Mota Engil - Tópico Geral
Informa-se que foi assinado pela MOTA-ENGIL, SGPS, SA, MOTA-ENGIL ENGENHARIA, SA, MOTAENGIL,
AMBIENTE E SERVIÇOS, SGPS, SA, Escom - Investments Group. Ltd e o Governo da
República do Malawi, um Memorando de Entendimento que tem por objecto os seguintes
projectos que poderão vir a ser desenvolvidos em regime de Parceria Público-Privada:
• Reabilitação do Porto de Nsanje, a desenvolver no âmbito do projecto mais vasto de
desenvolvimento do Shire – Zambezi Waterway Project, tendo por meta a ligação fluvial
daquele Porto ao Oceano Índico (no Porto de Chinde em Moçambique). De acordo com o
Memorando Governo da República do Malawi tenciona celebrar um Contrato de
Concessão para a concepção, construção, operação e manutenção do Porto de Nsanje;
• Desenvolvimento de duas Centrais Hidroeléctricas, a implantar em locais a designar pelo
Governo da República do Malawi, que serão objecto de Contratos de Concessão para a
respectiva concepção, construção, operação e manutenção, incluindo o direito da
concessionário vender a energia produzida à entidade nacional de ditribuição de energia.
Adicionalmente, o Memorando acrescenta ainda o interesse do GRUPO MOTA-ENGIL em vir a
participar em futuras concessões no âmbito da indústria de exploração mineira, em parceria
com entidades com experiência reconhecida no sector.
É ainda referida no Memorando a possibilidade da MARTIFER ENERGIA – EQUIPAMENTOS PARA
ENERGIA, S.A. vir a participar nos projectos de desenvolvimento de Centrais Hidroeléctricas.
AMBIENTE E SERVIÇOS, SGPS, SA, Escom - Investments Group. Ltd e o Governo da
República do Malawi, um Memorando de Entendimento que tem por objecto os seguintes
projectos que poderão vir a ser desenvolvidos em regime de Parceria Público-Privada:
• Reabilitação do Porto de Nsanje, a desenvolver no âmbito do projecto mais vasto de
desenvolvimento do Shire – Zambezi Waterway Project, tendo por meta a ligação fluvial
daquele Porto ao Oceano Índico (no Porto de Chinde em Moçambique). De acordo com o
Memorando Governo da República do Malawi tenciona celebrar um Contrato de
Concessão para a concepção, construção, operação e manutenção do Porto de Nsanje;
• Desenvolvimento de duas Centrais Hidroeléctricas, a implantar em locais a designar pelo
Governo da República do Malawi, que serão objecto de Contratos de Concessão para a
respectiva concepção, construção, operação e manutenção, incluindo o direito da
concessionário vender a energia produzida à entidade nacional de ditribuição de energia.
Adicionalmente, o Memorando acrescenta ainda o interesse do GRUPO MOTA-ENGIL em vir a
participar em futuras concessões no âmbito da indústria de exploração mineira, em parceria
com entidades com experiência reconhecida no sector.
É ainda referida no Memorando a possibilidade da MARTIFER ENERGIA – EQUIPAMENTOS PARA
ENERGIA, S.A. vir a participar nos projectos de desenvolvimento de Centrais Hidroeléctricas.
"O Governo prepara-se para lançar mais duas concessões rodoviárias, além das que constam do plano anunciado no final do ano passado, uma noticia que os analistas do BPI consideram ter um impacto "muito positivo" nos players ibéricos, sobretudo na Brisa e Mota-Engil.
Segundo noticia hoje o Jornal de Negócios, até ao fim deste mês deverá ser apresentada a concessão Pinhal Interior, entre Coimbra e Santarém, num total de 158 quilómetros de novas estradas e 164 quilómetros de infra-estruturas já existentes que irão passar para as mãos dos privados.
Além desta concessão está também previsto o lançamento, ainda este ano, de uma outra na zona do Ribatejo, avaliada em cerca de 240 milhões de euros e que inclui a construção de 73 quilómetros de novas vias e a exploração de 36 quilómetros de estradas já existentes.
Esta noticia "é muito positiva para os ‘players’ ibéricos, sobretudo a Brisa e a Mota-Engil", refere o BPI no "Iberian Daily" de hoje, lembrando que as eleições legislativas ocorrem em Outubro do próximo ano, pelo que "não constitui surpresa o súbito lançamento de novos projectos".
As duas novas concessões estão avaliadas em 880 milhões de euros e o BPI lembra que o actual plano do Governo prevê uma série de novos projectos, destacando a Transmontana (500 milhões de euros), Baixo Alentejo (270 milhões de euros), Litoral Oeste (260 milhões de euros), N-125 no Algarve (150 milhões de euros), Douro Interior (520 milhões de euros), Baixo Alentejo (270 milhões de euros), Baixo Tejo (75 milhões de euros) e Autoestrada do Centro (740 milhões de euros)."
In Jornal de Negocios
Segundo noticia hoje o Jornal de Negócios, até ao fim deste mês deverá ser apresentada a concessão Pinhal Interior, entre Coimbra e Santarém, num total de 158 quilómetros de novas estradas e 164 quilómetros de infra-estruturas já existentes que irão passar para as mãos dos privados.
Além desta concessão está também previsto o lançamento, ainda este ano, de uma outra na zona do Ribatejo, avaliada em cerca de 240 milhões de euros e que inclui a construção de 73 quilómetros de novas vias e a exploração de 36 quilómetros de estradas já existentes.
Esta noticia "é muito positiva para os ‘players’ ibéricos, sobretudo a Brisa e a Mota-Engil", refere o BPI no "Iberian Daily" de hoje, lembrando que as eleições legislativas ocorrem em Outubro do próximo ano, pelo que "não constitui surpresa o súbito lançamento de novos projectos".
As duas novas concessões estão avaliadas em 880 milhões de euros e o BPI lembra que o actual plano do Governo prevê uma série de novos projectos, destacando a Transmontana (500 milhões de euros), Baixo Alentejo (270 milhões de euros), Litoral Oeste (260 milhões de euros), N-125 no Algarve (150 milhões de euros), Douro Interior (520 milhões de euros), Baixo Alentejo (270 milhões de euros), Baixo Tejo (75 milhões de euros) e Autoestrada do Centro (740 milhões de euros)."
In Jornal de Negocios
I love the game...
Aqui fica um off-topic para descontrair:
<object width="425" height="355"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/RWeMfkAotfU&hl=en"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/RWeMfkAotfU&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="355"></embed></object>
<object width="425" height="355"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/RWeMfkAotfU&hl=en"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/RWeMfkAotfU&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="355"></embed></object>
Re: Banco Privado Português compra cinco por cento do Grupo
o faroleiro Escreveu:O Banco Privado Português anunciou que adquiriu cerca de cinco por cento do capital do Grupo Mota Engil, participação avaliada em de cerca de 50 milhões de euros. A transacção decorreu através das sociedades Kendall II e Investment Opportunities, controladas pela instituição financeira.
Em declarações ao PÚBLICO o presidente do BPP, João Rendeiro, afirmou que a Mota Engil é uma empresa “relevante” que opera num sector “muito importante” e para onde estão projectados grandes investimentos públicos, alguns a desenvolver em pareceria com privados ( na área das infra-estruturas e concessões). O investimento na Mota Engil inscreve-se num programa de tomada de posições em empresas estratégicas, através de fundos de Private Equity geridos pelo BPP, cujos activos ultrapassam os mil milhões de euros. Para além da participação na construtora, liderada por Jorge Coelho, o BBP possui menos de três por cento do Banco Comercial Português (BCP), tendo sido um dos grandes accionistas que acompanhou o aumento de capital do grupo liderado por Carlos Santos Ferreira.
In: Publico: http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1328178
Apesar de as notícias terem pouco impacto nas cotações em Portugal, esta chamou-me a atenção. O João Rendeiro fez uma boa maquia à custa da JMT. E penso que se estão a conjugar uma série de factores para que a Mota venha a ser uma das construtoras que irá dar que falar.
Será que é já com esse fito que o BPP entrou? Veremos...
Abraço
Jibóia
Banco Privado Português compra cinco por cento do Grupo Mota
O Banco Privado Português anunciou que adquiriu cerca de cinco por cento do capital do Grupo Mota Engil, participação avaliada em de cerca de 50 milhões de euros. A transacção decorreu através das sociedades Kendall II e Investment Opportunities, controladas pela instituição financeira.
Em declarações ao PÚBLICO o presidente do BPP, João Rendeiro, afirmou que a Mota Engil é uma empresa “relevante” que opera num sector “muito importante” e para onde estão projectados grandes investimentos públicos, alguns a desenvolver em pareceria com privados ( na área das infra-estruturas e concessões). O investimento na Mota Engil inscreve-se num programa de tomada de posições em empresas estratégicas, através de fundos de Private Equity geridos pelo BPP, cujos activos ultrapassam os mil milhões de euros. Para além da participação na construtora, liderada por Jorge Coelho, o BBP possui menos de três por cento do Banco Comercial Português (BCP), tendo sido um dos grandes accionistas que acompanhou o aumento de capital do grupo liderado por Carlos Santos Ferreira.
Ave Caesar! Morituri te salutamus.
E saí da mota...mania do "dedo no gatilho", toca o telefone e um gajo assusta-se, dá um pulo...e ouve-se um CLICK! Era uma vez a Mota.
Vou continuar a segui-la pois penso que estão ali criadas condições para uma nova subida apos um breve descanso ali entre os 5,77-5,85...a ver vamos como corre.
Alguem segue e/ou tem Mota?
E um graficozinho, há?
BN!
Vou continuar a segui-la pois penso que estão ali criadas condições para uma nova subida apos um breve descanso ali entre os 5,77-5,85...a ver vamos como corre.
Alguem segue e/ou tem Mota?
E um graficozinho, há?
BN!
Nojo é esta Mota ficar sem gasosa e ninguem ver isso, o que eu andei (pra tras) pra empurrar para aqui (pra frente)
Muito interessante o movimento desta cotada ultimamente. Nunca tinha tido Mota, andei a acompanha-la durante uns tempos e entrei finalmente a 24.
Desde então, muito certinha com varios toques regulares e milimetricos na LTA...fantástico! Hoje acho que se esticou um pouco e não me agradou muito a vela que la deixou, ainda pensei reduzir a posição, embora cedo, mas convenceu-me "a ficar" ja que hoje mais uma vez bateu certinho na LTA (5,71), fechou acima de uma resistencia nos 5,84 (maximo da sessão de 9 Novembro) conseguindo fechar acima...e teve um bom volume.
É de espreitar... Logo à noite se conseguir coloco um grafico com a minha análise (de rookie) mas se alguem tiver um já ai à mão, faxavor!
BN!

Muito interessante o movimento desta cotada ultimamente. Nunca tinha tido Mota, andei a acompanha-la durante uns tempos e entrei finalmente a 24.
Desde então, muito certinha com varios toques regulares e milimetricos na LTA...fantástico! Hoje acho que se esticou um pouco e não me agradou muito a vela que la deixou, ainda pensei reduzir a posição, embora cedo, mas convenceu-me "a ficar" ja que hoje mais uma vez bateu certinho na LTA (5,71), fechou acima de uma resistencia nos 5,84 (maximo da sessão de 9 Novembro) conseguindo fechar acima...e teve um bom volume.
É de espreitar... Logo à noite se conseguir coloco um grafico com a minha análise (de rookie) mas se alguem tiver um já ai à mão, faxavor!
BN!
Caros Forenses,
1º Acho que concessionar o terminal por 27 anos é um prazo exagerado e que não beneficia em nada o Estado, pois a Mota Engil pode dormir a sombra da bananeira por várias décadas. O país está atolado destes negócios que, para se desfazerem, custam os olhos da cara.
2º O "Coelhone" está na Mota Engil, por pertencer ao núcleo do PS e assim, indirectamente faz parte das decisões tomadas pelo governo
. O "Coelhone" é um político, NÃO É UM GESTOR.
Um abraço de
Miguel Rodrigues
1º Acho que concessionar o terminal por 27 anos é um prazo exagerado e que não beneficia em nada o Estado, pois a Mota Engil pode dormir a sombra da bananeira por várias décadas. O país está atolado destes negócios que, para se desfazerem, custam os olhos da cara.

2º O "Coelhone" está na Mota Engil, por pertencer ao núcleo do PS e assim, indirectamente faz parte das decisões tomadas pelo governo

Um abraço de
Miguel Rodrigues
- Registado: 3/5/2007 13:55
Olá Miguel...
mfsr1980 Escreveu:Não há dúvida que um "Coelhone" na carteira dá muito jeito.
Embora, para mim, este tipo de actuação particularmente mete-me nojo.
Um abraço de
Miguel Rodrigues
Eles também dizem que sim... e até passam pelo [periodo de nojo de 2 anos ]....

é caso para perguntar... quem não gostaria de ter ...nojo...

nb: + um sem sumo, desculpem lá, ao menos temos o fim de semana á porta... \:D/
Bom Fim de Semana.
Soares
- Registado: 3/12/2002 19:50
mfsr1980 Escreveu:Não há dúvida que um "Coelhone" na carteira dá muito jeito.
Embora, para mim, este tipo de actuação particularmente mete-me nojo.
Um abraço de
Miguel Rodrigues
Sei o que queres dizer, mas pergunto: porque é que te mete nojo?
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Mota fica com Alcântara até 2042
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1728
Cumprimentos.
www.agenciafinanceira.iol.pt Escreveu:
«Mota fica com Alcântara até 2042», é o título do «Oje».
A Mota-Engil, via Liscont, ampliou o prazo de concessão do Terminal de Contentores de Alcântara até 2042.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Ascendi da Mota-Engil e ES Concessões vai investir 500 milh.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1728
Cumprimentos.
www.agenciafinanceira.iol.pt Escreveu:
Ascendi da Mota-Engil e ES Concessões vai investir 500 milhões
Parceria será apresentada esta tarde
Vai ser apresentada esta terça-feira à tarde a parceria entre a Mota-Engil Concessões e a ES Concessões que, juntas, formam a Ascendi. A empresa terá 500 milhões de euros para investir.
De acordo com um comunicado do grupo Mpta-Engil, «a Ascendi enquadra-se num mercado em forte crescimento, em que se assiste a movimentos de concentração, fruto de uma grande apetência junto de investidores ao nível global, conscientes da segurança trazida por cash-flows estáveis e de longo-prazo».
A empresa tem já delineados os seus vectores estratégicos até 2015: entre este ano e o próximo, as metas passam por reforçar a presença em Portugal, ganhar concessões a nível internacional e optimizar as actuais concessões.
Para 2010 e 2011 os objectivos passam por conquistar concessões rodoviárias, ferroviárias e aeroportuárias, diversificar geograficamente e reforçar as parcerias internacionais.
Por fim, na fase de 2012 a 2015, a Ascendi pretende garantir uma carteira de activos significativa, consolidar a diversificação geográfica e garantir capacidade para participar em qualquer concurso internacional.
«Embora dependente ainda das autorizações da Autoridade da Concorrência, Concedentes, Financiadores e Accionistas, logo que integrado na Ascendi o portfolio actual dos dois Grupos corresponderá a 7,5 mil milhões de euros de investimento global, cerca de 700 milhões de euros de activos sob gestão (ca. 85% activos rodoviários em Portugal), mais de 1.200 Km de Auto-Estradas, dos quais mais de 1.100 em exploração, 14 Concessionárias, projectos em desenvolvimento em 9 países e actividade sustentada em 3 países (Portugal, Espanha e México)», refere a Mota-Engil em comunicado.
Para consolidar este portfolio e responder aos desafios estratégicos apresentados, a Ascendi apresentará um plano de investimentos de 500 milhões de euros (com prioridade para o sector rodoviário) a que se adicionará o investimento nos projectos NAL e TGV.
Cumprimentos.
Editado pela última vez por limpaesgotos em 29/4/2008 9:28, num total de 1 vez.
Cumprimentos.
Olá bolo...
bolo Escreveu:Caríssimos colegas ATistas, pedia-vos a amabilidade de uma análise a eventuais zonas de suporte da Mota. Estou a tentar definir até onde quero ficar dentro no curto prazo.
O mesmo para portucel e altri.
Obrigado.
Os valores intradiários têm alguma importância na leitura de suportes ou resistências, como são os casos dos 5,42€; 5,51€ e dos 5,56€ no gráfico em baixo, dos últimos dias?
Este é um título que tenho seguido com interesse, nos ultimos tempos resultante duma pequena posição tomada a seu tempo

E relativamente a essas zonas de suporte que pretendes, creio ser + ou - unânime a apontada nos 5 euros..., qualquer outra, apresenta-se pouco consistente...
Os valores que referencias, coincidentes com os minimos das ultimas 3 sessões, na minha opinião, não passam disso mesmo...e pretender colocar stop´s em algum desses minímos, estava a pensar no menor deles, 5,42€, correspondente a máximos de Dezembro passado e ainda a 23,6 % do retracement de Fibonnaci, é assumir á partida que ao minimo ...ruido... estás a ser empurrado á força para fora da boda em honra do novo capo ...jorje coelhone ...

- Anexos
-
- mota1.jpg (77.46 KiB) Visualizado 13275 vezes
Caríssimos colegas ATistas, pedia-vos a amabilidade de uma análise a eventuais zonas de suporte da Mota. Estou a tentar definir até onde quero ficar dentro no curto prazo.
Obrigado.
Os valores intradiários têm alguma importância na leitura de suportes ou resistências, como são os casos dos 5,42€; 5,51€ e dos 5,56€ no gráfico em baixo, dos últimos dias?

Obrigado.
Ulisses Pereira Escreveu:Eu não altero as resistências e suportes em função dos dividendos. Repara que todo o processo de formação dos preços ao longo do ano também vai incorporando as expectativas do dividendo. Além disso, um dos aspectos mais fortes em termos da AT (o factor psicológico e de "memória") faz muito maior sentido sem esse ajuste.
Um abraço,
Ulisses
Épa, eu vou percebendo pouco disto mas parece-me que assim deve de ser. E ainda bem que os post do Administrador se sucedem simples mas claros e fundamentais esclarecimentos.
A remuneração dos accionistas é o principal objectivo de cada empresa. Graças a Deus, esta actividade faz parte do seu plano anual ou semestral e não constitui uma lesão ao seu património, por isso, nada haverá a dizer quanto a isso, a não ser que se passem dos carretos e se excedam nesta matéria!
Os movimentos do título após o dividendo, parecem-me, que são devidos a comportamentos de saída de titulos, normais de quem quer sair do titulo para outras aventuras mas espera para poder encaixar uns dividendos e sair no dia seguinte.
Se nada extraordinário houver no mercado ou na empresa, ela retomará normalmente o comportamento antes da saga "dividendo".
Às vezes, mesmo o básico pode ser importante!
Ulisses, pedia só o favor de dares o aval a esta opinião, para eu próprio a poder subscrever!

Obrigado!
Eu não altero as resistências e suportes em função dos dividendos. Repara que todo o processo de formação dos preços ao longo do ano também vai incorporando as expectativas do dividendo. Além disso, um dos aspectos mais fortes em termos da AT (o factor psicológico e de "memória") faz muito maior sentido sem esse ajuste.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Caro Ulisses.
No seguimento da questão do ajuste das cotações após a distribuição de dividendos, e sei que o Ulisses por norma não efectua esse ajustamento, daí presumo que considere no respeitante á A.T. os mesmos suportes e resistências.
Imaginando que o indice psi20 distribuía 100 € de dividendos hoje, continuaria a fazer sentido estabelecer a fronteira dos 11400 como a divisória Bull/Bear, ou deveriamos ter um olho no burro e outro no cigano, e dar uma atenção <<extraordinária>> á zona dos 11300, e ainda mais agora atendendo á proximidade temporal dos dois acontecimentos...< distribuição do dividendo coincidente com a chegada do activo a uma zona determinante da sua estória.
Cumprimentos.
FSoares
Imaginando que o indice psi20 distribuía 100 € de dividendos hoje, continuaria a fazer sentido estabelecer a fronteira dos 11400 como a divisória Bull/Bear, ou deveriamos ter um olho no burro e outro no cigano, e dar uma atenção <<extraordinária>> á zona dos 11300, e ainda mais agora atendendo á proximidade temporal dos dois acontecimentos...< distribuição do dividendo coincidente com a chegada do activo a uma zona determinante da sua estória.
Cumprimentos.
FSoares
mnfv Escreveu:Boas,
tenho acções Mota-Engil e sou cliente BEST.
Um dia destes aparecem-me os dividendos (menos impostos na conta), é assim que se processa?
Já agora, históricamente, como costuma ser o periodo pos-dividendos? Eu vi que na SEMAPA a cotação recuperou o mesmo nivel bem rápido.
Obrigado
A Semapa foi um fenómeno... Subiu e ainda deu lucro a quem lá ficou, mas não tires disso um exemplo...
Normalmente as acções recuperam acima dos valores pre-
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], jcovas77 e 55 visitantes