Caldeirão da Bolsa

Afinal de que vale o estocástico??

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 23/4/2008 18:04

Pois, eu sou muito burro e nunca estudei nada.
:roll:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Dwer » 23/4/2008 17:59

MarcoAntonio Escreveu:De muito pouco (para não dizer "nada").

O estocástico é uma ferramenta, como muitas outras, no arsenal de indicadores.
É um oscilador cujos valores são limitados inferior e superiormente.
Tenho dificuldade em compreender que quem aprecia o RSI desdenhe do estocástico.
Tendo em conta o carácter oscilatório permanente das cotações, diria até que o estocástico é superior ao RSI, uma vez que não permanece sobrecomprado ou sobrevendido em grandes períodos de tempo.
Afinal o RSI é também um oscilador. Não se pretende com ele determinar tendências.

Assim, para tentar discernir e melhor visualizar o carácter oscilatório dos preços, não dispenso o estocástico.

Poder-se-á reclamar que o estocástico é um lagging indicator. Pois. Eu não conheço nenhum leading indicator. E o RSI não o é concerteza.

Há formas simples de retirar uma parte substancial do lag do estocástico, tornando-o num indicador muito eficiente.

Associado a uma ferramenta que determine o período das oscilações do preço torna-se numa arma terrível.

Repudiar o estocástico com este imediatismo, só quem o não estudou e não o compreende.
Editado pela última vez por Dwer em 23/4/2008 18:10, num total de 1 vez.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por TRSM » 23/4/2008 17:01

salvadorveiga Escreveu:
TRSM Escreveu:
Se te mostro o semanal, será lógico quereres ver o diário, e aqui se a tendência daquele rapaz de sintra é Bull só deves procurar as entradas na linha azul, mas se a tendência é do tipo do charuto, então terás que procurar a linha vermelha.

Por acaso no gráfico da Galp até tiravas mais valias para qq dos lados, o que não quer dizer que em outros gráficos não dê sinais falsos, e que em outros títulos as performances sejam diferentes, mas isso é trabalho de casa diário na análise de mais de 100 gráficos... pior está o Ulisses que faz mais de 200 :lol:

Mesmo assim o indicador TITO sempre te pode dar uma mão antes do SO

espero ter ajudado

Já agora o que é o indicador TITO ? Obrigado pela explicação

O indicador TITO é uma mistura(alterada um pouco à dorne) do MACD com o SAR

Registado: 5/11/2002 11:30

por salvadorveiga » 23/4/2008 16:29

TRSM Escreveu:
Se te mostro o semanal, será lógico quereres ver o diário, e aqui se a tendência daquele rapaz de sintra é Bull só deves procurar as entradas na linha azul, mas se a tendência é do tipo do charuto, então terás que procurar a linha vermelha.

Por acaso no gráfico da Galp até tiravas mais valias para qq dos lados, o que não quer dizer que em outros gráficos não dê sinais falsos, e que em outros títulos as performances sejam diferentes, mas isso é trabalho de casa diário na análise de mais de 100 gráficos... pior está o Ulisses que faz mais de 200 :lol:

espero ter ajudado

Já agora o que é o indicador TITO ? Obrigado pela explicação

Registado: 12/3/2008 22:06

por TRSM » 23/4/2008 15:43

funica Escreveu:TRSM voce utiliza o metastock??
É que eu ja tentei por várias vezes arranja-lo e nada. Deve ser por estar na cidade mais alta não chega cá nada.
Se for possivel dar umas dicas onde encontralo fica grato.

Penso que a pagar, o Caldeirão chegou a comercializar o Metastock, não sei se agora ainda o faz.

www.equis.com tente em DEMO, mas tb sei que há experts que o sacam para sempre à borlix, mas não sou rapaz para isso, tente algum amigo

por Fibonacci » 23/4/2008 15:42

funica Escreveu:TRSM voce utiliza o metastock??
É que eu ja tentei por várias vezes arranja-lo e nada. Deve ser por estar na cidade mais alta não chega cá nada.

funica,

Sei que me vou fazer de parvo mas:
www.equis.com
www.finbolsa.com
www.investidorglobal.com

Mais do que isto, não recomendo ninguém a dar!

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por funica » 23/4/2008 15:39

TRSM voce utiliza o metastock??

Registado: 31/10/2007 0:50

por TRSM » 23/4/2008 14:41

salvadorveiga Escreveu:
TRSM Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:
TRSM Escreveu:
TRSM Escreveu:Uma pequenissima dica que vale o que vale, mas que utilizo ao longo de alguns anos e digo-vos que me tenho dado excelentemente com este indicador, embora o utilize de um modo totalmente diferente que a maioria.

1) Só utilizo o SO como indicador nos meus gráficos de estudo e é através dele que gosto de ver as divergências entre o preço e o SO, embora tal tb seja possivel no MACD ou RSI

2) em anexo seguem os valores que utilizo

3) Só compro titulos do lado longo quando o SO está acima dos 70 e se a tendência mãe for bullish

4) só entro vendido se um titulo entrar abaixo da zona dos 30 e se a tendência mãe for bearish

Deixo o grafico semanal da Galp onde o valor mais baixo do SO marca 30.2576, logo NUNCA foi dado sinal para fechar longos.

E o que aconteceu á GALP desde que o SO se manteve acima dos 70? :shock:

Desculpa mas onde ta o valor do SO ? no teu grafico nao vejo :$

Quanto ao grafico que o Quico postou... o que eu vejo, é uma tendencia lateral apenas... aparte aquela vela enorme...

Na tendencia lateral vejo um duplo fundo perfeito, mas não sei se essa minha visão é válida/correcta ou se se pode realmente considerar duplo fundo se vem de uma ascendencia anterior (derivado da vela grande)

Caro amigo se o problema é de dioptrias está resolvido, se tem duvidas e usa o metastock introduza os parametros indicados e pode verificar se o valor é o que refiro ou não, caso não seja agradeço que reporte

Eu nao estava a duvidar...esta era mesmo a procura nao percebi que aquilo em cima do volume fosse o indicador :D eu estou cá mesmo para isso...para aprender.

Ja agora esse indicador usa para semanal ou tambem pa diario ? Estou aqui a ver e parece que tem mais resultados semanalmente e pelo q estou a ver o cruzamento do indicador a 30 aparece antes da descida.

espero ter ajudado
Anexos
galp3.png
galp3.png (23.02 KiB) Visualizado 1700 vezes

por salvadorveiga » 23/4/2008 14:25

TRSM Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:
TRSM Escreveu:
TRSM Escreveu:Uma pequenissima dica que vale o que vale, mas que utilizo ao longo de alguns anos e digo-vos que me tenho dado excelentemente com este indicador, embora o utilize de um modo totalmente diferente que a maioria.

1) Só utilizo o SO como indicador nos meus gráficos de estudo e é através dele que gosto de ver as divergências entre o preço e o SO, embora tal tb seja possivel no MACD ou RSI

3) Só compro titulos do lado longo quando o SO está acima dos 70 e se a tendência mãe for bullish

4) só entro vendido se um titulo entrar abaixo da zona dos 30 e se a tendência mãe for bearish

Deixo o grafico semanal da Galp onde o valor mais baixo do SO marca 30.2576, logo NUNCA foi dado sinal para fechar longos.

Quanto ao grafico que o Quico postou... o que eu vejo, é uma tendencia lateral apenas... aparte aquela vela enorme...

Na tendencia lateral vejo um duplo fundo perfeito, mas não sei se essa minha visão é válida/correcta ou se se pode realmente considerar duplo fundo se vem de uma ascendencia anterior (derivado da vela grande)

Caro amigo se o problema é de dioptrias está resolvido, se tem duvidas e usa o metastock introduza os parametros indicados e pode verificar se o valor é o que refiro ou não, caso não seja agradeço que reporte

Eu nao estava a duvidar...esta era mesmo a procura nao percebi que aquilo em cima do volume fosse o indicador :D eu estou cá mesmo para isso...para aprender.

Ja agora esse indicador usa para semanal ou tambem pa diario ? Estou aqui a ver e parece que tem mais resultados semanalmente e pelo q estou a ver o cruzamento do indicador a 30 aparece antes da descida.

por Paionense » 23/4/2008 14:19

Quico Escreveu:Olá, Pedro!

O que vejo no gráfico? Vejo que um bom observador podia fazer dinheiro da seguinte forma (e é um exemplo):
Cada inversão do sentido do movimento pode ser detectada cada vez que os máximos e mínimos das anteriores 2 semanas é quebrado.
Neste caso, e uma vez que está nitidamente em modo bull, vamos só tomar posições longas. Os resultados estão no gráfico "em que não se vê nada"!
O que quero dizer com isso é que um bom observador, que seja disciplinado, e não ande atrás de apanhar todos os mínimos e máximos pode pela simples análise do gráfico definir uma estratégia minimamente decente.

Um pormenor importante: sublinho novamente a palavra disciplinado!

Olá Quico
Isso não é parecido com o sistema das tartarugas?

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por TRSM » 23/4/2008 14:17

fiz mais um esforço e.....
Anexos
141438.jpg
141438.jpg (140.14 KiB) Visualizado 1463 vezes

por TRSM » 23/4/2008 14:10

Quico Escreveu:Olá, ilustríssimo TRSM!

Mas nem quero pôr em causa a tua estratégia. Eu só quis mostrar que era possível a definição de uma estratégia decente sem recorrer a indicadores extra, nem a linhas de suporte.

Mas se é para ir ao baú buscar a artilharia pesada...

Abraço. :wink:

Mais logo falamos, tráz o café que eu levo o "bagaço" :wink:

abração

À procura da AT pura...

por dreamkeeper2005 » 23/4/2008 14:10

Achei muito interessante discutir-se esta temática em relação ao estocástico, mas poderia ser em relação a vários, muitos, outros indicadores, e o mesmo tipo de explicações e modelos de interpretação possíveis iriam perceber-se existirem na estruturação mental que cada um faz da AT.

A mim parece-me que para além da objectividade que efectivamente existe na AT, toda e qualquer analise trás implícita a subjectividade do analista, i.e., trocando por miúdos, ao vermos o que quer que seja, estamos a dar ao que vemos uma interpretação nossa, constituída pela resultante dos conhecimentos que dão forma ao nosso raciocinio.

Assim, ao sermos confrontados com um gráfico e com indicadores possíveis, vamos (sem nos apercebermos disso) ler e ver uma imagem que resulta, primeiro da nossa experiência de AT, segundo do nosso humor, tensões, até do clima (sol e chuva condicionam imenso o nosso tipo de respostas ou reacções), ou do ambiente em que se está etc. Mas também surgem as nossas expectativas, anteriormente adquiridas e mais ou menos consolidadas, que interferem radicalmente na isenção da nossa analise.

Enfim esta treta toda para dizer que: quase não é possível a analise pura limpa e isenta.

Concordo com o Scorpio quando diz : validar pontos de entrada e saída. E a seguir: apenas para ter a confirmação daquilo que vê.

Obrigado TRSM por nos ensinares uma nova maneira de ler o estocástico, lá vou ter que experimentar, a ver se funciona melhor que a 80/20 e 9/5/5.

E estou também de acordo com o Fibonacci quando diz: Os sinais do estocástico devem ser alinhados com uma análise mais global, em que os preços, volume, suportes, resistências, linhas de tendência tendem a ter uma importância muito mais significativa.

Concluindo: Devemos adquirir os conhecimentos todos que nos for possível primeiro, seguidamente desenvolver um setup de observação que nos dê confiança a cada um individualmente. Depois então vamos de férias sem computador e para um mercado emergente, país em que não percebemos nada do que se passa, assim tipo China ou Índia ou Rússia, nestes casos o Brasil não serve, onde nem Bloomberg a gente apanha e quando regressamos não vemos nem ouvimos as nossas fontes habituais de informação, não abrimos o Caldeirão, nada, mantemo-nos isolados do contacto informacional, abrimos o gráfico e nem vemos que activo é que estamos a analisar, nem os valores dos preços, só olhamos mesmo para o desenho gráfico submetido ao setup que gostamos, e pronto estamos em condições para fazer a AT mais pura que eu consigo imaginar. E será que resulta?

Encontraremos sempre divergências, sinais de compra ou sell, H&S, triângulos, linhas de tendência, suportes e resistências, duplos e triplos tops e bottoms, canais, etc. que nos irão transmitir probabilidades maiores ou menores de o futuro preço estar num determinado sentido do movimento seguinte mais previsível ou provável.

Mas como nem todos ganham para puderem fazer estas férias,há também um método que poderá e deveria ser mais utilizado, que é o dos painéis de opinião. Considerando o valor da estatística que se obtém através da amostragem, acredito ser possível encontrar um processo para obter a sequência que o mercado nos trará através da recolha de opiniões.

Aquilo que o Caldeirão tem feito com o tópico do Marco António, Bull/Bear Caldeirão. Gostaria de ver este tipo de tópico aplicado a activos específicos que medissem a opinião geral e em várias dimensões de tempo, curto prazo, longo etc. tentar pôr o mercado a falar.
Um abraço de agradecimento a todos os que participam, e não têm problemas em revelar os seus setups e discutir os seus conhecimentos.

Registado: 30/3/2008 16:57

por TRSM » 23/4/2008 14:06

salvadorveiga Escreveu:
TRSM Escreveu:

Anexos
so1.PNG
so1.PNG (11.06 KiB) Visualizado 1518 vezes
galp1.png
galp1.png (14.32 KiB) Visualizado 1498 vezes

por salvadorveiga » 23/4/2008 13:56

TRSM Escreveu:

por Quico » 23/4/2008 13:47

Olá, ilustríssimo TRSM!

Mas nem quero pôr em causa a tua estratégia. Eu só quis mostrar que era possível a definição de uma estratégia decente sem recorrer a indicadores extra, nem a linhas de suporte.

Mas se é para ir ao baú buscar a artilharia pesada...

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por TRSM » 23/4/2008 13:41

Anexos
galp.png
galp.png (19.28 KiB) Visualizado 1569 vezes

por Quico » 23/4/2008 13:26

Olá, Pedro!

O que vejo no gráfico? Vejo que um bom observador podia fazer dinheiro da seguinte forma (e é um exemplo):
Cada inversão do sentido do movimento pode ser detectada cada vez que os máximos e mínimos das anteriores 2 semanas é quebrado.
Neste caso, e uma vez que está nitidamente em modo bull, vamos só tomar posições longas. Os resultados estão no gráfico "em que não se vê nada"!
O que quero dizer com isso é que um bom observador, que seja disciplinado, e não ande atrás de apanhar todos os mínimos e máximos pode pela simples análise do gráfico definir uma estratégia minimamente decente.

Um pormenor importante: sublinho novamente a palavra disciplinado!
Anexos
galp1.png
galp1.png (10.8 KiB) Visualizado 1592 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

por Scorpio » 23/4/2008 13:21

Enquanto o Quico almoça, eu vejo:

quebra da LTD iniciada em Dezembro (falta o volume Quico :mrgreen: ). Target/resistência imediato na zona dos 17,1x e caso este seja quebrado, o anterior máximo histórico.

Suportes à volta dos 15,50 (fraquinho), e depois mais abaixo perto dos 14 euros.

Agora se para complementar isto, o STOCH tiver cruzado em alta a linha de sinal, perfeito... :mrgreen:

Abraço.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"

Registado: 29/9/2006 17:29

por pedromrsll » 23/4/2008 13:13

Quico: claro que é preciso muito mais para os iniciados. Aliás se tu proprio estivesses totalmene seguro da tua analise não tinhas ficado pelas interrogações mas sim por "simples" afirmações.

...já agora, à guisa de provocação, e apenas para comparar com a minha leitura, o que vês nesse grafico?

Obrigado

Abraço e BN

Registado: 18/1/2008 0:07

por Quico » 23/4/2008 13:00

Sem dúvida, Scorpio.

Pessoalmente quanto mais velho fico, menos indicadores precisos.
Olhem por exemplo para este gráfico da GALP: há alguma dúvida? É preciso mais alguma coisa? 8-)
Anexos
galp.png
galp.png (5.82 KiB) Visualizado 1617 vezes

por pesconde » 23/4/2008 12:17

Scorpio Escreveu:Boas,

A maioria dos indicadores serve apenas, naquilo que é a minha interpretação de AT, para validar pontos de entrada e saída baseados naquilo que é realmente importante, como sejam suportes, resistências, linhas de tendência...

A maioria dos indicadores analisados per si peca por atraso, ou seja, gera sinais de compra ou venda tardios, o que numa tendência duradoura (tipo bullmarket 2003/2007) pode até nem ser muito grave, mas em momentos de incerteza nos mercados como vivemos agora, pode muitas vezes gerar um ponto de entrada (ou saída) quando o mercado já está a inverter novamente e levar a tomar posição em contra-ciclo.

Por isso é que a maioria dos analistas usa os indicadores apenas para ter a confirmação daquilo que vê olhando simplesmente para o gráfico.

Abraço.

muito bem caro scorpio.
subscrevo na integra a sua tese.

cumps
There is no fear without some hope, and no hope without some fear. ”
— B. Spinoza

Registado: 29/10/2007 20:24

por TRSM » 23/4/2008 11:58

Uma pequenissima dica que vale o que vale, mas que utilizo ao longo de alguns anos e digo-vos que me tenho dado excelentemente com este indicador, embora o utilize de um modo totalmente diferente que a maioria.

Anexos
so.PNG
so.PNG (11.03 KiB) Visualizado 1727 vezes
so1.PNG
so1.PNG (11.06 KiB) Visualizado 1693 vezes

por Cubriclas » 23/4/2008 11:42

Resumindo: para uns pouco vale e para outros é importante. Eu encontro-me no meio! :mrgreen:
Para quem se inicia nos mercados financeiros o estocástico é sempre um dos indicadores mais relatados em foruns e por isso aquele que mais "fácil" se torna de interpretar aos olhos dos menos experientes.
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

por pedromrsll » 23/4/2008 11:38

Viva

Scorpio escreveu:
"A maioria dos indicadores serve apenas, naquilo que é a minha interpretação de AT, para validar pontos de entrada e saída baseados naquilo que é realmente importante, como sejam suportes, resistências, linhas de tendência..."

Fibonacci escreveu:
"Os sinais do estocástico devem ser alinhados com uma análise mais global, em que os preços, volume, suportes, resistências, linhas de tendência tendem a ter uma importância muito mais significativa"

Ora bem…, isto, na minha interpretação, é substancialmente diferente do que dizer que o estocástico vale muito pouco.
As vossas palavras vêem confirmar a minha opinião. A AT (atenção não pretendo defini-la) é um processo de interpretação de diversas variáveis, onde umas auxiliam as outras tendo todas idêntico valor e sendo integradas à luz da regra de ouro a tendência é nossa amiga.

Obrigado a todos

Abraço e BN

Registado: 18/1/2008 0:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, GaussSLB47, nickforum, PAULOJOAO, peterteam2, Ugly bull e 85 visitantes