FXTRADER2008 - Tópico unico do campeonato
Re: Contagem de ciclos
dreamkeeper2005 Escreveu:Scorpio escreveu:
Penso que a diferença se deverá às 'velas de fim-de-semana'.
Djovarius confirma.
Obrigado a ambos pela explicação e pela confirmação, tem toda a lógica.
Ponho-me agora outra questão: Quando estou a raciocinar em termos de ciclos, sejam os grandes ciclos económicos de 8,6 anos para algumas teorias, sejam os ciclos presentes na Teoria das Elliot waves, sejam os ciclos de médio ou curto prazo que aparecem ao longo do ano deverei considerar nas contagens de dias esses fds's e feriados ou saltar à frente nas contagens, o ano terá então 365 ou 260 periodos. Já tinha reparado nisto nas contagens de dias do Arnie no SP, mas nunca tinha perdido a vergonha para perguntar à ilustre frequência deste forum. Até agora sempre fiz a observação dos ciclos considerando 365 unidades no ano, e agora...acham que devo alterar o método?![]()
Acresce ainda o facto de com muita frequência se verificarem gaps nas aberturas de semana mais nos indices do que nos forex mas também acontecem nestes ultimos, o que leva a pressupor uma influencia do tempo decorrido durante os periodos de encerramento. Fecha o mercado mas os pescadores continuam a pescar.
Ainda subsiste mais um problema que fico agora a cogitar como resolver:
Quando desenho umas linhas num gráfico, tenho uma figura incorrecta em que caso? Quando o gráfico inclui os fds como na Oanda, ou quando não incluem como nas Saxo. Será que as unicas figuras que são efectivamente correctas são as intraweek. Ou haverá algum método para compensar os desenhos na ausencia para os Saxo ou na presença de fds da Oanda.
Um abraço e obrigado a todos.
No meu caso penso que, quer nas teorias da ondas, quer na AT, não faz qualquer sentido incluir esses dias nas ánálises, pois na realidade não existem, apenas aparecendo nos gráficos certamente por limitações técnicas de algumas plataformas.
Abraço.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"
Contagem de ciclos
Scorpio escreveu:
Djovarius confirma.
Ponho-me agora outra questão: Quando estou a raciocinar em termos de ciclos, sejam os grandes ciclos económicos de 8,6 anos para algumas teorias, sejam os ciclos presentes na Teoria das Elliot waves, sejam os ciclos de médio ou curto prazo que aparecem ao longo do ano deverei considerar nas contagens de dias esses fds's e feriados ou saltar à frente nas contagens, o ano terá então 365 ou 260 periodos. Já tinha reparado nisto nas contagens de dias do Arnie no SP, mas nunca tinha perdido a vergonha para perguntar à ilustre frequência deste forum. Até agora sempre fiz a observação dos ciclos considerando 365 unidades no ano, e agora...acham que devo alterar o método?
Acresce ainda o facto de com muita frequência se verificarem gaps nas aberturas de semana mais nos indices do que nos forex mas também acontecem nestes ultimos, o que leva a pressupor uma influencia do tempo decorrido durante os periodos de encerramento. Fecha o mercado mas os pescadores continuam a pescar.
Quando desenho umas linhas num gráfico, tenho uma figura incorrecta em que caso? Quando o gráfico inclui os fds como na Oanda, ou quando não incluem como nas Saxo. Será que as unicas figuras que são efectivamente correctas são as intraweek. Ou haverá algum método para compensar os desenhos na ausencia para os Saxo ou na presença de fds da Oanda.
Djovarius confirma.
Ponho-me agora outra questão: Quando estou a raciocinar em termos de ciclos, sejam os grandes ciclos económicos de 8,6 anos para algumas teorias, sejam os ciclos presentes na Teoria das Elliot waves, sejam os ciclos de médio ou curto prazo que aparecem ao longo do ano deverei considerar nas contagens de dias esses fds's e feriados ou saltar à frente nas contagens, o ano terá então 365 ou 260 periodos. Já tinha reparado nisto nas contagens de dias do Arnie no SP, mas nunca tinha perdido a vergonha para perguntar à ilustre frequência deste forum. Até agora sempre fiz a observação dos ciclos considerando 365 unidades no ano, e agora...acham que devo alterar o método?

- Registado: 30/3/2008 16:57
Imaginem então no NZDJPY e TRYJPY entre outros
Aí então é mesmo caso pra dizer: "não tentem isto em casa"
Um abraço a todos

Aí então é mesmo caso pra dizer: "não tentem isto em casa"

Um abraço a todos

"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
Viva,
Exactamente. Infelizmente, alguns gráficos contam os "dias de calendário" para fazer essa contagem, quando elas mesmo não apresentam velas ao fim de semana.
O correcto é mesmo só contar os dias de segunda a sexta feira, em qualquer altura do ano, pois este mercado não obedece a feriados de países ou religiosos.
Portanto, contam os dias de semana, nunca contam o sábado e domingo, mesmo que em teoria se saiba que o mercado pode funcionar ao fds se algum grande Banco (médio oriente, por exemplo) proporcionar liquidez, o que normalmente não ocorre.
Em relação à questão anterior:
Interest - palavra inglesa para juros.
É uma das belezas deste mercado, tão esquecida, porém, tão importante.
Quando estamos investidos num par, como o EUR/USD, há um pagamento de juros a favor dos investidores na divisa que "paga mais".
Por exemplo, a taxa de referência do BCE é 4% contra os 2.25% do FED, um diferencial de 1.75% a favor do EUR.
Em rigor, o juro pago a quem está longo em EUR (e retirado a quem está curto, obviamente) até nem é exactamente esse diferencial, mas tende a ser muito próximo.
Apesar de se tratar de taxas anuais, o pagamento é feito numa base diária a quem tiver a posição aberta às 22 horas de Lisboa (17 horas em NY), mas há corretoras com uma política de horários um pouco diferente.
Porque é que parece muito dinheiro de juros?
Porque o juro não é pago sobre o nosso investimento colateral, mas sim sobre o total da posição aberta.
Se estivermos muito alavancados, digamos 100/1, com apenas 1.000 euros, abrimos uma posição de 100.000 euros (um lote normal neste par), daí que a contagem de juros é válida sobre os 100.000 euros, pelo que, por exemplo, se recebessemos o tal diferencial perfeito de 1.75%, daria 1.750 euros / 360 dias (juro anual a dividir pela diária, pelo método de 360 dias), o que daria pouco mais de 4 euros.
Ainda assim, é um bombástico juro de mais de 4% num só dia sobre o nosso colateral de 1.000 euros.
Imaginemos que alguém mantinha uma posição longa aberta por um ano e as taxas de juro se mantinham iguais. E que o EUR/USD passava de 1.57 para 1.65 nesse período.
Além dos 8.000 euros de lucro, resultado de 800 pips (8 centimos) de apreciação do EUR, ainda ganhava cerca de 1.750 euros via diferencial de juros. Ou seja, só os juros eram bem superiores ao colateral.
Crianças, não tentem isto em casa !!!!
Abraço
dj
Exactamente. Infelizmente, alguns gráficos contam os "dias de calendário" para fazer essa contagem, quando elas mesmo não apresentam velas ao fim de semana.
O correcto é mesmo só contar os dias de segunda a sexta feira, em qualquer altura do ano, pois este mercado não obedece a feriados de países ou religiosos.
Portanto, contam os dias de semana, nunca contam o sábado e domingo, mesmo que em teoria se saiba que o mercado pode funcionar ao fds se algum grande Banco (médio oriente, por exemplo) proporcionar liquidez, o que normalmente não ocorre.
Em relação à questão anterior:
Interest - palavra inglesa para juros.
É uma das belezas deste mercado, tão esquecida, porém, tão importante.
Quando estamos investidos num par, como o EUR/USD, há um pagamento de juros a favor dos investidores na divisa que "paga mais".
Por exemplo, a taxa de referência do BCE é 4% contra os 2.25% do FED, um diferencial de 1.75% a favor do EUR.
Em rigor, o juro pago a quem está longo em EUR (e retirado a quem está curto, obviamente) até nem é exactamente esse diferencial, mas tende a ser muito próximo.
Apesar de se tratar de taxas anuais, o pagamento é feito numa base diária a quem tiver a posição aberta às 22 horas de Lisboa (17 horas em NY), mas há corretoras com uma política de horários um pouco diferente.
Porque é que parece muito dinheiro de juros?
Porque o juro não é pago sobre o nosso investimento colateral, mas sim sobre o total da posição aberta.
Se estivermos muito alavancados, digamos 100/1, com apenas 1.000 euros, abrimos uma posição de 100.000 euros (um lote normal neste par), daí que a contagem de juros é válida sobre os 100.000 euros, pelo que, por exemplo, se recebessemos o tal diferencial perfeito de 1.75%, daria 1.750 euros / 360 dias (juro anual a dividir pela diária, pelo método de 360 dias), o que daria pouco mais de 4 euros.
Ainda assim, é um bombástico juro de mais de 4% num só dia sobre o nosso colateral de 1.000 euros.
Imaginemos que alguém mantinha uma posição longa aberta por um ano e as taxas de juro se mantinham iguais. E que o EUR/USD passava de 1.57 para 1.65 nesse período.
Além dos 8.000 euros de lucro, resultado de 800 pips (8 centimos) de apreciação do EUR, ainda ganhava cerca de 1.750 euros via diferencial de juros. Ou seja, só os juros eram bem superiores ao colateral.
Crianças, não tentem isto em casa !!!!

Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Re: Diferenças nas EMA
dreamkeeper2005 Escreveu:Constatei que as EMA que nos disponibilizam na Oanda são diferentes das que me aparecem na GoBulling ou na Dif. Fiquei admirado de ter encontrado uma diferença tão significativa.
Eu descobri este "pormaior" na EMA 55 do USD/JPY diário.
Alguém tem uma explicação lógica para isto?
Talvez.
Penso que a diferença se deverá às 'velas de fim-de-semana'. Por exemplo, nas plataformas do Saxobank, a última vela horária da semana é de sexta às 21 ou 22h, sendo a vela seguinte a de Domingo às 18 ou 20h (não estou certo do horário de abertura), ou seja, todas as horas entre uma e a outra não contam para a média.
Se reparares no gráfico horário da plataforma da Oanda, o valor de fecho de sexta aparece repetido em todas as horas entre o fecho de sexta e a abertura de domingo, criando velas 'virtuais', mas que contam para a média e alteram significativamente o resultado das EMA em relação às outras plataformas.
Penso ser a explicação mais lógica. Mas não sei se é a correcta.
Abraço.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"
Diferenças nas EMA
Constatei que as EMA que nos disponibilizam na Oanda são diferentes das que me aparecem na GoBulling ou na Dif. Fiquei admirado de ter encontrado uma diferença tão significativa.

- Registado: 30/3/2008 16:57
tirar duvidas.
Cubriculas, gostava eu tenho duas contas associadas ao campionato e ainda não descobri a qal é que conta para a classificação, podia-me ajudar.
Primary 2480098 em Dolares ou contest 7072952 em Euros. Obrigado
Primary 2480098 em Dolares ou contest 7072952 em Euros. Obrigado

- Registado: 8/4/2008 17:30
Boa tarde a todos,
esta é a primeira vez que estou a participar neste fórum apesar de o acompanhar algum tempo. Peço desde já as minhas desculpas por algum erro que possa cometer no inicio.
É so para esclarecer que a Eugénia e Eugénia leão sao realmente a mesma pessoa so que a conta da Eugénia é o meu marido que esta com ela pois não se quis inscrever em nome dele e Eugénia Leão é a minha conta no fundo so existem duas mulheres.
Eu ainda não comecei a jogar visto que a minha estratégia ainda não me deu sinal nenhum de entrada .
também ainda estou a tentar perceber como funciona a plataforma estou muito habituada com a carregosa trader ja agora se alguém me poder ajudar gostaria de saber como posso colocar ordens de stop pois ja tentei e não consigo.
Desde já o meu muito obrigado a todos.
esta é a primeira vez que estou a participar neste fórum apesar de o acompanhar algum tempo. Peço desde já as minhas desculpas por algum erro que possa cometer no inicio.
É so para esclarecer que a Eugénia e Eugénia leão sao realmente a mesma pessoa so que a conta da Eugénia é o meu marido que esta com ela pois não se quis inscrever em nome dele e Eugénia Leão é a minha conta no fundo so existem duas mulheres.
Eu ainda não comecei a jogar visto que a minha estratégia ainda não me deu sinal nenhum de entrada .
também ainda estou a tentar perceber como funciona a plataforma estou muito habituada com a carregosa trader ja agora se alguém me poder ajudar gostaria de saber como posso colocar ordens de stop pois ja tentei e não consigo.
Desde já o meu muito obrigado a todos.
- Registado: 5/4/2008 22:54
djovarius Escreveu:Para que seja possível comentar todas as semanas o que vai aparecendo na tabela classificativa, seria interessante que aparecesse não só a classificação do concorrente X na dita semana como também a posição na semana anterior, bem como os ganhos ou perdas de ambas as semanas.
Djovarius se tudo correr normalmente irei colocar a classificação a cada fim de semana.
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...
E nada como o bom humor num dia de vento e chuva
Para que seja possível comentar todas as semanas o que vai aparecendo na tabela classificativa, seria interessante que aparecesse não só a classificação do concorrente X na dita semana como também a posição na semana anterior, bem como os ganhos ou perdas de ambas as semanas.
É que com a evolução dos concorrentes, fica mais fácil entender as estratégias e dar uma palavra sobre as mesmas.
Quanto aos 9 meses (não vou falar de mulheres grávidas), considero que é um tempo muito interessante. Considero que é bom até para vários trades de posição, penso que não se pode chamar já médio prazo, nem verdadeiramente longo prazo, apesar de para muita gente ser mesmo longo prazo.
Eu diria que, conforme as condições do mercado, esse tempo tanto pode dar para dois, como para três ou quatro "trades" de médio prazo, de posição, se assim preferirem.
Também dá para uns quase 100 negócios de curto prazo e para mais de 200 ou 300 de "daytrade".
A vantagem disto é como a Feira Franca: podem experimentar de tudo, desde as farturas até aos carrinhos de choque.
Abraço
djovarius

Para que seja possível comentar todas as semanas o que vai aparecendo na tabela classificativa, seria interessante que aparecesse não só a classificação do concorrente X na dita semana como também a posição na semana anterior, bem como os ganhos ou perdas de ambas as semanas.
É que com a evolução dos concorrentes, fica mais fácil entender as estratégias e dar uma palavra sobre as mesmas.
Quanto aos 9 meses (não vou falar de mulheres grávidas), considero que é um tempo muito interessante. Considero que é bom até para vários trades de posição, penso que não se pode chamar já médio prazo, nem verdadeiramente longo prazo, apesar de para muita gente ser mesmo longo prazo.
Eu diria que, conforme as condições do mercado, esse tempo tanto pode dar para dois, como para três ou quatro "trades" de médio prazo, de posição, se assim preferirem.
Também dá para uns quase 100 negócios de curto prazo e para mais de 200 ou 300 de "daytrade".
A vantagem disto é como a Feira Franca: podem experimentar de tudo, desde as farturas até aos carrinhos de choque.

Abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Sabia que ia levar na cabeça pela pequena provocação
... e curiosamente sabia quem ia colocar-me no meu devido lugar
Tu és demais.... essa dos nove meses... quase que me parou a digestão de tanto rir
Beijocas pra ti

... e curiosamente sabia quem ia colocar-me no meu devido lugar

Tu és demais.... essa dos nove meses... quase que me parou a digestão de tanto rir

Beijocas pra ti

"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius
Thunder Escreveu:Olá a todos![]()
...
(9 meses passam tão rápido)-)
Passam??
O colega não tem estado gravido ultimamente, presumo...
Thunder Escreveu:As mulheres estão no final só pra nós enganar...quando dermos por ela as manhosas já vão na frente
![]()
![]()
Abraços e beijinhos
Porque essas sabem o que demora a passar 9 meses...coisas da natureza...
Cubriclas, desculpa. Eu disse-te que ia acompanhar o campeonato, devia ter prometido que me portava bem (como se tal fosse possivel)
Beijocas
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Olá a todos
Sem dúvida que será uma mais valia para o post a presença do Dj. Contamos contigo então
Cubriclas, não teremos realmente uma corrida de 100 metros, mas também não será uma maratona..... será mais tipo uma corrida de 5000 metros
(9 meses passam tão rápido) mas sem dúvida que a tua ideia é a certa!
Reparei uma coisa. Embora só tenha feito um trade (que ainda não fechei), aparece a referência a 9 trades realizados. E o valor também não corresponde ao valor utilizado. Será que está a contar com os trades que fiz quando testei a plataforma antes do concurso iniciar?
Assim sendo acho que terei que descontar 8 trades ao meu total no final do concurso.
As mulheres estão no final só pra nós enganar...
quando dermos por ela as manhosas já vão na frente
Abraços e beijinhos

Sem dúvida que será uma mais valia para o post a presença do Dj. Contamos contigo então

Cubriclas, não teremos realmente uma corrida de 100 metros, mas também não será uma maratona..... será mais tipo uma corrida de 5000 metros

Reparei uma coisa. Embora só tenha feito um trade (que ainda não fechei), aparece a referência a 9 trades realizados. E o valor também não corresponde ao valor utilizado. Será que está a contar com os trades que fiz quando testei a plataforma antes do concurso iniciar?
Assim sendo acho que terei que descontar 8 trades ao meu total no final do concurso.
As mulheres estão no final só pra nós enganar...

Abraços e beijinhos

Algo que se vê muitas vezes comentado no caldeirao e em outros foruns é "o que interessa se existem traders que fazem 50% em um mês e de seguida perdem tudo?" Onde está a consistência de ganhos? O mais importante é fazer pouco de cada vez para a soma fazer muito. O Buffet fez fortuna acumulando e não arriscando a cabeça! Um passo de cada vez! 

Djovarius obrigado pelas tuas palavras e sem duvida que seria optimo contar com os teus comentários!
Em relação à alavancagem o problema de muitos é utilizarem o capital intensivamente em vez de colocarem 40 ou 50% do capital em águas calmas!
Penso que a alavancagem é util utilizando uma parte minima de capital!
O certo é que 9 meses dá para tirar muitas ilações das nossas capacidades! Os concursos normais são de 1 mês ao que eu chamo de 100 metros. O que interessa correr 100 metros se não conseguimos correr a maratona? Este campeonato é uma espécie de maratona!
Grande abraço!
Em relação à alavancagem o problema de muitos é utilizarem o capital intensivamente em vez de colocarem 40 ou 50% do capital em águas calmas!

Grande abraço!

Parabéns para ti Cubriclas pela força que deste a essa iniciativa.
Há vários anos participei não em uma mas em inúmeras iniciativas do género, sendo as últimas sobre Forex.
Algumas terão sido das primeiras iniciativas de várias corretoras do género.
Fica um apelo: experimentem bem, porque é a brincar, o que pode acontecer com alavancagens extremas.
E algo posso adiantar. Alguém que tiver sucesso com extremas alavancagens neste jogo, ao menos que entenda que na vida real não vai ser assim. Mas o "trader" inteligente vai sempre aprender muito, quer ganhe quer perca neste jogo.
A tempos, terei oportunidade para comentar (não quero parecer nenhum Mourinho) o que estiver na tabela classificativa.
Boa sorte a todos
Abraço
djovarius
Há vários anos participei não em uma mas em inúmeras iniciativas do género, sendo as últimas sobre Forex.
Algumas terão sido das primeiras iniciativas de várias corretoras do género.
Fica um apelo: experimentem bem, porque é a brincar, o que pode acontecer com alavancagens extremas.
E algo posso adiantar. Alguém que tiver sucesso com extremas alavancagens neste jogo, ao menos que entenda que na vida real não vai ser assim. Mas o "trader" inteligente vai sempre aprender muito, quer ganhe quer perca neste jogo.
A tempos, terei oportunidade para comentar (não quero parecer nenhum Mourinho) o que estiver na tabela classificativa.
Boa sorte a todos
Abraço
djovarius
Penso que no campeonato só existirão três mulheres
(Eugénia, Paula e Eugénia Leão) mas curioso é verificar que tanto a Eugenia como a Paula fazem parte dos 3 ultimos classificados! Qual será a estratégia? O primeiro milho é para os pardais? Boa sorte Eugenia e Paula!
Força mulheres do Brasil e de Portugal!
p.s. - a Eugénia e a Eugénia Leão poderão ser a mesma pessoa? Se sim então será para experimentar duas estratégias diferentes? Não sei!

Força mulheres do Brasil e de Portugal!
p.s. - a Eugénia e a Eugénia Leão poderão ser a mesma pessoa? Se sim então será para experimentar duas estratégias diferentes? Não sei!

Só por mera curiosidade fica a tabela classificativa após o 1º dia de campeonato. Exactamente 50% dos participantes já "mexeram" e deram tiro de partida. Como sempre e por ser Forex começam alguns a tomar a dianteira e outros a iniciar menos bem. Como ainda agora começou...temos muiiiiito campeonato pela frente. O objectivo não é ganhar mas sim aprender, estudar, corrigir e competir. Sempre ao fim de semana irei colocar a tabela classificativa actualizada com as posições no fim de sexta feira.
Abraço!
Abraço!
- Anexos
-
- camp_primeiro_dia2.jpg (100.08 KiB) Visualizado 1656 vezes
-
- camp_primeiro_dia3.jpg (101.05 KiB) Visualizado 1660 vezes
Todas as duvidas que possam surgir entre todos vamos tentar solucionar pois enquanto hoje excepcionalmente estive por cá o dia todo irá acontecer dias em que poderei estar uma ou duas horas apenas. Este tópico é de todos e para todos! 

Editado pela última vez por Cubriclas em 7/4/2008 21:55, num total de 1 vez.
Ok Cubriclas, acho que já não tenho mais dúvidas...
Um grande abraço e mais uma vez obrigado

Um grande abraço e mais uma vez obrigado