Caldeirão da Bolsa

Rateio AC BCP - Valor a pagar pelas acções é de 1,20 Euro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

fonte-cmvm

por james dean » 28/4/2008 23:35

FONTE:CMVM

-Subscrito.......98,9%
-Rateio com racio de 1,71%

um abraco
james
"sonhe como se fosse viver para sempre,viva como se fosse morrer amanha!"-James Dean

Registado: 14/12/2007 19:16

por Pedrito Portugal » 28/4/2008 22:36

Desculpem a demora.

A minha confusão já foi esclarecida por vocês.

Eu tinha 3 mil e tal direitos.

Teria acesso a cerca de mil acções.

No último dia do rateio, liguei a mostrar interesse em 5 mil acções nesse rateio.

Terei então acções correspondentes às 1000 que efectivamente subscrevi (12 ou 17) e não relativamente ao nº de acções que solicitei no rateio.

Registado: 29/11/2007 11:43

por MarcoAntonio » 28/4/2008 21:48

pvg80713 Escreveu:marco

tinha 1000 e pediu 4000 adicionais.

Acho que o que ele disse foi que tinha direito a comprar 1.000 acções (pelos direitos, supõe-se) mas no rateio pediu 5.000.

É isso que eu tiro dali mas não está totalmente claro e penso que todo o texto deriva da confusão que eu coloquei no post anterior.

Acho que o motivo do post dele é «não me avisaram que não podia pedir 5000 no rateio» mas a questão é que podia (e o facto de pedir não significa que vá receber ou que vá receber em função desse valor).

Acho que a confusão dele está aí, mas só com ele vindo confirmar.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 28/4/2008 21:44

Já li a mensagem duas ou três vezes e parece-me que a questão é uma confusão na forma como as acções a rateio são atribuidas.

Elas são atribuidas em função dos direitos exercidos mas isso não implica que o valor esteja limitado às acções compradas através dos direitos (em teoria o factor pode ser superior a 1 muito embora seja bastante difícil de acontecer e neste caso certamente não ía acontecer).

Por isso, acho que estás a confundir duas coisas pedrito: tu podes pedir quantas quiseres no rateio (até podias pedir 1 milhão). O que vai acontecer é que quase sempre essa quantidade pedida não vai ter importância nenhuma (aliás, a importância é como limite superior, isto é, não teres de ficar com mais do que as que queres).

Imaginemos que em função dos direitos exercidos e do factor de rateio tinhas direito a 50.000 acções mas só querias adquirir no máximo 20.000. Então esse valor será determinante nesse caso...

Agora, se colocasses 20.000 no rateio mas só te tocassem 57 acções, é 57 acções que receberás!
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por pvg80713 » 28/4/2008 21:33

marco

tinha 1000 e pediu 4000 adicionais.
penso que as acções do rateio serão atribuidos pelos 1000, ou seja algo como 12 (?????).

cumprimentos a todos

( caro ulisses,
emendei acções onde se entendia direitos...

caro .....
porque a 375 euros por pessoa, valor do almoço do caldeirão...
)

Registado: 19/4/2005 11:11

por MarcoAntonio » 28/4/2008 21:26

Pedrito, não estou a perceber.

Quantas acções comprou pelo exercício de direitos, 1.000 ou 5.000?
Imagem

Administrador Fórum

Como é??????

por Pedrito Portugal » 28/4/2008 21:18

Solicitei à correctora 5000, embora apenas tivesse direitos para 1000.

Receberei 17 ou 17x5 = 85?

Na altura expliquei no banco que para o rateio subscrevia 5000. Não me alertaram que apenas poderia solictar (em tareio) o nº correspondente aos direitos.

Registado: 29/11/2007 11:43

por korph » 28/4/2008 20:53

ok obrg Marco..fiquei esclarecida...
a distração é a morte do artista..

Registado: 28/4/2008 18:19

por MarcoAntonio » 28/4/2008 20:49

A perda é igual para uns e para outros embora seja mais natural para aqueles que apenas receberam direitos pelas antigas (muitos deles não acompanham regularmente o mercado e estão completamente por fora).

Aqui no Forum o esforço foi grande para esclarecer as pessoas, mais não podiamos fazer.

Já agora, assim numas contas por alto, devemos estar a falar de uns bons milhares de investidores que deixaram o dinheiro esfumar-se no ar.

Se, numa estimativa, considerarmos que a posição média de um pequeno accionista está abaixo das 10 mil acções (direitos) e que portanto correspondem umas 3 mil acções novas ou menos, então 12 milhões correspondem a 4 mil pequenos accionistas ou mais.

Correspondem também a cerca de 6 milhões de euros que se esfumaram no ar para este grupo de investidores...
Imagem

Administrador Fórum

por alcinoguia » 28/4/2008 20:41

korph Escreveu:Hello a todos...
tenho uma dúvida.. e peço desde já dscp pela minha ignorância..será que alguém me pode esclarecer...??
adquiri direitos ..mas esqueci-me completamente de subscrever as acções até ao 24/04... irei perder os direitos ?

São as tuas e mais 12 milhões delas que vão ser distribuídas entre os accionistas que foram ao aumento e eu serei um dos contemplados. Não sei como se podem esquecer de ir ao aumento, comprando os direitos, pelo menos os que os compraram não tem perdão.

Registado: 29/11/2007 1:48

por MarcoAntonio » 28/4/2008 18:45

Sim, perdeste os direitos (e o dinheiro).
Imagem

Administrador Fórum

por korph » 28/4/2008 18:40

Hello a todos...
tenho uma dúvida.. e peço desde já dscp pela minha ignorância..será que alguém me pode esclarecer...??
adquiri direitos ..mas esqueci-me completamente de subscrever as acções até ao 24/04... irei perder os direitos ?

Registado: 28/4/2008 18:19

por MarcoAntonio » 28/4/2008 18:38

Fibonacci Escreveu:Saiu agora na CMVM:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd12481.pdf

O aumento de capital via direitos foi subscrito em cerca de 98,9%.

Ficam 12 milhões de acções em rateio.
O maior factor de ratio foi de 1,707686868%. Ou seja, por 1000 acções subscritas com direitos, ainda ganhou 17 acções "extra" a 1,20 EUR.

Dado curioso: Foram pedidas em rateio 1.292 mlhões de acções... mais do que o total disponível... ilógico pois o rateio não era pelo pedido mas sim pelo atribuído, como discutido acima.

Fibo

Está dentro dos valores que eu tinha considerado credíveis e até utilizado a título de exemplo (1~2%, umas 10 ou 20 por cada mil subscritas com direitos).
Imagem

Administrador Fórum

por Fibonacci » 28/4/2008 18:20

Saiu agora na CMVM:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd12481.pdf

O aumento de capital via direitos foi subscrito em cerca de 98,9%.

Ficam 12 milhões de acções em rateio.
O maior factor de ratio foi de 1,707686868%. Ou seja, por 1000 acções subscritas com direitos, ainda ganhou 17 acções "extra" a 1,20 EUR.

Dado curioso: Foram pedidas em rateio 1.292 mlhões de acções... mais do que o total disponível... ilógico pois o rateio não era pelo pedido mas sim pelo atribuído, como discutido acima.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por MERCW123 » 27/4/2008 18:24

Duvido mesmo eu que sei pouco disto, que o aumento de capital não seja subscrito na totalidade.
10%, é muito num bola de 1300 milhões de euros.
E os dois bancos que estão por detrás deste aumento de capital, quem é que financiou os grandes???
TDU, E outros grandes, berardo não porque vendeu os direitos, não foram dois bancos, o JPMorgan, e o Merly Lyinch, (nem sei como se escreve) estes bancos devem ficar com uma parte de certezinha, ou seja comem dos dois lados dos lucros do futuro banco com robustez e gordinho com euritos novos, pronto para aquisições, e se têm garantidos uma parte dos juros que financiaram a quem adquiriu mais accções, é que isto mesmo os grandes t~em que se financiar, pois o dinheiro na aparece de repente,

Muito obrigado.

Registado: 5/4/2008 15:33

por morton » 27/4/2008 0:18

Com base nas noticias que sairam alguem tem ideia que % será atribuida a quem tem direitos?

Registado: 2/1/2008 14:04

por fitas » 24/4/2008 18:02

O prazo acaba hoje às 19.00 h, salvo erro.

Tem cuidado para não valerem nada.

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por CerealKiler » 24/4/2008 18:01

o RATEIO é uma benção mas das pequenas...como se sabe vão sobrar poucas para o total de valor pedido em rateio...por exemplo podes pedir 1000000 e calar-te 10...topam

quem vai receber certinhoe direito por mais 1.20 são os detentores de direitos que exerceram a opção de compra.

Registado: 1/4/2008 17:29

por sargotrons » 24/4/2008 11:53

Quem vai exercer os direitos que dá a subscrição de 1340 novas acções vale a pena pedir mais em rateio?

Ninguem sabe qual vai ser o factor do rateio, mas presumo que neste caso especifico, caso peça mais em rateio o numero de acções que me calha deve ser diminuto (10-20 acções).

A pergunta que faço no inicio é por outras palavras se o ganho pelo desconto das acções em rateio cobrem os custos das repectivas comissões? Se calhar até já passou o prazo!

P.S. estas são do meu pai pois eu estou feito urso!
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por V. » 23/4/2008 1:55

A contra informação relativamente aos valores de rateio é muito grande, pelo que que vem a seguir, vale o que vale...

Sendo que as contas mais fiáveis que tenho até ao momento, é que estão pedidas em rateio, excluindo institucionais, aproximadamente 75M de acções.

Estima-se que o valor de acções pedidas em rateio possa chegar aos 100M de acções.

Considerando este valor indicativo de 100M pedidos em rateio, seria necessário que 10% não subscrevesse o AC.

Tal significava que o AC seria subscrito via direitos em 1,169.932.067€ e os restantes 129.992.451€ seriam subscritos via rateio.

Confesso que 10% do capital sem colocação, é algo difícil de acontecer (mas não impossível).

Registado: 3/12/2007 11:13

por MarcoAntonio » 23/4/2008 1:49

Ok, reparei agora.

V. Escreveu:1- O cálculo do exercício do rateio faz-se, de acordo com o n.º1 do Art. 538 do CSC:
AR=AS*FR tendo que LimAR=AP
Sendo que:
AR= Nº de acções atribuídas em rateio
AS= Nº de acções subscritas via exercício de direitos
FR=Factor do rateio
AP= Acções Pedidas em Rateio
LimAR= AR limitado ao valor máximo de AP

Comprova-se o que eu já intuia. Segue uma regra de proporcionalidade com as acções subscritas através dos direitos e está de acordo com os exemplos que eu tinha dado mais acima...

À partida, quem subscreve 10.000 acções receberá umas 100 ou 200 acções no rateio ou algo como isso.

Apesar de haver muitos pequenos investidores que vão deixar os direitos ir ao ar, em termos do valor total representam pouco e são quase uma gota comparada com grandes accionistas que não deixam acontecer tal coisa e que garantem que 90 e tal % do aumento de capital vai ser subscrito.
Imagem

Administrador Fórum

Re: E quantas se pode pedir?

por V. » 23/4/2008 1:40

Loneranger74 Escreveu:Tenho pesquisado quase diariamente sobre este assunto mas ainda não encontrei resposta.

Qual o máximo que se pode pedir em rateio?

Obrigado.

PM

Aconselho-te a ler ISTO-4ª mensagem

por V. » 23/4/2008 1:40

morton Escreveu:No rateio temos que informar quantos direitos a mais queremos?

Nao. Tens de informar quantas acçeos pretendes subscrever a mais (nao sao direitos - a negociaçao desses já acabou). Alias, o que estabeleces é um limite até ao qual pretendes subscrever acçoes em rateio.

Aconselho-te a ler ISTO-4ª mensagem

por V. » 23/4/2008 1:36

MarcoAntonio Escreveu:Sim, mas isso depois vai seguir uma formula para estabelecer como são distribuidas.

Eu não sei exactamente como é a formula (aliás, acho que ninguém "por aí" sabe exactamente como é... lol).

Se alguém souber, pode colocar...

Tenho quase a certeza que, independentemente da quantidade que pedir, elas serão distribuidas mais ou menos de acordo com a proporção de direitos exercidos (tipo, alguém que compra 100.000 acções com direitos e pede 50.000 no rateio dificilmente vai receber menos acções rateadas do que alguém que comprou 100 acções com direitos e pediu 10.000.0000 de acções no rateio). A menos que peças menos do que as que conseguias (se é que me faço entender). Tipo, tu até conseguias 100 mas só pediste 50 então só recebes 50...

Mas isto é mais uma questão de bom-senso que outra coisa, pois como digo não tenho a formula comigo e portanto não vou assegurar que é assim.

É preciso ter em linha de conta que há aqui uma série de condicionantes (como a quantidade de acções para rateio, quantas são pedidas em rateio, quantas acções "subscreveram" com direitos, etc e estou certo que todos estes parametros entrarão na formula).

Senão era um bocado para o abritrário, irracional e injusto.

Mas como digo e insisto estou a dizer isto mais baseado no bom senso e no paralelismo com outras situações do que com outra coisa.

Também e tendo isto em linha de conta, há que ponderar o seguinte: a maior parte dos direitos (o grosso) vai ser subscrita por institucionais e grandes investidores. Esses com toda a certeza vão todos pedir acções em rateio (custa-me a imaginar outra coisa).

Sei lá, se existirem 100 milhões de acções para rateio (um número atirado para o ar!), a maior parte vai para grandes investidores.

Estou quase certo que a pequenos investidores (que são muitos mas representam no seu conjunto "pouco" capital / acções) vai tocar poucas acções no rateio.

Mas por poucas que sejam, é de pedir/concorrer, naturalmente.

A formula e uma extensa explicaçao a este assunto, inclusivamente com exemplos, já foi colocada por mim em outro tópico. Esta sempre a repetir as mesmas coisas e ver sepre os mesmos pedidos é aborrecido.

AQUI ESTA A RESPOSTA, na 4ª mensagem.

Re: Acho que não tinha sido explicado

por MarcoAntonio » 22/4/2008 20:42

pinamiranda Escreveu:Caro Marco António,

O meu objectivo não era lançar a confusão, mas esclarecer que se pedirmos acções no rateio vamos "apenas" pagar 1,20 Euro pelas que nos forem atribuidas nesse rateio.

Sim, mas isso já tinha sido dito aqui.

Atenção que essas acções devem ser no final muito poucas (anda-se a falar em 1.5%, não sei se o número é exacto ou não mas pelo menos parece-me credível).

Como é uma quantidade muito pequena no geral, eu não dediquei muito tempo a isso (e acho prejudicial dedicar porque vai baralhar as pessoas e a confusão já é imensa).

De qq das formas foi dito um par de vezes que elas são vendidas a 1.2 euros (e como essas são compradas sem direitos ficam mesmo por 1.2 euros).

E depois vêm para o mercado e são transaccionadas ao preço das outras.

pinamiranda Escreveu:Existiu um tópico (já não sei qual, visto ter havido tantos) em que alguém perguntou qual o preço a que ia pagar as acções que lhe fossem atribuídas no rateio e à qual respondi dizendo que seria 1,20 Euro.

Acho que alguém perguntou a quanto iam ser "transaccionadas" e alguém respondeu "ao preço das outras" (o que é verdade).

pinamiranda Escreveu:Penso também que o facto de não se querer confundir os "caldeireiros", não deveria levar a que esta questão (ou outras) não fosse explicada - isto claro para permitir que aproveitassem esta "benesse".

Mas isso foi explicado e eu já disse várias vezes, antes de colocares este tópico, que se deve concorrer ao rateio.

Mas tenho dito sempre também (e estou certo que é o que vai acontecer) que vão tocar poucas acções a cada um.

pinamiranda Escreveu:P.S. Em relação ao titulo do meu post original "Rateio AC BCP - Valor a pagar pelas acções é de 1,20 Euro", julgo que não podia ser mais claro.

O problema não é o título em si mas o facto de muita gente saber sequer o que é o rateio. E foi isso que eu disse: o título pode relançar a confusão porque muita gente nem sabe o que é o rateio.

Até pus a negrito...
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GaussSLB47, iniciado1, LCRLCR, nickforum, PAULOJOAO, rg7803 e 113 visitantes