Off Topic - Ayrton Senna, 15 anos depois.
No intuito de continuar a homenagear Ayrton Senna por aquilo que ele representou para mim enquanto piloto de Fórmula 1 e aquilo que o motivava a ser o campeão que foi.
Tenho ideia que um dos titulos de jornais no dia seguinte à sua morte era "Morreu o homem, nasceu o mito". De facto na net encontra-se ainda hoje inúmeras dedicatórias de quem não o esqueceu ao fim de tanto tempo, tal como aqui neste forum que não esperava esta adesão.
Sobre o "mito" deixo este conjunto de opiniões de VIP's da F1.
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Fica também um documentário em 4 partes de cerca de 10 minutos cada da Sky Sports, denominado Ayrton Senna o Imortal, falado em inglês, italiano, português e em francês (embora se consiga acompanhar bem) sobre a vida de Senna dos tempos do kart até ao seu final.
1ª parte
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2ª parte
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3ª parte
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4ª parte
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Tenho ideia que um dos titulos de jornais no dia seguinte à sua morte era "Morreu o homem, nasceu o mito". De facto na net encontra-se ainda hoje inúmeras dedicatórias de quem não o esqueceu ao fim de tanto tempo, tal como aqui neste forum que não esperava esta adesão.
Sobre o "mito" deixo este conjunto de opiniões de VIP's da F1.
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Fica também um documentário em 4 partes de cerca de 10 minutos cada da Sky Sports, denominado Ayrton Senna o Imortal, falado em inglês, italiano, português e em francês (embora se consiga acompanhar bem) sobre a vida de Senna dos tempos do kart até ao seu final.
1ª parte
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2ª parte
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3ª parte
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4ª parte
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Cumprimentos,
Cap. Nemo
Cap. Nemo
Fiz a tabela que se segue mais para me entreter neste Domingo do que por qualquer outra razão, como que recordando os velhos tempos em que via acerrimamente os GP's de F1.
Quero sublinhar que não pretendo com esta tabela demonstrar quem foi ou deixou de ser o melhor de sempre (acho também que esse é o tipo de discussão infindável onde nunca se chega a um consenso ou a uma prova definitiva).
É uma visão pessoal e tentei reunir aqui os 10 pilotos mais significativos da história da F1 (notem que não digo sequer que foram os 10 melhores). Fora da tabela ficaram dois ou três nomes pendurados, talvez mais notavelmente o de Stirling Moss que foi 4 vezes vice-campeão e coexistiu com dois outros gigantes avassaladores. Nunca foi campeão do mundo mas conseguiu um excelente track record à parte desse facto (por exemplo, tem uma percentagem de corridas ganhas de 24% e muitos outros dados que o permitiriam figurar neste top ten).
A tabela é basicamente um cruzamento entre records absolutos e records relativos e está ordenada por ordem crescente de percentagem de vitórias...
No fim coloquei um esquema sobre como estes gigantes da F1 se distribuiram no tempo.
Penso que a tabela é interessante e dá para notar algumas coisas curiosas. Creio que também dá para perceber porque é que os anos 80-95 são recordados por tantos com tanta saudade. Para mim foi o "período quente" da F1...
Quero sublinhar que não pretendo com esta tabela demonstrar quem foi ou deixou de ser o melhor de sempre (acho também que esse é o tipo de discussão infindável onde nunca se chega a um consenso ou a uma prova definitiva).
É uma visão pessoal e tentei reunir aqui os 10 pilotos mais significativos da história da F1 (notem que não digo sequer que foram os 10 melhores). Fora da tabela ficaram dois ou três nomes pendurados, talvez mais notavelmente o de Stirling Moss que foi 4 vezes vice-campeão e coexistiu com dois outros gigantes avassaladores. Nunca foi campeão do mundo mas conseguiu um excelente track record à parte desse facto (por exemplo, tem uma percentagem de corridas ganhas de 24% e muitos outros dados que o permitiriam figurar neste top ten).
A tabela é basicamente um cruzamento entre records absolutos e records relativos e está ordenada por ordem crescente de percentagem de vitórias...
No fim coloquei um esquema sobre como estes gigantes da F1 se distribuiram no tempo.
Penso que a tabela é interessante e dá para notar algumas coisas curiosas. Creio que também dá para perceber porque é que os anos 80-95 são recordados por tantos com tanta saudade. Para mim foi o "período quente" da F1...
- Anexos
-
- f1.PNG (38.05 KiB) Visualizado 2027 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Em 1984,tive a sorte de no Banco que entao trabalhava,ser o responsavel pela venda de bilhetes
para o grande premio do Estoril.A maior parte dos corredores estava instalada na Casa Lenox,no Estoril,onde Cesar Torres tinha o seu gabinete de apoio.Nessa epoca,eu era um doente pela formula I,e
corri a Europa atras dos grandes premios.Tive a sorte
de ter tomado o pequeno almoco,com alguns corredores,entre eles o Senna.Guardo na memoria momentos inexqueciveis.Com a sua morte,assistida pela TV,fugi voluntariamente do circo. Hoje,passadas 2 decadas,associo-me a voces,na homenagem a um idolo,que respeitei pela sua temeridade,e caracteristicas impares,como condutor.
para o grande premio do Estoril.A maior parte dos corredores estava instalada na Casa Lenox,no Estoril,onde Cesar Torres tinha o seu gabinete de apoio.Nessa epoca,eu era um doente pela formula I,e
corri a Europa atras dos grandes premios.Tive a sorte
de ter tomado o pequeno almoco,com alguns corredores,entre eles o Senna.Guardo na memoria momentos inexqueciveis.Com a sua morte,assistida pela TV,fugi voluntariamente do circo. Hoje,passadas 2 decadas,associo-me a voces,na homenagem a um idolo,que respeitei pela sua temeridade,e caracteristicas impares,como condutor.
"sonhe como se fosse viver para sempre,viva como se fosse morrer amanha!"-James Dean
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- Registado: 14/12/2007 19:16
MarcoAntonio Escreveu:Eu discordo totalmente, Dilson.
Eu nem sequer era especialmente adepto do Senna (na altura). O Estoril nem sequer era o meu circuito preferido. E comecei a afastar-me da Formula 1 muito antes de ter deixado de ser transmitida na RTP1.
E penso que o mesmo se aplica a muitas outras pessoas.
Apenas a Formula 1 deixou de ser aquilo de que eu gostava e portanto fui progressivamente perdendo o interesse...
Tu tens insistido imenso nesses pontos por uma razão muito simples: tu continuas a gostar da F1 e achas que os outros deixaram de gostar pelas razões erradas.
Mas outras pessoas têm uma perspectiva diferente e não deixaram de gostar necessariamente pelas razões "erradas" que atribuis.
Eu não deixei de gostar porque não gostava de F1 mas de uma personalidade. Eu deixei de gostar porque gostava de uma F1 diferente da actual, uma F1 que já não existe!...
Claro que dou aos outros TODO o direito de gostar também desta F1.
A certa altura referes também que a F1 tem agora mais adeptos. Isso é natural: o mundo cresce, os meios de comunicação melhoram, etc, etc. O "crescimento" da Formula 1 não significa que a F1 tenha melhorada nem tão pouco que seja mais ou menos merecedora da atenção dos espectadores. Apenas prova que continua a ter razão de existir e que subsiste (coisa que eu também nunca discuti).
Eu não tenho nada contra tu gostares da F1 actual, mas eu sigo a F1 desde os inícios da década de 80, vi muito muito grande prémio e vi que a F1 mudou substancialmente. A partir de meados da década de 90 comecei a perder o interesse...
O que eu gostava mesmo era "daquela" F1.
Eu ainda sou do tempo em que era possível fazer ultrapassagens em n pontos do circuito e depois deixou de ser tecnicamente possível e por isso o ponto de ultrapassagem mais importante de um circuito passou a ser a boxe.
O número de ultrapassagens na pista decresceu. É um facto, não é uma ilusão nem tem que ver com o gostar de um determinado piloto.
E podia enumerar muitos outros factos como a percentagem de campeoanatos discutidos por vários pilotos ou disputados até à última corrida e até ao último ponto, entre muitas outras coisas...
Mas eu acho que tu sabes tudo isso como aficionado da F1 (da antiga e da nova, suponho).
Quando vi a mensagem do Dilson pensei em respoder porque não concordava com quase nada, mas a seguir lia a do Marco que reflecte exactamente aquilo que queria dizer...
Só vou acrescentar que as boxes não são só o principal ponto de ultrapassagem, elas tornaram-se quase no único, para pilotos a diputarem uma posição em pista...
Epa, só de pensar naquelas duas ultrapassagens do Piquet ao Senna na Hungria, com o carro todo de lado, parecia rallye, lembram-se?

Bom Dimongo para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
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MarcoAntonio Escreveu:(...)Não deixa de ser um grande piloto e eu nunca iria a um tópico sobre ele fazer o que estás a fazer num tópico do Senna só porque não aprecias o Senna mas aprecias o Schummacher.
É esta verdadeiramente a razao, que nos separa: é por isto, que "nós" gostamos de Senna, e tu gostas do Schumi! Tu és o gajo cinico e (falso) moralista que vem chatear quem está bem e quem (até)sabe de Formula 1; nós somos os "coraçoes de leao", com lado de humano, bom e mau, que isso tem.
Nós parecemos efectivamente Senna, e tu Dilson, és efectivamente Shumi...
ja antes se notava, mas este topico de Senna, mostrou ainda melhor esse feitiozinho!
ja agora, para nao parecer que nao respondo, o "truque de Suzuka", começou com Prost, e só começou, porque como ja to disseram varias vezes, tinhamos demasiados candidatos ao titulo: e os que chegavam a Suzuka em condicoes de serem campeoes, eram-no efectivamente, nao eram levados ao colo antes; Quando se mudam regras, que vao de encontro aquilo que uma escuderia começou a fazer I&D durante a epoca toda anterior (Ferrari), eu chamo a isso trafulhice! (e tambem por isso deixei de ver F1, que Ferrari seria unica team a ter adeptos "per se") e trafulhice bem mais grave que a do Briatore (agora ja falas nele?




posto isto, volto a repetir, e de forma mais clara: tens tido um comportamento mesquinho, e conforme citacao do Marco Antonio, EU sei que EU nao te daria essa importancia no topico sobre Shumacher... Hoje é domingo, vai ver F1 (durante umas semanas!)
E como diz o Thunder: vai lá pah, a malta até pede Se faz favor!
Blasterman, em 92 salvo erro, o Senna não ganhou só no Mônaco. Acho que ganhou o GP da Hungria e tenho a certeza de ter ganho em Monza
Vamos respeitar o tópico por favor.....
Dilson, se quiseres e com a autorização dos moderadores discutimos estes outros assuntos ligados a F1 em outro tópico.... Caramba, este aqui era suposto ser de homenagem a um piloto que pelos vistos ainda emociona e é relembrado com carinho por muita gente.... Dilson, peço-te educadamente que deixes o pessoal recordar o "nosso" ídolo, mesmo que aches que estamos a ser "exagerados".... pode ser?
..... Obrigado
Em outro tópico e com todo o gosto terei o maior prazer em debater (e aposto que outros também o farão) os vários assuntos que aos poucos foram levantados neste tópico.
Um abraço

Vamos respeitar o tópico por favor.....
Dilson, se quiseres e com a autorização dos moderadores discutimos estes outros assuntos ligados a F1 em outro tópico.... Caramba, este aqui era suposto ser de homenagem a um piloto que pelos vistos ainda emociona e é relembrado com carinho por muita gente.... Dilson, peço-te educadamente que deixes o pessoal recordar o "nosso" ídolo, mesmo que aches que estamos a ser "exagerados".... pode ser?



Em outro tópico e com todo o gosto terei o maior prazer em debater (e aposto que outros também o farão) os vários assuntos que aos poucos foram levantados neste tópico.
Um abraço
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
tive a sorte de conhecer o Ayrton.
O meu pai em 1990 era piloto de rallys e certo dia conheceu Ayrton, um tipo simpatico e de bem com a vida. Tornaram-se amigos e, sempre que ele vinha a Portugal fazia questao de estar com o meu pai.
Nc me hei-de esquecer daquela corrida no Mónaco em 1992.
Nigel Mansell tinha um Super Williams, que tinha ganho todas as corridas até entao.
Mas no Mónaco tudo haveria de ser diferente.
Durante várias voltas, Senna manteve Nigel colado atrás, tendo o carro extremamente danificado e quase indirigivel. Ganhou. Foi a unica corrida da epoca que venceu. a Williams estava demasiado forte.
A mesma Williams que lhe tirou a vida 2 anos mais tarde.
recordo com saudade, apesar de na altura em que faleceu, eu ter apenas 7 anos. Mas nc perdia um Grande Premio de F1 (coisa que hj se mantem - é mt raro o fim-de-semana de F1 que eu nao vejo)
a certas coisas que foram aqui ditas:
O Schumacher é de facto um excelente piloto.
É impossivel saber qual foi melhor.
A formula 1 nao morreu. Apenas se tornou mais monotona.
As ultrapassagens tb eram mais acessiveis, visto que a diferença de rendimento nos monolugares nao era tao sentida.
Antes haviam imensos nomes a correr na mesma epoca.
Neste momento, a meu ver ha 2.
Raikkonen e Alonso
Hamilton e Massa num patamar um pouco mais abaixo
Senna marcou uma epoca.
Tal como Fangio, Gilles Villeneuve (outro piloto que eu admiro e gostava ter visto pilotar ... mas felizmente existe o youtube) e Schumacher
é esta a minha opiniao
O meu pai em 1990 era piloto de rallys e certo dia conheceu Ayrton, um tipo simpatico e de bem com a vida. Tornaram-se amigos e, sempre que ele vinha a Portugal fazia questao de estar com o meu pai.
Nc me hei-de esquecer daquela corrida no Mónaco em 1992.
Nigel Mansell tinha um Super Williams, que tinha ganho todas as corridas até entao.
Mas no Mónaco tudo haveria de ser diferente.
Durante várias voltas, Senna manteve Nigel colado atrás, tendo o carro extremamente danificado e quase indirigivel. Ganhou. Foi a unica corrida da epoca que venceu. a Williams estava demasiado forte.
A mesma Williams que lhe tirou a vida 2 anos mais tarde.
recordo com saudade, apesar de na altura em que faleceu, eu ter apenas 7 anos. Mas nc perdia um Grande Premio de F1 (coisa que hj se mantem - é mt raro o fim-de-semana de F1 que eu nao vejo)
a certas coisas que foram aqui ditas:
O Schumacher é de facto um excelente piloto.
É impossivel saber qual foi melhor.
A formula 1 nao morreu. Apenas se tornou mais monotona.
As ultrapassagens tb eram mais acessiveis, visto que a diferença de rendimento nos monolugares nao era tao sentida.
Antes haviam imensos nomes a correr na mesma epoca.
Neste momento, a meu ver ha 2.
Raikkonen e Alonso
Hamilton e Massa num patamar um pouco mais abaixo
Senna marcou uma epoca.
Tal como Fangio, Gilles Villeneuve (outro piloto que eu admiro e gostava ter visto pilotar ... mas felizmente existe o youtube) e Schumacher
é esta a minha opiniao
- Mensagens: 45
- Registado: 29/11/2007 2:17
- Localização: Quarteira
Pessoal, acalmem lá senão o off-topic ainda acaba barrado. O que seria uma pena...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Isto vai acabar mal... A discussão já esta a superar os limites e este tópico não o merecia!
Dilson, não houve trafulhisses na Ferrari? Então deixa ca lembrar-te! Sabes num GP que agora não me recordo houve um tal de Barrichelo, salvo erro, que desacelarou na recta da meta na ultima volta para o Schumacher ganhar! Aí tens o teu grande campeão! VERGONHOSO!!!
Houve outra altura em que o Schumacher estava com problemas no carro, deixou passar o colega de equipe e barrou o caminho ao proprio irmão, este quase se despistou... E salvo erro, houve mesmo uma altura em que ele mandou o irmão para fora de pista! Aí tens o teu grande campeão!
Deixa de dizer disparates e por uma vez que seja respeita este tópico!
SENNA 4EVER!
Dilson, não houve trafulhisses na Ferrari? Então deixa ca lembrar-te! Sabes num GP que agora não me recordo houve um tal de Barrichelo, salvo erro, que desacelarou na recta da meta na ultima volta para o Schumacher ganhar! Aí tens o teu grande campeão! VERGONHOSO!!!
Houve outra altura em que o Schumacher estava com problemas no carro, deixou passar o colega de equipe e barrou o caminho ao proprio irmão, este quase se despistou... E salvo erro, houve mesmo uma altura em que ele mandou o irmão para fora de pista! Aí tens o teu grande campeão!
Deixa de dizer disparates e por uma vez que seja respeita este tópico!
SENNA 4EVER!
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- Registado: 25/6/2007 11:05
Trafulhice é um conceito subjectivo. Na minha óptica (ética e moral) houve trafulhice na Ferrari quando Barrichello recebeu ordens para abrandar e deixar o Schummacher ganhar...
Na realidade, isso é apenas o reflexo de algo muito mais profundo: uma equipa consituida por um piloto para ganhar e outro piloto para ajudar a ganhar. Sendo aquela ocorrência (que acabaria por ditar que semelhante tipo de ordens dadas pela equipa fossem proibidas a partir da temporada seguinte) apenas o facto mais evidente de algo que era muito mais generalizado. Os carros eram desenhados para ele, tudo girava em torno dele dentro da equipa.
Isso contrasta tremendamente com o facto de que outros gigantes do mesmo gabarito não tiveram, durante a maior parte das suas carreiras, o mesmo tipo de sorte. Prost teve de disputar campeonatos com os próprios colegas de equipa (Lauda e Senna) e o mesmo com Senna (Prost).
A esse nível há um contraste enorme...
Isto não faz dele um piloto mais fraco do que é. Apenas os números têm de ser relativizados e contextualizados.
E na superioridade dos números há muito para ser contextualizado e relativizado. Basicamente em dois grandes pontos: concorrência e numero de épocas/corridas. Nem o facto de no tempo do Schummacher haver campeonatos com 17, 18 e 19 corridas pode ser ignorado, bem como o facto de ter estado activo em 16 temporadas.
Depois de tudo isto considerado, só posso concluir que em termos de números os 3 são muito, muito parecidos. Estou certo que se invertessemos os papéis, qualquer um dos outros dois teria tido números da mesma ordem de grandeza do Schummacher (aliás, se virmos os resultados por corrida a diferença reduz-se logo muito, depois é considerar o facto que os outros dois partilharam sempre o pico das carreiras com outros gigantes no activo que concluimos que não há diferença nenhuma, pelo menos evidente).
E quanto a profissionalismo e atitude para com os outros pilotos, também não vejo em que é que ele seja melhor que os outros dois.
Para mim, como pilotos, estão os 3 ao mesmo nível e também não é pelos números que se vai concluir qual foi realmente o melhor.
Na realidade, isso é apenas o reflexo de algo muito mais profundo: uma equipa consituida por um piloto para ganhar e outro piloto para ajudar a ganhar. Sendo aquela ocorrência (que acabaria por ditar que semelhante tipo de ordens dadas pela equipa fossem proibidas a partir da temporada seguinte) apenas o facto mais evidente de algo que era muito mais generalizado. Os carros eram desenhados para ele, tudo girava em torno dele dentro da equipa.
Isso contrasta tremendamente com o facto de que outros gigantes do mesmo gabarito não tiveram, durante a maior parte das suas carreiras, o mesmo tipo de sorte. Prost teve de disputar campeonatos com os próprios colegas de equipa (Lauda e Senna) e o mesmo com Senna (Prost).
A esse nível há um contraste enorme...
Isto não faz dele um piloto mais fraco do que é. Apenas os números têm de ser relativizados e contextualizados.
E na superioridade dos números há muito para ser contextualizado e relativizado. Basicamente em dois grandes pontos: concorrência e numero de épocas/corridas. Nem o facto de no tempo do Schummacher haver campeonatos com 17, 18 e 19 corridas pode ser ignorado, bem como o facto de ter estado activo em 16 temporadas.
Depois de tudo isto considerado, só posso concluir que em termos de números os 3 são muito, muito parecidos. Estou certo que se invertessemos os papéis, qualquer um dos outros dois teria tido números da mesma ordem de grandeza do Schummacher (aliás, se virmos os resultados por corrida a diferença reduz-se logo muito, depois é considerar o facto que os outros dois partilharam sempre o pico das carreiras com outros gigantes no activo que concluimos que não há diferença nenhuma, pelo menos evidente).
E quanto a profissionalismo e atitude para com os outros pilotos, também não vejo em que é que ele seja melhor que os outros dois.
Para mim, como pilotos, estão os 3 ao mesmo nível e também não é pelos números que se vai concluir qual foi realmente o melhor.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Boas,
Acho que é daqueles dias que nunca esquecerei, o acidente fatal e a espectativa para saber se ele se safava...
Realmente um dia trágico para a F1.
Grande Homem, humano e cheio de energia.
Realmente desde este trágico acidente o meu interesse pela F1 diminuiu ao longo das temporadas, onde se verificou uma componente técnica cada vez mais limitante e semelhante entre as equipas, sem deixar muita margem para manobras espetaculares.
Como o Marco já referiu isto agora parece que é ganho nas boxes e na sorte dos pneus...
Agora parece que pilotam naves, hi-tech, no limites em que o improviso e a habilidade já quase não se percebem, pois são medidos realmente ao milisegundo e ao milímetro...
Aquela ultrapassagem por fora, a derrapar mesmo no limite... xiiii...
Grande Homem que talvez tenha sido o último dos F1's.
Para muitos foi...
PS: Eu não sei porquê mas tinha um carinho muito especial pelo Piquet, era muito puto e lembra-me dele num F1 preto... mas este tópico é do Sr. Senna...
Um Abraço e obrigado pelos filmes fantásticos deste super piloto.
Acho que é daqueles dias que nunca esquecerei, o acidente fatal e a espectativa para saber se ele se safava...
Realmente um dia trágico para a F1.
Grande Homem, humano e cheio de energia.
Realmente desde este trágico acidente o meu interesse pela F1 diminuiu ao longo das temporadas, onde se verificou uma componente técnica cada vez mais limitante e semelhante entre as equipas, sem deixar muita margem para manobras espetaculares.
Como o Marco já referiu isto agora parece que é ganho nas boxes e na sorte dos pneus...
Agora parece que pilotam naves, hi-tech, no limites em que o improviso e a habilidade já quase não se percebem, pois são medidos realmente ao milisegundo e ao milímetro...
Aquela ultrapassagem por fora, a derrapar mesmo no limite... xiiii...
Grande Homem que talvez tenha sido o último dos F1's.
Para muitos foi...
PS: Eu não sei porquê mas tinha um carinho muito especial pelo Piquet, era muito puto e lembra-me dele num F1 preto... mas este tópico é do Sr. Senna...
Um Abraço e obrigado pelos filmes fantásticos deste super piloto.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
lutav Escreveu:dilson, tu ainda nao percebeste: este topico NAO é sobre mais ninguem que nao o Senna, E, tambem, nao é sobre estatistica nem contas de somar, como tambem NAO é sobre as trafulhices da Beneton ou da Ferrari! Entendes? Ponto final paragrafo!
é dificil isto? mas agora és tu, que vens dizer do que eu gosto ou porque? és tu que me vais dizer porque é que eu tenho que justificar porque gosto mais do Senna que do Shumi? ou Piquet? ou Villeueve? (que foi um coelhito que sacaste agora a meio do topico...)
épah, mais uma vez: pega la nos falsos moralismos (de quem acha que sabe muito mais que os outros, mas tem pudor em dize-lo efectivamente com todas as letras), pega na tua calculadora de somar podiuns e campenatos, e sintoniza lá o primeiro canal que esteja a dar carros telecomandados sem publicidade a tabaqueiras...
abraço do colega de forum
(e mais, o exemplo do Villeneuve nao ser falado por nao falar portugues, é no minimo demagogico: nao te lembraste de ninguem que tivesse morrido ainda ha mais tempo?deve ter sido isso...)
Villeneuve só faleceu á 26 anos, senna só á 14 anos.
Essas trafulhices da Benneton de que falas foram feitas pela equipa, pelos vistos não conheces o briatore.... e o alemão foi penalizado por isso no campeonato, e ele teve culpa nisso? Até hoje não sei, nem nunca saberei. Na ferrari não vi trafulhices, se calhar o problema é da minha televisão...
Falando de senna, onde eu vi trafulhices e que NÃO foram devidamente penalizadas, foi a sabotagem ao carro do companheiro de equipa dele, do Prost por parte dos mecânicos, em que houve claro beneficio do seu carro em favor do seu próprio companheiro.
Convém também recordar que ninguém é santo e aquela história de suzuka é mais uma pra quem acha o contrário continuando a falar do lado PROFISSIONAL, mas mais não digo ...
Do lado humano, tinha muito de humano não tenho qualquer dúvida, mas do lado profissional não olhava a meios pra ganhar, inclusive pondo em risco a vida dos adversários com manobras perigosas, como que ficava "possesso" como de uma guerra se tratasse...
Na bolsa como na vida, tudo é possível...
Re: ainda há muito fanatismo...
Dilson Costa Escreveu:Antes de mais, penso que as respostas que li por cá dividem-se por duas palavras, ignorância e sabedoria.
só se forem as tuas palavras!
Dilson Costa Escreveu:A F1 morreu com a morte do senna? Passou á estaca zero? Vergonha na conferência de imprensa?
sim, a verdadeira F1 morreu no mesmo dia em que Senna morreu. já reparou a quantidade de pessoas que afirma ter deixado de seguir a F1 depois desse infeliz acidente? já reparou na quantidade de pessoas que comenta a vergonhosa conferencia de Schumacher?
Sim, tambem eu deixei de seguir a F1 e tambem eu desde esse dia ganhei um odio de estimação ao alemão pela sua atitude.
Se ele tambem tivesse tido uma infelicidade igual tenho a certeza de que nao deteria nenhum record!
Respeite os sentimentos dos outros e honre o espirito de alguem que nao merecia morrer da forma que morreu.

o nome de Ayrton Senna e tudo o que ele deu à F1 merecem respeito.
Ó Dilson tu tens direito a ter como idolo quem quiseres, mas tens que reparar que todos os outros aqui tambem têm esse direito!
Se calhar pelo Senna ser muito mais "humano" que o Schumacher é que tem a maior parte das pessoas deste forum como idolos...
Dizes que a F1 tem mais adeptos do que tinha... pelos visto aqui no forum não tem... só tu é que tens uma opinião contrária a maioria das pessoas que aqui escreveu. Não me vais dizer que todos aqui no forum se juntaram para conspirar contra ti!
Sabes porque é que o Senna para mim, repito para mim, foi, é e sera sempre o melhor piloto de F1? É porque ele pilotava como ninguem, mas tambem é porque ele era muito humano e se reparares num dos videos aqui postados, ves ele a sair do carro para ir socorrer um colega de profissão que tinha tido um acidente... Há pequenos promenores que fazem muita diferença!
Um abraço
Se calhar pelo Senna ser muito mais "humano" que o Schumacher é que tem a maior parte das pessoas deste forum como idolos...
Dizes que a F1 tem mais adeptos do que tinha... pelos visto aqui no forum não tem... só tu é que tens uma opinião contrária a maioria das pessoas que aqui escreveu. Não me vais dizer que todos aqui no forum se juntaram para conspirar contra ti!
Sabes porque é que o Senna para mim, repito para mim, foi, é e sera sempre o melhor piloto de F1? É porque ele pilotava como ninguem, mas tambem é porque ele era muito humano e se reparares num dos videos aqui postados, ves ele a sair do carro para ir socorrer um colega de profissão que tinha tido um acidente... Há pequenos promenores que fazem muita diferença!
Um abraço
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- Registado: 25/6/2007 11:05
Marco, entendo o teu ponto de vista, mas eu não disse que a F1 actual é mais espectacular que a dos anos 80 ou 90....
Eu recordo-me dessa F1 de que falas, tem os seus prós e contras como disse....mas penso que a F1 "antiga" era imcompativel com a evolução dos tempos tal como se verificou...manobras arriscadissimas que punham em causa a segurança, voltas mais rápidas feitas através das boxes (imaginem se rebentava um pneu ou uma suspensão com os carros a passarem a mais de 200Kms/h a "razar" nos mecânicos
) , chassis pouco seguros, pistas espectaculares mas pouco seguras etc etc... e são alguns destes dados
que faziam da f1 um desporto mais espectacular do que é hoje em dia, mas tudo isso não faria sentido no mundo actual com toda a evolução envolvida, quer na reconversão das pistas como nos chassis dos carros, motores, electrónica, pneus, etc etc...
Mas tudo isso não invalida o interresse que a F1 tem nos dias de hoje, pelos motivos já referidos anteriormente...
Eu recordo-me dessa F1 de que falas, tem os seus prós e contras como disse....mas penso que a F1 "antiga" era imcompativel com a evolução dos tempos tal como se verificou...manobras arriscadissimas que punham em causa a segurança, voltas mais rápidas feitas através das boxes (imaginem se rebentava um pneu ou uma suspensão com os carros a passarem a mais de 200Kms/h a "razar" nos mecânicos

que faziam da f1 um desporto mais espectacular do que é hoje em dia, mas tudo isso não faria sentido no mundo actual com toda a evolução envolvida, quer na reconversão das pistas como nos chassis dos carros, motores, electrónica, pneus, etc etc...
Mas tudo isso não invalida o interresse que a F1 tem nos dias de hoje, pelos motivos já referidos anteriormente...
Na bolsa como na vida, tudo é possível...
Dilson Costa Escreveu:O senna não é um dos meus idolos, shumacher tornou-se um dos meus idolos porque vi nele o melhor piloto que alguma vez passou na F1.
Dilson Costa Escreveu:(...) com que base se diz quem é o melhor? Pelo gosto pessoal? Pela simpatia? Pelo carisma? Pelo argumento das vitórias, poles, campeonatos do mundo, podiums? Por esta ultima os fâs do senna não vão lá...
Acho que se resume tudo a isto.
Para ti é o Shcummacher e implicas com quem aprecia(va) o Senna...
Eu não posso deixar de dizer que apesar de admirar os dois como pilotos, nunca escolheria o Schummacher como ídolo. Acho que é o tipo de pessoa que eu nuuunca idolatraria, porque para mim, humanamente ele rasa o repugnante (digo isto com base em diversas atitudes públicas que teve ao longo da carreira, que aos meus olhos não o tornou pior piloto mas tornou-o pior pessoa).
Não deixa de ser um grande piloto e eu nunca iria a um tópico sobre ele fazer o que estás a fazer num tópico do Senna só porque não aprecias o Senna mas aprecias o Schummacher.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
dilson, tu ainda nao percebeste: este topico NAO é sobre mais ninguem que nao o Senna, E, tambem, nao é sobre estatistica nem contas de somar, como tambem NAO é sobre as trafulhices da Beneton ou da Ferrari! Entendes? Ponto final paragrafo!
é dificil isto? mas agora és tu, que vens dizer do que eu gosto ou porque? és tu que me vais dizer porque é que eu tenho que justificar porque gosto mais do Senna que do Shumi? ou Piquet? ou Villeueve? (que foi um coelhito que sacaste agora a meio do topico...)
épah, mais uma vez: pega la nos falsos moralismos (de quem acha que sabe muito mais que os outros, mas tem pudor em dize-lo efectivamente com todas as letras), pega na tua calculadora de somar podiuns e campenatos, e sintoniza lá o primeiro canal que esteja a dar carros telecomandados sem publicidade a tabaqueiras...
abraço do colega de forum
(e mais, o exemplo do Villeneuve nao ser falado por nao falar portugues, é no minimo demagogico: nao te lembraste de ninguem que tivesse morrido ainda ha mais tempo?
deve ter sido isso...)

é dificil isto? mas agora és tu, que vens dizer do que eu gosto ou porque? és tu que me vais dizer porque é que eu tenho que justificar porque gosto mais do Senna que do Shumi? ou Piquet? ou Villeueve? (que foi um coelhito que sacaste agora a meio do topico...)
épah, mais uma vez: pega la nos falsos moralismos (de quem acha que sabe muito mais que os outros, mas tem pudor em dize-lo efectivamente com todas as letras), pega na tua calculadora de somar podiuns e campenatos, e sintoniza lá o primeiro canal que esteja a dar carros telecomandados sem publicidade a tabaqueiras...
abraço do colega de forum

(e mais, o exemplo do Villeneuve nao ser falado por nao falar portugues, é no minimo demagogico: nao te lembraste de ninguem que tivesse morrido ainda ha mais tempo?


lutav Escreveu:Dilson Costa Escreveu:Ao ler os posts deste tópico consegue-se perceber que muita gente está agarrada ao passado...
Não quero ser mal interpretado e bem hajam as homenagens, pois eu também jamais esquecerei os meus idolos, a eternidade se encarregará de os acompanhar....
tu nao queres ser mal interpretado, mas sinceramente, pareces os falsos moralistas, que gostam de na primeira frase mandar a "boquinha" da praxe, mas depois, nao assumem o "confronto", e vem com paninhos quentes e frases politicamente correctas!
Opah, entao ha aqui gente que está agarrada ao passado, mas tu NAO queres ser mal interpretado, E TAMBEM, nao esqueces os teus idolos? estou com os copos com o café do pós jantar, ou a frase é toda ela incongruente, e tu so escreves para nao dizer nada?
epah, por favor, deixa aqui os velhos do restelo sossegados, e deixa-te lá de pseudo licoes de moral para outro lado....
beijos e abraços...
(nao, nas escolas que estudei nao havia a opcao de "Expressao Dramatica"...)
Caro colega de fórum...
Não coloquei paninhos quentes em nada, não tenho de o fazer nem me arrependo em nada do que disse pois não alterei nenhum dos meus posts...
Não sou falso tão pouco moralista tal como referiste á minha pessoa, só os que me conhecem é que serão capazes de me descrever na sua forma correcta...
O senna não é um dos meus idolos, shumacher tornou-se um dos meus idolos porque vi nele o melhor piloto que alguma vez passou na F1.
A morte trágica em pista de senna não faz dele um herói ou um ídolo, faz dele sim um infeliz pois ainda tinha uma vida bem longa pela frente....muita gente ficou a conhece-lo pela morte em pista daquela forma tão incrivel, e para muitos tornou-se um simbolo face ao mesmo....
Porque não falam, por exemplo, do trágico acidente de villeneuve? Foi outro dos grandes que morreu em pista de uma forma trágica, ainda mais chocante, só que não falava português.... porque muitos dizem que ele era menor piloto que senna? Ele era um grandissimo piloto, compara-lo a quem? com que base se diz quem é o melhor? Pelo gosto pessoal? Pela simpatia? Pelo carisma? Pelo argumento das vitórias, poles, campeonatos do mundo, podiums? Por esta ultima os fâs do senna não vão lá...
Na bolsa como na vida, tudo é possível...
Eu discordo totalmente, Dilson.
Eu nem sequer era especialmente adepto do Senna (na altura). O Estoril nem sequer era o meu circuito preferido. E comecei a afastar-me da Formula 1 muito antes de ter deixado de ser transmitida na RTP1.
E penso que o mesmo se aplica a muitas outras pessoas.
Apenas a Formula 1 deixou de ser aquilo de que eu gostava e portanto fui progressivamente perdendo o interesse...
Tu tens insistido imenso nesses pontos por uma razão muito simples: tu continuas a gostar da F1 e achas que os outros deixaram de gostar pelas razões erradas.
Mas outras pessoas têm uma perspectiva diferente e não deixaram de gostar necessariamente pelas razões "erradas" que atribuis.
Eu não deixei de gostar porque não gostava de F1 mas de uma personalidade. Eu deixei de gostar porque gostava de uma F1 diferente da actual, uma F1 que já não existe!...
Claro que dou aos outros TODO o direito de gostar também desta F1.
A certa altura referes também que a F1 tem agora mais adeptos. Isso é natural: o mundo cresce, os meios de comunicação melhoram, etc, etc. O "crescimento" da Formula 1 não significa que a F1 tenha melhorada nem tão pouco que seja mais ou menos merecedora da atenção dos espectadores. Apenas prova que continua a ter razão de existir e que subsiste (coisa que eu também nunca discuti).
Eu não tenho nada contra tu gostares da F1 actual, mas eu sigo a F1 desde os inícios da década de 80, vi muito muito grande prémio e vi que a F1 mudou substancialmente. A partir de meados da década de 90 comecei a perder o interesse...
O que eu gostava mesmo era "daquela" F1.
Eu ainda sou do tempo em que era possível fazer ultrapassagens em n pontos do circuito e depois deixou de ser tecnicamente possível e por isso o ponto de ultrapassagem mais importante de um circuito passou a ser a boxe.
O número de ultrapassagens na pista decresceu. É um facto, não é uma ilusão nem tem que ver com o gostar de um determinado piloto.
E podia enumerar muitos outros factos como a percentagem de campeoanatos discutidos por vários pilotos ou disputados até à última corrida e até ao último ponto, entre muitas outras coisas...
Mas eu acho que tu sabes tudo isso como aficionado da F1 (da antiga e da nova, suponho).

Eu nem sequer era especialmente adepto do Senna (na altura). O Estoril nem sequer era o meu circuito preferido. E comecei a afastar-me da Formula 1 muito antes de ter deixado de ser transmitida na RTP1.
E penso que o mesmo se aplica a muitas outras pessoas.
Apenas a Formula 1 deixou de ser aquilo de que eu gostava e portanto fui progressivamente perdendo o interesse...
Tu tens insistido imenso nesses pontos por uma razão muito simples: tu continuas a gostar da F1 e achas que os outros deixaram de gostar pelas razões erradas.
Mas outras pessoas têm uma perspectiva diferente e não deixaram de gostar necessariamente pelas razões "erradas" que atribuis.
Eu não deixei de gostar porque não gostava de F1 mas de uma personalidade. Eu deixei de gostar porque gostava de uma F1 diferente da actual, uma F1 que já não existe!...
Claro que dou aos outros TODO o direito de gostar também desta F1.
A certa altura referes também que a F1 tem agora mais adeptos. Isso é natural: o mundo cresce, os meios de comunicação melhoram, etc, etc. O "crescimento" da Formula 1 não significa que a F1 tenha melhorada nem tão pouco que seja mais ou menos merecedora da atenção dos espectadores. Apenas prova que continua a ter razão de existir e que subsiste (coisa que eu também nunca discuti).
Eu não tenho nada contra tu gostares da F1 actual, mas eu sigo a F1 desde os inícios da década de 80, vi muito muito grande prémio e vi que a F1 mudou substancialmente. A partir de meados da década de 90 comecei a perder o interesse...
O que eu gostava mesmo era "daquela" F1.
Eu ainda sou do tempo em que era possível fazer ultrapassagens em n pontos do circuito e depois deixou de ser tecnicamente possível e por isso o ponto de ultrapassagem mais importante de um circuito passou a ser a boxe.
O número de ultrapassagens na pista decresceu. É um facto, não é uma ilusão nem tem que ver com o gostar de um determinado piloto.
E podia enumerar muitos outros factos como a percentagem de campeoanatos discutidos por vários pilotos ou disputados até à última corrida e até ao último ponto, entre muitas outras coisas...
Mas eu acho que tu sabes tudo isso como aficionado da F1 (da antiga e da nova, suponho).

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Dilson Costa Escreveu:Ao ler os posts deste tópico consegue-se perceber que muita gente está agarrada ao passado...
Não quero ser mal interpretado e bem hajam as homenagens, pois eu também jamais esquecerei os meus idolos, a eternidade se encarregará de os acompanhar....
tu nao queres ser mal interpretado, mas sinceramente, pareces os falsos moralistas, que gostam de na primeira frase mandar a "boquinha" da praxe, mas depois, nao assumem o "confronto", e vem com paninhos quentes e frases politicamente correctas!
Opah, entao ha aqui gente que está agarrada ao passado, mas tu NAO queres ser mal interpretado, E TAMBEM, nao esqueces os teus idolos? estou com os copos com o café do pós jantar, ou a frase é toda ela incongruente, e tu so escreves para nao dizer nada?
epah, por favor, deixa aqui os velhos do restelo sossegados, e deixa-te lá de pseudo licoes de moral para outro lado....
beijos e abraços...
(nao, nas escolas que estudei nao havia a opcao de "Expressao Dramatica"...

Ao ler os posts deste tópico consegue-se perceber que muita gente está agarrada ao passado...
Não quero ser mal interpretado e bem hajam as homenagens, pois eu também jamais esquecerei os meus idolos, a eternidade se encarregará de os acompanhar....
Carrancho, entraste e muito bem no tópico....Muito se fala da mudança da f1, pois mudou muita coisa e entra algumas digo "ainda bem", será que era justo tamanho perigo de cada corrida? Claro que não....As corridas mudaram-se para um campeonato de robots? Claro que não?....A F1 perdeu interesse a partir da década de 80 e 90? Para uns sim, para outros não....
A evolução dos tempos traz coisas positivas e negativas, obviamente que a F1 é o reflexo disso mesmo, e para mim e também para muitos milhões a F1 continua a ser um desporto maravilhoso que se ama, que esta no sangue, que ultrapassa os limites de qualquer piloto, seja ele qual for....meus amigos, quem deixou de ver F1 após a morte do senna não gosta de F1, simplesmente tinha uma admiração por uma personalidade...
Em portugal a F1 perdeu interessa para muita gente ESSENCIALMENTE por dois factores a meu ver:
- Desaparecimento do autódromo do estoril inserido no calendário do campeonato;
- Desaparecimento das transmissões da F1 na RTP.
Por fim gostaria, e retornando ao tema do tópico, voltando ao passado, gostaria que vissem este video-resumo das vidas que a F1 levou ao longo dos tempos, além de Senna e Ratzemberger, Tom Price, Ronnie Peterson, villeneuve, entre outros...algumnas delas bem chocantes obviamente...
http://www.youtube.com/watch?v=hxObupTVzAQ
Não quero ser mal interpretado e bem hajam as homenagens, pois eu também jamais esquecerei os meus idolos, a eternidade se encarregará de os acompanhar....
Carrancho, entraste e muito bem no tópico....Muito se fala da mudança da f1, pois mudou muita coisa e entra algumas digo "ainda bem", será que era justo tamanho perigo de cada corrida? Claro que não....As corridas mudaram-se para um campeonato de robots? Claro que não?....A F1 perdeu interesse a partir da década de 80 e 90? Para uns sim, para outros não....
A evolução dos tempos traz coisas positivas e negativas, obviamente que a F1 é o reflexo disso mesmo, e para mim e também para muitos milhões a F1 continua a ser um desporto maravilhoso que se ama, que esta no sangue, que ultrapassa os limites de qualquer piloto, seja ele qual for....meus amigos, quem deixou de ver F1 após a morte do senna não gosta de F1, simplesmente tinha uma admiração por uma personalidade...
Em portugal a F1 perdeu interessa para muita gente ESSENCIALMENTE por dois factores a meu ver:
- Desaparecimento do autódromo do estoril inserido no calendário do campeonato;
- Desaparecimento das transmissões da F1 na RTP.
Por fim gostaria, e retornando ao tema do tópico, voltando ao passado, gostaria que vissem este video-resumo das vidas que a F1 levou ao longo dos tempos, além de Senna e Ratzemberger, Tom Price, Ronnie Peterson, villeneuve, entre outros...algumnas delas bem chocantes obviamente...
http://www.youtube.com/watch?v=hxObupTVzAQ
Na bolsa como na vida, tudo é possível...
joao.leitao@iol.pt Escreveu:
Grande post este sobre o Ayrton Senna da Silva !!!!
Confesso que o meu piloto preferido na altura era o "professor" Alain Prost... e que por essa razão nunca morri de amores pelo Senna.
E o meu era o Piquet, confesso que o que gostava menos so "bando dos 4" era, de longe, o Prost

joao.leitao@iol.pt Escreveu:Agora de uma coisa tenho a certeza... a F1 dessa altura nada tem haver com a de agora. De facto antigamente a emoção era da inteira responsabilidade dos pilotos, hoje em dias só da máquinas que quase se guiam sozinhas !!!!
Velhos e bons tempos que recordo com emoção. Aos domingos era obrigatório a passagem pela canal 1 para ver como iam andando as corridas.
Sem dúvida... que nostalgia quando penso naqueles tempos, cada corrida era uma nova incerteza, cada ponto era importante e podia significar um título, o Keke Rosberg foi campeão num ano em que só ganhou uma corrida, com 42 pontos, isso hoje é impossível...
Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
O lado humano do Ayrton sempre me fascinou. Num mundo tão competitivo como a F1, ele tinha atitudes que o distinguiam dos restantes. Também é verdade que tinha um feitiozinho jeitoso
Era um grande Homem com um grande talento para conduzir.
Última volta de Senna:
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Era um grande Homem com um grande talento para conduzir.
Última volta de Senna:
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O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!?
Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!

Grande post este sobre o Ayrton Senna da Silva !!!!
Confesso que o meu piloto preferido na altura era o "professor" Alain Prost... e que por essa razão nunca morri de amores pelo Senna.
Agora de uma coisa tenho a certeza... a F1 dessa altura nada tem haver com a de agora. De facto antigamente a emoção era da inteira responsabilidade dos pilotos, hoje em dias só da máquinas que quase se guiam sozinhas !!!!
Velhos e bons tempos que recordo com emoção. Aos domingos era obrigatório a passagem pela canal 1 para ver como iam andando as corridas.
Confesso que o meu piloto preferido na altura era o "professor" Alain Prost... e que por essa razão nunca morri de amores pelo Senna.
Agora de uma coisa tenho a certeza... a F1 dessa altura nada tem haver com a de agora. De facto antigamente a emoção era da inteira responsabilidade dos pilotos, hoje em dias só da máquinas que quase se guiam sozinhas !!!!
Velhos e bons tempos que recordo com emoção. Aos domingos era obrigatório a passagem pela canal 1 para ver como iam andando as corridas.
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