Caldeirão da Bolsa

Email - dúvida petróleo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 4/4/2008 12:28

Euroverde, abri um longo e muito antigo tópico sobre este assunto. Penso que é interessante relê-lo. ;)

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... sc&start=0

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Fibonacci » 4/4/2008 8:49

EuroVerde Escreveu:Podemos fazer uma analogia e tirar alguma conclusão entre o preço do crude e o evoluir das bolsas.
Será que o preço do crude é um travão à economia?

Euroverde,

É um "pau de dois bicos"...

Por um lado, o aumento dos preços do petróleo vai ter um impacto significativo na inflação, que se reflecte depois na economia e é incorporado na evolução dos mercados.

Por outro, a evolução do preço do petróleo depende (ou deveria depender) da relação entre a procura e oferta por essa matéria. Caso as economias registem um período de menor crescimento, seria de prever uma menor procura desta matéria e, consequentemente, uma queda do seu preço.
No entanto, neste momento, a especulação está a desvirtuar esta relação, IMO.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por EuroVerde » 4/4/2008 2:14

Podemos fazer uma analogia e tirar alguma conclusão entre o preço do crude e o evoluir das bolsas.
Será que o preço do crude é um travão à economia?

Registado: 29/11/2007 11:19

por Enslaved » 17/3/2008 15:42

Este gráfico parece-me mais realista :roll:.
Anexos
OilPriceHistory.gif
OilPriceHistory.gif (6.72 KiB) Visualizado 948 vezes

Registado: 28/2/2007 18:24

por Fibonacci » 17/3/2008 15:36

Exacto.
Os valores dessa tabela não estão correctos.

Mas existe ainda outro factor que agora "joga" a nosso favor mas que a as empresas não podem estar sujeitas: a variação cambial.

De facto, a subida do petróleo não é tão significativa quando convertida em EUR.

No entanto, as empresas não podem estar sujeitas a este risco, pelo que cobrem o risco cambial.
Imaginemos a Galp, por exemplo. Os custos da matéria-prima está cotada em USD. As vendas estão em EUR.
No momento actual, as coisas até seriam favoráveis. Mas e se o petróleo subisse e o USD valorizasse face ao EUR? Ou a gasolina ia para valores astronómicos ou a Galp desaparecia...

Daí, penso que fará todo o sentido aplicar uma política de hedging cambial aos custos que têm que suportar.

Daí, a variação dos preços do petróleo não corresponder directamente à evolução que temos na nossa gasolina.

Existe por aí um tópico em que aplicando o que sugeres, até verificas que o preço da gasolina se manteve relativamente estável.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por MarcoAntonio » 17/3/2008 15:08

Essa tabela não está bem, os preços do barril não eram esses no passado. Terá o individuo utilizado uma tabela que já levou qualquer tipo de correcção?

Não sei onde ele foi buscar esses valores mas estão totalmente errados.

O preço do crude aumentou para cerca do quadruplo ao longo do últimos 6 anos se cotado em dolars e para mais do dobro se cotado em euros (ou seja, se fizeremos o exercício que ele fez de correcção cambial, os preços nos últimos 6 anos mais do que duplicaram).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Enslaved » 17/3/2008 14:57

Penso que o petróleo em 2000 não andava nos 60 dollars mas sim por volta dos 20-30 dollars :roll:. Alguém confirma? :oops:

Registado: 28/2/2007 18:24

Email - dúvida petróleo

por Frekles » 17/3/2008 14:49

(antes de põr esta mensagem procurei no fórum se já havia algo sobre o assunto, não encontrei portanto cá vai disto...)

Há uns dias, recebi um e-mail que me deixou baralhado. :shock:

Sinceramente acho que deve existir algum facto que a dita mensagem não teve em atenção. Mas por mais que dê voltas à cabeça não encontro explicação!

Será que isto é real , não é um hoax, um flame (sei lá)?

Se alguém que percebe mais disto, souber agradeço a explicação!

Aqui fica a mensagem que recebi:

O preço do petróleo

Fui informado recentemente que os preços de uns produtos químicos comercializados pela empresa onde trabalho iriam subir novamente devido à subida do preço do petróleo.

Todos os fins de semana meto gasolina no carro, e cada vez preciso de mais euros para comprar menos litros de Super-95. Dizem-me que é por causa do preço do petróleo.

Os industriais de panificação ameaçam com uma subida do preço do pão em cerca de 50%, devido à subida do preço do petróleo, que vez disparar o preço dos cereais.

Assim, fui à net buscar umas tabelas/imagens, comecei a fazer umas contas.

Câmbio EUR/USD, desde 1999 a 2008:

Imagem

Evolução do preço do petróleo desde 1994 (preços em USD):

Imagem

Então temos:
- Em 2000, um barril de petróleo custava 63USD, ou seja, 70.00EUR (1.00Eur=0.90USD).
- Em 2008, um barril de petróleo custa 100USD, ou seja, 66.67EUR (1.00Eur=1.50USD).

Gostava que me indicassem onde está a subida do preço do petróleo.

Cada um que pense por si, mas eu acho que estamos a ser roubados pelos políticos, pelas petrolíferas e até pela associação de padeiros!
If morality comes down to nothing more than the exercise of free will, with no principles available for moral judgment of the quality of these choices; then LAW will have to be used to fill the resulting moral vacuum. - DR Daniel Callahan

Registado: 27/8/2007 23:33

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], navaldoc, PXYC e 80 visitantes