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Caldeirão da Bolsa

What Makes Finnish Kids So Smart?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Quando o exemplo vem de cima ...

por LS » 21/3/2008 14:24

Correio da Manhã, 21-3-2008 Escreveu:Licenciados automáticos
Cerca de 1400 bacharéis de cursos de Engenharia obtiveram administrativamente o grau de licenciado, no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, uma das seis unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).
A situação está a provocar mal-estar no meio académico da cidade, pois “dá uma ideia de facilitismo”, considerou fonte do IPC.
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por LS » 21/3/2008 14:04

O que eu não compreendo é a estupefacção de toda a comunicação social perante o video agora divulgado. Estas cenas são o quotidiano nas escolas portuguesas. Aquela escola nem sequer é de uma zona problemática.

Afinal anda muita a gente a falar de educação sem saber do que anda a falar...

Num acto de verdadeira hipocrisia a famosa dra Margarida da DG Educação do Norte vai promover um inquerito. Desautorizam os professores a torto e a direito e agora querem lavar as mãos como Pilatos como se não tivessem responsabilidade nenhuma nesta matéria.

E a senhora ministra quer por estes alunos e os seus pais a avaliarem os professores....

PS Editado para corrigir um erro dactilográfico
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comentário

por jotabilo » 21/3/2008 13:59

Caro JAM

Aos poucos vamos reconhecendo os liames condicionadores da sociedade a que chegámos.."Os país não educam os filhos, ou por incapacidade natural ou por dedicação à tão afamada competitividade profissional que os faz não ter tempo para educar ou para seguir o crescimento dos filhos." .
Começa por aí o drama e para o obviarmos temos de mudar a organização social e política emque vivemos.
Existem pessoas e lugares que já vivem num ambiente mais humano nesta terra que todos habitamos.
Não é publicitado esse modo de vida porque não convém ao status quo do mercantilismo que quer perpetuar a alienação da maioria dos homens e manter as mais valias que recoletam neste ambiente liberal onde vivemos como escravos sem o sabermos ou sem dar conta disso.
Em qualquer accção social actual, são evocados grandes princípios para legitimarem explorações de mais valias que nos condicionam a vida....atrás de um princípio de mais eficiência para os professores...pretende-se diminuir a despesa nacional com a educação....para cumprir uma agenda fabricada e imposta, por algures numa europa cinzenta e sem sol e exploradora da nossa boa fé.
Temos de mudar, não cabe aos professores serem os pais dos nossos filhos. Existe um dever humanitário em educarmos os nossos filhos na ética e na moral.
Não são leis que vêm prencher esses espaços dado que nem todas as normas do mundo preenchem um infinitésimo dessa coisa do dever ser.
Abandonamos os nossos filhos nos jardins de infância e os nossos filhos abandonam-nos quando deixarmos de ser activos, nos lazaretos de tormes da nossa velhice. Que podemos esperar?
Pensem Caros forenses sobre o que queremos fazer da nossa sociedade?
Tudo o que neste post's tem sido referido anda à volta de uma luz que nos deixa cegos para vermos os reais condicionalismos onde fomos encerrados civilizacionalmente,
Metade do nosso país está quase deserto e nos vivemos na cidade do nosso desconforto para melhor podermos dar o rendimento esperado pelos aristocratas que se escondem atrás de princípios que utilizam para disfarçar a sua cobiça.
Os países da europa têm um falso desenvolvimento social...os dramas são imensos nessa sociedades....nós só vemos o aparente e esquecemos o real.
Temos de parar e pensar...existe um modo de vida plausível onde todos temos lugar vivendo de uma forma mais justa e racional...os homens estudam e aprendem e ao fazer isso pretendem mudar...para tempos mais livres e mais humanos.
Escola-fábricas...jardins de infância...lazaretos ...tudo isso pertence ao passado...o novo e o limpo vem aí....a competitividade é o contrário da solidariedade...temos de ser solidários remodelando o nosso paradigma social ...temos de ser complementares uns dos outros....eu sou especialista em segurança....outro em educação....outro em saúde...outro em sistemas técnicos...outro em ambiente...etc...porque não juntarmo-nos numa comunidade orgânica e autárcita?...temos de prescindir de governos centralizadores....obedeceremos apenas a critérios culturais e tradicionais.....seremos autosuficientes e mais livres...basta tentarmos um integração real entre nós todos....num novo paradigma social e político.
Estas coisas de fabricação em massa e por atacado...está a acabar...o vídeo apenas representou o caos em que todos tentamos sobreviver.

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 21/3/2008 14:06, num total de 1 vez.
 
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por silvaxico » 21/3/2008 13:59

Então o que falta é reunir pessoas que conheçam bem o ensino e definir estratégias que o melhorem.
Opá... you bring tears to my eyes...! quantas páginas são necessárias para chegarmos à mesma conclusão :D? Silvaxico à presidência! SIM! é isso que se quer!!![/quote]

:lol: :lol:

Pata, afinal estamos de acordo! Mas não devemos ter inventado a roda... porque é que nestes anos todos isto nunca se fez? Porque se tem feito sempre em gabinetes, longe das Escolas e dos professores...

ps. Temos de mudar o nosso sistema presidencial para incluir um vice-presidente. Depois eu convido-te :)
 
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por Pata-Hari » 21/3/2008 13:46

melhorar as estatísticas de aprovação/abandono(mas não melhorar conhecimentos/comportamentos).

É pena que a manifestação não se tenha então focado mais nisso, teriam certamente tido o apoio de ainda mais gente.

Sendo uma área que toca toda a gente há a necessidade de um consenso alargado na definição de um rumo. Havendo maior responsabilidade política seria possível imaginar um "pacto de regime", mas os nossos políticos estão demasiado preocupados com os votos nas próximas eleições...


Também concordo. Mas sabendo nós que os politicos vão estar preocupados com o que lhes traz votos, podemos deixar claro que queremos resultados e não passagens administrativas.



Então o que falta é reunir pessoas que conheçam bem o ensino e definir estratégias que o melhorem.
Opá... you bring tears to my eyes...! quantas páginas são necessárias para chegarmos à mesma conclusão :D? Silvaxico à presidência! SIM! é isso que se quer!!!
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por silvaxico » 21/3/2008 12:53

Também aí estamos de acordo. E também concordo com a fumadora SCPNuno quando ela diz que as regras são para cumprir.

Então o que falta é reunir pessoas que conheçam bem o ensino e definir estratégias que o melhorem.

Uma das coisas em que discordamos é que tu achas que o que o ministério está a fazer é para melhorar o ensino e eu acho que não. Apenas está a tentar gastar menos dinheiro (objectivo perfeitamente aceitável) e melhorar as estatísticas de aprovação/abandono(mas não melhorar conhecimentos/comportamentos).

Sendo uma área que toca toda a gente há a necessidade de um consenso alargado na definição de um rumo. Havendo maior responsabilidade política seria possível imaginar um "pacto de regime", mas os nossos políticos estão demasiado preocupados com os votos nas próximas eleições...
 
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por Pata-Hari » 21/3/2008 12:41

mas então, silvaxico, é uma pescadinha de rabo na boca. Ora nós sabemos, porque existem exemplos, de paises que passaram de pobreza para riqueza. Devem portanto existir modos de quebrar o ciclo.
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por silvaxico » 21/3/2008 12:25

Pata, mais uma vez concordo com parte do que dizes. Quando os pais forem para a rua exigirem educação "em condições", as coisas mudam.

Claro que não acredito que isso alguma vez aconteça. Simplesmente porque a educação "em condições" começa em casa...

Uma ideia seria passarmos a considerar a educação como um serviço prestado pelo estado, mas cujo acesso pode ser limitado em casos como o do vídeo...
 
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por Pata-Hari » 21/3/2008 11:40

JAM obrigas-me mais uma vez a estar certa de que vocês só ouvem os argumentos que são interessantes para os vossos umbigos. Os outros são os autistas, porque se recusam a aceitar o status quo. Os professores deste país dizem e reafirmam que os resultados são independentes do trabalho deles (dependendem de tudo menos deles, da genética, da riqueza, do equipamento das escolas, you name it). Há uma unica resposta a isso: o que é que ainda estão a fazer nas salas de aula?!

A minha raiva deriva só disso. Cada centimo de impostos que eu pago contribui para esse regabofe de desresponsabilização e de falta de respeito. Sim, porque é de uma atroz falta de respeito fazer essas afirmações a quem paga e a quem vos deixa entregues miúdos. A falta de educação e de respeito de que acusam os alunos(a cívica, a social) afinal não abunda só nos pais e nos alunos. Se calhar é algo que se tornou aceitavel por cá. A minha raiva deriva do simples facto de eu saber que sem bons níveis educativos nunca conseguiremos como país e como povo obter condições de vida que ambicionamos.

Também te digo mais, esta falta de respeito não existe só na educação. Existe na saúde. Existe na Justiça. Só e apenas nos pilares de qualquer sistema. Estamos bem e vamos por um bom caminho para chegarmos a lado-nenhum.


Durante semanas e meses e anos, porque esta discussão é muitttooooo mais antiga do que a tua participação, dei-me ao trabalho de discutir. Mas nada é ouvido. Porque afinal os pais (e os que nem pais são e que só servem mesmo para pagar impostos - poucos, também, neste país onde o pessoal acha que existe o direito adquirido de não pagar impostos) só servem para pagar. Para receber ou exigir é algo que já não vos afecta e vocês já não têm nada a ver com o tema.

Em todas as discussões a minha conclusão é sempre a mesma: não adianta. As coisas acabam sempre tendo que ser feitas coercivamente. Neste caso quando os pais e os pagadores forem para a rua exigindo aos politicos o fim do regabofe e da desresponsabilização.
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por silvaxico » 21/3/2008 10:26

Citação do jn

Já Albino Almeida, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), "repudia o comportamento da aluna", solidariza-se com a docente, mas ressalva ser preciso ouvir os argumentos de ambas as partes para ajuizar. "Se além de apresentar um comportamento indesculpável e inaceitável, a estudante for culposa e dolosa, ou seja, se não tiver razões que justifiquem o telemóvel, deverá ter uma pena das mais graves - mas nunca a expulsão". E explica porquê "Se não estiver na escola, a aluna estará na rua em perigo. As sanções a aplicar devem obedecer a uma estratégia de reinserção, levando-a a reflectir sobre a sua conduta".


e uma opinião no Correio da Manhã (aquele dos hooligans)

Às vezes uma imagem vale mesmo por mais de mil palavras. Já se falou muito sobre a violência e a coacção de que os professores são alvo por parte de alunos, já se falou da perda da autoridade dos docentes, mas quando se vêem as imagens brutais de confrontos entre uma aluna e uma professora na Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, quase ninguém imaginaria que o caos já tinha atingido tamanha dimensão.

A forma bárbara como uma adolescente se dirige à professora mostra a fragilidade a que se deixou chegar a autoridade dos professores na escola. E como se não bastasse a reacção da aluna, outros estudantes viram-se como uma horda de Hunos e até se ouve uma voz a avisar: 'A velha vai cair'. A cena começou porque a docente queria tirar um telemóvel à aluna. Pelos visto o uso deste aparelho está banalizado nas aulas, porque a cena é filmada por outro aparelho.
É inadmissível que uma instituição de ensino permita que os alunos estejam em salas de aulas com telemóveis. É urgente devolver autoridade aos professores para que a escola cumpra a sua principal função. E é também essencial responsabilizar os pais pelos comportamentos e atitudes dos filhos. Se isso não acontecer, estamos a assistir impávidos e serenos à imbecilização de várias gerações, que se arriscarão a ser adultos irresponsáveis e ineptos.
 
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por Sei lá » 21/3/2008 2:56

Vamos fazer uma abordagem terra a terra do problema.

O problema da indisciplina, que para mim é o problema nº 1 do ensino em Portugal, tem origem em dois agentes: Ministério da Educação e pais.

O ME preocupa-se com as estatísticas, facilita ao máximo a vida aos alunos e retirou, por decreto, autoridade aos professores.

Os país não educam os filhos, ou por incapacidade natural ou por dedicação à tão afamada competitividade profissional que os faz não ter tempo para educar ou para seguir o crescimento dos filhos.

Como resolver o problema? Vamos por partes.

Por parte do ME a solução é simples e passa por aplicar estas regras:
- O aluno está na escola para aprender, se quer aprender aprende, se não quer aprender espera pelo ano seguinte para recomeçar tudo de novo. Já chega de dar apoio e auxilio a quem não o quer e não o aproveita.
- O aluno aprendeu, mostrou sabedoria teve nota positiva na avaliação. Se não teve nota positiva que se esforce para o seguinte que ainda vai a tempo. Se chumba de ano, não há problema, no ano seguinte há mais.
- O aluno deve respeito ao professor e à turma, se não respeita vai para a rua e leva falta disciplinar. À segunda falta disciplinar vai uns dias para casa e é chamado o encarregado de educação para receber o ultimato. À terceira falta, é expulso da escola. Pode recomeçar de novo no ano seguinte mas ao terceiro recomeço são-lhe retirados todos os subsidios associados (os filhos de detentores de rendimento minimo são obrigados a frequentar a escola para os pais poderem receber o santo subsídio... imaginem que deixam de o receber...)

Agora os pais:
- A educação dos filhos é da responsabilidade dos pais, não é da escola. Os pais têm de perceber que a escola é uma adição de valores à educação. A base da educação, que é o mais importante, é dada pelos encarregados de educação e sem ela a adição de valores é inutil e nem é exequível.
- Os pais têm de assumir a sua responsabilidade. Os seus filhos vieram ao mundo porque os pais quiseram, não foi a escola nem a sociedade que quis, foram os pais (pronto, salvaguarda-se os que vieram por uma "escorregade-la :mrgreen: ). Se os filhos não têm educação, não é uma terceira parte que tem de ser responsabilizada, são os pais e só os pais. Se os pais não têm mão sobre o filho, isso é consequência da educação que estes lhe deram, só têm de assumir a responsabilidade e arranjar forma de resolver ou minimizar o problema. Não podem esperar que seja a escola a resolvê-lo.

Ainda relativamente ao caso vídeo. Nesta escola (Carolina Michaelis no Porto) aconteceu em Janeiro ou Fevereiro um caso similar. A encarregada de educação foi chamada à escola e acabou detida pela polícia por agressão dentro das instalações. Isto mostra bem a profundidade do problema.

Agora relativamente à tão falada comparação com a Finlândia. Na minha opinião, podemos ter os melhores professores finlandeses, podemos ter as super equipadas escolas finlandesas, mas com estes alunos, com estes pais e com estas regras do ME, não se resolve absolutamente nada. Fica óbvio de ver por onde se deve começar.

Notem que eu tenho insistido nos pais, não só pela responsabilidade que têm sobre o comportamento dos filhos na escola, mas também pelo seu próprio comportamento quando são confrontados com os problema. Uma mãe ser detida pela PSP numa deslocação para se inteirar da indisciplina do seu filho, é muito grave, mas é sintomático.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!? :shock: Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!
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comentário

por jotabilo » 21/3/2008 2:50

Caro Zroof

Disse belmiro como poderia dizer outro rico qualquer.
De facto não me consegui fazer entender no que pretendia que fosse compreendido.
Fica-se um pouco desapontado quando, tb , as pessoas não fazem um mínimo esforço para entenderem o que queremos dizer.
Uma conversa de surdos apenas, onde colocamos as nossas certezas sobre uma determinada situação.
Não se preocupa se o filho de um belmirinho qualquer aprende a ser diferente e a dominar por isso...a sociedade onde os seus filhos poderão eventualmente, ser uns meros mileiristas na sociedade-massa....mas olhe que se devia preocupar....e é isso que eu queria chamar a atenção.
Mas é claro que não me fiz entender.
O vídeo é apenas uma pequena amostra de uma situação que tem assuntos mais graves e contornos muito mais acentuados sobre uma realidade social criminosamente injusta deste liberalismo à outrance.
Como verdadeiros escravos apenas discutimos a árvore que nos tira a luz do caminho.....e desprezamos a dimensão da floresta onde nos perdemos.



cumps
 
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por Sei lá » 21/3/2008 2:24

Esta mensagem destina-se à PataHari

Minha amiga, eu cansei-me de, ao longo de semanas, tentar explicar-lhe a si em particular que discutir avaliações e discutir salários de professores não era solução para o nosso maior problema do ensino, seria a solução para o problema nº2 ou nº3.

Propus-lhe, sem que a Pata se dignasse responder ao desafio (bastava um "não quero" e já era resposta), que discutissemos um problema de cada vez.

Tentei sempre mostrar-lhe onde estava o maior dos problemas, mas a Pata assobiou para o lado (a expressão não é minha pelo que parece que o seu "assobiar para o lado" já é reconhecido por mais foristas). Acredite, eu escrevi posts que lhe eram direccionados já exausto de expor sempre os mesmos argumentos e ter sempre a mesma resposta autista.

Estou preplexo que hoje a Pata tenha acordado para o problema. Estou mais perplexo ainda que a Pata ache que se deve fazer algo. Mas a minha perplexidade bate no tecto quando a vejo colocar responsabilidade dos professores numa situação como a que assistimos hoje. Por amor de Deus... há limites de razoabilidade que a Pata já ultrapassou há dias ou semanas.

Se tem duvida do que escrevi, não só eu mas mais membros partilharam argumentos, releia este tópico todo e perceba que uma das causas deste problema de indisciplina é o autismo dos pais que são apenas e só protectores dos filhos. Um autismo similar aquele que tem revelado nesta discussão. Protectores apenas, não são pais. Para ser apenas protector até um guarda-costas se adequa à função.

Um dia ainda havemos de descobrir as razões do seu ódio aos professores.
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Declaração de interesse

por Zroof » 21/3/2008 2:13

Declaração de interesse:

Fui professor durante muitos anos(Lá se vai o avatar....)

A professora não controla a turma
A situação é impensável de acontecer! Os alunos não devem ser desafiados na aula, para a maior parte deles é um lugar de afirmação! No fim da aula ,se chamados á parte em 99% das vezes os problemas resolvem-se.

Elasticidade
Nunca me preocupei se os alunos estão de boné , se a posição é correcta ,etc., mas se estão atentos. Mesmo se o telemóvel tocar uma ou outra vez, não é nada que não possa ser considerado normal. Em algumas situações até eram muito más noticias. Agora brincar com o telemóvel na aula ,nem pensar! Quando os alunos tem as mãos debaixo da mesa, na melhor das hipóteses, estão a brincar com os telemóveis. Mas se aluno não sai da sala então saio eu, só que na aula seguinte não entra...

Respeito
O respeito não é devido, o respeito é merecido! A melhor pedagogia é o exemplo.O professor tem de ser o mais cumpridor, chegar mais cedo, não faltar, ser tecnicamente competente, não estar nem demasiado perto nem demasiado longe dos alunos .É assim. Mas acreditem que é muito difícil...

Belmirinhos
Não estou nada preocupado com os descendentes do Belmiro de Azevedo, como alguém postou atrás. Foi meu professor na UP, e como professor não gostei nada. Não me imagino num país de Belmirinhos.

A situação actual
O ensino está virado para as estatísticas. Se uma disciplina é difícil,(Fisica12º),então os alunos entram para Engenharia com Física 11º.(Choque Tecnológico?)Os alunos reprovam ( em eduquês são "retidos"), então o professor é obrigado a justificar de forma resumida em 100 folhas A4 , a razão de tal injustiça!
O ensino é um sorvedouro de recursos? Então os professores, são um bando de malandros, "hooligans", que não ensinam, e só querem regalias!

Pais
Os pais Portugueses não são pais Finlandeses .Não imagino um pai Finlandês achar normal chamar "hooligans" aos Professores.(Será Pata?). Quando uma Turma têm problemas , aparecem os Pais cujos filhos não tem problemas . Sintomático...Não é o Sistema. É uma questão cultural.Como dizia o outro,"Não adianta mudar o Governo,o melhor é mudar o Povo".

Adorei
Adorei, entre outras coisas, ter sido professor. Costumava dizer aos meus alunos,"Vidinha melhor que aluno só mesmo professor..."
Sem dramas, vivi no meu tempo de aluno algumas "cenas" do género. E nós todos, somos filhos deste sistema de ensino...
Editado pela última vez por Zroof em 21/3/2008 2:25, num total de 1 vez.
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comentário

por jotabilo » 21/3/2008 1:51

Caros

Os pais têm de ter tempo para educar os filhos. Dar-lhes o sentido da ética e da moral.
Mas as creches e os jardins de infância foram criados para que o activo não se preocupasse com os filhos e rendesse, em consequência, as mais valias esperadas pelo sistema montado por este liberalismo gordo e escondido.
Os mais velhos são ostracizados em lares (Lazaretos de tormes) aos empurrões dos funcionários. A sociedade é uma amalgama desintegrada e objecto de todas as cobiças.
Os alunos são objecto de toda a propaganda e publicidade fabricada à superficie de interesses mercantilistas....que podemos esperar com isto?... Para onde vamos?....Se somos diariamente bombardeados por uma publicidade elaborada sob os princípios dos reflexos condicionados e dos instintos que ainda habitam o homem. As mensagens subliminares que mexem com subconciente das pessoas.
Porque não consideramos nós estes males da nossa civilização?
Porque não atendemos à necessidade de mudança?....Porque aceitamos que os nossos filhos fiquem em jardins de infância? ....E os nossos pais sejam retirados para os lazaretos?.....Por fim.....Quem lucra com este sistema?
Temos de mudar para uma sociedade mais integrada...mais racional....menos perdulária ...mais estruturada...mais orgânica...e onde todos tenham direitos a serem respeitados na sua individualidade.
É essencial que perguntemos... sobre o que nos leva a aceitar normas homogéneas para gentes tão dispares como os eslavos e os mediterrânicos.
É uma coisa sem sentido.
Os nossos filhos estão abandonados a toda a sorte de estímulos. Desde o jardim de infância onde, apenas se formaram para aceitar as exigências de uma sociedade igualitária e sem valores...quase o mesmo gosto plástico de uma refeição num shoping... até a uma formação, apenas técnica, de uma escola programada para uma sociedade de massas.
Nem culpa têm os professores ...nem os alunos....é
uma aristocracia minoritária que quer dirigir a massa , através da propaganda que obedece a ideias força concorrentes aos objectivos perseguidos por uma classe dominande e escondida.
É contra isso que temos de abrir os olhos e aproveitar a emergência das novas tecnologias para mudar o rumo...organizando de modo diferente uma sociadade desestruturadae pouco solidária como é a actual.
Em meu entendimento, é este o nó górdio da estado a que chegámos.
Nós, portugueses, já entendemos o grave desta situação......e a ingenuidade da ministra que tenta esconder atrás de um proclamado princípio de eficiência que a avaliação dos professores pretende materializar.....o obscuro propósito de cumprimento de uma agenda mercantilista europeia que através dela e do governo, nos quer impor.
O grande espaço económico da europa é apenas um mito.....e está no fim.


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por Struke » 21/3/2008 0:41

estou de pleno acordo com o "scpnuno", regras são regras, e digo sem problema nenhum, já tive faltas disciplinares por vezes ir ver uma mensagem, mas nao foi caso para desrespeitar quem quer que seja, por tal respeito e dialogo e entendimento entre as partes me foi retirada a falta, mas claro, para tal situação nao se voltar a repetir e nao se repecte de facto.

Agora estas situações que vimos hoje no telejornal vão continuar a ver, infelizmente, por os mais novos tão cada vez mais indisciplinados, habituados a boas maneiras, ect ect.... tudo o que tenha a ver com boas condutas na sociedade...

Em ultima perspectiva que me veio em ultimo a mente: pode-se dar como desculpa estes comportamentos pelo que se tem reparado também que os pais acompanham cada vez menos os filhos no seu crescimento e tendo cada vez menos tempo para eles....
 
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por Zenith » 21/3/2008 0:35

Pata-Hari Escreveu: Gritar e lutar fisicamente com ela certamente não é solução (a não ser que se consiga dar-lhe a coça que ela merece!). Tem que ser tratada como bicho selvagem que é. Eu até acho que sair a correr da sala, aos gritos teria sido melhor remédio do que lutar fisicamente e gritar.



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por Struke » 21/3/2008 0:32

Em primeiro lugar quero desejar uma boa noite a todos os leitores....

Sou estudante do secundário, e digo, fiquei estupefacto ao ver tal noticia, ao estado, pode até mesmo disser, caótico a que se vive numa escola nos dias de hoje, violência entre professores e colegas, ect.

O que mais me impressionou foi que, na semana passada (ultima semana de aulas) tive a infeliz sorte de passar por uma situação idêntica na minha turma, não por causa de um telemóvel mas por falta de educação (no meu entender ser mais grave ainda) entre um colega e a professora, nao houve propriamente agressão mas uma enorme discussão entre professor/aluno que quase acabava por envolver toda a turma.

É bastante triste todas estas situações e e vergonhoso,
 
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por kostta » 21/3/2008 0:24

ja retirei telemoveis e revistas com fotos eroticas/ pronograficas a alunos que se divertiam nas aulas.

e claro os mp3, em quem tem cabelos compridos
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por Pata-Hari » 21/3/2008 0:18

Eu também concordo com isso, SCPnuno. Se até os adultos conseguem aprender...
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por iurp » 21/3/2008 0:13

Todos nós que por aqui andamos sabemos de alguns princípios que regem as empresas, os clubes, as socieddades e coisas do género.

Quando as coisas correm mal, normalmente é o CEO que se demite ou que é demitido pelos accionistas, é o treinador que se despede ou é despedido e nunca são os trabalhadores/funcionários ou atletas todos despedidos.Isso significa que a questão está sempre na qualidade da liderança e não na grande massa dos liderados.

A questão é: porque não se demite a ministra quando quase tudo corre tão mal na educação neste país?

Num país civilizado e com um vídeo destes, qualquer ministro poria o seu lugar á disposição.

Será que é necessário despedir os professores e alunos deste país para sustentar uma ministra que tão mal tem feito à nossa sociedade?
Editado pela última vez por iurp em 21/3/2008 0:19, num total de 1 vez.
 
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por scpnuno » 21/3/2008 0:07

Meus caros

Responsabilizar os pais? como? os pais responsaveis não têm filhos daquele calibre. Quais pais? o que diz ao filho "ja tenho o teu telemovel?" o que diz"estou nas compras, agora não posso"? o que vai á escola e ameaça professores? Os pais são irresponsaveis e francamente não estou a ver como dar a volta a isso.

Castigar os alunos. Os autores. Eles aprendem, garanto. Não vamos voltar às reguadas (que funcionavam, eu levei algumas pela minha lingua comprida e até o Ulisses deve ter vontade de me dar umas de vez em quando). Mas há outras formas. A limpeza do espaço escola, trabalhos que precisam sempre de ser feitos, inibição de intervalos, etc.

Eu, contribuinte, não estou disposta a pagar equipamentos para inibir o uso de telemoveis nas escolas. Eu, fumadora, fui proibida de fumar na maior parte dos espaços e cumpro. Não gosto, não concordo, mas cumpro. Não desato aos berros com o segurança do shopping a dizer "da-me o meu cigarro" nem acho que o estado tenha que pagar equipamentos de apagar cigarros. Ha uma regra, eu cumpro ou sou punida com uma coisa que me doi, uma multa. Vamos punir com coisas que doem. Vamos realmente educar, que é para isso que as escolas existem. Quem tem educação em casa, não será punido. Os outros têm que ser.. porque naquele caso, aquela "maça podre" contaminou uma turma onde todos se riram e nem um, uma alminha só se levantou e disse "pára com isso, pá! larga a professora! " ou se meteu no meio a proteger uma senhora com idade para ser mae deles.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
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por iurp » 20/3/2008 23:59

Pata-Hari Escreveu:...
Este video é um excelente pretexto para que as coisas mudem, já, HOJE. O problema é que nada muda. Isto vai passar impune...


Ora aí está. Como nós temos consciência que a impunidade está presente na nossa sociedade. Quem faz as leis, quem faz? Pois é...é que eles não querem mesmo ser punidos quando metem o "pé na poça". E deviam...tal como nós. Só que nós temos tido uns excelentes professores...os políticos. E aí todos temos sido excelentes alunos.

E não acredito que isto se confine a um simples conflito de gerações. O problema tem contornos muito mais graves...
 
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por MarcoAntonio » 20/3/2008 23:56

Pata-Hari Escreveu:Marco, então responsabilize-se os pais. À séria.

De qualquer modo, não concordo contigo em como o problema não existe noutros lugares. Pode não ser tão grave nem tão "alastrado" mas garanto-te que existe (falo com conhecimento de causa de sistemas de ensino - enquanto utilizadora- de vários lugares muito diferentes, como sabes).


Não disse que o problema não existia noutros lugares.

O que disse é que provavelmente não se chegou a este ponto na generalidade dos países civilizados e muito especialmente naqueles que estão com melhores resultados na educação/ensino (eu digo as duas coisas porque não são exactamente o mesmo).


Quanto a responsabilizar os pais, como é evidente não é essa via que tem sido escolhida nem em termos de política nem em termos de corrente de opinião. O alvo predilecto são os professores, o bode espiatório perfeito a quem se culpa de tudo e mais alguma coisa. Até da violência dentro da sala de aula e do que mais surgir!



Casos pontuais, obviamente haverá em todo o lado por esse mundo fora e enventualmente haverá outros países a debater-se com o mesmo problema não sendo exemplo de nada...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
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por silvaxico » 20/3/2008 23:54

Pata,

se calhar é fácil dizer que não entendes porque não conheces por dentro. Mas também é verdade. Muito pouca gente tem a noção do que se passa dentro das nossas Escolas.

Quanto a medidas para mudar: uma óbvia será a proibição de telemóveis durante o tempo de aula. Mas como é que se consegue? Não sei. Esta professora tentou fazer cumprir a regra existente e foi o que se viu. Vamos ter no início de cada aula a polícia a entrar para retirar os telemóveis aos meninos? Ou (mais simples, mas com outras implicações) vamos instalar nas escolas dispositivos que impeçam o funcionamento dos telemóveis?

Juntando:
- o nível de autoridade dos professores tão baixo como o presente
- a vontade política de aumentar as taxas de sucesso a todo o custo
- a necessidade de baixar as taxas de abandono, nem que à custa de manter marginais dentro das turmas

quem encontra soluções para isto?
 
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