Caldeirão da Bolsa

O ajuste entre a análise tecnica e os fundamentos.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Análise técnica vserus fundamental

por artista_ » 17/5/2008 18:59

NUNO1978 Escreveu:
- Estou a criar uma estrtégia para investir no curto prazo (diária em forex, futuros, CFD, Warrants e acções) e médio prazo (de 1 a 2 anos, em açcões).

- No trading vou basear-me sobretudo na análise técnica (para mim esta visa sobretudo determinar qual a tendência de mercado e a força desta tendência). No entanto, só vou investir em activos com "bons fundamentais", e vou analisar diariamente as "boas" e "más" noticias.

- No que respeita á analise técnica vou basear-me
Na leitura dos mercados tendo por base o que aprendi sobre:
- Teoria de Dow
- Teoria de Elliot
- Fibonacci

TB vou utilizar alguns bons indicadores como DMI, MCAD, RSI, e Parabolic SAR para confirmar as minhas análises.

Peço a opinião de alguns traders mais experientes sobre as minhas conclusões e sobre a minha estratégia.

De uma forma geral concordo com o inicial do teu texto, mas se começaste há menos de um ano não me parece que os derivados (forex, CFD, futuros e warrants) seja o melhor para aprender...

Quanto à AT há muitas formas de a fazer bem feita... ainda assim parece-me que são indicadores e teorias a mais, provavelmente terás muitas indicações, de sinal contrário que tornarão pouco racional o processo de decisão... ainda assim concordo que devas estudar o mais possível para depois descobrir o que mais te interessa!

Boa sorte e bom fim de semana

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Deepblue » 17/5/2008 18:46

A forma de investir que mais se adequa a mim e até encontrar outra melhor, é:

a Conjectura Económica dá a tendência (com a antecipação dos mercados que é habitual);

a Análise Fundamental escolhe os títulos e o valor a partir do qual a acção se encontra a desconto bem como o seu potencial de valorização;

e a Análise Técnica escolhe o momento (pontos de entrada e saída do título).

É claro que não sou inflexivel e radical nesta abordagem.
"Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar."

Registado: 17/1/2008 22:19

Análise técnica vserus fundamental

por NUNO1978 » 17/5/2008 13:58

Entrei para os mercados em 06/2007. De inicio ganhei, mas com a vinda do "subprime" perdi.

De inicio a minha estrégia baseava-se em analisar os funfamentais das empresas que investia. Nomedamente O PER, Bok Value, Sector em que operava, endividamento,...

Depois apercebi-me como os mercados reagiam muito às "noticias". Ascrecentei a análise diária de noticias, à minha estratégia. Mesmo asssim correu mal.

Depois parei, para me "defender" e criar uma estrégia para recuperar o "dinheiro perdido".

Tenho vindo a analiasr vários mercados(acções, futuros e forex) e tenho a seguinte opinião:

- Para trading de 1 dia a 1/2 meses, deve ser utilisada sobretudo a análise técnica.

- Quem utiliza só analise fundamentel deve investir num horizente temporal de 5 a 10 anos(ideal) com um minimo de 1 ano(para este prazo a analise técnica continua a ser indispensável para conjugar com a fundamental).

- Estou a criar uma estrtégia para investir no curto prazo (diária em forex, futuros, CFD, Warrants e acções) e médio prazo (de 1 a 2 anos, em açcões).

- No trading vou basear-me sobretudo na análise técnica (para mim esta visa sobretudo determinar qual a tendência de mercado e a força desta tendência). No entanto, só vou investir em activos com "bons fundamentais", e vou analisar diariamente as "boas" e "más" noticias.

- No que respeita á analise técnica vou basear-me
Na leitura dos mercados tendo por base o que aprendi sobre:
- Teoria de Dow
- Teoria de Elliot
- Fibonacci

TB vou utilizar alguns bons indicadores como DMI, MCAD, RSI, e Parabolic SAR para confirmar as minhas análises.

Peço a opinião de alguns traders mais experientes sobre as minhas conclusões e sobre a minha estratégia.

Registado: 8/9/2007 11:27

por MarcoAntonio » 29/4/2008 18:59

artista Escreveu:De qualquer forma acho que há duas coisas que são inegáveis, o facto de se achar que esse tipo de manipulação existe (sobretudo a essa escala e com essa finalidade) leva, muita gente, por um lado a ver coisas onde não as há e, por outro, a gastar energias inúteis para descobrir algo que, na prática, não serve de muito... ou para nada!!

No fundo não passa da mesma Teoria Conspirativa de sempre (a que se resumem praticamente todas as outras Teorias Conspirativas mais específicas).

É o conceito de que há um "eles", esses "eles" estão num degrau mais elevado da piramide, trabalham de forma "concertada" e são os responsáveis por "isto tudo".

Ora, a piramide existe de facto mas o resto é praticamente tudo fabulação. Porque o "eles" existem mas não são o que deles fazem. Os "eles" não trabalham de forma concertada (a não ser em situações pontuais). Os "eles" concorrem entre si e não dominam/controlam o mundo. Têm os seus próprios problemas e obstáculos com que se debatem à sua escala da mesma forma que "nós" temos os nossos à nossa escala...

Os tubarões lutam contra outros tubarões porque o interesse do tubarão A não é o interesse do tubarão B. O Jornal ou a TV A debate-se com o Jornal ou a TV B que lhe rouba audiência...

É um pouco isto.

Mas como as preocupações "deles" não são as "nossas" preocupações, a tendência é projectarmos "neles" as nossas próprias frustrações, as nossas dificuldades, a culpa do que de mal nos acontece...

No fundo, uma desresponsabilização e uma desvalorização do nosso próprio papel.

Isto é, a meu ver, a base de todas as Teorias Conspirativas e a de que "tudo" é manipulado (nomeadamente nos mercados) não vejo em que fuja à regra.

Os grandes não dominam e não controlam tudo, não é tudo orquestrado. Como se torna evidente pelas dificuldades que os grandes atravessam, pelas falências e derrocadas, pelas grandes perdas em determinadas fases/momentos do mercado, pelas subidas e descidas nos rankings e concorrência evidente entre os grandes grupos, pelas novas gerações de empresas e sectores que vingam no mercado, etc, etc.

O mundo e os mercados são grandes e complexos demais, o futuro é imprevisível demais para serem controlados por meia duzia de iluminados, quais semi-deuses, que manejam o resto da humanidade quais marionetes!

Para "eles" as coisas não são muito diferentes de para "nós"...

Apenas as escalas são diferentes!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por artista_ » 29/4/2008 18:28

dreamkeeper2005 Escreveu:Mas que muitas vezes há intenção de manipulação e essa intenção muitas vezes resulta, acho que parece óbvio.

Pois eu não concordo com isto mas, como dizes, também não tenho certezas :wink:

De qualquer forma acho que há duas coisas que são inegáveis, o facto de se achar que esse tipo de manipulação existe (sobretudo a essa escala e com essa finalidade) leva, muita gente, por um lado a ver coisas onde não as há e, por outro, a gastar energias inúteis para descobrir algo que, na prática, não serve de muito... ou para nada!!

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por GodsDead_JNEG » 29/4/2008 17:33

A questão da manipulação dos mercados já foi amplamente debatida, mas:
É minha opinião que a informação é a grande razão de os investidores “apostarem” num título, por isso é bom que exista o máximo de informação ventilada por quem quer que seja. Cabe a cada um selecionar e usar a informação que lhe chega.

Há diversos tipos de informação: Contabilística (fundamental), de actividade e a especulativa. Cada uma delas é incorporada pelo investidor na cotação e é da sua livre iniciativa que o faz.
Quando se fala em manipulação, é-me difícil levar a sério, pois manipular um mercado (nem que seja apenas um título) pressupõe uma capacidade financeira acima da média, pressupões um controlo da informação a que os outros investidores acedem e por fim a criação de um logro credível.

Neste contexto, é minha convicção que é possível ventilar informações tendenciosas e assim enganar um tolo, mas cabendo a cada um analisar e ponderar sobre a informação, dificilmente se engana o mercado e se sai a rir.

Cumprimento

PS: Tenho andado a ler “Ganhar em Bolsa”, é um livro giro com uma escrita acessível. A dada altura o autor diz uma coisa, mais ou menos nestes termos, “O mercado é perfeito ao incorporar a informação e as expectativas existentes… isso aconteceu no fim de todos os Bear markets, em que as bolsas começaram a recuperaram no pico da recessão”.

Registado: 29/11/2007 3:38

por MarcoAntonio » 29/4/2008 17:10

E penso que também convém distinguir influenciar de manipular. Manipulação é um termo muito forte...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 29/4/2008 17:06

Situações e irregularidades pontuais, obviamente as há.

Eu refiro-me a uma orquestração sistemática.

Não acredito nisso, tenho a certeza que tal coisa não existe.
Imagem

Administrador Fórum

por dreamkeeper2005 » 29/4/2008 16:48

Se me permitem uma opinião contrária, eu vejo ou pelo menos penso que vejo, vários indícios de manipulação dos mercados e a vários níveis de intervenção.

Se considerarmos que manipular mercados se pode definir como a intenção de provocar uma determinada tendência, e agir no sentido de ver essa tendência desenvolver-se, eu diria que os mercados são de facto manipulados ora por sentimentos Bear ora por sentimentos Bull.

Numa sociedade de informação globalizada como a que temos actualmente, o que representa uma casa de investimento de Wall Street de renome mundial pôr um qualquer Price target nos meios de comunicação, senão a potencial manipulação do activo em referência. Quando a Fed baixa a taxa de juro ou o Trichet diz que está atento à inflação e não altera taxas, o que estão a fazer senão criar, impor, uma tendência e portanto manipular o mercado.

A globalização da economia explica que os índices europeus e americanos se movimentem em consonância, e os asiáticos e em geral dos mercados emergentes também vão atrás mas noutros horários, um delay inerente à rotação do terra, e que mostra quão planetária é hoje a economia. Defendo então a ideia, não de um complot para manipular, mas sim de directrizes que de facto afectam e portanto manipulam utilizando os meios de comunicação e a sociedade da informação. Isto a um nível mundial global.

Mas também acho que se verificam acções tendentes a manipular os mercados a vários níveis inferiores, ou seja, por exemplo uma noticia publicada pelos órgãos de informação nacionais provoca um movimento forte na cotação duma acção do PSI e um posterior desmentido que a faz voltar ao valor em que estava anteriormente, não faz desaparecer os lucros ou prejuizos obtidos do movimento de subida e do movimento de descida efectuado, que foi certamente aproveitado pelos vários players que agiram em função da noticia, mas em primeira instância pelo que lançou a noticia e fez o seu posterior desmentido. Isto a um nível estritamente local ou nacional.

São inegáveis as forças do quarto poder (comunicação) e também é inegável que esse poder é controlado pelo poder económico.
É irrefutável que ao divulgar PT’s, ou previsões de lucros e prejuízos, ao anunciar possíveis acordos, ou ao lançar OPA’s, mesmo ao divulgar indicadores económicos PIB’s, Casas, Emprego etc. etc. alguma intenção de manipulação pode estar aí implícita, e muitas vezes está, o que não significa que esteja sempre.

Mas que muitas vezes há intenção de manipulação e essa intenção muitas vezes resulta, acho que parece óbvio.

Com o que eu estou de acordo é com a teoria de que os mercados antecipam os fundamentais e estes por sua vez movem as cotações. Se os fundamentais variam em função dos resultados obtidos pelas empresas, só quando os resultados são medidos é que sabemos se foram bons ou maus. Ou seja, só quando contabilizados e comparados com outros resultados anteriores é que são de facto avaliados, e são já passado, geram os dividendos e o PER correspondentes, e geram as politicas futuras da própria empresa, despedimentos e contracção ou crescimento novas unidades e expansão. As cotações já foram atrás e a divulgação dos resultados e das intenções futuras já foi descontada e chega então a hora do rebanho ir atrás, num arrasador efeito de manada, que pode produzir a subida à lua ou a descida aos infernos.

Não há qualquer complot, tipo cartel para gerir os preços nos mercados os altos e baixos da economia, mas a gestão dos fluxos de comunicação manipula. É só a minha opinião. Certezas quem as tem?

Registado: 30/3/2008 16:57

por artista_ » 29/4/2008 16:32

Penso até que os média ajundam à festa, embora isso resulte do facto de terem muitas audiências e não porque o façam prepositadamente... trazem mais gente para os mercados quando dão notícia das fabulosas valorizações da bolsa e ajudam a afastar e a fomentar o sentimento negativo quando noticiam que os mercados cairam X nos últimos meses ou anos...

Mas a informação é generalista e pouco fundamentada, para pessoas mais esclarecidas é completamente desinteressante... ainda assim funciona com muita gente, nem que seja através de fundos de investimento!!!

Bons negócios

por MarcoAntonio » 29/4/2008 16:04

Não creio que os média actuem de forma consertada ou intencional (ou por outra, estou plenamente convicto que não o fazem).

O que se passa é que actuam conforme a moda e conforme o que resulta no momento, sendo que nem sempre o resultado final é positivo ou desejável.

Obviamente os média não vão massacrar as audiências com Mercados e Bolsas durante um Bear Market, não funciona, não resulta!

Nessas alturas apostam noutras coisas...

E apostam nos mercados quando estes "vendem". E "vendem" tanto mais quanto mais para o fim do Bull Market estamos. O objectivo dos média é ter audiências e por arrasto vender publicidade para lucrar ou subsistir. Por isso, a preocupação não é enganar as massas mas antes vender!
Imagem

Administrador Fórum

por cest » 29/4/2008 15:54

Ora aqui está o principio da resposta às minhas questões, o Ulisses já iniciou, agora gostava de ouvir outras opiniões. Não estamos a falar de 2 ou 3 meses creio que foi o que o Ulisses disse, então estamos a falar de quanto? E qual a razão porque começam a entrar ou a sair num determinado momento? E porque esse espaço temporal não coicide normalmente com a visão do pequeno investidor? Qual a razão de aos poucos se criarem ondas de entusiasmo ou de frustação quase colectivas? Agora sim, o tópico está a ficar interessante. Mas atenção, não estou com isso a dizer que existe manipulação, assim como não estou tambem a afirmar que não exista. Na verdade no entanto julgo que os media têm um papel fundamental em empurrar os (rebanhos) para o curral que muito bem entendem.

Registado: 29/11/2007 2:36

por Ulisses Pereira » 29/4/2008 14:03

Sim, mas o que eu queria esclarecer é quando se diz que os mercados antecipam a economia, não estamos a falar de movimentos de 2 ou 3 meses. Estamos a falar de movimentos muito mais longos e duradouros quer nos mercados quer na economia.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por AFACTURAR » 29/4/2008 13:58

Ulisses Pereira Escreveu:Para que não restem dúvidas, eu não digo que estão a antecipar isto ou aquilo. Estava apenas a dar as duas visões: Dos ursos e dos touros.

Da minha parte, já sabem que em relação ao mercado português só regresso ao lado dos touros quando o PSI quebrar, consistentemente, a fortíssima zona de resistência entre os 11400 e os 11750 pontos.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,
Não disse que disses-te que os mercados estavam a antecipar o que quer que fosse, apenas que costumas dizer que os mercados têm tendencia a antecipar o que quer que seja.

Eu é que disse, independentemente de cairem mais um bocado ou não, acredito que possa estar a antecipar uma futura subida dos mercados, quando falo em futuro, refiro-me a um futuro proximo, obviamente.

Registado: 29/11/2007 2:04

por Ulisses Pereira » 29/4/2008 13:51

Para que não restem dúvidas, eu não digo que estão a antecipar isto ou aquilo. Estava apenas a dar as duas visões: Dos ursos e dos touros.

Da minha parte, já sabem que em relação ao mercado português só regresso ao lado dos touros quando o PSI quebrar, consistentemente, a fortíssima zona de resistência entre os 11400 e os 11750 pontos.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por AFACTURAR » 29/4/2008 13:43

cest Escreveu:O que me faz mais confusão não é na realidade a antecipação, mas sim o atrazo neste caso com que os mercados reagem por vezes, dado que a antecipação seria lógico. No contexto actual, por exemplo, creio que deveria estar a corrigir já á algum tempo para antecipar os problemas que é mais que certo surgirão com o aumento do custo de vida motivado pelo disparar da inflação. É este espaço temporal que eu não consigo compreender. No entanto, com o passar dos anos tenho vindo a ajustar a minha forma de investir a este atraso na reacção dos mercados. Bn.

A crise, ou para muitos a pseudo-crise já está instalada e mais do que instalada e os mercados durente cerca de 6 meses, descontaram e em alguns casos fortemente e atiraram com as bolsas bem abaixo, agora se eles ainda vão cair mais ou não, penso que para o caso não interessará muito, porque no meu entender o que está a aconteçer neste momento, tal como o Ulisses diz, é o tal antecipar, duma subida dos mercados.

Abraços e bons negocios

Registado: 29/11/2007 2:04

por bogos » 29/4/2008 13:21

Ulisses Pereira Escreveu:cest, tu acreditas que a inflação fará as Economias passarem por dificuldades. Outros acreditam que a situação vai melhorar. Ou seja, aquilo que é para ti um atraso é para outros uma antecipação. :)

Um abraço,
Ulisses

Acreditar em"complôs" manipulativos mundíais,parece-me de facto suis generis.... mas....

Mas uma questão que me passa pela mente?

E a "dolar....ização" do mundo?

Cumps

Registado: 29/12/2005 16:34

por Ulisses Pereira » 29/4/2008 13:10

cest, tu acreditas que a inflação fará as Economias passarem por dificuldades. Outros acreditam que a situação vai melhorar. Ou seja, aquilo que é para ti um atraso é para outros uma antecipação. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por cest » 29/4/2008 12:48

O que me faz mais confusão não é na realidade a antecipação, mas sim o atrazo neste caso com que os mercados reagem por vezes, dado que a antecipação seria lógico. No contexto actual, por exemplo, creio que deveria estar a corrigir já á algum tempo para antecipar os problemas que é mais que certo surgirão com o aumento do custo de vida motivado pelo disparar da inflação. É este espaço temporal que eu não consigo compreender. No entanto, com o passar dos anos tenho vindo a ajustar a minha forma de investir a este atraso na reacção dos mercados. Bn.

por Ulisses Pereira » 29/4/2008 12:09

A resposta do Artista foi sucinta e esclarecedora.

Queria, no entanto, acrescentar mais algumas coisas. No longo prazo, são os fundamentais que movem as cotações. Mas os mercados antecipam o rumo dos fundamentais.

Por exemplo, no topo da "bolha" em 2000, os lucros eram fantásticos, tudo parecia correr sobre rodas e, de repente, o mercado implodiu antecipando a recessão que se seguiu. Pelo contrário, entre 2002 e 2003, quando a recessão parecia instalada, os mercados começaram a subir, antecipando a recuperação económica que aí surgiu, quando ninguém acreditava no mercado.

Claro que há aqui outra questao que se coloca: Até que ponto o comportamento dos mercados influencia o desempenho da economia? Voltamos à questão da pescadinha de rabo na boca... ;)

Mas, numa altura em que os mercados estão tão globalizados, em que há tantos "players" de grande dimensão, estar a pensar numa gigantesca acção de concertação de manipulação, é tentar desesperadamente arranjar explicação para o mercado não se portar como nós prevemos. Não vás por aí...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por artista_ » 29/4/2008 10:02

Não me parece que se trate de manipulação, é mais uma questão psicológica, é o chamado "efeito manada"... não creio que haja estudos sobre os desvios temporais entre os fundamentais e as inversões das cotações?! Parece-me que este desvio deve variar de título para título, de um mercado para outro!

De qualquer forma, AT identifica essas inversões não é ela que as provoca, ou seja, não é a AT que inverte, são as cotações! :wink:

Bons negócios

O ajuste entre a análise tecnica e os fundamentos.

por cest » 29/4/2008 8:16

Muito se discute entre a análise a seguir, se a técnica se a fundamental, resolvi assim abrir este tópico afim de podermos discutir abertamente o assunto.

As questões que eu gostaria de colocar são as seguintes, e isto atendendo a actual conjectura:

Haverá um acerto entre as duas em determinado momento?
Se sim, qual o espaço temporal em que ele acontece?

Se reparar-mos bem, a actual conjectura deixa essa questão no ar. Não é verdade que os mercados têm efectuado um rally após as descidas bruscas provocadas pelos fundamentos que todos conhecemos, mesmo com os preços do petróleo a fazerem disparar a inflação e com os Norte Americanos com cada vez menos espaço de manobra para as descidas das taxas de juro? E não é também verdade que antes da correcção que todos conhecemos, os fundamentos (negativos) já se vislumbravam e os ditos mercados continuaram a sua ascensão por mais algum tempo? Então qual o espaço temporal para que haja um encontro entre os fundamentos e a análise técnica? Será que os mercados podem ser manipulados pelos homens do capital a esse ponto? Para finalizar, não estarão os mercados neste momento a estender em demasia o seu rally, atendendo ao aumento brutal da inflação que como se sabe irá diminuir o poder de compra dos consumidores (principal mola da economia) e consequentemente induzirá a uma quebra das vendas e consequentemente dos lucros das empresas?

Perdoem-me se estou enganado, mas neste momento estou novamente bearish, no entanto gostaria de ouvir opiniões de quem com toda a certeza saberá mais destas questões do que eu. Bons negócios a todos.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GaussSLB47, iniciado1, LCRLCR, nickforum, PAULOJOAO, rg7803 e 109 visitantes