Caldeirão da Bolsa

bcp - ajuste no metastock

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Garfield » 9/4/2008 2:56

Fibonacci Escreveu:Logo, não dá para fazer de uma só vez no Downloader do Metastock.

Abrir o The Downloader

Abrir a base de dados do BCP

Ir ao menu Adjust e seleccionar a opção Manual

Seleccionar todos os campos de cotação para Multiplicar pelo factor 0.899856

Seleccionar o campo do volume para Dividir pelo factor 0.899856

O separador decimal deverá ser o "."

O unico possivel inconveniente no resultado é ao nivel das cotaçoes ficarem com 5 casas decimais.

Registado: 9/2/2005 4:29

por pesconde » 8/4/2008 15:44

pesconde Escreveu:
Fibonacci Escreveu:
pesconde Escreveu:Fibo como foi encontrado o valor de 0,2999964435?

Para isso, tens que resolver a equação do valor teórico do direito em função dos dados conhecidos.
valor direito = (Preço novo BCP - 1,2)*factor conversão.
Sabes o factor de conversão. O preço novo BCP será o Preço "velho" (2,12EUR, na sexta-feira) menos o valor dos direitos.

Ou seja,

valor direito = (2,12 - valor direito - 1,2)*0.299964435... É só resolver esta equação em função do "valor do direito".

O outro problema que detectaram deverá estar mesmo relacionado com o "." e a ",". Deverá ser usado o ".".

Fibo

Boa Fibo
mais uma vez obrigado pela valiosa informação. :wink:

MarcoAntonio

Meio mundo (e novos investidores) acabam por esquecer e passado uns anos ninguém tem qualquer problema em emitir Price Targets a torto e a direito ou ao sabor de determinadas "conveniências".

E claro, nunca faltam investidores que vêm no Price Target uma luz que os alumia, que lhe diz o que "realmente vale uma acção", fiando-se assim num valor que... enfim, vale o que vale e que é pouco.

o que em tempo me "venderam" era mais ou menos assim:

1- Existem grandes investidores que pagam "esses estudos" aos analistas.
2- Os analistas fornecem esses estudos ao cliente.
3- Depois, algum tempo mais tarde, de modo também a funcionar como adubo de crescimento (especulação), o "cliente" fornece para fora esse estudo, de modo a criar mais valor nos papeis.
Com isto tudo, escusado será dizer, que quando saem os traget´s o cliente que os pediu já está fora do papel.

cumps
There is no fear without some hope, and no hope without some fear. ”
— B. Spinoza

Registado: 29/10/2007 20:24

por pesconde » 8/4/2008 15:24

post duplicado...
Editado pela última vez por pesconde em 8/4/2008 15:45, num total de 1 vez.

por Fibonacci » 8/4/2008 10:09

obalela Escreveu:Mas isso não me vai alterar o ajuste feito a 7 de Abril do ano passado?
Isto é, o ajuste feito nessa data, e não me lembro porque o fiz :o( , não deixa de ter efeito visível nos valores da base de dados?

Sim, vai.

Se fizeste um ajuste a 7 de Abril, agora tens que o desfazer. Se dividiste por 1,14, agora multiplica por 1,14. Assim voltas à situação inicial.

Depois fazer o novo ajuste.

É isso não é?

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por lutav » 8/4/2008 10:01

MarcoAntonio Escreveu:Pesconde, não tenho aqui o Meta neste PC mas tenho quase a certeza que se usares a ferramenta para os splits funciona tudo ok, ele multiplica a cotação pelo factor xis e automaticamente divide o volume pelo mesmo factor xis.

Na prática podes tratar isto como um split.

boas; foi o que fiz (com o valor 0,899856).

e em principio está tudo bem; pelo menos nao tenho gaps de sexta para segunda! :)

beijos e abraços

(nao verifiquei o volume...)
Editado pela última vez por lutav em 8/4/2008 10:13, num total de 1 vez.

Registado: 22/9/2006 22:36

por obalela » 8/4/2008 10:00

Ignorem a minha pergunta anterior... :oops:

Além de andar armado em ignorante ainda não acordei. :?

Fibo, obrigado pela resposta e pela ajuda.
Editado pela última vez por obalela em 8/4/2008 10:14, num total de 1 vez.
Meta de Portugal para 2010: SMN em 500 euros...
Meta de Espanha para 2012: SMN em 1000 euros...

http://www.emorbita.net

Registado: 13/4/2006 0:51

por Fibonacci » 8/4/2008 9:55

obalela Escreveu:Esta pergunta é de ignorante mesmo...
E quem já tiver feito um ajuste manual da base de dados das cotações, dividindo os valores pelo factor 1,14286, isto até dia 7-4-2008?
Como é que tem de proceder?
Obrigado

Vais ter que desfazer o ajuste multiplicando os valores pelo factor 1,14286 até 7/4/2008.
E depois fazer novamente o ajuste com base no factor indicado acima.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

por obalela » 8/4/2008 9:52

Esta pergunta é de ignorante mesmo...
E quem já tiver feito um ajuste manual da base de dados das cotações, dividindo os valores pelo factor 1,14286, isto até dia 7-4-2008?
Como é que tem de proceder?
Obrigado
Meta de Portugal para 2010: SMN em 500 euros...
Meta de Espanha para 2012: SMN em 1000 euros...

http://www.emorbita.net

Registado: 13/4/2006 0:51

por Fibonacci » 8/4/2008 9:11

pesconde Escreveu:Fibo como foi encontrado o valor de 0,2999964435?

Para isso, tens que resolver a equação do valor teórico do direito em função dos dados conhecidos.

valor direito = (Preço novo BCP - 1,2)*factor conversão.
Sabes o factor de conversão. O preço novo BCP será o Preço "velho" (2,12EUR, na sexta-feira) menos o valor dos direitos.

Ou seja,

valor direito = (2,12 - valor direito - 1,2)*0.299964435... É só resolver esta equação em função do "valor do direito".

O outro problema que detectaram deverá estar mesmo relacionado com o "." e a ",". Deverá ser usado o ".".

Ainda, para onde o tema deste tópico virou, também não sou adepto de price targets e recomendações. Mas não pela razão mais popular de que eles falham muito... A verdade é que esses price targets e recomendações são resultado de um "case study" desenvolvido pelos bancos de investimento para cada uma das cotadas. E esse "case study" nunca é detalhado nos meios de comunicação. Só interessa a parte do "Recomenda a COMPRA, com potencial de valorização de 152%!!!". Mas na verdade, esses case studies têm um valor muito elevado, independentemente da sua conclusão.
Quem pretende realizar um trade com base num research, por favor, faça todos os esforços para obter o research oficial. Aí poderá encontrar quais os pressupostos da análise e mesmo informação clara sobre o que poderá fazer com que esse cenário se concretize, ou não. Tomar decisões com base em price targets ou estimativas sem conhecer o que está por detrás disso está incorrecto. Mas isso não faz com que essas análises estejam incorrectas. Apenas traçam um caminho possível...

Fibo

por MarcoAntonio » 7/4/2008 20:54

Já agora, voltando a essa questão. Por volta de 2000 (mais ano menos ano) foi realizado um estudo pela CMVM, salvo erro. Na altura saiu em notícia no Negocios, lembro-me bem (e eventualmente em mais espaços). Certa vez já me fartei de procurar e não consegui encontrar pois acho extremamente importante divulgar (e relembrar) estas questões e esclarecer as pessoas quanto a este tipo de fenómeno...

(se por acaso alguém tiver isso arquivado ou um link era bom se disponibilizasse)

Especialmente porque é o tipo de questão cíclica nos mercados.

Meio mundo (e novos investidores) acabam por esquecer e passado uns anos ninguém tem qualquer problema em emitir Price Targets a torto e a direito ou ao sabor de determinadas "conveniências".

E claro, nunca faltam investidores que vêm no Price Target uma luz que os alumia, que lhe diz o que "realmente vale uma acção", fiando-se assim num valor que... enfim, vale o que vale e que é pouco.

O valor de uma acção é sempre discutível e um price target é um valor subjectivo emitido por alguém, nada mais. Aliás, se alguém acha que os emitentes de price targets são assim tão avalizados na avaliação (passe a redundância) do valor das acções, então para que negoceiam de forma independente? Entreguem-lhes já o dinheiro para eles o gerirem por vocês. Certo?

Ora, se não lhes cedem o capital para eles gerirem, porque se hão-de fiar no valor por eles sugerido?

Como já aqui disse também, as casas de investimento não cobram o público em geral pelo "serviço" de emitir Price Targets.
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 7/4/2008 20:38

Sim, João, é isso.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/4/2008 20:37

Com isso quero dizer que um price target na minha opinião (e não é só minha) não vale nada!

Já foram realizados estudos (nomeadamente aqui em Portugal) que demonstraram duas coisas: se negociares com base em price targets perdes dinheiro; as casas de investimento estão frequentemente a fazer o inverso do que era suposto fazer com base no price target emitido (sobem o price target e nessa data estão a vender; descem o price target e nessa data estão a comprar).

Também quero acrescentar o seguinte: tanto quanto sei, os price targets são divulgados ao público várias semanas (umas duas ou três, salvo erro) depois do estudo ser realizado. Nesse entretanto, muita gente sabe o price target antes do público em geral.

O meu conselho é este: ignora os price targets. Faz de conta que eles não existem que não perdes nada!
Imagem

Administrador Fórum

Volume

por joao4702 » 7/4/2008 20:33

Concordo com o Marco como é óbvio o volume tem que ser ajustado.

Segundo as fontes Reuters.com o factor de ajuste é o mencionado pelo Fibo e claro que os volumes foram também ajustados.

Marco,

Á aqui uma questão importante: O volume tem que ser ajustado em alta ou seja, o inverso em relação à cotação.

Julgo que tens defendido isso mesmo também...

Abraço e BN.

Registado: 21/9/2006 10:04

BCP

por ptcompaq » 7/4/2008 20:27

Com isso queres dizer exactamente o que? Que ainda vai descer mais?

Registado: 3/12/2007 13:40

Re: BCP

por MarcoAntonio » 7/4/2008 20:21

ptcompaq Escreveu:HSBC ajusta "target" do BCP para 1,55 euros, isto significa que a previsão do valor das acções, pelo menos teóricamente é de 1,55€ depois do AC????

Segundo a HSBC.

Mas se queres o meu conselho, não ligues aos "price targets".
:roll:
Imagem

Administrador Fórum

por pesconde » 7/4/2008 20:18

DCGOMES Escreveu:
Pesconde
Obrigado pela dica mas só consegui seguindo a indicação do Marco António.

tudo bem :wink:
— B. Spinoza

BCP

por ptcompaq » 7/4/2008 20:14

HSBC ajusta "target" do BCP para 1,55 euros, isto significa que a previsão do valor das acções, pelo menos teóricamente é de 1,55€ depois do AC????

Registado: 3/12/2007 13:40

por DCGOMES » 7/4/2008 19:21

MarcoAntonio escreveu:
Pesconde, não tenho aqui o Meta neste PC mas tenho quase a certeza que se usares a ferramenta para os splits funciona tudo ok, ele multiplica a cotação pelo factor xis e automaticamente divide o volume pelo mesmo factor xis.

Tens de fazer o ajuste a todo o histórico até à data da última sessão antes de correcção da cotação.

valeu MarcoAntonio

grande abraço

Pesconde
Obrigado pela dica mas só consegui seguindo a indicação do Marco António.
"Na vida nada é garantido, apenas podemos cotrolar a nossa conduta, não a dos outros."

Registado: 21/5/2004 9:39

por pesconde » 7/4/2008 19:10

MarcoAntonio Escreveu:Pesconde, não tenho aqui o Meta neste PC mas tenho quase a certeza que se usares a ferramenta para os splits funciona tudo ok, ele multiplica a cotação pelo factor xis e automaticamente divide o volume pelo mesmo factor xis.

Tens de fazer o ajuste a todo o histórico até à data da última sessão antes de correcção da cotação.

valeu MarcoAntonio

grande abraço :mrgreen:
— B. Spinoza

por pesconde » 7/4/2008 19:07

DCGOMES Escreveu:Fibo,

acontece-me que não consigo aplicar essa fórmula no downloader. Recusa .
É a lª vez que me está a acontecer.

Que se passará?
Obrigado.

aqui funciona com o ponto (.)

com a vírgula é que dá erro. :shock:
— B. Spinoza

por MarcoAntonio » 7/4/2008 19:04

Pesconde, não tenho aqui o Meta neste PC mas tenho quase a certeza que se usares a ferramenta para os splits funciona tudo ok, ele multiplica a cotação pelo factor xis e automaticamente divide o volume pelo mesmo factor xis.

Imagem

Administrador Fórum

por pesconde » 7/4/2008 18:57

a tese do volume já a tinha visto ( e mais uma vez bem defendida) :wink:

não querendo desvirtuar os posts...

Fibo como foi encontrado o valor de 0,2999964435?
Uma vez que não vem q.q. referencia a ele na tua resposta, e já agora preenchia o vazio que ficou?:mrgreen:
(segundo me parece, resulta de uma operação que tem em vista apenas a distribuição dos direitos, certo? )

1000 acções negociadas ao preço de 2,12 passam para:
1000 / 0,899856 ao preço de 2,12 * 0.899856, de forma a manter os mesmos 2.120 EUR negociados.

Logo, não dá para fazer de uma só vez no Downloader do Metastock

então não bastava colocar o factor 0,899856, de modo a ser dividido também pelo volume total? :(

pelo que agora percebi, é necessário dividir primeiro o vol/factor e depois multiplicar pelo valor da cotação no ultimo fecho? é isso?
:roll:
— B. Spinoza

por DCGOMES » 7/4/2008 18:50

Fibo,

acontece-me que não consigo aplicar essa fórmula no downloader. Recusa .
É a lª vez que me está a acontecer.

Que se passará?
Obrigado.
"Na vida nada é garantido, apenas podemos cotrolar a nossa conduta, não a dos outros."

Registado: 21/5/2004 9:39

por Fibonacci » 7/4/2008 18:32

MarcoAntonio,

Daí eu ter colocado que fico aberto a outras opiniões e a tua parece-me muito plausível.

Mas ressalvo uma situação importantíssima. A fazer o ajuste nunca será multiplicando o factor anterior. Quanto muito deverão dividi-lo. Isto para salvaguardar o que o Marco diz: manter o valor negociado na mesma base.

1000 acções negociadas ao preço de 2,12 passam para:
1000 / 0,899856 ao preço de 2,12 * 0.899856, de forma a manter os mesmos 2.120 EUR negociados.

Logo, não dá para fazer de uma só vez no Downloader do Metastock.

Fibo

por MarcoAntonio » 7/4/2008 18:19

Na minha opinião, o volume deve ser ajustado (e deve ser sempre ajustado quando se ajusta de alguma forma a cotação).

Estou quase sempre de acordo com o Fibo (ao qual aproveito para dar os parabéns pela excelente participação que tem tido) mas neste caso em particular discordo.

O valor da cotação "vezes" o volume deve sempre resultar no mesmo montante, antes e depois do ajuste, caso contrário está-se a desvirtuar os valores passados negociados (indirectamente está-se a considerar a empresa no passado mais pequena do que realmente era e a retirar do gráfico uma parte de cada acção, como se não tivesse sido negociada quando de facto foi).

Note-se que ao realizar um aumento de capital é realizado um "split parcial" às acções ao serem partidas em acção+direito. Portanto, ao ajustar a cotação, o ajuste no volume deverá ser o inverso (multiplica-se a cotação pelo factor xis e divide-se o volume pelo mesmo factor xis).
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 2Short4Profit, Ferreiratrade e 165 visitantes