Caldeirão da Bolsa

" Ponto de Situação"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 28/4/2008 14:49

Olá, José Machado

A minha opinião é idêntica à tua, e o meu feeling é também que já fizémos os mínimos deste movimento de correcção... ainda assim em termos técnicos parece-me que ainda precisamos de algumas confirmações para termos maiores certezas... entretanto não me surpreenderá que ainda tenhamos de corrigir um pouco para fazermos "higer low", um duplo fundo, ou um falso break...

No psi-20 parece-me que a confirmação só será dada com a quebra dos 11.400 pontos...

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por soso » 28/4/2008 14:09

Caro ABMachado, tenho seguido as suas analises ha quase um ano, e uma coisa que sempre me impressionou, foi ter INTERPRETADO quase sempre de forma correcta(prefiro o termo "accurate")a situação/panorama. Sendo assim resolvi esgotar os 50% de liquidez entre Capital e Semapa.Percebo o porquê, mas desta vez vou pagar para ver.Faço-o tendo a noção exacta que cada um sera sempre e em ultima analise responsavel pelas suas opções.Construi 2 cenarios e obviamente estou a espera que o seu prognostico .... vingue. Cumprimentos B.N.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

" Update"

por José A.B.Machado » 28/4/2008 10:46

Em anexo Gráfico do Dow Jones Ind e Linha Subidas/Descidas , em configuração de alta eminente .

Chama-se igualmente à atenção para o padrão da Sonae Capital , Semapa e ESFG-Espirito Santo Financial Group SA , que evidenciam um padrão técnico e fundamental muito Bullish também com uma configuração de alta eminente.

Cumprimentos e bons negócios
José AB Machado
Anexos
g1.gif
g1.gif (64.85 KiB) Visualizado 1498 vezes
g2.gif
g2.gif (17.04 KiB) Visualizado 1484 vezes
g3.gif
g3.gif (98.31 KiB) Visualizado 1486 vezes
g4.gif
g4.gif (96.99 KiB) Visualizado 1481 vezes
g5.gif
g5.gif (86.08 KiB) Visualizado 1488 vezes

Registado: 29/11/2007 4:38

por José A.B.Machado » 28/4/2008 10:18

Em anexo Dow Jones Ind. e Linha

por José A.B.Machado » 28/4/2008 10:17

Em anexo Dow Jones Indu.

" Update"

por José A.B.Machado » 24/4/2008 14:27

... " Aquilo que todos sabem ... , já não tem interesse "

PS : Gráfico - Total Market

José AB Machado
Anexos
g1.gif
g1.gif (110.83 KiB) Visualizado 1802 vezes

por Deepblue » 23/4/2008 22:48

artista Escreveu:PS: Um dia também te vais converter à AT, vais ver :)

Eu já me converti à AT, mas sou um Analista Técnico Fundamentalista, eh, eh... :mrgreen:
"Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar."

Registado: 17/1/2008 22:19

por artista_ » 23/4/2008 22:19

Deepblue Escreveu:Antecipam o futuro tudo bem, mas não o adivinham e à medida que os dados económicos vão saíndo o mercado vai então posicionando-se.
Não acontece certamente o bpi descer devido a resultados decepcionantes (por ex.) que ainda não foram divulgados e a seguir sai a informação a confirmar (a não ser em casos de inside trading).

Antes de mais concordo e subscrevo tudo o que o Marco escreveu sobre isto...

Em relação à primeira parte da citação, adivinhar não adivinham mas os seguidores da AT acreditam que ela lhes fornece indicadores importantes de do que se vai passar nos mercados no futuro... é bom também não esquecer que para a evolução dos mercados, ou de um qualquer título, não contribuem apenas os factores económicos, estes são apenas uma parte do todo, ás vezes uma pequena parte apenas...

Em relação à segunda parte, muitas vezes é exactamente isso que acontece, os títulos têm descidas acentuadas antes de apresentar resultados decepcionantes, ás vezes até recuperam exactamente quando os apresentam!!! :wink:

Como disse o Marco, há muitas formas de analisar tecnicamente um título e, quanto a mim, há sobretudo muitas estratégias diferentes que se podem construir com os dados técnicos (mesmo que sejam os mesmos)... quando escreveste que numa determinda situação "ou activas o stop ou estás entalado" nem precisavas de o escrever, sabes bem que não entro em nenhum título sem um stop! :wink:

Um abraço

PS: Um dia também te vais converter à AT, vais ver :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Deepblue » 23/4/2008 20:43

Acredito realmente que o fórum é um local incontornável para quem tem o bichinho dos mercados cá dentro.

Marco, gostei da forma como explicas os teus pontos de vista. Até podia não concordar contigo (o que não é o caso) mas o que é certo é que uma pessoa fica esclarecida e mais receptiva a interiorizar informação nova.

Um abraço.

por Woodhare » 23/4/2008 18:51

Não sei o que vai acontecer mas a minha opinião é de que muitas acções não cairam ainda tudo o que podem cair num bear market e as coisas ainda vão piorar em termos de crise e más noticias a nível internacional.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por MarcoAntonio » 23/4/2008 18:19

Quanto a isso (e basta seguir as minhas análises para constatar que é o que eu tenho defendido) os índices estão a formar um padrão que poderá servir de base para a inversão mas um sinal técnico forte de inversão ainda não foi dado.

Isto em termos de mercados em geral, onde tenho destacado mais em particular o S&P.

Mas também aproveito para abordar outro tópico que afloras no teu post: eu não sou grande adepto da teoria do self-fullfilling da AT. Não acredito que ela tenda a funcionar porque existe e porque determinados investidores "seguem" e "obedecem" a determinado tipo de análise. Na verdade até estou convicto que isso é mais prejudicial do que benéfico.

Mas separo a questão em dois pontos:

> O posicionamento dos AT's não é universal, existe muita subjectividade na AT e o máximo que se consegue é "duas análises parecidas" porque há quase tantas AT's quanto Analistas. Por isso eles não fazem todos o mesmo e por vezes até fazem o oposto um dos outros (já para não discutir diferentes abordagens temporais que levam a decisões diferentes mais ou menos no mesmo momento);

> Por outro lado, na minha opinião a base da AT não é a própria AT mas comportamentos de massa que tendem a ocorrer quer os investidores estejam conscientes da AT quer não (possivelmente até funcionam melhor se não estiverem mas é uma questão bastante complexa e a resposta a isso não me parece fácil).

O comportamento de um título alternar entre fases de consolidação e fases tendenciais é um exemplo disso. E também o facto de as acções tenderem pelo menos em certa medida a negociar espaços de negociação relativamente identicos, porque os investidores tendem a achar em determinada altura que já "subiu/desceu" demais.

Se se colocar numa sala umas dezenas de pessoas a negociar papeizinhos de cor num mercado virtual, tendem a surgir tendências, modas, etc. E não é preciso ninguém estar a traçar gráficos e a visualiza-los, eles correm naturalmente e não são puramente aleatórios (este tipo de experiência já foi feito por diversas vezes).

Isto para dizer que na minha opinião a base da AT é o comportamento de massas e factores psicológicos (memória, medo, optimismo, etc).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Deepblue » 23/4/2008 18:09

MarcoAntonio Escreveu:Deep, qualquer que seja a ferramenta que utilizes, vai haver sempre situações em que falha. Seja AT seja outra qualquer...

Existem sempre imponderáveis.

A AT não prevê um 11 de Setembro e muita, muita outra coisa. Mas isso aplica-se à AT e a tudo o resto.

Quando se diz que tudo está reflectido nos gráficos, eu entendo isto (eu evito usar essa famigerada frase mas esta é a forma como a entendo): tudo o que a massa de investidores sabe está de alguma forma relfectida nos gráficos, no seu resultado final.

Agora, a extrapolação para a previsão tem bastante que se lhe diga. O facto de "saberes tudo" (num sentido figurado) o que o mercado sabe em determinado momento não te dá a capacidade de prever exactamente o que vai acontecer no dia seguinte.

Permite-te balizar o comportamento do mercado de alguma forma, permite-te intuir como o mercado poderá reagir a determinada notícia/informação.

Mas nunca se pode dizer "o que vai acontecer é isto e ponto final". Existe sempre um elevado grau de incerteza...

Eu percebo isso Marco. Percebo que Milhares de investidores a utilizarem a mesma ferramenta e a mesma forma de analisar as cotações, cria um padrão que é de todo de considerar e senão o mais apropriado. Sendo que sou sempre apologista de considerar as 2 ou 3 Análises.

Agora, custa-me é, sabendo que o cenário futuro não se perspectiva famoso (aqui é que vou buscar os dados económicos), estar a depender os meus investimentos (neste caso de compra) da AT.

P.S. - Eu sou apologista, como o Artista sabe, da AT, uso-a e acredito na sua eficácia embora tenha as minhas reticências em relação a alguns padrões. Ninguém poderá negar (penso eu) a importância das linhas de tendência, do volume, dos suportes e resistências, fundos e topos.

por MarcoAntonio » 23/4/2008 17:46

Deep, qualquer que seja a ferramenta que utilizes, vai haver sempre situações em que falha. Seja AT seja outra qualquer...

Existem sempre imponderáveis.

A AT não prevê um 11 de Setembro e muita, muita outra coisa. Mas isso aplica-se à AT e a tudo o resto.

Quando se diz que tudo está reflectido nos gráficos, eu entendo isto (eu evito usar essa famigerada frase mas esta é a forma como a entendo): tudo o que a massa de investidores sabe está de alguma forma relfectida nos gráficos, no seu resultado final.

Agora, a extrapolação para a previsão tem bastante que se lhe diga. O facto de "saberes tudo" (num sentido figurado) o que o mercado sabe em determinado momento não te dá a capacidade de prever exactamente o que vai acontecer no dia seguinte.

Permite-te balizar o comportamento do mercado de alguma forma, permite-te intuir como o mercado poderá reagir a determinada notícia/informação.

Mas nunca se pode dizer "o que vai acontecer é isto e ponto final". Existe sempre um elevado grau de incerteza...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Deepblue » 23/4/2008 17:28

artista Escreveu:
Deepblue Escreveu:
Conclusão: Sem dúvida que gostaría de ver os mercados a subir, o problema é que não tenho a vossa clarividência (sangue frio) para perante certos dados económicos basear-me só na AT. Pode ser que um dia isso aconteça, até lá, só me resta aprender.

Olá DeepBlue,

Já falámos sobre isto, os mercados antecipam o futuro logo não faz muito sentido misturar dados económicos, ou outros, na AT... ou seja, quem usa a AT tem de confiar nela, eu acho que usar muitos indicadores na AT já é confuso quanto mais usar outros dados que não têm nada a ver com a AT, ainda iria ser mais confuso usá-la...

A AT pode ter alguns problemas ou desvantagens (eu não as conheço mas á capaz de as ter :mrgreen: ) mas, para mim, é sobretudo importante ter um sistema simples e o mais racional possível, para que todas as minhas decisões dependam o mínimo possível das emoções... sou um tipo muito emotivo para me dar a esse luxo, seria uma desgraça!! :wink:

Um abraço

Antecipam o futuro tudo bem, mas não o adivinham e à medida que os dados económicos vão saíndo o mercado vai então posicionando-se.
Não acontece certamente o bpi descer devido a resultados decepcionantes (por ex.) que ainda não foram divulgados e a seguir sai a informação a confirmar (a não ser em casos de inside trading).

Onde eu quero chegar com isto é:
Tu tens a tua estratégia montada, investes num activo porque te apercebes por exemplo, que quebrou uma resistência com grande volume.
Após isso, sai uma informação que essa empresa afinal teve prejuízos muito superiores ao esperado. Ou activaste um stop ou estás "entalado".
Neste caso o mercado não se antecipou a nada, apenas reagiu à informação. O que é que achas?

Um abraço e bons projectos.

por artista_ » 23/4/2008 16:28

Deepblue Escreveu:
Conclusão: Sem dúvida que gostaría de ver os mercados a subir, o problema é que não tenho a vossa clarividência (sangue frio) para perante certos dados económicos basear-me só na AT. Pode ser que um dia isso aconteça, até lá, só me resta aprender.

Olá DeepBlue,

Já falámos sobre isto, os mercados antecipam o futuro logo não faz muito sentido misturar dados económicos, ou outros, na AT... ou seja, quem usa a AT tem de confiar nela, eu acho que usar muitos indicadores na AT já é confuso quanto mais usar outros dados que não têm nada a ver com a AT, ainda iria ser mais confuso usá-la...

A AT pode ter alguns problemas ou desvantagens (eu não as conheço mas á capaz de as ter :mrgreen: ) mas, para mim, é sobretudo importante ter um sistema simples e o mais racional possível, para que todas as minhas decisões dependam o mínimo possível das emoções... sou um tipo muito emotivo para me dar a esse luxo, seria uma desgraça!! :wink:

Um abraço

por Deepblue » 22/4/2008 22:35

Deixo aqui a minha opinião não tão optimista, não pela AT ou pela AF mas pela envolvência económica.

BCE pode ter de subir taxas para controlar a inflação.

Petróleo em máximos contínuos o que faz pensar que as taxas poderão continua a subir.

Empresas financiam-se com taxas de juro.

Preço dos cereais a níveis altamente preocupantes devido à procura para biocombústiveis.

Desemprego a níveis máximos.

"Apenas 15% dos inquiridos diz que os próximos tempos serão melhores" fonte Agência Financeira referente à confiança dos consumidores no que diz respeito à Economia.

"O Banco BPI revelou hoje as contas dos primeiros três meses de 2008, apresentando uma quebra de 22% nos lucros que atingiram os 75,3 milhões de euros, valor que ficou ligeiramente aquém da média estimativas dos analistas. " Fonte Gobulling.com, Jornal de negócios, apenas para referir que os dados do 1º trimestre das empresas cotadas pode já vir a reflectir uma quebra.

Um abraço e bons negócios.

por Crómio » 22/4/2008 22:23

Caro Machado,

Obrigado pela visão e uma questão:

Em que são baseados os targets médios, são todos acima dos máximos, portanto é assumindo uma trend ascendente até os atingirem(?).

Porquê estes valores?

Um abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Networker » 22/4/2008 21:36

Não posso deixar de felicitar o regresso do meu caro Jose A B Machado, o homem que me apresentou a AT ha muitos anos atrás.

Registado: 26/10/2005 16:21

por artista_ » 22/4/2008 16:18

Navete Escreveu:Portanto Artista, pensas que os mercados poderam em breve voltar ás subidas, apesar de serem fracas pois têm importantes resistências. É isto? :|

Olá Navete, em relação ao que penso do mercado posso trascrever aqui o que escrevi na quinta-feira no meu blogue, mantêm-se actual:

Não há alterações significativas relativamente à última análise, embora o índice português tenha estendido a sua recuperação, encontrando-se agora perto da resistência dos 11.400 pontos.

Não me surprenderá que venha a testar essa resistência no curto prazo embora não seja esse facto importante em termos técnicos. Importante será se a conseguir quebrar consistentemente...

Assim, neste momento parecem-me de evitar entradas, longas ou curtas, no mercado, por um lado o índice fez um movimento de subida apreciável, tendo em conta que estamos ainda com uma tendência de queda dominante, por outro estamos bastante próximos de uma resistência importante. O mercado deverá respirar um pouco e, mesmo que já tenha atingido o fundo de médio longo prazo, poderá estar próximo de corrigir. Ainda assim mesmo que continue a subir acho preferível esperar por uma quebra da resistência dos 11.400 pontos ou pela definição de uma tendência de alta de médio prazo.

No entanto, quem tem alguns títulos, que não deram ainda sinal de saída, penso que os devem manter enquanto isso não acontecer, até porque , como já aqui referi algumas vezes, esta análise que faço ao índice está longe de ser idêntica à que faria a cada um dos títulos que o constituem. Esta análise serve como "indicador de confiança" que contribui de uma forma decisiva para a minha estratégia de investimento.

Eu não invisto com base nos meus feelings, se o mercado vier a quebrar consistentemente os 11.400 pontos será para mim um sinal bull bastante forte, se vier a quebrar os mínimos anteriores será um sinal Bear, provavelmente ainda mais forte... isto é que é importante para a minha estratégia!!

Mas se tivesse que apostar, diria que devemos corrigir um pouco mas não faremos novos mínimos... e o índice voltará a atacar a resistência dos 11.400 até a quebrar um dia!!!

Um abraço[/quote]

por Navete » 22/4/2008 15:59

Portanto Artista, pensas que os mercados poderam em breve voltar ás subidas, apesar de serem fracas pois têm importantes resistências. É isto? :|
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

por artista_ » 22/4/2008 15:54

Olá Machado, eu também sou dos que acredita que os mercados já atingiram o fundo deste movimento... ainda assim parece-me que a inversão ainda carece de confirmação e neste momento estou inclinado a pensar que devemos corrigir um pouco! Estamos próximos de resistências importantes que não deverão ser quebradas com facilidade...

Assim estou espectante, de fora, para ver o que vai acontecer!

Um abraço

Resposta

por José A.B.Machado » 22/4/2008 12:53

Obrigado Ulisses Pereira , cumprimentos ao amigo Paulo Pinto.

por Ulisses Pereira » 22/4/2008 12:47

Bem vindo de novo, José A.B. Machado, um daqueles que me habituei a ler há muitos, muitos anos atrás.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

" Ponto de Situação"

por José A.B.Machado » 22/4/2008 11:35

Os mercados parecem de novo posicionados para uma recuperação . Em anexo junto os pontos significativos do S&P 500 para observar,e que são da maior importância para uma consolidação do movimento de alta .

O Indicador de volatilidade encontra-se em contracção e a linha de Subidas/Descidas em fase ascendente tendo o MACD dado sinal de entrada .

Junto anexo igualmente três títulos que técnica e fundamentalmente , parecem , entre outros excelentes opções de investimento numa óptica de investimento , tanto a curto como a longo prazo (Graf.2-3-4 ).

G2 Sonae Capital , Target Médio 2.75€
G3 Semapata , Target Médio 14.75€
G3 ESAF , 37.69€

José AB Machado
Anexos
G1.gif
G1.gif (26.21 KiB) Visualizado 3442 vezes
G2.gif
G2.gif (102.93 KiB) Visualizado 3443 vezes
G3.gif
G3.gif (131.38 KiB) Visualizado 3419 vezes