Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu pior negócio

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por FranciscoC » 16/3/2008 13:09

Caros,

O meu pior negócio foi com a Martifer. No dia em que a Martifer se iniciou em bolsa, dia 27 de Junho de 2007, por curiosidade fui espreitar o seu preço. Para minha surpresa o preço estava a 0,50 euros. Coloquei ordem de compra, ao melhor, de 2000 acções num valor estimado da operação em 1006,15 euros (inclui comissão de compra). Na verdade, o que aconteceu foi a compra de 2000 acções a 12 euros, o que prefaz 24 000 euros + 6,15 de comissão. Quando detectei a situação, nesse mesmo dia, vendi as 2000 acções a 10,36 euros. Tive um prejuízo com esse negócio de 3300 euros. Considero que fui vitima de uma falha do sistema do BES, porque na verdade o meu saldo não permitia a compra de acções no valor de 24 000 euros. Ou seja, o sistema permitiu que eu utilizasse o dinheiro que tinha em saldo e o que não tinha. Naturalmente, na altura, reclamei, mas apesar de ter recebido uma resposta, a falha do sistema nunca foi admitida e eu fiquei penalizado. Deixei de transacionar acções no BES. Agora só o faço no Finibanco. Por desespero, vendi também as restantes acções que tinha com prejuízo aproximado de 3700 euros. Andei uns dias um pouco abalado, mas agora até penso que em vez 2000, devería ter comprado muito mais, para ver como a que a situação se resolvería, caso eu não podesse pagar a quantidade de acções compradas.
Nunca mais comprei acções da Martifer!

Francisco

Registado: 29/11/2007 3:28

por LuarAzul » 15/3/2008 1:54

Boas!! O meu negócio com mais prejuízo aconteceu há 15 dias, embora não tenha sido o mais estúpido. Em todo o caso deixem-me só contar como comecei a investir na bolsa. A verdade é que tinha conta na CGD e os gajos andavam com aquelas cenas das despesas de manutenção. Que raio! Mas qual manutenção!? Se já lá têm o meu dinheirinho para emprestar a outros, não chega? Enfim, chateei-me imenso e andava à procura de um fundo da CGD que anulasse as ditas despesas. Isto foi em Setembro/Outubro do ano passado, mas o tempo foi passando e os fundos oram subiam, ora desciam, grande confusão. Fui investigar, descobri outros fundos, descobri a bolsa. E aí é que foram elas, a bolsa é um mundo espectacular, parece feito à medida para mim! Enfim...

Em meados de fevereiro fiz os meus primeiros negócios com o banco Big (que NÃO tem despesas de manutenção!! ;) ), e até comecei por ganhar e depois perdi um bocadito, nada de especial, até que veio o primeiro negócio mau, o mais estúpido, que foi deixar uma ordem curta que era "impossível", só por "brincadeira" - a Galp nunca chegará aos 17,04, impossível!, mas se chegar então desce! E, deixada a ordem, desliguei tranquilamente o pc enquanto fui fazer outras coisas nas calmas. Quando fui ver o pc já a galp tinha chegado aos "impossíveis" 17,04 e ia já nos 17,15!! :shock: o Big já tinha efectuado a curta e preparava-se para vender no final da sessão a 17,13. Foi um disparate alimentado por um incrível excesso de confiança seguido de um desespero atroz e tipo "sou a pessoa mais burra do universo".

O erro com mais prejuízo foi com a JMT, enfim, olho para o ecrã do big e vejo muito verde, mas a JMT estava bem vermelha, tinha caído dos 5,50 (ou coisa assim) para os 5,12. Bem, fiquei logo entusiasmado para entrar longo (isto ainda dá um ressalto e eu contento-me com um pequenininho), mas não me precipitei, primeiro fui ver as análises técnicas, procurei novidades, e parecia estar tudo bem. Pus ordem de compra a 5,105 e pronto. Agora era só esperar que os lucros subissem. Durante o dia ainda andei a ver os fundamentais, espreitei o site do Oslavo ( http://economia.do.sapo.pt/ ) que recomendava a venda e fiquei assustado. Ainda me lembro que durante grande parte do dia a acção nem subiu nem desceu, era muito estranho. Foi aí que esteve o meu erro, a coisa não correu como planeei e mesmo assim mantive. Devia ter visto que os pressupostos estavam errados! Mais uma vez, excesso de confiança e medo em reconhecer o erro.

A outra coisa que correu mal foi o stop. É que o banco big não permite a colocação de stops simultaneamente para cima e para baixo (e muito menos de trailing stops), ainda pus um stop loss, mas depois durante a noite tentei alterar esse stop, primeiro anulei o stop com a intenção de criar outro, mas a ordem ficou tipo em lista de espera e eu ali, de stop anulado e sem poder criar um novo, enfim, estava numa acção sem rede. No dia a seguir, quando fui ver a bolsa, já aquilo tinha descambado por ali abaixo. Só me lebrava das palavras do Mechanic "a JMT é tipo totoloto". Ai, ai... Acabei por vender a 4,88. Foi mau porque investi tudo o que tinha.

Outra acção com que perdi dinheiro foi com a Sonae Indústria, mas dessa não me arrependo, ainda lá irei voltar, estou nela "a longo prazo" se bem que só em pensamento (por enquanto aguardo boas posições para entrar).

Em todo o caso, e isto de certeza que vai parecer estranho, agora que já passou, eu gostei tanto de perder como de ganhar. A sensação de pânico e angústia que se sente quando se perde põe à prova os nossos limites de manter a calma, a racionalidade, a visão, um sentido construtivo que procure as soluções sem se deixar manipular pelo desespero. Esta capacidade é algo que acho muito precioso na vida do dia-a-dia, mais até do que ter muito dinheiro (porque com boas atitudes vai-se ganhando dinheiro e outras riquezas, e com o desespero desfazem-se grandes fortunas, amizades, etc). Ou seja, para mim a bolsa hoje é mais uma oportunidade de trabalhar certos aspectos psicológicos em mim do que propriamente de ganhar dinheiro (até porque nos dias que correm... parece muito mais fácil perder dinheiro com a bolsa).

Outra coisa gira sobre perder e ganhar é que os estados de espírito são tão diferentes que se torna difícil quando se está num lembrar-se como é o outro. É um exercício giro e que nos dá uma "panorâmica" do nosso interior.

Em suma o meu pior negócio abriu-me as portas para compreender que nenhum negócio é mau. A única coisa verdadeiramente má é ficar obcecado, sem visão, desesperado, angústiado. Há sempre uma solução algures, quanto mais não seja reconhecer a derrota e partir para outra, há sempre outra, e temos de a saber procurar: essa luz ao fundo do túnel. Na bolsa e na vida. Aprender a lidar bem com a festança do sucesso e a angústia do desespero sem esquecer o que nos guia, é para mim a verdadeira riqueza.

Registado: 7/1/2008 21:31

Re: Galp e as supostas regras do mercado

por goncalonr » 14/3/2008 12:30

Gncl_C Escreveu:
goncalonr Escreveu:
Gncl_C Escreveu:Gostaria de começar por saudar o Ulisses por ter aberto este tópico, que contém uma colecção de informação que pode ser importante para todos... terão oportunidade de aprender com os erros sem os cometerem, todos ganham.

Já agora , queria também saudar todos os que deram a cara assumindo erros.

O meu pior trade considero que foi com a Galp, estávamos em Novembro de 2007, eu já tinha as acções há 2 meses, cheguei a estar com perdas de 10% - 15%, mas achava que a Galp valia mais que 10€, tinha estabelecido um valor para sair, entre os 12,5€ e os 13€. Parecia nunca mais chegar, até que um dia a Galp sobe 14% e chega aos 13€, vendi ganhando 13% , todo contente, pensava que no dia seguinte iria corrigir, até fiquei branco quando vi que subiu 22,5%. E não se ficou por aqui, tendo chegado aos 19€ um tempo depois, o que faria com que tivesse ganhos aproximadamente 60%.

Pode não parecer bem dizer que foi um mau negócio porque saí a ganhar, mas das vezes que saí a perder, nunca fiquei tão chateado. Houve um mês ou 2 que nem queria ouvir falar da Galp... já metia impressão sempre a subir e eu sempre a poder ter ganho mais.

Acho que a lição neste é que mesmo seguindo as "regras" se pode perder dinheiro.

Os melhores cumprimentos a todos.

Pode não ter perdido dinheiro mas aprendeu uma regra importante: deixar correr os lucros. É importante definir stop loss e stop profit mas é ainda mais importante entender e estudar o movimento do título, deixando-se ir com o lucro e ajustando o stop loss. Era o que deveria ter feito, não vender, esperar e ajustar a decisão.

O mesmo se aplica ao forense que falou da Soares da Costa: deveria ter ajustado o stop loss à medida que o título ia subindo e ter vendido com a quebra de algum suporte de cp, que concerteza terá acontecido.

Goncalonr, desculpa lá mas não concordo... posso ter perdido a oportunidade de ganhar mais 50% do dinheiro investido, agora ninguém adivinhava que aquilo se iria passar na Galp. A maior parte dos price-targets estava abaixo dos 10€.
O que se passou na Galp desde Novembro é uma anormalidade... quantas acções conheces que subam 14% num dia, e no seguinte voltem a subir 22,5%?
Devem-se contar pelos dedos das maos as vezes que isso acontece no mercado português.

Fiz o que era suposto fazer, escolhi um valor para sair e saí,na maior parte dos casos resulta bem, este era uma excepção porque 50% de lucro a mais é muita coisa.

Não pretendi dizer que tivesse sido um mau negócio... eu também já fiz vários negócios assim, defini um potencial de lucro e saí. O que eu aprendi foi saber esperar e interpretar o movimento do título, mais nada. Foi assim que muito recentemente ganhei mais com a Inapa do que ganharia se tivesse adoptado a sua estratégia.

O stop loss é essencial, para mais nos dias que correm. Mas se um título sobe ao valor que nós idealmente tinhamos definido como mais-valia e lá se mantém... porque não esperar? Definimos novo stop-loss para agarrarmos ainda alguma mais-valia e corremos com os lucros...

Mas também tenho de concordar com a opinião de um outro forense que aqui escreveu: se decidiu postar aqui este negócio foi porque não ficou contente com ele, acha que alguma coisa correu mal e que pode ser melhorada. Não será assim?

Abraço a todos e espero que todos consigamos fazer cada vez mais e melhores negócios com estas trocas de opinião!
Invista na família! Ela é o melhor que a vida lhe pode dar.

www.outofthebox.com.pt

Registado: 29/11/2007 3:39

Re: Vodafone

por ACN1 » 14/3/2008 1:42

karlitos Escreveu:
ACN1 Escreveu:O meu pior negocio de sempre foi a Vodafone, apostei no longo praso e comprei a 15 euros, reforcei a 7,50 o que deu 12 de media, não é que suas exelencias se lembraram de as retirar de bolsa e me pagaram menos do que o que tinha pago por elas.
Eu não pude fazer nada o mercado vendeu 92% da empresa os outros 8% foram automaticamente pagos e as acções extintas.

Se me enganei nos valores peço desculpa mas eles contam mais a titulo representativo do que se passou.

pois...

isso não deveria ter sido possível. as acções eram minha, imaginando que as tinha comprado por 1000€ la porque todos queriam vender a 5€ eu tinha que vender...

é uma situação muito injusta...

Exactamento por isso que resolvi dar o meu exemplo, pelas regras do mercado se uma empresa for adquirida em mais de 90% pode ser retirada do mercado desde que seja lançada uma OPA pelo valor que foi oferecido, ja me aconteceu em 3 ocasiões: Credit Lionays, Modelo e Vodafone, nas duas primeiras com alguns reforços ha mistura consegui mais valias residuais na ultima sai a arder.

O Ex: do Modelo tambem serve pois não conseguiram adquirir os 90% da empresa e por isso não foi retirada do mercado, mas temos agora o exemplo da Media Capital em que so não foi retirada porque os acionistas não o quiseram pois ja tem mais de 90%.
Tambem existe a Fisipe em que a CMVM exige que os acionistas que 75% lancem uma OPA e eles se recusam pois não tem dinheiro para tal.
A incerteza é uma das virtudes da vida.

Registado: 28/2/2008 20:00

Piores negócios ?!?

por LeoCip » 14/3/2008 1:22

Bom dia, amigos ...
A minha entrada nas lides da Bolsa começa em 1995 com a oferta de meu Pai de algumas acções da PI, passado alguns meses o meu melhor negócio Império, sempre a vender a x+y, sem grandes pressas.
Vieram as privatizações 8-) :P , Cimpor, EDP 1ª 2 2ª, PT, Brisa 1ª e 2ª, cimpor, novamente PT ... todo a gente "jogava" na Bolsa.
Sempre a somar, aí a confiança estava a 101%...

mas em Dezembro 2007/ Janeiro 2008:
Sonae Industria
Compra 7,49 - Venda 5,00 :oops:
Sonae SGPS
Compra 1,69 - Venda 1,29 :oops:
BPI
Compra 5,50 - Venda 3,75 :oops:
BCP
Compra 2,69 - Venda 1,80 :cry: :cry:
Altri
Compra 4,41 - Venda 4.05 :cry:

:oops: Em 2 meses anulei os profits e perdi 65% do meu capital!??!? :cry:
Como devem calcular, estou todos os dias a levar pancada da minha cara metade, mas eu confiante digo-lhe que vou recuperar todo o dinheiro!??!Nem que demore mais dez anos, uma coisa é certa amigos, já não faço um negócio hà quase dois meses?!? " :-k :wall:
Obrigado a todos pelo vosso contributo,
Boa Noite ...
Quem nada arrisca nada pode esperar.

Registado: 29/11/2007 9:40

por nov71 » 14/3/2008 0:44

inicio 2007, janeiro... comprei galp a 6.66...estreia na bolsa...pouco capital investido...nenhma experiencia...estrategia LP,Galp parece-me bem... tipo deposito a prazo ...tinha decidido acontecesse o que acontecesse ... que esperaria um ano...nunca venderia a perder ...a galp caiu 30 centimos...assustei-me manti-me firme...entretanto comecei armado em curioso a investir noutras no curto prazo e a sair-me bem...son, ptl,edp , bcp.. 13% demais valia .A galp entretanto recupera e passa pelos 6.66 , 3-4 centimos acima do valor de entrada saio..uf grande susto...mas a estrategia defenida essa ja n interessava...precisava do capital parado na galp para os trades de curto prazo.

Um ano depois , galp a bate nos 19...os trades esses estao reduzidos a mais valia de zero...pois os primeiros 5 meses aquilo parecia...cada tiro cada melro...depois ...depois ja toda gente conhece a historia...

Agora so entro quando realmente isto assentar.

Vou me mantendo a ver , a tentar aprender para não cometer os mesmos erros.

BN

Registado: 29/11/2007 11:07

Re: Vodafone

por karlitos » 13/3/2008 23:51

ACN1 Escreveu:O meu pior negocio de sempre foi a Vodafone, apostei no longo praso e comprei a 15 euros, reforcei a 7,50 o que deu 12 de media, não é que suas exelencias se lembraram de as retirar de bolsa e me pagaram menos do que o que tinha pago por elas.
Eu não pude fazer nada o mercado vendeu 92% da empresa os outros 8% foram automaticamente pagos e as acções extintas.

Se me enganei nos valores peço desculpa mas eles contam mais a titulo representativo do que se passou.

pois...

isso não deveria ter sido possível. as acções eram minha, imaginando que as tinha comprado por 1000€ la porque todos queriam vender a 5€ eu tinha que vender...

é uma situação muito injusta...

Registado: 27/6/2007 21:00

Vodafone

por ACN1 » 13/3/2008 20:55

O meu pior negocio de sempre foi a Vodafone, apostei no longo praso e comprei a 15 euros, reforcei a 7,50 o que deu 12 de media, não é que suas exelencias se lembraram de as retirar de bolsa e me pagaram menos do que o que tinha pago por elas.

A incerteza é uma das virtudes da vida.

Registado: 28/2/2008 20:00

por Bulls Bunny » 13/3/2008 18:41

Gncl_C, julgo q o comentário do goncalonr até é pertinente. Se descreveste este negócio no tópico "o meu pior negócio" é pq ficaste descontente com ele. Julgo q à partida um mau negócio é aquele em q perdemos mt € ou tomamos uma atitude completamente errada, ou ambas em conjunto. Se ganhaste € com o negócio e achas q tomaste a atitude certa, pq o consideras um mau negócio ou o pior?

Perdeste foi uma oportunidade de fazer um gde negócio, mas isso apenas devido a uma característica q te falta a ti e a mt gente: não ser bruxo :mrgreen: .
Um abraço,
B.B.

Registado: 23/12/2007 18:06

por Gncl_C » 13/3/2008 14:28

goncalonr Escreveu:
Gncl_C Escreveu:Gostaria de começar por saudar o Ulisses por ter aberto este tópico, que contém uma colecção de informação que pode ser importante para todos... terão oportunidade de aprender com os erros sem os cometerem, todos ganham.

O meu pior trade considero que foi com a Galp, estávamos em Novembro de 2007, eu já tinha as acções há 2 meses, cheguei a estar com perdas de 10% - 15%, mas achava que a Galp valia mais que 10€, tinha estabelecido um valor para sair, entre os 12,5€ e os 13€. Parecia nunca mais chegar, até que um dia a Galp sobe 14% e chega aos 13€, vendi ganhando 13% , todo contente, pensava que no dia seguinte iria corrigir, até fiquei branco quando vi que subiu 22,5%. E não se ficou por aqui, tendo chegado aos 19€ um tempo depois, o que faria com que tivesse ganhos aproximadamente 60%.

Pode não parecer bem dizer que foi um mau negócio porque saí a ganhar, mas das vezes que saí a perder, nunca fiquei tão chateado. Houve um mês ou 2 que nem queria ouvir falar da Galp... já metia impressão sempre a subir e eu sempre a poder ter ganho mais.

Acho que a lição neste é que mesmo seguindo as "regras" se pode perder dinheiro.

Pode não ter perdido dinheiro mas aprendeu uma regra importante: deixar correr os lucros. É importante definir stop loss e stop profit mas é ainda mais importante entender e estudar o movimento do título, deixando-se ir com o lucro e ajustando o stop loss. Era o que deveria ter feito, não vender, esperar e ajustar a decisão.

O mesmo se aplica ao forense que falou da Soares da Costa: deveria ter ajustado o stop loss à medida que o título ia subindo e ter vendido com a quebra de algum suporte de cp, que concerteza terá acontecido.

Goncalonr, desculpa lá mas não concordo... posso ter perdido a oportunidade de ganhar mais 50% do dinheiro investido, agora ninguém adivinhava que aquilo se iria passar na Galp. A maior parte dos price-targets estava abaixo dos 10€.
O que se passou na Galp desde Novembro é uma anormalidade... quantas acções conheces que subam 14% num dia, e no seguinte voltem a subir 22,5%?
Devem-se contar pelos dedos das maos as vezes que isso acontece no mercado português.

Fiz o que era suposto fazer, escolhi um valor para sair e saí,na maior parte dos casos resulta bem, este era uma excepção porque 50% de lucro a mais é muita coisa.

Registado: 18/2/2007 17:55

Estimular o tópico...

por crg » 13/3/2008 1:33

Antes de mais, ainda que a ideia já tenha sido referida, penso que não será demais repetir que este é um dos tópicos mais instrutivos e divertidos (numa certa perspectiva).
Cá vai então um dos meus.
Após cerca de um ano a negociar acções da nossa praça e com uma valorização de cerca de 30% da carteira, desfrutava de uma certa autoconfiança recém-adquirida, afinal o negócio estava a ser fácil e rentável. Limitava-me a ir acompanhando algumas informações relativas aos fundamentais, comprar a x e vender a x+y na maior parte dos negócios. Análise técnica, era algo que me passou pela frente de relance, mas que não passava de algo simples (para alguém como eu que tem sólida formação em áreas que também envolvem gráficos de funções até n-dimensionais e com várias variáveis), demasiado simples para que eu, logo eu, pudesse atribuir grande importância a uma “teoria” pouco elaborada sem grandes pressupostos e com simples inferências.
Estávamos no início de 2007 (não é que tenha sido há muito tempo, mas é para dar uma perspectiva histórica) após um extenso período bullish (o que explica o meu sucesso até então), aquecido com as OPA’s cá no reino, em particular com a OPA da Sonae à PT. Fervilhavam em toda a comunicação social informações relativas ao assunto. As “casas de investimento”, UBS’s, Lisbon Brokers e outras que tais apontavam price targets potenciais neste e naquele cenário. Estava então eu preparado para fazer um upgrade na minha nova e promissora actividade. Querendo acreditar no sucesso da mais mediática operação em curso, em vésperas da assembleia-geral da PT para decidir acerca da aceitação ou não da oferta da sonae, enchi-me delas (sonae.sgps), tendo constantemente no pensamento os targets apontados no cenário de sucesso. O desfecho já todos conhecem, o resultado da assembleia-geral foi conhecido penso que depois do fecho do mercado. Claro que vendi logo no dia a seguir, com receio que as coisas piorassem ainda mais, tendo perdido num só dia o ganho e mais qualquer coisa do trabalho de cerca de um ano de sucesso. Como se não bastasse, passados poucos meses, sonae.sgps atingiu máximos históricos.
Aproveito para fazer a justiça de aqui declarar com satisfação que o que aprendi nos últimos dois meses a acompanhar este fórum se tem revelado incomparavelmente mais eficaz do que tudo aquilo em que me baseei nos dois anos anteriores. Claro que passei a encarar a análise técnica com consideração e curiosidade crescente e que também já me estou a deixar de “fundamentalismos”.
Adicionalmente e para terminar, quero exprimir o meu agrado e empatia pela comunidade que este fórum integra.
Um abraço.

Registado: 29/11/2007 2:45

por goncalonr » 12/3/2008 16:14

Invista na família! Ela é o melhor que a vida lhe pode dar.

www.outofthebox.com.pt

Registado: 29/11/2007 3:39

por artista_ » 12/3/2008 15:39

Revejo-me em muitos dos testemunhos que aqui são relatados mas tenho uma grande vantagem, é que os erros que custaram muito capital não os cometo há já muitos anos... parece-me que isto é fundamental, o importante é não cometer erros estruturais que comprometam muito a nossa carteira... para isso é preciso, entre outras coisas, saber resistir a entrar por impulso, sem qualquer tipo de regra, se por acaso o fizerem, pelo menos, coloquem um stop e sejam disciplinados...

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por tiagopt2 » 12/3/2008 14:26

Confesso... Este é talvez o tópico do grande Caldeirão que mais mexeu comigo. Passei uma boa parte da manhã a ler estes fenomenais relatos e senti inúmeros arrepios na espinha, ao imaginar-me na vossa posição. Também a empatia é muita, porque poderia subscrever na totalidade alguns dos testemunhos (mais concretamente os da PAD).
Há aqui relatos que dariam certamente um livro, livro esse que todos os grandes traders deveriam ler.

Já agora deixo o meu pior negócio, que não é nada ao lado de tantos dos que estão aqui retratados.

Decorria o longínquo ano de 2007 e surgiu a notícia de que a Inapa iria proceder a um AC. Como a sua cotação após a saída da notícia subiu em flecha, um aumento de capital só podia ser uma coisa boa!! Então lá fui eu, toca a comprar! E como seria certamente um negócio lucrativo, vamos meter os ovos todos no mesmo cesto que é para render mais.

Nunca tinha ouvido falar em direitos mas o nome é convidativo. Passamos a vida a lutar por diversos direitos, logo se temos direitos de uma empresa, isso é fenomenal!! Lá fui eu, todo contente, até ao dia em que começaram as negociações de direitos da Inapa. Assim que começaram as negociações percebi que algo estava muito mal, com aquela tendência terrível para o afundanço. Como os direitos não ficaram a valer praticamente nada, lá fui eu ao Aumento de Capital. Pensava eu, pior não pode ficar!! Errado, mais uma vez. Depois do início da negociação foi vê-las cair e cair... Até que não consegui aguentar mais e vendi. Escusado será dizer que vendi quase nos mínimos e a partir daí foi vê-las subir (mais um elemento comum a tantas histórias).

Não perdi balúrdios, mas o próximo meio ano vou andar a trabalhar de graça, para tapar o buraco. Embora tenha ainda passado pouco tempo, este episódio marcou a minha curta vida de investidor e levou-me a alterar drasticamente a minha forma de olhar para a bolsa. Olho para esse negócio como uma formação, paga a preço de ouro :)

Muito tenho aprendido aqui, horas a ler tópicos como este. E acredito que disso dependerá o meu futuro como investidor e o sucesso que um dia lhe estará inerente (assim espero :lol: )

Parabéns a todos os que tiveram a coragem de relatar aqui histórias que são realmente marcantes.
Um abraço

Registado: 24/11/2007 23:02

Muro das lamentações

por dragon_up » 12/3/2008 13:38

Quem anda á chuva molha-se...
Sendo eu rookie na bolsa ( cerca de 6 meses de experîencia ) tb já levei a banhada da praxe, foi na PTI onde os price targets apontavam todos para cima, atirei-me de pés juntos a 2,60€ e parti-me todo, vendi a 1,80 tendo verificado que no próprio dia a Portucel começou a adquirir acções próprias e uma semana depois já valia + 20%.
Serviu de lição!

Registado: 1/3/2008 13:15

Jm e pararede

por suavemar » 12/3/2008 13:22

O meu pior negócio foi na JM em 98/99 já não me recordo bem.
Na polónia os resultados eram maus havia problemas na reposição de stocks, aguentei as más noticias e vendi passado um ano com uma perda bastante significativa.
O outro mas com muito menos capital investido foi na pararede, entrada a 0.42 e venda a 0.28.

Abraço, Miguel

Registado: 3/12/2007 14:50

por artista_ » 12/3/2008 13:05

Paulo1971 Escreveu:1 -NUNCA CONFIAR NAS DICAS DOS OUTROS.
2- Devemos apenas olhar para o fundamental das empresas
3 -Sair do mercado quando toda a gente fala de acções

A primeira é uma verdade universal... a segunda, obviamente não estou de acordo, é apenas uma hipótese estratégica para quem investe sobretudo a longo prazo... a terceira também concordo mas na prática é de difícil verificação!!!

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por piseg » 12/3/2008 12:32

O meu pior negocio da bolsa .... compro em 2000 (por indicação de um amigo do santander .... que afirmava que na bolsa havia bons negocios...) sonae, edp, teixeira duarte, pararede ,PT, Corticeira Amorim... enfim varios titulos. Nos seis meses seguintes baixou tudo .... e eu sempre a reforçar para o preço medio baixar,.... 2001 as quedas que sabemos e a carteira sempre a baixar ...cheguei a ter prejuizo acumulado de 10000 contos metade das minhas poupanças.
Contudo, na universidade tinha lido um livro que fazia a comparação do crash de 1929 até 19945/95 e analisava as diferentes alternativas para o dinheiro. A Conclusão que tinha retirado era que as acções tinham o melhor retorno a longo prazo ... e tinha razão reorganizei e reforcei mais ainda em 2001 e vendi o ano passado com lucro substancial.
Aprendi alumas coisas:
1 -NUNCA CONFIAR NAS DICAS DOS OUTROS.
2- Devemos apenas olhar para o fundamental das empresas
3 -Sair do mercado quando toda a gente fala de acções

Bons negocios
PF

Registado: 2/1/2008 12:29

por artista_ » 12/3/2008 12:27

Gncl_C Escreveu:tonirai, isso depende da perspectiva... é como o copo meio cheio ou meio vazio, a mim foi o negócio que custou mais, agora eu também só tenho um ano disto, é possível e muito provável que os meus piores negócios estejam por aì à espera de aparecer, os melhores cumprimentos , Gncl

Concordo plenamente com o tonirai, ou ainda não perdeste a sério ou tens uma perspectiva esquisita... não quer dizer que não custe sair e não acompanhar um movimentos de forte subida mas isso é algo com o que tens de aprender a lidar!!!

Outra coisa que podes fazer é reflectir se a regra que te levou a sair está correcta e não a podes substituir por outra que te dê melhores resultados?! eu por exemplo nunca vendo algo que sobe muito num dia, posso vender no dia seguinte mais barato mas nesse dia não vendo...

De qualquer forma não deixes de ter regras, elas são fundamentais...

bons negócios

por cigf » 12/3/2008 12:01

Como acho este topico bastante importante aqui vai o meu exemplo de pura ganancia. Em maio do ano passado comprei soares da costa a 1,73 passados dois ou tres dias cotava a 2,54 devia ter vendido mas como estava a ganhar bastante em tao pouco tempo pensei que talvez ganha-se bem mais :mrgreen: . Passados poucos dias vendi a 1,81. Desde 2,54 foi sempre a cair, mas pensei ela ainda volta la....pois, pois a pensar morreu um burro, ou melhor uma burra( neste caso ) :twisted: .
Nao é exemplo de perda mas acho que pode ser util...
BONS NEGOCIOS.

Registado: 22/2/2008 17:05

por Gncl_C » 12/3/2008 11:43

tonirai, isso depende da perspectiva... é como o copo meio cheio ou meio vazio, a mim foi o negócio que custou mais, agora eu também só tenho um ano disto, é possível e muito provável que os meus piores negócios estejam por aì à espera de aparecer, os melhores cumprimentos , Gncl

por tonirai » 12/3/2008 5:03

Gncl_C Escreveu:... Acho que a lição neste é que mesmo seguindo as "regras" se pode perder dinheiro.

Claro que sim.
Mas o teu exemplo não é de perder dinheiro...
É de não ter ganho mais dinheiro! :)
E isso é muito diferente, e pessoalmente prefiro isso a perder.

Cumprimentos

Registado: 19/4/2007 18:26

Galp e as supostas regras do mercado

por Gncl_C » 11/3/2008 23:56

Gostaria de começar por saudar o Ulisses por ter aberto este tópico, que contém uma colecção de informação que pode ser importante para todos... terão oportunidade de aprender com os erros sem os cometerem, todos ganham.

por redhot » 11/3/2008 20:01

LTCM Escreveu:...
3- Nunca negociar em conjunto com amigos.

Portando trades em grupo népia... :lol:
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por LTCM » 11/3/2008 19:52

Já ando na bolsa desde 1997, portanto já devia ter juízo e experiência suficiente para não me meter em dificuldades, contudo no melhor pano cai a nódoa.
Em 2005 eu e um amigo, também ele apaixonado pelas lides bolsistas, pensámos em comprar Pararede com base na análise daquilo que parecia um breakout com um volume fortissímo.
Eram tantas as certezas de ganho no negócio que, entramos no fecho a € 0,42 sem sequer pensar em stops e, começamos logo a pensar para onde devia ser direccionado a mais valia daí decorrente (eu sei a loucura não se explica) depois de algumas alternativas rejeitadas ficou decidido que as mais valias do trade seriam aplicadas no verão num circuito ao México com as respectivas mulheres.
O objectivo estava traçado, tínhamos tempo (4/5 meses) e muito optimismo.
Abertura no dia seguinte em gap, máximo a 0,45 e fecho a 0,41 começava bem…Discurso: isto foi só para enganar os trouxas amanhã é um estoiro pra cima!
E foi mesmo, fecho no dia seguinte a 0,42, tas a ver pá, eu não te dizia, foram rebentar os stops dos patos e agora é sempre a subir.
A partir daí foi sempre a descer e, sempre a arranjar motivos para não vender, porque uma inversão iminente estava ao virar do próximo tick e as mais valias no papo numa questão de dias, qualquer noticia / movimento servia para justificar a nossa posição…contra o mercado.
Estávamos certos era só uma questão de tempo, felizmente (nuns momentos de lucidez) resisti à tentação de baixar o preço médio.
Resultado: acabei por vender a 0,29 com um prejuízo imenso e, um pó ao México, que ainda hoje não consegui superar.
Mas aprendi a lição:
1- Nunca contar com o ovo ainda dentro do respectivo da galinha;
2- Nunca fazer trades sem um stop loss;
3- Nunca negociar em conjunto com amigos.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], darkreflection, fosgass2020, HFCA, iniciado1, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, trilhos2006 e 244 visitantes