Caldeirão da Bolsa

Off-Topic : Governo prepara anúncio de descida de impostos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por James Wheat » 28/3/2008 17:10

Este (Granadeiro, da PT) está a dizer 'o óbvio', o que qualquer pessoa 'normal' deveria entender, mas... se vai para algum Ministério ainda o lincham :mrgreen: !!:

"O trabalhador nunca deve ter mais do que os benefícios possíveis"
28/03/2008
Sacrifícios que, segundo as estruturas sindicais, continuam. Para este ano a proposta da PT é de congelar os salários acima dos dois mil euros e dar uma actualização salarial máxima de 1,87% aos restantes. Sobre esta questão, o ainda presidente executivo recusa falar, já que, diz, -é uma negociação que está em curso. O processo é de negociação e não de imposição-, ressalva.
Admite, porém, que os trabalhadores foram chamados a sacrifícios e que -corresponderam-. -Não foi preciso vir um capataz alemão, como na Autoeuropa, para se fazer um acordo de empresa com redução de benefícios-. E afirma: -Houve trabalhadores portugueses que tiveram a noção de que é preferível ter um modelo mais enxuto e sustentável do que ter um regime mais alargado e não sustentável.-
Depois de um primeiro momento em que falou de despedimentos, Granadeiro passou a falar em rejuvenescimento, requalificação e readaptação. Na entrevista, explicou que -o foco é virado para os três -R-, mas não é nenhuma garantia de que não vai haver despedimentos-.
Em relação às indemnizações recebidas e pagas nas transferências das pessoas para a Zon, Granadeiro defendeu-as, dizendo ter sido um acordo feito para facilitar a operacionalidade da cisão. Receberam indemnizações para ir para outra empresa. -Tiveram sorte. Ainda bem-, comentou."
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por James Wheat » 28/3/2008 13:47

scpnuno Escreveu:
James Wheat Escreveu:....

Colega, tu desculpa, mas....
* És engenheiro;
* És um bocadinho "nariz empinado" (não é pra zangar, ok?)
* Tens 40 anos;
* Defendes o governo;
Ohhh pá, tu tens a certeza que não usas o nome "José Socrates" quando não estás no Caldeirão???
Abraços


Nâo só não me zango, como de facto acho que está muito bem apanhada - uma tirada de humor brilhante !!
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por scpnuno » 28/3/2008 13:43

James Wheat Escreveu:....


Colega, tu desculpa, mas....

* És engenheiro;

* És um bocadinho "nariz empinado" (não é pra zangar, ok?)

* Tens 40 anos;

* Defendes o governo;

Ohhh pá, tu tens a certeza que não usas o nome "José Socrates" quando não estás no Caldeirão???

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por James Wheat » 28/3/2008 13:24

A explicação devida... é ao contrário: se quando subiu o IVA caiu o Carmo e a Trindade, porque era mau para a economia - sem necessidade de alguém explicar porquê, era o óbvio -, se agora desce... bem, deve ter o efeito oposto.

Vamos lá ver: não se pode criticar quando se sobe o IVA e criticar, igual, quando desce o IVA ! Isto não faz sentido, é a política mesquinha e rasteira !

O que parece atormentar a oposição actual é a perspectiva do Governo baixar impostos, porque é a única arma que têm para lhe tirar a maioria em 2009; e como estão a ver que vem aí uma baixa de impostos e nada podem fazer para o impedir, já estão a desvalorizar os seus efeitos.

Tenho 40 anos e nunca, jamais votei PS - por isso estou completamente à vontade.
Além de que se dependesse de mim não havia baixa nenhuma de impostos até levar o déficit a... 0% ! Podiam berrar e ir para as ruas fazerem as manifes que quisessem !!


Sai pequena história...
Ao que parece estamos numa grande crise, Portugal está de rastos e tudo graças... ao Governo. Ao que parece o Povo passa fome. Todos se queixam: médicos, professores, advogados, juristas.
O problema está identificado: é o Governo e o Estado. Está tudo mal organizado e os portugueses estão todos mal pagos. Será mesmo assim ? Vejamos...

O mal organizado sim, é inquestionável:
1. os hospitais não funcionam. Culpa do Estado, claro ! Nada a ver com os médicos - pobres vitimas do 'sistema'.
2. os tribunais não funcionam. Culpa do Estado, claro ! Nada a ver com os juizes e advogados - simples vitimas do 'sistema'.
3. as escolas não funcionam. Culpa do Estado, claro ! Nada a ver com os professores - perfeitas vitimas do 'sistema' (da Ministra actual nem se fala !).
etc, etc, etc, podiamos continuar por cada categoria profissional.

Agora vejamos a questão dos "mal pagos"...
Há 15 dias decidi, à ultima hora, de impulso, tentar marcar umas curtas férias da Páscoa no Brasil. Tentei...mas era bom ! Resposta: "Lamento, está tudo cheio ! A Tap fez um reforço nos vôos em 20% e estão todos cheios ! Mais houvesse e mais se tinha vendido !". Foi remédio Santo: fiquei em terra, nem deu para arrancar.
Crise ? Qual crise ? Vôos cheios para passar férias no estrangeiro ? Bem... pensando bem devem ter sido os espanhóis... se calhar gostam mais da Tap do que da Iberia.

PS1: anda por aí muito "parasita" que prefere ir para a rua protestar, do que ficar no seu lugar a trabalhar. Se houvesse mais respeito pelos doentes e pelos estudantes... mas não, é preferível organizar uma mega-manif, fazer greve, para derrubar o Ministro ! As mega-manifs é que estão a dar - nunca foram tão populares ! Só mesmo os vôos para o Brasil atraem mais gente... Fónix !

PS2: "Vai trabalhar, malandro !".
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por charles » 28/3/2008 12:46

Descida do IVA
Sócrates promete "forte impacto na economia" sem explicar como
O primeiro-ministro José Sócrates promete que a descida do IVA, de 21% para 20%, terá um "forte impacto na economia", mas não explica como. A promessa foi deixada esta manhã, no Parlamento, durante o debate quinzenal.

--------------------------------------------------------------------------------

Carlos Filipe Mendonça
carlosmendonca@mediafin.pt



O primeiro-ministro José Sócrates promete que a descida do IVA, de 21% para 20%, terá um "forte impacto na economia", mas não explica como. A promessa foi deixada esta manhã, no Parlamento, durante o debate quinzenal.

Depois de congratular os portugueses pela "redução histórica" do défice orçamental no último ano, José Sócrates acusou Paulo Portas de estar a "desvalorizar" a descida do IVA.

"Quando o Governo aumentou o IVA disseram que teria grande impacto na Economia, agora pelos vistos não tem impacto nenhum", ironizou José Sócrates.

A promessa de que a redução do IVA terá "um grande impacto na economia" portuguesa surgiu na sequência de uma acusação do líder do CDS/PP. Paulo Portas defendeu que tal diminuição "não se vai repercutir nos produtos essenciais" e, por consequência, no bolso dos consumidores.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por James Wheat » 28/3/2008 12:01

Esqueci-me de fazer uma referência ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, que considero uma omissão injusta - porque ele merece.
Aquele demonstrou, durante a Presidência da UE, como um Ministro pode ser competente sem fazer barulho - sem necessidade de berrar e esbracejar.
É verdade que tem uma pasta facilima: não tem os sindicatos - com a escumalha de interesses miseráveis que os controla - a barrar-lhe o caminho a toda a hora e momento; não tem a corja das corporações profissionais (com as suas Ordens e Bastonários) a 'beber' à decadas nos cofres do Estado, mas sempre, sempre irredutiveis quanto à perda de uma migalha/de um benefício que seja.

(Querem reformas ? "Sim, queremos". Querem menos gastos do Estado ? "Claro, vamos a isso ! Epá... mas vejam lá onde cortam. Não nos toquem no nosso bolso, senão vai haver barulho !")

Esses 6 meses foram, aliás, outro marco deste Governo, que deixou o nome de Portugal e de Lisboa na história da UE. Além das cimeiras com o Brasil, Russía e África, que foram um sucesso evidente. Tudo feito em 6 meses e com uma agenda e organização perfeitamente impecáveis - foi uma Presidência notável !
É claro que isto é algo de que já ninguém se lembra, porque em Portugal o que de bom se faz é efémero, dura 48 horas, e o que gera conflictos e divisões é divulgado até à exaustão - dura 12 meses min, até o Ministro ser forçado a sair.

Está-nos no sangue: os portugueses só sabem dizer mal, o copo está sempre 'vazio', nunca chega sequer a estar 'meio-cheio' - nem a 1/4, quanto mais !
Over & out. jw
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por bolo » 27/3/2008 23:13

O post do James Wheat é importante para fazer o contrapeso do que já aqui foi dito.

Concordo com facilidade com o que diz embora tenha alguma dificuldade em classificar de bom o ministro da economia, talvez por falta de conhecimento de todo o seu trabalho.

Já o ministro das finanças, esse se observarmos a sua prestação isolada como missão "descer défice", e em boa verdade, e infelizmente, era O Desafio, esse fez o seu serviço e mostrou como se faz! Pode dizer-se brilhante, mesmo subindo os impostos, mas julgo que o super-homem também o teria feito.

No entanto, as minhas análises são geralmente de mais longo espectro como sistema político, métodos de governação, ferramentas, princípios e cultura política, porque a saúde de um país não devia estar dependente de um Salvador, ainda por cima quando esse salvador vem para tomar medidas de curto prazo.

Governar um país não é certamente fácil mas, como digo, enquanto vivermos com esta organização política, as tarefas dos governos serão apenas estas:

vir, decidir no curto prazo, levantar a bandeirola de golo e tentar ganhar as eleições.

Depois no segundo mandato e porque já não têm nada para dizer, porque esses grandes objectivos de médio e longo prazo estão algures no bolso, e porque não têm o apoio que aí deveriam ter, quer da sociedade, representada por sindicatos, outras forças políticas e eleitores, os governos caem de podres.

O ciclo começa então novamente, não sem antes se mudarem os Administradores Públicos, esses grandes depravados e varrer a mesa de trabalho do governo anterior. Vai tudo para a enceneradora.

O problema está para além das pessoas, se bem que essas são imprescindíveis no que é o seu dever. O governo não tem sido perfeito, e efectivamente só quem lá anda é que sabe quanto árdua poderá ser a sua tarefa (imagino que será um bocadito exigente)!

No entanto, a questão pode estar em não termos o sistema mais adequado aquilo que queremos e se vamos bater neste por mais 100 ou 200 anos!

Eu não gosto da maneira como se governa o País e pronto. É uma visão pessoal!

E vou tentar naquilo que vou conhecendo lutar pelo que acho certo!

Com certeza que morrerrei a votar para mudar um governo que esteve 4 anos no poder, e que não cumpriu o seu caderno eleitoral (porque não pode. Prometer é a maior treta. Só eleitores desesperados como todos nós, num comicío de bandeiras partidárias no ar, é que podem acreditar nisso), mas pronto, somo bonitos assim. Já estou como o outro, gosto de ti assim, humano!

Mas já agora sapiens sapiens! :shock: :shock: :shock:

Oh my dog!

Antes de dormir, vou rezar para isto me passar e para me contentar com os prazeres do corpo! :mrgreen:

comer, dormir, sofassar, zappar, buber, etc!

:mrgreen:
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1118
Registado: 29/11/2007 2:18
Localização: via láctea

por James Wheat » 27/3/2008 16:57

Não há Governos perfeitos.
Agora é cada vez mais evidente que este é o melhor que tivemos desde Abril 1974.

Herdou um déficit de 6,1% e reduziu-o para 2,6%. Subiu impostos ? Sim, que remédio. Baixou menos na despesa ? Sim, o que pode, o que o povo deixou... Baixou pouco ? Caramba... veja-se a guerra, veja-se o barulho que se fez !!

Reduzido o déficit a menos de 3%, está na altura de - controladamente - iniciar o caminho de redução da carga fiscal, mantendo a pressão sobre os gastos do Estado.

A grande critica era que só subia, não baixava impostos; agora que baixa não serve de nada. Bem... em que ficamos ? Vejam bem... Assim não dá !

Este Governo não é perfeito.
E a perda de Ministros como o da Saúde (que já foi) e o da Educação (que vai á vidinha, não tarda nada) só o torna mais fraco, menos competente e mais débil. Fica a sobrar um bom Ministro da Economia e um surpreendente - porque brilhante - Ministro das Finanças. Além de um excelente PM.
Este Governo não é perfeito, mas é inegável: tem apresentado resultados.

Atentem no que dizem de nós lá fora na imprensa financeira especializada:
"The Portuguese GDP advanced 1,9% in 2007, well above the 1,3% reached in 2006. Domestic demand increased 1,8 p.p. to growth, while foreign demand contribution was only 0,1 p.p. Regarding domestic demand, we underline that investment rose 3,2%. This performance was led by an increase in capital spending on machinery and equipment and by signs of the end of the period of contraction in the construction sector. The former advanced 6,9% in 2007 (1,4% in 2006) and the later declined by only 0,1% , which compares with a fall of 5,4% in 2006. Exports decelerated over the year, but even so rose 5,6%".

Só não vê quem não quer: este Governo herdou a pior situação de que há memória pós-25 Abril e tem feito obra - é inquestionável.
Over & out.
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

Srs. socrates e teixeira

por pesconde » 27/3/2008 16:09

Se querem ajudar os tugas à séria, tratem é de reduzir o IVA nos produtos de 1ª necessidade, aí sim, faziam um brilharete! :wink:
There is no fear without some hope, and no hope without some fear. ”
— B. Spinoza
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 238
Registado: 29/10/2007 20:24
Localização: Corroios

Re: isto não passa de propaganda politica

por bolo » 27/3/2008 13:49

pesconde Escreveu:
isto cheira-me ainda a folares da páscoa.
não vai ajudar em nada o tuga comum, porque a taxa de IVA dos pobres e dos ricos é a mesma, sem distinção de partes.
só quem trabalha com milhões é que rende... não é para o tuga vulgar que trabalha com tostões!



parece-me que faz sentido esta visão.
Imaginem que são a pessoa que tem por função estabelecer as regras de financiamento do Estado através de impostos (tudo certinho, direitinho). Nesta situação, não poderiamos olhar para todos da mesma forma, mesmo que estejamos a falar de um impostos que é aplicado através de %.

É certo que o Estado não tem que olhar para os ricos com vontade de lhes tirar o dinheiro, mas estes critérios são matéria muito crítica para a vida das pessoas e o garante que são tratadas pelo Estado de forma adequada de acordo com os critérios definidos para a contribuição para o financiamento do Estado.

Seria interessante ver esses critérios enunciados de uma forma mais evidente e próxima dos contribuintes, pois confesso que, neste momento, não sei onde os encontrar; saber quais são e haver disponível um observatório ou estudos sobre as contribuições efectivas dos vários intervenientes na sociedade para o orçamento do Estado e o estado de saúde daqueles critérios.

JCS Escreveu:Para as empresas julgo que faz alguma diferença, sobretudo as que pela sua actividade têm largos volumes de compras. 1% pode ser muito dinheiro e se fôr canalizado pelas empresas para aumentar o investimento ou criar alguns postos de trabalho então já valeu a pena. Espero que as descidas sejam para continuar.

Cumprimentos
JCS


neste caso, e apesar das leituras que se fazem da quantidade da descida, do momento da descida e das razões da descida, o caminho a fazer aqui é efectivamente para baixo, com certeza!

Venho o IVA para 15%. Uma miragem!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1118
Registado: 29/11/2007 2:18
Localização: via láctea

por AlexB » 27/3/2008 13:46

Caros amigos,

Não concordo com a opinião da maioria.
Então este "abaixar" não é bom?!
Já viram a trabalheira que dava calcular 21%. Agora é muito mais simples. Nem precisamos de máquina de calcular.

Este Sócrates é um petisco!!!
BN
 
Mensagens: 32
Registado: 29/1/2008 0:06

por Ed » 27/3/2008 13:05

Acho que esta é uma medida eleitoralista. Quando há 2 semanas atrás o Socrates dizia numa entrevista à SIC que a pior medida que tinha tomado enquanto PM tinha sido a decisão de aumentar impostos, nomeadamente o IVA, estava talvez a deixar antever uma possivel redução do IVA.

Embora eu não perceba nada de economia, como mero portuga (daqueles que tem opinião sobre tudo, tipo treinador de bancada :lol: ), penso que baixar o ISP tinha uma efeito mais benéfico para a economia e para os portugueses em geral. Se por exemplo baixassem o ISP sobre o gasóleo (cerca de 10 cents) para nivelar o seu preço com o mercado espanhol, o impacto nos bolsos dos portugueses era possivelmente maior do que 1% do IVA, sendo que por via disto a inflação também seria menor, assim como alguns produtos onde o factor transporte influi no preço talvez baixassem. A perda de receitas era compensada mais facilmente pela recuperação de consumo actualmente feita em espanha, não só porque quem vive em zonas fronteiriças, assim como pelos grandes operadores rodoviários que actualmente abastecem em Espanha. Existem casos em que transportadores internacionais, enchem os depositos dos TIR (800litros) quando voltam a portugal, para despejar grande parte dos mesmos nos depositos da empresa para consumo dos camioes nacionais. Os postos de abastecimento nacionais nas zonas fronteiriças retomavam a sua actividade normal, recuperando alguns postos de trabalho que neste momento nos custam subsidios de desemprego, e perda de outras receitas.

Eu que vivo a 250km de Espanha, compensa-me ir lá caso compre 4 volumes de tabaco e ateste o deposito. Paga a viajem e pelo menos fui passear, mas dei os impostos ao espanhois.

Gostava de opiniões sobre esta materia dos doutos economistas frequentadores deste forum, pois ontem na televisão, ninguem referiu este aspecto de ter sido preferivel baixar o ISP em vez do IVA. Nem mesmo o José Rodrigues do Santos na entrevista ao Ministro da Finanças, talvez porque a questão da poluição dos combustiveis fósseis lhe seja cara por via do seu livro o 7º Selo, e ache que baixar este imposto promoveria o seu consumo e, consequentemente a poluição.

PS- Desculpem lá escrever um testamento deste tamanho, mas hoje até estou abananado por ter recebido o aviso do IMI para pagar :evil: . É que a habitação em Leiria é das mais baratas do país, e a minha casa para o fisco vale + 30000€ do que eu realmente dei por ela. (e não ma querem comprar pelo preço que dizem valer). E existem mansões com piscina que por estarem avaliadas ridiculamente pelo regime anterior pagam muito menos que o meu apartamento. É a justiça fiscal que temos. :?
 
Mensagens: 92
Registado: 21/3/2003 18:01
Localização: Leiria

isto não passa de propaganda politica

por pesconde » 27/3/2008 12:25

isto cheira-me ainda a folares da páscoa.
Não passa de uma caixinha de cocolates e amêndoas da páscoa, uma pró tio belmiro e outra também pró amorim, entre outros...
não vai ajudar em nada o tuga comum, porque a taxa de IVA dos pobres e dos ricos é a mesma, sem distinção de partes.
só quem trabalha com milhões é que rende... não é para o tuga vulgar que trabalha com tostões!

se querem mexer mexam à séria 8-) :mrgreen:
There is no fear without some hope, and no hope without some fear. ”
— B. Spinoza
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 238
Registado: 29/10/2007 20:24
Localização: Corroios

por JCS » 27/3/2008 2:08

Para as empresas julgo que faz alguma diferença, sobretudo as que pela sua actividade têm largos volumes de compras. 1% pode ser muito dinheiro e se fôr canalizado pelas empresas para aumentar o investimento ou criar alguns postos de trabalho então já valeu a pena. Espero que as descidas sejam para continuar.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por charles » 26/3/2008 18:37

Atenção ao promenor "esperemos que as familias sintam", sintam o quê :?: o que aconteceu afinal :?: Baixaram os impostos :?: :lol: a DECO tambem já goza com a malta :mrgreen:, ou tá tudo doido :mrgreen: :!:


"Esperamos que as famílias sintam" a descida do IVA
(26-03-2008 - 17:23)


O director da DECO, Pedro Moreira, diz esperar "que as famílias sintam" a redução do IVA de 21% para os 20%, mas adianta que tem "muitas dúvidas em que contexto que se insere" esta medida hoje anunciada pelo Governo.

Esta é uma medida "positiva caso se venha a reflectir nos consumidores", mas é preciso "saber qual é o plano", afirmou o responsável ao Jornal de Negócios Online, acrescentando que "a questão é saber quem é que se pretende beneficiar" com esta redução.

Pedro Moreira questiona se esta redução tem em vista "uma descida do IVA para os 19%" - valor em que se encontrava antes da última subida deste imposto –;se o "resultado final esperado é uma descida dos encargos para as famílias"; ou se a questão em causa visa tentar tornar os produtos e serviços mais atractivos para o exterior.

O responsável adianta que para o alívio dos consumidores o Governo poderia ter pensado "em incluir alguns produtos na taxa de 5 ou 12%", uma medida que visaria efectivamente reduzir os encargos das famílias.

Ainda assim, Pedro Morais salientou que "não é com um resultados de um défice orçamental de 2,6% que podemos tomar medidas", considerando que este valor "ainda é significativo".

"Esperemos que esta seja uma medida de redução consistente e não uma medida desadequada", desejando que este corte não se traduza em aumentos futuros nos impostos.

BIG

voltar >>
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por bolo » 26/3/2008 17:22

Não me parece que seja nada que não estivessemos à espera.
Ponto a considerar nesta matéria:

1. Operação Charme: Os impostos terão que descer antes das próximas eleições de forma a relançar a popularidade de quem está no governo, a não ser que se verificasse o falhanço dos objectivos do governo no controle do defice orçamental;

2. As eleições serão em 2009 (não sei o mês);

3. Sendo as eleições em 2009, seria talvez mal interpretado pelos eleitores concretizar a descida de impostos no mesmo ano das eleições; Neste sentido, ele deverá ocorrer pelo menos até ao ano antes; antes disso seria, por parte do governo, abdicar desnecessariamente ( seria gratuitamente e em nome de quem?) do valor que representam a descida de impostos;

4. Portanto, estando a correr bem para o governo o controlo orçamental, independentemente das políticas usadas, o ano da descida dos impostos (IVA certamente e outros possivelmente) será 2008.
Talvez a partir de Junho.


Tendo em conta o organização política que levamos a cabo, a rapidez com que foi necessário intervir nas regularização das contas, o nível de envolvimento da população na tomada de decisões, não podemos dizer que o esforço feito pelo ministro das finanças não foi "Suficiente Mais".

Resumidamente, os objectivos foram alcançados e tendo em conta as práticas e políticas actualmente disponíveis aos governantes, não podemos dizer que os métodos e meios utilizados pela ministério das finanças e pelo governo tenham violado a confiança que os eleitores depositaram no ps no momento de voto.

A faltar fica a capacidade de diálogo e de resposta às questões que os eleitores presicam de colocar, e a capacidade de envolver a sociedade. Por outro lado, temos uma oposição que não permite muita abertura, porque, como sabemos, ela, à primeira oportunidade, irá derrubar o governo e não ajudá-lo a governar. Por isso, à partida, a maior parte dos governos não coloca grandes expectativas nem objectivos no que diz respeito à abertura ao diálogo com outros intervinientes e com a sociedade. Ainda se podem lixar mais, pensaram alguns deles, senão a maioria, ou a quase totalidade dos governos!

É fechar em grupo, cerrar forte, decidir, resistir às criticas e manifestações, gerir um pouco para respirar, manter cerrado, voltar a governar e tentar trazer tudo acima da linha de água para perto das eleições para depois não morrer. Esta descida de imposto será certamente o balão de ar que o governo estudou quando teve que subir os impostos, há quase 3 anos atrás.

Se o governo por exemplo, admite alguma remodelação do governo em sectores chave ou com mais de 2 mexidas, todos lhe caem em cima a morder até se cansarem ou fazerem feridos. Porquê?

Porque cada partido, desde a extrema direita até à extrema esquerda, pensa que tem a chave para o sucesso dentro da sua ideologia, que é, já à partida, fraccionada numa direita ou numa esquerda. Depois é tudo uma batatada e ver quem grita mais alto, quem urina mais longe, quem tem os orgãos sexuais maiores e quem consegue encantar mais, tal qual os rituais em outras espécies do nosso reino animal. Pelo menos, este não deixamos ficar mal. Nuinguém nos manda tentar evoluir! Queremos ir para onde? Para marte?
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1118
Registado: 29/11/2007 2:18
Localização: via láctea

por Sei lá » 26/3/2008 17:20

Eu acho que vocês andam todos enganados... e enganadas também. O IVA não desceu.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!? :shock: Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 942
Registado: 19/7/2007 0:21
Localização: 14

por PJBM2 » 26/3/2008 17:12

Eneias Escreveu:Este nosso PM não existe! :shock:

O que acaba de fazer é um disparate tão grande que os custos para adaptar a realidade a este novo valor... são maiores que os eventuais benefícios! :evil:

É mau demais para acreditar! :(

Uso o avatar que tenho noutro fórum:
:shock:
Imagem


Concordo contigo. Mais valia estar quieto e esperar mais um tempo para descer mais e de uma só vez.
Com o défice controlado, não há razão nenhuma para que o IVA esteja acima de 17%, caso contrário significa que a despesa continua muito alta.
Paulo Moreira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1037
Registado: 17/1/2003 19:11
Localização: Porto

Governo baixa impostos

por Jogabolsa » 26/3/2008 17:11

Temos que acreditar que assim que o defice esteja controlado e o corte nas despesas continue, necessáriamente o Governo pode abdicar de alguma receita. Mas também é preciso que os particulares invistam e com medidas como esta facilita-se o retoma económica. Venha ela. O bolsa precisa
 
Mensagens: 1
Registado: 29/11/2007 4:32
Localização: Santa Marinha

por scpnuno » 26/3/2008 17:09

Eneias Escreveu:Este nosso PM não existe! :shock:


Isso é que era bom! Para nossa desgraça, exite mesmo!

E como meio país já estava a acreditar que eletinha deixado de existir, ele veio acabar de provar que existe e está a fazer asneiras ao seu melhor nivel.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por Resina » 26/3/2008 17:07

Mas que absurdo...
Enfim...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por eneias » 26/3/2008 17:04

Este nosso PM não existe! :shock:

O que acaba de fazer é um disparate tão grande que os custos para adaptar a realidade a este novo valor... são maiores que os eventuais benefícios! :evil:

É mau demais para acreditar! :(

Uso o avatar que tenho noutro fórum:
:shock:
Imagem
"Os ciclos bolsistas antecipam os ciclos económicos"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 89
Registado: 22/1/2008 16:07

por habanero04 » 26/3/2008 17:01

sargotrons Escreveu:
habanero04 Escreveu:
sargotrons Escreveu:Lá vão os coitados das lojas mudar todas as etiquetas dos preços, ou será tipo ginásios?


Eu aposto no tipo ginásios...


Porreiro pá!

:lol: :lol: :lol:

Resina Escreveu:Mas isto faz alguma alteração?
A subida foi dos 19% para os 21%, é um completo absurdo...
É só mesmo para dizer que baixaram os impostos e que não são muito mentirosos...


É o imposto, é só um... nos outros continuam a dar-lhe forte e feio...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1264
Registado: 8/11/2007 17:14
Localização: Lisboa

por Presa36 » 26/3/2008 17:00

"Sócrates anunciou fim da crise - Moda e distribuição, têxteis técnicos e funcionais e trabalhar marcas para outros clientes são os três caminhos que deverão orientar o têxtil nacional até 2013. O Plano Estratégico para o sector foi apresentado ontem, em Famalicão, pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, e contou com as presenças do primeiro-ministro, José Sócrates, e do ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho "

in JN de 2008-03-26

Portanto, estamos safos!

Presa35
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1008
Registado: 5/11/2002 0:25
Localização: Ponte de Lima

por MarcoAntonio » 26/3/2008 16:59

Resina Escreveu:Mas isto faz alguma alteração?
A subida foi dos 19% para os 21%, é um completo absurdo...
É só mesmo para dizer que baixaram os impostos e que não são muito mentirosos...


E antes disso dos 17 para os 19.
:wink:

Aqui na nossa vizinha espanha está nos 16%. Esta descida de 1% é praticamente insignificante e não vai alterar nada, nomeadamente na questão dos combustíveis e outros problemas semelhantes que se fazem sentir particularmente nas zonas fronteiriças...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41311
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 50 visitantes