Sumolis
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Administradores da CGD suspeitos de crime fiscal na fusão da Compal
27.06.2011 - 07:14 Por Rosa Soares, Mariana Oliveira
A operação de fusão da Compal com a Sumolis está a ser passada a pente fino no âmbito de um inquérito pendente no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Évora, por suspeita de crimes fiscais, entre os quais burla tributária e abuso de confiança fiscal.
O montante em causa ascenderá a vários milhões de euros, e é relativo ao pagamento e posterior devolução de IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis), que os investigadores consideram ter sido recebido indevidamente. Mas diz respeito também à assunção, pela Compal, dos encargos financeiros relativos à operação de financiamento que esteve na base da sua própria compra, atirando-a para resultados negativos. Tal operação permitiu à empresa evitar o pagamento avultado de impostos, além de ter recebido verbas do Estado.
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http://economia.publico.pt/Noticia/admi ... al_1500308
27.06.2011 - 07:14 Por Rosa Soares, Mariana Oliveira
A operação de fusão da Compal com a Sumolis está a ser passada a pente fino no âmbito de um inquérito pendente no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Évora, por suspeita de crimes fiscais, entre os quais burla tributária e abuso de confiança fiscal.
O montante em causa ascenderá a vários milhões de euros, e é relativo ao pagamento e posterior devolução de IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis), que os investigadores consideram ter sido recebido indevidamente. Mas diz respeito também à assunção, pela Compal, dos encargos financeiros relativos à operação de financiamento que esteve na base da sua própria compra, atirando-a para resultados negativos. Tal operação permitiu à empresa evitar o pagamento avultado de impostos, além de ter recebido verbas do Estado.
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05/12/2008
A Refrigor comprou 16,7 mil acções da Sumolis por 17,5 mil euros, passando a deter 60,38% do capital da subsidiária.
A informação foi hoje divulgada para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e revela que a aquisição das acções decorreu entre o dia 10 de Novembro e o dia 5 de Dezembro, ou seja hoje.
No total a Refrigar já detém 29.871.000 acções da Sumolis, o que corresponde a 60,38% do capital da empresa.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
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parece que quase ninguem liga à sumolis, por isso apenas negoceia às 10,30 e às 15,30, mas por vezes fazem-se grandes negócios neste tipo de papeis.Hoje mais uma subida de 5% com um unico comprador e vários vendedores.Como estava atento verifiquei que a ordem de compra entrou mesmo em cima das 15,30.Alguém saberá o que anda a fazer, penso eu de que...
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A sumolis está a ficar com sinal de compra???
http://www.boursorama.com/graphiques/gr ... &i3=0&st=6
Eu pouco ou nada percebo de AT e em small caps a AT pouco conta.Mas a sumolis tem vindo a subir com aumento de volume nos ultimos tempos.Terá a ver com a compra da Compal e com o reforço da CGD no capital social?Ainda hoje raparam tudo o que havia na venda até 2 euros.
Outra coisa que me anda a intrigar é o facto de a Refrigor(que é dos Eusébios) bem como a familia Eusébio deterem mais de 80% do capital da dita e não serem obrigados a lançar uma OPA.Em tempos o dono da Tertir e Ternor foi obrigado pela CMVM a lançar opa sobre ambas fruto de ter mais de 80% do capital e com a SUMOLIS não deveria ser igual?Andará a CMVM a dormir ou serei eu que não estou a ver bem o filme?Agradeço comentários de outros colegas sobre este assunto.
Eu pouco ou nada percebo de AT e em small caps a AT pouco conta.Mas a sumolis tem vindo a subir com aumento de volume nos ultimos tempos.Terá a ver com a compra da Compal e com o reforço da CGD no capital social?Ainda hoje raparam tudo o que havia na venda até 2 euros.
Outra coisa que me anda a intrigar é o facto de a Refrigor(que é dos Eusébios) bem como a familia Eusébio deterem mais de 80% do capital da dita e não serem obrigados a lançar uma OPA.Em tempos o dono da Tertir e Ternor foi obrigado pela CMVM a lançar opa sobre ambas fruto de ter mais de 80% do capital e com a SUMOLIS não deveria ser igual?Andará a CMVM a dormir ou serei eu que não estou a ver bem o filme?Agradeço comentários de outros colegas sobre este assunto.
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Caixa vende Compal e fica com 20,6 por cento da Sumolis/Comp
De acordo com o Publico:
A compra da Compal foi feita por 426 milhões de euros
A Caixa Geral de Depósitos vai vender 38,1 por cento do capital da Compal à Sumolis, ficando a deter na empresa 41,9 por cento, anunciou o banco em comunicado. Esta participação vai, numa fase posterior, ser trocada por 20,6 por cento na empresa que resultar da integração da Compal com a Sumolis.
A Compal é neste momento detida em 80 por cento pela Caixa e em 20 por cento pela Sumolis, num negócio polémico liderado pelo banco do Estado em 2005. A compra da Compal foi feita por 426 milhões de euros e o valor da empresa inerente ao negócio agora anunciado é de 397 milhões de euros. Nestes três anos foram várias as notícias relativas aos desentendimentos entre os dois parceiros sobre a liderança da Compal.
O negócio anunciado vai realizar-se em três fases: a primeira prevê a venda de uma posição de 29,9 por cento e a segunda fase determina a alienação de mais 8,2 por cento do capital da Compal. As duas tranches perfazem 38,1 por cento. As três operações perfazem um total de 397 milhões de euros. Assim, o Grupo Sumol aumenta a sua participação na Compal para 58,1 por cento.
Posteriormente, na terceira fase, o Grupo CGD vai trocar a sua participação de 41,9 por cento na Compal por cerca de 20,6 por cento do capital social da Sumolis. No entanto, está já previsto que a CGD venha a desinvestir nesta sua futura participação accionista.
Por agora, falta o aval da Autoridade da Concorrência, já solicitado.
/* Escrever 100 vezes: O objectivo na Bolsa deve ser ganhar dinheiro, mesmo que seja apenas um cêntimo! */
http://paisperfeito.blogspot.com/
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Sumolis
Comunicado:
Grupo CGD realiza acordo para alienação da Compal ao Grupo Sumol
Lisboa, 10 de Março de 2008 - O Grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD) chegou a um acordo com o Grupo Sumol para a alienação da totalidade do capital social da Compal. O negócio realiza-se em três etapas e contempla a integração da Compal no Grupo Sumol.
O acordo com o Grupo Sumol prevê a alienação da participação detida pelo Grupo CGD no capital da Compal, em três fases: a primeira fase prevê a venda de uma posição de 29,9% e a segunda fase determina a alienação de mais 8,2% do capital da Compal. As duas tranches perfazem 38,1%, sendo o “enterprise value” subjacente à operação de 397 milhões de euros.
A alienação destas parcelas vai permitir ao Grupo Sumol aumentar a sua participação na Compal para 58,1% ficando os restantes 41,9% na posse da CGD.
Posteriormente, na terceira fase, o Grupo CGD vai trocar a sua participação de 41,9% na Compal por cerca de 20,6% do capital social da Sumolis estando já considerada a possibilidade de, a médio prazo, a CGD vir a desinvestir nesta sua futura participação accionista.
A CGD e a Sumolis acordaram expressamente avançar para a integração das operações da Sumolis e da Compal pelo que se irá proceder, de imediato, à notificação da Autoridade da Concorrência (AdC) solicitando a decisão desta autoridade quanto à transacção.
Com a integração, o novo Grupo passa a ter um volume de negócios próximo dos 350 milhões de euros e vai ser uma empresa internacional de referência nos mercados de bebidas de fruta.
Em Portugal, este novo Grupo vai disputar a liderança do mercado de bebidas de alta rotação. A nova organização tem marcas com grande notoriedade, com uma forte presença nos mercados de sumos, néctares e refrigerantes de fruta sem gás, refrigerantes com gás, águas, vegetais e derivados do tomate.
A CGD adquiriu a Compal em parceria com a Sumolis, através da Caixa Desenvolvimento SGPS e do FCR Grupo CGD (veículos de investimento de private equity do Grupo CGD).
Em 2006, a Compal teve um Volume de Negócios da ordem dos 173 milhões de euros com a colocação no mercado de mais de 155 milhões de litros de bebidas de alta rotação, vegetais e de derivados do tomate. O EBITDA apurado naquele mesmo ano foi de 21,4 milhões de euros.
Esta operação vem dar seguimento ao plano de desenvolvimento estratégico definido para a Compal aquando da sua aquisição em Janeiro de 2006 e que teve como fundamento três vectores principais:
i. Reforço da capacidade competitiva da Compal enquanto operador de referência Ibérico de Sumos, Néctares e Refrigerantes sem Gás, bem como de Águas através do lançamento de produtos inovadores e de uma maior capacidade de penetração no mercado espanhol;
ii. Desinvestimento no segmento non-core de cafés (Nutricafés);
iii. Análise em conjunto com o parceiro industrial do Grupo CGD neste investimento – Grupo Sumol – do modelo a prosseguir com vista à captação do potencial de criação valor resultante de uma eventual combinação dos negócios do Grupo Sumol e da Compal.
Desde o início deste novo ciclo na Compal, a Empresa tem reforçado com assinalável sucesso os objectivos a que se propôs destacando-se as seguintes iniciativas:
- Lançamento em 2006 do Essencial, produto inovador à escala mundial, baseado no conceito de dose de fruta. O Compal Essencial foi galardoado com o 2007 Global Innovation Award pela Zenith International na categoria de Best New Juice or Juice Drink e sendo ainda o grande vencedor de todas as categorias Best Overall Concept, como distinção pelo conceito inovador deste produto a nível internacional. Este prémio, atribuído em Madrid foi disputado por 120 produtos de 17 países;
- Estabelecimento em Dezembro de 2006 de uma Joint-Venture com o Grupo Osborne para o mercado espanhol. Esta parceria permitiu à Compal integrar uma das principais redes de distribuição de bebidas em Espanha com um grau de penetração no território espanhol superior a 94%, tanto na rede alimentar como no canal Horeca. Desta forma a Compal conseguiu alavancar e consolidar a sua posição de sub-líder no segmento de sumos Premium em Espanha;
- Desenvolvimento com sucesso de uma estratégia de internacionalização sustentada em produtos inovadores de alto valor acrescentado estando a Compal actualmente presente em 39 Países e 4 Continentes, com resultados concretos ao nível das exportações da empresa que aumentaram 100% nos últimos dois anos.
Grupo CGD realiza acordo para alienação da Compal ao Grupo Sumol
Lisboa, 10 de Março de 2008 - O Grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD) chegou a um acordo com o Grupo Sumol para a alienação da totalidade do capital social da Compal. O negócio realiza-se em três etapas e contempla a integração da Compal no Grupo Sumol.
O acordo com o Grupo Sumol prevê a alienação da participação detida pelo Grupo CGD no capital da Compal, em três fases: a primeira fase prevê a venda de uma posição de 29,9% e a segunda fase determina a alienação de mais 8,2% do capital da Compal. As duas tranches perfazem 38,1%, sendo o “enterprise value” subjacente à operação de 397 milhões de euros.
A alienação destas parcelas vai permitir ao Grupo Sumol aumentar a sua participação na Compal para 58,1% ficando os restantes 41,9% na posse da CGD.
Posteriormente, na terceira fase, o Grupo CGD vai trocar a sua participação de 41,9% na Compal por cerca de 20,6% do capital social da Sumolis estando já considerada a possibilidade de, a médio prazo, a CGD vir a desinvestir nesta sua futura participação accionista.
A CGD e a Sumolis acordaram expressamente avançar para a integração das operações da Sumolis e da Compal pelo que se irá proceder, de imediato, à notificação da Autoridade da Concorrência (AdC) solicitando a decisão desta autoridade quanto à transacção.
Com a integração, o novo Grupo passa a ter um volume de negócios próximo dos 350 milhões de euros e vai ser uma empresa internacional de referência nos mercados de bebidas de fruta.
Em Portugal, este novo Grupo vai disputar a liderança do mercado de bebidas de alta rotação. A nova organização tem marcas com grande notoriedade, com uma forte presença nos mercados de sumos, néctares e refrigerantes de fruta sem gás, refrigerantes com gás, águas, vegetais e derivados do tomate.
A CGD adquiriu a Compal em parceria com a Sumolis, através da Caixa Desenvolvimento SGPS e do FCR Grupo CGD (veículos de investimento de private equity do Grupo CGD).
Em 2006, a Compal teve um Volume de Negócios da ordem dos 173 milhões de euros com a colocação no mercado de mais de 155 milhões de litros de bebidas de alta rotação, vegetais e de derivados do tomate. O EBITDA apurado naquele mesmo ano foi de 21,4 milhões de euros.
Esta operação vem dar seguimento ao plano de desenvolvimento estratégico definido para a Compal aquando da sua aquisição em Janeiro de 2006 e que teve como fundamento três vectores principais:
i. Reforço da capacidade competitiva da Compal enquanto operador de referência Ibérico de Sumos, Néctares e Refrigerantes sem Gás, bem como de Águas através do lançamento de produtos inovadores e de uma maior capacidade de penetração no mercado espanhol;
ii. Desinvestimento no segmento non-core de cafés (Nutricafés);
iii. Análise em conjunto com o parceiro industrial do Grupo CGD neste investimento – Grupo Sumol – do modelo a prosseguir com vista à captação do potencial de criação valor resultante de uma eventual combinação dos negócios do Grupo Sumol e da Compal.
Desde o início deste novo ciclo na Compal, a Empresa tem reforçado com assinalável sucesso os objectivos a que se propôs destacando-se as seguintes iniciativas:
- Lançamento em 2006 do Essencial, produto inovador à escala mundial, baseado no conceito de dose de fruta. O Compal Essencial foi galardoado com o 2007 Global Innovation Award pela Zenith International na categoria de Best New Juice or Juice Drink e sendo ainda o grande vencedor de todas as categorias Best Overall Concept, como distinção pelo conceito inovador deste produto a nível internacional. Este prémio, atribuído em Madrid foi disputado por 120 produtos de 17 países;
- Estabelecimento em Dezembro de 2006 de uma Joint-Venture com o Grupo Osborne para o mercado espanhol. Esta parceria permitiu à Compal integrar uma das principais redes de distribuição de bebidas em Espanha com um grau de penetração no território espanhol superior a 94%, tanto na rede alimentar como no canal Horeca. Desta forma a Compal conseguiu alavancar e consolidar a sua posição de sub-líder no segmento de sumos Premium em Espanha;
- Desenvolvimento com sucesso de uma estratégia de internacionalização sustentada em produtos inovadores de alto valor acrescentado estando a Compal actualmente presente em 39 Países e 4 Continentes, com resultados concretos ao nível das exportações da empresa que aumentaram 100% nos últimos dois anos.
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