Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2008 - Mês 04

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Navete » 3/5/2008 23:42

Boa noite JAS! Será que está a perder a esperença na VAFK? :cry:

Menor despesa, mas menores vendas tambem...
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

por GodsDead_JNEG » 2/5/2008 20:08

Caro JAS, bem regressado seja. Durante o tempinho que esteve por fora não se concretizaram os meus maiores receios, isto manteve-se sem desgraças.

Agora, toca a "postar", que a malta (eu) estava com saudades de ler as suas opiniões.

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 3:38

Carteira JAS*2008 - Mês 04 - dia ... 32

por JAS » 2/5/2008 19:37

Pata-Hari Escreveu:ljbk, o que te estão a tentar dizer é que neste tópico se discute a carteira do jas e que a análise da JMT tem mais razão de ser num tópico de análise À jmt do que num tópico onde o jas fala e apresenta o que faz na sua carteira, certo?

Apesar da Patinha andar de férias (numa ilhota que gosto muito) não posso deixar de discordar...

Todas as discussões sobre a JMT cabem muito bem no meu post pois toda a gente sabe que é um título que tenho tido em carteira quase ininterruptamente desde 2004.
-------------------

Regressadinho de umas férias em que andei mesmo despegado da Bolsa...

Os movimentos foram poucos na 2ª quinzena e, como nem estive para andar à procura das cotações do dia 30, fecho o mês de Abril a 02 de Maio...

JMT
Tinha umas ordens na zona dos 5,25 e levaram-me algumas a 5,23 e 5,235.

SEM
Uma pequena venda a 8,95, recompra a 8,87 e uma venda mais substancial a 9,06.

SON
Nenhum movimento.

VAFK
Já ando farto da pasmaceira e reduzi a posição com venda a 0,12 antes de terem saído os resultados que também não ficaram longe do que esperava...

E, como não vejo grandes perspectivas para o PSIzinho neste trimestre, reduzi o capital para 0,8X...

JAS
Anexos
cart 05-02.png
cart 05-02.png (60.32 KiB) Visualizado 1322 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por James Wheat » 21/4/2008 23:01

Crómio,
Muito raro, rarissimo o que fizeste e de Homem... Olha, eu tiro-te o chapéu - touché !!!
Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por ljbk » 21/4/2008 22:51

Caro Crómio,

Saudo o gesto e as palavras que agradeço.

BN,
ljbk.

Registado: 25/11/2005 11:15

por Crómio » 21/4/2008 20:08

Caros,

Desde que escrevi último post neste tópico que tenho andado de consciência pesada.

Apesar de não concordar com um ou outro pormenor nos posts do ljbk, isso não me dá o direito de gozar com as suas intervenções.

Tenho já por várias vezes sublinhado o espírito de altruismo e generosidade do Caldeirão, e também algumas das vezes tenho apelado à humildade.

Ora o meu anterior post além de mesquinho também não foi nada humilde, podendo mesmo ter-me referido aos pontos dos quais não concordava duma forma mais civilizada e menos infantil.

No fundo tentei parodiar com a situação mas não fui de forma alguma correcto.

Caro ljbk, tenho a pedir-te desculpas pela forma como falei de ti.

Não é só ao ljbk que tenho que pedir desculpas, é também ao JAS (que já nem me deve poder ver à frente) e a todos os Caldeireiros e Caldeironas que por aqui andam e que foram obrigados a ler lixo.

Por vezes temos momentos menos felizes e penso que os devemos aproveitar para aprender.

Os meus humildes cumprimentos
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por ljbk » 17/4/2008 0:58

Crómio Escreveu:Boas,

Eu realmente também já tinha reparado que os gráficos do ljbk eram estranhos e sem legendas nem escala temporal, mas pensei... epá, eu não percebo é nada disto, não vou estar para aqui a perguntar o que são aquelas linhas nervosas e coloridas a passarem de um lado para o outro...

Depois veio o Enslaved.

E depois descobri que as linhas nervosas e coloridas tinham significado.

E depois descobri que a linha amarela era um sinal técnico secreto do ljbk para o JAS.

Um sinal secreto... uhuhuhuuuuuu!....

E depois questiono... mas se o sinal é secreto para que raio é que é exibido a milhares de espectadores?!

A única razão que eu vejo para um sinal secreto ser exibido a milhares de espectadores é transmitir o seguinte:

Eu tenho um sinal secreto. Oh, Oh! Tão a ver?!
Mas é secreto é só para o JAS.
Tão a ver? Tão a ver? Ali oh oh ali... o amarelo.
Secreto. O amarelinho...

Epá, eu não tenho nada contra os sinais secretos...
Mas ljbk, se é secreto, não o mostres.

Pronto, lá venho eu ao tópico do JAS partir mais umas porcelanas...

Perdoem-me, prometo que um dia venho aqui dizer algo de jeito.

Continua o bom trabalho JAS

Um abraço

Por acaso até já tinha decidido não colocar mais posts mas vou abrir uma excepção.

Caro Crómio,

Se por acaso tivesse lido o debate desde o principio (19/03/2008), talvez entendesse como funcionam os "sinais coloridos": (http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=61160&postdays=0&postorder=asc&start=100)
Já agora 01, 02, 03, 04 terá alguma coisa a ver com o mês 1, 2, 3 e 4 ?
E finalmente, diga-me, em que é que o seu post contribuiu para o debate sobre a evolução da JMT ou da Carteira aqui referida ?

É interessante ver como uma boa intenção de ajuda, ou pelo menos de tentativa de ajuda, a outrem pode resultar nisto.
Que sirva de exemplo.
Mas podem ficar descansados que no futuro não deverão ver muitos gráficos meus, com linhas "nervosas e coloridas", por aqui porque eu até não percebo nada disto.

Até sempre,
ljbk.

Edit: quem achar que vale a pena poderá ir visitar o blog (sem pub.).

por Enslaved » 17/4/2008 0:09

Crómio Escreveu:Boas,

Eu realmente também já tinha reparado que os gráficos do ljbk eram estranhos e sem legendas nem escala temporal, mas pensei... epá, eu não percebo é nada disto, não vou estar para aqui a perguntar o que são aquelas linhas nervosas e coloridas a passarem de um lado para o outro...

Depois veio o Enslaved.

E depois descobri que a linha amarela era um sinal técnico secreto do ljbk para o JAS.

E depois questiono... mas se o sinal é secreto para que raio é que é exibido a milhares de espectadores?!

A única razão que eu vejo para um sinal secreto ser exibido a milhares de espectadores é transmitir o seguinte:

Secreto. O amarelinho...

Um abraço

Com respeito ao tópico do JAS decidi não intervir mais mas vou abrir uma excepção porque o teu comentários está delicioso :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :clap: :clap: \:D/ \:D/.

Abraços :mrgreen:

Registado: 28/2/2007 18:24

por lutav » 16/4/2008 22:15

Nao acho bem teres roubado vinho do Tromba... :mrgreen:

(sim, porque essa prosa, ui ui! :lol: )

(o Jas tao cedo nao regressa, mas está atento: JMT pode inverter em breve... atencao :))

Registado: 22/9/2006 22:36

por Crómio » 16/4/2008 21:22

Boas,

Depois veio o Enslaved.

Secreto. O amarelinho...

Um abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Resina » 16/4/2008 11:40

Mas vocês não vêem que a Jmt só está muito calma porque o jas foi de férias...
Deixem-no lá voltar das ricas ferias que a Jmt logo mexe...
:lol: :lol:
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por lutav » 16/4/2008 10:26

Pata-Hari Escreveu:ljbk, o que te estão a tentar dizer é que neste tópico se discute a carteira do jas e que a análise da JMT tem mais razão de ser num tópico de análise À jmt do que num tópico onde o jas fala e apresenta o que faz na sua carteira, certo?

eu dizia-te que eles andam "pegados", mas andam só a trocar opinioes sobre JMT :mrgreen:

(sorry, nao resisti | é para desanuviar do topico da Galp)

beijos e abraços

por Pata-Hari » 16/4/2008 10:20

ljbk, o que te estão a tentar dizer é que neste tópico se discute a carteira do jas e que a análise da JMT tem mais razão de ser num tópico de análise À jmt do que num tópico onde o jas fala e apresenta o que faz na sua carteira, certo?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por ljbk » 16/4/2008 8:10

Boas !

Para que não restem duvidas, a unica LTA que assinalei é a que está a verde neste gráfico intraday da JMT desde o inicio do ano entre os 4.40 e os 5.10.

BN,
ljbk.
Anexos
ljbk_jmt_id_78_dias_20080415.PNG
ljbk_jmt_id_78_dias_20080415.PNG (56.93 KiB) Visualizado 2359 vezes

por Enslaved » 15/4/2008 18:44

Caro ljbk a minha intervenção foi unicamente para sugerir-lhe uma oportunidade de melhoria.

por ljbk » 15/4/2008 18:11

lutav Escreveu:assim de repente, o menos sereno até pareces ser tu...

se nao posso fazer uma piada (sim, porque eu até tenho acompanhado a troca de... ia escrever galhardetes, mas vou por "opinioes"), de forma serena, entao, estou como tu, nao vale a pena :wink:

o smile, (a seguir ao "picados"), era indicativo de qualquer coisa.. tal como este... :roll:

beijos e abraços 8-)

(falei por mim; qto aos graficos, nada contra; embora 1 recta seja sempre a uniao de 2 pontos, tendo em conta que graficos podem pressupor AT, talvez nao fizesse mal ter mais pontos - isto depreendo, que era a indicacao de enslaved, por curiosidade, um caldeireiro mtooooo mais sereno que eu :wink:)

fica bem ljbk

Boas !

A minha resposta era mais para o outro colega, mas peguei na sua mensagem para poder explicar-me mais claramente.
Não, as rectas indicadas não são LTDs/LTAs mas enquadram um sinal (amarelo) que é 100% AT.
Relativamente ao grafico Intraday, a recta verde era a LTA que sustentou a subida de curto prazo anterior e os troço de recta vermelha são a "simplicação gráfica do limite superior" da queda de curto prazo que hoje terminou em forma de fundo arredondado o que é sempre um bom indicador para os bulls.

BN,
ljbk.

por lutav » 15/4/2008 18:00

assim de repente, o menos sereno até pareces ser tu...

se nao posso fazer uma piada (sim, porque eu até tenho acompanhado a troca de... ia escrever galhardetes, mas vou por "opinioes"), de forma serena, entao, estou como tu, nao vale a pena :wink:

o smile, (a seguir ao "picados"), era indicativo de qualquer coisa.. tal como este... :roll:

beijos e abraços 8-)

(falei por mim; qto aos graficos, nada contra; embora 1 recta seja sempre a uniao de 2 pontos, tendo em conta que graficos podem pressupor AT, talvez nao fizesse mal ter mais pontos - isto depreendo, que era a indicacao de enslaved, por curiosidade, um caldeireiro mtooooo mais sereno que eu :wink:)

fica bem ljbk

Re: Carteira JAS*2008 - Mês 04 - dia 15

por GodsDead_JNEG » 15/4/2008 17:58

JAS Escreveu:Tenho andado em regime de slow motion... Muito pouco na internet e ainda menos na Bolsa...

No dia 8 reduzi a posicao na VAA com uma venda a 0,12.

No dia 11 fiz uma misera venda parcial de SEM a 8,94 e reforcei na SON a 1,145.

Actualmente a Carteira esta:
JMT 50,0%
SEM 23,6%
SON 10,2%
VAA 6,4%

A rentqbilidade, contabilizando os dividendos da SEM e da JMT, esta com -12,28%.

Nao ha graficos porque nao tenho o Photoshop.
E nao ha acentos porque o teclado e americano...

JAS

Já tou com saudades tuas!
O teu tópico é obrigatório todos os dias. Ultimamente, contigo fora, isto falta aqui qualquer coisinha para ver como é que se faz. :wink:
Verdadeiro rochedo de calma e sabedoria!

Boas Férias! 8-)

Registado: 29/11/2007 3:38

por ljbk » 15/4/2008 17:50

lutav Escreveu:
Enslaved Escreveu:Gráficos sem legendas e rectas com dois pontos não me dizem nada :evil:. porque não colocar esses gráficos no tópico da JM :roll:?

Abraços

deixa; eles andam "picados" :twisted:

Boas !

Os gráficos foram colocados aqui porque o debate começou neste tópico (do mês anterior).
Uma recta, por definição matemática, é definida por 2 pontos. Não escrevi LTA ou LTD.
Relativamente às legendas, só o sinal amarelo não está legendado por ser privado, tudo o resto é perceptivel: preços, 1 ponto por dia no EOD, 12 dias de intraday.
Entendendo eu este forum como um local de debate sereno, aqui ninguem anda "picado". No entanto cada um gosta de poder justificar as suas opiniões / opções. Se assim não for, não vale a pena participar.

BN,
ljbk.

Carteira JAS*2008 - Mês 04 - dia 15

por JAS » 15/4/2008 17:48

Tenho andado em regime de slow motion... Muito pouco na internet e ainda menos na Bolsa...

No dia 8 reduzi a posicao na VAA com uma venda a 0,12.

No dia 11 fiz uma misera venda parcial de SEM a 8,94 e reforcei na SON a 1,145.

Actualmente a Carteira esta:
JMT 50,0%
SEM 23,6%
SON 10,2%
VAA 6,4%

A rentqbilidade, contabilizando os dividendos da SEM e da JMT, esta com -12,28%.

Nao ha graficos porque nao tenho o Photoshop.
E nao ha acentos porque o teclado e americano...

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por lutav » 15/4/2008 17:32

Enslaved Escreveu:Gráficos sem legendas e rectas com dois pontos não me dizem nada :evil:. porque não colocar esses gráficos no tópico da JM :roll:?

Abraços

deixa; eles andam "picados" :twisted:

por Enslaved » 15/4/2008 17:28

Gráficos sem legendas e rectas com dois pontos não me dizem nada :evil:. porque não colocar esses gráficos no tópico da JM :roll:?

Abraços

por ljbk » 15/4/2008 17:23

Aqui fica o gráfico Intraday.

BN,
ljbk.
Anexos
ljbk_jmt_id_20080415.PNG
ljbk_jmt_id_20080415.PNG (29.25 KiB) Visualizado 2887 vezes

por ljbk » 15/4/2008 17:22

Boas !

Devia ter esperado mais um dia para colocar um novo post ... :lol:

Ok, hoje a JMT teve uma boa reacção que parece acabar com a queda de curto prazo iniciada no falhanço em vencer os 5.20. Isto aconselha os mais prudentes a fechar os shorts que possam ter aberto.

De forma mais importante, poderá ter hoje tambem dado indicações que a tendencia de queda de médio prazo terminou no caso do ponto dentro do circulo azul se confirmar ser um minimo relativo do sinal amarelo. Para isso a recta a verde deverá sustentar uma nova subida do sinal amarelo.
No entanto, só quando o sinal amarelo vencer a linha vermelha teremos de novo a JMT em Bull mode.
Assim, estou agora neutro no medio prazo embora a JMT continue Bull no muito longo prazo.
A nivel da evolução dos preços, a decisão deverá acontecer por volta dos 5 Euros.

Fica o gráfico EndOfDay e no post seguinte o Intraday das ultimas 12 sessões.

BN,
ljbk.
Anexos
ljbk_jmt_20080415.PNG
ljbk_jmt_20080415.PNG (35.83 KiB) Visualizado 2900 vezes

por ljbk » 14/4/2008 18:16

Boa tarde !

Um simples post para indicar que os meus gráficos de há 11 dias atrás continuam válidos pelo que ainda não há necessidade de os actualizar.
Assim, após o fecho de hoje, continuo Bull na SEMAPA e Bear na JMT e SON.

BN,
ljbk.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], latbal, nbms2012 e 138 visitantes