Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Teixeira Duarte - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jony_cash » 24/4/2008 21:36

Em bolsa o que hoje vale 5 euros amanhã pode não valer nada e o contrario também é verdade. É irrelevante o que vale o mercado é que decide :wink: na verdade é que todos dizemos vale isto ou aquilo mas na verdade vale o que o mercado decidir e vai para onde o mercado a levar esperemos é que seja para cima. :mrgreen:

E muitas vezes basta uma noticia para a cotação cair a pique. O Bear Strean era um grande grande banco hoje não é mais "shit happens" :) desculpem a linguagem

Abraço

Registado: 31/8/2007 20:30

por MarcoAntonio » 24/4/2008 21:32

djpirra Escreveu:Resumindo, prentendo achar o valor "justo" tendo em conta o presente momento.

Ora, é isso que falta saber.

Quanto é que vale a TDU com base nos Fundamentais?

Só depois de fazermos essa avaliação (e assumindo que a avaliação está correcta) é que podemos dizer se no mercado está sub ou sobrevalorizada.

A TDU é uma boa empresa, o valor justo das acções é 1 euro. Então está sobrecotada...

A TDU é uma boa empresa, o valor justo das acções é 5 euros. Então está subcotada...

Só depois de determinares esse tal valor justo é que podes dizer se ela deveria descer ou subir!

Nota: eu não sou Analista Fundamental e não faço a vaga ideia de quanto vale a TDU em termos fundamentais.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por djpirra » 24/4/2008 21:18

Marco, peço desculpa a todos se fui interpretado como estando a gozar, não era essa a minha intenção.

Em relação ao assunto em si, e para falar a verdade, tudo na vida se passa dessa forma, mas as coisas costumam ter um valor "justo" para a qualidade que teem, ou seja, quando falas em comprar a 5 euros e vender a 1 bilião tens algures em mente um valor padrão que te diz se está bom para vender ou para comprar certo?

É esse valor que pretendo achar na TDU, e é sobre esse valor que está na minha cabeça que me faz achar que a TDU está desvalorizada, pois na realidade ela tem qualificações para estar bem mais acima do que está ou não?

Quando falei em ter mais aspectos para subir do que descer é porque baseando-me apenas neste papel e em todos os aspectos que podem advir do futuro, esta tem bem mais condições para subir do que descer.

Resumindo, prentendo achar o valor "justo" tendo em conta o presente momento.

Mais uma vez as minhas desculpas por qualquer mal entendido.
"Se não consegues vence-los... Junta-te a eles!"

Querem me bater? Façam-no aqui: http://pirratheman.mybrute.com

Luis Simões

Registado: 29/11/2007 2:56

por MarcoAntonio » 24/4/2008 20:23

O Ulisses fez-te uma pergunta para te mostrar um ponto e tu estás a brincar com a pergunta. Por essa via nunca vais perceber o ponto onde ele quer chegar...

A pergunta dele é séria e faz todo o sentido, djpirra. Mas tu não estás a levar a pergunta a sério e apenas a desvalorizar e brincar com a pergunta.

A questão é esta: como relacionas as tuas opiniões abstractas com os valores concretos do papel?

Eu posso achar que uma empresa é a melhor do mundo que isso, só por si, não me diz nada sobre se a cotação deverá subir ou descer para reflectir o real valor da empresa!

Tu não estás a demonstrar nada ao dizeres que só vês aspectos positivos. Mesmo que tenhas razão eles demonstram o quê?

Só que a empresa é uma boa empresa.

O que não impede em nada que no mercado esteja sobrecotada.

Porque o mercado é quantificação e não qualificação.

O Lamborghini é um grande carro. Vamos assumir que é assim para toda a gente...

Agora tens uma bolsa de lamborghinis: se eles estão cotados a 5 euros, toca a comprar lamborghinis; se eles estão cotados a 1 bilião de euros toca a vender lamborghinis.

Isto é que é a bolsa. Se o lamborghini é um bom ou um mau carro é quase irrelevante e se não conseguires quantifica-lo então passa para totalmente irrelevante.

Senão as empresas "boas" tinham um preço e as "más" tinham outro!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por djpirra » 24/4/2008 20:13

Gastasse 1 milhao num lamborghini e vens falar de desvalorizacao e do seguro? Não me parece que o problema seja por ai :)

Luis Simões

por jony_cash » 24/4/2008 19:12

[quote="Ulisses Pereira"]Última pergunta, antes da consideração final. :)

Se comprar um Lamborghini Spider por 1 milhão de euros é uma boa compra?

Um abraço,
Ulisses[/quote]

Não é nada uma boa compra porque assim que sair do stand perde logo 20% do seu valor para não falar do seguro :mrgreen:

Registado: 31/8/2007 20:30

por djpirra » 24/4/2008 19:10

Se tiveres 100 milhoes nao te estas a borrifar? :P

Que raio de perguntas sem se chegar a lado nenhum ehehehe

Luis Simões

por Ulisses Pereira » 24/4/2008 16:22

Última pergunta, antes da consideração final. :)

Se comprar um Lamborghini Spider por 1 milhão de euros é uma boa compra?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por djpirra » 24/4/2008 16:19

E eu respondo :) Claro que sim... se tiveres dinheiro para ele então é optima compra :P

Ja vi que não levo grande esclarecimento mesmo que na base de presupostos, nem levo o carro ehehe

Luis Simões

por Ulisses Pereira » 24/4/2008 16:07

EU não percebo nada de carros. E pergunto-te: O Lamborghini Spider é uma boa compra?

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por djpirra » 24/4/2008 15:49

Pronto,

Bota la um Lamborghini Spider nisso.

SCPNUNO eu concordo contigo mas a TDU pode tem mais risco quer para cima quer para baixo, no entanto acho que as hipoteses de ser para cima são de 70% para ai não? Ou acham que o BCP vai andar nesta vida para sempre? :|

Luis Simões

por scpnuno » 24/4/2008 15:45

se me permitem a intervenção...

Eu ach que a SCO ainda está mais em saldo que a TDU - apresentando exactamente os mesmos argumentos que foram apresentados para a TDU. Banca, CIMPOR, obras e tal e coiso, acrescentado que neste momento a SCO tem uma capacidade de resposta muito maior que a TDU.

Acrescentei algo á discussão? eu penso que não
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Ulisses Pereira » 24/4/2008 15:41

Se não responderes concretamente, não posso continuar a desenvolver o raciocínio...

Diz-me um óptimo carro.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por djpirra » 24/4/2008 15:40

Ulisses,

Mesmo sem responder a tua pergunta pois sou fanático por veiculos de 4 rodas :mrgreen: , posso dizer que os que eu gosto não são obrigatóriamente os que toda a gente gosta. Qual era mesmo o teu objectivo com essa pergunta? :wink:

Luis Simões

por Ulisses Pereira » 24/4/2008 15:32

Mas não podemos falar só assim no abstracto.

Deixa-me fazer-te uma pergunta para ver se entendes o meu raciocínio. Qual o teu carro preferido?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por djpirra » 24/4/2008 15:31

Posso estar enganado, mas olhando para o futuro e tendo em conta o investimento e o proprio negocio da TDU podemos afirmar que dificilmente será complicado ou não?

Iremos entrar numa fase de grandes obras nacionais onde directa ou indirectamente a TDU estará certamente em força.
Investimentos na area petrolifera e na area da banca permitindo ter um alto factor especulativo quanto ao futuro e pela banca obtendo possivelmente facilidades de acesso aquilo que todos procuramos :)

Quais poderão ser os factores negativos? Não os consigo ver tão claramente como os positivos.

Luis Simões

por Ulisses Pereira » 24/4/2008 15:20

Claro que pode cair mais. A minha análise é meramente técnica. Mas, se me parece que estás a argumentar do ponto de vista fundamental, gostava de perceber exactamente por que é que dizes que éstá há muito tempo a preços de saldo.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por djpirra » 24/4/2008 14:49

Ulisses,

Quando dizes "É inequívoco que, em termos de médio/longo prazo, os ursos dominam claramente o papel, dada a forte tendência descendente da acção." Axas que o papel pode vir a cair muito mais?

Parece-me a mim que a TDU já esta a preço de saldo à muito tempo, falta apenas a questão do BCP ficar no minimo estável.
Precisava de uma ajuda num possivel estudo de investimento neste papel para o futuro tendo em conta a minha posicao actual (preço médio 1,90 com +- 3000 acções). Encontro-me indeciso neste momento pois na minha opinião existe tudo para subir mas tal parece não estar a acontecer como esperava.

Tenho disponibilidade para continuar a reforçar...

Abraços

Luis Simões

por Ulisses Pereira » 24/4/2008 13:55

DJ, a minha opinião é exactamente igual à que aqui deixei há uns dias. Nada se alterou.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Perdida algures...

por djpirra » 24/4/2008 13:30

Este papel anda assim tao desinteressante? Ninguem comenta, e já estava esquecido praticamente a duas semanas. Comentários? Penso que esta altura é uma boa altura para reforçar posição ou estarei enganado?

Abraço

Luis Simões

por MERCW123 » 12/4/2008 0:00

Provalvelmente só o Bcp, e pouco mais, afinal ate dia 18, andam ai os direitos do bcp, não é???

E até pode ser que não, acho que os investidores já se habituaram às màs noticias. Agora quando há quedas, parece que já é uma coisa normal, antes quando havia uma queda de 1,5% era um drama, hoje já se aceita com esta turbulência toda.

Bons negocios, na 2ªfeira.

Registado: 5/4/2008 15:33

por mlra » 11/4/2008 23:10

Esta queda brutal vinda do outro lado do Oceano pode trazer um mergulho para a TDU ou esta está segura? Começo a ficar nervoso lol

Boas!

A mim parece-me que na proxima 2ª feira nenhuma se vai safar. Será mais uma segunda feira negra. :x

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

Tomo um calmante?

por djpirra » 11/4/2008 22:34

:shock: Esta queda brutal vinda do outro lado do Oceano pode trazer um mergulho para a TDU ou esta está segura? Começo a ficar nervoso lol

Luis Simões

por Ulisses Pereira » 11/4/2008 12:44

Depois da queda violenta até meados de Janeiro, a TDU recuperou e tem estado num ressalto normal, face às quedas que teve.

É inequívoco que, em termos de médio/longo prazo, os ursos dominam claramente o papel, dada a forte tendência descendente da acção.

Em termos de curto prazo, os touros têm conseguido algum domínio mas enfrentam agora uma primeira resistência na casa dos 1,67 euros. Mas a zona de resistência mais forte situa-se mesmo entre os 1,87 e os 2,07 euros. Esse é um bastião muito forte dos ursos e a sua ruptura alteraria todo o cenário de médio/longo prazo.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-tdu1.GIF
forum-tdu1.GIF (25.24 KiB) Visualizado 12227 vezes
forum-tdu2.GIF
forum-tdu2.GIF (31.79 KiB) Visualizado 12223 vezes
forum-tdu3.GIF
forum-tdu3.GIF (26.86 KiB) Visualizado 12218 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por srosa » 11/4/2008 9:48

penso claramente que estaremos num canal ascendente parece que também o MCAD está a querer inverter... alguém mais entendido pode fazer uma pequena análise. sfv obrigado

Registado: 19/10/2005 15:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], HFCA, jcpequeno, latbal, m-m, malakas, Masterchief, MR32, Musus, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, Shimazaki_2, Sulumbra, tami, trilhos2006, VALHALLA e 169 visitantes