Caldeirão da Bolsa

BCP: Aumento de Capital

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por V. » 4/4/2008 23:29

Pata-Hari Escreveu:(...)disse ou quis dizer era a soma de uma coisa com outra (...)

Disseste isto
o preço de hoje não variar relativamente ao de segunda-feira, na teoria os direitos e as acções vão valer o mesmo que hoje no fecho.

Que signfica isto:

na teoria os direitos mais as acções vão valer o mesmo que hoje no fecho.

Eu é que tinha percebio outra coisa. As minhas desculpas. :-)

Registado: 3/12/2007 11:13

por AikyFriu » 4/4/2008 23:06

Há uma coisa que não percebo...
se tenho que comprar direitos para comprar acções a 1,20€. Se os 1,20 + os direitos são iguais ao preço das acções, qual a razão de não comprar directamente a acção na bolsa?

Qual o interesse em vender direitos? se não quizesse comprar acções a 1,20 deveria tê-las vendido dia 4 pois sabia que na segunda desvalizavam. Vender os direitos vai baixar o preço dos direitos, que vai baixar o preço das acções, que vai desvalorizar ainda mais o preço das acções que não vendi. Vender e ficar à espera de comprar mais barato será razoável?

Obrigado pelos comentários

Registado: 23/2/2008 20:24

por Pata-Hari » 4/4/2008 22:33

Viana, o que eu eu disse ou quis dizer era a soma de uma coisa com outra (ee calhar não o escrevi de modo claro mas parece-me óbvio). Ou seja, o valor de 100 acções hoje será igual ao valor das mesmas 100 acções+100 direitos na segunda, não havendo variação no preço.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por jony_cash » 4/4/2008 21:21

[quote="Pata-Hari"]Para mim não faz sentido que não se tenha que dar a ordem. Imagine-se que alguém não deu pela operação, não quer ir ao aumento e até teria vendido os direitos e que precisa do dinheiro para comer...! não faz sentido que o banco lá vá buscar a massa sem a aprovação do cliente. Afinal de contas, ser-se accionista ainda é uma opção e não uma obrigação.

Marco J, na cisão da sonae não foi preciso porque não havia nenhum desembolso de montante.[/quote]

Olá Pata-Hari,

Com o BCP ir lá buscar a "massa" e não dizer nada pode acontecer com tantos esquemas de fraude o BCP não é cá muito de confiança :mrgreen:

Abraço,

Registado: 31/8/2007 20:30

por V. » 4/4/2008 21:17

o valor teórico é calculado com base no preço do BCP. Ou seja, sim, se o preço de hoje não variar relativamente ao de segunda-feira, na teoria os direitos e as acções vão valer o mesmo que hoje no fecho.
Se o preço da acção do BCP não variar, isso seria um prémio brutal para quem comprou hoje (free lunch??? Nops.) Se isso acontecesse e eu tivesse BCP, a menos que fosse uma OPA, eu shortava imediatamente, no mínimo, o correspondente ao exercício dos direitos que detivesse e depois cobria esse short com o exercício dos direitos.

O que vai suceder é que irão haver desvios, discrepancias entre o valor teorico e o valor dos direitos e das acções originando alguma arbitragem (venda de um por compra do outro em substituição se tal operação for benéfica).
O desfasamento entre o valor teórico dos direitos e da acção, deverão ser mínimos, isto devido a elevada liquidez do título e aos vários meios de shortar BCP. Em outras acções, nomeadamente small caps e onde é difícil fazer short selling, esse desfasamento pode ser maior, mas no caso do BCP, há muitos intervenientes que manterão o mercado eficiente. NA verdade, deveria haver um premio de risco nas acções fase ao efeito temporal entre a subscrição e o exercício. Mas esse prémio até só se deveria reflectir no ultimo dia de negociação de direitos, no entanto, como é sempre possível shortar as acções, nem esse prémio de risco se justifica
Editado pela última vez por V. em 4/4/2008 21:23, num total de 1 vez.

Registado: 3/12/2007 11:13

por Pata-Hari » 4/4/2008 21:04

o valor teórico é calculado com base no preço do BCP. Ou seja, sim, se o preço de hoje não variar relativamente ao de segunda-feira, na teoria os direitos e as acções vão valer o mesmo que hoje no fecho.

O que vai suceder é que irão haver desvios, discrepancias entre o valor teorico e o valor dos direitos e das acções originando alguma arbitragem (venda de um por compra do outro em substituição se tal operação for benéfica).
Administrador Fórum

por mandachuva » 4/4/2008 20:42

Continuo a não perceber... Imaginemos que comprei hoje 100 acções do BCP ao fecho a 2,12E = 212€. Vou receber 100 direitos que valem (2,12-1,2)*0.2999= 0.27€. O ajuste técnico de segunda feira fará a acção valer 1,91€, isto se o mercado aceitar este valor e também o valor de cada direito. Assim eu teria em meu poder 100*1.91=191€ + 100* 0,27€ = 27€ total= 218€>212€.

Será assim?

Registado: 2/5/2006 14:21

por marcoj » 4/4/2008 20:30

Pata-Hari Escreveu:Para mim não faz sentido que não se tenha que dar a ordem. Imagine-se que alguém não deu pela operação, não quer ir ao aumento e até teria vendido os direitos e que precisa do dinheiro para comer...! não faz sentido que o banco lá vá buscar a massa sem a aprovação do cliente. Afinal de contas, ser-se accionista ainda é uma opção e não uma obrigação.

Marco J, na cisão da sonae não foi preciso porque não havia nenhum desembolso de montante.

Certo Pata .Dei esse exemplo porque foi a unica vez que tinha tido direitos na minha carteira mas é verdade que os casos são diferentes.

Registado: 28/7/2006 15:24

por Pata-Hari » 4/4/2008 20:09

Para mim não faz sentido que não se tenha que dar a ordem. Imagine-se que alguém não deu pela operação, não quer ir ao aumento e até teria vendido os direitos e que precisa do dinheiro para comer...! não faz sentido que o banco lá vá buscar a massa sem a aprovação do cliente. Afinal de contas, ser-se accionista ainda é uma opção e não uma obrigação.

Marco J, na cisão da sonae não foi preciso porque não havia nenhum desembolso de montante.
Administrador Fórum

bcp

por ptcompaq » 4/4/2008 19:55

Ok vou informar-me junto do balcao. Isto anda aqui uma animação neste fórum :lol: Isto é que é bonito, o pior são os pesadelos que vou ter nestes próximos dias :twisted:

Registado: 3/12/2007 13:40

Re: bcp

por marcoj » 4/4/2008 19:48

CerealKiler Escreveu:
ptcompaq Escreveu:Então se eu pretender comprar novas acções, basta-me não vender os meus direitos (ou comprar mais), mantê-los até dia 24 e depois tenho de dar oredem de compra das acções, ou basta ter dinhero disponivel na conta para converter o dinheiro em acções?
Desculpem a minha pergunta... :oops:

Tb tenho essa dúvida, dia 24 temos de fazer alguma coisa, certo ? Ou basta ter o dinheiro à ordem.

Acho que é só ter o dinheiro...pelo menos na cisão sonae/sonae capital não foi preciso fazer nada

Registado: 28/7/2006 15:24

Re: bcp

por CerealKiler » 4/4/2008 19:46

ptcompaq Escreveu:Então se eu pretender comprar novas acções, basta-me não vender os meus direitos (ou comprar mais), mantê-los até dia 24 e depois tenho de dar oredem de compra das acções, ou basta ter dinhero disponivel na conta para converter o dinheiro em acções?

Tb tenho essa dúvida, dia 24 temos de fazer alguma coisa, certo ? Ou basta ter o dinheiro à ordem.

Registado: 1/4/2008 17:29

por Pata-Hari » 4/4/2008 19:44

PT, se tinhas hoje acções, vais ter direitos automaticamente. Ou os vendes durante o periodo de negociação (não sei qual é) ou ligas ao banco e dizes que queres exercer os direitos (convém ter dinheiro na conta :P)
Administrador Fórum

bcp

por ptcompaq » 4/4/2008 19:40

Então se eu pretender comprar novas acções, basta-me não vender os meus direitos (ou comprar mais), mantê-los até dia 24 e depois tenho de dar oredem de compra das acções, ou basta ter dinhero disponivel na conta para converter o dinheiro em acções?

Registado: 3/12/2007 13:40

por nunofaustino » 4/4/2008 13:56

eu tenho a mesma questão que o Ultras...

como é que os W são ajustados relativamente a este AC?

Em específico estou interessado em saber como se processa este ajuste neste W - BCP Put 06/08 CBK 2.5

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Ultras » 4/4/2008 13:50

Boas,

Só uma pergunta já agora em relação ao aumento de capital o valor dos warrants será ajustado de acordo com os direitos ou apenas se vai basear na cotação da acção? Obrigado e BN

Registado: 29/11/2007 14:04

por Cubriclas » 4/4/2008 13:40

Ulisses Pereira Escreveu:Já há tantos tópicos sobre futebol por aqui, centremo-nos no debate sobre o BCP.

Tens toda a razão! Desculpa! :oops: :oops:
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

por Ulisses Pereira » 4/4/2008 13:38

Já há tantos tópicos sobre futebol por aqui, centremo-nos no debate sobre o BCP.

master, se adquirires os direitos é porque um accionista os vendeu a ti, pelo que podes naturalmente transformá-los em acções.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Ajudem-me BCP aumento de capital

por Dacar2020 » 4/4/2008 13:38

È hoje 4-4-08 ultimo dia para ir ao A. capital, ou é até dia 10-4-08?
(Para eu ficar com as acções em carteira, e ter direitos).
Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 2:48

Re: Rate

por Cubriclas » 4/4/2008 13:30

master blaster Escreveu:Para já diz-se "Campeões" e não Campiões :mrgreen: Depois parece que o Amadora vai ter uma palavra a dizer :twisted:

O amigo rate devia estar a pensar nos "lampiões" :mrgreen:
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

Rate

por mfsf » 4/4/2008 13:27

Para já diz-se "Campeões" e não Campiões :mrgreen: Depois parece que o Amadora vai ter uma palavra a dizer :twisted:

Sobre a questão do tópico, foi uma que ainda não obtive resposta: Caso tenha apenas direitos (por aquisição a partir da próxima semana) posso ter acções? é que o prospecto diz "reservado a accionistas" essa é uma dúvida...

Resta saber o que vale mais a pena: pelo menos até hoje mais vale comprar acções que direitos. Para valer a pena comprar direitos eles terão de ir a um valor muito baixo para valer a pena (face à cotação de hoje que é a ultima que conta...)
"Master Blaster is the Owner of the City Fair" - Citação de Tina Turner em "Mad Max 3 - Beyond the Thunderdome"

Registado: 24/4/2007 16:33

por rate » 4/4/2008 11:46

grato pela informação;
assim sendo e para acabar o meu stress (já me dói os dedos e os olhos de tanto clicar e abrir/fechar páginas)vou de fim de semana.
bom fim de semana a todos.
Não se esqueçam, amanhã temos festa no Dragão!!!"Campiões, Campiões"....
cc

Registado: 8/12/2007 12:39

por pvg80713 » 4/4/2008 11:36

rate Escreveu:resina: mas, mesmo que não tenha nenhum titulo em carteira do BCP, posso na mesma, comprar os direitos que quiser? a negociação vai ser livre? ou não?
obrigado
cc

sim rate. a negociação de direitos é livre.

Registado: 19/4/2005 11:11

por nunofaustino » 4/4/2008 11:36

rate,

quando os direitos puderem ser negociados, toda a gente os pode comprar. Mesmo quem nunca teve acções do BCP.

DE igual modo, se tiveres direitos na carteira, também os podes vender quando quiseres (enquanto estiverem em negociação).

Em termos gerais, os direitos são um warrant call com strike de 1.2 e paridade de 0.2999964435.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por rate » 4/4/2008 11:32

resina: mas, mesmo que não tenha nenhum titulo em carteira do BCP, posso na mesma, comprar os direitos que quiser? a negociação vai ser livre? ou não?
obrigado
cc

Registado: 8/12/2007 12:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], rg7803 e 197 visitantes