Carteira JAS*2008 - Mês 03
Re: Carteira JAS*2008 - Mês 03 - dia 31
JAS Escreveu:ljbk Escreveu:Edit: este fecho de hoje ilustra o problema com as small caps já que entre o ultimo negocio antes do fecho a 8.45 e o fecho a 8.10 o titulo caiu 4.15% só com pouco mais de 80000 titulos ...
E ilustra bem como a AT não é aplicável a títulos deste género pois basta um espirro para baralhar o gráfico...
Um abraço,
JAS
Permita-me não concordar.
O que acontece é que existe um maior ruido de curto prazo e por isso uma maior probabilidade de errar.
No médio prazo, esse ruido desaparece.
Quem seguiu a AT e saiu quando o titulo quebrou o suporte dos 11 Euros poupou uns trocos se estava longo ou pode ter ganho alguma coisa se entrou curto.
É claro que para uma carteira da dimensão da sua (só houve um negocio ontem a 8.47

BN,
ljbk.
- Registado: 25/11/2005 11:15
ljbk Escreveu:Edit: este fecho de hoje ilustra o problema com as small caps já que entre o ultimo negocio antes do fecho a 8.45 e o fecho a 8.10 o titulo caiu 4.15% só com pouco mais de 80000 titulos ...
E ilustra bem como a AT não é aplicável a títulos deste género pois basta um espirro para baralhar o gráfico...
Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
JAS Escreveu:Afinal o mês tinha 31 dias...
SEM
Quem me levou umas a 8,47 é capaz de estar arrependido...
Mais nenhum movimento.
JAS
Aquela resistência que tinha indicado no grafico da SEM (a vermelho) foi desmasiado forte para o titulo.
Isto tambem mostra que a partir do mesmo gráfico se podem optar por 2 estratégias diferentes no caso da tendência principal não ser muito clara como aqui é o caso:
a) Esperar que a resistência ou suporte seja vencida/o para entrar;
b) comprar junto suporte e vender junto à resistência;
Edit: este fecho de hoje ilustra o problema com as small caps já que entre o ultimo negocio antes do fecho a 8.45 e o fecho a 8.10 o titulo caiu 4.15% só com pouco mais de 80000 titulos ...
Boas férias e BNs,
ljbk.
Carteira JAS*2008 - Mês 03 - dia 31
Afinal o mês tinha 31 dias...
SEM
Mais nenhum movimento.
JAS
------------------
Eu já disse na semana passada que estava bullish de acordo com os meus parâmetros de análise:
cotação 5,09 > MME5 5,028 > MME15 4,936
As razões são AF e pela área de negócios da Polónia que está a correr muito bem.
Um abraço,
JAS
SEM
Mais nenhum movimento.
JAS
------------------
Sect Escreveu:Caro Jas, era só para saber o que me tem a dizer da figura que hoje a JMT fez, apesar de estar tecnicamente bull hoje deu um sinal importante de fraqueza nao concorda?
Pode-me explicar o porque de tal exposiçao na Jmt?
Eu já disse na semana passada que estava bullish de acordo com os meus parâmetros de análise:
cotação 5,09 > MME5 5,028 > MME15 4,936
As razões são AF e pela área de negócios da Polónia que está a correr muito bem.
Um abraço,
JAS
- Anexos
-
- cart 03-31.png (60.18 KiB) Visualizado 2357 vezes
Re: Carteira JAS*2008 - Mês 03 - dia 28
scpnuno Escreveu:JAS Escreveu:E lá se acabou o trimestre tendo-se confirmado que ia ser bem difícil...
Ultima Hora
A próxima 2ª feira ainda pertence ao 1º trimestre (tu lá porque não tens patrão, não tens tanto cuidado como nós com o dia de receber o guito)
Pois é... Não sei porquê fizeram o Março com 31 dias...
Mas se bem te lembras 2ª feira é dia de compras (excepto para o peixe) peli que os mercados já podem apresentar um ar mais primaveril (esperemos que não tirem roupa a mais e que não percam peso...).
Bjs,
JAS
Re: Carteira JAS*2008 - Mês 03 - dia 28
JAS Escreveu:E lá se acabou o trimestre tendo-se confirmado que ia ser bem difícil...
Ultima Hora
A próxima 2ª feira ainda pertence ao 1º trimestre (tu lá porque não tens patrão, não tens tanto cuidado como nós com o dia de receber o guito)
Olha, bom fim de semana, boas ferias, bom 25 de Abril...
Beijocas
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Carteira JAS*2008 - Mês 03 - dia 28
E lá se acabou o trimestre tendo-se confirmado que ia ser bem difícil...
Ter chegado ao fim com -12,74% não é mau de todo se atendermos aos -19,00% do PSI e a terem-me corrido bem mal os negócios de W's...
JMT
Não se pode dizer que os negócioszinhos tipo "feira da ladra" hoje me tenham corrido mal.
Comprei a 5,06-5,01 e devolvi a 5,075-5,09-5,095.
No final até ainda fiquei com uns "excedentes".
SEM
Nesta também não correu mal.
Uma venda a 8,33, umas compras a 8,31 e 8,35 com o resto da última ordem a 8,24 no fecho e, pelo meio, ainda uma devolução a 8,38.
No final fiquei com umas a menos mas também reduzi i b.p..
SON
Nenhum movimento.
Acho que as vou manter mas também não reforço...
Bom fim de semana,
JAS
Ter chegado ao fim com -12,74% não é mau de todo se atendermos aos -19,00% do PSI e a terem-me corrido bem mal os negócios de W's...
JMT
Não se pode dizer que os negócioszinhos tipo "feira da ladra" hoje me tenham corrido mal.
Comprei a 5,06-5,01 e devolvi a 5,075-5,09-5,095.
No final até ainda fiquei com uns "excedentes".
SEM
Nesta também não correu mal.
Uma venda a 8,33, umas compras a 8,31 e 8,35 com o resto da última ordem a 8,24 no fecho e, pelo meio, ainda uma devolução a 8,38.
No final fiquei com umas a menos mas também reduzi i b.p..
SON
Nenhum movimento.
Acho que as vou manter mas também não reforço...
Bom fim de semana,
JAS
- Anexos
-
- cart 03-28.png (60.62 KiB) Visualizado 3086 vezes
Carteira JAS*2008 - Mês 03 - dia 27
Além da proximidade das férias há um segundo motivo para reduzir posições:
O capital adicional já fez o seu papel de acelerar a recuperação pelo que posso voltar a reduzir de 1,2X para X.
JMT
Umas vendas a 5,045-5,055 e 5,10.
Fixei a posição nos 50% e não penso mexer-lhe muito nos próximos tempos.
SEM
Umas vendas a 8,29.
A posição está na zona dos 20-25% e ainda pode ser alterada arredondando para cima ou para baixo.
SON
Foi pena ter não ter vendido umas a 1,195 mas pensei que ia subir.
No fecho estive tentado a comprar a 1,18 mas optei por esperar pelo dia de amanhã para decidir se fico com uma posição da ordem dos 15% ou se ainda reforço.
INA
A posição não era signaficativa e optei por fechar o trade com venda a 0,81.
JAS
O capital adicional já fez o seu papel de acelerar a recuperação pelo que posso voltar a reduzir de 1,2X para X.
JMT
Umas vendas a 5,045-5,055 e 5,10.
Fixei a posição nos 50% e não penso mexer-lhe muito nos próximos tempos.
SEM
Umas vendas a 8,29.
A posição está na zona dos 20-25% e ainda pode ser alterada arredondando para cima ou para baixo.
SON
Foi pena ter não ter vendido umas a 1,195 mas pensei que ia subir.
No fecho estive tentado a comprar a 1,18 mas optei por esperar pelo dia de amanhã para decidir se fico com uma posição da ordem dos 15% ou se ainda reforço.
INA
A posição não era signaficativa e optei por fechar o trade com venda a 0,81.
JAS
- Anexos
-
- cart 03-27.png (62.01 KiB) Visualizado 3410 vezes
Re:
ljbk Escreveu:Refere as MME5 e MME15.
Utiliza o método clássico, o de Welles Wilder ou outro qualquer método ponderado para o seu calculo ?
As MME de Welles Wilder, utilizadas no RSI por exemplo, correspondem aprox. às MME clássicas com um periodo 2 vezes superior.
Ao fim de bastantes anos na bolsa podes crer que basta olhar para um gráfico para ficar com uma ideia das perspectivas futuras de um título.
É por isso que eu digo que não corresponde à realidade dizerem que não ligo nenhuma à AT...
Mas é um facto que já há alguns anos que não traço uma simples recta em cima de um gráfico.
O "olho nu" chega-me muito bem.
Portanto, respondendo à tua pergunta: Não faço cálculo nenhum, limito-me a utilizar os gráficos que o ab7 disponibiliza e colocando lá as MME's que o próprio site dá.
A única coisa que faço é alterar o período de uma delas de 20 para 15 pois prefiro sinais mais rápidos.
Relativamente às valorizações do PSI deixo-te um gráfico das 15 acções que sempre estiveram no PSI desde 31-12-2005.
Podes ver que a JMT bateu todas as outras e se valorizou quase o dobro do próprio PSI.
(A SON estará errada pois não corrigi com o spin-off da SONC)
Um abraço,
JAS
-------------------------------
scpnuno Escreveu:Pronto, eu já não dizia asneiras por aqui há algum tempo. Serve também para me lamentar da falta daquele abraço que me está prometido há tanto tempoe que ainda não é neste almoço que vou receber.
Fazes sempre falta aqui e no Café...
Tem sala de fumo, podes lá ir...
Quanto ao abraço avisa quando vieres a Lisboa.
Bjs,
JAS
---------------------------------
The Mechanic Escreveu:Eu penso que seja Reumatismo, mas a minha vizinha diz que é ciática .
Diga-me : ponho um stop ou tenho de ser operado !?
Analisando o gráfico de V.Exª, a olho nú, fico com a ideia de que é um problema de slow stochastic e que com um PDI em alta.
Vemos claramente um afunilamento delimitado por uma LTD em cima e uma LTA em baixo, mais ou menos a nível do estômago, pelo que não se pode dizer que seja um título recomendável enquanto não ficar definido para que lado quebra.
Recomendaria que me voltasse a mandar o gráfico para análise dentro de 45 dias (após entrega do IRS com as mais-valias) para vermos se as linhas já se apresentam com tendência mais vigorosa.
Até lá será melhor abster-se de médias móveis e nem tocar em exponenciais.
Com os melhores cumprimentos,
JAS
- Anexos
-
- PSI.png (25.57 KiB) Visualizado 3512 vezes
The Mechanic,
A sua participação neste forum é fundamental para descontrair. Na minha participação nestes ultimos 2 anos e picos, nunca me ri tanto como a ler as suas várias respostas.
Em jeito de provocação, deixo-lhe outro gráfico, agora da SEM em que só fiz anotações sobre uma das curvas para não "encher" muito
.
Quanto à sua curva (de audio ?), parece-me de boa saude, sim senhor.
BN,
ljbk.
A sua participação neste forum é fundamental para descontrair. Na minha participação nestes ultimos 2 anos e picos, nunca me ri tanto como a ler as suas várias respostas.
Em jeito de provocação, deixo-lhe outro gráfico, agora da SEM em que só fiz anotações sobre uma das curvas para não "encher" muito

Quanto à sua curva (de audio ?), parece-me de boa saude, sim senhor.
BN,
ljbk.
- Anexos
-
- ljbk_sem_20080327.PNG (43.58 KiB) Visualizado 3832 vezes
Senhor JAS ,
Depois de ver os gráficos do colega , gostava que o Senhor me dissesse alguma coisa sobre isto :
Eu penso que seja Reumatismo, mas a minha vizinha diz que é ciática .
Um abraço ,
The Mechanic
Ps - Já vaís de férias outra vez ?!
...tens uma vidinha dura, tens ...
Depois de ver os gráficos do colega , gostava que o Senhor me dissesse alguma coisa sobre isto :

Eu penso que seja Reumatismo, mas a minha vizinha diz que é ciática .
Um abraço ,
The Mechanic
Ps - Já vaís de férias outra vez ?!

" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Re: re
Ffesteiro Escreveu:JAS, se bem percebo você não usa stops, porquê?
Porque o Jas raramente usa o travão! Pra quê os stops?
JAS Escreveu:[Em segundo lugar porque alguns títulos não têm liquidez suficiente que permitam despejar a carteira toda.
Lá está! Como o Jiboia Invisiual tão bem percebeu, nas (raras) vezes que o Jas poe o pé no travão, não há stops que valham...normalmente há um choque em cadeia de grandes dimensões.
Pronto, eu já não dizia asneiras por aqui há algum tempo. Serve também para me lamentar da falta daquele abraço que me está prometido há tanto tempoe que ainda não é neste almoço que vou receber.
Beijocas e Boas férias
P.S. Já agora, tu costumas fazer as bolsas cair só quando vais para "as Asias" ou qualquer ponto do mundo serve? só para eu ter uma ideia do que nos espera por aqui...
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Podes não chegar á Lua
Boa tarde.
Ainda temos margem para subir mais um pouco sem violar a tendência principal.
Iremos provavelmente chegar a um ponto em que alguns traders usam 2 stops para apanhar qualquer um dos movimentos possiveis: para cima no caso da resistência quebrar ou para baixo no caso de um falhanço.
Fica o gráfico.
BN,
ljbk.
Ainda temos margem para subir mais um pouco sem violar a tendência principal.
Iremos provavelmente chegar a um ponto em que alguns traders usam 2 stops para apanhar qualquer um dos movimentos possiveis: para cima no caso da resistência quebrar ou para baixo no caso de um falhanço.
Fica o gráfico.
BN,
ljbk.
- Anexos
-
- ljbk_jmt_20080327.PNG (45.01 KiB) Visualizado 4018 vezes
Re: re
JAS Escreveu:Em segundo lugar porque alguns títulos não têm liquidez suficiente que permitam despejar a carteira toda.
JAS,
há dois anos que estou no Caldeirão e o teu tópico é de consulta obrigatória diariamente. Apesar de não te conhecer pessoalmente nem tão pouco a tua carteira, sei perfeitamente da tua competência e sucesso nos mercados. No entanto, em dois anos, esta é para mim a frase chave acerca da dimensão dos teus negócios.

Supondo que não trabalhas numa correctora como o Ulisses, a título individual deves ser o único ou dos muito poucos do caldeirão que é um verdadeiro profissional.
Obrigado por todas as tuas dicas diárias, a tua postura séria e amabilidade para com todos os caldeireiros.
PS - Tenho pena que não vás ao almoço dia 5...

Um abraço
Jibóia
Re: Re
JAS Escreveu:ljbk Escreveu:Se falhar novamente junto à resistência vamos ter uma nova grande queda em breve com a repetição do padrão anterior.
Essas certezas nunca devemos ter em Bolsa.
Deves substituir o "vamos ter" por "é provável que tenhamos"...
O grande problema da AT é fazer perder 50% do possível lucro por entrarmos e sairmos atrasados.
Eu prefiro tentar advinhar os fundos e os topos para aumento ou redução da posição base mas essa é defenida em termos de longo prazo e pela AF.
Neste momento temos na JMT:
cotação > MME5 > MME15
e com as duas curvas das médias ascendentes.
Isso para mim é muito bullish.
E para mim um sinal de entrada pode ser dado pela simples inversão da MME5.
Um abraço,
JAS
P.S. - Podes sempre utilizar este meu post para discutir as acções que tenho em carteira.
Caro JAS,
É evidente que esta minha afirmação que citou está condicionada aos principios da AT que por acaso voltei a indicar aqui há alguns dias atrás (http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ndicadores) pelo que as minhas palavras talvez tenham sido mal escolhidas.
Há dois que são fundamentais:
- o passado tem influência no futuro próximo: ou se concorda ou não vale a pena pensar em AT;
- há ruido de curto prazo e eventos globais que são impreviziveis;
Tambem por isso, já aqui referi a necessidade de utilizar stops excepto claro se no caso da sua carteira a activação desse mesmo stop fizer cair o titulo 10%

O método que ilustrei funciona para qualquer titulo. No entanto, como já percebeu há sempre uma margem para a interpretação no gráfico que pode levar ao erro nomeadamente em caso de grande volatilidade no titulo como pode facilmente acontecer em small caps.
Tenho uma 3ª curva para tentar encontrar pontos de entrada/saida mais perto dos topos e fundos mas é muito menos fiavel pelo que o ponto de entrada/saída principal é determinado pelas curvas que indiquei.
Refere as MME5 e MME15.
Utiliza o método clássico, o de Welles Wilder ou outro qualquer método ponderado para o seu calculo ?
As MME de Welles Wilder, utilizadas no RSI por exemplo, correspondem aprox. às MME clássicas com um periodo 2 vezes superior.
BN,
ljbk.
re
Ffesteiro Escreveu:JAS, se bem percebo você não usa stops, porquê?
Em geral é raro usar stops automáticos o que não significa que não use stops mentais.
Em primeiro lugar porque normalmente estou on-line na Bolsa e tomo decisões no momento.
Em segundo lugar porque alguns títulos não têm liquidez suficiente que permitam despejar a carteira toda.
Um abraço,
JAS
--------------------
Crómio Escreveu:isto está nublado p'raqui vou mas é de férias para o paraíso...
Eu pago as férias com os lucros do ano anterior, não os reinvisto na Bolsa.
Por este andar, para o ano faço férias na Costa da Caparica...
Um abraço,
JAS
Re: Carteira JAS*2008 - Mês 03 - dia 26
JAS Escreveu:O final do mês aproxima-se e para o mês que vem volta a ser mês de...FÉRIAS.
Pronto... uns têm... outros não...
Ah e tal isto está nublado p'raqui vou mas é de férias para o paraíso...
Saca umas massas, compra umas estatuetas em bronze ou uns quadros do Joe, vai de férias com a princesa...
Depois volta... ah e tal isto tá mal ando aqui com a carteira a perder 30%...
Faço umas compras aqui, umas vendas ali... deixo-me de warrants que são uma chatice e têm prazo de validade...
Mais umas vendas 0,01 acima umas compras 0,02 abaixo...
Ah e tal isto anda mal, ando p'raqui a perder 15%...
Saca umas massas, vende os quadros do Joe q'eram feios comó camandro e a princesa não gostava, mantém as estatuetas mas desta feita na casa de montanha (a "cabana")... vou mas é de férias a ver se isto melhora lá para Maio...
Prontos... e é isto... vidinha chata...
Um Abraço e... manda aí umas fotos para o pessoal se entreter...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Carteira JAS*2008 - Mês 03 - dia 26
O final do mês aproxima-se e para o mês que vem volta a ser mês de...FÉRIAS.
Isso significa que devo preparar uma redução de capital e que terei que reduzir posições.
JMT
Umas vendas a 4,985-4,975.
Era natural que hoje fizesse uma correcção após a violenta subida de ontem.
Considero que o título está agora muito bullish pelo que é provavel que mantenha uma posição na ordem dos 50%.
SEM
Umas vendas a 8,20-8,18.
Também está bem bullish e vou manter uma posição na ordem dos 25%.
SON
Poderá estar a fazer a inversão e aumentei a posição com uma compra a 1,165.
INA
Nenhum movimento.
Também pode estar a inverter mas continuo com algumas dúvidas.
Como não gosto de posições sem significado ou reforço ou vendo amanhã.
VAA
Uma venda a 0,12.
Anda muito parada e com pouco interesse mas devo manter uma posição na ordem dos 5%.
JAS
Isso significa que devo preparar uma redução de capital e que terei que reduzir posições.
JMT
Umas vendas a 4,985-4,975.
Era natural que hoje fizesse uma correcção após a violenta subida de ontem.
Considero que o título está agora muito bullish pelo que é provavel que mantenha uma posição na ordem dos 50%.
SEM
Umas vendas a 8,20-8,18.
Também está bem bullish e vou manter uma posição na ordem dos 25%.
SON
Poderá estar a fazer a inversão e aumentei a posição com uma compra a 1,165.
INA
Nenhum movimento.
Também pode estar a inverter mas continuo com algumas dúvidas.
Como não gosto de posições sem significado ou reforço ou vendo amanhã.
VAA
Uma venda a 0,12.
Anda muito parada e com pouco interesse mas devo manter uma posição na ordem dos 5%.
JAS
- Anexos
-
- cart 03-26.png (62.17 KiB) Visualizado 4795 vezes
Quem está ligado: