Compra de Apartamento a crédito
Tojo Escreveu:Boa noite, alguem sabe qual é o valor máximo que se pode meter no irs, relativo ao pagamento da casa(juros mais capital)?Obrigado
Não há valor maximo, mas sim o efectivamente suportado, ou seja capital amortizado + Juros. No entanto, só 30% deste valor com o máximo DE X EUROS +e dedutuvel à colecta do IRS.
Nota: neste momento não sei qual o valor máximo deutivel. Só vendo no Codigo do IRS e no orçamento de Estado de 2007, podemos ver o máximo dedutivel (deduções à colecta).
No entanto temos de inserir no respectivo anexo H, qual a respectiva fracção.
- Registado: 31/12/2007 18:58
petar Escreveu:Nao Charles, a SISA ja nao existe. Agora chama-se IMT.
Do que tu falas e o IMI (que e o tal para o qual podes ter isencao durante uns anos)
As minhas desculpas tens toda a razão, era a antiga sisa, quando li IMT pensei de imediato no IMI as siglas são parecidas dai a confusão.
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Re: Compra de Apartamento a crédito
Sect Escreveu:Olá, nao entendendo muito de emprestimos nem de quais as entidades que melhor serviço fornecem neste aspecto, gostaria que me ajudassem e partilhassem os vossos conhecimentos.
Podiam-me ajudar na escolha do banco, o spread,etc.
Sect, eu sou um pouco defensor do Santander pois tinha até à pouco a prestação mais baixa, não que goste do serviço que eles prestam, tenho tido inclusive varios problemas devido a algumas incompetências ja faladas anteriormente em vários tópicos sobre este assunto, no entanto esta semana obtive uma simulação via telefone, por parte do Banco Popular, que te posso dizer me espantou, pela 1ª vez em alguns anos e após varias simulações de vez em quando em bancos diferentes, que eram sempre muito mais desvantajosas, desta vez fiquei impressionado com os valores
com a simulação do Banco Popular fico a pagar menos cerca de 90 €, atenção a um pressuposto (embora no teu caso seja um contrato novo pelo que percebi) fundamental que por vezes não é levado ao rigôr, é que muita malta diz que negociou noutro banco ou no mesmo a baixa da prestação mas nunca refere que aumentou na maioria das vezes os anos ou mesmo com as novas soluções ter alterado o contrato para pagar uma determinada percentagem para o final do contrato
o que te quero transmitir é o seguinte:
-esta simulação é rigorosamente para o mesmo numero de anos em que o contrato se encontra por pagar, e não à custa de pagar em mais anos
-existe uma alteração muito significativa no spread de 1,10% para 0,28%, segundo fui informado este spread é difinitivo e não tem efeito promocional temporário tipo 1 ano, conforme certas promoçoes noutros bancos, não sei se o spread mais baixo resulta nesta diferença tão grande

eu vou um destes dias directamente falar no balcão deles e ver se tudo isto é rigorosamente assim, e ver quanto me vai custar a transferência, à partida só com a baixa na prestação inicio sem qq hesitação o processo de transferência e nem sequer me vou chatear a perder tempo com possiveis rebuçados que o santander me venha a dar
No fundo aproveita esta minha experiência e faz tambem uma simulação, não tens nada a perder, no meu caso foi um casal amigo que me aconselhou..e até agora bem
A questão do IRS eu normalmente sou reembolsado da totalidade, só fico supreendido com o valor apontado como sendo o máximo que se pode receber, normalmente sou reembolsado em valores muito mais altos, sabendo que o peso dos juros habitação nas minhas deduções são seguramente perto de 80% do total, não estou a ver as outras rubricas corresponderem ao restante valor, a não ser que o peso do agregado familiar tambem conte bastante
Editado pela última vez por charles em 25/4/2008 23:25, num total de 4 vezes.
Cumpt
CerealKiler Escreveu:"que pena não te ter como cliente"...
ora bem...
crédito habitação tem interesse mas para valores baixos porque a dedução de irs é bastante limitada, menos de 600€/ano...ou seja basta que o total das prestações atinga valores próximos dos 3000/3500€... logo não justifica fazer um crédito habitação de valor muito elevado.
sou a favor de ter um crédito habitação, porque é o juro mais baixo do mercado, porque se gastares o dinheiro todo numa casa perdes segurança e liquidez e num primeiro problema lá vais "comprar" dinheiro caro.
até 85.000€ +és isento de IMT, tens as despesas adicionais de registo da hipoteca e imposto de selo sobre o empréstimo, todas as outras despesas com aquisição e registo tens quer seja com crédito ou não.
...
Não haverá ai alguma confusão entre a SISA e o IMT?
Os pressupostos para a isenção do IMT qur poderá ir até 6 anos não se baseiam que eu saiba no valor do empréstimo mas sim no valor da avaliação da fracção por parte das finanças à qual pertence o imovel, alémdo valor existem mais uma serie de pressupostos.
O que se liquida após a escritura, salvo erro no prazo de um mês, é o imposto SISA.
A SISA é o imposto sobre transmissão onerosa de imoveis, o IMT é o imposto municipal sobre imoveis.
Correcção: onde se lê IMT deve ler-se IMI
E onde se lê SISA deveria ler-se IMT
Editado pela última vez por charles em 25/4/2008 23:13, num total de 2 vezes.
Cumpt
Depois de analisar na zona pretendia quais as propriedades a disposiçao encontrei um excelente negocio, de tal forma que preparei toda a papelada para ir para a semana discutir as condiçoes com banco, porem hoje disseram-me uma coisa que vai dificultar tudo.
O que me disseram foi que como a pessoa que vai pedir o credito ja possui habitaçao propria, vai ser mais dificil ter um credito tao bom como se fosse para 1º habitaçao.
Alguem me sabe dizer as diferenças e condiçoes de nao ser um credito para a 1º habitaçao?
O que me disseram foi que como a pessoa que vai pedir o credito ja possui habitaçao propria, vai ser mais dificil ter um credito tao bom como se fosse para 1º habitaçao.
Alguem me sabe dizer as diferenças e condiçoes de nao ser um credito para a 1º habitaçao?
"que pena não te ter como cliente"...
ora bem...
crédito habitação tem interesse mas para valores baixos porque a dedução de irs é bastante limitada, menos de 600€/ano...ou seja basta que o total das prestações atinga valores próximos dos 3000/3500€... logo não justifica fazer um crédito habitação de valor muito elevado.
sou a favor de ter um crédito habitação, porque é o juro mais baixo do mercado, porque se gastares o dinheiro todo numa casa perdes segurança e liquidez e num primeiro problema lá vais "comprar" dinheiro caro.
até 85.000€ +és isento de IMT, tens as despesas adicionais de registo da hipoteca e imposto de selo sobre o empréstimo, todas as outras despesas com aquisição e registo tens quer seja com crédito ou não.
...
ora bem...
...

- Registado: 1/4/2008 17:29
Qualquer que seja o banco onde vás fazer simulações pede sempre o regime geral. Qualquer outro pagas sempre mais no final!!!
Um dos factores mais importantes no crédito é o valor final que vais pagar. Ou seja tens que saber quanto te custa a casa no final do empréstimo com tudo (juros, despesas, seguros, etc) e isso quase nenhum banco te diz. Só de seguros, para um empréstimo de 100.000 a 30 anos deves ter que pagar mais de 10.000 no final do empréstimo.
Se quires que te faça algumas contas é só dizeres.
Um dos factores mais importantes no crédito é o valor final que vais pagar. Ou seja tens que saber quanto te custa a casa no final do empréstimo com tudo (juros, despesas, seguros, etc) e isso quase nenhum banco te diz. Só de seguros, para um empréstimo de 100.000 a 30 anos deves ter que pagar mais de 10.000 no final do empréstimo.
Se quires que te faça algumas contas é só dizeres.
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Keyser Soze Escreveu:Sect Escreveu:Olá, nao entendendo muito de emprestimos nem de quais as entidades que melhor serviço fornecem neste aspecto, gostaria que me ajudassem e partilhassem os vossos conhecimentos.
se não percebes, já existem empresas especializadas que funcionam como consultores, por ex. http://www.exchange.pt
Qualquer dia já existem consultores para nos escolherem as compras da mercearia.
- Registado: 25/9/2007 12:52
Sect Escreveu:majomo Escreveu:Sect Escreveu:...
A minha mae possui liquidez para comprar o apartamento porem optou por esta opçao porque a aconselharam a tal.
...
Porque a aconselharam a tal?!
Em minha opinião, se há dinheiro para comprar a casa a pronto, não ia para um crédito...
Mais impostos, seguros, juros...
Enfim...
Quem me dera puder pagar a minha casa!
O senhor que lhe trata das papeladas; etc, recomendou em vez de andar a pagar a minha renda no apartamento em que resido na Universidade, comprasse um apartamento e se pedisse um credito iria deixar de pagar a fortuna que paga de Irs.
Se não estou enganado, o máximo anual a abater de IRS são cerca de 584€...
Vantagens de pagar renda, quando acabares os estudos, estás com a casa "livre".
Dependendo das condições da casa e atendendo às condições de mercado de venda de casas, eu só partia para a compra dessa casa, se visse que a casa em si tem possibilidades de mercado.
Ou então estás em condições de pensar que irás lá continuar pós-estudos.
E neste caso, iria sempre para a compra sem créditos.
Aliás, as rendas que pagas, caso haja recibo, "poderiam" também abater ao IRS.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
mapaman Escreveu:Boas,será que "O senhor que lhe trata das papeladas",se lembrou de fazer as contas antes de dar tal conselho?
é preciso não esquecer os impostos relativos a 2ª habitação,IMI e os custos de escritura e IMT na altura da compra,mais, no momento actual do mercado o factor "dinheiro na mão" é essencial para baixar o preço de tudo...
espero ter ajudado
cumps
Relativamente aos impostos de 2º habitaçao nao sei se acerca disso existe problemas uma vez que a habitaçao é para ficar em meu nome.
IMI? Imt na altura de compra?? Podia me explicar.
Boas,será que "O senhor que lhe trata das papeladas",se lembrou de fazer as contas antes de dar tal conselho?
é preciso não esquecer os impostos relativos a 2ª habitação,IMI e os custos de escritura e IMT na altura da compra,mais, no momento actual do mercado o factor "dinheiro na mão" é essencial para baixar o preço de tudo...
espero ter ajudado
cumps
espero ter ajudado
cumps
majomo Escreveu:Sect Escreveu:...
A minha mae possui liquidez para comprar o apartamento porem optou por esta opçao porque a aconselharam a tal.
...
Em minha opinião, se há dinheiro para comprar a casa a pronto, não ia para um crédito...
Enfim...
O senhor que lhe trata das papeladas; etc, recomendou em vez de andar a pagar a minha renda no apartamento em que resido na Universidade, comprasse um apartamento e se pedisse um credito iria deixar de pagar a fortuna que paga de Irs.
Sect Escreveu:...
...
Enfim...

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
Anda faltam alguns anos para a minha mae atingir essa idade porem obrigado por me lembrar desse facto.
Ja agora muito provavelmente onde sera mais vantajoso o referido credito sera na Caixa uma vez que a minha mae possui conta à mais de 20 anos.
Ja agora muito provavelmente onde sera mais vantajoso o referido credito sera na Caixa uma vez que a minha mae possui conta à mais de 20 anos.
Sect Escreveu:Em relaçao a uma possivel rejeiçao do credito nao me preocupa pois o credito habitaçao vai ser em nome da minha mãe, por duas razoes, tendo os mesmo pais casa propria, tem ambos elevados salarios e nao tem nenhum credito (eu tambem nao) mas como pagam uma fortuna de IRS é uma forma de reduzir esse pormenor.
Há no entanto que ter em consideração que o custo do seguro de vida é muito mais elevado para as pessoas mais idosas. A partir dos 50 anos normalmente a factura é mesmo muito pesada. Como o crédito à habitação é um investimento a longo prazo este é certamente um factor a analisar cuidadosamente.
- Registado: 30/11/2005 13:27
mapaman Escreveu:Boas,
Quanto mais "bonito" fôr a folha de irs melhores serão as condições dadas pelo banco pois menor é o risco de incumprimento.Os spreads estão a subir e as avaliações a baixar e pedidos de crédito rejeitados é "às duzias" o que se tiver dinheiro na mão é uma mais valia muito grande.
espero ter ajudado
cumps
Em relaçao a uma possivel rejeiçao do credito nao me preocupa pois o credito habitaçao vai ser em nome da minha mãe, por duas razoes, tendo os mesmo pais casa propria, tem ambos elevados salarios e nao tem nenhum credito (eu tambem nao) mas como pagam uma fortuna de IRS é uma forma de reduzir esse pormenor.
compra de casa
Podes ler este tópico pode ajudar!!
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... mpra++casa
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... mpra++casa
Sect Escreveu:Olá, nao entendendo muito de emprestimos nem de quais as entidades que melhor serviço fornecem neste aspecto, gostaria que me ajudassem e partilhassem os vossos conhecimentos.
se não percebes, já existem empresas especializadas que funcionam como consultores, por ex. http://www.exchange.pt
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 48 visitantes