110 dolares o barril. Onde vai isto parar!??!
Um update ao gráfico do crude, que já ultrapassou o target mais optimista que tinha para o curto-prazo.
Parece-me obviamente esticado e numa situação que apresenta alguns paralelismos com a de meados de 2005. As últimas correcções têm sido todas bastante ténues pelo que do ponto de vista técnico apresenta todos os "condimentos" para uma importante correcção.
Contudo, o mercado é que manda e até agora a correcção merecida insiste em não aparecer e quanto a alguns comentários/sugestões que tenho visto no forum considero contraproducente ir contra o mercado tentando adivinhar a correcção.
Algures (num dos vários tópicos sobre o crude) li um comentário do tipo "a sorte protege os audazes".
Eu contraponho com: "o mercado frequentemente atropela os audazes".
Acresce que adivinhar topos consegue ser mais perigoso do que adivinhar fundos.
Parece-me obviamente esticado e numa situação que apresenta alguns paralelismos com a de meados de 2005. As últimas correcções têm sido todas bastante ténues pelo que do ponto de vista técnico apresenta todos os "condimentos" para uma importante correcção.
Contudo, o mercado é que manda e até agora a correcção merecida insiste em não aparecer e quanto a alguns comentários/sugestões que tenho visto no forum considero contraproducente ir contra o mercado tentando adivinhar a correcção.
Algures (num dos vários tópicos sobre o crude) li um comentário do tipo "a sorte protege os audazes".
Eu contraponho com: "o mercado frequentemente atropela os audazes".

Acresce que adivinhar topos consegue ser mais perigoso do que adivinhar fundos.
- Anexos
-
- Crude-cp.png (21.35 KiB) Visualizado 691 vezes
-
- Crude-LP.png (20.51 KiB) Visualizado 688 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Mais um update, já depois do Crude ter tocado nos 120 USD onde provavelmente se encontra uma zona de resistência.
Ficam os gráficos actualizados...
Ficam os gráficos actualizados...
- Anexos
-
- crude-1.png (21.2 KiB) Visualizado 820 vezes
-
- crude-2.png (20.3 KiB) Visualizado 807 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Jornal de Negócios Escreveu:Petróleo chega aos 117 dólares em Nova Iorque
Carla Pedro
cpedro@mediafin.pt
Os preços do petróleo estiveram toda a sessão de hoje a bater sucessivos máximos históricos. Os novos recordes, atingidos há pouco, colocam o West Texas Intermediate (WTI) nos 117 dólares por barril.
O WTI [Cot] para entrega em Maio atingiu momentaneamente a fasquia dos 117 dólares por barril na negociação electrónica, já depois do encerramento do mercado oficial. Em termos semanais, este crude de referência dos EUA, transaccionado em Nova Iorque, acumula uma subida de 5,9% - estando 85% acima dos valores de há um ano.
Em Londres, o contrato de Junho do Brent do Mar do Norte [Cot], crude que serve de referência para Portugal, estabeleceu também um novo máximo histórico, ao ganhar 1,59% para 114,22 dólares por barril.
A contribuir para esta valorização está a perturbação da produção na Nigéria - depois de o principal movimento militante do Delta do Níger ter reivindicado a sabotagem de um oleoduto operado por uma unidade da Royal Dutch Shell - bem como as melhores perspectivas para a economia norte-americana, que aliviam um pouco as preocupações quanto a um eventual abrandamento do consumo de combustível.
Por outro lado, um sismo de magnitude 5.2 no Estado de Illinois, fez recear que as refinarias da região possam ter sido afectadas. A Marathon Oil, maior refinaria do Midwest norte-americano, encerrou o seu oleoduto Potoka como medida de precaução.
Entretanto, a Goldman Sachs reviu em alta a previsão do preço médio para o WTI este ano, de 95 para 105 dólares, justificando isso com o facto de se estimar que a procura nos EUA vai recuperar no segundo semestre do ano.
Os analistas do Barclays Capital, por seu turno, referem na sua última nota de análise, que o petróleo ainda não está em máximos do ano.
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Recupero este tópico para actualizar uma análise que aqui tinha colocado.
O crude atingiu o primeiro target e encontra-se agora junto da banda superior da canal ascendente de longo-prazo (trata-se de um canal de muito longo-prazo, 10 pontos para trás ou para a frente não é significativo pelo que aconselho a não levar aquela linha com muita exactidão).
Ainda existe um segundo target algures entre os 120-125 USD, baseado numa enorme bandeira de alta.
Acredito que agora as probabilidades para uma correcção bastante significativa passaram a ser bastante elevadas com o crude nestes níveis...
O crude atingiu o primeiro target e encontra-se agora junto da banda superior da canal ascendente de longo-prazo (trata-se de um canal de muito longo-prazo, 10 pontos para trás ou para a frente não é significativo pelo que aconselho a não levar aquela linha com muita exactidão).
Ainda existe um segundo target algures entre os 120-125 USD, baseado numa enorme bandeira de alta.
Acredito que agora as probabilidades para uma correcção bastante significativa passaram a ser bastante elevadas com o crude nestes níveis...
- Anexos
-
- crude-a.PNG (58.12 KiB) Visualizado 950 vezes
-
- crude-b.PNG (52.72 KiB) Visualizado 951 vezes
charles Escreveu:Não sei se é coincidência ou não mas quando a gasolina tocou à poucos dias em 1,40€, notei a partir dai uma diminuição muito grande do trânsito nos locais onde costumo passar e normalmente se formam filas de carros, neste momento passo ai sem parar e os carros nem vê-los, parece férias da escola, estamos ainda somente a dia 12, normalmente só notava alguma diminuição perto de dia 23 24e era menor do que a que noto agora.
Ora aqui está uma prova de como a subida do preço já está a afectar a economia !

djovarius Escreveu:
Quanto a nós, vamos pagar a gasosa a 1.50 eurinhos, ou quem tem diesel, pode comprar o kit de adaptação, ir à feira comprar o óleo das frituras, filtrar bem (aprendam como) o dito cujo, misturando-lo a 35% com o gasóleo, fazendo assim uma média invejável.
Começar com 5% num deposito e aumentar progressivamente até aos 80%, para carros menos recentes nem é preciso kit, basta filtrar o oleo das frituras, meter lá para dentro e já está.Inicialmente substituir o filtro de gasóleo e de inverno convém misturar um pouco de gasolina (5%) para o carro pegar melhor.

A questão é que o oleo alimentar começa a ser tão ou mais caro que o diesel.

Cumprimentos.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Coitados dos américas, queixam-se que têm a gasolina no máximo histórico de $3.25 o galão...
Ao câmbio actual isso dá ... € 0.55 por litro!
E nós por cá a pagarmos quase o triplo
Ao câmbio actual isso dá ... € 0.55 por litro!
E nós por cá a pagarmos quase o triplo

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Boa noite,
Primeiro lugar: o Benfica fez um jogo mais digno do que eu pensei, bastava o Zé da Mula ter marcado naquela bola que bateu no poste e tudo seria diferente...
Se... se....
Quanto ao petróleo, tenho o "feeling" que poderá atingir 117 - 119 USD tão depressa como o EUR/USD atingir valores próximos de 1.60... não esquecer que o mercado perdedor compra aquilo a que se pode agarrar para ganhar !!!
Quanto a nós, vamos pagar a gasosa a 1.50 eurinhos, ou quem tem diesel, pode comprar o kit de adaptação, ir à feira comprar o óleo das frituras, filtrar bem (aprendam como) o dito cujo, misturando-lo a 35% com o gasóleo, fazendo assim uma média invejável.
Afinal de contas, as pessoas já me olham como E.T. ou chanfrado quando vou aos supermercados com uma daquelas sacas azuis do Ikea fazer compras, dispensando os sacos de plástico (fracos, já até parti garrafas de azeite) e configurando um grande "style"...
Adaptação !! É a teoria de Darwin !! O ser humano sempre a conseguiu e não há razão para que não o faça desta vez !!
Abraço
djovarius
Primeiro lugar: o Benfica fez um jogo mais digno do que eu pensei, bastava o Zé da Mula ter marcado naquela bola que bateu no poste e tudo seria diferente...
Se... se....
Quanto ao petróleo, tenho o "feeling" que poderá atingir 117 - 119 USD tão depressa como o EUR/USD atingir valores próximos de 1.60... não esquecer que o mercado perdedor compra aquilo a que se pode agarrar para ganhar !!!
Afinal de contas, as pessoas já me olham como E.T. ou chanfrado quando vou aos supermercados com uma daquelas sacas azuis do Ikea fazer compras, dispensando os sacos de plástico (fracos, já até parti garrafas de azeite) e configurando um grande "style"...
Adaptação !! É a teoria de Darwin !! O ser humano sempre a conseguiu e não há razão para que não o faça desta vez !!
Abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Não sei se é coincidência ou não mas quando a gasolina tocou à poucos dias em 1,40€, notei a partir dai uma diminuição muito grande do trânsito nos locais onde costumo passar e normalmente se formam filas de carros, neste momento passo ai sem parar e os carros nem vê-los, parece férias da escola, estamos ainda somente a dia 12, normalmente só notava alguma diminuição perto de dia 23 24e era menor do que a que noto agora.
Quanto ao crude, eu à cerca de 2 anos aqui no CB, quando o crude andava nos 30 40 dls, eu ainda me atrevi a projectar os preços do crude +-nesta altura nos 100 dls, mas smepre pensei que tocando lá isto recuava e os 100 dls seriam uma forte resistência, os 100 dls aconteceram e diga-se com demasiada facilidade, neste momento não me atrevo a deixar nenhuma previsão
se fizermos a leitura do grafico do Marco, sem duvida a direcção é os 200 dls, mas eu nem quero crer que isso vá acontecer, acho catastrofico para a economia em geral, pode ser no entanto que algo seja feito à semelhança do que se está a fazer com astronomicas injecções de capital por causa do suprime, o crude vai ser o próximo, a solução poderia passar tal como disse AMR, por uma reformulação dos impostos sobre os produtos petroliferos
Quanto ao crude, eu à cerca de 2 anos aqui no CB, quando o crude andava nos 30 40 dls, eu ainda me atrevi a projectar os preços do crude +-nesta altura nos 100 dls, mas smepre pensei que tocando lá isto recuava e os 100 dls seriam uma forte resistência, os 100 dls aconteceram e diga-se com demasiada facilidade, neste momento não me atrevo a deixar nenhuma previsão
se fizermos a leitura do grafico do Marco, sem duvida a direcção é os 200 dls, mas eu nem quero crer que isso vá acontecer, acho catastrofico para a economia em geral, pode ser no entanto que algo seja feito à semelhança do que se está a fazer com astronomicas injecções de capital por causa do suprime, o crude vai ser o próximo, a solução poderia passar tal como disse AMR, por uma reformulação dos impostos sobre os produtos petroliferos
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
MarcoAntonio Escreveu:Não sei até que ponto isso é verdade
Todo o texto é de uma extrema sensatez e concordaria em tudo se não estivesse a viver nos dias em que vivo hoje.
A economia cresceu ao mesmo tempo que o ouro negro aumentou.
Agora, a economia enfrenta uma depressão com uma explosão simultâneo no principal combustível da dita.
Por motivos apenas e só empíricos que posso desdizer como mudo de camisa de aqui a uns meses e concordar absolutamente com o que diz o Marco, atrevo-me a colocar a fasquia do "sustentável" nos 120 euros. Acima disso, não estou a ver sustentabilidade. Nem mesmo os "Chinocas" (cultura que adoro) estou a ver a aguentar.
Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com
Be different, be better. Go a little wild. You’ll love every minute of it.
Não sei até que ponto isso é verdade.
Na verdade, já vi ao longo destes anos o mesmo tipo de comentários relativamente a valores diferentes. À medida que o tempo passa os valores que as pessoas acham sustentável vai subindo...
A economia vai-se adaptando lentamente à subida e quando o valor prognosticado chega realmente, já muita coisa mudou. O choque não chega a ser assim tão violento.
O custo adicional vai-se repercurtindo e diluindo em muitas outras coisas (os preços dos transportes em geral sobe como resposta, os custos dos produtos sobe, etc, etc, etc).
O crude está agora a ~usd 110 (~70 euros). Em 2002 estava uns ~25 (menos de 30 euros). Mais do que duplicou nestes 6 anos. Se alguém há 6 anos atrás considerasse os valores actuais (o quadruplo em USD's e o mais do dobro em Euros) imaginar-se-ia que o impacto era terrível para a economia...
Ora, a maior parte do tempo durante este lapso temporal os mercados subiram e embora a economia não seja um exemplo de pujança também está longe de ser tão crítica quanto se poderia imaginar.
Com o tempo o mercado vai-se adaptando e eu estou certo que se o crude chegar aos ~120 euros não vai ser assim tão dramático e por certo (nisso tenho praticamente a certeza absoluta) não será insustentável. Obviamente não estou a dizer que a economia vai andar aos saltos de alegria com o crude por esses valores, apenas estou a dizer que também não vai ser assim tão insustentável nem só por si vai ser esse factor que vai por a economia de rastos...
Para ser sintético: acho que (e não é de agora) este aspecto do preço do crude e impacto na economia (ou a capacidade para esta o absorver) tem sido sobrevalorizado ao longo de tempo.
É claro que se mudasse de um dia para o outro, sería algo meio caótico. Mas a mudança vai-se dando de forma relativamente lenta dando tempo ao mercado e às pessoas para se «habituarem» e «ajustarem» ao novo valor.
Na verdade, já vi ao longo destes anos o mesmo tipo de comentários relativamente a valores diferentes. À medida que o tempo passa os valores que as pessoas acham sustentável vai subindo...
A economia vai-se adaptando lentamente à subida e quando o valor prognosticado chega realmente, já muita coisa mudou. O choque não chega a ser assim tão violento.
O custo adicional vai-se repercurtindo e diluindo em muitas outras coisas (os preços dos transportes em geral sobe como resposta, os custos dos produtos sobe, etc, etc, etc).
O crude está agora a ~usd 110 (~70 euros). Em 2002 estava uns ~25 (menos de 30 euros). Mais do que duplicou nestes 6 anos. Se alguém há 6 anos atrás considerasse os valores actuais (o quadruplo em USD's e o mais do dobro em Euros) imaginar-se-ia que o impacto era terrível para a economia...
Ora, a maior parte do tempo durante este lapso temporal os mercados subiram e embora a economia não seja um exemplo de pujança também está longe de ser tão crítica quanto se poderia imaginar.
Com o tempo o mercado vai-se adaptando e eu estou certo que se o crude chegar aos ~120 euros não vai ser assim tão dramático e por certo (nisso tenho praticamente a certeza absoluta) não será insustentável. Obviamente não estou a dizer que a economia vai andar aos saltos de alegria com o crude por esses valores, apenas estou a dizer que também não vai ser assim tão insustentável nem só por si vai ser esse factor que vai por a economia de rastos...
Para ser sintético: acho que (e não é de agora) este aspecto do preço do crude e impacto na economia (ou a capacidade para esta o absorver) tem sido sobrevalorizado ao longo de tempo.
É claro que se mudasse de um dia para o outro, sería algo meio caótico. Mas a mudança vai-se dando de forma relativamente lenta dando tempo ao mercado e às pessoas para se «habituarem» e «ajustarem» ao novo valor.
Bem,
Empiricamente acho que a economia não aguentará para lá dos 120 EUROS por barril.
Digo euros porque o aumento do dito ouro negro em dólares, com os ditos dólares a cair a pique, acabam por amortecer as subidas a zero ou menos, isto é e concretamente, sem qualquer subida dita "real" aqui para os nosso lados.
Não acho sustentável sustentar um valor superior a 120, gerando-se um choque, não digo de falta de oferta, porque andam a brincar aos cowboys, mas um que obrigará a alternativas imediatas e descida brusca da procura, com todos os efeitos perversos associados (sobe e desce brutal durante sabe-se lá quanto tempo).
Sublinho que no nosso país tal pode ser amortecido descendo os impostos sobre combustível... mais de 2/3 do preço do bagaço pó depósito são impostos, portanto, se totalmente isento, o zé povinho poderia aguentar uma subida superior a 200 dólares e ainda pagar menos.
Abraços,
AMR
Empiricamente acho que a economia não aguentará para lá dos 120 EUROS por barril.
Digo euros porque o aumento do dito ouro negro em dólares, com os ditos dólares a cair a pique, acabam por amortecer as subidas a zero ou menos, isto é e concretamente, sem qualquer subida dita "real" aqui para os nosso lados.
Não acho sustentável sustentar um valor superior a 120, gerando-se um choque, não digo de falta de oferta, porque andam a brincar aos cowboys, mas um que obrigará a alternativas imediatas e descida brusca da procura, com todos os efeitos perversos associados (sobe e desce brutal durante sabe-se lá quanto tempo).
Sublinho que no nosso país tal pode ser amortecido descendo os impostos sobre combustível... mais de 2/3 do preço do bagaço pó depósito são impostos, portanto, se totalmente isento, o zé povinho poderia aguentar uma subida superior a 200 dólares e ainda pagar menos.
Abraços,
AMR
Be different, be better. Go a little wild. You’ll love every minute of it.
Já bastava o Benfica ter feito o pior jogo se sempre, ainda vem o Euro subir como nunca...
Euro fixa novo recorde a caminho dos 1,56 dólares
A moeda europeia atingiu um novo máximo histórico e aproxima-se dos 1,56 dólares com o mercado a recear que a injecção de liquidez da Reserva Federal (Fed) americana não seja suficiente para estimular a economia norte-americana e que a autoridade liderada por Ben Bernanke volte a cortar as taxas de juro nos EUA.
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt
Lara Rosa
lararosa@mediafin.pt
A moeda europeia atingiu um novo máximo histórico e aproxima-se dos 1,56 dólares com o mercado a recear que a injecção de liquidez da Reserva Federal (Fed) americana não seja suficiente para estimular a economia norte-americana e que a autoridade liderada por Ben Bernanke volte a cortar as taxas de juro nos EUA.
O euro [Cot] seguia a valorizar 1,4% para os 1,5552 dólares. A moeda única da Zona Euro atingiu já uma nova marca histórica ao ser transaccionada, pela primeira vez, nos 1,5571 dólares. No acumulado do ano, a divisa soma já mais de 6,5% no câmbio face à moeda norte-americana.
A Fed revelou ontem que vai abrir uma linha de crédito aos bancos de até 200 mil milhões de dólares e a criação de um novo instrumento, o "Term Securities Lending Facility" que possibilitará à entidade liderada por Ben Bernanke trocar obrigações do tesouro por hipotecas com classificação máxima de risco que são menos líquidas.
O objectivo da autoridade monetária é o de aumentar a liquidez nos mercados. No entanto, o mercado acredita que esta medida não será suficiente e continua a acreditar que a Fed vai ter de cortar as taxas de juro.
A instituição liderada por Ben Bernanke já reduziu os juros dos 5,25% para os actuais 3%, desde o mês de Setembro. Os analistas estão confiantes de que a Fed vai baixar novamente a taxa directora, apostando numa redução de 75 pontos base para 2,25%, na reunião de 18 de Março.
Esta queda do dólar para mínimo recorde face ao euro – que continua suportado na perspectiva de que o Banco Central Europeu (BCE) deverá manter a sua taxa de juro de referência nos 4% – está a provocar um aumento dos investimentos nas matérias-primas, nomeadamente no petróleo.
O "ouro negro" está cada vez mais caro. Hoje, e apesar das reservas petrolíferas norte-americanas terem aumentado mais do que o esperado, o barril de crude, negociado em Nova Iorque, chegou a ser negociado nos 110,20 dólares, o valor mais elevado de sempre.
O WTI [Cot] seguia a valorizar 1,1% para 109,95 dólares, no mercado electrónico, enquanto o "brent" [Cot], em Londres (o mercado que serve de referência para as importações nacionais) ganhava 0,97% para 106,27 dólares, depois de também ter atingido uma nova marca recorde nos 106,45 dólares.
Euro fixa novo recorde a caminho dos 1,56 dólares
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt
Lara Rosa
lararosa@mediafin.pt
O euro [Cot] seguia a valorizar 1,4% para os 1,5552 dólares. A moeda única da Zona Euro atingiu já uma nova marca histórica ao ser transaccionada, pela primeira vez, nos 1,5571 dólares. No acumulado do ano, a divisa soma já mais de 6,5% no câmbio face à moeda norte-americana.
A Fed revelou ontem que vai abrir uma linha de crédito aos bancos de até 200 mil milhões de dólares e a criação de um novo instrumento, o "Term Securities Lending Facility" que possibilitará à entidade liderada por Ben Bernanke trocar obrigações do tesouro por hipotecas com classificação máxima de risco que são menos líquidas.
O objectivo da autoridade monetária é o de aumentar a liquidez nos mercados. No entanto, o mercado acredita que esta medida não será suficiente e continua a acreditar que a Fed vai ter de cortar as taxas de juro.
A instituição liderada por Ben Bernanke já reduziu os juros dos 5,25% para os actuais 3%, desde o mês de Setembro. Os analistas estão confiantes de que a Fed vai baixar novamente a taxa directora, apostando numa redução de 75 pontos base para 2,25%, na reunião de 18 de Março.
Esta queda do dólar para mínimo recorde face ao euro – que continua suportado na perspectiva de que o Banco Central Europeu (BCE) deverá manter a sua taxa de juro de referência nos 4% – está a provocar um aumento dos investimentos nas matérias-primas, nomeadamente no petróleo.
O "ouro negro" está cada vez mais caro. Hoje, e apesar das reservas petrolíferas norte-americanas terem aumentado mais do que o esperado, o barril de crude, negociado em Nova Iorque, chegou a ser negociado nos 110,20 dólares, o valor mais elevado de sempre.
O WTI [Cot] seguia a valorizar 1,1% para 109,95 dólares, no mercado electrónico, enquanto o "brent" [Cot], em Londres (o mercado que serve de referência para as importações nacionais) ganhava 0,97% para 106,27 dólares, depois de também ter atingido uma nova marca recorde nos 106,45 dólares.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
JAM Escreveu:limpaesgotos Escreveu:Os produtores também não têm interesse que o petróleo suba muito, pois irá acelarar o investimento em energias alternativas, e que as há, há!
Isso teria valor se o petróleo servisse só para combustível, o problema é que não sai só combustível do crude. Se calhar sai mais do que pensas.
O petroleo serve para muita coisa, mas a mais importante é sem duvida "desperdiça-lo" na combustão. Em motores que quase não evoluiram tecnológicamente e talvez por o petroleo ter sido barato.
Cumprimentos.
limpaesgotos Escreveu:Sim, mas também existe a possibilidade dos 120 dolares em 2011, que julgo ser a menos provavel!
Claro que sim, bem como outros valores que não estão contemplados e desafiam a tendência em vigor actualmente.
Eu apenas pretendi dar um prazo realista para os 200 dolars que tinham sido aqui referidos, tendo em conta a evolução do crude nos últimos 6 anos.
limpaesgotos Escreveu:Os produtores também não têm interesse que o petróleo suba muito, pois irá acelarar o investimento em energias alternativas, e que as há, há!
Isso teria valor se o petróleo servisse só para combustível, o problema é que não sai só combustível do crude. Se calhar sai mais do que pensas.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!?
Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!

MarcoAntonio Escreveu:Tomando em consideração a evolução dos últimos 6 anos (que tem sido bastante regular), os 200 dolars só deverão ser atingidos lá para 2011.
O gráfico anexo permite ter uma ideia dos eventuais valores futuros do crude tomando como ponto de partida a evolução nestes últimos 6 anos, obviamente podem desenvolver-se outros cenários.
No curto-prazo há dois valores que são eventual target: 116 usd e 120 usd +/-.
Sim, mas também existe a possibilidade dos 120 dolares em 2011, que julgo ser a menos provavel!

Cumprimentos.
Já agora deixo o gráfico de curto-prazo também (onde se pode perceber melhor os dois targets de curto-prazo que deixei atrás).
- Anexos
-
- crude-cp.PNG (60.76 KiB) Visualizado 1681 vezes
Energias alternativas !
Energias alternativas !
http://earth2tech.com/2008/03/04/wtf-ar ... -biofuels/
http://dvice.com/archives/2008/03/the_energygener.php
Etc., etc...
Cumprimentos!

Etc., etc...
Cumprimentos!
Cumprimentos.
Tomando em consideração a evolução dos últimos 6 anos (que tem sido bastante regular), os 200 dolars só deverão ser atingidos lá para 2011.
O gráfico anexo permite ter uma ideia dos eventuais valores futuros do crude tomando como ponto de partida a evolução nestes últimos 6 anos, obviamente podem desenvolver-se outros cenários.
- Anexos
-
- crude.PNG (51.15 KiB) Visualizado 1708 vezes
JAM Escreveu:Acho que uma redução do consumo até poderá levar o cruden a subir mais. Se os produtores se começarem a acomodar-se a uma margem de lucro a cima de um certo patamar, a produção desce e o preço sobe.
No entanto, a evolução do oriente deverá equilibrar o consumo, isto se eles não se afundarem numa verdadeira recessão também.
Neste momento o crude custa o que os produtores quiserem, e nós só temos de "comer e calar". Moral? Isso existe?
Os produtores também não têm interesse que o petróleo suba muito, pois irá acelarar o investimento em energias alternativas, e que as há, há!
Cumprimentos.
Não é bem assim
Existe uma coisa que se chama "custos de exploração". A Opep não tem interesse numa subida muito pronunciada dos preços porque pode levar a uma retracção forte na procura, no entanto, por causa dos custos de exploração não lhes interessa ter um preço do crude inferior a 85 USD.
Como sabemos o que está a fazer esta escalada não é a OPEP, até porque queriam o quê?
Que num cenário de diminuição da procura a OPEP aumentasse as quotas?
Ou então, que a OPEP controlasse as questões geopoliticas?
Ou, tivesse culpa da desvalorização do dólar?
Ou do Peakoil?
Ou dos especuladores?
Enfim...tantas variáveis...a OPEP só controla uma oferta e procura.
Abraço
Como sabemos o que está a fazer esta escalada não é a OPEP, até porque queriam o quê?
Que num cenário de diminuição da procura a OPEP aumentasse as quotas?
Ou então, que a OPEP controlasse as questões geopoliticas?
Ou, tivesse culpa da desvalorização do dólar?
Ou do Peakoil?
Ou dos especuladores?
Enfim...tantas variáveis...a OPEP só controla uma oferta e procura.
Abraço
Acho que uma redução do consumo até poderá levar o cruden a subir mais. Se os produtores se começarem a acomodar-se a uma margem de lucro a cima de um certo patamar, a produção desce e o preço sobe.
No entanto, a evolução do oriente deverá equilibrar o consumo, isto se eles não se afundarem numa verdadeira recessão também.
Neste momento o crude custa o que os produtores quiserem, e nós só temos de "comer e calar". Moral? Isso existe?
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!?
Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!

Correlação
Ulisses,
De facto, tens razão nesse comentário. Muitas vezes a correlação até é bem perfeita e não inversa.
Até porque o que está a fazer com que os mercados accionistas desçam não é a valorização do petróleo mas sim a tão anunciada crise financeira.
Enfim julgo que devemos estar atentos a oportunidades e saber quando abandonar os mercados accionistas, porque há sempre oportunidades.
Abraço.
De facto, tens razão nesse comentário. Muitas vezes a correlação até é bem perfeita e não inversa.
Até porque o que está a fazer com que os mercados accionistas desçam não é a valorização do petróleo mas sim a tão anunciada crise financeira.
Enfim julgo que devemos estar atentos a oportunidades e saber quando abandonar os mercados accionistas, porque há sempre oportunidades.
Abraço.
2010
Resina Escreveu:Elias Escreveu:Neste momento começo a acreditar nos 200 dólares
Eu não exagerava tanto, mas começo a acreditar nos 150 dolares até ao final do ano...
E o Euro vai ter de acompanhar, isso é que é mau...
Ainda leva os Estados Unidos a uma estado muito pior...

E digo isto, pois com a possivel recessão na economia mundial, com a reducção de consumos, (que por ex. já está a acontecer em Portugal), com a entrada em funcionamento de novas centrais de produção de energia, a procura irá aliviar. E não esquecer que quanto mais caro o petroleo, mais compensa investir noutros tipos de energias, logo menos consumo de petroleo.
Também temos as reservas de carbão e gás natural que dão para muito mais tempo que o petroleo.
Cumprimentos
Cumprimentos.