Caldeirão da Bolsa

Off-topic - O desporto em Portugal!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Off-topic - O desporto em Portugal!

por Mariachi » 12/4/2008 0:34

Boa noite!

Começo este post por dizer que sou sportinguista, mas acima de tudo sou desportista e um verdadeiro apreciador de desporto. Nunca pratiquei futebol ao mais alto nível, mas sempre dei os meus pontapés na bola com muito gosto e sempre com a vontade de ganhar, como todos os meus amigos da rua!
Fui desportista de alto rendimento na pratica de natação, sempre fui dedicado e orientado a dar o melhor e a ser o melhor, pelo menos a lutar por isso! Posso dizer que as condições em que treinava não eram as melhores e que o clube onde estava era um clube de uma cidade modesta, que vivia dos incentivos dos pais e que pagava para andar a competir e treinar!!! As deslocações para competir, quando as provas se realizavam em cidades que não a minha, eram suportadas pelos atletas, tal como as refeições!
Depois desta introdução, venho aqui manifestar a minha indignação pelas prestações miseráveis de Sporting e Benfica nestes últimos anos!
Ontem o Sporting, precisava de ganhar o jogo para passar em frente numa eliminatória da taça UEFA. Um jogo ao alcance de uma equipa com profissionais dedicados, com profissionais com ambição, com profissionais com vontade de ganhar e suar a camisola pela sua dedicação ao clube e com vontade de mostrar que são melhores jogadores que a equipa adversária!
Hoje o Benfica, contra uma equipa que luta por não descer de divisão, tem um jogo em casa com o seu público a apoiar e leva 3-0, sem a mínima contestação!
Posto isto, eu pergunto, onde anda a dedicação, a ambição e a vontade de ser melhor, de ser superior, de mostrar que se honra a camisola da instituição que paga salário?
Ontem e hoje, vi duas equipas que se pautam pela mesma ambição e vontade, ou seja nenhuma! Não há um jogador que consiga justificar em campo aquilo que ganha ao final do mês! Pior que isso, é os treinadores e presidentes de clube a defender os meninos coitadinhos que ganham farturas de dinheiro, que não passam apenas de meros jogadores de bairro, que nem dois toques seguidos na bola são capaz de dar!
Sinceramente, digam se acham que no Sporting e Benfica há profissionais dignos de vestir aquelas camisolas? O que sentem Eusébios, Colunas, Os 7 Violinos, se vissem e quando veêm o que estes pseudo-jogadores fazem em campo??? É preciso ter coragem e muita paciência para ver um jogo quer do Sporting, quer do Benfica!
Não há uma única jogada com pés e cabeça durante 90 minutos! Não há interesse, não há emoção, não há organização e sobretudo, falta uma coisa muito importante, não há classe para vestir aquela camisola!
Porque é que os jogadores que vestem estas camisolas não prestam e depois envergam outro equipamento e são jogadores lutadores, são jogadores capacitados e jogadores que honram as suas camisolas???
Não me venham com a treta que a camisola pesa, porque isso não me entra na cabeça. Uma equipa quando tem um líder capaz, mesmo com jogadores razoáveis é capaz de fazer maravilhas!
Lembram-se de quando o Mourinho treinava o Benfica??? Deram 3-0 ao Sporting em casa!!! Quem é capaz de dizer a equipa que o Benfica utilizou nesse jogo, sem ir pesquisar??? Lembram-se da equipa do Leiria que o Mourinho treinou? Quem eram os jogadores que compunham a equipa???
Tudo isto para dizer que sem um líder nato, sem alguém que consiga inspirar os outros, que lhes consiga mostrar que podem ser melhores, ser superiores, não sé é capaz de só por si de chegar mais alto! Mourinho, sabe fazer isso melhor que ninguém! Mas não nos deixemos cair em ilusões, sem jogadores capazes e com classe, não se pode chegar a lado nenhum! Mas para isso é preciso haver alguém capaz de avaliar e saber de futebol para escolher jogadores capazes de vestir uma camisola e honrá-la! No SCP e no SLB, isso nos últimos anos não acontece, o que me parece que acontece é ver a conta de muita gente a crescer e os resultados desportivos a ir por água abaixo!
Juntar a isto, jogadores feitos pela comunicação social é a receita fantástica para o descalabro! Como é possível ver “jogadores” de futebol a fazer tudo, menos jogar futebol? Ele é anúncios, ele é desfiles, ele é capas de revistas, etc, etc… Depois disto tudo, ainda são os melhores e agem como tal…
Lembram-se do Euro 2004 em sub21? Lembram-se do que aconteceu antes do torneio começar? Portugal isto, Portugal aquilo, a taça é nossa, somos os maiores, temos os melhores jogadores! Que aconteceu? Nem passamos da fase de grupos!!!
Meus amigos, sem ambição, sem vontade, sem trabalho, não se chega a lado nenhum! O Cristiano Ronaldo se tivesse no SCP mais um ano, não seria o jogador que é, porque cá em Portugal o futebol é uma mentira! Aqui não se pratica futebol, mas sim o “jogar à bola”! A mentalidade de todos tem que mudar! O treino, o espírito, a vontade, a maneira de encarar o desporto, a maneira de se comportar dentro e fora do futebol tem que mudar drasticamente!
Alguém conhece os jogadores do Getafe? Pois é têm lá um ou dois conhecidos, mas para o ano, já estão todos na boca do mundo! Porque será??? Alguém conhece a equipa do Setúbal? Pois é, para o ano já devem conhecer!!! Ainda me lembro de uma entrevista do Carlos Carvalhal, treinador do Setúbal a dizer que depois do treino, há uns jogadores que ficam por vontade própria a treinar livres e remates a baliza e se não os mandarem embora, eles ficam lá…
Que acontece no SLB e no SCP??? Ainda o treino não acabou, já devem estar a pensar em ir para a passerelle, ou ir dar uma entrevista, ou ir mostrar o novo penteado!!!
Enfim, só mostra muito da “nova” mentalidade da “nossa juventude”, ainda não são nada, mas já pensam que são tudo! E há-de quem ponha isso em questão, pois hoje em dia, a educação já não passa de pais para filhos, mas sim de filhos para pais! Veja-se o “caso do telemóvel” e outros que tal!
Vamos a caminho do precipício? Não sei, mas no bom caminho é que não vamos…

Um abraço

Registado: 25/6/2007 11:05

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: macau5m, Phil2014 e 401 visitantes