Caldeirão da Bolsa

Dúvida de AT: ibex35

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rsacramento » 22/4/2008 19:37

obrigado pela resposta

MarcoAntonio Escreveu:E já que estou numa de apartes, um dia reúno os teus posts sobre AT e faço um manual de AT made in Caldeirão (isto não é uma crítica, antes pelo contrário).

podes crer que já me ocorreu sistematizar os ensinamentos que entretanto já retirei daqui
uma ideia para o título: o caldeirão, o administrador e o aprendiz :mrgreen:
(se calhar é de gosto duvidoso - faz lembrar aquele filme do greenaway The Cook the Thief His Wife & Her Lover)

Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Dúvida de AT: ibex35

por MarcoAntonio » 22/4/2008 19:25

Eu considero a análise dos índices um pouco mais problemática...

rsacramento Escreveu:por outro lado, os principais mercados têm gráficos de certa maneira semelhantes

... e essencialmente é por isto.

No fundo, a maior parte dos índices "das bolsas da frente" têm comportamentos bastante semelhantes e seguem-se uns aos outros, com uns e outros em determinado momento a mostrar fraqueza ou força relativa.

O problema está exactamente na análise individual e em situações como esta. Aqui o IBEX tinha aquele suporte importante nos 13600pts e que depois da queda funcionou até temporariamente como resistência também.

À partida, se no mundo só existisse o IBEX, eu diria que a resistência era os 13600pts e tinha sido quebrada em alta.

Mas o IBEX não é o índice mais importante do mundo e outros índices até mais importantes estão numa situação semelhante mas não tendo quebrado a resistência. Ora, eu não acredito que o IBEX encete um bull de médio/longo-prazo sem que esses índices encetem também...

Portanto, o que eu concluo é que o IBEX está com força relativa face ao S&P (e já agora também em relação ao DAX). Mas teria muitas cautelas em ir para lá disso no momento actual.

Isto, há que ser dito, também acontece em certa medida com as acções. Mas é mais pronunciado na minha opinião nos índices...

Quanto aos 14400pts, são um suporte (e eventualmente resistência) secundário. Por secundário entenda-se um suporte/resistência que fica dentro de um trading range (também vejo usarem bastante o tempo suporte/resistência intermédio). Eu considero estes suportes mais importantes como targets (alvos) para os movimentos mas pouco importantes para tirar sinais de entrada...

Por exemplo, para ilustrar, voltemos à análise isolada do índice: na quebra em alta dos 13600, eu consideraria os 14500 como um target para o movimento. Não só porque se encontra aí uma resistência secundária como coincide mais ou menos com a projecção do range anterior (que tb tens assinalado no gráfico).

Quanto aos 14.000 isso já é uma resistência de terceiro nível (só tem lá um maximozinho praticamente) mas tem talvez mais importância do que lhe estás a atribuir quando tomamos em consideração os outros índices. Os 14.000 actualmente corresponderão "mais ou menos" aos 1400pts do S&P...

Ambos devem quebrar essas resistências ao mesmo tempo (se o mercado for para esse lado, é claro).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 22/4/2008 18:58

A frase não é recente, tu é que (só) a leste recentemente...
:mrgreen: :wink:

Deve ser das coisas que mais vezes aqui escrevi (a par de outra parecida que assenta mais ou menos no mesmo princípio).

E já que estou numa de apartes, um dia reúno os teus posts sobre AT e faço um manual de AT made in Caldeirão (isto não é uma crítica, antes pelo contrário).

Quanto ao resto do post ainda não li (lol) Vou lanchar e depois olho para o gráfico e para a tua questão...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Dúvida de AT: ibex35

por rsacramento » 22/4/2008 18:47

ao ler uma recente frase do MarcoAntonio, que dizia que não era preciso ir a todas, lembrei-me que, ao analisar o ibex, não consegui encontrar uma resistência...
a ideia é que os nossos vizinhos t>êm como resistência um valor, para mim, puramente psicológico - os 14000 pontos; tecnicamente não lhe encontro nada de nada;
por outro lado, os principais mercados têm gráficos de certa maneira semelhantes - neste momento aproximam-se de sérias resistências, como para o nosso caso é a dos 11400
ao procurar algo de equivalente no ibex, forcei a nota e desenhei uma pelos 14400

que acham?
Anexos
ibex.jpg
gráfico diário:
ibex.jpg (146.35 KiB) Visualizado 461 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 59 visitantes