do imobiliario? da crise de crédito? E da recessão dos EUA e possivelmente com um gap da UE?

É tudo na cabeça das pessoas?

Cumps a todos



Elias Escreveu:
mr. share Escreveu:se não estas a sentir os meus parabens


Em minha opinião (o mais politicamente incorrecta possível) a crise só existe na cabeça das pessoas.

Para reforçar o meu ponto de vista chamo a atenção que quem mais se queixa da crise não são os pobres (que não têm que comer) mas sim a classe média (que não está propriamente a passar fome).

A tão propalada "crise" não tem a ver com o facto de as pessoas não terem que comer, mas sim de não conseguirem atingir o nível de vida que gostariam... ou por outroa, de estarem a tentar viver acima das suas possibilidades sem o conseguirem...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1184
Registado: 28/12/2007 17:02

por Elias » 8/5/2008 10:43

mr. share Escreveu:se não estas a sentir os meus parabens


Em minha opinião (o mais politicamente incorrecta possível) a crise só existe na cabeça das pessoas.

Para reforçar o meu ponto de vista chamo a atenção que quem mais se queixa da crise não são os pobres (que não têm que comer) mas sim a classe média (que não está propriamente a passar fome).

A tão propalada "crise" não tem a ver com o facto de as pessoas não terem que comer, mas sim de não conseguirem atingir o nível de vida que gostariam... ou por outroa, de estarem a tentar viver acima das suas possibilidades sem o conseguirem...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mr. share » 7/5/2008 20:50

penso que a crise anda um pouco por todos nos...

se não estas a sentir os meus parabens
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: xxx

por Elias » 7/5/2008 17:23

mr. share,

Parabéns pelo bom timing de entrada.

Só uma pergunta:

mr. share Escreveu:em tempo de crise posso considerar 2% um bom trade :lol:


Crise? Qual crise? 8-)

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mr. share » 7/5/2008 17:22

obrigado. 2% já estão garantidos, agora tudo o que vier por arrasto melhor!! em tempo de crise posso considerar 2% um bom trade :lol:
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: xxx

por rsacramento » 7/5/2008 17:17

só posso dar-te os parabéns, e desejar-te boa sorte :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por mr. share » 7/5/2008 17:01

uma dia bastante positivo para esta menina...

o valor de fecho de ontem foi mesmo o buy point, para um arranque com muito para subir...

- uma bela vela verdinha
- volume razoavel
- proxima semi-resistencia nos 61.30€, quebrando esses valores poderemos ter este titulo a fechar o gap, testando mesmo a resistencia nos 69€.

quanto ao meu trade, confirmou-se hoje que foi acertado, e o meu stop loss já esta criado com uma valorização de 2%
Anexos
michelin.bmp
michelin.bmp (1.37 MiB) Visualizado 1185 vezes
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: xxx

por mr. share » 6/5/2008 23:09

veremos...

para já esta a reagir a essa linha com tão poucos toques
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: xxx

por tiagopt2 » 6/5/2008 22:52

mr. share Escreveu:sim é essa linha..

quanto aos toques concordo que 3 talvez seja pouco, apesar de ser considerado um minimo para muitos analistas...

quanto ao aspecto dos 5 anos, até podia ser em 10, não vejo o porque de não ser valida, o que é certo é que mesmo passado muitos anos as cotações anteriores não foram esquecidas


Quanto mais longo o período, mais são os toques necessários para dar consistência a uma linha. Três toques são o suficiente para traçar uma linha de tendência, mas de curto/médio prazo. Para o longo prazo é muito pouco
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por mr. share » 6/5/2008 22:40

sim é essa linha..

quanto aos toques concordo que 3 talvez seja pouco, apesar de ser considerado um minimo para muitos analistas...

quanto ao aspecto dos 5 anos, até podia ser em 10, não vejo o porque de não ser valida, o que é certo é que mesmo passado muitos anos as cotações anteriores não foram esquecidas
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: xxx

por rsacramento » 6/5/2008 22:26

mr. share Escreveu:(...)

não estou a conseguir colocar o grafico mas de longo prazo que mostra o toque sobre LTA que incide tb sobre o suporte, logo a margem de risco é minima
se é a linha que mostro, tem apenas 3 toques em 5 anos e tal...
de qualquer maneira, aqui fica:
Anexos
michelin semanal.png
michelin semanal.png (7.87 KiB) Visualizado 1276 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por rsacramento » 6/5/2008 22:10

michelin hoje:
Anexos
michelin.png
michelin.png (6.56 KiB) Visualizado 1268 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por mr. share » 6/5/2008 21:51

sim eu sei, mas não esta a dar
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: xxx

por salvadorveiga » 6/5/2008 21:49

mr. share Escreveu:peço desculpa por estas ultimas msg mas estou a tentar colocar o grafico e não dá nada...


se tiveres a imagem do grafico guardada no teu computador como imagem basta na parte da mensagem anexares o ficheiro...

caso contrario se o tiveres num website ou isso tens que copiar o endereco da imagem e depois carregar no botao IMG colocares o endereco e novamente colocar em IMG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4483
Registado: 12/3/2008 22:06

por mr. share » 6/5/2008 21:34

peço desculpa por estas ultimas msg mas estou a tentar colocar o grafico e não dá nada...
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: xxx

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: latbal, PAULOJOAO, Phil2014 e 67 visitantes