Caldeirão da Bolsa

Bear Market

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Rabbi_Steinsaltz » 6/4/2008 2:06

Olá Amigos,

Aí está pois então!
o começo da Segunda Grande Depressão
Com ou Sem a tua aprovação...
A que leigos chamarão
De mitica especulação.
O Bear Market já é canção,
Onde mais tarde outros dançarão.
Qual, qual a tua visão?
Contra esta tendência Não,

Comprar nada quero, nem um Dão
Jus já na minha mão,
Sou amigo e não um nasdaq!
:cry:
Conselhos do Rabbi Steinsaltz*
http://www.youtube.com/watch?v=LTEvZlv8Pfk
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.

Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.

Registado: 14/3/2008 3:46

por The Mechanic » 19/3/2008 10:55

É triste voltar a este tópico depois de um dia como o de ontem ...

A verdade é que , dias como estes , ainda retiram mais a confiança aos investidores .Um dia cái 4% , outro sobe 4% , no outro desce...
Para os "investidores de fundo" parece-me que a Tendência de queda é cada vez mais uma realidade . Para os Investidores de curto prazo , já nem os Stops são uma segurança . É com cada squeeze que até chia ! Agora , ou "tá-se" ou "não se tá-se" . Ou se está dentro para ficar e nem se liga ao sobe e desce ou nem sequer convem arrimar-se lá.

W e TW tambem têm estado muito engraçados .É como as acções, só que vezes 10 . Um verdadeiro espectáculo de cores , luzes e som .

Os profissionais com quem tenho falado , falam-me de espancamentos e assaltos , como se estivessem todos na Linha de Sintra . Os que não são profissionais, tenho-os visto com um bico descumunal , com cara de condenados e de " isto só me acontece a mim ...porquê !?!?" .

Mas , ainda há quem se safe !
Ouvi dizer que há um gajo na Sérvia que outro dia , fez um trade de jeito . E depois , há o outro , que teve uma sorte do caraças .

Antigamente , um gajo dizia com ar de expert pro outro " sabes o que é que dá sempre ?! : É Casas , Armas e Cavalo ..." .

Hoje em dia , as Casas é o que a gente sabe : passaram a designar-se por subprime e andam pela hora da amargura , as Armas foram todas vendidas aqui em Rio de Mouro e já não há mais no mercado ... !! ... rest`o Cavalo !!

" Ooooooooooooooooooooooooolhò Ca-vaaaaaaaaaa-lo !!! Queeeem queeeer Cavaaaaaaaaa-lo !!? "

Um abraço ,

The Mechanic

( este tópico estava a correr tão bem . Eu estava com uma postura inicial tão correcta . É pena . Podia ter sido "um ponto de viragem " , como dizia o Fernando Ulrich ...)
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por James Wheat » 18/3/2008 2:00

Os mercados estão sobre-vendidos há já umas semanas largas e é por isso de esperar uma subida - uma puxadita forte - nos próximos dias.
Posto isto, importa reter a tendência de fundo: os lucros das empresas vão cair de forma inapelável em 2008, pelo que vem aí mais incerteza e pressão vendedora nas bolsas.
Nas financeiras é o que se tem visto e ainda vai durar mais 6 meses minimo (os writedowns controlados). As de bens de consumo vão ser arrastadas pelo problema do crédito (investimento em baixa) e a queda do consumo. As industrias têm os custos a crescer (matérias primas; crédito) e vendas a cair.
O problema já me parece inultrapassável: as pessoas no 1º Mundo não estão sómente assustadas, estão completamente asfixiadas ! Viram o valor das casas cair de forma marcada (mais ou menos consoante o País) e assistem agora à queda abrupta nas suas economias (as bolsas na Europa já cairam mais de 20% em menos de 3 meses - impressionante !).
A isto soma-se uma inflacção galopante (efeito commodities) e o aumento do desemprego (hoje no UK especulava-se em 10.000 despedimentos na City no curto prazo).
O impacto na contracção do consumo nos States, no UK, na Alemanha, em França, em Espanha parece-me já totalmente inevitável e não há banco central que lhe valha.
Ora se as empresas vão apresentar resultados lfl em 2008, pelo menos durante os 3 primeiros trimestres, em queda vs 2007, não será sensato ficar de fora ?
Eu estou a ver se monto uma forma de prender o guito de forma irremediável (para resistir a tentações de tentar apanhar ressaltos) para poder reentrar sómente em... Setembro. Até lá vou seguir de cadeira. Alguns dias darei comigo a pensar porque fiquei de fora a assistir a um ressalto, mas... disciplina, disciplina, disciplina.
Até porque não creio que o mercado nos States resista a outra queda tipo Bear Stern... e a Lehman hoje caiu só 19% - foi bem bom, fechou quase em máximos da sessão (que loucura, aonde isto chegou !) !
Está tudo demasiado mau... Parece-me demasiado tarde para tudo ser resolvido com o Fed a servir de bombeiro a cada semana que passa.
Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por Vencer na Bolsa » 17/3/2008 22:46

AMR-bolsa Escreveu:The Mechanic,
tem uma escrita interessante, irónica com pitadas de humor. É sem dúvida uma forma mais agradável de ler.

Não me admiro nada se surgirem mais alguns casos ( de grandes "financeiras", o "pânico" a acontecer será um bom sinal para se começar a ter pensamento contrário).

Sobre pensamento contrário tenho um artigo onde expresso a minha opinião (Vencer na bolsa, índice 5):
http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/03/o-pensamento-contrrio.html

Como tudo na vida tem 2 pólos e neste momento o pólo positivo é que está a chegar o momento de analisar acções, seleccionar activos que interessam, ir criando listas - watchlist- para seguir tais activos e planear futuros trades longos pensando em position trading.

Para watchlist tenho um artigo,
"Lista de Observação" - Empresas e/ou Índices:
http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/02/lista-de-observao-empresas-vs-indices.html

Para esta fase do mercado, os artigos publicados nos índices 3,4,5 podem ser úteis.

Acabei de publicar um artigo que pode ajudar, a nível PSICOLÓGICO, neste actual momento.
Saber é fácil, fazer é difícil

http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/03/saber-fcil-fazer-difcil.html
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por Paionense » 17/3/2008 19:48

Bem, esta sessão esta impropria para cardiacos.

Quem pensava que os 1270 do SPX já tinham ido à vida desengane-se pois os touros estão a vender a "derrota" muito cara.

A meu ver um fecho abaixo dos 1270 pode de facto acelerar as quedas, mas a juntar a tudo isto nota-se que há muito nervosismo na bolsa. Qualquer noticias boa ou má e existe logo uma reacção exacerbada ao que acontece tudo com medo ou ganância em relação ao que possa ocorrer.

Há quem pense que nestas alturas só estão na bolsa homens de barba rija (para não dizer outra coisa :). Eu, pelo contrário, acho que nesta altura só está na bolsa quem de facto sabe e se não sabe deve ser masoquista....

Olhem o sleeping point!!

The Mechanic, bom texto com bons argumentos. Ás vezes é bom ouvir-te falar a sério, mas nem sempre :D

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por artista_ » 17/3/2008 19:15

mapaman Escreveu:Boas a todos neste dia negro para muitos e que será de oportunidades para outros tantos!O mais importante é saber o quanto é importante para a vidinha de cada um aquilo que se têm investido em bolsa e se olhamos para elas a cair e assobiamos que vai passar ou metemos as mãos na cabeça e é vender à pressa para "safar" o que fôr possivel? penso que algum bom senso e cabeça fria é o mais importante e sobretudo evitar o "panic sell" pois andam por ai muitos Soros à espreita...
cumps

A única forma de ter bom senso na bolsa é, a meu ver, ter uma boa estratégia e segui-la... tudo o resto depende das emoções e, na bolsa, nunca podemos ficar dependentes delas...

Bons negócios

PS: Uma boa estratégia não é algo que nos permite comprar no fundo e vender nos máximos, isso não existe, é uma ilusão...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por mapaman » 17/3/2008 17:29

Boas a todos neste dia negro para muitos e que será de oportunidades para outros tantos!O mais importante é saber o quanto é importante para a vidinha de cada um aquilo que se têm investido em bolsa e se olhamos para elas a cair e assobiamos que vai passar ou metemos as mãos na cabeça e é vender à pressa para "safar" o que fôr possivel? penso que algum bom senso e cabeça fria é o mais importante e sobretudo evitar o "panic sell" pois andam por ai muitos Soros à espreita...
cumps

Registado: 24/1/2008 22:05

por Ulisses Pereira » 17/3/2008 17:14

O que aconteceu ao longo desses meses/anos que se seguiram ao topo da "bolha" foram cortes sucessivos de taxas por parte da FED.´

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por crg » 17/3/2008 17:03

Ulisses Pereira Escreveu:Não sabes, Filipe. Dois meses após o final dos máximos históricos de Março de 2000, o que mais se ouvia eram palavras como as tuas. 2 anos depois a maior parte das cotações tinha caido mais de 50%.

Um abraço,
Ulisses

Aproveitava para perguntar ao Ulisses, caso se recorde, qual o comportamento dos bancos centrais (nomeadamente o FED)e governos por essa altura, meados e finais de 2000, e se há paralelo com as medidas a que estamos a assistir agora. Claro que nessa altura eu quase nem sabia que existiam mercados financeiros.
Um abraço.

Registado: 29/11/2007 2:45

por TP1 » 17/3/2008 16:35

Ulisses Pereira Escreveu:Tp1, o Dwer, ao longo dos 5 anos de Caldeirão, é dos participantes com mais acertos nas suas análises. Se as queres contrariar, fá-lo nos locais próprios e com argumentos que contrariem os deles. Dito assim, fora de contexto, não faz qualquer sentido nem contribui para o bom ambiente do Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses

Não era qq desrespeito para com o Dwer, bem pelo contrário :!: Apenas me referia a uma troca de argumentos que há dias o Dwer teve com o Marco Antonio. Anyway e, para não ferir susceptibilidades, já apaguei.

Registado: 30/11/2007 21:13

por Ulisses Pereira » 17/3/2008 16:32

Isso é verdade mas não nos podemos esquecer que o motor da economia é o sector financeiro. Se a crise se alastra aos bancos europeus, será praticamente impossível que a maior parte das empresas consiga manter os actuais lucros. Essa é a grande questão à qual é difícil responder.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Andresnunes » 17/3/2008 16:30

Ulisses Pereira Escreveu:Não sabes, Filipe. Dois meses após o final dos máximos históricos de Março de 2000, o que mais se ouvia eram palavras como as tuas. 2 anos depois a maior parte das cotações tinha caido mais de 50%.

Um abraço,
Ulisses

A diferença aqui é que os PER's não estao em efeito de bolha como estavam em 2000, temos boas companhias com PERs extremamente baixos e crescimentos anuais bons, que não estão directamente expostas à crise financeira e que já cotam -50% dos seus maximos.

Mas claro, tambem concordo que num bear market n existem fundos previsiveis.

Registado: 29/1/2008 21:59

por Ulisses Pereira » 17/3/2008 16:30

Tp1, o Dwer, ao longo dos 5 anos de Caldeirão, é dos participantes com mais acertos nas suas análises. Se as queres contrariar, fá-lo nos locais próprios e com argumentos que contrariem os deles. Dito assim, fora de contexto, não faz qualquer sentido nem contribui para o bom ambiente do Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por TP1 » 17/3/2008 16:24

:roll:
Editado pela última vez por TP1 em 17/3/2008 16:31, num total de 1 vez.

Registado: 30/11/2007 21:13

por Ulisses Pereira » 17/3/2008 15:04

Filipe, ninguém falou de todas as cotadas. O maior problema no teu pensamento não é acreditares que é uma boa altura para comprar. Até pode o ser. É o afirmares com uma certeza que é fatal em Bolsa.

Mas não me surpreende já que em tópicos anteriores manifestaste uma enorme intolerância face às opiniões contrárias à tua.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por filipe1970 » 17/3/2008 14:56

Camisa Roxa Escreveu:
filipe1970 Escreveu:Para que preocupar-se se vai cair mais 5% ?

o pior é se desvalorizam 95% como o Bear Sterns!

Claro. Agora vão todas as cotadas desvalorizar 95 %.

Registado: 29/2/2008 16:48

por scpnuno » 17/3/2008 14:54

Ulisses

O Camisa Roxa e o PVG estão a copiar de mim....

Isso não vale...

(diacho, eu não sabia que a função "telepatia" já tinha sido activada)

Abraços e por favor, calma, pessoal. Não é nada que não estivessemos todos à espera.

E não se esqueçam: (isto é o rodapé de alguém por aqui e muito acertado)

As oportunidades na bolsa são infinitas - o capital, não
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por R_Martins » 17/3/2008 14:51

Filipe 1970

«Quem investe a longo prazo, prazos com 3 ou mais anos, aproveita o facto de algumas das cotadas terem sofrido desvalorizações na ordem de 50%. Para que preocupar-se se vai cair mais 5% ?»

Então o Nasdaq ainda nem sequer começou a corrigir...
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por Rabbi_Steinsaltz » 17/3/2008 14:50

Olá Amigos,
Mr. Greenspan afirma que esta crise financeira pode ser a mais grave desde a Segunda Guerra Mundial, há indicios de bancos a falir e familias desesperadas com o endividamento. As coisas têm se vindo a arrastar e as bolsas estão a cair forte e feio.

Um facto positivo é que o défice da balança de conta corrente dos EUA está a diminuir inesperadamente e progressivamente as coisas se vão recompor com as radicais medidas agora tomadas pelo governo e pela Fed. O dólar só se reequilibrará quando os EUA deixarem de estar tão endividados e o preço do crude consolidar. E as bolsas vão antecipar isso.
Conselhos do Rabbi Steinsaltz*
http://www.youtube.com/watch?v=LTEvZlv8Pfk
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.

Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.

Registado: 14/3/2008 3:46

por Camisa Roxa » 17/3/2008 14:42

filipe1970 Escreveu:Para que preocupar-se se vai cair mais 5% ?

o pior é se desvalorizam 95% como o Bear Sterns!
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por pvg80713 » 17/3/2008 14:41

filipe1970 Escreveu:
Mariachi Escreveu:Boas

filipe1970, será assim como dizes? Para quem está curto, ou está longo, o que interessa é fazer mais valias, então para que entrar agora, quando a tendencia é de queda e pode cair mais?

Quem investe a longo prazo, prazos com 3 ou mais anos, aproveita o facto de algumas das cotadas terem sofrido desvalorizações na ordem de 50%. Para que preocupar-se se vai cair mais 5% ?

podem ainda vir todas a cair muito mais... é esta a minha convicção.
cumprimentos a todos

Registado: 19/4/2005 11:11

por scpnuno » 17/3/2008 14:39

filipe1970 Escreveu:

filipe1970, será assim como dizes? Para quem está curto, ou está longo, o que interessa é fazer mais valias, então para que entrar agora, quando a tendencia é de queda e pode cair mais?

Quem investe a longo prazo, prazos com 3 ou mais anos, aproveita o facto de algumas das cotadas terem sofrido desvalorizações na ordem de 50%. Para que preocupar-se se vai cair mais 5% ?

Bem, pegando no exemplo da Bear (que, enfim, é ou era um bocadito maior que o BCP, por exemplo) a gente descobre que uma acção depois de ter caído 50% pode ainda cair mais 45%. A unica certeza que eu tenho é que não vai abaixo de 0 (e mesmo assim, já nem sei se isso é certo)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por filipe1970 » 17/3/2008 14:35

Registado: 29/2/2008 16:48

por Mariachi » 17/3/2008 14:29

Boas

Sinceramente, não acredito que seja como dizes e eu vou continuar de fora a assistir a quedas de 6, 7, 8% ao dia em algumas acções!

Um abraço e bons negócios.

Registado: 25/6/2007 11:05

por Ulisses Pereira » 17/3/2008 14:27

Não sabes, Filipe. Dois meses após o final dos máximos históricos de Março de 2000, o que mais se ouvia eram palavras como as tuas. 2 anos depois a maior parte das cotações tinha caido mais de 50%.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], navaldoc, PXYC e 75 visitantes