Capitalização de juros: fórmula simples para Excel
8 mensagens
|Página 1 de 1
Veja se esta calculadora lhe serve.
http://i-downs.blogspot.com/2008/03/francinvest-calculadora-de.html
http://i-downs.blogspot.com/2008/03/francinvest-calculadora-de.html
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
Uma fórmula no ficheiro anterior estava errada.
Aí vai o ficheiro correcto.
Aí vai o ficheiro correcto.
- Anexos
-
Juros - DP.xls
- (17 KiB) Transferido 379 Vezes
- Registado: 4/12/2007 16:30
Ups!!!
Esqueci-me de anexar o ficheiro...
Aí vai!
Esqueci-me de anexar o ficheiro...
Aí vai!
- Anexos
-
Juros - DP.xls
- (18 KiB) Transferido 339 Vezes
Boas,
Peguei na ideia do upazupa e acrescentei-lhe um pouco mais de "molho":
-> Taxa de juro (TAE) variável: tendo em conta que alguns bancos actualizam periodicamente a TAE em função das variações da Euribor;
-> Acréscimos periódicos variáveis ao montante inicial do DP: permite que ao renovar o DP possamos acrescentar algum capital extra, variável em função das nossas disponibilidades;
Introdução dos dados:
- Apenas as células com preenchimento colorido é que deverão ser alteradas de acordo com os nossos dados;
- célula C3: TANB do início do investimento;
- célula C6: Investimento inicial;
- célula C7: prazo do DP;
- células D12 a D34: TAE da altura da renovação do DP;
- células C12 a C34: Acréscimo ao DP efectuado na sua renovação.
Notas:
1-Esta simulação pressupõem sempre a capitalização dos juros do DP;
2-Os juros capitalizados são sempre "limpos" de impostos (TAE).
Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, digam.
Cumprimentos a todos.
Peguei na ideia do upazupa e acrescentei-lhe um pouco mais de "molho":
-> Taxa de juro (TAE) variável: tendo em conta que alguns bancos actualizam periodicamente a TAE em função das variações da Euribor;
-> Acréscimos periódicos variáveis ao montante inicial do DP: permite que ao renovar o DP possamos acrescentar algum capital extra, variável em função das nossas disponibilidades;
Introdução dos dados:
- Apenas as células com preenchimento colorido é que deverão ser alteradas de acordo com os nossos dados;
- célula C3: TANB do início do investimento;
- célula C6: Investimento inicial;
- célula C7: prazo do DP;
- células D12 a D34: TAE da altura da renovação do DP;
- células C12 a C34: Acréscimo ao DP efectuado na sua renovação.
Notas:
1-Esta simulação pressupõem sempre a capitalização dos juros do DP;
2-Os juros capitalizados são sempre "limpos" de impostos (TAE).
Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, digam.
Cumprimentos a todos.
- Anexos
-
- DP-Juros.jpg (64.45 KiB) Visualizado 1880 vezes
Re: Capitalização de juros: fórmula simples para Excel
Luis19 Escreveu:Olá a todos,
Alguém sabe como poderei fazer o que pretendo?
Ver post inicial desta dúvida no tópico das "questões informáticas" (ttp://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios ... &start=775)
O que eu pretendo é 1 fórmula para calcular, por exemplo, a capitalização de 1 DP a 15 dias durante 1, 2, 3 meses, 1 ano, assumindo que esse DP capitaliza automaticamente por iguais períodos (15 dias neste exemplo).
E se desse para, mexendo apenas no prazo do DP e respectivas taxas, aquilo actualizar-se-ia automaticamente.
Não sei se estou a fazer-me entender...
Luis,
Aqui vai a 2ª versao!

Pelo que entendi, pretendes assumir um determinado prazo (15 dias, 1 mes, 6 meses, ...) para o DP, e ver qual a rentabilidade reinvestindo o capital num novo DP com o mesmo prazo.
E assim sucessivamente ao longo de uma determinada meta temporal (6 meses, 1 ano,...).
Por defeito está com DP a 15 dias e meta temporal de 360 dias. Se escolheres DP a 30 a meta temporal extende-se ao dobro, 720.
Abraço e espero ter ajudado.

- Anexos
-
depositos a prazo.xls
- (17 KiB) Transferido 511 Vezes
...
A dificuldade deve estar apenas na actualização da data , mas se esta for colocada manualmente é facil.
É claro que essa seria a forma mais simplória de fazer isso, para uma coisa a sério seria preciso perder algum tempo e só interessaria no caso de teres cash em muitas contas para ter o exel a actualizar automáticamente a data e a valorização.
Agora como termo de comparação entre depositos uma de actualização manual da data e das taxas serviria bem com alguns ajustes posteriores.
LOL, como divagaçãozita para puxar pelo cerebro e aprender um pouco mais de exel até que pode ser um exercicio engraçado.
Talvez um dia me empenhe numa investida dessas.

É claro que essa seria a forma mais simplória de fazer isso, para uma coisa a sério seria preciso perder algum tempo e só interessaria no caso de teres cash em muitas contas para ter o exel a actualizar automáticamente a data e a valorização.
Agora como termo de comparação entre depositos uma de actualização manual da data e das taxas serviria bem com alguns ajustes posteriores.
LOL, como divagaçãozita para puxar pelo cerebro e aprender um pouco mais de exel até que pode ser um exercicio engraçado.
Talvez um dia me empenhe numa investida dessas.

MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Capitalização de juros: fórmula simples para Excel
Olá a todos,
Ver post inicial desta dúvida no tópico das "questões informáticas" (ttp://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios ... &start=775)
O que eu pretendo é 1 fórmula para calcular, por exemplo, a capitalização de 1 DP a 15 dias durante 1, 2, 3 meses, 1 ano, assumindo que esse DP capitaliza automaticamente por iguais períodos (15 dias neste exemplo).
E se desse para, mexendo apenas no prazo do DP e respectivas taxas, aquilo actualizar-se-ia automaticamente.
8 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], rg7803 e 56 visitantes