Caldeirão da Bolsa

SP500 - Semana 15, debate de ideias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Thunder » 10/4/2008 8:03

Olá a todos 8-)

Obrigado a todos pelos simpáticos comentários e por darem as vossas opiniões :P

Jesse, os gráficos são da plataforma do Best, para o serviço trading pro.

scpnuno, isso não foi um esforço de análise... foi a melhor análise do dia :P Os ursos a atirarem-se aos teclados é que deve ter sido uma situação engraçada.... imagina quando o computador deste urso tiver um "probleminha"? :P .... Deve ser uma visão engraçada... um urso a dar "pancadinhas" ao computador pra ver se ele "desencrava" :mrgreen: .... ainda pra mais um urso "stressado" por dias e dias de batalhas :mrgreen:

Beijinhos e abraços 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por scpnuno » 9/4/2008 16:45

"Neste momento, apos o fecho dos mercados europeus, temos a seguinte cena na sala do SP:

Num canto estão acocorados um grupo de touros esfaimados, manifestamente cansados pela luta das ultimas horas e denotando no rosto (ou foçinho) as marcas da derrota, marcada pelo derrube da barreira 1360.

Do outro lado, os ursos vitoriosos atiram-se aos teclados com unhas e dentes abrindo curtos e fechando longos (ou vice versa, que eu já tou um bocadinho baralhada)

Marcas sangrentas em ambas equipadas demonstram que não foi facil. E o ar vencido, mas não convencido dos touros indica que nova batalha está marcada para depois das 17.30

Lamentavelmente esta relatora vai ter que ir á reunião de turma dos filhos (senão levo com os professores todos a dizer que sou incompetente e o carago, e que devia ter um filho finlandês) e não poderei relatar o que se vai passar na 2ª e 3ª parte (a ultima meia hora da sessão) - deixo isso ao cuidado do Mech

Para qualquer contacto relacionado com este artigo, berrem por mim que eu apareço...

Uff, se isto não foi um esforço serio de analise, antão não sei o que foi

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por whitebala » 9/4/2008 16:33

Uma curiosidade

em 2004 antes do inicio da rally 2004-2007 acontecia permanentemente (ou quase) que os fechos eram superiores ao meio da sessão.
Nos ultimos dias tem acontecido exactamente o inverso (alguns daytraders já devem estar entediados pois está a ser demasiado fácil :P )

Alguma interpretação mais técnica para este facto? (pq a interpretação intuitiva será que estaremos à beira de um rally mas para baixo :( )

Já agora: Thunder parabens pois tb sou um leitor atento aos teus posts.

Registado: 29/11/2007 14:26

por Pintas25 » 9/4/2008 15:51

Bem parece que até agora os touros estão a ganhar, os ursos ganham mais força no final do dia Eh Eh EH

Registado: 7/1/2008 18:02

por scpnuno » 9/4/2008 15:09

Neste momento vai para ali uma guerra na defesa dos 1360...aquilo é ursos e touros a agarrarem-se pelos cabelos, a rebolarem-se no chão... vale tudo...
(está interessante de observar...)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Thunder » 8/4/2008 22:10

Olá a todos 8-)

Pedro também gosto de ver as análises do Brian. Gosto muito de ver as análises que ele coloca diariamente no Youtube. É uma paragem obrigatória para mim. Acho que analisa o mercado de forma simples e objectiva, sem ser tendencioso. Tens bom gosto :wink:

Midas, mais uma vez obrigado pelos elogios. Realmente estamos a confirmar a máxima de que um valor de suporte relevante depois de furado em baixa, servirá futuramente como importante ponto de resistência.
Como tinha dito Midas, a minha entrada foi feita com bastantes factores a contrariar a mesma. Por isso como podes entender, facilmente vejo lógica no teu argumento de que temos que dar "importância" a actividade compradora das últimas sessões. Tem total fundamento a tua posição :)

Tenho que avaliar melhor a situação actual. Fico de fora até ter nova opinião formada, ou o que seria ainda melhor.... deixar o mercado mostrar o caminho que quer seguir :wink: .... e deixar de se comportar como uma mula teimosa em cima da ponte :mrgreen:

Um abraço a todos 8-)
Anexos
SP500 5min 8abril08.PNG
SP500 5min 8abril08.PNG (30.8 KiB) Visualizado 968 vezes
Spx 08abril08 - 2horas.PNG
Spx 08abril08 - 2horas.PNG (24.42 KiB) Visualizado 945 vezes
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

por Thunder » 8/4/2008 20:46

Isto está mesmo muito indeciso. A luta entre touros e ursos está ao rubro :)

Prefiro ficar de fora para tormar melhor o pulso ao mercado.

Salto fora aos 1369,50 com um pequeno lucro para diminuir a perda com a posição stopada (ontem)

Logo tento postar com mais "sumo"

Um abraço a todos 8-)

S&P500

por Pedro73 » 8/4/2008 18:18

Olá

De facto o S&P500 tem sido um dos indicadores mais importantes dos mercados.

Quem conseguir antecipar a sua evolução vai dar-se bem de certeza.

Podia dar-lhe a minha opinião sobre a sua evolução , mas como não é muito

diferente de um dos meu gurus do mercado, deixo-lhe o respectivo link :

http://www.alphatrends.blogspot.com/

Registado: 31/1/2008 16:13

por Midas » 8/4/2008 15:16

Sem dúvida que são estes posts que dão gosto de ler e vir ao caldeirão:)

Para já temos o S&P num ponto importante, perto de uma resistência forte, mas a fazer higher lows e higher highs... e será neste momento de dar o benefício da dúvida aos compradores, eu pelo menos estou a dar.
Anexos
spx diario.PNG
spx diario.PNG (17.06 KiB) Visualizado 1238 vezes
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Thunder » 8/4/2008 14:26

Ulisses muito obrigado pelas simpáticas palavras.

Vindo de quem vem, ainda tem mais valor :wink:

Muito obrigado... e espero poder a continuar a acrescentar (nem que seja uma bocadinho) algo a este caldeirão de que tanto gosto :mrgreen:

Um grande abraço 8-)

por Ulisses Pereira » 8/4/2008 13:53

Thunder, queria dar-te os parabéns pela forma clara como expões aqui os teus pensamentos, mesmo que os aches muito confusos. :) Dá gosto ler posts com este sumo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Thunder » 8/4/2008 13:46

Olá a todos 8-)

A minha posição foi stopada ontem :evil: . Foi por pouco mas foi.

Continuo a achar que falta força nesta subida e que poderemos visitar em breve os 1330/1340. Assim sendo entrei novamente curto, com uma posição ainda menor do que a anterior.

Vamos ver se saimos deste "impasse" e vamos fazer uma visitinha a valores mais baixos :P ... ou então não :mrgreen:

Um abraço a todos 8-)

SP500 - Semana 15, debate de ideias

por Thunder » 7/4/2008 0:29

Olá a todos 8-)

Espero que tenham todos tido um bom fim-de-semana :)

Na semana passada coloquei um post sobre a minha análise para a semana que iria iniciar-se, com a ideia de ir actualizando o mesmo com o decorrer da semana. A ideia é trocar pontos de vista e opiniões com todos aqueles que seguem com curiosidade o SP500 e com todos aqueles que costumam usar o SP500 como activo de negociação.

Neste momento de volatilidade elevada, tenho optado por trades de duração curta, tentando explorar pequenas tendências que apareçam. Tento igualmente "saltar fora" logo que exista abrandamento dessa mesma tendência, por motivos de protecção da carteira e para encaixar lucros. É claro que esta opção mais conservadora pode fazer com que seja perdida a ponta final de um dado movimento, mas a movimentação agressiva dos preços facilmente pode transformar uma posição ganhadora em perdedora. Logo adoptei esta opção mais conservadora.

Embora tenha uma visão de médio/longo prazo sobre os mercados, pelas razões que referi, neste momento prefiro os trades de curto prazo. Quando as condições estabilizarem, certamente vou alterar o meu tipo de estratégia e ter posições mais "estáveis".

Assim sendo e para adaptar-me a movimentação do mercado, rapidamente troco de pele.... de urso pra touro e o inverso. Não tenho a obsessão de estar certo, apenas gosto de tentar ler o mercado, para estar minimamente preparado para possíveis movimentações e não ser apanhado sem um "plano B"..... e tentar com isso fazer dinheiro, pois esse é o objectivo principal (descupem a frieza).

Depois desta palha toda, espero que não tenham dormido :mrgreen:

Trago ainda a posição curta que abri no final da semana passada. Não é uma posição muito "pesada", pois a situção está um bocado confusa (já explico :) ) e não quero expor muito a minha carteira, pois facilmente a minha análise pode sair "furada".

O stop que tinha nos 1382,50 foi ajustado para 1386 (futuros). O ajuste foi feito para ficar acima do valor máximo feito na sexta (tirando aquele spike as 13:30). Não alterarei mais este stop. Se for activado terei que rever a minha análise e será provável que o SP500 esteja pronto para ir aos 1390/1400 ou até um bocadinho mais.

Mas como tinha dito a posição em que estamos está um bocado "confusa" e passo a explicar:

Por um lado temos um índice que está em queda desde os máximos feitos em Outubro.... e uma situação macroeconómica bastante cinzenta, para não ser muito agressivo. Tivemos várias situações muito complicadas no sector financeiro e acho que não passaremos por cima desta turbulência toda com a facilidade que tem sido propagandeada nos meios de comunicação social.

Mas por outro lado quando olho para alguns indicadores em gráficos diários começo a ver alguns sinais "bull" . E o rally feito desde o dia 17 de março não pode ser desprezado.

No entanto em time-frames mais curtos os mesmos indicadores já dão sinais um bocado mais para o lado "bear".

Assim sendo, como podem ver, não vale a pena na minha opinião ter posições muito relevantes.

A minha opção pelo lado "curto" deve-se aos seguintes factores:

:arrow: Perda de momentum no rally (eu sei que pode estar a "ganhar energia" para novos voos, mas sinceramente achei estranho a falta de força para chegar com alguma consistência aos 1390)
:arrow: O forte salto nas T-bonds. Gosto bastante de usar este activo como um "indicador" de possível quebra nos mercados accionistas.
:arrow: O lado bear tem sido o lado mais "forte" nos últimos tempos (desde outubro), logo quando tenho dúvidas prefiro estar do lado da trend "dominante"

Mas é como referi. Facilmente posso ser stopado...

Terei então que repensar estratégias. Mas para ficar convencido que os touros vão comandar nos tempos que se seguem, terei que ver algo como uma ida aos 1410/1430, seguido duma correcção até 1350/1360 (com os touros a mostrarem que conseguem segurar o índice a este nível). Acho que um cenário deste tipo mostraria bastante poder por parte dos touros.

Mas não vamos por o carro a fente dos bois.
Vamos ver se o índice tem força para ir pelo menos aos 1400.

Espero o vosso feed-back :lol:

Uma óptima semena de trading para todos :P

Um abraço 8-)

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], rg7803 e 197 visitantes