Caldeirão da Bolsa

Call warrant - estou confuso...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por smallfield » 31/3/2008 8:12

Formações de Warrants Porto e Lisboa
Para quem estiver interessado ver o seguinte convite:
"vimos por este meio convidar todos os interessados para uma sessão no próximo dia 3 de Abril no Porto, a realizar nas instalações da Interbolsa, Avenida da Boavista 3433 pelas 17 horas e 30 minutos, e para uma sessão na Euronext Lisbon, Avenida da Liberdade, n.º 196 -7º, pelas 17 horas e 30 minutos no próximo dia 8 de Abril.

Pedimos a todos os interessados que confirmem a sua presença para o endereço warrants@bsnp.pt."
Com os melhores cumprimentos,

Registado: 10/12/2007 10:25

por AikyFriu » 30/3/2008 15:22

Obrigado pela explicação... mais clara do que a dos bancos.

O exemplo não é um caso concreto, apenas tentei compreender como funciona indicando valores que fossem de encontro às minhas dúvidas, como não percebi a paridade parecia muita esmola.

Comecei agora, estou a tentar ter uma visão geral, mas nem pensar em arriscar o meu dinheirinho numa coisa que não conheço.

Registado: 23/2/2008 20:24

por Fibonacci » 30/3/2008 12:47

Aiky,

O que estás a tentar fazer chama-se de arbitragem: identificar oportunidades de lucro imediato sem risco.

Tal existe nos mercados mas, face à eficiência dos principais mercados de capitais, essas oportunidades são rapidamente anuladas.

No mundo dos warrants, e principalmente para o investidor particular, essas oportunidades simplesmesnte não existem (a não ser com um erro grave por parte do emitente).

Teoricamente, os warrants nunca compensa exercer antes da maturidade. Isto porque, na maturidade o warrants apenas tem o valor intríseco (o cálculo que estás a fazer). Antes da maturidade, é ainda atribuído um "valor temporal" ao warrant, em função da probabilidade de atingir um nível superior ou inferior (probabilidade neste caso não é uma variável à vontade emitente... é um cálculo baseado num modelo aceite por grande parte da comunidade: modelo Black Scholes, em alguns casos com pequenas modificações). Assim, o valor do warrant antes da maturidade é sempre o valor intriseco + valor temporal.

Outra coisa: não vale a pena esconder nos exemplos que dás qual o warrant que estás a olhar. Dá o exemplo concreto que estás a avaliar e é possível ajudar mais a interpretar o que lá está descrito.

De uma forma resumida, em função do teu primeiro post:
- o warrant negociou 2000 unidades, ao longo do dia, sendo que o último preço foi 0,18 (ou seja, negócio fechado no mercado). Pela análise dos máximos e mínimos, devem ter sido feitos de uma vez só.
- Considerando os 0,18 da última negociação, o warrant desceu 15% face ao dia anterior;
- no entanto, quando fechou apenas poderiam ser feitos negócios a 0,34-0,35 (e não a 0,18). O Market Maker estava no mercado com estes preços (adaptando-se ao preço do subjacente e a possíveis situações de mercado). Ou seja, na verdade, apesar de ter descido 15%, se tivesse havido outro negócio, o warrant até teria subido nesta sessão. Mas não existiu outro negócio...
- Quanto ao warrant, tem um strike de 12,25 (preço ao que podes exercer o warrant, conforme a tua interpretação), é americano (o exercício pode ser feito a qualquer momento mas, conforme expliquei, nunca compensa e para além disso o procedimento é mais ou menos complexo). Acaba a 20/Junho/2008 e a paridade é de 0,2 (precisas de 5 warrants para exercer o teu direito sobre 1 acção, podendo existir por vezes um lote mínimo para exercer).

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por tonirai » 29/3/2008 22:42

AikyFriu Escreveu:qual a diferença entre o preço de compra/venda e o preço de abertura/fecho?

O preço a que o warrant estava no momento em que tiraste os dados era de "Compra: 0,34 Venda:0,35".
O facto de teres o "Último Preço", "Abertura", "Fecho", "Mínimo" e "Máximo" a 0,18 apenas me diz que o último dia em que foi realizado um negócio com esse warrant, foi apenas um negócio nesse dia, ou vários a esse preço.
Isto porque, como disse, esses valores referem-se às transacções efectuadas no último dia... mas se passarem vários sem transacções, esses valores mantêm-se.
A cotação actual é a indicada pelo Market Maker nos campos bid/ask (compra/venda).

Cumprimentos.

Registado: 19/4/2007 18:26

por AikyFriu » 29/3/2008 19:19

Ou seja:
Compro 2000 warrants a quanto? 0,34 ou 0,18?

cada acção sairá a 5*0,34 + 12,25 = 14,20€
ou 5*0,18 + 12,25 = 13,15€

é isto?
qual a diferença entre o preço de compra/venda e o preço de abertura/fecho?

Imaginemos que a acção XPTO tem cotação de 14,00€ valeria a pena comprar o warant para realizar logo a mais valia?

por Fibonacci » 29/3/2008 18:48

Não. Está a falhar apenas uma coisa: a paridade.

Se comprares 2000 warrants, apenas podes comprar 2000*0,2=400 acções ao preço do strike.

Já estavas a pensar que tinhas encontrado a galinha dos ovos de ouro, não?

Se precisares de mais alguma coisa, diz.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

Call warrant - estou confuso...

por AikyFriu » 29/3/2008 17:22

Sabendo que um Call Warrant "dá ao seu titular o direito de comprar um determinado activo a um determinado preço de exercício até à data de maturação".
Sabendo que a cotação das acções da empresa XPTO é 14,78€.

O que significa comprar um Call XPTO com as seguintes características?
Último Preço: 0,18
Quantidade: 2000
Var%: -15,00
Data/hora: 2008-02-12 07:45:06
Compra: 0,34 Venda:0,35
Abertura: 0,18 Fecho: 0,18
Mínimo: 0,18 Máximo: 0,18
Quantidade de Compra: 2000
Quantidade de venda: 2000

Características
Activo: XPTO
Tipo de exercicio: Americano
Tipo de warrant: Call
Tipo de liquidação: Financeira
Preço de exercicio: 12,25
Moeda Subjacente: EUR
Maturidade: 2008-06-20
Emitente: xxxxxx
Paridade: 0,2
DAta de emissão: 2008-01-05

Se eu comprar este warrant posso comprar 2000 acções da empresa XPTO a 12,25€ e vendê-las imediatamente a 14,78€?

Alguém me pode explicar os valores referidos como se eu fosse muito burro?

Obrigado a todos

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], Majestic-12 [Bot], navaldoc, nickforum e 94 visitantes