Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por hmsferreira » 7/5/2008 11:16

Os resultados não agradaram mesmo nada ao pessoal...

Nos últimos dias tem sido como o caranguejo! :cry:

Registado: 29/11/2007 3:49

Que me dizem...

por AFACTURAR » 5/5/2008 17:16

desta menina, volume de 613.289 acções, que dia pobre. :wink:

Registado: 29/11/2007 2:04

por Nyk » 30/4/2008 18:09

Lucro da Portucel estável no primeiro trimestre do ano
O lucro da Portucel atingiu os 39,4 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, valor idêntico ao registado no mesmo período de 2007. Este valor ficou próximo do previsto pelo mercado.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt

O lucro da Portucel atingiu os 39,4 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, valor idêntico ao registado no mesmo período de 2007. Este valor ficou próximo do previsto pelo mercado.

O resultado líquido da empresa de pasta e papel atingiu os 39,4 milhões de euros nos primeiros três meses de 2008. Os analistas do Caixa BI esperavam uma queda de 1,8% nos lucros da Portucel.

O EBITDA da empresa de pasta e papel caiu, no mesmo período, em 9,7% para os 78,1 milhões de euros. A empresa explica em comunicado que a evolução negativa do EBITDA "resultou do agravamento nos custos de alguns factores de produção, com especial destaque para a madeira e produtos químicos". "O aumento do custo da madeira foi ainda potenciado pela necessidade de se recorrer `à importação de quantidades significativas desta matéria-prima, com os correspondentes impactos associados às operações de transporte", refere o mesmo comunicado.

Os resultados operacionais também caíram, em 5,5% para os 62,1 milhões de euros. Os resultados financeiros foram 6,1 milhões de euros negativos, uma subida de 19,3% face ao mesmo período do ano passado.

O volume de negócio subiu em 7,5% para os 300,6 milhões de euros. "O papel representou 70% do volume de negócios, a pasta 23%, sendo os restantes 7% essencialmente imputáveis à venda de energia", revela a empresa.

As vendas de papel no primeiro trimestre aumentaram em 2,8% para um total de 261,9 mil toneladas, "enquanto que o preço médio de venda do grupo cresceu cerca de 3,6%".

A produção de pasta branca de eucalipto atingiu as 343,8 mil toneladas, o que representa uma subida de 3,2%.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por TP1 » 30/4/2008 17:40

No 1º trimestre de 2008 (vs. 1T 2007):

- Volume de negócios de € 300,6 milhões (+7,5%)
- EBITDA de € 78,1 milhões (-9,7%)
- Resultados operacionais de € 62,1 milhões (-5,5%)
- Resultado líquido de € 39,4 milhões (0,0%)

O investimento em activo fixo no 1º trimestre de 2008 situou-se em cerca de € 51,2
milhões, valor que compara com € 2,4 milhões em 2007. Este aumento é justificado pela
intensificação dos desembolsos relativos ao plano de investimentos aprovado e
oportunamente divulgado, do qual se destaca a construção de uma nova fábrica de papel
3/4
em Setúbal.
Não obstante este aumento no investimento, o endividamento líquido do Grupo registou
uma redução de € 28,4 milhões em relação ao final do ano. A aceleração do ritmo de
investimentos terá naturalmente como consequência um aumento do nível de
endividamento actualmente registado, perfeitamente compatível com a manutenção de
elevados índices de robustez financeira.

Registado: 30/11/2007 21:13

por artista_ » 30/4/2008 16:03

AFACTURAR Escreveu:
Nunca se sabe se não será mesmo essa a intenção deles :roll: aguardemos até ao fecho do mercado e logo veremos :wink:

Mesmo que se possam tirar algums conclusões (eu não acredito nisso) sobre isso, não será apenas numa sessão que o poderiamos fazer...

Entretanto a PTI teima em manter-se perto dos máximos, vamos ver se consegue quebrar esta resistência de curtissimo prazo e avançar até à zona dos 2.60 onde tem marcado um desafio bastante mais complicado... tipo meia-final da Champions :)

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por AFACTURAR » 30/4/2008 12:27

Zorro Escreveu:Como o que parece interessar unicamente é se os resultados são ou não superiores aos estimados pelos analistas eu prefiro claramente que as previsões deles não sejam muito altas...fica mais fácil de superar e de a acção subir a seguir com...."resultados acima do esperado faz subir a acção..." :mrgreen:
Z

Nunca se sabe se não será mesmo essa a intenção deles :roll: aguardemos até ao fecho do mercado e logo veremos :wink:

por Zorro » 30/4/2008 12:16

Como o que parece interessar unicamente é se os resultados são ou não superiores aos estimados pelos analistas eu prefiro claramente que as previsões deles não sejam muito altas...fica mais fácil de superar e de a acção subir a seguir com...."resultados acima do esperado faz subir a acção..." :mrgreen:
Z

Registado: 31/3/2006 10:10

por AFACTURAR » 30/4/2008 11:22

jimi Escreveu:Price Targets...dadas pelo BCP? Esqueçam esses senhores!

Não entendo uma coisa! Se tudo aumentou de preço (soja, trigo, milho, algodão, petroleo) e há falta de madeira, porque não esperar que haja aumento dos lucros? Por causa do aumento do Euro/dolar?

Para falar verdade, também acho estas previsões um tanto estranhas e hoje vem a Caixa BI com previsões semelhantes, prefiro esperar para ver o que de facto vai surgir... :|

por jimi » 30/4/2008 9:15

Price Targets...dadas pelo BCP? Esqueçam esses senhores!

Não entendo uma coisa! Se tudo aumentou de preço (soja, trigo, milho, algodão, petroleo) e há falta de madeira, porque não esperar que haja aumento dos lucros? Por causa do aumento do Euro/dolar?
JIMI

Registado: 6/9/2007 10:11

Re: Vamos ver se eles entendem alguma coisa disto...

por BestBraga » 29/4/2008 23:30

AFACTURAR Escreveu:
AFACTURAR Escreveu:Previsões do BPI, Banif e MillenniumIB

2008-04-29 15:20

Subida dos preços das matérias-primas e queda do dólar impedem crescimento do lucro da Portucel

Os analistas do BPI, Banif e MillenniumIB antecipam uma estagnação do resultado líquido da Portucel nos primeiros três meses do ano, devido ao encarecimento das matérias-primas e à valorização do dólar.

http://diarioeconomico.sapo.pt/edici...o/1117628.html

Embora esta noticia tenha sido colucada por mim, só agora reparei que estes senhores dizem que estas estimativas se devem em parte à valorização do dolar??? :? :shock: mas..., é impressão minha ou o dolar neste 1º trimestre tem vindo a desvalorizar em relação ao euro??? :?:

Na verdade estes "Inergumios"são fantasticos...
Ainda ontem os tipos do MillenniumIB diziam ás 10 da manha que a impresa iria ter uma estimativa de lucro de 10000, passado umas horas ja haviam resultados de prejuizos avultados e eles a confirmarem e a fazerem estimativas para o titulo em baixa depois de umas horas atras estarem a estimar o titulo em alta...é de rir....só um inocente é que se acredita no que eles dizem...

Registado: 29/11/2007 11:22

por AFACTURAR » 29/4/2008 22:55

Subida dos preços das matérias-primas e queda do dólar impedem crescimento do lucro da Portucel

Os analistas do BPI, Banif e MillenniumIB antecipam uma estagnação do resultado líquido da Portucel nos primeiros três meses do ano, devido ao encarecimento das matérias-primas e à valorização do dólar.

Embora esta noticia tenha sido colucada por mim, só agora reparei que estes senhores dizem que estas estimativas se devem em parte à valorização do dolar??? :? :shock: mas..., é impressão minha ou o dolar neste 1º trimestre tem vindo a desvalorizar em relação ao euro??? :?:

por jony_cash » 29/4/2008 21:50

Mafalda Aguilar

De acordo com as três casas de investimento citadas pela Reuters, entre Janeiro e Março de 2008, a maior produtora de papel em Portugal terá registado um lucro líquido de 39,8 milhões de euros, praticamente estável face ao mesmo período do ano passado.

A estagnação do lucro da empresa ficará a dever-se a um encarecimento das matérias-primas e à desvalorização do dólar, que anulou o efeito da subida dos preços da pasta e do papel ao longo dos últimos meses, afirmam os analistas.

"Os elevados custos da madeira, transportes caros e o dólar fraco contribuem para tornar o futuro da Portucel incerto", indica o analista João Mateus, do Millennium investment banking, numa nota de análise.

O Banif nota que, em 2007, os preços da pasta de papel BHKP subiram 15,4% em dólares e apenas 5,9% em euros devido ao fortalecimento da moeda norte-americana.

"A visibilidade do sector é reduzida, com vários riscos a ameaçar os players de 'pulp&paper'", considera Rita Carles, do Banif, numa nota de análise sobre o sector.

Para Rita Carles, "as variáveis mais imprevisíveis estão relacionadas com a taxa de câmbio euro/dólar e o impacto de um abrandamento económico na procura por parte da China".

Contudo, a Portucel poderá beneficiar da sua estrutura vertical de produção, de uma menor exposição à pasta e maior exposição ao papel UWF ('uncoated wood free'), que deverá ter uma perspectiva mais favorável nos próximos meses, indica a mesma analista.

Por sua vez, os analistas do BPI antecipam que a empresa seja a principal responsável pelo lucro da casa-mãe, a Semapa, podendo gerar receitas anuais de 24 milhões de euros através do investimento em duas centrais de biomassa nas fábricas de Setúbal e Cacia.

No que toca às receitas, no período em análise, estas deverão ter subido 1,9% para um ponto médio nos 284,9 milhões de euros.

Por último, no primeiro trimestre do ano, o EBITDA terá recuado 5,4% para 81,8 milhões de euros.

Isto não me parece lá muito bom... :(

Registado: 31/8/2007 20:30

Vamos ver se eles entendem alguma coisa disto...

por AFACTURAR » 29/4/2008 21:45

Previsões do BPI, Banif e MillenniumIB

Mafalda Aguilar

De acordo com as três casas de investimento citadas pela Reuters, entre Janeiro e Março de 2008, a maior produtora de papel em Portugal terá registado um lucro líquido de 39,8 milhões de euros, praticamente estável face ao mesmo período do ano passado.

A estagnação do lucro da empresa ficará a dever-se a um encarecimento das matérias-primas e à desvalorização do dólar, que anulou o efeito da subida dos preços da pasta e do papel ao longo dos últimos meses, afirmam os analistas.

"Os elevados custos da madeira, transportes caros e o dólar fraco contribuem para tornar o futuro da Portucel incerto", indica o analista João Mateus, do Millennium investment banking, numa nota de análise.

O Banif nota que, em 2007, os preços da pasta de papel BHKP subiram 15,4% em dólares e apenas 5,9% em euros devido ao fortalecimento da moeda norte-americana.

"A visibilidade do sector é reduzida, com vários riscos a ameaçar os players de 'pulp&paper'", considera Rita Carles, do Banif, numa nota de análise sobre o sector.

Para Rita Carles, "as variáveis mais imprevisíveis estão relacionadas com a taxa de câmbio euro/dólar e o impacto de um abrandamento económico na procura por parte da China".

Contudo, a Portucel poderá beneficiar da sua estrutura vertical de produção, de uma menor exposição à pasta e maior exposição ao papel UWF ('uncoated wood free'), que deverá ter uma perspectiva mais favorável nos próximos meses, indica a mesma analista.

Por sua vez, os analistas do BPI antecipam que a empresa seja a principal responsável pelo lucro da casa-mãe, a Semapa, podendo gerar receitas anuais de 24 milhões de euros através do investimento em duas centrais de biomassa nas fábricas de Setúbal e Cacia.

No que toca às receitas, no período em análise, estas deverão ter subido 1,9% para um ponto médio nos 284,9 milhões de euros.

Por último, no primeiro trimestre do ano, o EBITDA terá recuado 5,4% para 81,8 milhões de euros.

por AFACTURAR » 26/4/2008 11:13

Concordo em parte com o que disseram, mas quando falam que o mercado pode levar o papel, em cerca de 3 anos, para o valor dela..., mas afinal qual é o valor dela??? Se falam em cerca de 3€, estou convencido, como já aqui disse anteriormente, por isso não estarei novamente a explicar porquê, que não será preciso esperar muitos meses. Relativamente ao endividamento e fundamentalmente falando, caso ganhe o contrato de fornecimento de papel à Steaples a nivel mundial, e se a noticia saiu é porque estará muito bem encaminhada, se não já mesmo certa que irá aconteçer, este fornecimento cobrirá em grande parte a produção da nova fábrica, o que levará a que o risco de investimento seja minimo, isto para não falar que não teram falta de matéria prima nos proximo(longos) anos e que o preço da mão de obra será muito mais redusido.

Abços e um bom resto de fim de semana.

por jimi » 25/4/2008 22:18

artista Escreveu:Jimi eu concordo com o que dizes mas, em relação ao longo prazo, eu referia-me aos 3 anos de que falaste...

Na minha opinião uma estratégia de "longo prazo" significa estar disposto a esperar o tempo que for necessário para que o mercado avalie a empresa em que investimos de acordo com aquilo que pensamos que vale, ou possa vir a valer...

Acontece que esse tempo podem ser bem mais do que 3 anos, se os mercados entrarem num periodo bear nos próximos anos (eu não espero mas nunca ponho de parte essa hipótese) será difícil que a PTI venha a a refletir nas cotações o seu melhor valor!!

Quando comecei a investir na bolsa cometi um erro grave por ter sido ganancioso com a Cofina (comprei os warrants que a empresa emitiu) por pensar que 3/4 anos era suficientes para o mercado me dar razão... deu mas demorou mais e eu não tinha capital para exercer os warrants...

Um abraço

Pois estamos sempre aprender! Se os mercados não se endireitarem em 3 anos estamos muito mal! Nunca me passou pela cabeça ver racionamento de arroz (ainda sou do tempo que bruxelas pagava aos agricultores para não cultivarem) tudo isto tem que equilibrar! Espero que um Presidente Democrata nos states, o fim da guerra no Iraque, Energias Renováveis e maior oferta de bens alimentares e as pessoas não pedirem crédito até para férias, fará voltar a estabilidade a isto tudo! Estou a pedir muito?

Deixem a PTI seguir o seu caminho...crescimento dos lucros em 2009 e aumento de P/E para 15, era bom não era?
JIMI

por artista_ » 25/4/2008 21:59

Jimi eu concordo com o que dizes mas, em relação ao longo prazo, eu referia-me aos 3 anos de que falaste...

Na minha opinião uma estratégia de "longo prazo" significa estar disposto a esperar o tempo que for necessário para que o mercado avalie a empresa em que investimos de acordo com aquilo que pensamos que vale, ou possa vir a valer...

Acontece que esse tempo podem ser bem mais do que 3 anos, se os mercados entrarem num periodo bear nos próximos anos (eu não espero mas nunca ponho de parte essa hipótese) será difícil que a PTI venha a a refletir nas cotações o seu melhor valor!!

Quando comecei a investir na bolsa cometi um erro grave por ter sido ganancioso com a Cofina (comprei os warrants que a empresa emitiu) por pensar que 3/4 anos era suficientes para o mercado me dar razão... deu mas demorou mais e eu não tinha capital para exercer os warrants...

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por jimi » 25/4/2008 20:39

Quando dizes que a cotação vai depender da cotação, isso acontece no curto prazo, mas como dizem os manuais de analise fundamental "a curto prazo a cotação é uma maquina de votos, a longo prazo é uma balança", por isso o sobe e desce é importante para quem analisa tecnicamente. Há fundos que já aliam a analise tecnica com a fundamental e isso parece-me ser uma boa estratégia.

Relativamente ao que falavam em cima, do endividamento da PTI, será de facto preocupante se o financiamento for conseguido na europa, mas será que não pode ser feito nos EUA?
JIMI

por artista_ » 25/4/2008 19:11

Jimi o que se está a debater aqui não tem nada a ver com a analise técnica... eu sinto-me mais confortável com a AT mas no caso da PTI, por várias razões, fiz um investimento de longo prazo (felizmente tenho-as a um preço bastante mais baixo que o teu!) e por isso acho interessante debater algumas questões dos fundamentais da PTI...

Em relação ao teu raciocínio eu concordo com ele, embora o estado dos mercados seja quase sempre determinante para a evolução das cotações... quero com isto dizer que se os mercados estiverem deprimidos nos próximos anos poderão só vir a dar razão a esse raciocínio mais tarde, mas se, pelo contrário, estiverem eufóricos até o poderão antecipar refletindo antes nas cotações o valor desses investimentos, até exageradamente...

O valor correcto de uma acção depende muito do estado dos mercados, por isso é que gosto mais da AT do que da AF... ainda assim estou confiante nesta experiência a longo prazo na PTI (se não estivesse vendia :wink: )

Bom fim-de-semana

por jimi » 25/4/2008 18:57

artista Escreveu:Pois, isso é que eu queria, que houvesse pessoas a debater esta questão :wink: sobretudo porque são dados difíceis de analisar... e eu sinto-me mais à vontade a analisar tecnicamente um título do que os seus fundamentais...

Cps

Artista,
Eu sinto-me melhor na analise fundamental!
Como disse em cima comprei portucel a um preço médio de 2,47€ e vou manter este investimento, espero eu, por três anos, porque acho que é o mínimo para ser ter a nova máquina em funcionamento e pelos menos as fundações dos investimentos no uruguai! Ser "fundamentalista" exige muita disciplina, já estive a ganhar (quando subiu aos 2,80), já estive a perder (quando desceu aos 1,70), mas o que importa é acreditar no nosso pensamento! Se a portucel vai investir cerca de 2500000000 euros terá que se endividar, logo é preciso que alguma instituição financeira financie o projecto! Não acredito que uma instituição financie a PTI se não acreditar na potêncialidade do projecto! O que vocês acham deste pensamento?

Desculpem eu fugir à analise técnica, mas não posso argumentar do que não sei! Gosto de ler os vossos posts!
JIMI

por artista_ » 25/4/2008 17:14

Pois, isso é que eu queria, que houvesse pessoas a debater esta questão :wink: sobretudo porque são dados difíceis de analisar... e eu sinto-me mais à vontade a analisar tecnicamente um título do que os seus fundamentais...

Cps

por jimi » 25/4/2008 17:06

Vocês têm razão! Eu só estava a querer dizer que não se deve esperar que ao fazer um investimentos na ordem dos 150% da capitalização não quer dizer que a cotação passe a 6 euros!

Na minha opinião o que pode dar valor à Portucel é localização geográfica onde será o investimento! Neste momento preferia que o destino dos 1900 milhoes de euros fosse não para o uruguai mas para o brasil, mas o facto de o brasil não ter eucalipto como o uruguai deve ter sido o ponto chave da decisão!
JIMI

por petar » 25/4/2008 16:07

jimi Escreveu:Artista,

Tá mais que provado que Activos DIFERENTE de Capitalização!

Sonae Industria muitos activos pouca capitalização bolsista, no entanto a Microsoft tem poucos activos tangiveis e big big big capitalização!

Só espero é que os activos da portucel sejam rentabilizados...estou neste barco com preço médio de 2,47 €!

Jimi,
A existencia, ou não, de activos tangiveis (penso que te referes aqui às imobilizações corporeas) nada tem a ver com os activos totais da empresa, muito menos com a capitalização da empresa.

O que o artista refere, e bem, é que o endividamento da empresa vai chegar a valor extremos, e isso é que é grave...a não ser que haja algo que não saibamos.
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes

Registado: 5/11/2002 17:43

por artista_ » 25/4/2008 15:46

jimi Escreveu:Artista,

Sonae Industria muitos activos pouca capitalização bolsista, no entanto a Microsoft tem poucos activos tangiveis e big big big capitalização!

Só espero é que os activos da portucel sejam rentabilizados...estou neste barco com preço médio de 2,47 €!

Jimi, eu não disse que era bom nem mau para a PTI , aliás estou longe de ser a melhor pessoa para analisar este tipo de dados... mas certamente é um dado importante e por isso o coloquei aqui para debate :wink:

Bom feriado para todos

por jm4330 » 25/4/2008 10:58

artista Escreveu:Só uma curiosidade para debate, já reparam que os 1,9 mi milhões de euros que a PTI está a pensar investir no Uruguai são superiores ao que a empresa vale neste momento em bolsa?!

E que só o investimento que está a fazer neste momento na construção da nova máquina em Portugal representa 50% desse mesmo valor!!

Fica para reflexão de fim-de-semana! :wink:

Tenham todos um bom

A PTI, a longo prazo é um dos melhores investimentos em bolsa.
caso se concretize a construção da PTI no Uruguai, será amaior empresa no ramo de papel.

Registado: 31/12/2007 18:58

por jimi » 25/4/2008 10:58

Artista,

JIMI

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot], Google Feedfetcher, icemetal, latbal, macau5m, OCTAMA, peterteam2 e 198 visitantes