off-topic: Ponte sobre o tejo
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Camisa Roxa Escreveu:quantas pontes atravessam o Tâmisa e o Sena? 2?
Não vás tão longe. E entre Gaia e o Porto?
Camisa Roxa Escreveu:
já o TGV por exemplo: trata-se de um projecto já assumidamente deficitário logo ao nível da exploração, quanto mais falar em recuperação do investimento inicial! esse sim é 1 projecto desnecessário e desastroso para o país que pagaremos todos ad eternum!
Não digas isso, pá! Então tu até vais ter estação à porta!

Agora a sério, não esquecer que o petróleo não dura sempre e se reparares bem, a maioria dos países europeus tem projectos ambiciosos a nível da alta velocidade. Outros estão até completos.
Abraço
Jibóia
petar Escreveu:São conceitos de pontes totalmente diferentes a todos os niveis.
é evidente...
o que está aqui em causa é a necessidade ou não desse bem pelos privados que são na prática os utilizadores da ponte
se existir essa necessidade, o Estado não terá de gastar dinheiro na ponte: concessiona a construção e exploração da ponte a privados e serão os utilizadores da ponte que pagarão o seu custo e manutenção
por isso e desde que o Estado não pague a ponte acho que não há problema nenhum em fazer-se mais quantas pontes os utilizadores exigirem (e pagarem)
já o TGV por exemplo: trata-se de um projecto já assumidamente deficitário logo ao nível da exploração, quanto mais falar em recuperação do investimento inicial! esse sim é 1 projecto desnecessário e desastroso para o país que pagaremos todos ad eternum!

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off-topic: Ponte sobre o tejo
INOVAR PARA... POR JACK SOIFER
Atravessar o Tejo
Porque gastar 3 mil milhões para
atravessar o Tejo, se custa 300 com
novas tecnologias?
As grandes capitais como Paris e
Londres têm transporte integrado
com minibus a biogás nos subúrbios
até o metro no centro, com o mesmo
cartão. Têm grandes parques
junto às estações de comboio e metro;
portagens se o automóvel entra
na cidade.
Muitos engenheiros afirmam que
a ponte Vasco da Gama tem capacidade
até 2030 ou mais. Falta um túnel
para comboios! É a mais simples
e barata solução. Não altera a vista
nem o habitat das aves. O de Estocolmo,
para o metro, e o do Canal da
Mancha para comboio de passageiros
e veículos mostrou ser o melhor.
Hoje é pré-construído à beira-rio em
módulos estanques, rebocados, localizados
a GPS e afundados numa semi-
vala pré-dragada no rio, similar
aos de Boston e Baltimore.
Um terramoto danificaria a ponte
planeada, como em S. Francisco; um
tunel modulado usa um tipo de airbag
que fecha o módulo afectado
sem danificar o resto do túnel.
As fôrmas estão prontas, a tecnologia
usada. Se querem quatro vias,
faz-se dois tuneis. Enquanto a ponte
limita a uma dúzia os possíveis concorrentes
e permite todo o tipo de
lóbi, o tunel, após o projecto, pode
abrir-se para oitenta concorrentes,
todos locais. Usa 100% de materiais
fabricados por cá, por empresas de
cá, com empregados de cá.
A quem interessa gastar 3 mil milhões
em vez de 300? Quem vai pagar
30 dos 40 mil milhões em obras
faraónicas? Em portagens, tarifas e
impostos, um milhão de contribuintes
terão que pagar, cada um, mais 5
mil euros por ano em 6 anos para
satisfazer o lóbi de uma dúzia de
empreiteiras? Inovar é usar um
tunel para atravessar o Tejo.
jackfer@sapo.
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes
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