Sonae Indústria...
Auditor
Eu acho que as pessoas ainda não se habituaram a que, as cavalgadas , acabaram ! Agora , só por sorte ou loucura, se apanham cavalgadas .E não estou a apontar-te como ex. , mas sim por teres referido o facto de que compraste a , sêi lá , 4,50 e já pareces desesperar que ainda não passou os 4,54 . São 4 centimos, pá !! Resistencia ?! Mas agora tudo é resistência !?
...hhhmpf !
AUDITOR !!! CONTROLA-TE , PÁ !!!!
(...reinar contigo... )
Se te descansa, já fez um higher high nos 4,56 em relação a ontem , e isso, é um bom sinal.
Bebe um Favaios ( hoje ando a fazer promoção ao Favaios, depois de hoje de manhã me terem comunicado que os filmes do " Rogue Trader" esgotaram ) que isso acalma. Não conheço bebida que me faça mais efeito que um Favaios . Um gajo parece que fica drogado . Calmiiiinho...relaxaaaado... ( mas não se vêem cores , nem elefantes , nem essas cenas...)
Um abraço ,
The Mechanic
Mech, acompanhei-te na entrada hj de manhã.
Mas a resistência 4,54,/4,56 continua compacta.
Eu acho que as pessoas ainda não se habituaram a que, as cavalgadas , acabaram ! Agora , só por sorte ou loucura, se apanham cavalgadas .E não estou a apontar-te como ex. , mas sim por teres referido o facto de que compraste a , sêi lá , 4,50 e já pareces desesperar que ainda não passou os 4,54 . São 4 centimos, pá !! Resistencia ?! Mas agora tudo é resistência !?
...hhhmpf !
AUDITOR !!! CONTROLA-TE , PÁ !!!!

Se te descansa, já fez um higher high nos 4,56 em relação a ontem , e isso, é um bom sinal.
Bebe um Favaios ( hoje ando a fazer promoção ao Favaios, depois de hoje de manhã me terem comunicado que os filmes do " Rogue Trader" esgotaram ) que isso acalma. Não conheço bebida que me faça mais efeito que um Favaios . Um gajo parece que fica drogado . Calmiiiinho...relaxaaaado... ( mas não se vêem cores , nem elefantes , nem essas cenas...)
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
A Bolsa tem disto e é feita disto .
Vocês a pensar sair e eu a pensar entrar . Pelo que...
Eu voltei a comprar disto hoje .
Tem descido , com um volume "nem por isso" , que indica saida de "filhos de um Deus menor" . Pode ser que a coisa mude.
Está muito tentadora nestes niveis . Fundamentais , nem se fala , que já pede há muito. Entrei só porque em termos de AT , na optica daqueles canais ( possivel ida ,pelo menos ,aos 5,00 novamente, para testar a resistência ), esta "zona" pode ser um bom ponto de entrada .
Vamos a ver...
Nestes tempos conturbados, uma entrada é sempre um risco com mais...risco .Por outro lado, a compensação sempre foi simétrica ao risco .
Um abraço ,
The Mechanic
Vocês a pensar sair e eu a pensar entrar . Pelo que...
Eu voltei a comprar disto hoje .
Tem descido , com um volume "nem por isso" , que indica saida de "filhos de um Deus menor" . Pode ser que a coisa mude.
Está muito tentadora nestes niveis . Fundamentais , nem se fala , que já pede há muito. Entrei só porque em termos de AT , na optica daqueles canais ( possivel ida ,pelo menos ,aos 5,00 novamente, para testar a resistência ), esta "zona" pode ser um bom ponto de entrada .
Vamos a ver...
Nestes tempos conturbados, uma entrada é sempre um risco com mais...risco .Por outro lado, a compensação sempre foi simétrica ao risco .
Um abraço ,
The Mechanic
- Anexos
-
- Sonae Ind.GIF (37.24 KiB) Visualizado 5690 vezes
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
- Aristoteles
- Aristoteles
Mariachi Escreveu:Boas
gfalmeida, repara que em post algum escrito por mim atrás referi que as quedas não se poderão dar! Pelo contrário, eu próprio disse que as quedas poderão sempre acontecer.
O que eu me referi foi ao facto de se dizer agora que se deve largar a SONI e esquecer que ela existe. O que eu estava a comentar, é que neste momento é a acção mais penalizada do PSI20 e o tempo das quedas de 5, 6 e 7% por secção já ter passado e não se estar a repetir.
Em relação ao que disseste da AF, discordo, pois a AF tem sempre voto na matéria para quem a considera válida e faz investimentos dependentes do espaço temporal. Lá por a acção estar agora a cotar 4 euros e qq coisa e há cerca de 6 meses, 11euros, os aspectos fundamentais estão la na mesma, não mudaram...
Por fim, a tua ultima afirmação é a 1M dollar question...
Aquilo que eu queria dizer Mariachi, e acho que estamos de acordo, é que o facto de ter sido a mais castigada não impede que o continue a ser cada vez mais, e que quedas violentas voltem a acontecer. Até um dia, claro, em que tudo se acalma. E quanto mais cai hoje, mais vai subir depois...

Digamos que a AF vai acabar por vir ao de cima, certamente, mas a verdade é que não tem tido qualquer influência há bastante tempo. E quanto aos 90% que falei, eles não resultam apenas da bolha dot.com, mas também da compra desse autêntico buraco chamado Glunz, erro que não se voltou a repetir, graças a deus!!!
- Registado: 29/11/2007 3:35
Bem, eu fui stopado logo de manhã! Ainda antes de abrir o pc.
Devo dizer que não estava à espera (claro!). Acho que esta menina é mesmo para o loooongo prazo
por enquanto vou brincando com outras no intraday. Ainda por cima com os EUA bem vermelhos hoje e com os problemas do subprime a adensarem-se. Espero depois ainda vir a tempo!! Que ninguém lhe pegue!!!
Já agora, esta notícia interessante do JN sobre as acções portuguesas mais detidas pelos fundos em Fevereiro! (a Soni aparece em 9º lugar!)
http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=313110
PS - só comecei a investir na bolsa há um mês e tenho feito vários pequenos negócios (já perdi 7% da carteira
). Em todo o caso as 7 posições longas foram todas perdedoras e das 10 curtas só numa perdi dinheiro. A Soni foi mais um caso a juntar à lista das derrotas
claro que isto pode ter a ver com o meu perfil. Por vezes estive em condições de ganhar dinheiro com as longas, mas apetecia-me sempre "deixar o lucro correr". Nas shorts acho mais fácil parar enquanto se está a ganhar.
Bons negócios!!!

Já agora, esta notícia interessante do JN sobre as acções portuguesas mais detidas pelos fundos em Fevereiro! (a Soni aparece em 9º lugar!)
http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=313110
PS - só comecei a investir na bolsa há um mês e tenho feito vários pequenos negócios (já perdi 7% da carteira

Bons negócios!!!
sem causa nem por acaso
http://semcausanemporacaso.blogspot.com/
gfalmeida Escreveu:A dúvida é quando é que vai começar a lateralizar e durante quanto tempo, até que se reptita o que já aconteceu no passado e descrito pelo Ulisses: "Estava a formar a base que serviria de rampa de lançamento para um fantástico “Bull Market” que a levou a atingir quase 350% de valorização. "
As coisas não se repetem sempre, não teremos obrigatoriamente que ter um periodo de lateralização para que a Sind inverta a tendência, muitos fundos são feitos em V com muita volatilidade... é claro que tentar encontrar esse fundo é uma risco enorme e com fracas probabilidades de sucesso!!
O importante agora é que a tendência continua clara de queda e por isso são desaconselhadas posições longas...
Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Boas
gfalmeida, repara que em post algum escrito por mim atrás referi que as quedas não se poderão dar! Pelo contrário, eu próprio disse que as quedas poderão sempre acontecer.
O que eu me referi foi ao facto de se dizer agora que se deve largar a SONI e esquecer que ela existe. O que eu estava a comentar, é que neste momento é a acção mais penalizada do PSI20 e o tempo das quedas de 5, 6 e 7% por secção já ter passado e não se estar a repetir.
Em relação ao que disseste da AF, discordo, pois a AF tem sempre voto na matéria para quem a considera válida e faz investimentos dependentes do espaço temporal. Lá por a acção estar agora a cotar 4 euros e qq coisa e há cerca de 6 meses, 11euros, os aspectos fundamentais estão la na mesma, não mudaram...
- Registado: 25/6/2007 11:05
Mariachi Escreveu:Boas
jap.brandao, não te parece que a ideia de largar agora o papel já possa ter vindo tarde? Se olhares para o gráfico da SONI, ela está numa zona de consolidação e a meu ver já foi muito castigada. É claro que quedas podem sempre acontecer, mas uma acção que vem a cair desde os sensivelmente 11euros de agosto ate aos 4.5euros de janeiro, não te parece que as quedas abismais já terão passado?
Um abraço e bons negócios.
Gostaría de indicar os motivos porque acho que a cotação pode cair ainda mais
1. De um ponto de vista de análise técnica por muito que uma acção possa ter caído, pode sempre cair ainda mais, não há nada hoje que nos diga que a soni não pode ir até aos 3euros.
2. Relembro as palavras do Ulisses num post que abriu o tópico "O meu olhar sobre o PSI20 e as suas 20 acções" e que relativamente à soni diz o seguinte: "Corria o ano de 2003 e a Sonae Indústria parecia condenada ao esquecimento. Depois de ter caído cerca de 90% desde o seu máximo histórico estabelecido em 1998, a Sonae Indústria arrastou-se durante um num movimento lateral, sem que praticamente ninguém a discutisse ou comentasse nos fóruns de Bolsa.". Por um lado estamos actualmente longe da desvalorização de 90% e para agravar parece-me que a actual crise financeira será à partida mais problemática para a soni ou qualquer outra empresa não tecnológica do que a bolha das dot.com
3. Concerteza que de um ponto de vista fundamental esta cotação está desajustada, mas parece que os fundamentais há muito que não têm voto na matéria.
A dúvida é quando é que vai começar a lateralizar e durante quanto tempo, até que se reptita o que já aconteceu no passado e descrito pelo Ulisses: "Estava a formar a base que serviria de rampa de lançamento para um fantástico “Bull Market” que a levou a atingir quase 350% de valorização. "
- Registado: 29/11/2007 3:35
Boas
A evolução da cotação de hoje da SONI, não tem nada de especial. Cai, assim como quase todo o PSI!
Em relação aos price-targets, valem o que valem... Já há um tópico sobre isso aqui no caldeirão e cada um tem a sua opinião. A minha é que não vale a pena sequer perder tempo em ler o que cada um diz...
Quem vendeu tinha toda a razão de o fazer. Isso é muito subjectivo... Depende de quando se comprou e quando se vendeu...
Uma coisa que não concordo é quando se diz que a administração já sabia da baixa de preço da cotação das acções. Já sabia da baixa de preço das acções porque pergunto eu? Foi a administração da SONI a responsável por essa baixa de preço? Não me parece...
Em relação ao "market warning", nunca vi nenhuma empresa cotada na bolsa emitir um comunicado para os seus accionistas a dizer "tirem o dinheiro daqui pois isto vai descer", ou "metam o dinheiro aqui, pois isto vai subir"...
Sinceramente, não percebo onde quer chegar com o que escreveu...
Se os negócios que tem com a SONI lhe correram mal, não tem que culpar a empresa ou o mercado. Correu mal, porque não soube reagir de modo certo. A primeira atitude certa a tomar quando algo corre mal é aceitar isso e ver onde errou...
A evolução da cotação de hoje da SONI, não tem nada de especial. Cai, assim como quase todo o PSI!
Em relação aos price-targets, valem o que valem... Já há um tópico sobre isso aqui no caldeirão e cada um tem a sua opinião. A minha é que não vale a pena sequer perder tempo em ler o que cada um diz...
Quem vendeu tinha toda a razão de o fazer. Isso é muito subjectivo... Depende de quando se comprou e quando se vendeu...
Uma coisa que não concordo é quando se diz que a administração já sabia da baixa de preço da cotação das acções. Já sabia da baixa de preço das acções porque pergunto eu? Foi a administração da SONI a responsável por essa baixa de preço? Não me parece...
Em relação ao "market warning", nunca vi nenhuma empresa cotada na bolsa emitir um comunicado para os seus accionistas a dizer "tirem o dinheiro daqui pois isto vai descer", ou "metam o dinheiro aqui, pois isto vai subir"...
Sinceramente, não percebo onde quer chegar com o que escreveu...
Se os negócios que tem com a SONI lhe correram mal, não tem que culpar a empresa ou o mercado. Correu mal, porque não soube reagir de modo certo. A primeira atitude certa a tomar quando algo corre mal é aceitar isso e ver onde errou...
A evolução da cotação ao longo do dia de hoje já o deve ter convencido que a Sonae Industria é um caso perdido, sob o ponto de vista do investidor, bem entendido, porque sob o ponto de vista dos administradores enquanto há vida há esperança ( pelo menos na remuneração deles...).
Repare que durante meses todos os analistas garantiam maravilhas ao futuro da Sonae Industria, com "price targets" de 12 euros, mas por alguma razão o valor das acções baixavam de modo sistematico. E essa baixa só vem demonstrar que quem vendeu tinha toda a razão para o fazer. E a administração seguramente que também sabia a razão da baixa das acções da Sonae Industria. Só que nunca teve coragem de proceder a um "market warning" sobre a situação. Muito provávelmente o accionista mais arrependido de toda esta situação é Belmiro de Azevedo - porque de certeza que não gosta nada de perder inglóriamente. Um abraço e melhor sorte noutros negócios.
Repare que durante meses todos os analistas garantiam maravilhas ao futuro da Sonae Industria, com "price targets" de 12 euros, mas por alguma razão o valor das acções baixavam de modo sistematico. E essa baixa só vem demonstrar que quem vendeu tinha toda a razão para o fazer. E a administração seguramente que também sabia a razão da baixa das acções da Sonae Industria. Só que nunca teve coragem de proceder a um "market warning" sobre a situação. Muito provávelmente o accionista mais arrependido de toda esta situação é Belmiro de Azevedo - porque de certeza que não gosta nada de perder inglóriamente. Um abraço e melhor sorte noutros negócios.
- Registado: 29/11/2007 4:03
Boas
jap.brandao, não te parece que a ideia de largar agora o papel já possa ter vindo tarde? Se olhares para o gráfico da SONI, ela está numa zona de consolidação e a meu ver já foi muito castigada. É claro que quedas podem sempre acontecer, mas uma acção que vem a cair desde os sensivelmente 11euros de agosto ate aos 4.5euros de janeiro, não te parece que as quedas abismais já terão passado?
Já não há duvida alguma. O grande fracasso dos ultimos 12 meses do PSI20 é a Sonae Industria. O melhor que os investidores têm a fazer é sair enquanto não perdem tudo e esquecer que ela existe. É também preciso saber reconhecer o nosso próprio fracasso enquanto investidores. Quando da administração não transparece qualquer sinal de optimismo em relação ao futuro ESTá TUDO DITO. Um abraço e bons( outros...) negócios.
- Registado: 29/11/2007 4:03
A Soni desde o ano que anda a lateralizar maior parte das vezes na zona dos 4.50-5.00. Como em análises anteriores referi, a verdadeira prova de força da SONI seria na zona dos 5.00-5.30. Quando lá chegou não mostrou essa força e por isso penso que entradas acima dessa zona terão menor risco.
Actualmente a SONI quebrou a LTa de curta duração, estando mesmo abaixo da MM20. Sinceramente prevejo que terá que cair mais um pouco (talvez fazer novos mínimos) para depois tentar um novo ataque na zona dos 5.00.
Entradas actuais parecem-me precipitadas uma vez que temos muitas resistências para cima e poucos suportes para baixo (O MACD ainda tem uma boa margem de queda).
Abraços e boa sorte
Actualmente a SONI quebrou a LTa de curta duração, estando mesmo abaixo da MM20. Sinceramente prevejo que terá que cair mais um pouco (talvez fazer novos mínimos) para depois tentar um novo ataque na zona dos 5.00.
Entradas actuais parecem-me precipitadas uma vez que temos muitas resistências para cima e poucos suportes para baixo (O MACD ainda tem uma boa margem de queda).
Abraços e boa sorte
- Anexos
-
- soni.JPG (56.03 KiB) Visualizado 7816 vezes
Hummm... então já leram? O que é que acharam?!?!?!?
BNs!!
BNs!!

sem causa nem por acaso
Quem andoou a vender Soni?
Boas!!! Este tópico está deprimente, parece um filme da família Adams mas visto por um puto com medo!
Eu andei a fazer uma investigação sobre os fundos de acções portuguesas e a SONI. Andava tentar descobrir quem começou /incentivou o sell-out de Agosto a Janeiro e, tive algumas surpresas. Em primeiro lugar dos 25 fundos com SONI que consegui desenterrar da CMVM, a totalidade das acções da SONI detidas em Julho de 2007 (quando cotava a 10-11 euros) era apenas de 5 milhões, 237 mil e uns trocos. Ou seja, nada assim muito significativo quando comparada com o free float da SONI anda à volta das 59 milhões de acções; mas o mais espantoso é que, em Fevereiro de 2008 o total desses fundos detinha 6,900,778 acções da SONI, ou seja mais de um milhão e seiscentas mil acções da SONI compradas durante o "crash" da SONI. Por exemplo, entre Janeiro e Fevereiro deste ano estes fundos compraram 739425 acções. Engraçado não é?
Bem, nós sabemos que muitos dos fundos são mal geridos, por isso, podemos achar que não quer dizer nada. em todo o caso parece que são muitos os que que acreditam que a acção vai subir. eu sei que em termos de análise técnica os indicadores estão a dar sinal de venda, que a abertura na 2afeira nos EUA pode ser negativa, etc. Mas *no longo prazo* esta menina pode recompensar quem vier a acreditar nela.
Pronto eu estou dentro, longo, a 4.66 e com stop apertado. (diria que se está a formar uma zona de suporte frágil na zona dos 4,58)
Envio em anexo o ficheiro em Excel com os dados todos que recolhi. Podem comprovar tudo no site da CMVM (o ficheiro excel também tem montes de links para cada um dos fundos e respectivo mês).
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/cart ... teiras.cfm
Já agora, o tópico do The Mechanic sobre a SONI está excelente. Se ainda houver alguém que não tenha visto está aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=60586
Rufa, a reunião da assembleia geral da SONI é a 21 de abril suponho que é lá que definirão a data do ex-dividendo.
http://www.sonae-industria-tafisa.com/p ... ventos.htm
Já agora, um último pormenor, há um fundo que se chama: "CaixaGest Estratégia Arrojada"! em Janeiro tinha 1333 acções da SONI. em Fevereiro tinha 1537! Ou seja, num mês comprou 204 acções!! Isto sim é uma estratégia arrojada!!! Agora já sabemos, quando passam aquelas ordens de 10 acções ou até 15, é a estratégia arrojada da CaixaGest
BN!!
Eu andei a fazer uma investigação sobre os fundos de acções portuguesas e a SONI. Andava tentar descobrir quem começou /incentivou o sell-out de Agosto a Janeiro e, tive algumas surpresas. Em primeiro lugar dos 25 fundos com SONI que consegui desenterrar da CMVM, a totalidade das acções da SONI detidas em Julho de 2007 (quando cotava a 10-11 euros) era apenas de 5 milhões, 237 mil e uns trocos. Ou seja, nada assim muito significativo quando comparada com o free float da SONI anda à volta das 59 milhões de acções; mas o mais espantoso é que, em Fevereiro de 2008 o total desses fundos detinha 6,900,778 acções da SONI, ou seja mais de um milhão e seiscentas mil acções da SONI compradas durante o "crash" da SONI. Por exemplo, entre Janeiro e Fevereiro deste ano estes fundos compraram 739425 acções. Engraçado não é?
Bem, nós sabemos que muitos dos fundos são mal geridos, por isso, podemos achar que não quer dizer nada. em todo o caso parece que são muitos os que que acreditam que a acção vai subir. eu sei que em termos de análise técnica os indicadores estão a dar sinal de venda, que a abertura na 2afeira nos EUA pode ser negativa, etc. Mas *no longo prazo* esta menina pode recompensar quem vier a acreditar nela.
Pronto eu estou dentro, longo, a 4.66 e com stop apertado. (diria que se está a formar uma zona de suporte frágil na zona dos 4,58)
Envio em anexo o ficheiro em Excel com os dados todos que recolhi. Podem comprovar tudo no site da CMVM (o ficheiro excel também tem montes de links para cada um dos fundos e respectivo mês).
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/cart ... teiras.cfm
Já agora, o tópico do The Mechanic sobre a SONI está excelente. Se ainda houver alguém que não tenha visto está aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=60586
Rufa, a reunião da assembleia geral da SONI é a 21 de abril suponho que é lá que definirão a data do ex-dividendo.
http://www.sonae-industria-tafisa.com/p ... ventos.htm
Já agora, um último pormenor, há um fundo que se chama: "CaixaGest Estratégia Arrojada"! em Janeiro tinha 1333 acções da SONI. em Fevereiro tinha 1537! Ou seja, num mês comprou 204 acções!! Isto sim é uma estratégia arrojada!!! Agora já sabemos, quando passam aquelas ordens de 10 acções ou até 15, é a estratégia arrojada da CaixaGest

BN!!
- Anexos
-
soni_fundos.xls
- Onde está o vendedor misterioso?
- (168 KiB) Transferido 480 Vezes
Editado pela última vez por LuarAzul em 9/3/2008 21:19, num total de 1 vez.
sem causa nem por acaso
SONI
Boas tardes,
Começo a não perceber nada do que se passa com a SONI...quando parecia que tudo se ia encaminhar para a subida, aparecem os resultados que são bastante positivos, embora não estejam de acordo com as expectativas dos analistas e de repente tudo volta a descer! O que se passa com esta menina? Serão só os "States" ou haverá algo escondido pronto a dar a luz?!
Começo a não perceber nada do que se passa com a SONI...quando parecia que tudo se ia encaminhar para a subida, aparecem os resultados que são bastante positivos, embora não estejam de acordo com as expectativas dos analistas e de repente tudo volta a descer! O que se passa com esta menina? Serão só os "States" ou haverá algo escondido pronto a dar a luz?!
ex-Dividendos?
Se vão mesmo existir os 0,28 por acção! Alguém sabe a data de ex-dividendos da SONI
Cumps all

Cumps all
James Wheat Escreveu:Para ficar claro: 100% líquido. Tranquilo. Sem pressas - não vou reentrar no mercado tão cedo.
Voltei à posição / postura anterior. Tinha apostado num ressalto neste papel destroçado, a contar com surpresas positivas para 2008. Creio que não vai ser o caso, pelo que saí. Anyway, boa sorte a todos !
James... Pois eu tambem saltei fora pois o que vejo para CP pode doer QB. O risco não está a compensar. Subam elas que eu cá estarei para ver. Hoje o Fecho era importante para decidir o que fazer a carteira e com este volume todo... rebound não..
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1, latbal, luislobs, Mr.Warrior, tami, trend=friend, yggy e 52 visitantes