Caldeirão da Bolsa

Rateio AC BCP - Valor a pagar pelas acções é de 1,20 Euro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 22/4/2008 20:32

Acho que podes pedir até 1.083.270.433 acções.

(mais do que isso não faz sentido)
:wink:

Mas, parece que só 1.5% dos direitos não serão exercidos (não sei se este valor está correcto, mas é o que se fala por aí). Aliás o prazo ainda não terminou, portanto deve ser uma estimativa.

Se assim for haverá cerca de 16 milhões de acções sobrantes para rateio. Isto pode parecer muito mas não é...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Acho que não tinha sido explicado

por pinamiranda » 22/4/2008 20:30

Caro Marco António,

O meu objectivo não era lançar a confusão, mas esclarecer que se pedirmos acções no rateio vamos "apenas" pagar 1,20 Euro pelas que nos forem atribuidas nesse rateio.

Existiu um tópico (já não sei qual, visto ter havido tantos) em que alguém perguntou qual o preço a que ia pagar as acções que lhe fossem atribuídas no rateio e à qual respondi dizendo que seria 1,20 Euro. De seguida veio alguém (não interessa quem) dizer que era ao preço a que a acção "abrisse" no dia em que fossem distribuidas pelos accionistas ou ao preço em que fechassem no último dia da subscrição.

Pareceu-me que posteriormente esta questão voltou a ser discutida também noutro tópico e nunca foi clarificado que quem "concorreu" ao rateio "só" paga 1,20 Euro pelas acções que lhe forem distribuidas (referentes às que pediu em rateio).

Penso também que o facto de não se querer confundir os "caldeireiros", não deveria levar a que esta questão (ou outras) não fosse explicada - isto claro para permitir que aproveitassem esta "benesse".

O facto de ter feito a pergunta ao Banco Big deveu-se a eu próprio ter ficado confundido com as respostas que foram sendo colocadas no forum, tendo passado de uma situação em que não tinha qualquer dúvida sobre o valor de 1,20 Euro (acções atribuídas em rateio) para uma situação em que comecei a duvidar - isto porque não vi nenhum esclarecimento total desta questão, o que não significa que não tivesse existido no meio das muitas páginas e tópicos dedicados a este tema.

Se confundi alguém, peço desde já as minhas desculpas, visto não ter minimamente essa intenção.

Bons negócios,

pm

P.S. Em relação ao titulo do meu post original "Rateio AC BCP - Valor a pagar pelas acções é de 1,20 Euro", julgo que não podia ser mais claro.

MarcoAntonio Escreveu:Atenção que é importante sublinhar que estas acções são as acções sobrantes (correspondentes a direitos não exercidos).

Habitualmente é uma percentagem muito baixa no geral (eu até acho que é preferível não falar muito destas acções para não induzir as pessoas em erro).

É claro que quem vai ao Aumento de Capital deve também concorrer ao rateio (por poucas que sejam, são mais baratas e há que aproveitar). Mas por certo, vai ser uma quantidade pequena face às compradas "ao preço normal" através dos direitos...

Só quem exerce direitos pode concorrer a essas acções sobrantes.

É muito mais importante chamar a atenção para não deixar caducar os direitos.

Na prática, essas acções são um pequeno free lunch para os que vão ao Aumento de Capital que deriva de quem deixou os direitos esfumarem-se no ar (é dinheiro que os distraídos pagam aos atentos).

Como é óbvio neste Aumento de Capital e no meio de toda a confusão que existiu os meus esforços centraram-se em alertar os distraídos para que estes não torrassem dinheiro na forma de direitos caducados.

Esta questão é extremamente sensível e eu por exemplo não tenho dúvidas que há quem fique a pensar que as acções do Aumento de Capital ficam mesmo a 1.20 euros depois de ler o título do teu post. Porque muita gente nem sabe o que é o rateio. Aliás, muita gente nem sabe como funcionam os direitos...
/* Escrever 100 vezes: O objectivo na Bolsa deve ser ganhar dinheiro, mesmo que seja apenas um cêntimo! */
http://paisperfeito.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 11:59

E quantas se pode pedir?

por Loneranger74 » 22/4/2008 20:24

Tenho pesquisado quase diariamente sobre este assunto mas ainda não encontrei resposta.

Qual o máximo que se pode pedir em rateio?

Obrigado.

PM

Registado: 17/4/2008 13:49

por MarcoAntonio » 22/4/2008 20:04

Sim, mas isso depois vai seguir uma formula para estabelecer como são distribuidas.

Eu não sei exactamente como é a formula (aliás, acho que ninguém "por aí" sabe exactamente como é... lol).

Se alguém souber, pode colocar...

Tenho quase a certeza que, independentemente da quantidade que pedir, elas serão distribuidas mais ou menos de acordo com a proporção de direitos exercidos (tipo, alguém que compra 100.000 acções com direitos e pede 50.000 no rateio dificilmente vai receber menos acções rateadas do que alguém que comprou 100 acções com direitos e pediu 10.000.0000 de acções no rateio). A menos que peças menos do que as que conseguias (se é que me faço entender). Tipo, tu até conseguias 100 mas só pediste 50 então só recebes 50...

Mas isto é mais uma questão de bom-senso que outra coisa, pois como digo não tenho a formula comigo e portanto não vou assegurar que é assim.

É preciso ter em linha de conta que há aqui uma série de condicionantes (como a quantidade de acções para rateio, quantas são pedidas em rateio, quantas acções "subscreveram" com direitos, etc e estou certo que todos estes parametros entrarão na formula).

Senão era um bocado para o abritrário, irracional e injusto.

Mas como digo e insisto estou a dizer isto mais baseado no bom senso e no paralelismo com outras situações do que com outra coisa.

Também e tendo isto em linha de conta, há que ponderar o seguinte: a maior parte dos direitos (o grosso) vai ser subscrita por institucionais e grandes investidores. Esses com toda a certeza vão todos pedir acções em rateio (custa-me a imaginar outra coisa).

Sei lá, se existirem 100 milhões de acções para rateio (um número atirado para o ar!), a maior parte vai para grandes investidores.

Estou quase certo que a pequenos investidores (que são muitos mas representam no seu conjunto "pouco" capital / acções) vai tocar poucas acções no rateio.

Mas por poucas que sejam, é de pedir/concorrer, naturalmente.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por morton » 22/4/2008 20:03

scpnuno Escreveu:
morton Escreveu:No rateio temos que informar quantos direitos a mais queremos?

Marco António Bonifácio!!!

Tu respira fundo e conta até 100 (de tras para a frente) antes de responderes

scpnuno eu percebo o teu comentario, mas a minha questão continua a fazer sentido.

Pensei que era um valor fixo, se for ao rateio, e o rateio for de x% eu so tenho hipotese de ficar com esse valor fixo.

Mas pelos visto já percebi que posso ficar com 1 se pedir, ou 5 se pedir, ou 7, etc. os que quiser.

Registado: 2/1/2008 14:04

por scpnuno » 22/4/2008 19:58

morton Escreveu:No rateio temos que informar quantos direitos a mais queremos?

Marco António Bonifácio!!!

Tu respira fundo e conta até 100 (de tras para a frente) antes de responderes
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por morton » 22/4/2008 19:55

No rateio temos que informar quantos direitos a mais queremos?

por V. » 22/4/2008 18:27

Tenho ideia que neste momento, as acções pedidas em rateio totalizam aproximadamente 130M.

Significa isto que se mais de 1.5% das novas acções emitidas não forem subscritas por exercício de direitos, todas as acções pedidas em rateio serão atribuídas.

IMPORTANTE: Devo também deixar uma nota que todas as ordens de subscrição entradas antes de ontem podem ser revogadas até dia 23 (amanha). Ou seja, alguém que tenha dado ordem de subscrição dia 16 pode revogar essa ordem até amanhã. Isto acontece devido a ter havido ontem uma adenda ao prospecto. (Cf.n 4 do art. 142º do Cód.V.M.)

Registado: 3/12/2007 11:13

por MarcoAntonio » 22/4/2008 17:54

Sim (só não sei ao certo o dia que o dinheiro te sai da conta, confirma com o teu banco/corretora).

Tens de lhes comunicar que queres exercer os direitos todos. E concorre também ao rateio se tiveres uns trocos a mais disponíveis (devem tocar-te poucas mas as que vieram são bem vindas).

Eu presumo que devem ser bem menos de 10% do total mas é algo que só se sabe depois...
Imagem

Administrador Fórum

por morton » 22/4/2008 17:48

E pessoas como eu que não percebem (ainda) do assunto agradecem-te por isso.

Já agora, comprei alguns direitos na fase de negociação, e agora?

Tenho de comunicar à correctora até dia 24 que pretendo subscrever as acções?

E depois dia 29 o valor é debitado?

Edit. Como funciona o rateio, basta comunicar à correctora que se quer comprar X quantidade?

por pvg80713 » 22/4/2008 17:40

marco,
como ainda tens paciencia.... 1,20 ? dá para no mcdonalds comprar duas tartes de maçã.

O. se conseguir comprar muitas ... telefone... eu pago-lhe um free lunch.

cumprimentos a todos

Registado: 19/4/2005 11:11

por MarcoAntonio » 22/4/2008 17:33

Pois eu tendo a concordar.

É que como digo, este "esclarecimento" do BIG esclarece tudo e não esclarece nada. Só fica esclarecido quem realmente perceber o que se passa num Aumento de Capital (e portanto nem precisava de perguntar).

Muito, mas mesmo muito mais do que isso, foi esclarecido aqui no Forum.

Se o Forum não esclareceu... muito menos esclarece este "esclarecimento". Que como digo, nesta altura e depois de já ter sido tudo explicad, vem mais confundir do que esclarecer...

Eu acredito que a intenção do pinamiranda é boa. Mas o resultado, com a minha vasta experiência de foruns, tenho a certeza que não é!

Aliás, vocês não fazem ideia de quantos mails e mps eu recebi já depois de ter sido tudo aqui explicado aqui no Forum.

O problema com este Aumento de Capital é que um pouco contra o habitual, foi realizado a um papel que está espalhado na mão de pequenos investidores muitos dos quais nem acompanham os mercados com regularidade. Têm acções porque lhes impingiram um crédito há 8 anos atrás ou porque precisaram para obter um crédito à habitação mais barato. Friamente dito é assim que se passa...

E se um Aumento de Capital já não é uma coisa assim tão simples como isso, com acções espalhadas por investidores tipicamente desatentos a estas coisas, então a confusão é tremenda.

Digo isto sem nenhuma intenção de escarnecer das pessoas, obviamente.

É apenas o que eu constato...
Imagem

Administrador Fórum

Re: Rateio AC BCP - Valor a pagar pelas acções é de 1,20 Eur

por V. » 22/4/2008 17:27

pinamiranda Escreveu:Caros,

Como já por aqui tenho visto muita informação que eu achava que não condizia com a realidade no que diz respeito ao valor a pagar pelas acções atribuídas em rateio no AC do BCP e, como achei que tal também nunca foi suficientemente clarificado nos inúmeros tópicos que existem sobre o AC do BCP, resolvi fazer a seguinte pergunta ao Banco Big:
Ex.mos Senhores,

Qual o valor a pagar pelas acções que forem atribuídas por rateio no aumento de Capital do BCP ?

Melhores cumprimentos,

tendo a resposta sido a seguinte:
Caro investidor,

Em resposta ao seu email, informamos que por cada nova acção do BPC irá ter um custo associado 1,20 Eur, independentemente de ser as exercidas pelos direitos ou por rateio.

Agradecemos o seu contacto.

Reiteramos a nossa disponibilidade para eventuais questões.

Atenciosamente,

Serviço de Apoio ao Cliente
Banco BIG - Banco de Investimento Global

Espero que esta questão esteja clarificada.

Bons negócios,

pm

Já agora, pediste acções em rateio?

Se não for indiscrição quantas pediste em rateio e quantas subscreveste através de direitos?

Re: Rateio AC BCP - Valor a pagar pelas acções é de 1,20 Eur

por V. » 22/4/2008 17:25

pinamiranda Escreveu:Caros,

Como já por aqui tenho visto muita informação que eu achava que não condizia com a realidade no que diz respeito ao valor a pagar pelas acções atribuídas em rateio no AC do BCP e, como achei que tal também nunca foi suficientemente clarificado nos inúmeros tópicos que existem sobre o AC do BCP, resolvi fazer a seguinte pergunta ao Banco Big:
Ex.mos Senhores,

Qual o valor a pagar pelas acções que forem atribuídas por rateio no aumento de Capital do BCP ?

Melhores cumprimentos,

Caro investidor,

Em resposta ao seu email, informamos que por cada nova acção do BPC irá ter um custo associado 1,20 Eur, independentemente de ser as exercidas pelos direitos ou por rateio.

Atenciosamente,

Bons negócios,

pm

Não percebeste o que aqui foi escrito sobre este assunto e percebeste o que o BIG disse?

Então certamente não leste o que aqui foi dito, pois tiveste a mesma resposta dezenas de vezes. Aliás, foram apresentados exemplos e tudo.

Meu caro, cada vez me convenço que da informação deixada nos forum, as pessoas apenas retêm uma milionésima parte. Para alem disso, um investidor que fosse a um AC e pedisse acções em rateio já devia saber isso.

Mas siga... Mais um tópico.

por MarcoAntonio » 22/4/2008 17:20

No meu post quero dizer obviamente as que ficam realmente a 1.20 euros.

Sinceramente, pinamiranda, eu acho que o teu post como está só serve para relançar a confusão (embora eu esteja certo que não é essa a tua intenção).

A resposta do BIG também não esclarece nada e esclarece tudo.

Porque pelas acções só se paga sempre 1.20 euros (seja por direitos ou por rateio).

O que é preciso é distinguir o que são umas e outras e quanto realmente ficam a custar umas e outras.

Dizer que o custo associado é de 1.20 euros induz em erro (o que é que eles querem dizer com custo associado?... o custo do direito é um custo associado à compra das acções via direitos!).

Embora pelas acções em si só se pague num caso ou no outro 1.20 euros.

Como digo, este post só serve para relançar a confusão (e ao contrário do que dizes, isto já tinha sido tudo esclarecido).
Imagem

Administrador Fórum

por scpnuno » 22/4/2008 17:13

E, nas entrelinhas ....
Anexos
11MA.jpg
11MA.jpg (16.28 KiB) Visualizado 2520 vezes
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por MarcoAntonio » 22/4/2008 17:10

Atenção que é importante sublinhar que estas acções são as acções sobrantes (correspondentes a direitos não exercidos).

Habitualmente é uma percentagem muito baixa no geral (eu até acho que é preferível não falar muito destas acções para não induzir as pessoas em erro).

É claro que quem vai ao Aumento de Capital deve também concorrer ao rateio (por poucas que sejam, são mais baratas e há que aproveitar). Mas por certo, vai ser uma quantidade pequena face às compradas "ao preço normal" através dos direitos...

Só quem exerce direitos pode concorrer a essas acções sobrantes.

É muito mais importante chamar a atenção para não deixar caducar os direitos.

Na prática, essas acções são um pequeno free lunch para os que vão ao Aumento de Capital que deriva de quem deixou os direitos esfumarem-se no ar (é dinheiro que os distraídos pagam aos atentos).

Como é óbvio neste Aumento de Capital e no meio de toda a confusão que existiu os meus esforços centraram-se em alertar os distraídos para que estes não torrassem dinheiro na forma de direitos caducados.

Esta questão é extremamente sensível e eu por exemplo não tenho dúvidas que há quem fique a pensar que as acções do Aumento de Capital ficam mesmo a 1.20 euros depois de ler o título do teu post. Porque muita gente nem sabe o que é o rateio. Aliás, muita gente nem sabe como funcionam os direitos...
Imagem

Administrador Fórum

Rateio AC BCP - Valor a pagar pelas acções é de 1,20 Euro

por pinamiranda » 22/4/2008 17:03

Caros,

Ex.mos Senhores,

Melhores cumprimentos,

Caro investidor,

Atenciosamente,

Bons negócios,

pm
/* Escrever 100 vezes: O objectivo na Bolsa deve ser ganhar dinheiro, mesmo que seja apenas um cêntimo! */
http://paisperfeito.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 11:59

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, itisi1000, latbal, nbms2012, nickforum, Pmart 1 e 63 visitantes