Caldeirão da Bolsa

Off Topic - Fisco ameaça noivos com coimas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por LTCM » 24/3/2008 12:23

Camisa Roxa Escreveu:
LTCM Escreveu:Claro que é sempre mais fácil pactuar com a evasão fscal. :roll:

deves ser daqueles que acredita na fábula do se pagarmos todos pagaremos todos menos, não?

Não, não acredito em fábulas.

Existe uma lei, eu faço por cumprir a lei.

Se não quiser cumprir a lei, tenho sempre a possibilidade de me mudar para outro país, onde essa lei não exista.

pedrom:
Por outro lado, e sem ter nenhuma lei de suporte penso que ninguém é obrigado a guardar nenhum documento respeitante ao casamento sem ser claro a certidão!!!

O código do IRS, no n.º 4 do artigo 115º, obriga aquilo que já descrevi no post anterior.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Titleist » 24/3/2008 12:21

scpnuno Escreveu:Eh pá, há que haver alguma calma por aqui ...

... É chato!! Os noivos na noite de nupcias a arquivarem e classificarem as facturinhas todas...no meu tempo, era mais romantico

Abraços

a partir de agora vai estar a noiva, de um lado da cama, a contar o $$$$ que os convidados ofereceram e do outro lado, está o noivo, a transpirar, a juntar as facturas e a agravar os recibos :mrgreen:

que imagem tão linda ... :lol:

Registado: 5/12/2006 16:44

por Nunnus » 24/3/2008 12:13

Bom dia a todos

Calculava que o fisco fizesse uma operação desse genero logo após ter saido para a praça publica que o contribuinte devida declarar as prendas (€€€) que recebe dos pais, dos avós, dos padrinhos...

Quanto a essa acção com efeito tipo "DITADURA", só posso dar uma opinião minima:
:arrow: PESSOAL, NÃO SE CASEM!
JUNTEM-SE!

:arrow: OFICIALIZEM UMA UNIÃO DE FACTO! E QUANDO QUEREREM CASAR, CASEM EM ALTO MAR!!!!
Abraço e beijinhos

Nuno Guedes

PS- SPCNuno, eu sou virgem!!!!!!!!!! 27 de Agosto!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: bjs
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...

Registado: 24/4/2006 12:08

por pedrom » 24/3/2008 12:00

LTCM Escreveu:
pedrom Escreveu:Acho um exagero de perguntas!!!

Brevemente querem saber se a noiva ainda era virgem? Se não era quem foi o seu primeiro homem?
Foi por amor ou por dinheiro?
Se foi por dinheiro quem foi o contribuinte e quanto pagou?

As primeiras 4 perguntas são manifestamente infelizes.
Se o código do IRS diz isto:
As pessoas que paguem rendimentos previstos no artigo 3º[categoria B] são obrigadas a exigir os respectivos recibos, facturas ou documentos equivalentes e a conservá-los durante os cinco anos civis subsequentes, salvo se tiverem de dar-lhes outro destino devidamente justificado.

não sei qual é o problema em os fotocopiar e enviar à DGCI.

Claro que é sempre mais fácil pactuar com a evasão fscal. :roll:

Infelizes porquê?!?!?!

Tem algum nexo perguntar quantos convidados foram ao casamento? e quantas eram crianças?

Se tens o azar de responder que tiveste 200 convidados e só tens uma factura 100 prendas porque as restantes até as fizeste em casa (por exemplo), ou estás tu lixado ou está a empresa que te vendeu as prendas porque não as facturou todas.

E atenção que isto é só um exemplo de como estão a funcionar.

Por outro lado, e sem ter nenhuma lei de suporte penso que ninguém é obrigado a guardar nenhum documento respeitante ao casamento sem ser claro a certidão!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Camisa Roxa » 24/3/2008 11:59

LTCM Escreveu:Claro que é sempre mais fácil pactuar com a evasão fscal. :roll:

deves ser daqueles que acredita na fábula do se pagarmos todos pagaremos todos menos, não?
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por scpnuno » 24/3/2008 11:57

Eh pá, há que haver alguma calma por aqui

Não se vão zangar em dia de bolsa fechada (bem, da ultima vez que isto aconteceu, a administração esteve quase a ir pedir asilo politico ao Iraque, que estava mais pacifico que o Caldeirão)

1º - se perguntam se a noiva é virgem, é ilegal. Em Portugal não é permitido fazer descriminação com base no sexo, raça, religião ou opção sexual. Portanto, quanto muito perguntam se ambos são virgens (em caso afirmativo, as finanças oferecem um manual de instruções)

2º - o preço das coisas - oh "pissoal", isto é complicado. Quando alguém oferece o vestido, tem que dar a factura? perde a piadinha toda, não? e os convidados também têm que facultar as facturas das prendas? mais uma vez, é chato... e quando a genteaproveita um convite para um casamento para se ver livre daquela colcha horrivel ou daquele serviço de mau gosto, como é que fazemos? Fraude!!! Vamos "gamar" uma factura a alguém...

É chato!! Os noivos na noite de nupcias a arquivarem e classificarem as facturinhas todas...no meu tempo, era mais romantico

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por LTCM » 24/3/2008 11:47

pedrom Escreveu:Acho um exagero de perguntas!!!

Brevemente querem saber se a noiva ainda era virgem? Se não era quem foi o seu primeiro homem?

As primeiras 4 perguntas são manifestamente infelizes.
Se o código do IRS diz isto:
As pessoas que paguem rendimentos previstos no artigo 3º[categoria B] são obrigadas a exigir os respectivos recibos, facturas ou documentos equivalentes e a conservá-los durante os cinco anos civis subsequentes, salvo se tiverem de dar-lhes outro destino devidamente justificado.

não sei qual é o problema em os fotocopiar e enviar à DGCI.

Claro que é sempre mais fácil pactuar com a evasão fscal. :roll:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Camisa Roxa » 24/3/2008 11:46

é ridículo, as finanças que façam o trabalho deles!

eu tive de responder a um inquérito desse tipo há uns anos mas fui o mais ambíguo possível

pagar impostos é simplesmente assalto à mão armada de 1 Estado que não nos oferece nada em troca perdendo-se o dinheiro num buraco negro de despesas mais que duvidosas

deixem lá o dinheiro no bolso dos cidadãos que o sabem gastar melhor que o Estado
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por pedrom » 24/3/2008 11:31

Acho um exagero de perguntas!!!

Qual o montante recebido?
Além do dinheiro recebeu outros bens ou géneros?
Qual o valor estimado dessas prendas?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por eneias » 24/3/2008 10:34

Por muito que se possa considerar a medida como persecutória não deixa de fazer algum sentido! :roll:

A "indústria dos casamentos" move muitos milhões por ano e parte significativa desse valor não é alvo de qualquer tributação (a economia paralela em Portugal é tramada). :evil:

Casei ha 5 anos (a caminhar para 6) e gastou-se uma pipa de massa em quinta, fotógrafo, alimentação, vestido... :shock:

Se a "coisa" funcionar, mesmo que só em parte, o "catering" paga impostos, o fotógrafo, a florista e por aí adiante, podendo até chegar às pessoas que são contratadas para trabalhar nesse dia (que não ganham nada mal, por exemplo, a servir à mesa há quem chegue a ganhar 100€ e mais).

O problema no meio disto tudo é que estes custos quem os vai suportar é o cliente final, ou seja, os noivos ou quem lhes pagar o casamento (eu não tive essa sorte)! :oops:
"Os ciclos bolsistas antecipam os ciclos económicos"

Registado: 22/1/2008 16:07

Off Topic - Fisco ameaça noivos com coimas

por luiz22 » 24/3/2008 9:57

Fisco ameaça noivos com coimas se não derem informações sobre o casamento

24/03/2008

A Direcção-Geral de Impostos (DGCI) está a enviar cartas a contribuintes recém-casados pedindo que estes respondam, ao abrigo do dever de colaboração com a administração fiscal e no prazo de 15 dias, a um vasto conjunto de informações relacionadas com a realização do seu casamento.

O questionário, segundo noticia hoje o Público", é pormenorizado e a administração fiscal chega a pedir cópias de cheques e dados relativos a quem pagou e a quanto custaram as prendas recebidas

Caso não o façam dentro do período temporal estabelecido, são ameaçados com a instauração de um processo de contra-ordenação fiscal punível com uma coima que varia entre os 100 e os 2500 euros.

Esta acção de inspecção não é original. Já em 2005 a DGCI tinha levado a cabo uma operação deste género, na qual, tal como agora, o objectivo era controlar se os serviços prestados por restaurantes, fotógrafos, floristas, entre outros, são devidamente contabilizados. Para além das informações, o fisco pede ainda que sejam enviados os respectivos documentos que comprovem o pagamento, como facturas e recibos.
Nas cartas agora enviadas, destaca-se, no entanto, o pormenor e a extensão das questões colocadas aos noivos (ver caixa), que se vêem mesmo obrigados a prestar a informação sobre se existiu, ou não, outro casamento ou outro evento no mesmo dia e lugar que o seu.

O pedido de informações vai, no entanto, a inúmeros outros detalhes. Qual o número de convidados adultos e crianças e quanto foi o valor cobrado por cada um deles; se o vestido de noiva, por exemplo, foi oferecido e, se sim, por quem, e quanto pagou o oferente.

O fisco quer ainda saber como foram pagos os diversos serviços prestados, como o copo-d"água: por cheque? Se a resposta for positiva, qual a data do cheque, o banco e o seu número. E se o pagamento foi feito, por exemplo, de forma parcelar com cheques pré-datados, então, os noivos devem ainda identificar cada um dos cheques e, se possível, enviar fotocópias dos mesmos.

http://www.bpionline.pt/comum/Com_Notic ... vegaScroll
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.

Registado: 26/11/2004 23:00

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], rg7803 e 197 visitantes